Roteiro Europa: de carro pela Alemanha, Áustria e República Tcheca

4

Ando numa fase que adoro viajar para lugares que já passei e aproveitar para incluir um coisa ou outra de novidade, assim tenho o saudosismo de rever cidades especiais e o entusiasmo de ver algo que só conhecia através de fotos ou descrições de amigos.

E foi assim que montei esse roteiro pela Europa de 15 dias, incluindo os países Alemanha, Austria, República Tcheca e uma passadinha relâmpado na Eslováquia.

Fizemos essa viagem no mês de maio com nossas mães no bagageiro, e aproveitamos para celebrar com elas o Dia das Mães na Europa! Delícia!

Roteiro Europa: Alemanha, Austria e República Tcheca .VIAGENS Roteiro Europa: Alemanha, Austria e República Tcheca

Decisão do roteiro e preparação antes da viagem

Decidir um roteiro para Europa nunca é tarefa fácil, são tantos lugares para visitar e sempre falta tempo, então o jeito é respirar e ir encaixando as pecinhas da melhor maneira possível.

Como estávamos levando nossas mães e queríamos passar por cidadezinhas menores ao longo do caminho, resolvemos alugar um carro e foi a melhor coisa que fizemos, pois ganhamos flexibilidade.

Apesar de ter sido um roteiro extenso, ninguém reclamou, pois alugamos uma van enorme de 9 lugares para todo mundo ficar confortável e conhecemos bastante coisa pelo caminho.

Antes de viajar também compramos seguro viagem, que é obrigatório para quem vai a Europa. Eu e o Kiko compramos do World Nomads (pois moro no exterior), mas para o resto da turma que mora no Brasil, comprei o plano da GTA 55 pela Seguros Promo, que tem sempre ótimas promoções e nossos leitores ganham até 10% desconto quando usam nosso link de afiliado (lembre-se da gente e use nossos links!).

Venho testando o Get Your Guide (GYG) e estou bem satisfeita. Nessa viagem, comprei os tickets do concerto em Viena e do Salzburgo Pass. O bacana do GYG é que geralmente se pode cancelar as reservas com 24h de antecedência e posso ir comprando os ingresso ou tours no cartão antes da viagem, diluindo os gastos.

Roteiro Europa: Alemanha, Austria e República Tcheca .VIAGENS Roteiro Europa: Alemanha, Austria e República Tcheca


Europa 1

Roteiro pela Europa:

Alemanha, Austria e República Tcheca

Segue abaixo (mais ou menos) o mapa do percurso que fizemos, e como vocês podem ver, chegamos em Frankfurt e retornamos via Munique.

Em cada cidade, mando também dicas dos hoteis que ficamos, optamos por acomodações entre 4 e 5 estrelas, dependendo das ofertas 🙂 .

Roteiro dia a dia

 

Dia 1 – Frankfurt, Alemanha

Frankfurt foi a cidade que nos encontramos para começar essa aventura, as mães & cia vieram do Brasil e nós da França, pois já estávamos na Europa há alguns dias encontrando alguns amigos!

Pegamos nosso carro alugado (que mais parecia um mini ônibus) e fomos para o hotel se arrumar rapidinho, e aproveitar o final da tarde para conhecer um pouquinho de Frankfurt.

Usamos as dicas da Carina sobre “O que fazer em algumas horas em Frankfurt” e ficamos só no centrinho mesmo.

  • Onde ficar: escolhemos o Adina Apartment Hotel Frankfurt Neue Oper que fica bem próximo do centro, tem um bom café da manhã (pago) e achei os quartos agradáveis. Pegamos apartamentos de 2 quartos (2 banheiros) e foi ótimo, perfeita opção para famílias ou grupos.
  • Onde comer: nós escolhemos o Restaurant Klosterhof, um beergarden com comida típica alemã e gostamos muito (as porções são gigantes)!

Leia também:

Home.ViagensRoteiro pela Europa: Alemanha, Austria e República Tcheca .VIAGENS Roteiro Europa: AlemanhaHome.ViagensRoteiro pela Europa: Alemanha, Austria e República Tcheca .VIAGENS Roteiro Europa: Alemanha

 

Dia 2- Frankfurt a Füssen (via Rota Romântica)

A trajeto de Frankfurt à Füssen é longo e demora umas 4h30 de carro, mas acordando cedo dá para aproveitar bem o dia e parar em uma das cidades mais fotogênicas e fofas da Alemanha: Rothenburg ob der Tauber.

Ficamos passeando pela cidade umas 3-4 horas e seguindo essas dicas aqui do viajoteca, não tem erro!

Leia também:

Roteiro Europa: Rothenburg ob der TauberRoteiro Europa: Rothenburg ob der Tauber

Dia 3 – Füssen (Castelo Neuschwanstein e região)

Na primeira manhã em Fussen, acordamos cedo para ver o castelo, mas não tivemos sorte, pois o tempo estava encoberto e acabamos só o vendo o “Castelo da Cinderela” quando chegamos lá em cima.

Os ingressos para visitar o Castelo Neuschwanstein tem horário definido, e se você se atrasar, perdeu! Minha dica é comprar o ingresso com antecedência e programar no mínimo 1h15 para a subida.

Nós fizemos a besteira de ir de carroça e voltar de ônibus, deveríamos ter feito o inverso, a carroça demora mais tempo e pra falar a verdade, eu fiquei morrendo de dó dos cavalos! [Leia aqui mais dicas de como visitar os Castelos Neuschwanstein e Hohenschwangau]. 

Na parte da tarde pegamos o carro e fomos conhecer Oberammergau, a cidade das pinturas religiosas nas paredes, e depois o Palácio de Linderhof. No retorno, pegamos outro caminho e passamos pelo belo Lago Plansee na Austria! Deu vontade de ficar mais tempo nesse miolinho, muita coisa linda pra ver.

No outro dia, minha ânsia de ver o castelo com tempo aberto, foi maior que meu sono, dessa forma, eu e o Kiko (marido) acordamos cedíssimo, fizemos a trilha a pé para o castelo e foi incrível! Além de ver o castelo todo aberto,  só tinha a gente lá em cima!

Voltamos para o hotel 8h15, tomamos café da manhã com as mães e pegamos estrada as 9h! Casal Mikix the flash! ahahah…

  • Onde ficar: queria um hotel com vista para o Castelo Neuschwanstein e a Carina me indicou o hotel Villa Ludwig Suite Hotel, foi ótimo! Se preferir ficar no vilarejo de Füssen, á 5km dali, terá mais opção de “vida pós-castelo” (risos).
  • Onde comer: na primeira noite comemos no restaurante pertinho do hotel, no Alpenstuben, o pessoa da recepção nos deu um cupom de desconto e aproveitamos para comer muito aspargos fresco, pois estava na estação. No outro dia escolhemos uma taverna em Fussen que não foi inesquecível!

Leia também:

Castelo Neuschwanstein na AlemanhaOberammergau na Alemanha

Dia 4 – De Füssen a Salzburgo

O caminho de Füssen a Salzburgo foi muito especial, pois resolvemos fazer uns detours sem muito planejamento para ver um pouco dos alpes e já começar entrar no clima da Noviça Rebelde (risos).

Aproveitamos e demos uma  paradinha para esticar as pernas e almoçar e na cidadezinha alemã chamada Mittenwald.

Roteiro Europa: alpesRoteiro Europa: Mittenwald na Alemanha

Dia 5 – Salzburgo

Eu amei Salzburgo e adoraria ter ficado mais tempo para curtir os arredores. Já escrevi aqui no blog um post completinho sobre o que fazer em Salzburgo em um dia, incluindo dicas de hoteis e lugares para comer, passa lá e depois me conta o que acharam! 🙂 Vista de Salzburg, Austria

Dia 6 – De Salzburgo a Viena (paradinha em Hallstatt)

Esse dia apesar de ter tido bastante estrada, foi lindo!

Mais uma vez fizemos um leve detour para incluir no roteiro o vilarejo de Hallstatt, que estava namorando, desde que a Martinha publicou um post sobre esse lugar! Que lugar meus amigos, que lugar lindo!

Aproveitamos essa paradinha para nos aventurar também na Montanha Dachstein, e ver de pertinho a vista da plataforma 5 fingers (5 dedos)!!!

A emoção começou nos dois lances de teleférico para chegar no pico dos alpes e depois a caminhada até a plataforma só encheu nossos olhos de alegria! Quem tem medo de altura pode ter problema com esse passeio, mas tome coragem e vá, o visual é lindo demais! Roteiro Europa: Hallstatt AustraliaRoteiro Europa: Dachstein Australia

Dia 7, 8 e 9 – Viena (e Bratislava, na Eslovaquia)

Viena é uma cidade imponente, clara e passeando pelos castelos, ruas e parques, claramente nota-se seu passado de glória se misturando com os novos prédios e o dinamismo dos dias modernos. É muito interessante observar que Viena está avançando de forma saudável, bela e sem perder a grandeza. Não é atoa que ela há quase 10 anos recebe o título de cidade com melhor qualidade de vida do mundo! No nosso roteiro, separamos dois dias para conhecer Viena (um dia no centro e outro nos arredores). No terceiro dia fizemos um bate e volta a Bratislava, na Eslovaquia, que é uma gracinha e se encaixa muito bem nessa proposta.

  • Onde ficar em Viena: nós optamos pelo Vienna Marriott Hotel que tem um localização, bem frente ao Stadtpark (parque), na Avenida Ringstraße.
  • Onde comer em Viena: Vienna tem tantas opçōes que fica complicado recomendar, mas minha dica é tentar sair um pouquinho do centro turístico para ter uma experiência mais local e pagar um pouquinho menos.
  • Onde comer em Bratislava: adoramos o restaurante Koliba Kamzík

Mais dicas de Viena:

Mais dicas de Bratislava:

Roteiro Europa: Viena, AustriaRoteiro Europa: Bratislava, Eslokaquia

Dia 10 – De Viena a Praga, via Český Krumlov

A princípio, na República Tcheca, somente Praga estava no roteiro, mas depois de pensar um pouco, resolvi que deveríamos conhecer pelo menos mais uma cidade no país, e foi assim que surgiu Český Krumlov! E que decisão acertada!

Adoramos a cidade e ela se encaixa direitinho em uma visita de algumas horas, se bem que passar a noite por lá deve ser muito bacana.

Já escrevi um post sobre esse dia em Český Krumlov com todas as dicas, passa lá!

Leia também:

Český Krumlov na República Tcheca

Český Krumlov na República Tcheca

Dia 11 e 12 – Praga

Praga realmente impressiona! Eu adoro cidades com relevos diferentes, e assim como Budapeste, ela tem a parte alta (do castelo) e a parte baixa (da cidade antiga). Dois dias foram o suficiente para conhecermos o básico.

Reservei um dia para explorar a parte alta e o outro para a parte baixa. Prefira atravessar a famosa ponte de Praga de manhãzinha ou a noite, porque durante o dia aquilo vira um formigueiro.

Eu não comprei o cartão Prague City Card, pois um dos dias que estaríamos lá, coincidentemente, era todos os museus e locais públicos da cidade estavam aberto ao público, então pra gente não compensaria. Mas achei interessante a oferta, especialmente se for ficar mais que 2 dias em Praga.

  • Onde ficar: nós escolhemos o Grandior Hotel Prague e achamos ok. Ele se classifica como hotel 5 estrelas, mas melhor ter uma expectativa de 4 estrelas. Na verdade, tentariei escolher outra acomodação na próxima vez.
  • Onde comer: esqueci de anotar os restaurantes pequenos que paramos na hora do almoço ou coisa assim, mas se quiser um jantar especial, como o que tivemos no dia das mães, recomendo o Restaurant Mlýnec e lembre-se de fazer reserva com antecedência para pegar uma mesa olhando a ponte!

Mais dicas de Praga

Roteiro Europa: PragaRoteiro Europa: Praga

Dia 13 – Praga a Nuremberg (via Bamberg)

Eu queria mesmo ter ido para Munique, mas estava tendo alguma coisa na cidade nos dias que havíamos programado e estava impossível encontrar hoteis a preço pagável, então nossa alternativa foi mudar um pouquinho os planos e ficar em Nuremberg.

Mas no caminho de Praga à Nuremberg, paramos rapidinho em Bamberg, outra cidade fofa na Alemanha com uma prefeitura de arquitetura enxaimel encravada bem no meio do rio! Uma agradável surpresa.

  • Onde comer em Bamberg: resolvemos ter nossa parcela de Munique em Bamberg e almoçamos na cervejaria Hofbräu, depois tomamos um café na doceria Zuckerstück, uma gracinha de lugar!

Roteiro Europa: Bamberg, Alemanha

Dia 14 – Nuremberg

Como disse anteriormente, Nuremberg entrou nesse nosso roteiro pela Europa sem querer e apesar de Munique ter ficado para uma próxima oportunidade, adoramos ter passado esse dia por lá!

Com essas dicas da Carina de como passar 1 dia em Nuremberg, tudo ficou ainda mais fácil.

Roteiro Europa: Nuremberg, AlemanhaRoteiro Europa: Nuremberg, Alemanha

Dia 15 – Nuremberg a Munique – Vôo de retorno!

Como vocês puderam ver a viagem foi um espetáculo; combinamos capitais, cidades pequenas, paisagens de tirar o fôlego e muitos bons momentos em família!

Confesso que nem sempre é fácil viajar em grupo, mas dividir lembranças com pessoas queridas, não tem preço (ops! Na verdade tem, mas faz parte da viagem ahahahaha…).

Roteiro Europa: Alemanha, Austria e República Tcheca .VIAGENS Roteiro Europa: Alemanha, Austria e República Tcheca

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

4 Comentários
  1. Audrei Diz

    olá! Amei esse teu roteiro, quando encontrei e vi que era muito parecido com o que quero fazer, nossa me encantei demais.
    Tem algumas diferença, é que estarei em Paris, irei de trem para Estrasburgo, de lá, vou para Frankfurt onde pegarei um carro para iniciar o percurso…Wurtztburg…Rothenburg Od Der Tauber..Fusssen..Talvez dormir em uma delas, não sei. Depois ir a Salzburg e Viena. dormir em qual delas? O que você acha? Obrigada

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Audrei, Tudo bem?
      Você já chegou a ler nossas dicas detalhadas de Strasbourg, Frankfurt, rota romântica etc?
      Nesse roteiro, como você viu em peguei o carro em Frankfurt e fui até Fussen, parei somente em uma cidade (Rothemburg), mas acho que apertando e chegando mais tarde, dá para fazer duas.
      Quanto a Austria, eu acho que precisa dormir nas duas, tanto Salzburg (que merece um dia inteiro) e também Viena (que merece no mínimo 2 dias). A distância entre as duas ee de mais ou menos 3 horas, eu desviei da rota para conhecer Hallstatt e AMEI!!! (tem post aqui no blog).
      Ajudei?

  2. Audrei Diz

    Esqueci de dizer….pretendo ir na primeira quinzena de fev de 2020.

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Uh… indo em fevereiro, acredito que você precise deixar mais tempo para tudo, pois estará mais frio e de repente pode até nevar, na parte da Alemanha e Austria. Eu fiz esse viagem em Maio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.