Página Principal Itália O que fazer em Assis, na Itália: roteiro de 1 dia

O que fazer em Assis, na Itália: roteiro de 1 dia

por Carina
6 comentários

Se você está planejando uma viagem para Itália, e gostaria de conhecer uma cidade medieval que ainda preserva suas muralhas, cheia de história e que ainda tem paisagens incríveis ao seu redor, deveria pensar seriamente em pôr Assis na sua lista. Agora, ao começar a pesquisar o que fazer em Assis, você vai descobrir que ela tem sérias chances de passar a ser uma das suas prioridades no país!

Afinal, além de bela e charmosa, por estar em cima de uma colina, ela é ainda a terra de santos do porte de São Francisco, Santa Clara e vários outros nascidos na cidade. Sim, o turismo religioso é grande, assim como o desejo de conhecer suas belas ruas íngremes e construções históricas de diversos períodos da história.

Inclusive, eu tenho certeza que você vai se apaixonar perdidamente por ela! Afinal, vislumbrar suas encantadoras ruas vazias dos milhares de turistas no fim do dia ou cedo pela manhã é de sonho. Assim como assistir o nascer ou o pôr do sol em Assis é daqueles momentos mágicos, que jamais sairão da memória…


+ BASÍLICA DE SÃO FRANCISCO – ASSIS, NA ITÁLIA – DETALHES E DICAS


O que fazer em assis
Assis – Foto: Monique Kraan, Unsplash

O que fazer em Assis, na Itália

Assis (Assisi) fica bem no centro da Itália, mais precisamente na província de Perugia, na região da Úmbria. De fato, ela é uma área de muito fácil acesso para quem viaja pelo país. Sem dúvida, ela é pequena, e sim, você pode conhecer as atrações de Assis em um dia. Mas caso você tenha mais tempo, não deixe de passar pelo menos uma noite na cidade. Porque você vai amar conhecer ela sem o tumulto dos turistas que só passam o dia. 😉

Como ir até Assis, na Itália

Então, antes de começar a pensar no que fazer em Assis, é importante planejar de que forma você vai até a cidade. Isto pode variar dependendo o tipo de viagem que você vai fazer. Caso você esteja com o tempo mais curto, talvez um tour guiado seja uma boa solução. Todavia, você gosta de se aventurar sozinho e passear de trem? Então, você pode se planejar e pegar um trem de alguma cidade italiana e seguir até lá. Até mesmo quem sabe ficar um ou mais dias na cidade

Entretanto, se você está seguindo uma viagem pela Itália, acredito que o carro alugado seja uma excelente maneira de ir. Assis fica espalhada em volta de uma colina e suas ruas são íngremes. Sem dúvida, elas podem ser uma aventura para pessoas de pouca resistência física. Então, a melhor maneira de conhecer a cidade num roteiro de 1 dia Assis é pensar qual a melhor maneira de chegar lá e como circular por lá.


SEGURO VIAGEM PARA EUROPA

Não esqueça de comprar um bom Seguro Viagem Internacional, pois ele é obrigatório para viagens na Europa! Além de você não correr o risco de ser deportado (sim, isso acontece muito mais do que a gente imagina), você estará protegido se algo de ruim acontecer. 

Tudo pode parecer exagero, mas vai por mim, seguro viagem é o tipo da coisa que melhor dizer “paguei e não usei” do que “precisei e não tinha!”, não é mesmo?! Aproveite nosso link e receba no mínimo 5% de desconto!!!

Desconto Seguro Viagem

Tour guiado para Assis

Uma boa opção para quem não tem muito tempo e não gosta de fazer as coisas por conta, é contratar um tour guiado. Estes tours costumam pegar os clientes no hotel e levar até o destino escolhido. Embora, a grande maioria opte por fazer tours em grupo com ônibus (pequenos ou grandes, dependendo da excursão escolhida), você pode optar por algo mais exclusivo. Inúmeras empresas oferecem tours guiados em carro particular. Geralmente, estas excursões contam também com guias que explicam ao longo do passeio diversos detalhes, histórias e apresentam as atrações.


Tours para Assis saindo de Roma:

Tour privado para Assis a partir de Roma

Excursão de 1 Dia a Assis e Orvieto saindo de Roma

De Roma: excursão privada de grupo pequeno para Assis e Orvieto

Tours para Assis saindo de Florença:

De Florença: Excursão Guiada para Assis e Perugia com Degustação de Chocolates

Excursão de 1 Dia a Assis e Cortona saindo de Florença

Saindo de Florença: Excursão Privada ao Lago Trasimeno, Perugia e Assis


Como chegar em Assis de Trem

Viajar de trem pela Itália funciona muito bem. Assim como, chegar em Assis a partir de Roma ou Firenze (Florença) é tranquilo. Afinal, a viagem leva cerca de 2 horas a partir de qualquer uma das duas. Então, você pode fazer um passeio de bate e volta de trem de alguma destas cidades (ou outras). Ou ainda, pode seguir de trem a partir delas e ficar hospedado na cidade.

Importante:

É importante saber que a estação de trem de Assis (Assisi) fica a cerca de 4 quilômetros de distância do centro antigo da cidade. Deste modo, para chegar até o centro você precisa pegar um táxi ou um ônibus. Naturalmente, vários táxis estão disponíveis do lado de fora da estação de trem, assim como ônibus do transporte público da cidade.

Ônibus para o centro de Assis

Para seguir para o centro da cidade, pegue um ônibus da linha C. Então, siga até a Piazza Mateotti para começar o seu passeio de um dia em Assis.

No caso de pegar um ônibus de linha e se hospedar na cidade, informe-se com o motorista qual é a melhor parada para descer perto do seu hotel. Assim você evita de ficar puxando mala pelas ladeiras da cidade em vão. A passagem de ônibus pode ser comprada diretamente com o motorista e custam cerca de €2.

>>> Aeroporto de Roma para Assis: transfers de Fiumicino ou aeroporto de Ciampino para Assis e Úmbria

O que fazer em Assis na Itália

Como chegar em Assis de Carro

As estradas na Itália são muito boas e dirigir até Assis não é um problema. Mas tenha em mente que a circulação de carros dentro da cidade é controladíssima. Já que somente carros de residentes (registrados) podem passar por muitas delas.

O que acontece se você passar por alguma destas ruas? Multa, na certa! Assim sendo, a melhor opção é chegar na cidade e já deixar o carro num dos estacionamentos que ficam ao redor do centro antigo.

Dicas de onde estacionar em Assis, dou mais abaixo. 😉

Planejando o que fazer em Assis: detalhes importantes!

A cidade de Assis fica numa colina, ou seja, as ruas da cidade são quase todas íngremes. Além disso, o seu centro histórico é praticamente livre de carros. Desta forma, conhecer a cidade só caminhando por ela. Assim sendo, a melhor maneira é planejar sua visita de forma que você “desça” as ladeiras de Assis, ao invés de “subir” para conhecer as atrações de Assis.

Então, independente da maneira que você vai chegar na cidade, é importante você pensar a partir de que ponto vai começar a conhecer a cidade. Desta forma, você poupa suas pernas e aproveita ao máximo. 🙂

Onde estacionar em Assis, Itália

Caso você tenha optado ir de carro conhecer Assis, o melhor é escolher bem o estacionamento que vai deixar o carro. Uma boa opção, se você vai visitar a Igreja de Santa Maria degli Angeli é estacionar por ali. Então, dali seguir de ônibus de linha até o centro da cidade. A Igreja fica perto da estação de trem, então basta ir até a estação de trem e pegar um ônibus (Linha C) e seguir até a Piazza Mateotti.

Quem deseja estacionar mais próximo do centro tem duas boas opções. Portanto, você tem de escolher entre o estacionamento subterrâneo que fica na da Piazza Matteotti (de onde você pode facilmente caminhar até o centro) ou na Piazza de Porta Nuova, que tem escadas rolantes para o centro. Entretanto, ambos são pagos.

Arquitetura de pedra da Umbria

Excursões e cursos legais em Assis:

Passeio Balão, Café da Manhã e Degustação de Vinhos

Excursão Particular a pé pela cidade e Basílica de São Francisco

Passeio pelos Vinhedos de Assis e degustação de vinhos


O que fazer em Assis em 1 dia

Então vamos lá, hora de conhecer a cidade e ver as atrações de Assis!

Independente se você chega de carro ou de trem, uma das atrações de Assis que você deve pôr na sua lista do que fazer em Assis fica fora do centro antigo. Entretanto, fica bem perto da estação de trem de Assis: a Igreja Santa Maria Degli Angeli. Você pode seguir à pé da estação de trem de Assis até esta importante igreja, que engloba a Capela da Porciúncula, onde viveu e morreu São Francisco de Assis.

O que fazer em Assis Porciuncula mapa

Santa Maria Degli Angeli

A Igreja de Santa Maria Degli Angeli é uma igreja que foi construída entre 1569-1679 em cima de outra igreja, a Capela da Porciúncula como forma de protegê-la. De fato, esta é uma igreja grande e que é considerada a sétima maior igreja cristã do mundo.

Já a Capela da Porciúncula (em italiano, la Porziuncola) é uma igreja pequena, que fica dentro da Igreja de Degli Angeli. Provavelmente foi construída no século IV e é o lugar mais sagrado da Ordem Franciscana. Afinal, foi nesta pequena capelinha que morreu São Francisco de Assis, na noite de 3 de outubro de 1226. Além do que, foi na Capela de Porciúncula que São Francisco de Assis entendeu sua vocação. Foi ali que ele decidiu viver em pobreza e onde começou o movimento franciscano.

Diz ainda que foi na Capela da Porciúncula que ele teve a visão de Jesus e Maria lhe falando sobre o Perdão de Assis. O Perdão de Assis consiste no recado de que todo aquele que rezasse ali, obteria o perdão de todos os seus pecados.

Detalhes a saber:

– a Basílica de Santa Maria dos Anjos (Santa Maria Degli Angeli) fica fora de Assis, na fração comunal de Santa Maria degli Angeli. Por isto tem este nome.

– É nesta igreja que começam os passos de Francisco pela cidade de Assis.

– Infelizmente, não pode fotografar lá dentro.

>>>> Excursão para grupos pequenos de 3h em Assis e visita à Basílica de São Francisco

O que fazer em Assis na Itália
Seguros Promo

Roteiro de 1 dia em Assis

Como cada pessoa escolhe ir para cidade de uma maneira, não existe um ponto comum de partida para um roteiro certo do que fazer em Assis. Mas, caso a sua escolha seja chegar na cidade de trem e ir de ônibus até o centro, sua parada vai ser na Piazza Matteotti. Ainda assim, como esta praça conta com excelente estacionamento, também é um bom ponto para quem vai de carro. Fora que também não é muito distante da Piazza de Porta Nuova, outro estacionamento bastante procurado por turistas.

Assim sendo, este roteiro vai se iniciar por esta praça. Mas você pode adaptá-lo ao seu próprio gosto. Pois, uma coisa é certa: o centro turístico e medieval de Assis é pequeno e você não vai se perder. Nem mesmo vai deixar de ver as grandes atrações da cidade por estacionar em outro lugar. 😉

Se você vem da Piazza Matteotti a primeira atração que você verá é o Duomo di San Rufino. Já se você vier da Piazza de Porta Nuova será a Basilica di Santa Chiara. Independentemente de onde você vier, as duas devem estar na sua lista do que fazer em Assis!

Duomo di San Rufino (Catedral de São Rufino de Assis)

Cattedrale di San Rufino di Assisi

Numa cidade que tem tantos santos importantes, e que cada um tem sua igreja, ser a Catedral da cidade não é para qualquer igreja! Nesse sentido, o Duomo di San Rufino é a Catedral da cidade de Assis e deve ser visitada. Construída no século XII, a Catedral de São Rufino de Assis abriga a pia batismal onde São Francisco e Santa Clara supostamente teriam sido batizados.

Conta a história que foi em frente desta catedral que São Francisco se despojou de todos seus bens. Inclusive, foi onde ele se despiu das roupas que vestia, e devolveu ao seu pai, fazendo seu voto de pobreza e conversão.

Ainda, a Catedral conta com um museu, o Museu da Catedral, que também fica na Piazza de San Rufino.

Não deixe de prestar atenção que ao lado do Duomo di San Rufino está a Casa de Santa Clara. Aliás, outra santa importante da cidade é Santa Clara (Santa Chiara d’Assisi em italiano). Foi nesta casa que ela passou a sua juventude. Na entrada da casa tem um pequeno oratório.

Bem perto dali está a Basilica di Santa Chiara.

Basilica di Santa Chiara (Basílica de Santa Clara)

Basilica di Santa Chiara homenageia Santa Clara

Santa Clara foi discípula de São Francisco e fundadora da Ordem das Clarissas, também conhecido por “Damas Pobres”. De fato, este é o ramo feminino da Ordem Franciscana. Então, a Basilica di Santa Chiara homenageia Santa Clara.

A Igreja de Santa Clara de Assis é a segunda igreja mais importante na cidade. Inclusive, também é uma das localidades cristãs mais conhecidas do mundo e visitadas por muitos peregrinos.

Erguida no século XIII, na verdade, esta é uma igreja bem mais simples. Entretanto, ela guarda os restos de vestimentas da Santa e também alguns cachos de cabelo. Além disto, esta igreja também guarda o Crucifixo de San Damiano (São Damião) que conversou com Francisco e que levou ele a se converter.

Depois destas visitas, siga para a Piazza del Comune, a principal praça de Assis.

Piazza del Comune

Piazza del Comune

Certamente, é aqui nesta praça que bate o coração comercial e político da cidade. A Piazza del Comune é toda cercada por edifícios com fortes traços arquitetônicos medievais. Como resultado, entre eles estão construções como o Templo de Minerva, a Torre del Popolo, além do Palazzo dei Priori, que encantam por usa beleza antiga. Passear de noite por esta praça é muito agradável, já que a iluminação dá um toque especial a estes marcos históricos de Assis.

Templo de Minerva

Devido suas colunas romanas, esta é uma das construções que mais chama atenção na Piazza del Comune. O Templo de Minerva é um antigo templo erguido aqui no séc. I a.C. (cerca de 40 antes de Cristo). Mas que mais tarde foi incorporado na construção da Igreja de Santa Maria sobre Minerva, uma igreja católica com interior todo azul.

Fontes Medievais

Não deixe de observar as Fontes Medievais encontradas por toda a parte na cidade. Segundo historiadores, a cidade de Assis é hoje quase igual ao que era na época em que São Francisco de Assis lá ali. Então, passear pelas suas ruas, é como voltar no tempo!

>>>> Assis: autêntica aula prática de culinária

Ao lado da Fonte di Piazza del Comune tem uma ruela, a Via dell Arco dei Priori. Esta viela leva até outra atração de Assis, a Chiesa Nuova, na Piazza Chiesa Nuova. Nessa praça encontra-se uma estátua erguida em homenagem aos pais de São Francisco e foi onde ele viveu em sua infância.

Chiesa Nuova

Esta igreja foi construída no séc. XIV no local onde teria existido a casa dos pais de São Francisco. Conta a histórias, que seus pais eram importantes comerciantes da época. Francisco teria morado ali até abandonar tudo e se converter, aos 24 anos de idade.

Na lateral ainda é possível ver o corredor e a entrada original da casa, além do depósito e a adega, no subsolo. Também é possível ver a tal cela que seu pai teria o aprisionado na tentativa de que ele mudasse de ideia. Além disso, ali está a batina que pertenceu a São Francisco, já bem surrada pelo tempo.

O que fazer em Assis Mapa
Mapa de Assis

>>>> Em Assis: faça uma degustação de vinhos e queijos orgânicos

Volte para a Piazza del Comune para finalmente visitar a grande atração de Assis: a Basilica di San Francesco. Para chegar lá, siga pela Via Portica até a Via Arnaldo Fortini. Adiante, esta rua vira a Via San Francesco, que chega na basílica. As belas ruazinhas medievais da cidade são um verdadeiro labirinto e as ruas são bem pequenas. Entretanto as construções são muito bem preservadas e a arquitetura é bonita, tornando o passeio muito agradável.

Basilica di San Francesco (Basílica de São Francisco)

Basílica de São Francisco de Assis

Nenhuma atração na cidade de Assis é tão importante e tão visitada como a Basílica de São Francisco de Assis! Sem dúvida, é ela que atrai milhares de visitantes e devotos todos os anos. Todos querem conhecer esta importante basílica católica e prestar homenagens a um dos santos mais queridos do mundo critão: São Francisco de Assis.

Com efeito, foi em Assis que nasceu Francesco di Assisi em 1182. São Francisco é o santo protetor dos animais e foi uma das figuras mais importantes da igreja católica nos séculos XII e XIII. Em resumo, Francisco era filho de um rico comerciante da região, que abandou a vida de fartura e suas posses para viver na completa pobreza e se dedicando aos outros. Ele foi o fundador da Ordem dos Franciscanos, que existe até os dias de hoje. Inclusive, esta é a ordem a qual pertence o atual Papa Francisco. Aliás, seu trabalho como pregador na época foi tão importante para renovação do catolicismo e fé cristã, que em menos de dois anos após sua morte ele foi canonizado.

Como não poderia deixar de ser, a principal atração da cidade é esta igreja: a Basílica de São Francisco de Assis. Então, ela é um grande motivo de peregrinação católica. Afinal, é onde se encontra o túmulo do santo, e ainda possui incríveis afrescos de Giotto.

Dica:

Por ser uma atração tão importante, temos um post completinho aqui no blog com todas as dicas para você visitar esta imperdível atração de Assis. Clique no link abaixo e conheça tudo que você não pode deixar de ver indo até lá. 😉

→ Você também pode optar por comprar um tour guiado exclusivo de 3h pela basílica (Espanhol, Inglês, Alemão ou Italiano) ou um tour guiado de 1h (inglês).


+ BASÍLICA DE SÃO FRANCISCO – ASSIS, NA ITÁLIA – DETALHES E DICAS


Jardim da Basílica de São Francisco de Assis

Dica imperdível!

Principalmente, se for no final do dia, ou se você quer ter uma vista incrível da Basílica, pegue a Vicolo Santa Margherita. Ela começa bem em frente ao canto esquerdo do Jardim superior da Basílica (com ela a suas costas). Esta ruazinha leva até a Chiesa di Santa Margherita. De lá, você verá a Basílica de forma única e um pôr do sol dos mais admiráveis da Itália!

Ruas de Assis na Itália

Tem mais um tempinho para a cidade?

Então não deixe de conhecer a Rocca Maggiore de Assis, a vista de lá é simplesmente incrível!

Uma forma de você voltar para a parte alta da cidade, caso não queira caminhar de volta e encarar as subidas, é pegar o ônibus Linha C que leva de volta até a Piazza Mateotti ou um táxi. Rapidinho você está lá!

Rocca Maggiore de Assis

Vista da Rocca Maggiore

Das coisas do que fazer em Assis, esta é daquelas que forçar as pernas na subida, valem a pena! A Rocca Maggiore é o que restou de uma fortaleza medieval do século XIII localizada no topo da cidade. Ela foi construída por causa das guerras com a cidade de Perúgia. Mas a grande atração ali não é a própria fortaleza, mas sim a vista fantástica de Assis e do vale. Por certo, você vai se encantar com a vista, ainda com a cidadezinha de Santa Maria dos Anjos lá embaixo.

Fora do centro histórico ainda tem mais 2 atrações de Assis que valem a pena a visita. Portanto, anote os nomes da Chiesa di San Damiano e da Eremo della Carceri. Ambas seriam mais interessantes se visitadas de carro, e ficam a poucos minutinhos de táxi do centro. A Eremo della Carceri fica numa subida de cerca de 4 km de Assis. Seja como for, este era um lugar que São Francisco ia com frequência para meditar.

Eremo della Carceri

Esta é uma gruta que fica no alto do monte, na floresta do Monte Subásio. Ali São Francisco se dedicava a rezar e a contemplar a natureza, de maneira muito simples. Atualmente, existe uma construção perto da entrada da gruta, onde moram alguns franciscanos e uma estátua do Santo. Entretanto, dentro da gruta, a simplicidade é absoluta, como tudo na vida de São Francisco. Então, só se vêem pedras demarcando onde ficava sua cama e uma, em especial, que lhe servia de travesseiro.

Já a Igreja de São Damião está numa encosta com uma vista linda de Assis. Bem como, o caminho pra chegar lá é muito bonito, com pés de oliveiras.

Chiesa di San Damiano

Esta foi a primeira igreja que o Santo reconstruiu com suas próprias mãos. Um dia, ele ouviu uma voz dizer: “Vai, Francisco, e reconstrói a minha igreja”. Ele interpretou que ele deveria reerguer a pequena Igreja de São Damião, que estava em ruínas. Inclusive, este também foi o lugar que tanto ele como Santa Clara passaram a morar após renunciarem aos seus bens para viver na pobreza e na devoção católica. Ainda, na Chiesa di San Damiano pode-se ver o lugar onde Santa Clara faleceu.


Chip de Internet para os Europa!


ONDE FICAR EM ASSIS, ITÁLIA

Geralmente, os hotéis mais caros em Assis oferecem vistas encantadoras. Ou ainda se localizam no centro histórico da cidade (dentro da muralha). Deste modo, se você escolher as duas opções, o valor vai subir consideravelmente. Mas estas não são as únicas opções. 😉

Nós ficamos no Hotel La Terrazza (3 estrelas) e a experiência foi ótima. Apesar de um pouquinho afastado do centro histórico, ele é bem aconchegante e encaixou no nosso orçamento. Dependendo da época do ano da sua visita, recomendo reservar o hotel com antecedência.

Abaixo você encontra a lista com alguns dos melhores hotéis em Assis, na Itália.


Outras lugares incríveis na Itália:

+ 13 CIDADES ROMÂNTICAS NA TOSCANA

+ CASTELOS NA ITÁLIA PARA VOCÊ VISITAR E SE ENCANTAR

+ CINQUE TERRE NA ITÁLIA | 16 RAZÕES PARA VISITAR

+ LAGO DI GARDA, UM DOS LAGOS MAIS LINDOS DA ITÁLIA


Gostou deste post? Tem mais sugestões para gente?

Então, escreve ali nos comentários! Nós e nossos outros leitores vamos amar receber suas dicas e sugestões!

LEIA TAMBÉM:

6 comentários

Você lembrou do Seguro Viagem? 


Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.


Cotação seguro viagem



Continue planejando sua viagem:


> Reserve seu hotel

> Seguro Viagem com desconto

> Passagem aérea

> Ingressos e Passeios

> Aluguel de veículos

> Tours Exclusivos Viajoteca

> Chip de celular


Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Guilherme 29 de agosto de 2022 - 09:59

O Papa Francisco é da ordem dos jesuítas

Responder
Mirella Matthiesen 30 de agosto de 2022 - 10:44

Oi Guilherme,
Obrigada por pontuar, já corrigimos o texto!
Você está certíssimo, o nome do papa que foi em homenagem a São Francisco, mas ele é da ordem jesuíta.
Obrigada pela visita!

Responder
Caroli 10 de junho de 2022 - 14:45

Oi! Todas essas atrações são gratuitas? Obrigada! 🙂

Responder
DAFER 14 de outubro de 2021 - 13:58

Post Incrível….Parabéns

Responder
Carina 15 de outubro de 2021 - 04:09

Obrigada! 🙂

Responder
Across the Universe | Viagem para Itália: sugestão de roteiro de 8 a 15 dias 31 de julho de 2020 - 12:02

[…] mais 2 dias na região da Toscana. Dessa forma, você colocaria cidades como San Gimignano, Assis, San Leo, Vinci ou Cortona, fazendo da mesma forma como Pisa e Siena, partindo de de […]

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies