1 Cidade : 1 Atração = Trilha para a Fortaleza São João em Kotor

0

Kotor, em Montenegro, acabou de ser eleita a primeira da lista das “10 Cidades para se Conhecer em 2016” do Lonely Planet, e eu, que acabei de chegar de lá, tinha que contar um pouquinho do que vi, certo? Dessa forma, separei o passeio que mais gostei para ser destaque da nossa sessão “1 Cidade : 1 Atração” desta sexta. Reserve seu fôlego e venha subir comigo na trilha para a Fortaleza de São João em Kotor.

Trilha para o Fortaleza São João em Kotor
Começo da trilha … o destaque vai para os telhados de Kotor!
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa.  Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Sobre Kotor

Kotor, sem dúvida merecia um apelido mais original que “mini-Dubrovnik”, mas ela ganha preferência entre os turistas descolados, que preferem o charme dos locais menos explorados e com número limitado de cruzeiros. Porque vamos combinar … Dubrovnik é lindíssima, mas ao mesmo tempo lotadíssima durante o dia!

Mas voltando a Kotor, a cidade velha, ou Stari Grad, toma o formato de um triângulo disforme rodeada por montanhas, uma bela baía e “protegida” pela sua muralha, que segue até a Fortaleza São João, quase no topo de uma das colinas.

Ao adentrar em um de seus portões, é impossível não se encantar com as casas de pedras e suas janelinhas verdes. Fofurice sem fim!

Stari Grad em Kotor
Ruazinhas de Kotor

Escolhendo o dia certo, Kotor pode ser uma parada tranquila para se perder por suas ruas, parar para um café ou se deliciar em alguma lojinha local de pistache, mel ou queijos.

Mas a atração que realmente tira o fôlego dos visitantes em todos os sentido é …

A Trilha para a Fortaleza São João …

Com um sapato confortável e apropriado (tênis, por exemplo), se prepare para uma subida de aproximadamente 1.350 degraus, com elevação de uns 1.200 metros… Oh yeah! Viajar é para os fortes 🙂

Trilha para o Fortaleza São João em Kotor
Começo da muralha, ainda rodeando a cidade, e lá em cima dá pra ver parte da trilha … e esse tubarão, foi a parte mais surreal que vim em toda a viagem! Tipo … nada a ver (rs rs rs).

Apesar do número de degraus arregalar os olhos de muita gente, subindo com calma, degrau a degrau, dá para chegar lá em cima numa boa – mas para quem está completamente fora de forma, melhor não arriscar, ou subir a muralha parcialmente. O importante é respeitar seus limites durante a subida, porque pra descer, qualquer santo ajuda, não é mesmo? Só cuidado para não escorregar nos pedregulhos!

Nos meses de verão (Junho a Agosto), é recomendável fazer a subida pelas manhãs, para evitar o calor e o sol escaldante. Mas nos meses mais frescos, o ideal é percorrer a muralha ao redor do meio-dia. Há ainda quem sempre prefira o pôr-do-sol para curtir o colorido alaranjado que somente esse horário do dia nos proporciona.

A muralha da Fortaleza São João (Sveti Ivan) é uma mistura de terraços, portões e igrejas. Sua construção começou no século IX e somente no século XV o loop foi concluído, sua extensão é de 4.5KM.

Trilha para o Fortaleza São João em Kotor
O formato de triângulo da cidade lá embaixo!

Como fazer a trilha …

Comece o passeio pelo Portão do Norte, passando por um arco e iniciando a subida a até chegar na entrada “oficial” da trilha, de Maio a Setembro, é preciso pagar uma entrada de 3€ e eles te dão uma brochura com algumas descrições das igrejas e fortaleza que você irá passar.

Sem muitas paradas e com pressa, o trajeto inteiro demora cerca de 2 horas para ser completado (ida e volta)… mas, as pessoas normais (como eu) que vão fazendo paradinhas para retomar o fôlego e apreciar a paisagem, esse passeio pode demorar de 3 à 4 horas.

A trilha é mais ou menos divida em escadas irregulares ou pedras (foto abaixo explica melhor). Eu achei mais “fácil” subir pelo caminho das pedras e descer pelas escadas, mas você faz como achar melhor … vai de preferência mesmo, pois o trajeto é o mesmo e paralelo.

Trilha para o Fortaleza São João em Kotor
Veja como é a parte da escadaria e subida de pedra? Conseguem ver a difereça?

Depois de uns 20 minutos caminhando (1/3 do caminho), você chega da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Construída em 1519 pelo sobreviventes da praga do século XIV, e logo se tornou um santuário de peregrinação de devotos.

Se seu fôlego já estiver se esgotando, eu recomendo subir só mais um lance de escadas até o próximo terraço, pois na minha opinião, é uma das vistas mais bonitas da caminhada, e a Claudia achou a mesma coisa (a foto da vista é primeira desse post, lá em cima).

Vou confessar, que eu e meu marido, só subimos até a base da fortaleza, pois nossas mães estavam nos esperando na cidade e não queríamos nos atrasar, mas quem puder subir… eu acho que deve valer muito a pena, e na nossa próxima visita a Kotor, com certeza iremos fazer o trajeto inteiro e ainda fazer uns detours, pois a região é muito linda, recortada e com paisagens estonteantes 😉

Trilha para o Fortaleza São João em Kotor
Quase no final da trilha, tem a vista da Fortaleza São João.

ONDE SE HOSPEDAR EM KOTOR:

Os hoteis com melhores reviews de Kotor são: Hotel Palazzo Radomiri , seguido do Hotel Casa del Mare – Amfora. Preferindo um lugar mais em conta, tem o Apartment Krivokapić (20 minutos de caminhada do centrinho), ou veja aqui o link com todas as opções de hoteis em Kotor.

Se preferir uma cidade ali do ladinho, muito pequena, mas charmosíssima, eu recomendo Perast, veja a lista dos hoteis aqui.

Dicas rápidas e práticas para a Trilha da Fortaleza São João em Kotor:

  1. O trajeto completo demora no mínimo 2 horas para completar (ida e volta). Para as pessoas normais e sem pressa, de 3 a 4 horas.
  2. Prefira fazer a trilha em dias de céu aberto, para ver as montanhas e toda a paisagem ao redor.
  3. Apesar de não ter como se perder, fique atento as pedras soltas pelo caminho da trilha ou da escadaria.
  4. Leve 3 euro para pagar a entrada (de Maio a Setembro).
  5. Não esqueça de levar água, mínimo 500ml por pessoa.

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório em vários países, como Cuba, Jordânia, e principalmente os países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e que precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.