Roteiro pelo Litoral do Ceará e Piauí

5

Por motivos pessoais, no ano passado, ficamos 3 meses no Brasil com a família e para ter uma despedida de “vida nova” consegui agitar a família para uma viagem ao Nordeste. Não foi fácil escolher o destino, mas no final, embarcamos para o litoral do Ceará e Piauí e fizemos um combinado de 13 dias desses dois estados e foi ótimo!

O Brasil é muito lindo, né!?

Pôr-do-sol em Barra Grande, Piauí
Pôr-do-sol de tirar o fôlego em Barra Grande, Piauí (sem filtro ou truque de fotografia!)…

+ Conheça Barra Grande: praia linda, vento bom e Piauí

+ Delta do Parnaíba no Piauí

+ O que fazer em Canoa Quebrada

 

A viagem completinha foi feita somente com minha mãe, o resto da turma se juntou em Jericoacoara.

Depois dessa viagem, decidi que preciso viajar mais pelo Brasil, pois temos lugares lindíssimos, especialmente quando falamos de natureza!!!! Somos realmente privilegiados!

Centro Dragão do Mar em Fortaleza
Centro Dragão do Mar em Fortaleza

Porque o Ceará e Piauí?

Escolhemos o Ceará por motivos óbvios, minha querida prima-irmã mora em Fortaleza, e sabia que assim que desse certo de fazermos uma viagem ao nordeste, era pra lá que eu iria primeiro.

Definido o ponto de partida, foi momento de decidir se iríamos para leste (Rio Grande do Norte) ou oeste (Piauí-Maranhão).

E foi quando me deparei com os posts da Clarissa Donda pela Rota das Emoções, não tive mais dúvida e sabia que seguiríamos para o oeste. Como adoro um destino pouco explorado, Piauí caiu como uma luva no roteiro!

Dunas do Delta do Parnaíba
Eu nas dunas do Delta do Parnaíba no Piauí!!! Nem sei descrever a beleza!
Sim, isso e muito mais é turismo no Brasil!!!

Vai viajar pelo Brasil? Contrate um seguro viagem!

Sabia que vários planos de saúde possuem apenas cobertura estadual? Pesquise a cobertura que seu plano de saúde oferece e se precisar de seguro viagem viagens nacionais, clique aqui para receber de 5 a 10% de desconto.

Dica: O seguro viagem nacional pode ser contratado para viagens a partir de 100 km de distância da residência do contratante.


Rota das Emoções e o litoral do Ceará e Piauí

A Rota das Emoções inteirinha vai de Jericoacoara (Ceará) até os Lençois Maranhenses.

Com 13 dias até daria para fazer todo o trajeto, mas como eu não queria curtir tudo com calma, o Maranhão ficou para uma próxima oportunidade!

Na verdade, até pisamos um pouquinho nesse estado quando visitamos o Delta do Parnaíba (que faz divisa entre Piauí e Maranhão), mas aquela belezura toda dos lençois maranhenses não deu, mas nem fiquei triste, pois não estaríamos lá na época das piscinas naturais cheias (geralmente de junho a agosto).

Guaras do Delta do Parnaíba
Revoada dos guarás vermelhos no Delta do Parnaíba!

Nosso roteiro pelo Ceará e Piauí

 

– 2 dias em Fortaleza, Ceará (3 noites)
– 1 dia de transfer pelas praias de Fortaleza até Parnaíba
– 1 dia e meio em Parnaíba, Piauí (2 noites)
– 4 dias em Barra Grande, Piauí – incluindo transfer de 2 horas de Parnaíba a Barra Grande (4 noites)
– 1 dia de transfer pelas praias e dunas de Barra Grande a Jeri.
– 4 dias em Jericoacoara, Ceará (4 noites)

Lagoa Azul em Jeri
Pessoal brincando na Lagoa Azul, um dos passeios da região de Jericoacoara.

O que eu faria diferente nessa viagem?

Algumas dicas do que eu fiz ou deixei de fazer que talvez te ajudará a montar sua viagem por esse pelo roteiro do litoral do Ceará e Piauí:

– 2 dias em Fortaleza é muito pouco!

O ideal seria ter ficado 2 dias na ida e outros 2 dias na volta, pois além do turismo geral da cidade, as opções gastronômicas de Fortaleza são maravilhosas e tem vários lugares para comprarmos muitos souvenirs lindos e com ótimo preço!

Mais dicas de Fortaleza:

Bate e volta saindo de Fortaleza: Águas Belas e Engenho de Cana de Açucar
Compras em Fortaleza, a alegria dos turistas que visitam a cidade!
Uma visita ao Beach Park, em Fortaleza

– Parnaíba foi o tempo ideal!

Além do dia dedicado ao delta do parnaíba (ou delta das americas), tivemos também meio dia para dar uma exploradinha no centro da cidade que está se despertando para o turismo.

– Barra Grande eu fiquei na dúvida (risos)

Quando estava em Barra Grande, tive a leve impressão que 4 dias na vilazinha tinha sido muito e que 3 diasseria o suficiente.

Mas hoje, depois de voltar da viagem, tenho certeza que foi excelente termos passado 4 dias por lá, pois tivemos tempo de desconectar e aproveitar sem pressa aquele paraíso pouco explorado do Brasil.

Apesar de não praticar o kite surf, um dos motivos que atrai visitantes a Barra Grande, ficar olhando aqueles “paraquedas” coloridos flutuares no mar é uma delícia! Curtir praia não rola, pois o vento é forte, mas ficar no barzinho ou na varanda do seu quarto curtindo a vista, é sensacional.

E por falar em quarto, se puder pegar o bangalô de frente para praia da Pousada BGK,eu recomendo. Outros hoteis foram “nascendo” desde minha viagem e hoje também consideraria o Manati (luxo, 4 estrelas)Pousada Lá em Casa (para algo mais simples, mas com ótimas avaliações) e Terra Patris Atelier Pousada.

Recomendo evitar os finais de semana se quiser relaxar de verdade e não deixe de fazer o passeio do fraldão!

– Jericoacoara, quanto mais dias melhor! 🙂

Na minha visão de mundo (risos), eu recomendo que escolher um hotel sensacional em Jeri faz total sentido.

Minha estada por lá se tornou ainda melhor, pelo simples falto de minhas tardes terminarem na beira da piscina do Chilli Beach, mas tem muitas opções de pousadas, hoteis e acomodações em Jeri para todos os bolsos!

Vale lembrar que Jeri é um destino muito popular, então se programe para reservar hoteis com antecedência e se possíveis os passeios também.

Hotel em Jericoacara
Nosso hotel em Jeri … “a gente sofre, mas também sabe aproveitar a vida!” 🙂

Como organizar a viagem?

Vocês sabem que eu adoro organizar nossas viagens e cuidar de todos os detalhes por conta, mas dessa vez, resolvemos fazer diferente e contratamos uma empresa para nos ajudar.

Escolhemos a Natur Turismo e confesso que fiquei insegura, mas o Olivio, dono da Natur, meu conterrâneo do interior paulista e hoje residente de Parnaíba (Piauí), cuidou de tudo pra gente, inclusive dos perrengues de última hora.

Antes da viagem, achei que faltou amor nas negociação e conversas (tudo muito direto ao ponto), mas durante a viagem, o Olivio estava sempre presente e isso foi um grande diferencial, até tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente. Então, o recomendamos para quem precisar.

Mas também dá para fazer tudo por conta contratando diretamente motorista ou alugando carro, reservando hoteis e por aí vai.

Pé de caju do nordeste
Uma emoção ter tido a oportunidade de pegar caju no pé!

Outros posts do nosso Nordeste:

O que fazer em Icapuí, CE

O que fazer em São Miguel do Gostoso, RN

As praias mais bonitas do Ceará!

Flecheiras (CE), acertou meu coração

 

Vale a pena comprar antes:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório em vários países, como Cuba, Jordânia, e principalmente os países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e que precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

5 Comentários
  1. […] pelas suas águas é a cidade de Parnaíba, a cidade mais populosa depois da capital Teresina! [Veja o roteiro da nossa viagem pelo Brasil nesse link, Rota das […]

  2. Clarissa Donda Diz

    Agota que eu vi a indicação do link para a série da Rota das Emoções, obrigada, Mi!!

    Ai, apaixonante, lá, né? Mas olha, acho que concordo com vc, Barra Grande mais de 3 dias é muito se você não for kite-surfista (embora, eu tenho uma certa vontade secreta de ficar lá para aprender). Fiquei só 1 dia e meio em Barra grande, e voltei morrendo do coração de não ter ficado mais.

    E assino em baixo, Fortaleza MERECE mais tempo só para ela!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Clarissa, Tudo bem?
      Que legal te ver por aqui comentando 🙂
      Não poderia te esquecer nesse post, né? POis você foi uma das minhas inspirações pra fazer essa viagem.
      bjão

  3. […] ou para assistir o pôr-do-sol da varanda sem medo de ser feliz! Gostamos bastante do BGK, mas como havia dito anteriormente, faltou uma piscina (mas a boa notícia é que o Thiago Parente foi pra lá recentemente e nos […]

  4. […] Leia também no viajoteca: – Belezas e historias de Paraty, RJ – Pelo litoral do Ceará e Piauí […]

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.