Roteiro de viagem para Itália e os Bálcãs

Hvar, Croacia

Há anos, o sonho de conhecer os Bálcãs, ia e voltava dos nossos planos de viagem, e finalmente, em setembro desse ano, pudemos colocá-lo em prática, e lá fomos nós desvendar um pedacinho da antiga Yugoslavia.

Nosso roteiro de viagem para Itália e os Bálcãs foi feito em 22 dias e basicamente só usamos carro, fizemos um leasing pela Renault Eurodrive, pegando e retornando em Roma (aeroporto Fiumicino) e deu super certo. Caso você precise de alugar um carro por menos de 21 dias, recomendo fazer a cotação na RentCars, paga em real e sem IOF.

A parte que mais gostei desse roteiro, foi o fato dele não ter sido cansativo ou repetitivo, pois cada lugar que passamos nos proporcionou experiências diferentes.

Abaixo mostro o itinerário baseado nas “cidades bases” e como vocês podem ver, nosso ponto de partida e retorno, foi Roma. Além de explorar essas lugares destacados, também fizemos alguns bate e volta (day trips), pois evitamos ao máximo fazer pinga-pinga de hotel ou apartamento.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, ele é obrigatório nas viagens para a Europa.  Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

Roteiro Dia a Dia pela Itália e os Bálcãs:

Nesse roteiro, ressalto os dias e as cidades bases em vermelho, tentei brevemente enumerar os passeios que fizemos em cada cidade, mandei as dicas de hoteis e apartamentos que reservamos, coloquei links dos blogs de viagem que nos ajudaram com as dicas e destaquei os restaurantes que experimentamos e recomendamos.

E só pra constar, fizemos essa super viagem com nossas mães …

Zagreb, Croacia
Eu, Ligia (mãe do Kiko), minha mãe Enedir, Kiko, e o Fernando (marido da Ligia)

ITÁLIA:

Dia 1 : Roma – desembarque pela manhã – tarde: Circus Maximo, Bocca della Verità, Giradino degli Aranci, Buraco da Fechadura (Piazza dei Cavalieri di Malta), passadinha rápida no bairro Testaccio (morra de amor pela mercearia Volpetti e depois pela gelateria Panna & Co) e final da tarde e noite em Trastevere.

Dia 2: Roma Coliseu, Palatino e Forum Romano, Vittoriano ou Altare della Patria (ir ao terraço para uma bela vista 360º de Roma), Fontana di Trevi, Piazza Colonna e a maravilhosa Coluna de Marco Aurélio (entrar na Galeria Alberto Sordi para dar uma espiadinha), Pantheon, Piazza Navona e jantar em Campo dei Fiori (sugestão de restaurante: Osteria Romana di Simmi, dá uma cantada no garçon e diga que gostaria de visitar o “museu” do subsolo).

Dia 3: Roma – Isola Tiberina, Vaticano (tentar reservar esse dia numa quarta ou domingo para ver o papa), museu do Vaticano, conhecer a rua Borgo Pio (tomar sorvete no Hedera), Castelo Sant’Angelo, Piazza del Popolo (adoramos o restaurante Babette), Piazza di Spagna, Piazza della Republica, Santa Maria degli Angeli e dei Martiri e Basilica di Santa Maria Maggiore.

Dia 4: Roma – dia relax para retornarmos aos lugares que mais gostamos, no nosso caso, exploramos com calma Campo dei Fiori, perambulamos pelo Ghetto di Roma e conhecemos o Teatro Marcello.

Uma ideia para esse dia seria conhecer a Via Appia Antica, mas estávamos cansados e decidimos deixar pra próxima.

PS: reserve um horário em uma das noites para ver o Coliseu a noite! É muito lindo!

Onde ficarOnde ficar em Roma: alugamos um apartamento de 2 quartos no bairro Monti via AirBnb, o apê era excelente e o dono uma graça e super prestativo. Se você inda não tem conta na AirBnB, clique aqui para ganhar $20 na sua reserva. Caso prefira hotel, na minha outra viagem eu fiquei no Boutique Hotel Campo de’ Fiori e amei, fica no meu bairro favorito de Roma 🙂 .

Blogs que me ajudaram a montar esse roteiro para Roma:
Rick Steves
Turismo em Roma
Viaje na Viagem
Para Viagem
Ideias na Mala
De us Tempos pra cá
Marcie do Abrindo o Bico (que me deu dicas pela facebook)

Como ir do aeroporto de Roma ao centro (dicas viajoteca)

Roma, Italia

Dia 5: Roma > Veneza : paradinha para almoço e passeio rápido em Lucignano, na Toscana. Uma graça de cidade! (Almoçamos no Il Goccino).

Ao chegarmos em Veneza, jantamos no Osteria Dalla Maria e como era terça-feira, terminamos a noite com um gelatto assistindo uma milonga (tango) no Campo San Giacomo.

Dia 6: Veneza – Rialto Mercado, Ponte Rialto, Piazza San Marco, Basilica de San Marco, Campanile di San Marco, Palazzo Ducale e passeio de gôndola. Dedicamos também um tempinho para ver a Piazza San Marco a noite, que é super ultra turística, mas nossas mães adoraram ver o duelo dos músicos…

Dia 7: Veneza – Dia de explorar as ilhas Murano e Burano. Decidimos não incluir à Torcello, mas muita gente consegue fazer as 3 ilhas em um só dia.

• Dica para almoço em Murano: Osteria al Duomo con giardino (comer no jardim)
  • Dica de bacareto em Veneza: Il Siciliano, estilo moderno, mas muito bacana.

Onde ficarOnde ficar em Veneza: alugamos um apartamento em uma localização perfeita, longe e perto o suficiente de tudo. O apartamento tinha 3 quartos. Se você ainda não tem uma conta no AirBnB, clique aqui para ganhar $20 na sua primeira reserva.

Blogs que me ajudaram a montar esse roteiro:

360 Meridianos
Walks of Italy
O Guia de Milão
Reids Italy

Murano, Italia
Burano, Italia

ESLOVÊNIA

Dia 8: Veneza > Liubliana – a manhã foi na estrada e a tarde conhecemos Liubliana; basicamente tudo acontece entre as 3 pontes principais da cidade: Dragon Bridge, Ponte dos Cadeados (Mesarski most ou Butcher’s bridge em inglês) e a Triple Bridge, nesse corredor tem vários restaurantes, barzinhos e cafés deliciosos de passar o dia ou a noite. Conhecemos também a praça central Prešernov trg e subimos de funiculari para conhecer o Castelo de Liubliana e ver a vista da cidade de cima.

Dica de barzinho para uma cerveja, café ou comidinhas básicas: Fany & Mary

Dia 9: Liubliana – Day trip para conhecer a caverna Postojna, castelo Predjama e cidade costeira de Piran. (Não percam a caverna quando estiverem na Eslovênia, nós achamos imperdível!!!)

Onde ficarOnde ficar em Liubliana: Hotel Vila Minka.Um pouco deslocado do centro da cidade, mas para quem está de carro isso é tranquilo. A hospitalidade foi fantástica e a única reclamação é em relação a acústica.

>>> Post com sugestão de roteiro de 2 dias pela Eslovênia

CROÁCIA

Dia 10: Liubliana > Zagreb – período da manhã dedicamos ao Lago Bled na Eslovênia e a tarde, depois de dirigir até Zagreb, conhecemos a cidade começando pela praça Zrinjevac, praça central Ban Josip Jelačić, Catedral de Zagreb e Mercado Dolac, depois seguimos até o funiculare para conhecer a praça e igreja São Marcos e o portão de pedra (kamenita vrata).

Dica de restaurante em Zagreb: Konoba – Didov san (Gornji Grad) e não deixe de passar na rua Ulica Ivana Tkalčića a noite, pois ela é agitadinha e deliciosa de tomar um café vendo o povo passar.

Onde ficarOnde fizar em Zagreb: Palace Hotel, bem localizado e clássico.

Blogs que me ajudaram a montar esse roteiro:

Muita Viagem
Travels of Adam
Visit Ljubljana
Spirit Slovenia
Lipe, o pequeno viajante

Lago Bled, Elovenia

BÓSNIA

Dia 11: Zagreb > Sarajevo : com direito a paradinha na cidade de Jajce no caminho para ver a cachoeira Pliva (Plivski vodopad). Em quilometragem tudo parece perto, mas no momento que se entra na Bosnia praticamente não tem pista dupla, então demora muito para se transladar de um local a outro.

Dia 12: Sarajevo :  para melhor entender e se apaixonar por Sarajevo, leia muito sobre a cidade. Nosso roteiro foi mais ou menos assim: Chama Eterna (Eternal Flame), seguir pela rua Ferhadija e ir passando pelas igrejas, mercado, mesquistas e arquitetura de influência austro-húngara, até chegar na parte oeste da cidade a Baščaršija, a parte antiga e de influência otomana, descer para o rio Milacka para ver a antiga Biblioteca Nacional e a Ponte Latina. Carro até o museu Tunel da Esperança e no final da tarde fomos para café “Vidikovac” para ver a cidade do alto, bem legal. A noite voltamos para jantar e fumar arguile na Baščaršija.

Onde comer: experimentar o cevapi no Ferhatovic Petica.

Onde ficarOnde se hospedar em Sarajevo: Hotel Festival, bom custo benefício e ótima localização. Se preferir quartos silenciosos, peça os quartos do fundo. Recomendo!

Blogs que me ajudaram a montar esse roteiro:

Do Rio pro mundo
Balkanology
O Descobrimento da America

Sarajevo, Bosnia

De volta a CROÁCIA

Dia 13: Sarajevo > Dubrovnik : paradinha em Mostar no caminho. A cidade é uma graça e vale a pena visitar. Começamos por dois edifícios destruídos durante a guerra: Torre do Atirador de Elite (Sniper Tower Kralja Zvonimira) e ruínas do Hotel Neretva (Trg Musala). Estacionamos o carro e fomos conhecer a cidade que é bem pequena, as grandes atrações da cidade são a mesquita Koski Mehmed-pašina džamija (Mala Tepa 16) que tem que subir no minarete para ter uma vista linda da cidade e a ponte Stari Grad, depois é se perder pelas lojinhas e restaurantes.

Dia 14: Dubrovnik passeio super legal e privado de kayak com a empresa Sea Kayaking Nota onde conhecemos a ilha Lokrum. A tarde dedicamos para explorar a cidade murada, inclusive fizemos um tour de 2 horas com a querida Natasa do blog Dubrovnik em Português e adoramos.

Dica de restaurante: Proto e não deixe de experimentar o risotto negro (divino!). E no pôr-do-sol, conheça um dos dois bares do Cafe Buza, imperdível!

Dia 14: Dubrovnik – day trip para Montenegro – primeira parada Perast, depois Kotor e então terminamos com chave de ouro em Budva.

Dia 15: Dubrovnik – manhã ficamos curtindo a praia particular do hotel e a tarde fomos namorar novamente a cidade velha de Dubrovnik, nossas mães foram passear de barco (passeio de 1 hora). Depois fizemos a “trilha” da muralha de Dubrovnik e o cable car para ver o pôr-do-sol lá do alto! Tudo lindo!

Onde ficarOnde ficar em Dubrovnik: os preços de Dubrovnik são salgadinhos, então ficamos um pouco mais afastado do centro antigo na região de Babin Buk e escolhemos o hotel Valamar Lacroma; eu e o Kiko achamos o hotel bonitão, mas muito grandalhão (estilo de conferência)… as mães disseram que foi o melhor da viagem! De ônibus se chega a cidade murada em 15 à 20 minutos.

Dubrovnik, Croacia

Dia 16: Dubrovnik > Hvar : Via balsa Drvenik > Sucuraj. Se alguém for ficar em casa ou apartamento, em frente ao porto de Stari Grad tem os maiores supermercados da ilha, vale parar lá para abastecer antes de chegar em Hvar, do contrário, tem mercearias em Hvar também.

Dia 17: Hvar : Visita a duas praias da ilha; Dubovika e Zarace. Dia bem relax e de descanso nas praias. A tarde caminhada pela cidade de Hvar curtindo um pôr-do-sol.

Dia 17: Hvar : Passeio em Stari Grad (achei Stari Grad mais fofa nas ruas internas e Hvar mais linda na beira do mar). A tarde, pegamos o barco para a ilha de Jerolim para continuar relaxando! Pôr-do-sol no Forte Spanjola (mas confesso que a vista do apê que alugamos era bem mais bonita (risos)).

PS: Outros planos para Hvar seria um passeio de barco pelas ilhas Vis e Bisevo (Gruta Azul), mas o mar estava agitado nos dias que estivemos lá e esses planos foram por água abaixo! 🙁

Onde ficarOnde ficar em Hvar: alugamos um apartamento de 3 quartos na própria cidade de Hvar e foi perfeito! A vista era linda e o bairro tranquilo! Mas tem bastante escada 😉 . Se ainda não tem conta na AirBnB, clique aqui para ganhar $20 na sua reserva.

Hvar, Croacia

Dia 18: Hvar > Split Balsa de Stari Grad para Split, para evitar perder o barco no horário que você tem a intenção de ir, é preciso chegar com 1h30 de antecedência ao horário de partida. A tarde dedicamos para conhecer Split em especial o Palácio de Diocleciano e a Riva Promenade.

Sugestão de jantar: Zinfandel Food & Wine Bar

Dia 19: Split – day trip para o Parque Nacional Krka (uma alternativa mais simples ao Parque Plitvice), a cidade de Sibenik e a fofa vila de Primosten.

Dia 20: Split > Ancona (overnight) – day trip durante o dia para Trogir e a noite embarque na balsa noturna que nos levaria de volta Itália. Fizemos esse transfer com a empresa BlueLine (quem quiser cabine especial (com banheiro), melhor comprar os tickets antecipadamente, pelo menos 2 1/2 meses da data da viagem).

Onde ficarOnde ficar em Split: alugamos um apartamento de 3 quartos muito bem próximo ao centro, o apê precisa de alguns ajustes nos banheiros, mas encaixou direitinho no que estávamos procurando, o dono foi super simpático e prestativo. Se ainda não tem conta na AirBnB, clique aqui para ganhar $20 na sua reserva.

Blogs que me ajudaram a montar esse roteiro na Croacia:

Vícios de Viagem
Do Rio para o Mundo

Split, Crocia

De volta a ITÁLIA

Dia 21: Ancona > Assis – desembarcamos cedinho em Ancona e dirigimos para Assis. Antes do almoço já estávamos começando o passeio por Assis e lá conhecemos: Basilica de Sta. Clara, Piazza del Comune, Templo Minerva, Basilica de São Francisco, Rocca Maggiore, Igreja San Ruffino, Anfiteatro Romano e passadinha em Sta. Maria degli Angeli para conhecer a Porciúncula.

Sugestões de restaurantes: para almoço Osteria da Santu Mangione e jantar na Trattoria da Erminio.

Onde ficarOnde ficar em Assis: Hotel La Terraza, afastado do centro, mas com uma vista linda da Umbria… O custo x benefício foi excelente pra gente. A única coisa que não gostei, foi que eles quiseram cobrar extra para usar a sauna e nós não fomos.

Blogs que me ajudaram a montar esse roteiro de Assis:
Colagem
Brasil na Italia
Rick Steves

Assis, Itália

Dia 22: Assis > Fiumicino : paradinha rápida em Peruggia e depois preparação para retorno na manhã seguinte!

Onde ficarOnde ficar em Fiumicino: Golden Tulip Rome Airport Isola Sacra, cumpre seu papel de hotel de aeroporto.

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!