Página Principal Ceará Flecheiras, Ceará – o que fazer e onde ficar!

Flecheiras, Ceará – o que fazer e onde ficar!

por Mirella Matthiesen
13 comentários

Flecheiras no Ceará, é uma vila de pescadores localizada entre Fortaleza e Jericoacara, que nos presenteia com a tranquilidade e beleza natural. Um lugar mágico que está ganhando cada dia mais visibilidade e você precisa conhecer!

Nossa intenção para essas férias no Ceará era conhecer a famosa e muvucada praia de Canoa Quebrada, mas por força das circunstâncias, o destino nos direcionou para Flecheiras e foi uma flecha certeira no coração, pois adoramos nossos dias por lá.

Chegamos em Fortaleza, onde ficamos por alguns dias, e depois alugamos um carro para seguir para com a família para Flecheiras, uma das praias mais bonitas do Ceará. A maioria das pessoas faz apenas um pit-stop por lá a caminho de Jeri, mas vale pelo menos 2 ou 3 noites.

Águas Belas, um ótimo bate e volta a partir de Fortaleza

O que fazer em Icapuí no Ceará

Capoeira em Flecheiras, Ceará
Se você der sorte, dá até para ver o pessoal jogando capoeira na praia!

Sobre Flecheiras, Ceará

Flecheiras, ou Flexeiras (como algumas placas ou websites apresentam), fica há 140 km a oeste de Fortaleza, cerca de 2 horas de carro, e o visitante pode desfrutar de uma vila de pescadores cercada de coqueiros, dunas, piscinas naturais, um mar esverdeado gostoso e vários hotéis a beira mar para relaxar.

Nossas férias foram em família, estávamos em 12 pessoas, sendo que 4 delas residem em Fortaleza, então, muitas das dicas que escrevo aqui nesse post, devo aos primos (Camila e Emanuel) e a cunhada (Katarina).

Ficamos apenas 3 dias usufruindo de toda beleza da região de Flecheiras; que ao logo dos anos foi se esculpindo para nosso deleite.

Analisando as entrelinhas, essa vila de pescador, que não deixa a correria afetá-la, está aos poucos ganhando o coração dos visitantes quem vêm de longe, como eu, por exemplo).

Ao mesmo tempo que esse novo turismo ajuda o turismo local,  toda tranquilidade que pudemos usufruir, pode ser que logo termine, mas enquanto a pureza ainda existe, boa aproveitar!

A gente já consegue perceber as mudanças que estão acontecendo em Flecheiras pelos restaurantes mais requintados, lojinhas alternativas e pousadas mais sofisticadas que estão marcando presença.

Lagoinha, Ceará
Lagoinha, Ceará

Mapa de Flecheiras, Ceará

Nada melhor que um bom mapa para ilustrar onde fica Flecheiras, Ceará!

Passeio de catamarã por Mundaú
Passeio de catamarã em Mundaú

Vai alugar carro no Ceará? 

Confira as melhores promoções na RentCars! Nós recomendamos!

Ainda não reservou seu hotel?

Confira os descontos que o Booking oferece! A gente usa!

Flecheiras, Ceará
Vista do nosso quarto na Pousada Catavento em Flecheiras.

Melhor época de visitar Flecheiras

Flecheiras, assim com a maioria das praias do Ceará não tem inverno ou verão do jeito que estamos acostumados em outras regiões do país. Lá tem a época de seca ou chuva, e a tendência é ser sempre quente.

Sendo assim, a época de seca costuma acontecer de julho a dezembro e brisa é constante. De janeiro a junho pode chover muito, pouco ou nadinha, vai depender do ano!

Enfim, dá para visitar Flecheiras o ano todo, mas de setembro a dezembro costuma ser as épocas mais certeiras com o clima!

Lagoinha no Ceará
Cartão postal do Ceará, Lagoinha

O que fazer em Flecheiras, Ceará

Pensando rapidamente, a arte do “fazer nada” cai muito bem para Flecheiras, mas quem quiser um pouquinho mais de emoção, segue minhas sugestões:

Nadar nas piscinas naturais

Quando a maré está baixa, os arrecifes de Flecheiras se destacam na paisagem e o pessoal já começa a procurar uma “banheira” particular para se refrescar.

Quando escrevi esse post, havia recomendado que as pessoas usassem chinelo ao caminhar pelos arrecifes, para evitar machucar os pés. Mas no dia 15/Ago/2020, recebi um comentário da Raissa, me alertando para não recomendar essa prática, pois caminhar pelos arrecifes pode quebrar ou destruir esse ambiente tão delicado e demora-se anos para ele se refazer.

Achei muito legal essa interação e por isso vim aqui atualizar o post e pedir que você tenha cuidado ao caminhar por ali e nos ajude a protejer os arrecifes. Para entender um pouco mais sobre isso, recomendo a leitura desse post da Luiza: “Piscinas naturais e recifes: o risco sob nossos pés”.

E assim vamos crescendo como seres humanos e aprendendo mais sobre a natureza!

Piscinas naturais de Flecheiras
Piscinas naturais de Flecheiras

Quadriciclo até Lagoinha

O cenário de Lagoinha é um dos cartões postais do Ceará, paraíso tropical para gringo e tupiniquim nenhum botar defeito.

Você pode alugar um quadriciclo e seguir por conta própria até Lagoinha!

Para nós, 3 horas de passeio foi o suficiente, mas querendo curtir um barzinho ou algo mais, melhor reservar mais algumas horas.

No caminho, entre Flecheiras e Lagoinha de quadriciclo, aproveite a aventura para apreciar a paisagem e até espiar de longe o hotel coqueluxe da região, o Zorah Beach.

DICA: Nos meses de inverno, Julho e Agosto, nos recomendaram fazer o passeio de quadriciclos com guias, e ir pelo meio das dunas e lagoas naturais que se formam nessa época do ano. Nós não vimos nada disso, pois fomos no final de dezembro, mas fica a dica! 😉

Explorando o litoral do Ceará e Piauí!

Compras em Fortaleza, a alegria dos turistas que visitam a cidade!

Passeio de quadricilo em Flecheiras
Nossa turminha apavorando no quadriciclo 😉

Praia de Mundaú

A praia de Mundaú, fica bem pertinho de Flecheiras e muitos passeios legais saem de lá!

Eu me apaixonei pela praia de Mundaú e recomendo uma passadinha. Além do belo mar azul, tem as dunas e o Rio Mundaú para fazer os passeios de catamarã (leia sobre eles abaixo).

Praia de Mundaú, Ceará
Eu e o marido curtindo Mundaú

Passeios em Mundaú

Os principais passeios de catamarã em Mundaú são organizados pela pousada Caboco Sonhadô e você pode escolher entre o passeio da manhã pelos arrecifes de Mundaú, ou o passeio do pôr do sol pelo manguezal e dunas.

Nós fizemos os dois e deixo aqui meus pitacos:

Passeio de catamarã nos arrecifes de Mundaú

Os passeios nos arrecifes de Mundaú te levam em um barco, que mais se parece com uma mini-balsa, para mar adentro, lá você tem acesso a um aquário natural para fazer snorkel (dependendo da maré) ou para caminhar e ver a natureza.

Sinceramente não achei o passeio imperdível, principalmente porque já tínhamos visitado os arrecifes de Flecheiras, de graça e sem barco, diretamente pela praia.

Mas se você se interessar em fazê-lo, ligue para a pousada Caboco Sonhadô para saber da agenda e horários desse passeio, pois somente em algumas fases da lua ele acontece.

Arrecifes de Mundaú
Passeio de catamarã com o pessoa do Caboco Shonhadô.

Passeio de catamarã no por do sol de Mundaú

O passeio de catamarã no pôr do sol de Mundaú vai seguindo pelo Rio Mundaú onde a gente tem o prazer de conhecer a fauna e flora da região e depois terminar com um pôr do sol lindíssimo nas dunas!

Eu adorei esse passeio, as paisagens são lindas e me fez sentir saudades do incrível Delta do Parnaíba.

Me apaixonei pela bela paisagem do rio Mundaú, pelas dunas e manguezal.

Barra Grande, a praia do Piauí que vai te tirar o fôlego!

Beach Park, em Fortaleza: um super programa para crianças e adultos!

Passeio de catamarã por Mundaú
Kiko, marido, enfiando o pé na lama, literalmente 😉
Passeio de catamarã por Mundaú
Pôr do sol nas dunas …

Onde ficar em Flecheiras, Ceará

Flecheiras tem várias opções de pousadas pé na areia, ou pé na calçada, para você se hospedar.

Nós ficamos na Pousada Catavento por recomendação da minha prima, que havia ficado por lá uns meses atrás. Apesar de alguns contra-tempos pelo fato de termos reservados 6 quartos com vista para o mar, e só 4 deles serem assim, gostamos da pousada. Simples, limpa e com área de restaurante somente para os hóspedes, o que eu achei uma excelente vantagem.

Outras opções que hoje eu consideraria: Pousada Kalunga, Beach Wind Dunas Hotel, Pousadas Janelas no Mar e Pousada do Paiva.

Pousada Catavento em Flecheiras
Exemplo da cama da Pousada Catavento.

Onde comer em Flecheiras no Ceará

Flecheiras tem várias opções de restaurantes para todos os bolsos e gostos, claro que não é uma capital gastronômica, né? Mas dois lugares me surpreenderam e indico aqui:

Nonô Pizzaria [Rua Tomás Gonzaga 22]: local meio escondido das ruas principais, mas a comida e o ambiente são excelentes. Apesar do nome “pizzaria”, esquece a pizza e vá de macarrão com camarão, massa feita em casa e produtos do molho fresquinho. Os primos recomendaram e nós adoramos.

Mandarina Garden: comer hamburger no nordeste, eu sei, é meio fora de prumo, né? Mas vai por mim, esse burger é dos deuses… só carne de primeira, pão macio e ambiente alternativo.

PS: só tem um tipo de sanduíche e se ficar inventando de tirar a cebola, ou o alface, ou o que for, pode ser que demore para você ser servido, pois por algum motivo, o tico e o teco do chef, não funciona na cozinha para pedidos especiais 😉

Praia de Mundaú, Ceará
Mundaú, assim como Flecheiras, é uma vila de Pescador…

Conclusão de Flecheiras, Ceará

E foi mais ou menos assim que passamos dias deliciosos em Flecheiras, que nos deixou com gostinho de quero mais Ceará e queremos muito mais do nordeste!!!

Duas amigas de Fortaleza recomendaram a praia de Icaraizinho de Amontada, fica aí a dica para uma próxima viagem! 😉

E aí curtiram essas dicas? Então, se for a Flecheiras, depois me conta como foi, e se precisarem de alguma coisa e eu puder ajudar, fale comigo nos comentários!

LEIA TAMBÉM:

13 comentários

Fabiana Diniz 10 de março de 2018 - 19:01

Mirella, essas dicas foram decisivas para a escolha do meu próximo destino de viagem. Valeu por compartilhar!

Responder
Mirella Matthiesen 12 de março de 2018 - 12:52

Oi Fabiana, Tudo bem?
Espero que goste de Flecheiras tanto quanto eu 🙂
Depois me conta como foi!
Abs

Responder
Valdir e Família 15 de março de 2018 - 10:40

Prezada Mirella … Bom dia … nesta semana-santa (24 a 31/03/2018) eu, minha esposa e meus dois filhos estaremos em passeio por essa região, e estaremos hospedados em Fortaleza … alugaremos um carro e realizaremos passeios pela região, e Flexeiras e Mundaú está no nosso roteiro … lemos infinitas dicas de internautas e agências de viagens, mas, com certeza, essas suas generosas informações se destacaram entre elas, pois, foram de extrema valia na programação de nossos passeios … Somos-lhe agradecidos e parabéns pelo nobre espírito de compartilhamento de suas experiências … Fique em paz e com Deus …

Responder
Mirella Matthiesen 16 de março de 2018 - 18:30

Oi Valdir,
Por comentários como o seu que a gente continua escrevendo e compartilhando as dicas!!! Super obrigada 🙂
Espero que goste da viagem o tanto quanto eu gostei.
Depois me conta como foi,tá?
Divirtam-se!!!

Responder
Thais 27 de setembro de 2019 - 23:44

Mirella, irei para Flecheiras em breve e adorei suas dicas…sensacionais, esclareceu todas as minhas dúvidas e as dicas foram importantíssimas. Grata minha cara!

Responder
Mirella Matthiesen 30 de setembro de 2019 - 01:33

Oi Thais,
Que delícia que vai a Flecheiras… espero que goste bastante!
Se tiver mais dicas depois da sua viagem vem aqui contar pra gente!
E se puder usar um dos nossos links para sua reserva (dessa ou das próximas viagens), eu agradeço muito 🙂
Abs

Praias mais bonitas do Brasil: dezenas de destinos para viajar no verão | Quero Viajar Mais 22 de março de 2018 - 12:58

[…] Flecheiras no Ceará, acertou meu coração – Viajoteca […]

Responder
Ricardo 4 de dezembro de 2018 - 18:42

Oi, Mirella,
Concordo com você em tudo em Flecheiras, tanto que em janeiro de 2018 fiquei 10 dias com minha esposa e agora em janeiro de 2019, estaremos novamente, algo que em 25 anos de casados nunca fizemos em nossas férias.
Paraíso!

Responder
Mirella Matthiesen 5 de dezembro de 2018 - 01:52

Hey Ricardo,
Que legal!!! Com certeza Flecheiras merece muitas visitas!!!
Parabéns pelos 25 anos de casamento, espero que seja incrível essas férias!
Grande abraço e obrigada pelo comentário 🙂

Responder
O que fazer em Fortaleza - Ceará: Top 7 Melhores Passeios Bate-Volta 22 de dezembro de 2018 - 19:03

[…] O que fazer em Flecheiras no Viajoteca […]

Responder
Raissa Araujo 15 de agosto de 2020 - 09:23

Oi Mirella,
Seus textos são muito legais, peço para rever a dica de usar chinelos nos arrecifes, porque pior do que cortarmos os pés é quebrá-los. Eles demoram muito para crescer e estão cada vez menores em nossos planetas.
Obrigada

Responder
Mirella Matthiesen 18 de agosto de 2020 - 04:24

Oi Raissa, Tudo bem?
Muito obrigada pelo seu comentário e alerta. Já atualizei o post e agradeço novamente.
Beijos

Responder
Adamo Marques 19 de agosto de 2020 - 08:53

Realmente um Paraísos uma praia cheia de picinas naturais uma praia muito tranquila, tem a opção de você se hospedar ou tem a opção de passeio de um dia saindo de Fortaleza.

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies