O que fazer em São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte

3

São Miguel do Gostoso é uma cidade banhada pelo mar do Rio Grande do Norte, que tem jeitinho de cidade de pescador, mas já está bem estruturada para o turismo.

A brisa forte que bate constantemente, a faz um dos locais do Brasil mais procurados pelos amantes do windsurf e kitesurf.

A praia é grandona, os restaurantes deliciosos e há vários hoteis legais para esquecer da vida!

Passei 4 dias super gostosos em Gostoso (risos), e deixo aqui algumas dicas do que fazer em São Miguel do Gostoso! Um lugar que na minha opinião é mais gostoso que bonito!

O que fazer em São Miguel do Gostoso

Desde que ouvi o nome dessa cidade pela primeira vez, já sabia que iria gostar, pois vamos combinar, São Miguel do Gostoso é um nome e tanto!

Se localize:

Eu até brincava com minha família dizendo que me mudaria para Gostoso só para virar Gostosense (risos). Mas brincadeiras a parte, segue minhas dicas do que você pode fazer para curtir a cidade e a região.

 

==> Antes de embarcar nessa aventura, se precisar alugar um carrro (que foi o que fizemos) faça sua cotação com a RentCars e reserve seu hotel com o booking.com, ambos nossos parceiros que confiamos, usamos e indicamos!

Curtir o Marco Zero da BR-101

Para quem não sabe, o marco zero da BR-101, a estrada que liga o Brasil de Norte a Sul por 4.765km, tem início no Rio Grande do Norte e termina lá no Rio Grande do Sul.

No caminho para São Miguel do Gostoso vindo pela BR-101, ao invés de virar na vicinal RN-221, continue reto na BR-101 por mais alguns quilômetros e você vai dar de cara com o monumento desenhado por Oscar Niemeyer, o arco que liga o Brasil!

Não é uma super atração turística no sentido de grandiosidade, mas faz parte da nossa história, e estando por lá, por que não parar?!

Marco Zero da BR-101 no Rio Grande do NorteMarco Zero da BR-101 no Rio Grande do NorteMarco Zero da BR-101 no Rio Grande do Norte

Um pouquinho mais a frente do marco zero da BR-101 você consegue ver o Farol do Calcanhar. Ele é o segundo maior do Brasil com 62 metros de altura e o mais próximo do continente africano.

Como o farol é propriedade da Marinha do Brasil, as visitações só podem ser feitas aos domingos das 14h às 17h. Nós por exemplo, só o vimos de fora.

Farol do Calcanhar, RNFarol do Calcanhar, RN

Tomar uma birita no bar de praia Jack Sparrow’s

Como o vento não para de bater em São Miguel do Gostoso, a ideia de tomar sol na beira da praia (coisa que uma paulistana adora fazer) não funciona. Então, a melhor e mais gostosa alternativa de curtir praia é achar um bar legal. O meu favorito foi o Jack Sparrow’s na Ponta de Santo Cristo.

Um lugar bem bacana para curtir a galera do kitesurf, tomar uma geladinha e comer umas delícias!

O que fazer em São Miguel do Gostoso

Um mergulho nos parrachos de Perobas

Para quem gosta de piscinas naturais, Perobas não vai decepcionar. Você pode reservar o passeio no Pousada/Restaurante do Vozinho. Eu paguei R$120 por pessoa e recomendo fazer com antecedência.

O passeio sai da Praia de Perobas e depois de 15 minutos de passeio de lancha, no meio do oceano, se abre uma piscina natural de águas cristalinas. Neste lugar a gente pode fazer snorkel, ficar nadando ou desacreditado que aquilo existe! Siga as dicas do Riq, do Viaje na Viagem, que continuam bem atuais.

PS 1: Eu achei o passeio lindo, mas odiei que a fiscalização só acontece para os barcos de turismo e não para os locais. Resumindo, um lugar que poderia ser uma maravilha da tranquilidade, as vezes é invadida por música alta (funk) e sujeira…

PS 2: Tendo mais tempo, faça também o mergulho pelos Parrachos de Maracajaú. Não é uma piscina natural como essa de Perobas, mas para quem gosta de snorkel é um prato cheio!

PS 3: Você pode fazer esse passeio por conta (como eu fiz) ou organizar com sua pousada ou diretamente com o Vozinho, para incluir o transfer até Perobas.

Parrachos de Perobas no RNParrachos de Perobas no RN

Dunas petrificadas da Praia de Tourinhos

As dunas petrificadas de Tourinhos são uma formação de 2.500 anos e a gente se apaixona a primeira vista!

Você pode chegar lá de bugue vindo pela praia ou se tiver de carro (como foi nosso caso), dá para chegar via estrada de terra.

A praia é muito linda e o horário mais badalado é no pôr-do-sol, um dos mais bonitos da região de São Miguel do Gostoso.

A praia de Tourinhos tem uma pequena e simples infraestrutura de bares pé na areia para quem quiser esticar o dia.

Do lado oposto as dunas, você pode tentar ver o “suspiro da baleia“, uma fenda entre as rochas, que na maré alta faz a água jorrar.

Praia de Tourinhos RNPraia de Tourinhos RNO que fazer em São Miguel do Gostoso

Labirinto em Reduto

Para quem gosta de trabalhos manuais, dar uma passadinha em Reduto para ver a técnica do labirinto é uma coisa diferente. Fica entre as praias de São Miguel do Gostoso e Tourinhos.

Segundo D. Bia, pessoa que tirou a foto abaixo, “labirinto é a denominação dada a um tipo de bordado que se faz desfiando o tecido, unindo fios e preenchendo espaços com cerzimentos em linha mercerizada, de calibre distinto da linha do urdimento ou da trama para formar desenhos decorativos“.

Não vá imaginando nada profissional ou estruturado. Eu entrei na cidade e perguntei sobre as labirinteiras e sempre alguém indica uma casa ou outra.

O trabalho é lindo e fiquei maravilhada! Acho muito especial esse tipo de “passatempo”. E nós, turistas, podemos ajudar comprando uma peça ou outra (tem opções para todos os bolsos).




Labirinteiras do Reduto - São Miguel do Gostoso/RN

Escolher um hotel para descansar

Em um lugar de praia gostoso como Gostoso, escolher um hotel que você possa descansar e curtir a vida é essencial, na minha opinião. E confesso que demos sorte na nossa escolha 🙂

Optamos pelo Bangalô Kauli Seadi Eco-Resort e amamos!!!

Os chalés são aconchegantes, a pousada apesar de bem estruturada, não tem frescura. A família Seadi toma conta de tudo. O filho, Kauli Seadi, campeão internacional de windsurfing, cuida da parte dos esportes e os pais da pousada.

Se puder subir escada (somente um lance) prefira os chalés do segundo andar, pois a vista é mais bonita!

As fotos abaixo ilustram nossa experiência. Se esse hotel não se encaixa para você, aqui tem uma lista de outros para você pesquisar.

Pousada em São Miguel do GostosoPousada em São Miguel do Gostoso

 

Booking.com

 

Passeio de Bugue ou Quadriciclo

Passeio de Bugue é um dos programas favoritos para quem vai visitar o nordeste. E São Miguel do Gostoso também não fica de fora.

Os principais passeios da região são para ver as dunas petrificadas da Praia de Tourinhos (que eu já falei lá em cima). E também para ver a Praia do Marco, passando pela Lagoa do Sal.

Confesso que a natureza de Gostoso não é tão encantadora quanto de outras regiões do nordeste que já passei. Mas a região tem suas belezas e vale a pena. Eu recomendo escolher os passeios de bugue com guia e de repente alugar um quadriciclo para brincar sozinho 🙂

PS: muita gente recomenda fazer o passeio “day trip” para Galinhos. Eu não fiz, pois achei a viagem puxada. Acredito que Galinhos merece pelo menos uma ou duas noites.

Quadriciclo em São Miguel do Gostoso

Aula de Windsurf ou Kitesurf

Para quem gosta de aventura, fazer aula de windsurf ou kitesurf é uma das coisas mais legais de Gostoso!

Eu e o Kiko (marido) tomamos coragem de praticar windsurf no nosso último dia em Gostoso. E nos arrependemos de não ter feito aulas todos os dias!!!!

Confesso que não é fácil, especialmente quando se combina ventos fortes, ondas e falta de conhecimento. Mas o pessoal do Clube Kauli Seadi são excepcionais e nos ajudaram muito na nossa uma hora de aula!!!

Imagina que consegui ficar em pé e surfar por 10 segundos (risos)!!! Uhuuuu…

Quem tiver mais tempo, pode também fazer aula de kitesurf. Pelo que entendi é uma prática que demanda mais tempo para conseguir se aventurar por conta própria.

Já aviso que a brincadeira não é barata, pagamos R$180 para aluguel do equipamento e uma hora de aula! Fechando pacotes para mais dias, o preço melhora um pouco 🙂

Windsurf no Clube Kauli SeadiO que fazer em São Miguel do GostosoWindsurf no Clube Kauli Seadi

Jantar muito bem!

A gente nem sabe direito onde começa uma praia e termina outra em São Miguel do Gostoso. Mas tem duas ruas que você precisa conhecer a noite:  Avenida Enseada das Baleias ou Rua da Xepa (Praia da Xepa) e Rua Cavalo Marinho (Praia do Maceió). Fica tudo ali uma pertinho da outra.

Nós comemos muito bem e ficamos surpresas com a variedade de restaurante transados em Gostoso!

Obviamente não deu para experimentar tudo, mas já temos motivos para voltar! Nossos preferidos foram: Pantai Bar e Restaurante (comida brasileira misturada com asiática), Quintal Pizzaria (pizza pé na areia, mas sem o mar), Gênesis RestoBar (comida com jeitão exótico como o lugar, lindo!) e Borogodó (gastropub).

O que fazer em São Miguel do GostosoO que fazer em São Miguel do Gostoso

Show de bola essa nossa viagem a São Miguel do Gostoso e espero que você também curta muito a sua!

Se tiver mais dicas, manda pra gente na caixa de comentários 🙂


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


3 Comentários
  1. Mencey Loco Beach House Diz

    Antes da escolha da casa de praia, a paixão pelo destino.
    São Miguel do Gostoso, é onde o canto das sereias assovia mais forte.
    Poucos lugares no mundo são tão pitorescos e encantadores como São Miguel do Gostoso. Seja por seus constantes ventos com orlas extensas e inexploradas, ou pela sua simplicidade aliada ao tom de multinacionalidade dos seus habitantes, aqui todos os visitantes são bem-vindos, independentemente da sua origem.
    Experimentar São Miguel do Gostoso é uma oportunidade difícil de se descrever, e o Mencey Loco Beach House oferece o que tem de melhor: praias, culinária e diversão.

  2. elaine Diz

    Encantada por sao miguel…e um lugar maravilhoso, pessoas carismaticas, comida boa, a noite pra sair um verdadeiro charme os bares, encantada com o lugar…a pousada que fiquei foi porto do trapia , otima .! um dia eu volto

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Elaine,
      Que legal que também gostou de São Miguel, eu adorei e não vejo a hora de voltar!
      Obrigada pela dica da pousada, sempre bom saber!!!
      Beijos e volte sempre aqui no blog 🙂

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.