1 Cidade : 1 Atração = Veneza : Campanile di San Marco

2

Quando se fala nas cidades mais românticas do mundo, Veneza chega ser quase unanimidade. Uma cidade muito difícil de ser descrita para quem nunca esteve lá, a La Serenissima, é realmente única. E para entender melhor como é formada esta cidade, só vendo ela de cima, preferencialmente do Campanile di San Marco.

 

E nossa série não poderia deixar de contemplar esta cidade tão incrível. Então segue o post 1 Cidade : 1 Atração = Veneza : Campanile di San Marco, o lugar de onde pode se ver a cidade do seu ponto mais alto e apreciar toda sua beleza.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

1 Cidade : 1 Atração = Veneza : Campanile di San Marco

 

 

Campanile di San Marco

 

O Campanário de São Marcos é a torre do sino da Basílica de São Marcos, localizado na Piazza San Marco e um dos símbolos mais conhecidos de Veneza, sendo sua construção mais alta. Em dias claros, consegue se ver até os Dolomites (alpes italianos).

 

1 Cidade 1 Atração Veneza Campanile di San Marco1

História do Campanile di San Marco

 

Um campanário já existia nos tempos pré-romanos, no séc. IX, sendo que a estrutura foi construída e destruída inúmeras vezes entre os séc. XII e XIV, até atingir sua forma atual numa restauração entre 1511 e 1514. Mas em 14 de julho de 1902, a estrutura sofreu um colapso e desabou devido a falhas na sua estrutura. A torre começou a ser reconstruída em 1903 e foi finalmente inaugurada em 1912, após ser reerguida a imagem e semelhança da antiga torre externamente, mas dentro das mais modernas técnicas de construção da época.

Não há lugar melhor para contemplar o panorama da cidade de Veneza do que do alto do campanário, tanto que Galileu Galilei usou o campanário como um observatório para estudar os céus e foi lá que em 21 de agosto de 1609 ele fez a demonstração do seu telescópio para o Doge de Veneza, Antonio Priuli.

 

 

Reserve seu hotel na Itália ou Veneza por aqui e garanta o menor preço! E ainda tenha, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.

Especificações

 

A maior parte do prédio é simplesmente uma estrutura de tijolos simples, encimado por um campanário em arco que abriga cinco sinos. A torre é uma construção de alvenaria quadrada (12 metros de largura) que serve como base para a torre piramidal coberta por um anjo dourado. O campanário tem 98,6 metros de altura e fica em um canto da Praça, perto da Basílica de San Marco e do Palazzo Ducale. A torre foi originalmente construída para servir de orientação às embarcações que se aproximavam da cidade, e hoje é o melhor ponto de observação de Veneza.

 

1 Cidade 1 Atração Veneza Campanile di San Marco7

Decoração do Campanile di San Marco

 

A base da torre é decorada pelo Logetta, um ornamentado pódio adicionado entre 1538-1545. O design barroco com mármore de baixos-relevos e esculturas de bronze foi criado por Jacopo Sansovino, um arquiteto e escultor de Florença. Os baixos-relevos retratam cenas alegóricas com deuses que representam Veneza, Creta e Chipre.

No topo do campanário fica outra seção de tijolos, em cujas faces são decorados com leões andando (em honra do Evangelista São Marcos) e a Deusa da Justiça (la Giustizia), a representação feminina de Veneza. O topo da torre é coroado por um pináculo piramidal, no extremo da qual se encontra um cata-vento dourado com a figura do Arcanjo Gabriel de 3 metros de altura. A estátua possui asas que são empurradas pelo vento, fazendo-a girar: quando o anjo está de frente para a Basílica, significa que eles terão “água alta” (enchentes).

 

Você consegue viajar sem celular?
Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa! Eu testei algumas vezes e aprovei. Ganhe o frete grátis toda vez que usar nosso link.

Sinos

 

Os cinco sinos tinham a missão de comunicar cinco mensagens diferentes. O maior – Marangona – assinalava o início e fim de cada dia de trabalho; o segundo – Nona – tocava ao meio dia; o terceiro – Mezza Terza – chamava os senadores para o Palácio dos Doges; o quarto – Trottiera – convocava os magistrados do Maggior Consiglio; e o menor – il Maleficio – era tocado para anunciar as execuções de prisioneiros que pendiam em gaiolas até a metade das paredes da torre. Os sinos ainda são tocados até hoje, mas apenas para manter a tradição e entreter os turistas.

 

1 Cidade 1 Atração Veneza Campanile di San Marco4




Informações Prática sobre o Campanile di San Marco

 

 

Endereço do Campanile di San Marco

 

Piazza San Marco, 30124 Veneza.

www.basilicasanmarco.it

Como chegar

 

Pegar o vaporetto Actv 1 ou 2 e descer na parada San Marco. O vaporetto 2 faz a viagem mais rapidamente, já que para em menos paradas.

 

1 Cidade 1 Atração Veneza Campanile di San Marco mapa

Subida ao Campanile di San Marco

 

A subida é feita por elevador.

Bilhetes

 

Adultos: €8.

Reduzido: €4 (para grupos com mais de 15 pessoas).

(valores atualizados em fevereiro de 2018)

Horário

Aberto diariamente, só oshorários de abertura variam durante o ano: Outubro: entre 09-19h. Novembro – Março/Abril (Páscoa): 09h30-15h45. Março/Abril (Páscoa) – Junho: 09h19h. Julho – Setembro: 09-21h.

Para ler os outros posts da série 1 Cidade : 1 Atração, clique aqui.

Dicas

– Normalmente existem filas para subir no campanário, mas elas não costumam demorar muito. Quem estiver com pressa (ou quer poupar dinheiro), tente visitar o campanário de San Giorgio Maggiore. Não é tão alto, mas tem boas vistas. Ainda é menos agitado, e o bilhete de entrada custa mais barato.   – Na bilheteira existe um guarda-volumes (pago) e um balcão onde pode se alugar áudio-guia para conhecer mais detalhes sobre o campanário e arredores.   1 Cidade 1 Atração Veneza Campanile di San Marco10

Vale a pena comprar antecipadamente:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


2 Comentários
  1. Walter Leite Diz

    Na próxima visita a Veneza, eu vou subir a torre do campanario.

  2. […] 6: Veneza – Rialto Mercado, Ponte Rialto, Piazza San Marco, Basilica de San Marco, Campanile di San Marco, Palazzo Ducale e passeio de gôndola. Dedicamos também um tempinho para ver a Piazza San Marco a […]

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.