Página Principal Ceará Canoa Quebrada, Ceará – dicas para seu roteiro!

Canoa Quebrada, Ceará – dicas para seu roteiro!

por Mirella Matthiesen
0 comment

Dicas do que fazer em Canoa Quebrada, no Ceará, não faltam! A beleza natural de Canoa nos encanta quando nos aventuramos pelas dunas, curtimos seu mar da cor de esmeralda, nos impressionamos com as falésias ou simplesmente ficamos de papo para o ar em um dos seus barzinhos na beira da praia.

Canoa Quebrada é uma das praias mais famosas do nordeste e também uma das principais paradas da Rota das Falésias. Confesso que na minha última visita, achei que estava faltando um pouco de carinho em sua conservação, contudo não há como negar que a natureza foi esculpida lindamente por ali!

Muita gente faz Canoa Quebrada como bate e volta de Fortaleza, mas na minha opinião, vale a pena ficar mais tempo para curtir tudo o que a região tem a oferecer com calma.

Pensando em te ajudar a organizar seu roteiro para Canoa Quebrada, separei alguns pontos que acredito que irão facilitar sua vida! Depois me conta como foi! 🙂

Canoa Quebrada, Ceará, Brazil

Dicas de Canoa Quebrada, clique para ir direto ao assunto:

Onde ficar | Quando ir | Quantos dias | Como chegar

10 Dicas do que fazer em Canoa Quebrada

Passeio de bugue pelas dunas
Passeio de bugue

Feriados no Brasil

Compras em Fortaleza


Onde ficar em Canoa Quebrada

O buxixo noturno de Canoa Quebrada acontece na Broadway (que nos mapas também é conhecida como Rua Dragão do Mar). Então, se você não gosta de barulho, eu recomendo ficar distante dessa rua, mas não tão longe que não consiga chegar lá a pé, entende?

Compreendendo esse cenário, você pode optar em ficar ao lado esquerdo ou embaixo da Broadway.

O lado esquerdo da Broadway é bem tranquilo, mas quando se desce para a praia durante o dia, você cairá onde ficam a maioria das barracas grandes e onde chegam as excursões de um dia. Ficando embaixo, você chega na parte mais calma da praia e onde ficam as barracas mais legais, na minha opinião.

Nós escolhemos a pousada Long Beach (lado esquerdo), que é considerada uma das mais sofisticadas de Canoa Quebrada. O ambiente é agradável, o café da manhã bom, piscina legal, mas pelo preço que pagamos, estava esperando um pouquinho mais.

Na minha próxima visita a Canoa Quebrada, vou tentar reservar a Tatajuba, uma pousada com ótima avaliação no booking.com e com localização excelente, mas sempre difícil de encontrar vaga (eu mesma não consegui para as datas que estava buscando). Minha única dúvida sobre a Tatajuba é a questão do barulho, pois ela fica em uma rua onde a maioria dos bugues passam atrás.

Pousadas e Casas em Canoa Quebrada

Outras pousadas em Canoa Quebrada que a vale a pena pesquisar:

Acomodações AirBnB, você pode também escolher um apartamento ou casa, tem várias opções legais em Canoa, como:

Caso nunca tenha usado AirBnB, use esse link para criar uma conta, você ganhará um desconto na sua primeira hospedagem!

Hotel Long Beach, Canoa Quebrada

Piscina da pousada Long Beach.


.

Quando ir a Canoa Quebrada

.

O legal do nordeste é que não existe inverno ou verão, então, quentinho sempre vai estar. O que você precisa ficar atento é sobre a estação de chuva, ela sim pode impactar sua viagem.

A época da seca em Canoa Quebrada vai de julho a dezembro, melhores meses para visitar a região. Março e abril são os meses com mais chance de chuva. Enquanto janeiro, fevereiro, maio e junho, eu chamo de “meia estação”, e pode ser que chova, mas geralmente é bem legal!  Deu para entender?

Claro que a gente adoraria ter uma bola de cristal para saber exatamente o que vai acontecer com o clima durante nossas férias, mas essa visão geral pode te ajudar a decidir se vale ou não ir para Canoa Quebrada no seu tempo livre.

Passeio de bugue pelas dunas

O que fazer em São Miguel do Gostoso, RN

Praia de Águas Belas um ótimo bate e volta a partir de Fortaleza


Quantos dias em Canoa Quebrada

Em se tratando de férias, quanto mais tempo melhor, não é mesmo? Mas o principal de Canoa Quebrada dá para fazer em 2 dias, o resto é brinde para curtir as coisas sem pressa.

Tem gente que até faz Canoa Quebrada como um bate e volta de Fortaleza, mas eu acho muito cansativo, dois dias (3 noites) é o mínimo, na minha opinião.

Nessa viagem para o Ceará, dedicamos dois inteiros para Canoa Quebrada e depois partimos para o reveillon na Praia da Redonda em Icapuí. Como meu irmão e cunhada moram em Fortaleza, estamos indo sempre para lá curtir toda a beleza do Nordeste!

Como chegar em Canoa Quebrada

O acesso a Canoa Quebrada é bem fácil e urbanizado, diferente de Jericoacara , por exemplo. Então dá para chegar de carro, ônibus ou transfer a partir de Fortaleza.

De avião

O aeroporto com mais opções de acesso nacional e internacional é o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza.

Canoa Quebrada fica há 175km de distância de Fortaleza. De lá você pode alugar um carro ou se estiver em grupo, pode pegar um serviço de translado, esse percurso é feito em aproximadamente duas horas. Não há ônibus direto do aeroporto a Canoa.

>>> Pesquise aqui preços de passagem aérea barata para Fortaleza!

De Carro

Se alugar um carro em Fortaleza, pegue a estrada CE-O40 e então a BR-304 para chegar em Aracati, onde então, irá por dentro até Canoa Quebrada.

Se sair de Natal (RN) pegue a estrada a BR-304 até Aracati e de lá vai por dentro até Canoa Quebrada.

De Ônibus público

A companhia que opera a linha de ônibus entre Fortaleza (João Tomé) e Canoa Quebrada é a São Benedito. Tem vários horários por dia, e na alta temporada, melhor comprar seu bilhete com antecedência.

Serão aproximadamente três horas de viagem e você pode comprar o bilhete online (incluindo a escolha no seu assento).

De Translado particular

Uma opção para quem não quer dirigir e nem pegar transporte público é contratar um serviço de translado particular, esse percurso é feito em aproximadamente duas horas. O Fred Transfer pode ser uma opção de transfer e passeios.

O que fazer em Canoa Quebrada

Há muito o que fazer em Canoa Quebrada, desde para aqueles que procuram por um lugar bonito para relaxar, quanto para quem quer aventura ou mesmo para os que vão em família. Então, com certeza você irá encontrar várias atrações para o seu tipo, seu gosto e seu bolso.

Mando abaixo minha listinha de 10 coisas para fazer em Canoa Quebrada!!! Depois me conta o que achou! 🙂

As praias do Ceará, quase sem exceção, tem bastante vento. Por um lado isso é muito bom, pois a gente não fica passando calor, mas por outro lado, ficar lagartixando na areia, pode ser um prato cheio de areia (risos).

O grande barato de Canoa Quebrada é encontrar uma barraca para chamar de sua e ficar por lá de papo para o ar bebendo alguma coisa.

Eu gostei mais das barracas do lado direito de Canoa, são menos movimentadas, mas fica a critério do freguês!

Caminhar pela praia até achar uma barraca legal também é um programão, foi o que fiz para chegar a essa conclusão!

Barraca de praia em Canoa Quebrada
Confesso que poderia ter uma foto melhor da minha família em Canoa Quebrada, mas foi a única que tirei depois que encontramos “nossa” barraca!

Passeio de Bugue

Passear de bugue é uma das coisas mais gostosas de se fazer pelo Ceará, a paisagem é muito propícia e Canoa Quebrada também reserva boas surpresas.

Há dois roteiros principais para você escolher; o das dunas & lagoa (1 hora) e o de Ponta Grossa (2h30).

Os roteiros podem mudar um pouquinho, dependendo da empresa ou bugueiro, mas via de regra é o que descrevo abaixo.

Nosso bugueiro foi o Claudinho (88 99676-4434), contratamos direto com o hotel que estávamos hospedados (Long Beach) e pelo que pesquisamos, o preço ficaria similar se o contratássemos por conta.

Bugue nas Dunas e Lagoas

O passeio de bugue das Dunas e Lagoas de Canoa Quebrada passa pela Praia do Estevão, o símbolo de Canoa Quebrada, a Duna do Pôr do Sol, o Parque de Dunas e Lagoas para quem quiser descer de esquibunda ou fazer outras aventuras na Duna Gigante.

No final tem uma parada em uma barraca no meio das dunas para breve descanso, tomar alguma coisa e retornar pela praia até chegar na cidade.

Recomendo fazer esse passeio no horário por do sol para que a parada final ser na Duna do Pôr do Sol.

Passeio de esquibunda Canoa Quebradae bugue pelas dunas

Bugue em Ponta Grossa, Ceará

Esse passeio de buggue de Canoa Quebrada te leva até a bela região de Ponta Grossa. O horário de saída vai depender da maré, pois como todo o percurso é pela praia, é preciso estar atento a esse “detalhe”. 

Você passará pelas praias de Estevão, Porto Canoa, Majorlândia, Quixaba, Refúgio Dourado, Lagoa do Mato, Fontainha, Retininho, Retiro Grande até Ponta Grossa.

Fique atento as mudanças das cores das falésias e morra de amor pela parada na Garganta do Diabo (a parada mais linda, na minha opinião).

Duna e falésias Ponta Grossa, Ceará
Garganta do Diabo no Ceará

Passeio de jangada

Outra atividade bem procurada em Canoa são os passeios de jangadas. Eu resolvi não arriscar, pois minha mãe já havia feito e odiado (risos). E não é pra menos, o mar de Canoa Quebrada é agitado e jangada não é o barco mais estável do mundo, então deixei para uma próxima, quem sabe quando o mar me parecer mais tranquilo!

Mas tirar uma foto das jangadas na praia… isso eu recomendo e muito!

PS: Se você resolver fazer o passeio, promete que depois me conta como foi? Preciso de incentivo!

>>>Já reservou seu hotel em Canoa Quebrada?

Natureza de Canoa Qebrada

Passeio de parapente

Para quem gosta de aventura, um passeio de parapente em Canoa Quebrada para ver a paisagem lá do alto deve ser muito legal.

Confesso que estava doida para fazer, mas acho que sou muito medrosa e não tive coragem. Olhando como a coisa funcionava de longe, achei que faltava profissionalismo e quando vi os vôos rasantes, desisti de vez! 🙂

Eu já fiz parapente na Nova Zelândia (Queenstown) e faria novamente sem pestanejar, mas preciso me sentir segura de não estar entrando em uma furada. Talvez eu seja medrosa mesmo, pois os meninos do Viagens Cinematográficas fizeram (em 2012) e curtiram muito!

Parapente em Canoa Quebrada

Curtir as falésias do alto

Eu ainda não sei se gostei mais de ver Canoa Quebrada de baixo pra cima ou de cima pra baixo… ó dúvida cruel! Mas uma coisa é certa, tirar umas fotinhos das falésias é um programão.

Há uma passarela que passa por uma boa parte das falésias, mas da última vez que estive lá (dez/2017), ela estava fechada para manutenção e não a visitamos. Mas mesmo com sinal de fechado, o pessoal entrava numa boa, eu como sempre, não me arrisco de graça, então deixei pra lá e garanti a vista de outros lugares!

Passarela de Canoa Quebrada

Dunas do Pôr do sol

O nome das dunas já diz tudo, né? Ela é “O” point na hora do pôr do sol em Canoa Quebrada!

Como disse anteriormente, você pode combinar essa vista com o passeio do bugue, mas como as dunas ficam próximas da cidade, dá para ir a pé numa boa!

PS: Se você já viu os pores do sol de Jeri, Barra Grande e outros locais onde o sol cai no mar, confesso que esse de Canoa não impressiona, mas não deixa de ser bonito!

Por do sol nas dunas de Canoa Quebrada

Símbolo de Canoa Quebrada (Lua e Estrela)

Eu sempre achei que o símbolo de Canoa Quebrada só tivesse em um lugar, mas me enganei redondamente, eles estão espalhados em vários pontos da praia, mas o oficial mesmo, fica longe e é mais fácil chegar de bugue.

Aliás, você sabe o significado do símbolo de Canoa Quebrada?

O símbolo de Canoa Quebrada é lua e a estrela, e ele foi desenvolvido por um artesão local chamado Chico Eliziário ou Chico Artesão (1916 – 1990), que capturou o fenômeno astrológico da lua crescente e da estrela d’Alva (planeta Venus) quando elas se encontram no céu, geralmente essa formação celéstica acontece no mês de outubro.

Canoa Quebrada, Ceará, Brazil

Caminhar e jantar na Broadway (Rua Dragão do Mar)

A Broadway, ou Rua Dragão do Mar (nome oficial, mas pouco usado), é onde a coisa acontece depois do entardecer em Canoa Quebrada. Quanto mais cedo se programar para jantar por lá, mais familiar o ambiente.

O começo da Broadway é marcada pelo símbolo da Lua e Estrela e termina na pracinha da igreja.

Para jantar, eu recomendo o Restaurante Cabana (na própria Broadway), de um português muito simpático. Contudo, há muitas outras opções para você escolher e que encaixa em todos os bolsos e estilos.

Broadway em Canoa Quebrada
Pracinha central e igreja - Aracati

Cemitério de frente para o mar

Nada como se despedir da vida e permanecer toda a eternidade de frente para o mar, não é mesmo?

Se você nunca viu um cemitério a beira-mar, eu recomendo a visita, mas obviamente tenha respeito pelo local. O cemitério fica na Avenida Integração com a Ave. Descida da Praia.

Cemitério a beira mar, Canoa Quebrada

Kite surfing na praia ou no rio

Assim como muitas outras praias da região, Canoa Quebrada também atrai o público que curte Kite Surfing.

Os principais locais para a prática desse esporte fica depois do restaurante Bom Motivo ou durante a maré baixa no Rio Jaguaribe – se quiser fazer aulas, a pousada que se hospedar provavelmente pode te ajudar com isso.

Falésias do Ceará

Curtiu essas dicas de Canoa Quebrada?

Deu para perceber que aproveitamos bastante nossas férias em Canoa Quebrada e que há muito o que se fazer por lá!

Como disse no início desse post, eu achei que estava faltando um pouco de cuidado com as área públicas da vila e espero que logo isso se resolva. Depois me conta o que achou e se tem mais dicas para compartilhar!!!

Mais dicas do nordeste pra você:

Road Trip pelo litoral do Ceará e Piauí

Flecheiras no Ceará!

Todos os posts do Brasil no Viajoteca

.

LEIA TAMBÉM:

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies