Dicas de Viagem

O que fazer na Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina

0

No ano passado, mais ou menos nessa época, estava fazendo uma road trip pelo sul do Brasil com meu marido e minha mãe. Passamos por lugares incríveis como Gramado, Canela, Bento Gonçalves e um dos lugares que mais me fascinou foi a Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina, ou Serra Catarinense. Vocês conhecem?

Serra do Rio do RastroEsse lugar entrou no nosso roteiro sem querer; a previsão do tempo para os cânions do Rio Grande do Sul estava chuvosa e encoberta, então mudamos rapidinho nosso itinerário, conseguimos uma reserva no maravilho hotel Rio do Rastro Eco Resort  e lá fomos nós!

Canion das Laranjeiras, Santa Catarina

A Serra Catarinense é cheia de surpresas, você pode curtir vinícola, cânios catarinenses, araucárias e o visual lindo da serra. Depois da minha experiência, eu só digo uma coisa, você precisa incluir esse lugar na sua lista de próximas viagens!!!

A Serra Catarinense fica a 1.500 m de altitude e a apenas 50 km do mar, e essa combinação garante uma surpresa atrás da outra em relação ao que esperar do clima! A fauna e a flora também são abundantes e há quem diga que é a “Patagônia Brasileira”, devido a suas similaridades.

Canion das Laranjeiras, Santa Catarina

Antes de começar qualquer viagem, que tal já deixar tudo reservado usando nossos links:

O que fazer na Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina

Mirante da Serra do Rio do Rastro

Serra do Rio do RastroO carro chefe da região é a famosa estrada SC-438, ou mais conhecida como Serra do Rio do Rastro. São 284 curvas, entre as cidades de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra. Não tem como não se impressionar!

Logo no topo da Serra, tem um mirante que você vai conseguir entender um pouquinho do que te espera na descida, ou o que você passou na subida! Acho que o Roberto Carlos ainda não conhecia essa serra quando escreveu a músicas “As Curvas da Estrada De Santos” (risos).

Serra do Rio do Rastro

Dica: Tente ver o visual do mirante durante o dia e a noite! Muito legal! (Abaixo tem uma foto noturna toscamente tirada; estava frio, ventando e não tinha tripé, então me perdoem! Mas acho que dá para ter uma idéia, né?!)

Serra do Rio do Rastro

Vinícola: Villa Francioni

Vinícola Villa Francioni , Santa CatarinaNo caminho de Lages para a Serra do Rio do Rastro, a gente se encanta pelo visual da estrada e no topo de uma das colinas, vemos um casarão que nos desperta curiosidade. A Villa Francioni é uma vinícola lindíssima que conta com mais de 15 rótulos para todos os gostos, inclusive o Rose preferido da cantora Madonna, depois que experimentou comprou várias caixas em uma das viagens que fez ao Brasil.

Vinícola Villa Francioni , Santa CatarinaNós chegamos quando a vinícola estava quase fechando então, não deu para fazer desgutação e nem o tour. Mas a gente pode curtir um pouquinho da decoração do interior do casarão e a imensidão da paisagem.

Tem outras vinícolas para provar na região como: Monte Agudo, Pericó, Quinta da Neve e Villaggio Bassetti. Recomendo a leitura do blog Vila Vinífera, que fala sobre essas vinícolas que indiquei.

Vinícola Villa Francioni , Santa Catarina

Cânion das Laranjeiras

Canion das Laranjeiras, Santa CatarinaEu não sei quanto a você, mas eu não tinha idéia da existência dos cânions de Santa Catarina, pode ser lapso ou uma alegria, pois tivemos a sorte de ter o cânion das laranjeiras só pra gente durante nossa visita.




O Cânion das Laranjeiras fica em uma área privada da Fazenda Santa Cândida. A entrada é aberta ao público (desde que se pague uma taxa para o proprietário), mas eu recomendo fortemente que você vá com um guia, pois a estrada é sapeca, precisa de um carro 4×4, e se perder na trilha (1,5km) em direção ao cânion, também pode acontecer.

Canion das Laranjeiras, Santa CatarinaNós contratamos a empresa Tribo da Serra Ecoturismo diretamente no nosso hotel e eles organizaram tudo para que nosso passeio fosse sensacional! E para quem gosta de natureza, eu garanto que os olhos vão saltar de emoção a cada passo!

Canion das Laranjeiras, Santa Catarina

Rio do Rastro Eco Resort

Rio do Rastro Eco ResortQue achado! Essas são as palavras que uso para descrever o Rio do Rastro Eco Resort. Como falei no comecinho desse post, reservamos esse hotel de um dia para o outro e tivemos sorte deles terem um quarto pra gente!

Requinte rústico, clima de serra, instalações deliciosas e serviço acolhedor; nossa experiência não poderia ter sido melhor (ah sim, poderia, se não houvesse tantos sapos a noite no caminho dos chalés até o restaurante! rs rs rs). O Sr Ivan, proprietário, também é um fofo e nos faz sentir em casa rapidinho!

E se estiver precisando de um espaço romântico, eu achei o ambiente perfeito.

Rio do Rastro Eco ResortRio do Rastro Eco Resort


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Comente Aqui