Flecheiras no Ceará, acertou meu coração

Paisagem corriqueira em Flecheiras, Ceará.
7

Nossa intenção para as férias de final de ano, era conhecer a famosa e muvucada praia de Canoa Quebrada, mas por força das circunstâncias, o destino nos direcinou para Flecheiras no Ceará; uma praia quietinha a caminho de Jericoacara, que é frequentada principalmente por locais e cearenses, e que nos presenteou com a tranquilidade e beleza natural que estávamos esperando…

Flecheiras, ou Flexeiras (como algumas placas ou websites apresentam), fica há 140 km a oeste de Fortaleza, cerca de 2 horas de carro, e o visitante pode desfrutar de uma vila de pescadores cercada de coqueiros, dunas, piscinas naturais, um mar esverdeado gostoso e vários hoteis a beira mar para relaxar.

Nossas férias foram em família, estávamos em 12 pessoas, sendo que 4 delas residem em Fortaleza, então, muitas das dicas que escrevo aqui nesse post, devo aos primos (Camila e Emanuel) e a cunhada (Katarina).

Capoeira em Flecheiras, Ceará
Se você der sorte, dá até para ver o pessoal jogando capoeira na praia!

Ficamos apenas 3 dias usufruindo de toda beleza da região de Flecheiras; que ao logo dos anos foi se esculpindo para nosso deleite. Mas analisando as entrelinhas, essa vila de pescador, que não deixa a correria afetá-la, está aos poucos ganhando o coração dos visitantes quem vêm de longe (como eu, por exemplo). E ao mesmo tempo que isso ajuda o turismo local,  toda tranquilidade que pudemos usufruir, vai ficar na saudade… já dá para perceber as mudanças pelos restaurantes mais requintados, lojinhas alternativas e pousadas mais sofisticadas que estão marcando presença e garantindo seu espaço.

Flecheiras, Ceará
Vista do nosso quarto na Pousada Catavento em Flecheiras.

Agora vamos a parte prática do post:

O que fazer em Flecheiras no Ceará

Pensando rapidamente… a arte do “fazer nada” cai muito bem para Flecheiras, mas quem quiser um pouquinho mais de emoção, segue minhas sugestões:

Ideia de viagem Nadar nas piscinas naturais

Quando a maré baixa, os arrecifes de Flecheiras se destacam na paisagem e o pessoal já começa a procurar uma “banheira” particular para se refrescar. Minha dica é ir de chinelo, para não machucar os pés ao pisar nos arrecifes.

Piscinas naturais de Flecheiras
Piscinas naturais de Flecheiras

Ideia de viagemPasseio de Quadriciclo até Lagoinha

O cenário de Lagoinha é um dos cartões postais do Ceará, paraíso tropical para gringo e tupiniquim nenhum botar defeito.

Você pode alugar um quadriciclo e seguir por conta própria até Lagoinha, para nós 3 horas de passeio foi o suficiente. No caminho aproveite a aventura para apreciar a paisagem do caminho e até espiar de longe o hotel coqueluxe da região, o Zorah Beach.

Passeio de quadricilo em Flecheiras
Nossa turminha apavorando no quadriciclo 😉

Lagoinha no Ceará
Cartão postal do Ceará, Lagoinha

Lagoinha no Ceará
Panorâmica de Lagoinha, linda mesmo em dia nublado!

PS: Nos meses de inverno, Julho e Agosto, nos recomendaram fazer o passeio de quadriciclos com guias, e ir pelo meio das dunas e lagoas naturais que se formam nessa época do ano. Nós não vimos nada disso, pois fomos no final de dezembro, mas fica a dica 😉

Ideia de viagemPraia de Mundaú

Eu me apaixonei pela praia de Mundaú e recomendo uma passadinha. Além do belo mar azul, tem as dunas e o Rio Mundaú para fazer os passeios de catamarã (leia sobre eles abaixo).

Praia de Mundaú, Ceará
Eu e o marido curtindo Mundaú

Praia de Mundaú, Ceará
Mundaú, assim como Flecheiras, é uma vila de Pescador…

Ideia de viagemPasseios de catamarã desde Mundaú

Os principais passeios de catamarã em Mundaú são organizados pela pousada Caboco Sonhadô e você pode escolher entre; o passeio da manhã pelos arrecifes de Mundaú, ou o passeio do pôr do sol pelo manguezal e dunas.




Nós fizemos os dois e deixo aqui meus pitacos:

>>>  Passeio de catamarã nos arrecifes de Mundaú:

Sinceramente não achei que valeu a pena, principalmente porque já tínhamos visitado os arrecifes de Flecheiras (de graça e sem barco, diretamente pela praia) .

Mas se você se interessar em fazê-lo, ligue para o Caboco Sonhadô para saber da agenda e horários desse passeio, pois somente em algumas fases da lua ele acontece.

Arrecifes de Mundaú
Passeio de catamarã com o pessoa do Caboco Shonhadô.

Arrecifes de Mundaú
Arrecifes de Mundaú

>>> Passeio de catamarã no por do sol de Mundaú

Eu adorei esse passeio, as paisagens são lindas e me fez sentir saudades do incrível Delta do Parnaíba. Me apaixonei pela bela paisagem do rio Mundaú, pelas dunas e manguezal…

Passeio de catamarã por Mundaú
Passeio de catamarã por Mundaú

Passeio de catamarã por Mundaú
Kiko, marido, enfiando o pé na lama, literalmente 😉

Passeio de catamarã por Mundaú
Por do sol nas dunas …

Onde ficar em Flecheiras no Ceará

Flecheiras tem várias opções de pousadas pé na areia, ou pé na calçada, para você se hospedar.

Nós ficamos na Pousada Catavento por recomendação da minha prima. Apesar de alguns contra-tempos pelo fato de termos reservados 6 quartos com vista para o mar, e só 4 deles serem assim, gostamos da pousada. Simples, limpa e com area de restaurante somente para os hóspedes, o que eu achei uma excelente vantagem.

Pousada Catavento em Flecheiras
Exemplo da cama da Pousada Catavento.

Onde comer em Flecheiras no Ceará

A cidade tem várias opções de restaurantes para todos os bolsos e gostos, claro que não é uma capital gastronômica, né? Mas dois lugares me surpreenderam e indico aqui …

Nonô Pizzaria [Rua Tomás Gonzaga 22]: local meio escondido das ruas principais, mas a comida e o ambiente são excelentes. Apesar do nome “pizzaria”, esquece a pizza e vá de macarrão com camarão, massa feita em casa e produtos do molho fresquinho. Os primos recomendaram e nós adoramos.

Mandarina Garden: eu sei… comer hamburger no nordeste é meio fora de prumo, né? Mas vai por mim, esse burger é dos deuses… só carne de primeira, pão macio e ambiente alternativo. PS: só tem um tipo de sanduiche e se ficar inventando de tirar a cebola, ou o alface, ou o que for, pode ser que demore para você ser servido, pois por algum motivo, o tico e o teco do chef, não funciona na cozinha para pedidos especiais 😉

E foi mais ou menos assim que passamos dias deliciosos em Flecheiras, com gostinho de quero mais Ceará e quero muito mais de nordeste!!!

Duas amigas de Fortaleza recomendaram a praia de Icaraizinho de Amontada, fica aí a dica para uma próxima viagem 😉


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


7 Comentários
  1. Fabiana Diniz Diz

    Mirella, essas dicas foram decisivas para a escolha do meu próximo destino de viagem. Valeu por compartilhar!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Fabiana, Tudo bem?
      Espero que goste de Flecheiras tanto quanto eu 🙂
      Depois me conta como foi!
      Abs

      1. Valdir e Família Diz

        Prezada Mirella … Bom dia … nesta semana-santa (24 a 31/03/2018) eu, minha esposa e meus dois filhos estaremos em passeio por essa região, e estaremos hospedados em Fortaleza … alugaremos um carro e realizaremos passeios pela região, e Flexeiras e Mundaú está no nosso roteiro … lemos infinitas dicas de internautas e agências de viagens, mas, com certeza, essas suas generosas informações se destacaram entre elas, pois, foram de extrema valia na programação de nossos passeios … Somos-lhe agradecidos e parabéns pelo nobre espírito de compartilhamento de suas experiências … Fique em paz e com Deus …

        1. Mirella Matthiesen Diz

          Oi Valdir,
          Por comentários como o seu que a gente continua escrevendo e compartilhando as dicas!!! Super obrigada 🙂
          Espero que goste da viagem o tanto quanto eu gostei.
          Depois me conta como foi,tá?
          Divirtam-se!!!

  2. […] Flecheiras no Ceará, acertou meu coração – Viajoteca […]

  3. Ricardo Diz

    Oi, Mirella,
    Concordo com você em tudo em Flecheiras, tanto que em janeiro de 2018 fiquei 10 dias com minha esposa e agora em janeiro de 2019, estaremos novamente, algo que em 25 anos de casados nunca fizemos em nossas férias.
    Paraíso!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Hey Ricardo,
      Que legal!!! Com certeza Flecheiras merece muitas visitas!!!
      Parabéns pelos 25 anos de casamento, espero que seja incrível essas férias!
      Grande abraço e obrigada pelo comentário 🙂

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.