Quando visitar o Canadá

33

O Canadá tem uma grande vantagem em relação a muitos países tropicais, ele pode ser visitado várias vezes e em diferentes épocas do ano, que a paisagem e a experiência do clima será completamente nova!

Mas como nem sempre é fácil ficar indo e voltando para o mesmo destino, resolvi fazer uma breve comparação das estações do ano e espero que te a ajude a decidir “quando visitar o Canadá”.

Ah … vale lembrar que não tem a “melhor época”, o que vale é aquilo que você está procurando!

Nunca feche as malas sem seguro viagem! É o barato que pode sair muito caro!

Veja os melhores preços na Seguro Promo e viaje tranquilo(a)!

Quando visitar o Canadá (mês a mês)

Janeiro a Março

O clima com certeza será congelante, mas se você estiver preparado e quiser ter a oportunidade de viver o inverno, essa pode ser uma experiência única e diferente de tudo que você já vivenciou. Só mesmo quem passa alguns dias sob temperaturas negativas consegue entender, amar e respeitar o fr-fr-frioooo!

Fevereiro talvez seja o melhor mês para curtir o inverno, pois além do frio, há muitos festivais de inverno acontecendo pelo país, entre eles; Carnaval de Quebec em Quebec City e Winterlude em Ottawa.

De janeiro a março também são os melhores meses para ver Aurora Boreal, já pensou em fazer parte da sua viagem! Já pensou nisso? Os três melhores lugares para ver esse fenômeno da natureza no Canadá seria nas regiões de Yellowknife, Whitehorse e Churchill (meu sonho de consumo!), mas se você der sorte você consegue ver em muitas outras cidades, acredite se quiser, mais eu já vi em Ottawa em 2004!

Outras considerações: 

– A paisagem fica mais sóbria (branca e cinza), porém linda e completamente diferente do que temos no Brasil. Em dias de sol é muito especial ver o branquinho da neve iluminar tudo ao redor.

– O frio pode ser um limitador para passeios ao ar livre e como eu disse anteriormente, respeitar o frio é fundamental para ser feliz!

– Não deixe de sair do hotel sem ver a previsão do tempo, zero graus com sol é delicioso, mas zero graus com sol e sensação térmica de -10c, precisa de outros cuidados e roteiro (risos).

– A dica é tentar praticar esportes de inverno na cidade e nas montanhas. Se não gostar, faça pelo menos um snow angel ?

– Comprar roupas de inverno pode significar um extra-custo na viagem e estar bem agasalhado é a grande diferença entre curtir ou não o frio.

Se for dirigir, tenha cuidado redobrando em dias de neve e sempre tenha plano B, caso aconteça tempestade de neve. Eu recomento reservar hoteis que permitam cancelamento no mesmo dia para viagens de inverno no Canadá.

– Dica: evite a todo custo os meses de novembro e março, pra mim são os piores meses do Canadá.

Inverno no Canadá
Paisagem de Niagara Falls depois de uma tempestade de neve!

Comidas do Canadá
Eu me deliciando com o Temple’s

Já reservou seu HOTEL no Canadá?

Confira as melhores ofertas no booking.com! 

Abril e Maio (Primavera):

A temperatura começa a melhorar, mas para padrões de Brasil ainda estará friozinho, então um casaco forte na mala é sempre recomendável. Essa época também é boa para barganhar bons preços de hoteis, pois a alta temporada ainda não chegou.

Em abril, a dica é ir para a região de Vancouver e/ou a região das rochosas para pegar o finalzinho da estação de esqui. Em Maio já vai estar bacana de viajar para Toronto, Ottawa, Montreal e Quebec City – em Maio costuma tem o Festival das Tulipas em Ottawa que é lindo!.

Outras considerações: 

– Uma das coisas mais bacanas da primavera é ver a mudança de comportamento das pessoas, depois de um longo inverno é impossível não sorrir com mais frequencia! Talvez os visitantes de uma ou duas semanas não consigam notar isso, mas quem passa mais tempo e vive a troca da estação, isso se torna muito evidente!

– Vale apreciar o nascer das flores e a cor verde clarinha da nova folhagem das árvores e gramado… a primavera em países de clima temperado significa vida renascendo na teoria e prática.

– As temperaturas já estão mais amenas, mas ainda bate um friozinho para dar um gostinho de “Canadá” (risos) e se der sorte, pode até pegar uma neve! Ou quem sabe, um veranico de 27C em um dia qualquer!

– Abril tem a tendência de chover mais que Maio, e até existe um provérbio popular que diz: “April showers, May flowers” (Chuva em abril, flores em Maio).

Primavera no Canada
Festival das Tulipas em Ottawa

 

Primavera no Canada
Meu afilhado na primavera 😉

 

Já comprou seu plano de dados e celular pré-pago para sua viagem ao Canadá? 

Nós recomendamos já sair do Brasil com o plano da EasySim4U

Junho (primavera-verão)

Junho é um dos melhores meses para visitar o Canadá. A alta temporada ainda não começou, mas os dias já estão mais quentes e longos.

Ótima época para fazer trilhas, visitar os exuberantes lagos e rios (sem a torcida do flamengo, risos) e para quem gosta de ver vida selvagem, os animais costumam estar super ativos! Só não recomendo a visita aos territórios do norte (Yukon, Nunavut e Northwest Territories), pois a maioria dos lugares para conhecer ainda estão interditados devido ao final do inverno.

Cabot Trail & Cape Breton Highlands National Park
Cabot Trail & Cape Breton Highlands National Park em Nova Scotia

Parc Omega no Canadá
Parc Omega no Canadá

Julho e Agosto (Verão):

Talvez a melhor época para se viajar pelo Canadá; o clima quente e dias longos favorecem as viagens! Mas assim como eu estou te falando isso, todo os canadenses também pensam na mesma coisa e aproveitam as férias escolares para explorar as cidades e parques do país, deixando hoteis e acampamentos mais caros e lotados (reserve acomodação com antecedência).

Para quem vai fazer intercâmbio, essa é a época que as salas de aula também ficam mais cheias (e por falar em estudar no Canadá, vocês sabem que sou agente de intercâmbio, né?).

Qualquer lugar do país é legal de se visitar essa época do ano, mas não esquece que estará na alta temporada!

Outras considerações: 

– Não subestime o calor canadense. Em várias regiões a temperatura pode chegar facilmente a 35C (positivo). Mas também, pode dar os 5 minutos em São Pedro e a temperatura cair repentinamente. Dessa forma, um casaquinho na mala não pode faltar.

– A maioria dos festivais do país acontecem nessa época do ano, inclusive o Canada Day, dia primeiro de Julho (em Ottawa acontece o melhor Canada Day do país).

– Em agosto, geralmente tem várias promoções de final de verão, e é uma ótima fase para comprar roupas pra levar para o Brasil a um preço legal!

– Uma opção de hospedagem para pessoas que buscam por preços legais, pode ser ficar nos alojamentos das universidades (ex: Universidade de Toronto, McGill University – Montreal etc… procure por summer residences).

– Para quem gosta de destinos off beaten (fora do usual), o verão é a melhor época de fazer road trips pelo país e explorar o remoto norte do Canadá!

Verão no Canadá
Praia em Vancouver

 

Verão no Canadá
Toronto no verão

Setembro e Outubro (verão-outono)

Outros dois meses perfeitos para visitar o Canadá é setembro e outubro. A alta temporada já passou, o clima quente começa a se despedir e tudo mais fácil para os turistas, incluindo reservas e preços!

Para quem quer ver algo muito diferente, deve planejar a viagem para ver as folhas do outono, apesar de ser impossível prever qual a melhor semana para ver o colorido do outono, geralmente entre a segunda e terceira semana do mês se tem mais chance de pegar o pico das cores.

Outras considerações:

– Assim como na primavera, as temperaturas são mais amenas, mas o friozinho costuma sempre dar as caras.

– Ficando até 31 de outubro, dá para curtir o Halloween que também é muito legal!!!

– Nessa época das folhas coloridas, não deixe de visitar algum parque provincial ou nacional para ver toda a beleza dessa estação. A região leste do Canadá costuma ser o melhor lugar para ver o colorido do outono.

Outono no Canadá
Ottawa no Outono

 

Outono no Canadá
Folhagem do outono em algum lugar de Quebec.

Novembro e Dezembro (início do inverno)

A primeira dica que deixo aqui é: “evite viajar para o Canadá em novembro“, o clima já estará frio, os dias mais curtos, a neve ainda não chegou e as folhas do outono já se foram (na minha opinião, é o mês mais deprimente do ano). Por outro lado, dezembro é uma época mágica, especialmente quando neva; o clima natalino, as vitrines e o climinha frio do inverno, favorece para uma atmosfera romântica, mas não esqueça o agasalho!!!

Toronto no inverno

Niagara on the Lake no inverno

Conclusão de quando visitar o Canadá? Minha resposta é quase todos os meses (com exceção de março e novembro).

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

33 Comentários
  1. Fabio Pastorello Diz

    O Canadá deve ser lindo em qualquer época, só estive no verão, mas quero muito ir no outono tb. Espero poder voltar logo. Beijos!

    1. Martinha Andersen Diz

      Eu ainda não conheço o Canadá, mas depois de tanta propaganda que a Mirella faz, acho que está na hora né?! Obrigada pela visita Fabio 🙂

      1. Mirella Matthiesen Diz

        Você tem que ir Martinha!!!! E eu tenho que ir aí pra Parri 😉

        1. Martinha Andersen Diz

          Quero muito Mi.. espero que não demore anos 🙁

    2. Mirella Matthiesen Diz

      Eu amo o Canadá em qualquer época… estou doida para fazer uma viagem off beaten por lá, mas nem sei quando vai rolar 🙂
      Volte no outono Fabio, você vai babar de tanta lindez 😉

  2. Danilo Diz

    Estou indo para Toronto em Dezembro /15 e volto Janeiro/16. Nunca gostei muito do frio, mas é a unica época que eu consegui para alinhar férias do trabalho e faculdade.

    Mas pensando bem, já que é um intercambio, vamos mudar radicalmente ( -20 ° ) rsrsrs.

    Espero que eu goste da experiência…vou me agasalhar bem em canadas, pois não quero muito ficar dentro da Residencia estudantil… Sei que não é possível visitar todos lugares como no verão, mas vou tentar conhecer o máximo. 🙂

    Caso eu encontrar pessoas legais por lá, na semana ferias da escola de final de ano, eu gostaria de alugar um carro para passar o Reveillon em NY, e passar uma semana por lá…

    Mas vamos ver o que esta por vir !!!

    Obrigado pelos comentários Mirella, esta sendo muito importante para a elaboração do meu cronograma de viagem.

    Abraços!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Que legal Danilo … qualquer coisa estou por aqui!
      Vai ser sucesso essa sua estadia em Toronto em temperatura negativa 😉
      Abs

  3. tatiane vidal Diz

    Oi Mirella! =)
    Estou indo para toronto e Niagara no final de Maio. vai estar muito frio?? Que tipo de roupas voce aconselha levar? Levo 3 casacões ou 10 shortinhos? Kkkkk! Beijoss

    1. Mirella Matthiesen Diz

      OI Tatiane,
      Numa viagem nunca leve mais que um casaco, escolha um que dê certo para usar de dia e de noite e pronto… não gaste espaço na mala com isso, enfeite um pouco nos acessorios como 2 echarpes e um gorro e beleza.
      Pense que em Maio a média de temperatura estará por volta dos 15C e sua mala estará bem feitinha.
      Leve roupa para meia estação… um friozinho de São Paulo 😉
      Ajudei?
      Abs

  4. […] ir do aeroporto ao centro de Toronto Quando visitar Como usar transporte público Comidinhas canadenses Todos os posts de Toronto e […]

  5. […] Leia também: Leia também: Quando visitar o Canadá […]

  6. Evian Rose Santos Diz

    Mirella, acho que eu não teria problemas com o inverno.
    Só tenho viajado no inverno. Gosto muito!
    Meu desafio agora é conhecer outras estações do H. Norte. Quero muito conhecer o Canadá.

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Evian,
      Venha mesmo… o inverno tem suas belezas, precisa somente adaptar um pouquinho o roteiro!
      Tem muita coisa legal pra fazer no inverno… e algumas cidades ficam ainda mais bonitas 🙂
      bjks

  7. Nadia Danzmann Diz

    Olá
    Na primeira quinzena de setembro apaisagem não é lá muito bonita? as árvores não estarão coloridas?

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Nadia,
      A paisagem está bonita, mas com a coloração verde do verão e não do outono.
      A primeira quinzena de outubro que tem a coloração.
      Abs

  8. bethrocco Diz

    Ola, pensando em visitar o Canada entre o dia 6-16 de Abril mas muitos blogs comentam sobre os “april showers”… as chuvas sao constantes ou esporadicas? Agradeco desde ja’. Elizabeth

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Elizabeth,
      Realmente abril é conhecido como o mês das chuvas … mas o clima anda tão doido, que fica difícil realmente prever o que vai acontecer.
      Em Toronto a chuva é mais esporadica, difícil nessa região, ter chuva que não acaba nunca, entende?
      Abs

  9. Antonio Diz

    Estou pensando em viajar no final do verão, tipo 1ª semana de agosto. O q vc acha, pois posso dispor de outras opções, o q vc acha?

  10. Samara Lyra Diz

    Estou indo dia 27/10 agora. Vc acha que ainda pego a pasiagem coloridas de outono?

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Samara, Tudo bem?
      O clima está muito estranho esse ano, o colorido não está muito intenso.
      Por enquanto Toronto ainda está verdinha, começando a mudança, então, eu diria que vai sim pegar alguma coisa.
      Para onde você está indo?

  11. Nathália Diz

    Oi, Mirela.

    Uma viagem ao Canadá em janeiro é muita roubada? Tenho visto algumas reportagens falando das tempestades de inverno.
    Meu receio é ficar presa na hospedagem durante toda a viagem.

  12. Lan Diz

    Oii. Parabéns pelo blog. Estou pensando em.viajar para o Canadá final de novembro
    ,início de dezembro. Começando por toronto indo até quebec. Temos 01 bebe que vai esta com 01 ano e 4 meses. É uma época muito ruim? Obrigafa

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Lan, Tudo bem?

      Que legal que gostou do blog, fazemos esse espaço com muito carinho 🙂
      Então, o problema dessa época é o frio. Se vocês tiverem agasalhos para temperaturas abaixo de zero, dá para curtir, do contrário, eu acho que é bem sofrido.
      Ajudei?

  13. Mayumi Diz

    Ola Mirella, gostaria de sugestões de passeios para passar 5 dias no Canadá em Setembro, incluindo 1 cça de 5 anos…?

    Obrigada!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Mayumi,
      O Canadá é bem grande. Para qual cidade ou região você está indo?
      Aqui no blog tem várias dicas, incluindo roteiros, de várias cidades do Canadá.
      Abs,

  14. ARIADNE LIMA Diz

    Oi Mirella, estou adorando o seu site: super completo!!! Vou para o Canadá em outubro por 10 dias (do dia 15 a 25). Meu roteiro é: Vancouver, Victória, Banff e (talvez) Jasper. Terei apenas três dias nas rochosas. Você acha que com três dias é possível conhecer Banff e seus arredores? Vou sozinha e estarei sem carro. Penso em fazer os trajetos de ônibus. Você saberia, por favor, me dizer se essa época do ano ainda é alta temporada?

    Um abraço,
    Ariadne

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Ariadne, Tudo bem?
      A viagem vai ser linda 🙂
      Então, se você tem apenas 3 dias nas Rochosas, eu ficaria somente na região de Banff, acho que Jasper fica um pouco longe e precisaria me mais dias… tem muita coisa linda para ver na região de Banff, especialmente se tiver de carro.
      Outubro já passou a alta temporada, mas Banff é sempre cara (risos).
      Aqui tem mais dicas sobre as rochosas: https://www.viajoteca.com/montanhas-rochosas-do-canada/
      Abs

  15. Tatiana Barros Diz

    Oi, Mirella! Parabéns pelo site!!!!! Toronto, Ottawa e Montreal entre final de setembro e início de outubro é uma boa? Fico com medo de chover muito…

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Tatiana, Tudo bem?
      Eu acho uma ótima época … geralmente abril é a época que mais chove.
      Não vai dar para incluir Quebec City? A cidade é tão linda e você estará tão pertinho 🙂
      Beijos

  16. Gean Diz

    Ola tudo bem ? esse ano estarei em Toronto no dia 19 será vai ter neve ? espero sua resposta obrigado

    1. Mirella Matthiesen Diz

      OI Gean,
      19 do que? Neve geralmente somente de dezembro a março.
      Abs

  17. Cristóvão Lima Diz

    Olá, boa tarde!
    Gostei muito de suas dicas e estou organizando para ir com meus filhos no mês de março/2019, porém, você não recomenda este mês, pediria um pouco mais de detalhes sobre este mês de MARÇO em Toronto e por que desta não recomendação. E como sugestão janeiro seria um mês recomendado apesar de muito frio em relação a março.
    Obrigado e parabéns pelos excelentes esclarecimentos.

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Cristovão,
      Eu acho um mês sem graça, assim como Novembro.
      Em Março o inverno já está indo embora, então praticamente não tem neve e quando tem fica suja.
      O frio costuma incomodar também, mas a beleza do inverno meio que não tem mais e o pessoal costuma já está de paciência esgotada com o frio nessa época.
      Ir em Janeiro é uma boa se quiserem vivenciar o frio, mas viajar no inverno, é sempre mais sofrido se a ideia é fazer passeios de ficar caminhando pela cidade, entende?
      Março pode ser uma caixinha de surpresa, assim como a temperatura pode estar mais amena a ponto dos passeios de caminhada ficarem tranquilos de fazer, pode ser que o frio volte a reinar por alguns dias…
      Olha, o clima anda muito doido para dizer com certeza o que irá acontecer (risos).
      Será que ajudei?
      Ah … se for viajar, não esqueça de usar nossos links para fazer as cotações de hotel, seguro viagem etc… vc não paga nada mais por isso e nos ajuda muito se resolver reservar com nossos links.
      Valeu!!!

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.