Roteiro Europa: de carro pela Alemanha, Áustria e República Tcheca

0

Ando numa fase que adoro viajar para lugares que já passei e aproveitar para incluir um coisa ou outra de novidade, assim tenho o saudosismo de rever cidades especiais e o entusiasmo de ver algo que só conhecia através de fotos ou descrições de amigos.

E foi assim que montei esse roteiro pela Europa de 15 dias, incluindo os países Alemanha, Austria, República Tcheca e uma passadinha relâmpado na Eslováquia.

Fizemos essa viagem no mês de maio com nossas mães no bagageiro, e aproveitamos para celebrar com elas o Dia das Mães na Europa! Delícia!

Roteiro Europa: Alemanha, Austria e República Tcheca .VIAGENS Roteiro Europa: Alemanha, Austria e República Tcheca

Decisão do roteiro e preparação antes da viagem

Decidir um roteiro para Europa nunca é tarefa fácil, são tantos lugares para visitar e sempre falta tempo, então o jeito é respirar e ir encaixando as pecinhas da melhor maneira possível.

Como estávamos levando nossas mães e queríamos passar por cidadezinhas menores ao longo do caminho, resolvemos alugar um carro e foi a melhor coisa que fizemos, pois ganhamos flexibilidade.

Apesar de ter sido um roteiro extenso, ninguém reclamou, pois alugamos uma van enorme de 9 lugares para todo mundo ficar confortável e conhecemos bastante coisa pelo caminho.

Antes de viajar também compramos seguro viagem, que é obrigatório para quem vai a Europa. Eu e o Kiko compramos do World Nomads (pois moro no exterior), mas para o resto da turma que mora no Brasil, comprei o plano da GTA 55 pela Seguros Promo, que tem sempre ótimas promoções e nossos leitores ganham até 10% desconto quando usam nosso link de afiliado (lembre-se da gente e use nossos links!).

Venho testando o Get Your Guide (GYG) e estou bem satisfeita. Nessa viagem, comprei os tickets do concerto em Viena e do Salzburgo Pass. O bacana do GYG é que geralmente se pode cancelar as reservas com 24h de antecedência e posso ir comprando os ingresso ou tours no cartão antes da viagem, diluindo os gastos.

Roteiro Europa: Alemanha, Austria e República Tcheca .VIAGENS Roteiro Europa: Alemanha, Austria e República Tcheca


Europa 1

Roteiro pela Europa:

Alemanha, Austria e República Tcheca

Segue abaixo (mais ou menos) o mapa do percurso que fizemos, e como vocês podem ver, chegamos em Frankfurt e retornamos via Munique.

Em cada cidade, mando também dicas dos hoteis que ficamos, optamos por acomodações entre 4 e 5 estrelas, dependendo das ofertas 🙂 .

Roteiro dia a dia

 

Dia 1 – Frankfurt, Alemanha

Frankfurt foi a cidade que nos encontramos para começar essa aventura, as mães & cia vieram do Brasil e nós da França, pois já estávamos na Europa há alguns dias encontrando alguns amigos!

Pegamos nosso carro alugado (que mais parecia um mini ônibus) e fomos para o hotel se arrumar rapidinho, e aproveitar o final da tarde para conhecer um pouquinho de Frankfurt.

Usamos as dicas da Carina sobre “O que fazer em algumas horas em Frankfurt” e ficamos só no centrinho mesmo.

  • Onde ficar: escolhemos o Adina Apartment Hotel Frankfurt Neue Oper que fica bem próximo do centro, tem um bom café da manhã (pago) e achei os quartos agradáveis. Pegamos apartamentos de 2 quartos (2 banheiros) e foi ótimo, perfeita opção para famílias ou grupos.
  • Onde comer: nós escolhemos o Restaurant Klosterhof, um beergarden com comida típica alemã e gostamos muito (as porções são gigantes)!

Leia também:

Home.ViagensRoteiro pela Europa: Alemanha, Austria e República Tcheca .VIAGENS Roteiro Europa: AlemanhaHome.ViagensRoteiro pela Europa: Alemanha, Austria e República Tcheca .VIAGENS Roteiro Europa: Alemanha

 

Dia 2- Frankfurt a Füssen (via Rota Romântica)

A trajeto de Frankfurt à Füssen é longo e demora umas 4h30 de carro, mas acordando cedo dá para aproveitar bem o dia e parar em uma das cidades mais fotogênicas e fofas da Alemanha: Rothenburg ob der Tauber.

Ficamos passeando pela cidade umas 3-4 horas e seguindo essas dicas aqui do viajoteca, não tem erro!

Leia também:

Roteiro Europa: Rothenburg ob der TauberRoteiro Europa: Rothenburg ob der Tauber

Dia 3 – Füssen (Castelo Neuschwanstein e região)

Na primeira manhã em Fussen, acordamos cedo para ver o castelo, mas não tivemos sorte, pois o tempo estava encoberto e acabamos só o vendo o “Castelo da Cinderela” quando chegamos lá em cima.

Os ingressos para visitar o Castelo Neuschwanstein tem horário definido, e se você se atrasar, perdeu! Minha dica é comprar o ingresso com antecedência e programar no mínimo 1h15 para a subida.

Nós fizemos a besteira de ir de carroça e voltar de ônibus, deveríamos ter feito o inverso, a carroça demora mais tempo e pra falar a verdade, eu fiquei morrendo de dó dos cavalos! [Leia aqui mais dicas de como visitar os Castelos Neuschwanstein e Hohenschwangau]. 

Na parte da tarde pegamos o carro e fomos conhecer Oberammergau, a cidade das pinturas religiosas nas paredes, e depois o Palácio de Linderhof. No retorno, pegamos outro caminho e passamos pelo belo Lago Plansee na Austria! Deu vontade de ficar mais tempo nesse miolinho, muita coisa linda pra ver.

No outro dia, minha ânsia de ver o castelo com tempo aberto, foi maior que meu sono, dessa forma, eu e o Kiko (marido) acordamos cedíssimo, fizemos a trilha a pé para o castelo e foi incrível! Além de ver o castelo todo aberto,  só tinha a gente lá em cima!

Voltamos para o hotel 8h15, tomamos café da manhã com as mães e pegamos estrada as 9h! Casal Mikix the flash! ahahah…

  • Onde ficar: queria um hotel com vista para o Castelo Neuschwanstein e a Carina me indicou o hotel Villa Ludwig Suite Hotel, foi ótimo! Se preferir ficar no vilarejo de Füssen, á 5km dali, terá mais opção de “vida pós-castelo” (risos).
  • Onde comer: na primeira noite comemos no restaurante pertinho do hotel, no Alpenstuben, o pessoa da recepção nos deu um cupom de desconto e aproveitamos para comer muito aspargos fresco, pois estava na estação. No outro dia escolhemos uma taverna em Fussen que não foi inesquecível!

Leia também:

Castelo Neuschwanstein na AlemanhaOberammergau na Alemanha

Dia 4 – De Füssen a Salzburgo

O caminho de Füssen a Salzburgo foi muito especial, pois resolvemos fazer uns detours sem muito planejamento para ver um pouco dos alpes e já começar entrar no clima da Noviça Rebelde (risos).

Aproveitamos e demos uma  paradinha para esticar as pernas e almoçar e na cidadezinha alemã chamada Mittenwald.

Roteiro Europa: alpesRoteiro Europa: Mittenwald na Alemanha

Dia 5 – Salzburgo

Eu amei Salzburgo e adoraria ter ficado mais tempo para curtir os arredores. Já escrevi aqui no blog um post completinho sobre o que fazer em Salzburgo em um dia, incluindo dicas de hoteis e lugares para comer, passa lá e depois me conta o que acharam! 🙂 Vista de Salzburg, Austria

Dia 6 – De Salzburgo a Viena (paradinha em Hallstatt)

Esse dia apesar de ter tido bastante estrada, foi lindo!

Mais uma vez fizemos um leve detour para incluir no roteiro o vilarejo de Hallstatt, que estava namorando, desde que a Martinha publicou um post sobre esse lugar! Que lugar meus amigos, que lugar lindo!

Aproveitamos essa paradinha para nos aventurar também na Montanha Dachstein, e ver de pertinho a vista da plataforma 5 fingers (5 dedos)!!!

A emoção começou nos dois lances de teleférico para chegar no pico dos alpes e depois a caminhada até a plataforma só encheu nossos olhos de alegria! Quem tem medo de altura pode ter problema com esse passeio, mas tome coragem e vá, o visual é lindo demais! Roteiro Europa: Hallstatt AustraliaRoteiro Europa: Dachstein Australia

Dia 7, 8 e 9 – Viena (e Bratislava, na Eslovaquia)

Viena é uma cidade imponente, clara e passeando pelos castelos, ruas e parques, claramente nota-se seu passado de glória se misturando com os novos prédios e o dinamismo dos dias modernos. É muito interessante observar que Viena está avançando de forma saudável, bela e sem perder a grandeza. Não é atoa que ela há quase 10 anos recebe o título de cidade com melhor qualidade de vida do mundo! No nosso roteiro, separamos dois dias para conhecer Viena (um dia no centro e outro nos arredores). No terceiro dia fizemos um bate e volta a Bratislava, na Eslovaquia, que é uma gracinha e se encaixa muito bem nessa proposta.

  • Onde ficar em Viena: nós optamos pelo Vienna Marriott Hotel que tem um localização, bem frente ao Stadtpark (parque), na Avenida Ringstraße.
  • Onde comer em Viena: Vienna tem tantas opçōes que fica complicado recomendar, mas minha dica é tentar sair um pouquinho do centro turístico para ter uma experiência mais local e pagar um pouquinho menos.
  • Onde comer em Bratislava: adoramos o restaurante Koliba Kamzík

Mais dicas de Viena:

Mais dicas de Bratislava:

Roteiro Europa: Viena, AustriaRoteiro Europa: Bratislava, Eslokaquia

Dia 10 – De Viena a Praga, via Český Krumlov

A princípio, na República Tcheca, somente Praga estava no roteiro, mas depois de pensar um pouco, resolvi que deveríamos conhecer pelo menos mais uma cidade no país, e foi assim que surgiu Český Krumlov! E que decisão acertada!

Adoramos a cidade e ela se encaixa direitinho em uma visita de algumas horas, se bem que passar a noite por lá deve ser muito bacana.

Já escrevi um post sobre esse dia em Český Krumlov com todas as dicas, passa lá!

Leia também:

Český Krumlov na República Tcheca

Český Krumlov na República Tcheca

Dia 11 e 12 – Praga

Praga realmente impressiona! Eu adoro cidades com relevos diferentes, e assim como Budapeste, ela tem a parte alta (do castelo) e a parte baixa (da cidade antiga). Dois dias foram o suficiente para conhecermos o básico.

Reservei um dia para explorar a parte alta e o outro para a parte baixa. Prefira atravessar a famosa ponte de Praga de manhãzinha ou a noite, porque durante o dia aquilo vira um formigueiro.

Eu não comprei o cartão Prague City Card, pois um dos dias que estaríamos lá, coincidentemente, era todos os museus e locais públicos da cidade estavam aberto ao público, então pra gente não compensaria. Mas achei interessante a oferta, especialmente se for ficar mais que 2 dias em Praga.

  • Onde ficar: nós escolhemos o Grandior Hotel Prague e achamos ok. Ele se classifica como hotel 5 estrelas, mas melhor ter uma expectativa de 4 estrelas. Na verdade, tentariei escolher outra acomodação na próxima vez.
  • Onde comer: esqueci de anotar os restaurantes pequenos que paramos na hora do almoço ou coisa assim, mas se quiser um jantar especial, como o que tivemos no dia das mães, recomendo o Restaurant Mlýnec e lembre-se de fazer reserva com antecedência para pegar uma mesa olhando a ponte!

Mais dicas de Praga

Roteiro Europa: PragaRoteiro Europa: Praga

Dia 13 – Praga a Nuremberg (via Bamberg)

Eu queria mesmo ter ido para Munique, mas estava tendo alguma coisa na cidade nos dias que havíamos programado e estava impossível encontrar hoteis a preço pagável, então nossa alternativa foi mudar um pouquinho os planos e ficar em Nuremberg.

Mas no caminho de Praga à Nuremberg, paramos rapidinho em Bamberg, outra cidade fofa na Alemanha com uma prefeitura de arquitetura enxaimel encravada bem no meio do rio! Uma agradável surpresa.

  • Onde comer em Bamberg: resolvemos ter nossa parcela de Munique em Bamberg e almoçamos na cervejaria Hofbräu, depois tomamos um café na doceria Zuckerstück, uma gracinha de lugar!

Roteiro Europa: Bamberg, Alemanha

Dia 14 – Nuremberg

Como disse anteriormente, Nuremberg entrou nesse nosso roteiro pela Europa sem querer e apesar de Munique ter ficado para uma próxima oportunidade, adoramos ter passado esse dia por lá!

Com essas dicas da Carina de como passar 1 dia em Nuremberg, tudo ficou ainda mais fácil.

Roteiro Europa: Nuremberg, AlemanhaRoteiro Europa: Nuremberg, Alemanha

Dia 15 – Nuremberg a Munique – Vôo de retorno!

Como vocês puderam ver a viagem foi um espetáculo; combinamos capitais, cidades pequenas, paisagens de tirar o fôlego e muitos bons momentos em família!

Confesso que nem sempre é fácil viajar em grupo, mas dividir lembranças com pessoas queridas, não tem preço (ops! Na verdade tem, mas faz parte da viagem ahahahaha…).

Roteiro Europa: Alemanha, Austria e República Tcheca .VIAGENS Roteiro Europa: Alemanha, Austria e República Tcheca

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.