Conheça Barra Grande; praia linda, vento bom e Piauí …

14

Se alguém me dissesse que seria no Piauí que teria uma das férias mais incríveis da minha vida, juro que não acreditaria! Tive que ir lá ver, conferir e me apaixonar… Eu já contei aqui no Viajoteca sobre o passeio pelo Delta do Parnaíba, mas hoje vou contar sobre Barra Grande, uma praia lindona, quase intocada, “cheia” de europeus (e brasileiros) que curtem kitesurfing e com um pôr-do-sol de cair o queixo!

Kite surfing em Barra Grande
Kite surfing em Barra Grande no Piauí

Barra Grande no Piauí, não é uma daquelas praias pra ficar largatixando na areia, pois ela tem um vento continuo que as vezes dá vontade de fechar a janela (risos), mas como a maioria dos visitantes vão pra lá para aprender, treinar ou apreciar o kitsurfing… o vento é na verdade a glória do lugar! E quando a gente está lá, acabamos entrando no clima, sentando no barzinho, curtindo uma caipirinha e deixando a galera voar pelo mar…

kite surfing em Barra Grande
Eu quero ver a galera voar…

Pelas manhãs de setembro, o mar regressa pra bem longe da praia, é uma delícia aproveitar esse momento para caminhar na areia molhadinha e nadar nas lagoinhas naturais que vão se formando no local. E o bom é que a maioria dos kite surfistas esperam a maré encher para invadir e praia, então é uma boa hora dos banhistas curtirem a praia, sem ter o perigo de serem atropelados (e é perigoso mesmo, tem que ficar esperto, principalmente a turma que vai com criança).

Maré baixa em Barra Grande, Piauí
Maré baixa em Barra Grande, Piauí

Ficamos 4 dias de pernas pro ar… literalmente! Quando estávamos lá, tive a impressão que poderíamos ter ficado apenas 3 dias, mas hoje, tenho certeza que 4 foi de bom tamanho, pois curtir um nordeste do jeitinho que Barra Grande se apresenta, é um privilégio… muitos dizem que Barra Grande no Piauí era a Jericoacara (Ceará) de 15 anos atrás.

Barra Grande no Piaui
Agua verde água e mar batido …

Escolhemos a Pousada BGK como base, e para o sofrimento ser completo, reservamos quartos de frente a praia para acordar todos os dias com uma vista deslumbrante ou para assistir o pôr-do-sol da varanda sem medo de ser feliz! Gostamos bastante do BGK, mas como havia dito anteriormente, faltou uma piscina (mas a boa notícia é que o Thiago Parente foi pra lá recentemente e nos avisou que o BGK instalou piscina exclusiva para os hospedes… perfeito!) e as vezes me irritei com uns hospedes (sem noção) que ficaram fazendo festa até tarde, e como a construção das casinhas/quartos são de madeira fininha, bem rústica e linda, o barulho atrapalhou mesmo e ninguém do hotel fez nada para acalmar os ânimos… por isso, recomendo ir durante semana se quiser tranquilidade!

Tive a impressão que paga-se preço melhor ao reservar hoteis em Barra Grande com agentes de turismo (recomendo o Olivio da Natur Turismo, que foi a empresa que fechamos esse pacote do Piauí e Ceará), mas se for por conta, não deixe de pesquisar antes no booking.com para comparar as ofertas. O Thiago Parente recomendou também a Pousada Manatí, que ele adorou!

Barra Grande no Piauí
Melhor vista do mundo … marido e praia 🙂
Hotel BGK em Barra Grande
Quartos do hotel BGK … uma graça!

Como eu adoro ficar lagartixando numa água calminha e sem ninguém por perto, descobri um riozinho que quando junta-se com o mar, faz uma lagoa que é uma delícia… Tem que andar um pouco pelas areias grossas de Barra Grande pra chegar lá (acho que 1km ou menos), mas pra mim valeu a pena! No mapinha abaixo, indico o local como “Lagoinha”.

Barra Grande do Piauí
Mapa de dois passeios que recomendo em Barra Grande 😉
Belezas de barra grande
Lagoinha pra chamar de sua … e como só tem você lá dentro, aproveite!!!!

Outro passeio que adorei ter feito foi a “Rota do Fraldão”, esse “tour” idealizado pelos filhos de pescadores e que agora os turistas também podem experimentar, eu super recomendo, pois nunca vi ou fiz nada igual 🙂 . Você precisa reservar o tour no hotel, na cidade ou com algum agente de viagem. Os pescadores pegam você no hotel com uma carrocinha e te levam até o delta do Rio São Miguel, no delta eles te mostram os cavalos marinhos do manguezal e depois com o fraldão, um colete salva-vidas que você veste como se fosse uma fralda, vai deslizando pelo rio sem esforço e apreciando a natureza local, os caraguejos e aprendendo um pouco como o tour nasceu … O vídeo abaixo (que não é meu) mostra um pouquinho como é o passeio.

Rota do Fraldão
A caminho da Rota do Fraldão, em Barra Grande
cavalo marinho em Barra Grande
Cavalo marinho do passeio do fraldão, confesso que a parte do cavalo marinho eu não gostei muito, pois acho que os pescadores precisam ter mais cuidado no momento de procurar e manusear o bichinho …

Quando viajo, adoro experimentar restaurantes, e em Barra Grande, diante do tamanho da cidade, achei que tem bastante opções gostosas e chinelo pra andar na areia é o único traje (realmente) obrigatório – a noite, se quiser levar uma pequena lanterna a tira colo pode ser providencial em alguns pontos que não tem iluminação… Durante o dia, o restaurante pé na areia da Pousada BGK é uma delícia para uma caipiroska e petiscos; deu fome no meio do dia e não quer gastar muito, recomendo a Padaria da Barra que tem um mistinho de presunto e queijo gostoso e outras coisas apetitosas; o Manga Rosa é bom para um jantar despretencioso e com comidinha caseira; o Bandoleiros tem um crepe ok, mas o risoto que eu provei foi horrível, fuja do risoto!; e para terminar, vá ao La Cozinha que é a opção para enfiar o pé na jaca e gastar um pouco mais em Barra Grande – comida, atendimento e bebida de primeiríssima… Claro que tem outras opções, mas esses foram os que experimentamos e recomendamos.

E aí? Já colocaram Barra Grande no Piauí na bucket list?


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


14 Comentários
  1. […] Barra Grande: praia linda, vento bom e Piauí CE / PI: Viagem ao nordeste : Ceará e Piauí RJ: Paraty, Para mim, Para Todos […]

  2. Adriana Lima Diz

    Oi Mi! To devorando seus posts!! Vou para lá no final do Ano, já estou conversando com o Olivio para definir os passos da viagem. Não vejo a hora!! Obrigada pelas dicas!! beijos Dri

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Que Legal Dri … vc vai amar a viagem!!!
      Espero que goste do Olivio, peguei a dica com a Clarissa do Dondeando.
      Bjão

  3. […] apreciar a beleza, curtir um vento forte e quente no rosto e para praticar kite surf . E de quebra, Barra Grande nos rendeu um dos pores-do-sol mais incríveis de nossas vidas. Não tem como não se apaixonar e […]

  4. Lily Pestana Diz

    Oiii!!
    Acabei de retornar de Barra Grande. Passei ótimos 5 dias de carnaval por lá!
    Muito obrigada pelas preciosas dicas compartilhadas aqui!
    Foram fundamentais.
    Fiz os passeios com a Natur e falei de você com eles. Mandaram beijos,
    Estou começando a publicar no meu blog um pouco sobre lá também.
    Um lugar lindo!
    Beijos,
    Lily Pestana (@apaixonadosporviagens)
    http://www.blogapaixonadosporviagens.com.br

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Lily,
      Que legal ficar sabendo que gostou e aproveitou as dicas… Barra Grande é demais, né?!
      Bjão pra você e depois vou lá ver o que está escrevendo pra matar as saudades 🙂

  5. Lily Pestana Diz

    Oi Mirella, tudo bom?
    Inclusive, a Carina até comentou que está organizando uma viagem para sua irmã! Adorei a indicação dos serviços da Natur, viu? Uma pena eu não ter conhecido o Seu Olívio, que estava em São Paulo. Mas conheci a Carina, o Beto e a filha deles, a Olívia!
    Muito obrigada!
    Beijinhos,
    Lily Pestana

  6. Cleide Diz

    Oi! Estou Barra Grande fazendo a rota das emoçoes e tudo com a Natur, a Carina, o Zé Roberto, super atenciosos, pontuais, super recomendo!!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Que bom que está gostando do pessoal da Natur, nós também tivemos uma experiência positiva e por isso recomendamos aqui 🙂
      Abs

  7. […] Vista do nosso quarto em Barra Grande! […]

  8. Joyce Diz

    Estou indo em junho para Barra Grande e quero fazer a rota do Fraldão. Quanto tempo leva esse passeio? Sabe quais os horários de partida e chegada também? Abraços.

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Joyce, Tudo bem?
      Se não me engano o passeio inteiro levou umas 2 horas, incluindo o translado etc …
      Nós contratamos o serviço com a empresa Natur, mas o hotel que você vai ficar também pode te ajudar com isso. E como nosso passeio só foi a gente, escolhemos o horário. Seria bom ver se continua assim.
      Abs

  9. Matheus de Barra Grande Diz

    Oi Mirella com vai?
    Eu sou Matheus, natural de Barra Grande Piauí mas moro em Parnaíba, adorei como você descreveu nossa região, parabéns a matéria está ótima.
    Sucesso,
    abraço.

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Matheus,
      Tudo bem?
      Eu adorei sua região e espero retornar em breve … amei cada pedacinho que conheci e quero explorar mais e mais!
      Grande abraço e obrigada pelo comentário 🙂

Comente Aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.