Se alguém me dissesse que Barra Grande no Piauí me presentearia com uma das férias mais incríveis da minha vida, juro que não acreditaria! Tive que ver, sentir e me apaixonar…
Já contei aqui no Viajoteca sobre o passeio pelo Delta do Parnaíba, outra jóia do Piauí, mas hoje vou mandar algumas dicas sobre o que fazer Barra Grande, uma praia lindona, quase intocada, “cheia” de europeus (e brasileiros) que curtem kitesurfing e com um pôr-do-sol de cair o queixo!
>> Ali pertinho: As Praias mais bonitas do Ceará!
>> Passagens baratas? Clique aqui para fazer sua cotação!


Dicas de Barra Grande no Piauí
Barra Grande, PI, não é uma praia pra ficar largatixando na areia, o vento é constante e relativamente forte, as vezes dá vontade de pedir para fecharem as janelas! (risos).
Mas como a maioria dos visitantes que se aventuram por aquelas bandas estão em buscar do kitesurfing, o vento, na verdade, é o que faz Barra Grande ser perfeita para a prática do esporte.
Mesmo para quem não pratica o kitesurfing, vale muito a pena visitar, pois o visual é paradisíaco, o vilarejo é muito autêntico, as pessoas são amáveis, tem passeios diferentes para aproveitar e meu programa favorito era sentar em um barzinho, curtir uma caipirinha e ficar vendo a galera voar pelo mar…
Se localize
O litoral do Piauí é bem estreito e Barra Grande fica quase na divisa com o Ceará, então, fazer uma viagem no litoral desses dois estados é uma ótima pedida.
Outra dica é fazer o roteiro das Rotas das Emoções que incluí três estados: Ceará, Piauí e Maranhão. E a sugestão é seguir de Fortaleza até São Luís, passando por praias e belezas naturais lindíssimas do Brasil, como Jericoacoara, Barra Grande, Delta do Parnaíba e Lençois Maranhenses.
Se localize no mapa:
Como chegar
Se você vem de longe, a melhor forma de chegar em Barra Grande é escolhendo uma das cidades com aeroporto mais próximo e fazer um combinado de cidades da região para passar suas férias.
Barra Grande, PI, está a 70 km de Parnaíba, 170 km de Jericoacoara, 245 km de Barreirinhas, 400 km de Teresina e 480 km de São Luís e Fortaleza.
Você pode optar pelos transfer dos aeroportos ou das cidades para Barra Grande, ou se preferir mais autonomia, o ideal é alugar um carro.

Quando ir a Barra Grande, PI
Antes de mandar minhas dicas do que fazer em Barra Grande no Piauí, vamos entender um pouco qual a melhor época de viajar para lá!
Os melhores ventos para o kitesurfing acontecem de julho a janeiro, e a época de ventos quase 100% do tempo vai de outubro a dezembro.
A altíssima temporada em Barra Grande, tanto para os esportistas naúticos, quanto para os turistas praianos, acontece nas férias de inverno e de verão, especialmente em julho, dezembro e janeiro, mas lembre-se que janeiro pode ter dias nublados e até chuva!
Para quem quiser combinar com uma viagem para os Lençois Maranhenses, recomendo ir em Julho ou Agosto, o período das lagoas cheias.
A temporada de chuva acontece de fevereiro a maio, melhor escolher passar o carnaval em outras bandas se o objetivo for pegar praia!

Quantos dias?
Eu ADOREI Barra Grande, sabe aquele lugar para relaxar e esquecer da vida? Pressa e Barra Grande, não são sinônimos! (risos).
Separe pelo menos 3 ou 4 noites para curtir Barra Grande, aproveite para fazer alguns passeios como um bate e volta para o Delta do Parnaíba, o tour dos cavalos marinho e a flutuação do fraldão.
Caso sua ideia seja praticar o kitesurf, aí minha amiga (ou amigo), fique muitos dias!!! Você vai amar!
Onde ficar em Barra Grande, Piauí
Em um lugar de praia gostosa como Barra Grande no Piauí, escolher um hotel que você possa descansar e curtir a vida é essencial!
Escolhemos a Pousada BGK, e para o “sofrimento” ser completo, reservamos quartos de frente a praia para acordar todos os dias com uma vista deslumbrante e para assistir o pôr-do-sol da varanda sem medo de ser feliz!
Gostamos bastante do BGK (nota 8.9 no booking), foi muito bom! O bacana é que o vilarejo de Barra Grande vem se inovando e há várias opções legais de pousadas para todos os bolsos.
Na próxima vez que for a Barra Grande, vou seguir a dica do Thiago Parente, que está sempre passeando na região, e me recomendou a Pousada Manatí, uma das mais luxuosas da região. Outra dica para quem pode ($) é a Pousada Chic!
Para pousadas legais e por um preço melhor, recomendo a Pousada Ventos Nativos e Pousada Aldeia Namoa.

O que fazer em Barra Grande, PI
Ficamos 4 dias, mas quem tiver tempo restrito, 3 dias já dá para aproveitar bem.
Curtir um nordeste do jeitinho que Barra Grande se apresenta, é um privilégio! Muitos dizem que Barra Grande, no Piauí, era a Jericoacara (Ceará) de 20 anos atrás.
Aproveite a maré baixa para curti o mar
Aproveite a maré baixa, quando o mar regressa, para se banhar no mar, caminhar na areia molhadinha e nadar nas lagoas naturais que vão se formando na praia.
Esse momento é gostoso para aproveitar o mar, pois os kite surfistas só “invadem” a praia durante a maré cheia, pelo menos isso foi algo que reparei por durante minha visita.


Lagoinha
Como eu adoro ficar lagartixando numa água calminha e sem ninguém por perto, descobri um riozinho que junta-se com o mar e faz uma lagoa deliciosa, foi uma das coisas que adorei fazer em Barra Grande.
É preciso caminhar cerca de um quilômetro pelas areias grossas de Barra Grande para chegar lá, mas pra mim valeu a pena! No mapinha abaixo, indico o local como “Lagoinha”.

Passeio do Fraldão e Cavalos Marinhos
Outro programa imperdível é o passeio do Fraldão! O nome é ótimo, né?
A “rota do fraldão” foi inventado pelos filhos de pescadores e agora, turistas também podem experimentar, super recomendo, pois nunca vi ou fiz nada igual. 🙂
Reserve o tour no hotel, na cidade ou com algum agente de viagem. Os pescadores pegam você na sua acomodação com uma carroça e te levam até o delta do Rio São Miguel.
No delta, primeiro você faz um passeio de barco para conhecer como vivem os cavalos marinhos do manguezal de Barra Grande. Depois começa o passeio do fraldão.
O fraldão, nada mas é que um colete salva-vidas que se veste como se fosse uma fralda. O objetivo é fazer flutuação pelo rio sem esforço e apreciando a natureza local.
Há caranguejos, fauna, flora e no caminho você vai aprendendo um pouco como o tour nasceu e como essa forma de turismo vem ajudando a economia local. O vídeo abaixo (que não é meu) mostra um pouquinho como é o passeio.

Delta do Parnaíba
Eu já contei em detalhes como foi nosso passeio pelo Delta do Parnaíba, mas no nosso caso, nós dormimos duas noites em Parnaíba.
Mas é muito plausível fazer esse bate volta. Há opções de passeio pelo Delta do Parnaíba de meio dia ou de um dia inteiro, minha recomendação é que não perca as dunas e o por do sol com a revoada dos guarás.

Onde comer em Barra Grande
Quando viajo, adoro experimentar restaurantes, e Barra Grandetem bastante opções gostosas e chinelo é o único traje (realmente) obrigatório, pois tudo é pé na areia mesmo!
Recomendo levar uma pequena lanterna a tira colo, pois você consegue como ponto de iluminação em alguns pontos mais escuros…
Durante o dia, o restaurante pé na areia da Pousada BGK é uma delícia para uma caipiroska e petiscos. E a Villa dos Poetas também é uma ótima pedida para comer na praia.
Deu fome e não quer gastar muito? Recomendo a Padaria da Barra que tem um mistinho de presunto e queijo gostoso e outras coisas apetitosas para café da manhã e almoço.
Manga Rosa é bom para um jantar despretensioso, atmosfera gostosa e comidinha caseira estilo brasileiro.
O Restaurant Bandoleiros são especializados em grelhados e massas, um dos restaurantes tradicional da vila, descontraído, relax e sempre tem música ao vivo.
La Pizza é aquela opção ideal para famílias, com preço bom e gostosinho. Sempre cheio!
E para terminar, tente encaixar o La Cozinha na sua viagem, eles também tem quartos estilo bungalow. Uma opção deliciosa para que pode gastar um pouco mais em Barra Grande. Comida, atendimento e bebida de primeiríssima!
Claro que tem outras opções, mas esses foram os que experimentamos e recomendamos.

Conclusão
E aí? Já colocaram Barra Grande no Piauí na bucket list? Lugar lindo, não é mesmo? Apesar de ainda ser pouco explorada, já existe uma boa infraestrutura para quem não gosta de perrengue.
Eu amo lugares assim,e o nordeste brasileiro está cheio disso. Já conheci também Flecheiras, São Miguel do Gostoso, Praia da Redonda etc, que também ganharam meu coração.
Espero que tenham gostado dessas dicas sobre o que fazer em Barra Grande no Piauí. Se for, depois venha me contar o que achou e se encontrou mais alguma dica imperdível para compartilhar com a gente!
16 comentários
[…] Barra Grande: praia linda, vento bom e Piauí CE / PI: Viagem ao nordeste : Ceará e Piauí RJ: Paraty, Para mim, Para Todos […]
Oi Mi! To devorando seus posts!! Vou para lá no final do Ano, já estou conversando com o Olivio para definir os passos da viagem. Não vejo a hora!! Obrigada pelas dicas!! beijos Dri
Que Legal Dri … vc vai amar a viagem!!!
Espero que goste do Olivio, peguei a dica com a Clarissa do Dondeando.
Bjão
[…] apreciar a beleza, curtir um vento forte e quente no rosto e para praticar kite surf . E de quebra, Barra Grande nos rendeu um dos pores-do-sol mais incríveis de nossas vidas. Não tem como não se apaixonar e […]
Oiii!!
Acabei de retornar de Barra Grande. Passei ótimos 5 dias de carnaval por lá!
Muito obrigada pelas preciosas dicas compartilhadas aqui!
Foram fundamentais.
Fiz os passeios com a Natur e falei de você com eles. Mandaram beijos,
Estou começando a publicar no meu blog um pouco sobre lá também.
Um lugar lindo!
Beijos,
Lily Pestana (@apaixonadosporviagens)
http://www.blogapaixonadosporviagens.com.br
Oi Lily,
Que legal ficar sabendo que gostou e aproveitou as dicas… Barra Grande é demais, né?!
Bjão pra você e depois vou lá ver o que está escrevendo pra matar as saudades 🙂
Oi Mirella, tudo bom?
Inclusive, a Carina até comentou que está organizando uma viagem para sua irmã! Adorei a indicação dos serviços da Natur, viu? Uma pena eu não ter conhecido o Seu Olívio, que estava em São Paulo. Mas conheci a Carina, o Beto e a filha deles, a Olívia!
Muito obrigada!
Beijinhos,
Lily Pestana
Oi! Estou Barra Grande fazendo a rota das emoçoes e tudo com a Natur, a Carina, o Zé Roberto, super atenciosos, pontuais, super recomendo!!
Que bom que está gostando do pessoal da Natur, nós também tivemos uma experiência positiva e por isso recomendamos aqui 🙂
Abs
[…] Vista do nosso quarto em Barra Grande! […]
Estou indo em junho para Barra Grande e quero fazer a rota do Fraldão. Quanto tempo leva esse passeio? Sabe quais os horários de partida e chegada também? Abraços.
Oi Joyce, Tudo bem?
Se não me engano o passeio inteiro levou umas 2 horas, incluindo o translado etc …
Nós contratamos o serviço com a empresa Natur, mas o hotel que você vai ficar também pode te ajudar com isso. E como nosso passeio só foi a gente, escolhemos o horário. Seria bom ver se continua assim.
Abs
Olá,
Bom dia
Qual o contato da natur?
Oi Edi,
Aqui o website da Natur, não esqueça de dizer que a Mirella do blog Viajoteca que o indicou.
Aproveite.
Oi Mirella com vai?
Eu sou Matheus, natural de Barra Grande Piauí mas moro em Parnaíba, adorei como você descreveu nossa região, parabéns a matéria está ótima.
Sucesso,
abraço.
Oi Matheus,
Tudo bem?
Eu adorei sua região e espero retornar em breve … amei cada pedacinho que conheci e quero explorar mais e mais!
Grande abraço e obrigada pelo comentário 🙂