Página Principal Portugal A graciosa Ponte de Lima no norte de Portugal

A graciosa Ponte de Lima no norte de Portugal

por Carina
0 comment

A vila de Ponte de Lima em Portugal é daqueles lugares surpreendentes, um lugar pequeno que não imaginamos encontrar tanta beleza reunida. Cheia de charme e de história, é quase impossível sair dali sem estar encantado com as construções de vários períodos que vamos encontrando ao caminhar pelas suas ruas.

Localizada no Norte de Portugal, pra cima de Braga e cerca de 40 km da divisa com a Espanha, é um daqueles destinos que você deve pôr na sua lista, para dar ao menos uma passadinha, se estiver passando pela região, já que o lugar vale realmente a pena.

Cortada pelo Rio Lima, a cidade ganhou este nome devido a ponte romana e medieval que atravessa o rio e que sempre foi uma forma segura de passar de um lado para o outro da margem, e que claro, é uma das maiores atrações da cidade.

Ponte de Lima Portugal prefeitura

Leia também:

+ ROTEIRO NO PORTO (2 DIAS) E DICAS DA REGIÃO

+ 9 PROGRAMAS IMPERDIVEIS NO VALE DO DOURO

+ HOTÉIS NO DOURO EM PORTUGAL |ONDE FICAR NO DOURO


Ponte de Lima – Portugal

Conhecer Ponte de Lima é se deparar com um patrimônio histórico incrível, que tem na sua arquitetura medieval, juntamente com sua ponte romana, seus maiores cartões postais e um atrativo para inúmeros visitantes.

A vila de Ponte de Lima em Portugal não é tão pequena que deveria continuar sendo chamada somente de vila. Já que uma vila nada mais é que algumas poucas ruas, e Ponte de Lima já se encaixaria do que classificamos como uma pequena cidade. Afinal, facilmente se encontram todos as comodidades que os habitantes necessitam para o dia-a-dia.

Entretanto, Ponte de Lima tem o título de a vila portuguesa mais antiga, já que recebeu em 1125 da rainha Dona Teresa a permissão de ser vila. Deste modo, caso passe a ser designada como cidade, ela perderia este título que a vila mantém com tanto carinho. Assim sendo, conhecer Ponte de Lima em Portugal é entrar na história do país de modo a se ver de perto os primórdios desta terra encantadora e cheia de histórias.

Ponte de Lima Portugal azulejos

O que ver em Ponte de Lima – Portugal

Como Ponte de Lima é pequena, a grande maioria de suas atrações estão concentradas no seu centro antigo e arredores. Aliás, este é um dos lugares que você deve estacionar seu carro e seguir à pé pelas suas ruazinhas antigas, para conhecer suas esquinas, quintas e palácios, dentre os quais muitos são hoje em dia opções de hospedagem na cidade.

Um passeio rápido pelo centro antigo não deve tomar mais do que umas 2 horas do seu tempo. Entretanto, como acontece em todos os lugares interessantes, pode-se passar horas descobrindo-se belezas desta que é a Capital do Vinho Verde e que oferece inúmeras delicias tradicionais para os que se aventuram a explorá-la com mais atenção. Como seria descobrir que Ponte de Lima faz parte do Caminho Português a Santiago de Compostela? E que D. Pedro I cercou-a com muralhas, das quais ainda é possível ver algumas partes e torres?

Uma cidade florida

Ponte de Lima é provavelmente a cidade mais florida de Portugal e por toda vila estão espalhados diversos cantinhos cheios de flores, parques e jardins cuidadosamente mantidos. Um bom exemplo é o parque Campo do Arnado, onde pode-se conhecer a história da arte do jardim e ainda impressiona com quatro jardins diferentes, além de uma grande estufa.

Outros bons lugares para ver um lindo paisagismo são a Avenida dos Plátanos, os Jardins dos Terceiros e o Parque da Guia. No centro da cidade, visite os jardins e parques Dr. Adelino Sampaio, Lapa e do neoclássico Palacete Villa Moraes e da barroca Casa de Nossa Senhora da Aurora.

Todas as vezes que eu cheguei pela cidade, foi pela Avenida António Feijó, super arborizada e que já causa uma ótima primeira impressão, levando direto para o centro histórico e para prefeitura de Ponte de Lima.

Ponte de Lima avenida feijo
Avenida António Feijó em Ponte de Lima

ATENÇÃO!! SEGURO VIAGEM EUROPA

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Além de você não correr o risco de ser deportado (sim, isso acontece muito mais do que a gente imagina), você estará protegido se algo de ruim acontecer. Infelizmente imprevistos acontecem e temos que estar preparados. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar.

Você ainda está na dúvida? Tire todas as suas dúvidas aqui >> SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?
.

Um passeio pelo Centro Histórico

Um dos passeios imperdíveis em Ponte de Lima Portugal é andar pelas ruas do centro histórico. A região do centro antigo de Ponte de Lima é quase toda de pedestres, o que torna o passeio bem agradável de ser feito.

Andando por ali, vale observar os brasões nas fachadas de diversas casas, assim como diversas outras que são lindamente revestidas de azulejos.

Paços do Concelho

Antes de entrar neste emaranhado de ruas, não deixe de observar a graciosa e a histórica Câmara Municipal (Prefeitura), chamada de Paços do Concelho. Ela fica no alto da praça Jardim Adelino Sampaio e é muito fotogênica.

O edifício que abriga o Paços do Concelho de Ponte de Lima é uma construção de 1439, mas que sofreu diversas reformas e reconstruções até os dias de hoje.

Ponte de Lima Portugal prefeitura

>>> Alto Minho: Excursão privada a Viana Castelo e Ponte Lima

Paço do Marquês

Já do outro lado da Avenida António Feijó está o Centro de Interpretação de História Militar, na praça Paço do Marquês de Ponte de Lima. Localizado no histórico edifício conhecido como Paço do Marquês, que foi erguido na segunda metade do século XV, este prédio mais parece uma fortaleza.

Ponte de Lima Centro De Interpretação De História Militar
Centro de Interpretação de História Militar

Leia também:

+ ROTEIRO PORTUGAL: LISBOA E ARREDORES

HOTEL 5 ESTRELAS EM LISBOA – INTERCONTINENTAL LISBOA


Entrando na Rua Cardeal Saraiva chega-se ao coração da cidade antiga de Ponte de Lima, em Portugal, e ali está outra grande atração da cidade, a Igreja Matriz. Também aproveite para ver a Igreja da Misericórdia que fica em frente à Matriz.

Igreja Matriz de Ponte de Lima

A Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, ou Igreja Matriz de Ponte de Lima, como é conhecida, foi construída em meados do século XV (1444). A igreja chama a atenção de quem passa, e tem um belíssimo exterior e um pórtico oval. Dizem que a bela rosácea é inspirada na rosácea da Igreja de São Francisco, na cidade do Porto.

Ponte de Lima Portugal matriz
Igreja Matriz

Em frente à Matriz fica a Igreja da Misericórdia, dos séculos XVI e XVIII, que possui um lindo púlpito dourado e um altar que representa o Milagre da Multiplicação dos Pães.

Outras Igrejas a visitar na cidade, fora do centro antigo

Para aqueles que adoram visitar igrejas interessantes, não deixem de passar nas Igrejas de Santo António dos Frades e da Ordem Terceira de São Francisco (século XVIII), que juntas formam o Museu dos Terceiros (de arte sacra). Na Igreja de Santo António dos Frades vale ver a sacristia com painéis de azulejos que datam dos séculos XVI a XVIII.

Ali perto, no fim da Avenida dos Plátanos está a Capela de Nossa Senhora da Guia com diversas capelas barrocas.

Aliás, do outro lado da Ponte Medieval estão ainda a Igreja de Santo António da Torre Velha (barroco tardio) e a bela e gótica Capela do Anjo da Guarda, (século XIII), única em Portugal.

igreja

>>> Do Porto: Excursão Região do Vinho Verde com Degustação e Almoço

Torre da Cadeia Velha e Torre de São Paulo

Chegando na beira do Rio Lima, duas torres chamam a atenção na paisagem, a Torre de São Paulo e a Torre da Cadeia Velha. Apesar de ambas terem sido anexadas as construções adjacentes, elas são torres que faziam parte da antiga muralha construída durante o reinado de D. Pedro I, no século XIV. Estas muralhas circundavam Ponte de Lima, e além dos altos muros, possuía 10 torres e 6 portas.

Na Torre da Cadeia Velha, que tem este nome já que serviu de prisão no século XVI (durante o reinado de D. Manuel I), funciona hoje o Escritório de Turismo da cidade.

Ponte de Lima torre da cadeia Velha
Torre da Cadeia Velha

Largo de Camões

Um pouco adiante da Torre de São Paulo surge o Largo de Camões, uma grande praça que abriga o Chafariz Nobre, de 1603. Primeiramente, o chafariz ficava junto de uma das principais portas de entrada na muralha da vila. Entretanto, ele foi transferido para o Largo de Camões em 1929. 

Nesta praça fica também um Pelourinho, que era usado para aplicar os castigos aos criminosos.

Ponte de Lima Portugal fonte
Largo de Camões

Vai viajar de

Carro?


Beira Rio

Do outro lado da rua que passa ao longo do Rio Lima, o Passeio 25 de Abril, bem em frente onde acaba a Rua Cardeal Saraiva (a principal do centro antigo) ficam outras atrações interessantes. Ali está um grande conjunto de estátuas chamado Memórias do Campo, que mostra camponeses arando a terra.

estátua Memórias do Campo

Lenda do Rio Lethes (Rio do Esquecimento)

Outro grupo de estátuas que está ali perto são vários soldados romanos que olham para o rio e representam uma lenda antiga da cidade. Conforme conta a lenda, quem atravessava o Rio Lethes (antigo nome do Rio Lima) perdia a memória ao longo da travessia. Então um comandante romano quis provar para seu batalhão que isto não acontecia, e cruzou as águas. Assim que chegou na outra margem, ele começou a chamar seus soldados, um a um, pelo nome. Desta forma provou que a lenda não era verdadeira. Portanto, na margem do centro antigo estão as estátuas dos soldados, e na margem oposta do rio está a estátua do comandante montado em seu cavalo.

Feira

Neste grande areal à beira do Rio Lima acontece a cada 15 dias, nas segundas-feiras, uma grande feira típica e regional. Esta feira é das mais antigas, variadas e concorridas de Portugal. Ali são vendidos todos os tipos de artigos, como roupas, objetos de decoração e uso diário, comidas e temperos. São inúmeras barraquinhas vendendo todo tipo de coisa e a feira virou atração, sendo muito visitada por moradores de cidades próximas e até turistas.

Ponte de Lima Portugal ponte romana
Areal na Beira do Rio Lima e a Ponte Romana

>>> Excursão Alto Minho saindo de Braga e Guimarães

Ponte Romana e Medieval sobre o Rio Lima

A ponte de cerca de 2000 anos atravessa o Rio Lima com seus arcos largos desde os tempos romanos. Naquela época, era parte integrante da estrada romana que cortava a região e ligava Braga a Astorga. Na realidade, ela é uma ponte feita em duas partes, a primeira, nos tempos romanos, e a segunda, que foi construída na Idade Média e unida a primeira parte. Ou seja, ela possui 4 arcos romanos e 27 arcos medievais (num total de 31).

Sendo considerada a mais bonita ponte medieval de Portugal, ela é toda feita de em granito e tem 380 metros de comprimento.


Vai se hospedar em

HOTEL OU APARTAMENTO?

Reserve seu hotel ou apartamento em Portugal ou qualquer outro lugar do mundo no Booking.com, um comparador de hotéis que te garante o menor preço e na maioria dos hotéis e apartamentos tem a opção de cancelamento gratuito.


Certamente, um dos mais belos cartões postais de Ponte de Lima, em Portugal. A visão da ponte de arcos, enfeitada pela Igreja de Santo António da Torre Velha é realmente bonita. Quem atravessa a ponte à pé, um passeio super indicado, não deve deixar de visitar ainda ali ao lado a Capela do Anjo da Guarda, que fica bem no início do Parque do Arnado.

Ponte de Lima Portugal igreja
Ponte Romana e Igreja de Santo António da Torre Velha

Museus em Ponte de Lima

Para os amantes dos museus, a cidade também tem boas opções. Uma das melhores é o Museu dos Terceiros, que está localizado no antigo mosteiro de Santo António dos Frades e conta com uma interessante coleção de arte sacra da Idade Média.

Aqueles que se interessam pelo Vinho Verde e a sua cultura, bem como sobre a cultura do milho e linho da região, devem visitar o Museu Rural de Ponte de Lima. Já o Museu do Brinquedo Português leva de volta à infância do século XIX com a sua coleção de brinquedos.

Saindo do Porto: Excursão Particular para Viana do Castelo, Ponte de Lima, Valença

Festas populares de Ponte de Lima – Portugal

Corpus Christi

Desde o início do século XVIII, a cidade se enfeita neste feriado. Assim, as ruas são decoradas com lindos tapetes coloridos feitos de flores verdadeiras, que se transformam grandes obras de arte. Além disto, acontecem procissões religiosas durante a nona quarta-feira depois da Páscoa.

Feiras Novas

Nesta festa comunitária, que é um dos festejos mais antigos de Portugal (celebrada desde o ano 1125), Ponte de Lima despede-se do verão com danças, cantos, folclore e fogos-de-artifício. Aliás, as festividades acontecem por 3 dias no segundo fim-de-semana de setembro. Durante as festas são realizados espetáculos do folclore português, bailes populares, concertos, corridas de cavalos e procissões.

Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima

Mantendo a sua tradição de cidade das flores, Ponte de Lima apresenta desde 2005 uma mostra internacional de jardins. Neste festival, que acontece entre maio e outubro, muitos visitantes vão a Ponte de Lima, ver os jardins artisticamente decorados com temas variáveis. Isso ilustra tendências e tradições em design de jardins.

Vaca das Cordas

Esta festa tradicional acontece desde o século XV onde um touro bravo segue em direção a Igreja Matriz guiado por cordas e dá 3 voltas ao redor dela. A seguir, ele segue para a praça Largo de Camões e para o areal junto ao rio, onde corre até o pôr do sol. Depois a festa corre solta pela cidade, cheia de animação e música.

Ponte de Lima Beira rio

Caminho português para Santiago de Compostela

Durante todo o ano pode-se observar inúmeros peregrinos atravessando a famosa ponte medieval de Ponte Lima em Portugal. Isto porque a cidade faz parte do caminho português de Santiago de Compostela, rota milenar usada por vários peregrinos. Quem chega a Ponte de Lima vem de Barcelos ou Braga e segue em direção a Valença do Minho, e depois rumo à Espanha.

Então, se você estiver na cidade e cruzar com um peregrino, não deixe de desejar-lhe “Bom Caminho”.

Ponte medieval
Ponte Medieval e Romana

Gastronomia de Ponte de Lima, Portugal

Arroz de Sarrabulho

O prato mais típico de Ponte de Lima é o Arroz de Sarrabulho. Isto é, este é um prato que pode ser feito com vários tipos de carne, mas a mais usada é a carne de porco. A carne é marinada e temperada de acordo com a tradição, ou seja, cozido no sangue de porco e temperos. Depois, o prato é servido com o arroz bem molhado pelo caldo e com as carnes. Ainda vem com os típicos rojões à moda do Minho, que é um embutido feito de carne de porco temperado com especiarias e vinho verde.

Aliás, não deixe de saborear um vinho verde, que é típico da região. Afinal, Ponte de Lima, em Portugal, é a capital do Vinho Verde! Então, se quiser se aprofundar mais, tome um vinho verde tinto, que é especialidade de Ponte de Lima.

Lampreia do Rio Lima

Sem dúvida, muitos restaurantes também servem vários tipos de lampreias frescas de Lima. Este peixe pode ser preparado de diversas formas, mas os mais conhecidos e apreciados são o Arroz de Lampreia e a Lampreia à Bordaleza.

Bacalhau de Cebolada

Ainda, outro prato tradicional e popular é o bacalhau com cebola. SEndo que este prato também pode ser facilmente encontrado nos restaurantes da cidade.

Leite-Creme

Por fim, para aqueles que amam um doce e uma sobremesa, a pedida certeira é o Leite-Creme queimado. Ele é uma espécie de creme brulée típica da região.

Comércio local Ponte de Lima
Viaje Conectado

Hotéis em Ponte de Lima

Caso você desejar curtir Ponte de Lima em Portugal com mais tempo, como a vila merece, indico que você fique pelo menos uma noite. Deste modo, algumas das boas opções de hotéis em Ponte de Lima são:

Hotel Paço de Vitorino– um belo hotel 4 estrelas que é quase um museu, de tanta história contida ali e data do século XVI. Apesar de ele não ficar dentro da cidade, mas fica bem próximo do Rio Lima. Assim sendo, ele é perfeito para quem deseja descansar com muito estilo.

Quinta Da Agra– sem dúvida, este é outro lugar delicioso para descansar. Afinal, esta quinta do século XVII tem uma piscina linda e é rodeada por várias oliveiras.

INLIMA Hotel & Spa– quem gosta de design, conforto, além de ter vistas lindas, esta é a opção certeira! Já que fica de frente para o Rio Lima e bem perto do centro da cidade. Aliás, este hotel 4 estrelas é uma das melhores opções de hospedagem na região.

Hotel Império do Norte– este hotel 3 estrelas é extremamente bem localizado. Pois fica de frente para o rio, e ainda no centro da cidade. Além disso, conta com ótimas resenhas e ótimo café da manhã.

Booking.com
Ponte de Lima
Seguros Promo

Vale a pena comprar antecipadamente:

LEIA TAMBÉM:

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies