Página Principal Austrália Quando ir para a Austrália – clima e quantos dias em cada cidade!

Quando ir para a Austrália – clima e quantos dias em cada cidade!

por Mirella Matthiesen
13 comentários

Está com planos de viajar para o outro lado do mundo e em dúvida sobre quando ir para a Austrália? Essa é uma das perguntas que sempre recebo, mas minha resposta é sempre a mesma: “Depende!”. São tantos fatores para mensurar, que fica bem difícil responder em uma só frase.

Primeiramente a Austrália é um país imenso e o tempo de translado entre um lugar e outro deve ser considerado. Dos países que já visitei, já deixo avisado que Austrália não é um lugar barato (mesmo para mochileiros e para turma dos acampamentos). E por fim, o clima difere muito entre uma região e outra, então, não existe um mês que seja ideal para todos os destinos (infelizmente!), mas ir para a Austrália na primavera ou no outono é sempre uma boa opção!

Um dica um pouco óbvia é que a Austrália está localizada no hemisfério sul, dessa forma, as estações do ano são similares as do Brasil.

E como moro e já viajei bastante pela Austrália, inclusive, acabei de completar uma road trip de quase 6 meses por quase todo país, me sinto bem a vontade de mandar algumas dicas práticas para te ajudar a definir quando ir para a Austrália.

Mas antes de viajar, não esqueça de comprar um bom seguro viagem! Turistas não são cobertos pelo sistema de saúde público australiano e uma emergência pode custar MUITO caro! Aproveite e faça sua cotação usando nosso cupom e garanta de pelo menos 5% de desconto.

Clique para ir direto ao assunto:

Onde ir na Austrália em cada estação do ano:

Quando ir para Austrália nas principais cidades/regiões:

Canguru na Austrália
Cangurus no nascer do sol na praia em Cape Hillsborough

Se localize no mapa da Austrália

Antes de começar qualquer planejamento de viagem é preciso entender um pouco a geografia do país e abaixo você consegue ver o mapa da Austrália com as cidades mais visitadas do país!

Mas não se engane, no mapa parece tudo “ali do lado”, mas não é não! De Sydney a Melbourne, por exemplo, estamos falando de uma distância de 850km! Então, na elaboração de um roteiro, além de definir “quando ir para a Austrália”, é preciso também pensar em como ir de um lugar a outro!

Mapa da Austrália

Quantos dias em cada cidade australiana?

Essa é uma das perguntas mais difíceis de se responder, mas tentando de ajudar a definir um roteiro, segue abaixo a quantidade mínima de dias que recomendo em cada lugar, isso sem contar o tempo de translado entre um lugar e outro.

Esqueci de algum lugar? Me sinaliza nos comentários. 🙂

O que fazer em Perth na Australia - King's Park
Perth, Western Australia

COMO LIDAR COM A DIFERENÇA DE FUSO HORÁRIO NAS VIAGENS

FERIADOS DA AUSTRÁLIA 2021 – NACIONAIS E ESTADUAIS

COMIDAS TÍPICAS DA AUSTRÁLIA – INCLUINDO SOBREMESAS!


Clima da Austrália por estação do ano

Devido a seu vasto território, a Austrália possui várias zonas climáticas e a foto abaixo do BOM, principal website para previsão do tempo no país, exemplifica algumas delas com cores para facilitar o entendimento.

Perceba que mesmo dentro do clima Tropical, tem várias níveis, assim como o deserto e até o clima temperado.

Zonas climáticas da Austrália

Austrália no verão – dezembro a fevereiro

O verão na Austrália reserva as temperaturas mais altas do ano, quando a região costeira pode atingir de 35 a 45°C e no outback as temperaturas podem ultrapassar os 45°C!

A alta temporada também acontece no verão, como em muitos países do mundo. Portanto, se você não gosta de multidões e quer economizar, evite ir para a Austrália nessa época entre de dezembro a fevereiro.

Por outro lado, se você gosta de praia, essa é a melhor época para visitar as praias do sudeste, sul e sudoeste do país.

Melhores lugares para ir na Austrália no verão:

  • Tasmânia, pois as temperaturas estarão em torno de 25-28°C e, portanto, são muito agradáveis ​​para caminhadas e desfrutar do ar livre – mas nunca esqueça seu agasalho.
  • Melhor época para visitar a região de Sunshine Coast, Gold Coast, Byron Bay, Eden Beach, Melbourne, Adelaide, Kangaroo Island, Esperance Beach, entre outros.
  • Sydney é um dos lugares mais visitados no Ano Novo, com queima de fogos de tirar o chapéu.
Quando ir para Austrália
Noosa National Park

Austrália no outono – março a maio

Esta é minha época favorita do ano para viajar pela Austrália, o clima no outono da costuma ser agradável com temperaturas entre 20 a 25°C.

E sendo sendo baixa estação, os preços também se tornam mais atrativos!

Melhores lugares para ir na Austrália no outono:

  • Outback australiano, incluindo Uluru, pois o clima costuma ser ameno, com dias quentes e noites frias.
  • Sudoeste e sul da Austrália também são ótimas pedida, especialmente as regiões vinícolas, que são muitas e maravilhosas!
  • Com a temporada de chuva do norte da Austrália chegando ao fim, Darwin e os parques do Top End e noroeste do país, começam a receber visitas, bom para quem quer pegar os parques ainda verdinhos, mas ainda precisa de experiência no 4×4. Entre eles os famosos: Kakadu e Kimberley.
  • Fraser Island também nessa época é ótimo!

Austrália no inverno – junho a agosto

Os meses de inverno são os mais frios da Austrália (dã!).

Acredite se quiser, enquanto a Austrália tem lugares para esquiar no sul do país, a região norte e o outback ganham temperaturas mais amenas, se tornando ideal para visitação.

Melhores lugares para ir na Austrália no inverno:

  • Hora de ir para os parques do Top End, incluindo Darwin, região de Katherine e o Parque Nacional Kakadu. O clima será com seca, com dias ensolarados e noites quase frias.
  • As praias tropicais do norte de Queensland e Western Australia também estarão a todo vapor.
  • Essa também é a época de observação das baleias em Jervis Bay.
  • Para esquiar, aproveite os resorts de esqui de New South Wales (Thredbo e Perisher) ou Victoria (Falls Creek, Hotham e Mt. Buller).
Kakadu National Park, Austrália

Austrália na primavera – setembro a novembro

A primavera australiana costuma ter clima bom em quase todo o país, assim como no outono.

No norte, onde temos o clima tropical australiano, de setembro a novembro é o período de transição dos meses secos de inverno para os meses chuvosos, de dezembro a fevereiro.

Com temperaturas agradáveis em torno de 20 a 30°C, esta é a melhor época de visitar a Costa Oeste e Costa Sudeste.

Tendo clima bom em quase todo país, a primavera é uma ótima fase para viajar pagando menos e pegando menos muvuca! Evite os feriados, grandes festivais locais e recessos escolares, que vai se dar bem!

Melhores lugares para ir na Austrália na primavera:

  • Primavera é sinônimo de flores e há vários festivais de flores pelo país, como em Canberra e Toowoomba. As árvores de jacarandá ficam lindas, especialmente em Brisbane e Sydney.
  • Querendo um lugar alternativo, Cooper Pedy é uma ótima pedida para o início primavera.
Coober Pedy, Austrália

Seguro Viagem para a Austrália

Uma coisa que não pode faltar na sua viagem é um bom Seguro Viagem Internacional.
Viaje tranquilo e esteja protegido/a se alguma emergência acontecer!
O sistema de saúde australiano é muito caro para turistas, não vale a pena arriscar.
Aproveite nosso link e receba no mínimo 5% de desconto!!!

Desconto Seguro Viagem

Quando ir para a Austrália – principais cidade

Vamos começar então sobre as melhores época para se conhecer cada uma das cidades ou regiões do país, os lugares que acredito que você PRECISA VISITAR quando for viajar para a Austrália, talvez não dê para fazer tudo de uma vez, mas fica a sugestão. 🙂

Já aviso que estou sendo injusta com os estados de Western Austrália (WA), South Austrália e Tasmânia, lugares espetaculares, mas ainda pouco conhecidos internacionalmente, e que não irei mencionar aqui! Mas estou a disposição nos comentários se precisarem de mais alguma coisa informação! 🙂

Quando visitar Sydney

The Rocks, Sydney Australia
Bairro The Rock e ao fundo a Harbour Bridge (ponte)

Na minha opinião, de março a maio e de outubro a dezembro são os melhores meses para visitar Sydney, no quesito turistar mesmo, andar e conhecer a cidade. O clima costuma ser mais ameno e se você conseguir evitar os feriados e férias escolares desse período, pegará melhores preço de hotéis ou até mesmo AirBnB.

O verão (dezembro a fevereiro) coincide com feriados de natal e ano novo, férias escolares e tudo fica bem lotada e mais caro. O clima em Sydney nesses meses esquenta bastante e é uma ótima época de ir para Sydney para quem procura praia.

O ano novo de Sydney é um dos mais famosos do mundo, assim como o Reveillon no Rio de Janeiro. Então, se fica a dica para se programar com antecedência se sua ideia for viajar para lá no final de dezembro.

E no inverno, de junho a setembro, o clima fica bem frio e costuma ventar bastante, especialmente na baía e nas praias. Se programe para levar roupas de inverno.

Sydney dispensa explicações, tudo o que você já ouviu falar é pura verdade, a cidade é incrível e linda!

Quando visitar Melbourne & Great Ocean Road 

Skyline de Melbourne
Skyline de Melbourne a partir do Shrine of Remembrance 

A melhor época de visitar Melbourne e fazer a trip pela Great Ocean Road também acontece entre março a maio e de outubro a dezembro. Você pegará um clima mais ameno, mas podendo ter temperaturas frias, aliás, Melbourne tem fama de ter um clima bem imprevisível! Se prepare.

Uma vantagem de viajar na primavera ou no outono é que há muitos festivais e eventos, especialmente para o público local. A desvantagem é que o tempo pode ser chuvoso e com bastante vento.

Melbourne no verão é uma delícia para aproveitar as atividades ao ar livre. Ainda assim, espere mudanças constantes, no mesmo dia você pode pegar chuva e calor escaldante!

Apesar do clima inconstante e muitas vezes bem frio, Melbourne merece muito seu amor, especialmente se você gosta de cidade cosmopolita, com boa culinária e paisagens marcantes.

Cairns, Whitsundays e Grande Barreira de Corais

Coral em formato de coração
Passeio de helicóptero pela barreira de corais em Whitsundays

Localizada na costa nordeste da Austrália, a Grande Barreira de Corais é um destino que mais atrai muitos australianos e visitantes internacionais.

Apesar de Whitsundays ser classificado como um destino para qualquer época do ano, a melhor época para visitar Cairns, Port Douglas e Whitsundays, principais regiões da barreira de corais, vai de maio a outubro, quando não há incidência de ciclones e nem de águas-vivas. Sendo que a alta temporada acontece durante os meses de inverno: junho, julho e agosto.

Dezembro a fevereiro é a pior época do ano para visitar North Tropical Queensland. Além do clima super úmido e quente, você pode pegar ciclone e águas-vivas. Então, se for viajar para a Barreira de Corais entre outubro a abril/maio, recomendo usar os macacões ao entrar no mar.

Eu amo essa região da Barreira de Corais e com certeza é uma das jóias que a Austrália reserva para o mundo.

Quando visitar Gold Coast e Byron Bay

Clima em Byron Bay
Praia principal de Byron Beach

Byron Bay e Gold Coast, assim como Brisbane, Sunshine Coast e até Fraser Island, são regiões sub-tropicais que você pode visitar qualquer época do ano, geralmente com verões quentes e invernos amenos.

Dito isso, essas regiões são especiais para curtir o clima de praia, com exceção de Brisbane (que não tem praia). Recomendo reservar para elas os meses de outubro a abril, tendo em mente que janeiro e fevereiro são os meses mais chuvosos, porém isso raramente se extende por muitos dias.

Eu moro em Brisbane e adoro essa região, especialmente Nossa, minha praia favorita de Sunshine Coast.

Quando ir a Uluru | Deserto Vermelho | Outback

Uluru | Ayers Rock

O Red Centre ou Deserto Vermelho da Austrália representa mais que uma viagem para os australianos, mas sim uma conexão com a terra, com o povo aborígene e com a resistência de viver em uma das regiões mais áridas e inóspitas do país.

O Uluru, ou Ayers Rock, é a principal atração do deserto australiano e recomendo demais a visita! Já tive a oportunidade de visitá-lo duas vezes e quero voltar mais algumas.

A melhor época de visitar o Uluru acontece de abril a outubro, enquanto a alta temporada vai de junho a agosto, quando tudo fica cheio e ainda mais caro.

Acredito que abril, maio e setembro, sejam excelentes épocas para visitar. Independente da época, fazer reservas de passagem aérea, aluguel de carro e acomodações com antecedência é bastante recomendável, pois elas são limitadas.

A época que não recomendo visitar o Uluru é durante os meses do verão, especialmente de dezembro a fevereiro, você vai fritar de tão quente e não vai conseguir ser feliz!


IMIGRAÇÃO NA AUSTRÁLIA | COMO PASSAR NA ALFÂNDEGA AUSTRALIANA

O QUE FAZER EM BRISBANE, AUSTRÁLIA – 12 DICAS IMPERDÍVEIS!

TRILHA BONDI BEACH A COOGEE BEACH EM SYDNEY!


Conclusão sobre quando ir para a Austrália

Me sinto uma pessoa de sorte, pois além de morar na Austrália por vários anos, já viajei bastante por aqui, incluindo uma road trip que cobriu mais de 20.000km de estrada!

E para os amigos que sempre me perguntam “Quando ir para a Austrália?”, eu sempre recomendo se concentrar entre março a maio ou de setembro a novembro, para assim poder incluir vários lugares e evitar alta temporada na maioria dos destinos.

Viajar na Austrália nessa época você encontrará dias quentes nas regiões do sul, temperaturas gostosas no nordeste, dias secos e ensolarados no oeste da Austrália e clima seco no norte da Austrália.

Espero que as dicas aqui do Viajoteca tenha ajudado, aproveita e siga a gente no instagram, facebook e fique de olho em todos os artigos da Austrália aqui no blog!

LEIA TAMBÉM:

13 comentários

Você lembrou do Seguro Viagem? 


Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.


Cotação seguro viagem



Continue planejando sua viagem:


> Reserve seu hotel

> Seguro Viagem com desconto

> Passagem aérea

> Ingressos e Passeios

> Aluguel de veículos

> Tours Exclusivos Viajoteca

> Chip de celular


Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Raquel teixeira 24 de maio de 2022 - 18:48

Ola, otimo post!
Voce teria dicas da melhor época para conhecer a Tasmania e dicas do que visitar? Obrigada

Responder
Mirella Matthiesen 25 de maio de 2022 - 18:58

Oi Raquel,
Infelizmente ainda não conheci a Tasmania, falha minha!
Talvez a Jê tenha algumas dicas, olha o perfil dela: https://www.instagram.com/jefontella/
Bjks

Responder
Fernanda Scafi 4 de dezembro de 2020 - 04:37

Adorei as dicas sobre as melhores épocas para conhecer a Austrália e mais ainda quantos dias ficar em cada destino para dar um norte do planejamento da viagem. Tem tanto lugar legal por aí, e como fica do outro lado do mundo, tem que aproveitar muito bem o preço da passagem rs.

Responder
Camila Coubelle 3 de dezembro de 2020 - 10:05

Eu não gosto de ir para os destinos e não aproveitar de tudo… e seu post me fez entender que não dá para comprar uma promoção relâmpago, por exemplo. É preciso bastante planejamento para conhecer a Austrália! Meu ponto de partida no país é a barreira de corais, mas agora fiquei com vontade de conhecer muitos outros lugares. Parabéns por esse guia completaço das estações!

Responder
Mirella Matthiesen 4 de dezembro de 2020 - 03:18

Oi Camila,
Pois é…. concordo com você que pesquisar sobre “quando ir” antes de qualquer viagem é fundamental para aproveitarmos o máximo ou pelo menos sabermos o que iremos encontrar!:)
Obrigada pela visita!

Responder
Anna Luiza 2 de dezembro de 2020 - 20:30

Nossa, meu sonhoooo! Muito importante saber a melhor época para ir. Dessa forma, evitamos frustrações e também as furadas. No caso da barreira de corais, um local tão procurado, essa informação é essencial mesmo.

Responder
Mirella Matthiesen 3 de dezembro de 2020 - 04:50

Oi Anna,
Pois é… evitar furada durante as viagens é fundamental, né? 🙂
Beijos

Responder
Hebe C 2 de dezembro de 2020 - 16:16

Super completo seu post, vai me ajudar muito. O sonho do meu filho é conhecer a Austrália, estamos querendo ir ano que vem.

Responder
Mirella Matthiesen 3 de dezembro de 2020 - 04:50

Oi Hebe,
Venha mesmo… a Australia é especial demais.
Se precisar de alguma coisa, estou por aqui.
Beijos

Responder
Fernanda 30 de novembro de 2020 - 22:14

Concordo com suas sugestões de quando ir para a Austrália. Diria até que para as pessoas que curtem praia como eu curto, para ir em março ou novembro pra Sydney, por exemplo, que dá para aproveitar a praia sem aquele calor insuportável de verão. E eu visitei Whitsundays em maio, melhor época como você disse (sem ciclones e sem água-viva). E ainda consegui pegar praia.

Responder
Mirella Matthiesen 30 de novembro de 2020 - 22:32

Oi Fê,
É isso aí, eu acho que para pegar praia, novembro ainda venta bastante lá pelos lados de Sydney, mas se pegar umas das praias de baía é um ótimo mês. E março também é meu queridinho de Sunshine Coast (QLD) para baixo.
Beijos,

Responder
Paulo 26 de novembro de 2020 - 19:28

Fantásticas dicas! Nada a acrescentar!

Responder
Mirella Matthiesen 27 de novembro de 2020 - 21:16

Oi Paulo,
Super obrigada pela visita e que legal que gostou das dicas.
Abração,

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies