Página Principal Fortaleza Passeios em Fortaleza e arredores, os melhores bate e volta!

Passeios em Fortaleza e arredores, os melhores bate e volta!

por Mirella Matthiesen

O bom de organizar uma viagem para Fortaleza é que além da cidade oferecer ótimas atrações locais, ela também é uma excelente base para day trips. Dessa forma, hoje vou sugerir alguns passeios em Fortaleza para você colocar na sua listinha.

O básico de Fortaleza pode ser conhecido em um ou dois dias, mas é preciso reservar mais dias para conhecer os arredores, especialmente as praias que são próximas da capital do Ceará e que merecem sua visita.

Bora pesquisar promoções de passagem aérea para Fortaleza?

Ponte dos Ingleses, Fortaleza CE
Ponte dos Ingleses em Fortaleza

Dicas práticas de Fortaleza

Praias do Ceará

Para entender como “funciona” o litoral do Ceará é preciso saber que existe o litoral leste e oeste, tendo Fortaleza como marco divisor entre uma região e outra.

As praias do leste nos encantam com suas falésias, entre elas a região de Morro Branco, Canoa Quebrada e Praia da Redonda (Icapuí). Enquanto que nas praias do oeste as dunas que contam suas histórias, entre elas se destacam a região de Mundaú e Jericoacoara.

Mas uma coisa é certa, a cor do mar do Ceará sempre irá impressionar e não vão faltar coisas para fazer por ali.

Como se locomover em Fortaleza

As vezes não nos damos conta do tamanho das nossas capitais. Fortaleza, por exemplo, é a quinta maior cidade do Brasil. Por isso, é muito importante se organizar e pesquisar com antecedência sobre como se locomover em Fortaleza e arredores.

Considerando que o transporte público de Fortaleza não tem uma infra-estrutura completa e fácil. Na minha opinião, alugar um carro é uma das formas mais flexíveis de circular pela cidade.

Contudo, entendo que nem todo mundo se sente confortável em dirigir em cidades diferentes, dessa forma, os tours privados ou em grupo podem se tornar uma ótima maneira de conhecer toda a região.

Dica de tours para conhecer a cidade de Fortaleza:

As dicas de tour pelos arredores coloquei abaixo conforme for falando de cada um dos melhores Bate e Volta a partir de Fortaleza.

PS: confesso que sou sortuda, pois como tenho família em Fortaleza, sempre que vou visitá-los tenho os melhores guias (irmão, cunhada e primos) que me levam para explorar a cidade!

Onde ficar em Fortaleza

O Aeroporto Internacional Pinto Martins é o ponto de partida para quem chega em Fortaleza de avião. Você pode aproveitar para fazer cotação de passagem aérea e também de transfer de/para o aeroporto para seu hotel.

Os principais bairros para ficar em Fortaleza são a Beira Mar e a Praia do Futuro, veja mais detalhes abaixo . Mas também considere as regiões do Varjota e Aldeota como opção fora da beira da praia.

A Beira Mar reune três praias: Iracema, Meireles e Mucuripe. Apesar da Iracema ser a mais famosa, minha preferida é Mucuripe, seguida do Meirelles.

As dicas de hotéis e apartamentos que selecionei abaixo tem ótimas avaliações, mas sempre faça sua revisão para ver se se encaixa no seu gosto ou no seu bolso.

PS: caso ainda não tenha cadastro no AirBnB, acesse esse link para ganhar um ótimo desconto na sua primeira hospedagem, não há compromisso para fazer o cadastro.

Beira Mar

Beira Mar, na minha opinião, é o melhor bairro para ficar em Fortaleza, a região é composta por três praias.

Iracema é a praia mais famosa, porém tem um ar decadente e esperamos que logo passe por uma revitalização, lá há boas opções de hotéis econômicos, especialmente se fugir da beira-mar.

Meireles é o melhor lugar para ficar em Fortaleza na opinião da maioria dos visitantes e apesar de boa localização, ela não fica tão muvucada. Enquanto Mucuripe, minha queridinha, pode ser classificada como a extensão de Meireles e uma ótima alternativa para ficar em bons lugares a um custo um pouco menor que Meireles.

Dicas: as praias do centro (Beira Mar) não são próprias para banho, apesar de sempre ter gente nadando!

Iracema

Meireles

Mucuripe

Praia do Futuro

Se sua intenção é curtir praia, a famosa quinta do caranguejo e barracas super estruturadas, a Praia do Futuro será sua melhor opção. Dito isso, lembre-se que esse bairro é mais afastado do centro e das atrações da cidade.

A vantagem da Praia do Futuro é que ela é própria para banho e tem um jeito bem tranquilo, como se fosse um subúrbio de Fortaleza.

Varjota e Aldeota

Apesar de localizado um pouco afastado do mar, porém logo depois da praia de Meireles, Aldeota é um bairro nobre de Fortaleza e tem ótimas opções de restaurantes, compras e vida urbana.

A região do Varjota não é tão arrumadinha quanto a Aldeota, entretanto ela pegou carona na localização, logo atrás de Mucuripe, e conseguiu entrar no circuito gastronômico de Fortaleza, com bons restaurantes e bares para aproveitar.

Esses dois bairros podem ser uma boa opção de hospedagem, apesar de oferecer menos ofertas de hotéis.

Aldeota:

Varjota

Agora vamos ao que interessa, os melhores passeios em Fortaleza para fazer no bate e volta!

Praia do Futuro
Praia do Futuro

Melhores passeios em Fortaleza e arredores

Depois de curtir as principais atrações de Fortaleza como o Mercado Central, o Centro Dragão do Mar, a feirinha de Mucuripe, a ponte dos ingleses, o teatro José Alencar e tantos outros lugares, quem tal “viajar” um pouquinho para conhecer as praias da região?

Morro Branco e Praia das Fontes

Labirinto das Falésias, Morro Branco CE

Um dos passeios em Fortaleza que se encaixam perfeitamente em um bate e volta é a região de Morro Branco e Praia das Fontes. Uma outra alternativa é passar pela região antes ou depois de uma visita a Canoa Quebrada, pois ela fica exatamente entre as duas cidades. 

5 principais passeios para se fazer em Morro Branco:

  1. Feira de artesanato (ótimo para comprar enfeites de areia)
  2. Labirinto das Falésias (pertinho da feira)
  3. Praia das Fontes
  4. Gruta Mãe d’água
  5. Lagoa do Uruaú

Como fazer o passeio para Morro Branco

O passeio para Morro Branco pode ser feito por conta própria alugando um carro e depois se locomovendo por lá, como fez a Renata.

No entanto, você também pode optar por chegar de carro e depois fazer um passeio de bugue para conhecer as principais atrações, essa foi exatamente nossa opção. Negociamos um preço com o bugueiro e então ele nos levou para todos os passeios da região de Morro Branco.

Se preferir não alugar um carro, em tal caso recomendo pegar uma excursão de um dia saindo de Fortaleza. A maioria dos tours te coletam no hotel e você só precisa se divertir – vale olhar esse tour (12h) ou esse aqui (8h), ambos bem avaliados, você faz a reserva online (com opção de cancelamento) e custa menos de R$51 por pessoa.

Águas Belas

Águas Belas, Ceará

Localizada no município de Cascavel, Águas Belas fica a 62 km de Fortaleza, uma ótima distância para um day trip. Assim como o passeio para Morro Branco, você pode optar em fazer por conta própria ou de excursão saindo de Fortaleza, como essa aqui muito bem avaliada.

Uma das formas de curtir a região é fazer como os locais e escolher uma das barracas de praia ou comprar o passe de um dia no Hotel Praia Águas Belas, que não é uma Brastemp e nada luxuoso, mas tem uma boa infraestrutura, especialmente para quem tem crianças.

Em Águas Belas pode-se passar o dia se banhando na piscina natural (encontro do Rio Mal Cozinhado e do mar), fazendo passeio de bugue, passeando pelas dunas, ou simplesmente apreciando a vista!

Leia mais dicas de Águas Belas aqui no Viajoteca e não esqueça de parar em um dos engenhos de cana de açucar no caminho.

Beach Park

Passeios em Fortaleza - Beach Park

O Beach Park em Fortaleza é um parque aquático que fica no município de Aquiraz, mais precisamente na bela Praia das Dunas, aproximadamente 30 km do centro de Fortaleza.

Você pode chegar no Beach Park de carro ou pode optar por contratar um serviço de transfer a partir de Fortaleza, como esse ou esse.

O grande barato do Beach Park é que sua infraestrutura que atende tanto visitantes de um dia, como os turistas que passam algumas noites em um dos resorts no próprio parque ou nos hotéis ao lado.

O complexo fica de frente ao mar, numa praia linda, com vários coqueiros e de areia muito branca e fina. A estrutura do Beach Park além dos hotéis, conta com serviço de praia, onde tem várias mesas e cadeiras de praia para aqueles que querem curtir o dia em um ambiente descontraído e mais sofisticado que as barracas da Praia do Futuro – não precisa de ingresso ou reservas para ficar nessa área.

Contudo, não posso deixar de falar do parque aquático que é gigante e cheio de atrações imperdíveis, a Carina descreveu perfeitamente aqui no Viajoteca sobre o “Beach Park em Fortaleza”. Vale lembrar que o parque aquático é pago, mas garanto que para quem gosta de parques de diversão, irá se impressionar. Para facilitar sua vida, compre seu ingresso online do Beach Park aqui.

Lagoinha

Lagoinha, CE

Um dos passeios em Fortaleza que não pode faltar no seu itinerário é uma visita a Lagoinha, um dos cartões do Ceará e do nosso Brasil.

Um pouco mais de 120km separam a calmaria de Lagoinha da agitação da cidade grande de Fortaleza. E o cenário idílico dos coqueirais nos impressionam logo no primeiro olhar.

Você pode optar por fazer o passeio bate e volta, mas garanto que ficar alguns dias por lá será uma ótima ideia. E para quem gosta de mais agitação deve escolher os finais de semana, pois durante a semana, especialmente fora das férias escolares, a praia será praticamente sua!

Independente se for por conta própria ou de excursão em grupo ou privada, você pode optar por ficar apenas na região da praia curtindo uma barraca e o mar, ou pode aproveitar para fazer os programas turísticos como: andar de quadriciclo pela praia ou fazer o tour “3 em 1” que contempla um passeio de pau-de-arara, catamarã e bugue!

Durante sua visita a Lagoinha não esqueça de visitar o mirante, pois a vista lá de cima é muito especial, e para mais dicas de Lagoinha, acompanhe a viagem do Carlos Roberto.

Mundaú e Flecheiras

Mundaú, CE

Mundaú é ums das praias mais bonitas do Ceará, na minha opinião, e essa belezura fica há apenas 150km de Fortaleza. Sem dúvida ela se encaixa perfeitamente em um day trip ou uma esticada, mas se for fazer isso, prefira ficar em Flecheiras que tem mais infraestrutura, mas sem perder a ternura! 😉

dois passeios principais para se fazer em Mundaú e ambos de barco. O primeiro te leva para ver os arrecifes durante a maré baixa e de lambuja uma bela vista da praia. E o segundo passeio vai circundando o Rio Mundaú passando pelo manguezal e as dunas, o visual é incrível e recomendo fazê-lo no pôr do sol.

Mundaú fica do lado de Flecheiras, uma vila de pescador deliciosa e que já mandei todas as dicas nesse post.

Cumbuco

Passeios em Fortaleza, Cumbuco

Assim como o Beach Park, a Praia de Cumbuco fica muito pertinho de Fortaleza e pode ser um excelente passeio bate e volta para curtir uma barraca de praia (sugiro a Duro Beach para pernoite ou somente para curtir o bar), passeios de buggy ou quadriciclo e para fazer esportes radicais na água (kite surf é muito procurado).

Ao chegar em Cumbuco, fica evidente reparar nas casas enormes da região, que apesar de ter perdido um pouco do prestígio, costumava ser refúgio de final de semana dos endinheirados de Fortaleza.

Outro detalhe bem interessante são os escritos em coreano que vemos em vários muros do vilarejo e isso se deve ao influxo de sul-coreanos que vieram trabalhar na Companhia Siderúrgica de Pecém (CSP), esses novos imigrantes estão chegando, fazendo morada e modificando alguns dos negócios locais!

Para quem gosta de resort, a Vila Galé tem um ótimo complexo em Cumbuco!

Curtiram as dicas de Passeios em Fortaleza?

Eu gosto muito de visitar o Ceará e sempre que dá estou por ali experimentando uma nova praia, um restaurante ou alguma novidade do estado. E passeios em Fortaleza e arredores também não faltam, pois a capital é uma ótima base para conhecer a região.

Uma dica para visitar o Ceará é evitar os bate e volta para lugares mais distantes ou que realmente merecem mais tempo como Canoa Quebrada, Jericoacara, Icapuí, entre outros lugares.

Fortaleza também é um ótimo ponto para começar os passeios pela Rota das Emoções ou a Rota das Falésias, enfim, esse post do Viajoteca foi apenas um aperitivo do que a região de Fortaleza e o Ceará tem a oferecer! Espero que tenha gostado!

LEIA TAMBÉM:

1 comment

O que fazer em Fortaleza em 3 dias: roteiro fácil com o melhor da cidade 25 de janeiro de 2021 - 18:39

[…] também:Dicas de passeios em Fortaleza e arredores (dica do blog […]

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies