Página Principal Ceará As melhores praias do Ceará!

As melhores praias do Ceará!

por Mirella Matthiesen

O Brasil não cansa de me impressionar com suas belezas naturais e não é só o Rio de Janeiro que foi abençoado por Deus, todo país tem coisas lindas para visitar, explorar e curtir! Bora então descobrir as melhores praias do Ceará?!

A costa do Ceará é incrivelmente bacana e por quase toda parte podemos curtir falésias, uma brisa gostosa, dunas e um mar com temperatura deliciosa durante praticamente o ano todo!!!

Passeios de buggy e quadriciclo pelas regiões, também são encontrados em praticamente todos os lugares. Esportes aquáticos, especialmente o Kite Surf, são muito praticados em quase todo litoral devido ao vento constante da região.

E apesar de algumas praias só terem acesso de carro 4×4, a maioria delas se chega de carro e você pode fazer uma cotação aqui para garantir o melhor preço na RentCars.

Mas chega de blá blá e vamos ao que interessa!

As melhores praias do Ceará!

PS: A ordem das praias colocadas nesse post, não estão de acordo com minha preferência, mas para fazer sentido na ordem de localização de oeste para leste. 

1- Jericoacoara

Com certeza, Jericoacoara é uma das praias mais famosas e mais bonitas do Ceará, e talvez de todo o Nordeste.

Apesar do jeitão pé na areia, aquela antiga vila de pescadores, descoberto pelos amantes do kite surf, se tornou um dos destinos mais visitados e requisitados do Brasil, e nem sempre o sinônimo de Jeri equivale a tranquilidade e paz de espírito!

Ideal para quem busca por pousadas transadas, restaurantes sofisticados e jeitão hyppie chic. Mas também há opções para o pessoal que viaja com dinheiro contado.

Há muitos passeios para se fazer na região como; a trilha da Pedra Furada, passeios de buggy e banho de lagoa (Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso, essa última a mais bonita).

O pôr-do-sol de Jeri também é espetacular, vale ver das dunas ou de qualquer outro lugar, eu amei curti-lo da piscina do Chillie Beach, hotel que ficamos! Sensacional!

Jericoacara, Ceará
Jericoacara, Ceará

2- Icaraí de Amontada

Uma praia no Ceará que está começando a entrar no radar para quem gosta de sossego e beleza, é Icaraizinho. Ela tem dunas, visual, tranquilidade, comida boa e tudo o que a gente precisa para esquecer da correria do dia a dia.

Meus amigos do Ceará dizem que ela lembra uma Jericoacoara de 30 anos atrás. Icaraizinho merece a visita!!! Meus primos ficaram na Pousada Aloha Village Bangalo e amaram!

PS: Fotinhos de Icaraizinho foram gentimelmente cedidas pelo primo Emanuel Albuquerque!

Icaraizinho do Amontada, Ceará
Icaraizinho do Amontada, Ceará
Icaraizinho do Amontada, Ceará

Leia também:

 9 praias semidesertas no Nordeste brasileiro

+ Festa de São João em Maracanaú (ali pertinho de Fortaleza)

+  Águas belas e engenho de cana de Açúcar, um bate e volta de Fortaleza


3- Flecheiras

Já falei em detalhes de Flecheiras nesse post aqui. Eu amei o ritmo relax dessa vila de pescador e sua localização é ótima para aproveitar e explorar a bela praia de Mundaú e Lagoinha, um dos cartões postais do Ceará (fizemos esse passeio até Lagoinha de quadriciclo pela praia e foi uma delícia!).

Flecheiras ainda guarda o jeitinho de vila de pescador e um dos seus principais atrativos são os arrecifes que na maré baixa viram piscinas naturais. Da praia mesmo a gente vai até eles e fica curtindo uma horinha ou duas o tempo passar.

Eu fiquei na Pousada Catavento em 2016 e gostei muito, mas meu irmão voltou esse ano e disse que a qualidade caiu um pouquinho. Recomendo dar uma pesquisada nas reviews mais recentes antes de reservar 😉 .

Flecheiras, Ceará
Mundaú, Ceará

4- Cumbuco

A Praia de Cumbuco fica pertinho de Fortaleza e pode ser um excelente passeio bate e volta para curtir uma barraca de praia (sugiro a Duro Beach), passeios de buggy e quadriciclo, ou para fazer esportes radicais na água (kite surf é muito procurado).

Ao chegar nessa praia repare em duas coisas; as casas enormes que costumavam ser refugio de final de semana dos endinheirados de Fortaleza e dos escritos em coreano em vários muros devido ao influxo de sul-coreanos que vieram trabalhar na Companhia Siderúrgica de Pecém (CSP) e estão se instalando por lá e modificando alguns dos negócios locais!

Quem quiser esticar a visita há alguns hotéis botiques pequenos e também o resort Vila Galé.

Cumbuco, Ceará
Cumbuco, Ceará

5- Fortaleza (Praia do Futuro e Beach Park)

Fortaleza conta com várias praias lindas, mas as minhas preferidas para passar o dia no barzinho e curtindo a vida são a Praia do Futuro e o Beach Park.

A Praia do Futuro é famosa pela quinta do caranguejo, pelas barracas a beira mar, pelo seu praião lindo e por ser o lugar com a maresia mais forte do Brasil.

Um dos grandes dilemas é descobrir qual sua barraca favorita, pois tem muitas e cada uma tem um atrativo diferente. Conversar com locais, as vezes não resolve, pois cada um tem sua preferência (risos) e te deixa ainda mais confuso. Minhas favoritas no momento são: Crocobeach e Santa Praia.

Para um roteiro do que fazer em 7 dias em Fortaleza, dê uma chegadinha no blog Na Estrada com as Minas.

Praia do futuro
Praia do futuro

O Beach Park é um dos parques aquáticos mais famosos do mundo e apesar de ficar no município de Aquiraz, a gente vai considerá-lo aqui como parte de Fortaleza, ok?

Para quem gosta de aventuras e parques temáticos, com certeza, precisa visitar o complexo do Beach Park, mas se você gosta somente de curti um barzinho, a área de barraca sob os coqueirais é uma delícia e enorme. Eu particularmente também gosto da comida e apesar do precinho mais salgado, eu recomendo!

Beach Park, Fortaleza

6- Morro Branco (Beberibe)

Morro Branco impressiona logo a primeira vista! Tanto é que foi cenário de duas novelas; “Tropicaliente” e “Final Feliz”. A combinação da cor do mar, do colorido de suas falésias e do clima tropical fazem com esse lugar lugar fique marcado em nossa memória.

Você pode optar por se hospedar ali, mas muita gente acaba fazendo um bate e volta desde Fortaleza (um pouquinho cansativo, mas encaixa!). Aliás, se for alugar um carro, eu recomendo fazer uma cotação com a RentCars (usando nosso link, claro!). Eles trabalham com várias operadoras e costumam ter uma cotação bem competitiva.

O passeio de buggy pelas dunas, praia, grutas e lagoas pela região do Morro Brando não podem faltar! E o acesso ao Labirinto das Falésias é aberto e sinalizado. Mas contratar um guia é engraçado, pois ele conta histórias e tira fotinhos maluquinhas da sua turma! 🙂

Veja aqui mais dicas sobre o passeio à praia de Morro Branco, com o pessoal do Vamos Por aí.

Morro Branco, Ceará
Morro Branco, Ceará

Leia também: 

 Conheça Barra Grande no Piauí.. Praia linda, vento bom.

Delta do Parnaíba no Piauí

Pelo litoral do Ceará e Piauí 


7- Canoa Quebrada

Um das praias mais conhecidas e visitadas do Ceará é Canoa Quebrada. E suas belezas naturais são realmente cativantes. A praia é muito linda, há falésias por toda parte. As dunas ficam logo ali e há várias opções de acomodação para todos os bolsos. Nós escolhemos a Pousada Long Beach, que vale para quem quer gastar um pouquinho mais. Mas minha mãe também já ficou na Il Nuraghe e gostou.

Você deve reservar pelo menos dois dias para poder conhecer suas belezas e curtir o agito noturno da rua Dragão do Mar (a antiga Broadway). Só devo confessar, que nessa última vez que estive por lá (dezembro/2017), achei Canoa um pouco descuidada…

PS: hora do turismo local ficar de olho e não deixar a peteca cair!

PS2: Usei as dicas do Fabio, do blog Viagens Cine, para montar meu roteiro e nesse meio tempo também escrevi um pouco do que vi por lá, veja aqui o post do que fazer em Canoa Quebrada.

Canoa Quebrada, Ceará
Canoa Quebrada, Ceará
Canoa Quebrada, Ceará

8 – Icapuí (Praia da Redonda, Ponta Grossa e Praia da Peroba)

Se você busca por um lugar LINDO e pouco explorado, essa região da Praia da Redonda e arredores deve ser seu alvo. De todas as praias que visitei no Ceará até o momento, sem dúvida essa me encantou e “alumiou” os olhos! 🙂 .

Quem busca por agito noturno ou infra-estrutura completamente desenvolvida, essa região vai deixar a desejar. Mas quem busca por um lugar que está buscando um lugar ao sol e ainda bem rústico, eu recomendo!

A Praia da Redonda é a mais “estruturada” dessas três que mencionei acima. Lá você encontra barracas de praia para ir durante dia e o visual de cima da falésia é muito especial.

A Praia da Peroba, onde me hospedei na deliciosa pousada Casa Céu e Mar, foi minha favorita. Ela tem uma bela praia, falésias lindas e tudo é praticamente inexplorado. Se você escolher um hotel com vista para o mar, vai acordar todos os dias com aquele mar azul-tiffany que é de chorar de emoção.

E Ponta Grossa é onde se localiza as dunas móveis. E tem também uma trilha ecológica no por-do-sol muito especial. Se for lua cheia, fique para o nascer da lua – recomendo ir com guia.

Leia esse post aqui com todas as dicas para curtir as praias da região de Icapuí no Ceará.

Pousada na Praia da Redonda
Roteiro das Falésias
Praias mais bonitas do Ceará

Gostaram dessa listinha? Eu particularmente depois que acabei de escrever esse post, fiquei com vontade de pegar um 4×4 e viajar para cada um desses lugares!

Leia mais:

O que fazer em Canoa Quebrada, CE

O que fazer em São Miguel do Gostoso, RN

Vale a pena comprar antes:

LEIA TAMBÉM:

6 comentários

Mit Viagem 5 de novembro de 2019 - 21:28

Oi Mirela, Depois de ter lido o seu post, eu tenho uma ideia mais clara das praias que vou visitar no Ceará, as minhas favoritas são (por enquanto) Jeri, Canoa Quebrada e o morro branco. Gostei demais das imagens e fotos, foi muito legal e interessante. Eu só gostaria de saber quando é a melhor época para visitar a praia de Canoa Quebrada, por favor. Muito obrigado

Responder
Mirella Matthiesen 6 de novembro de 2019 - 01:59

Oi Mit, tudo bem?
O clima anda maluquinho, né? Mas via de regra, a melhor época para visitar Canoa Quebrada é de Julho a Dezembro, de Janeiro a Junho também é legal, mas tem mais chance de chuvas.
Aqui tem um post com muitas dicas de Canoa: https://www.viajoteca.com/o-que-fazer-em-canoa-quebrada/
Beijos

Responder
Mit Viagem 6 de novembro de 2019 - 18:29

Nossa ainda bem, eu estou planejando visitar Canoa quebrada em agosto do próximo ano para lá com a minha noiva! Muito obrigado pelo link que me enviou, eu lerei ele agora mesmo Mirella, muito brigado por toda a sua ajuda!!

Responder
Mirella Matthiesen 8 de novembro de 2019 - 01:18

Oi Mit, Opa, sempre que precisar.
Aliás, uma viagem que eu amei ter feita, foi essa aqui: https://www.viajoteca.com/litoral-do-ceara-e-piaui/

Abs e apareça sempre!

Responder
Bárbara Sales 9 de setembro de 2020 - 23:56

Li todo seu post sobre as praias do Ceará, São Miguel do Gostoso e tenho pesquisado tbm sobre São Miguel dos Milagres. Sou mineira e quero levar meu boy gringo pra conhecer o nordeste entre a primeira ou segunda semana de dezembro, mas ainda estou super na dúvida de qual seria a melhor opção pra um casal em busca de um lugar de praias lindas, comida boa, vila aconchegante e vida noturna pra um passeio pelas ruas, um jantar etc. Você tem alguma sugestão?

Responder
Mirella Matthiesen 11 de setembro de 2020 - 09:50

Oi Barbara,Tudo bem?
Eu ainda não conheço São Miguel dos Milagres para opinar entre um lugar e outro.
Eu AMEI São Miguel do Gostoso, mas não achei a praia sensacional, entende? Se você quer praia paradisíaca, acredito que não é o mais indicado.
Ceará, RN e Piauí tem praias que ventam bastante… é diferente talvezda Bahia e Alagoas, acho que depende bastante do que está procurando.
Ajudei?
Lembra de usar nossos links para suas reservas, se gosta de nossas dicas. 🙂
Abs,

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies