O que fazer em Canoa Quebrada

0

A beleza natural de Canoa Quebrada encanta assim que você se depara com suas falésias, dunas e mar da cor de esmeralda, mas confesso que me decepcionei com a falta de carinho que esse pedacinho do Brasil está recebendo.

Tinha lido muitas coisas especiais sobre Canoa Quebrada e estava com minha expectativa bem alta em relação a esse destino, e apesar do descaso atual, não há como negar que a natureza foi esculpida lindamente em Canoa.

Canoa Quebrada ao entardecer

Estive lá com minha família entre o natal e ano novo de 2017, uma época deliciosa para aproveitar praia com brisa e muito sol na cabeça.

Dedicamos dois inteiros para conhecer a cidade, o que dá para ver o principal, e logo depois partimos para o reveillon na Praia da Redonda em Icapuí.

O acesso a Canoa Quebrada é bem fácil, diferentemente de Jericoacara. Dessa forma alugando um carro ou pegando o transfer a partir de Fortaleza, você chegará lá em aproximadamente 2 horas.


Tópicos desse post, clique para ir direto ao assunto:

Onde ficar em Canoa Quebrada

Quando ir para Canoa Quebrada

O que fazer em Canoa Quebrada

Canoa Quebrada, Ceará, Brazil

Onde ficar em Canoa Quebrada

O buxixo noturno de Canoa acontece na Broadway (que nos mapas é conhecida como Rua Dragão do Mar), então, se você não gosta de barulho, eu recomendo ficar distante dessa rua, mas não tão longe que não consiga chegar lá a pé, entende?

Compreendendo esse cenário, você pode optar em ficar ao lado esquerdo ou embaixo da Broadway.

O lado esquerdo é bem tranquilo, mas quando você desce para a praia durante o dia, você cairá onde ficam a maioria das barracas grandes e onde chegam as excursões de um dia.

Ficando embaixo da Broadway, você chega na parte mais calma da praia e onde ficam as barras mais legais (na minha opinião).

Nós escolhemos a pousada Long Beach (lado esquerdo), que é uma das mais sofisticadas de Canoa Quebrada; o ambiente agradável, o café da manhã bom, piscina legal, mas pelo preço que pagamos, estava esperando um pouquinho mais.

Na minha próxima visita a Canoa Quebrada, vou tentar reservar (novamente) a Tatajuba, uma pousada com ótima avaliação no booking.com e com localização excelente, só não sei a questão do barulho, pois ela fica em uma rua onde a maioria dos buggys passam atrás.

Mais opções de pousadas e hoteis em Canoa Quebrada você encontra nesse link.

Hotel Long Beach, Canoa Quebrada

Qual a melhor época de visitar Canoa Quebrada

O legal do nordeste é que não existe inverno ou verão, então, quentinho sempre vai estar. O que você precisa ficar atento é sobre a estação de chuva, ela sim pode impactar sua viagem.

A época da seca em Canoa Quebrada vai de julho a dezembro, melhores meses para visitar a região. Março e abril são aqueles meses que a chance de chover é bem grande. Enquanto janeiro, fevereiro, maio e junho, eu chamo de “meia estação”, e pode ser que chova!  Deu para entender?

Claro que a gente adoraria ter uma bola de cristal para saber exatamente o que vai acontecer, mas \essa visão geral vai te ajudar a decidir se vale ou não ir para Canoa Quebbrada na época das suas férias.

Passeio de bugue pelas dunas

O que fazer em Canoa Quebrada

Tem uma porção de coisas para se fazer em Canoa Quebrada que agrada todos os gostos (e bolsos). Mando abaixo os principais e você escolhe o que mais lhe agradar.

Curtir praia

As praias do Ceará, quase sem exceção, tem bastante vento. Por um lado isso é muito bom, pois a gente não fica passando calor, mas por outro lado, ficar lagartixando na areia, pode ser chatinho.

O grande barato de Canoa Quebrada é encontrar uma barraca para chamar de sua e ficar por lá de papo para o ar bebendo alguma coisa.

Eu gostei mais das barracas do lado direito, são menos movimentadas, mas fica a critério do freguês (risos).

Caminhar pela praia até achar uma barraca legal também é um programão, foi o que fiz para chegar a essa conclusão!

Barraca de praia em Canoa Quebrada
Confesso que poderia ter uma foto melhor… mas foi a única que tirei depois que encontramos uma barraca! Minha família só parece doida, viu? Mas somos mais normais que isso 😉

Passeio de Buggy

Passear de buggy é uma das coisas mais gostosas de se fazer pelo Ceará, a paisagem é muito propícia para isso e Canoa Quebrada também reserva boas surpresas.

Há dois roteiros principais para você escolher; o das dunas & lagoa (1 hora) e o de Ponta Grossa (2h30).

Os roteiros podem mudar um pouquinho, dependendo da empresa ou bugueiro, mas via de regra é o que descrevo abaixo.

O passeio de buggy das Dunas e Lagoas passa pela Praia do Estevão, da uma paradinha no Símbolo de Canoa Quebrada, visita a Duna do Pôr do Sol, para no Parque de Dunas e Lagoas para quem quiser descer de esquibunda e outras aventuras na Duna Gigante, para em uma barraca com uma lagoa e barzinho para breve descanso e retorna pela praia até chegar na cidade.

Recomendo fazer esse passeio no por do sol para que a parada final seja na Duna do pôr do sol – valor R$240 (dezembro/2017, alta temporada).

passeio dEsquibunda Canoa Quebradae bugue pelas dunasPasseio de bugue pelas dunasPasseio de bugue pelas dunas

O passeio de buggy da Ponta Grossa leva você até a bela região de Ponta Grossa. O horário de saída vai depender da maré, pois como todo o percurso é pela praia, é preciso estar atento a esse “detalhe”. Você passará pelas praias de Estevão, Porto Canoa, Majorlândia, Quixaba, Refúgio Dourado, Lagoa do Mato, Fontainha, Retininho, Retiro Grande até Ponta Grossa.

Fique atento as mudanças das cores das falésias e morra de amor pela parada na Garganta do Diabo (a parada mais linda, na minha opinião) – valor R$350 (dezembro/2017, alta temporada).

Duna e falésias Ponta Grossa, Ceará

Garganta do Diabo no Ceará

Nosso bugueiro foi o Claudinho (88 99676-4434), contratamos direto com o hotel que estávamos hospedados (Long Beach) e pelo que pesquisamos, o preço ficava similar que contratar por conta.

Passeio de jangada

Outro passeio bem procurado em Canoa são os passeios de jangadas, eu resolvi não arriscar, pois minha mãe já tinha feito no ano anterior e odiado (risos).

E não é pra menos, o mar não é calmo e jangada não é o barco mais estável do mundo, então deixei para uma próxima, quem sabe quando o mar me parecer mais relax!

Mas tirar uma foto das jangadas na praia… isso eu recomendo!

PS: Se você resolver fazer o passeio, promete que depois me conta como foi?




Natureza de Canoa Qebrada

Nas alturas de parapente

Para quem gosta de aventura, um passeio de parapente para ver a paisagem de Canoa Quebrada lá de cima deve ser muito legal.

Confesso que estava doida para fazer, mas acho que sou muito “cagona” (risos) e não tive coragem. Olhando como a coisa funcionava de longe, achei que faltava profissionalismo e quando vi os vôos rasantes, desisti de vez 🙂 .

Eu já fiz parapente na Nova Zelândia (Queenstown) e faria novamente sem pestanejar, mas preciso me sentir segura de não estar entrando em uma furada. Talvez eu seja medrosa mesmo, pois os meninos do Viagens Cinematográficas fizeram (em 2012) e curtiram muito!

Parapente em Canoa Quebrada

Curtir as falésias da passarela ou de qualquer lugar do alto

Eu ainda não sei se gostei mais de ver Canoa de baixo pra cima ou de cima pra baixo… ó dúvida cruel! Mas uma coisa é certo, tirar umas fotinhos de cima para baixo das falésias é um programão.

Há uma passarela que passa por uma boa parte das falésias, mas quando estivemos lá (dez/2017) ela estava fechada para manutenção e não a visitamos. Mas mesmo com sinal de fechado, o pessoal entrava numa boa, eu como sempre, não me arrisco de graça, então deixei pra lá e garanti a vista por outros lugares!

Passarela de Canoa Quebrada

Pôr do sol nas Dunas do Pôr do sol

O nome das dunas já diz tudo, né? Ela é “O” point na hora do pôr do sol!

Como disse anteriormente você pode combinar essa vista com o passeio do buggy, mas como ela fica próxima da cidade e dá para ir a pé numa boa!

Se você já viu os pores do sol de Jeri, Barra Grande e outros locais onde o sol cai no mar, confesso que esse de Canoa não impressiona, mas não deixa de ser bonito!Por do sol nas dunas de Canoa QuebradaPor do sol nas dunas de Canoa Quebrada

Tirar uma (ou várias) fotos com o símbolo de Canoa Quebrada

Eu sempre achei que o símbolo de Canoa Quebrada só tivesse em um lugar, mas me enganei redondamente, eles estão espalhados em vários pontos da praia, mas o oficial mesmo, fica longe e é mais fácil chegar de buggy.

Aliás, o logo de Canoa Quebrada, a lua e a estrela, foi desenvolvido por um artesão local chamado Chico Eliziário ou Chico Artesão (1916 – 1990), que captou o fenômeno astrológico da lua crescente e a estrela d’alva (planeta Venus) quando eles se encontram no céu, geralmente no mês de outubro.

Canoa Quebrada, Ceará, BrazilDicas do que fazer em Canoa Quebrada

Caminhar e jantar pela Broadway

A Broadway, ou Rua Dragão do Mar (nome oficial, mas pouco usado), é onde a coisa acontece depois do entardecer em Canoa Quebrada.

Quanto mais cedo se programar para jantar por lá, mais familiar o ambiente.

O começo da Broadways é marcada pelo símbolo da Lua e Estrela e termina na pracinha da igreja.

Para jantar, eu recomendo os dois lugares que provamos; o Restaurante Cabana (na própria Broadway) de um português muito simpático, e o brazuca-afrancesado L’Atelier Do Brasil (R. Nascer do Sol, 360).

Broadway em Canoa QuebradaDicas do que fazer em Canoa Quebrada

Cemitério de frente para o mar

Nada como se despedir da vida e saber que viverá o resto da eternidade de frente para o mar, né?

Se você nunca viu um cemitério na beira-mar, eu recomendo a visita, mas obviamente tenha respeito pelo local.

O cemitério fica na Avenida Integração com a Ave. Descida da Praia.

Cemitério a beira mar, Canoa Quebrada

Kite surfing na praia e no rio

Assim como muitas outras praias da região, Canoa Quebrada também atrai o público que curte Kite Surfing.

Os principais locais para a prática desse esporte fica depois do restaurante Bom Motivo ou durante a maré baixa no Rio Jaguaribe – se quiser fazer aulas, a pousada que se hospedar provavelmente pode te ajudar com isso.

Falésias de Canoa Quebrada


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Comente Aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.