Página Principal Icapuí O que fazer em Icapuí no Ceará – incluindo Praia da Redonda

O que fazer em Icapuí no Ceará – incluindo Praia da Redonda

por Mirella Matthiesen

A região de Icapuí no Ceará, nos reserva deliciosas surpresas e com a vantagem de ser um destino ainda pouco explorado pelos turistas brasileiros (e gringos) no nordeste!

Icapuí fica na divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte e faz parte da Rota das Falésias, a cidade de Icapuí em si não tem muitos atrativos turísticos, é a região que faz a diferença, entende?

Então, se você gosta de dunas, desfiladeiros, praias lindas, visual deslumbrante, pouca gente e tranquilidade, está na hora de viajar pra lá!

Ficamos 4 dias na região de Icapuí e junto com minha família passamos o Ano Novo por lá! Foi tudo muito tranquilo, com bastante calor humano e muita lagosta! Ah… continue lendo para ver onde ficamos em Icapuí.

As Praias mais bonitas do Ceará

Águas belas um delicioso bate e volta de Fortaleza

Falésias de Icapuí, Ceará

Onde fica Icapuí, Ceará?

Antes de descobrir o que fazer em Icapuí, vamos discutir algumas questões básicas para antes da viagem.

Icapuí é praticamente a última região praiana do Ceará antes de chegar no estado do Rio Grande do Norte, veja o mapa abaixo. E repare também, que nesse mapa, já marquei as principais atrações sobre o que fazer em Icapuí, que vou falar nesse post.

Como chegar em Icapuí

A maneira mais fácil de chegar em Icapuí é encontrando uma passagem aérea com preço bem legal para Fortaleza e de lá você aluga um carro e segue aproximadamente 170km para a região de Icapuí, de preferência escolhendo um hotel na Praia da Redonda ou na Praia de Peroba.

Tem também opção de pegar ônibus (bem mais demorado), assim como táxi ou transfer, mas isso vai te deixar um pouco engessado/a para conhecer algumas das atrações.

Se você mora lá perto ou assim como eu, tem parentes de Fortaleza, tudo isso fica mais fácil! Mas mesmo no nosso caso, nós alugamos um carro, pois a primeira parada foi em Canoa Quebrada e depois de Icapuí, seguimos para conhecer São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte.

QUANDO IR A Icapuí, Ceará

Nessa região do Brasil, não existe inverno ou verão, mas sim época da seca e de chuva! Dessa forma, a temperatura em Icapuí é sempre amena, o vento é constante e a chance de encontrar muitos turistas continua baixa.

A época da seca geralmente acontece no segundo semestre do ano, de Julho a Dezembro! E a temporada chuvada fica para o primeiro semestre, especialmente entre março e maio.

Mas como em todo lugar do mundo, não dá para se ter uma previsão com precisão, as dicas acima de quando ir a Icapuí, são apenas uma sugestão. Mas uma coisa é certa, passar frio vai ser quase impossível!

Já estão curtindo a gente no Facebook e no Instagram?

Passeio de buggy nordeste

o que fazer em Icapuí, Ceará!

Onde ficar em Icapuí: Praia da Redonda ou Praia de Peroba

Uma das coisas mais legais de ficar nessa região é ter a oportunidade de abrir a porta do seu quarto e se deparar com um mar verde tiffany  te dando um “Bom Dia!”.

A Praia da Redonda e de Peroba são as principais da região e as que oferecem melhor infraestrutura. Eu e minha família passamos 4 dias nesse paraíso durante o Reveillon e amamos!!! 

Escolhemos a Pousada Casa Céu e Mar do casal Isabel e Baiano, uma ex jornalista alemã e um ex jogador de futebol da Bahia, que decidiram largar tudo e viver na Praia da Redonda. 

A pousada é uma graça e a Isabel cuida de tudo com precisão alemã, mas sem deixar de lado o calor humano brasileiro!!! 

Eu achei tudo lindo, mas confesso que falta de privacidade no teto entre os quartos me incomodou um pouco. Nós fechamos a pousada para nossa família, são apenas 5 quartos, então tudo isso foi relevado, mas se estivesse entre estranhos, isso me deixaria irritada. Mas do resto foi tudo perfeito, especialmente pelo custo x benefício! 

Ar condicionado, água quente e televisão são praticamente inexistente, mas eu não senti falta da nada!

Outras opções de acomodação que eu recomendo na Praia da Redonda são Oh! Linda e a Aloha, ambas com ótimas avaliações! E a casa de férias Serra da Redonda, com 3 quartos, também parece bem bacana!

Hotel na Praia da Peroba, Icapuí
Praia da Peroba, Icapuí

passeio de bugue pelas praias e falésias! 

Reserve uma manhã ou uma tarde para fazer o passeio de bugue pelas praias para admirar as falésias e belezas da região de Icapuí!

Combine direitinho com o bugueiro o trajeto e o melhor horário, pois o vai e vem da maré influência essa decisão! 

Você pode pedir para o hotel/pousada organizar o passeio para você ou procure o pessoal da Pousada Canaã na praia de Ponta Grossa.

Para o passeio de bugue em Icapuí, recomendo conhecer as falésias, dunas e praias entre Barreiras até a Garganta do Diabo!!! Esse último vai te deixar boquiaberto! 

Fortaleza: Festa de São João de Maracanaú!

Flecheiras, Ceará – o que fazer e onde ficar!

Duna e falésias Ponta Grossa
Falésia Garganta do Diabo

passeio de barco em Icapuí, Ceará

É sempre legal ver a paisagem de vários ângulos, não é mesmo? Então, um passeio de barco em Icapuí sempre cai bem! 

O Baiano (dono da Pousada Casa Céu e Mar que ficamos) tem um barquinho que acomoda um casal, mas tendo mais gente, como foi nosso caso, tivemos que optar por algo maior e fizemos o passeio com um barco de pescador, tudo foi organizado pela nossa própria pousada.

Foi muito divertido e até tivemos tempo para um banho de mar. 

Passeio de barco Icapuí, Ceará
Praia de Picos, Icapuí
Praia de Picos

Coma lagosta por um precinho camarada! 

A região de Icapuí é famosa pela pesca das lagostas, sendo a maior produtora do crustáceo no estado do Ceará.

O número de restaurantes da região não é grande e raramente são refinados, mas quase todos servem lagosta! Claro que as fresquinhas são as melhores, mas se você não estiver por lá durante a temporada entre os meses de Junho a Novembro, os restaurantes costumam estocar e as congelam.

Na praia da Redonda, tem alguns bares bem simples na beira do mar para turistas passarem o dia e saborearem alguns pratos da região.

Mas se quiser uma lagosta de primeiríssima, verifique se a Isabel, da Pousada Céu e Mar, está servindo essa iguaria, pois ela faz uma caprichada e a vista do lugar é incrível apesar do vento (levem elástico para prender o cabelo).

Em agosto, acontece o Festival da Lagosta de Icapuí nas praias de Barreiras e Redonda, com música e degustação, uma festa popular para quem gosta de dançar e comer lagosta.

lagosta em icapuí, ceará
Armadilhas da pesca da lagosta
Pousada Praia da Redonda
Área do restaurante da Pousada Casa Céu e Mar

troca da maré na Requenguela 

Se quiser ficar impressionado com a natureza, você precisa conhecer a Praia da Requenguela na maré alta e na maré baixa.

Diferentemente da natureza de falésias e dunas que enfeitam as praias mais bonitas de Icapuí, Ceará, no outro extremo da região, os mangues ganham destaque.

Durante a maré baixa, a água retrocede mais de 3 quilômetros e nos deixa boquiabertos! Você pode presenciar esse fenômeno na passarela da Barra Grande, tanto na maré alta, quanto na maré baixa.

Eu já tinha visto esse fenômeno no Canadá em Bay of Fundy e o Mt. St. Michel na França, mas adorei ver que temos algo semelhante no Brasil, apesar do recuo da água ser bem menor, tenho certeza que você vai se impressionar.

Mas para ver a requenguela da maré baixa e na maré alta, precisa ir lá duas vezes e obviamente ficar atento ao horário da maré. 

Requenguela, Ceará
Na maré baixa…
Requenguela, Ceará
Mesmo local da foto acima na maré alta …
Maré baixa …
Requenguela, Ceará
Maré alta …

dunas de Ponta Grossa

Eu sou doida por pôr do sol e dunas, então quando tenho a oportunidade de unir essas duas paixões, obviamente encaro e sempre indico! 

A Trilha Ecológica pelas dunas móveis de Ponta Grossa é um passeio delicioso na hora do por do sol.

É possível fazer a trilha por conta, mas eu recomendo contratar o pessoal da Pousada Canaã (a mesma do passeio de bugue). Indo em mais gente, dá para negociar um pouquinho o preço! 😉

DICA: Se você for na lua cheia, dá para ver o nascer da lua das dunas também, o passeio fica mais longo e vale dar uma gorjeta para o guia se ele se prontificar a ficar, mas se você tem medo de escuro, melhor descer para a praia enquanto ainda tiver luz do dia ou leve lanterna para ajudar com a visibilidade.

Duna Ponta Grossa, Ceará
Duna Ponta Grossa, Ceará

conclusão sobre Icapuí, ceará

Perceberam quantas coisas legais a região de Icapuí tem a oferecer? Eu me surpreendi muito e por isso vim aqui recomendar para vocês!

Mas como mencionei algumas vezes, o lugar é bem tranquilo, então, se está procurando por balada e agito, o ideal é procurar outras praias do Ceará!

E se gostou das nossas dicas e acompanha o blog Viajoteca, não esqueça de reservar os hotéis com nossos links, você ajuda a manter o blog e a gente agradece muito!!!

Todas as Viagens - Botão Seguro Viagem

 

Botão Chip de Celular

Todas as Viagens - Botão Passagem aérea

 

Botão Hoteis

Todas as Viagens - Botão Aluguel de carro

 

Botão Ingresso

LEIA TAMBÉM:

13 comentários

Filipe Morato Gomes 22 de maio de 2018 - 18:16

Olá Mirella, Icapuí é mais um lugar que eu nunca tinha ouvido falar, obrigado pela partilha. Estou sempre me surpreendendo com esse imenso Brasil. Abraço e boas viagens :)))

Responder
Mirella Matthiesen 26 de maio de 2018 - 10:51

Oi Filipe,
Muito legal essa região, né? A cidade de Icapuí em si não tem graça, mas a região é muito bonita e com poucos turistas.
Eu adorei … meu irmão casou com uma menina do Ceará e agora estamos indo sempre indo pra lá passear!!! Uma maravilha 🙂
Abs

Responder
simone 19 de setembro de 2018 - 00:03

Oi Mirella! Seu relato me fez decidir na hora passar uns dias na Mar e Céu, obrigada! Vc acha mesmo necessário alugar um carro para fazer os passeios ou é fácil conseguir transporte da pousada até os lugares que vc visitou? Quero ir a todos kkkk

Responder
simone dottori 19 de setembro de 2018 - 00:09

Oi Mirella! Parabéns pelo blog! Seu post sobre a Casa Mar e Céu me fez decidir a reserva na hora! Vc recomenda o aluguel de carro ou é fácil conseguir transporte da pousada até os lugares que vc visitou? Vou querer ir a todos…
Abs e obrigada.

Responder
Mirella Matthiesen 19 de setembro de 2018 - 02:39

Oi Simone, Tudo bem?
Eu acho que alugar um carro é legal para você também conseguir chegar na pousada e para fazer o passeio da Requenguela.
Do resto, dá para se virar sem carro, o bugueiro pode pegar vocês na pousada para o passeio das praias e depois para a Trilha Ecológica nas dunas no por do sol.
Eu amei a região… muito linda e ainda pouco explorada.
Depois me conta o que achou 🙂
Beijos

Responder
Zenilson 2 de fevereiro de 2020 - 18:15

Esse Brasil tem tantas coisas, costumes, culinária, músicas, linguagem, lugares em locais incríveis : campo, serra, interior, chapadas, grutas, e praias lindíssimas….e assim como pessoas de todas as regiões q podemos aprender e trocar informações e experiências, e belos conhecimentos. Não temos noção de todo seu potencial. Viajar é um dos melhores programas q se pode fazer na vida…..e veja q há lugares q não precisa de muita grana, é pesquisar e partir!!! Abç Mirella

Responder
Mirella Matthiesen 2 de fevereiro de 2020 - 22:28

Oi Zenilson,
Sabias palavras, penso igualzinho!!! Muita coisa linda esse nosso Brasil tem a oferecer!
A cada viagem, mais vontade de descobrir outros lugares lindos e incríveis de conhecer.
Abs e obrigada pela visita.

Responder
Balanço de 2018 ... um ano cheio de surpresas! - Mikix 19 de dezembro de 2018 - 05:07

[…] o ano no Brasil brindando em família, mais especificamente no Ceará, na Praia da Redonda, um lugar super tranquilo, sem muitos turistas, com um mar verdinho e um vento interminável que […]

Responder
CANOA QUEBRADA, CEARÁ: O que fazer na Rota das Falésias 29 de janeiro de 2019 - 22:55

[…] O que fazer em Icapuí no Viajoteca […]

Responder
Lávia 24 de fevereiro de 2020 - 19:03

Olá, foi às salinas? Fica perto da Requenguela, onde havia um posto de Turismo! Só Não gostamos do lixo ser pego pela praia…

Responder
Mirella Matthiesen 24 de fevereiro de 2020 - 23:47

Oi Lávia,Tudo bem?
Puxa… perdi essa parte.
Você tem mais detalhes? Fotos? De repente posso acrescentar nesse post, assim mais gente pode visitar.
Beijos,

Responder
livia oliveira 31 de agosto de 2020 - 13:29

Olá, Mirella, adorei o post. Vou de carro a partir de Fortaleza e queria saber o que é necessário fazer com buggy e o que pode fazer c o carro de passeio próprio. Obg

Responder
Mirella Matthiesen 2 de setembro de 2020 - 02:49

Oi Livia, Tudo bem?
O único passeio que usamos buggy foi o passeio de buggy mesmo, e nesse caso contramos o buggy com motorista para nos levar nos lugares que gostaríamos de visitar.
O resto, fizemos tudo de carro ou a pé, pelo menos para chegar até o lugar, entende?
Espero que ajude.

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies