Página Principal Queensland Whitsundays, Austrália – um paraíso para chamar de seu!

Whitsundays, Austrália – um paraíso para chamar de seu!

por Mirella Matthiesen

Uma dos lugares mais espetaculares e queridos da Austrália chama-se Whitsundays! Um região do estado de Queensland cercada de 74 arquipélagos perfeitamente posicionados entre praias paradisíacas, muito verde, águas cristalinas e protegida pela Grande Barreira de Corais.

Whitsundays reune tudo o que há de melhor para apaixonados em navegação, mergulho, snorkel, pesca, ou apenas para relaxar em um destino praiano sem igual.

Para quem gosta de história, algumas das ilhas possuem sítios arqueológicos com desenhos rupestres e protegidas há mais de 8.000 anos pelo povo aborígene Ngaro, os proprietários originais dessa terra linda.

Outra característica marcante de Whitsundays é que a região tem opções para todos os bolsos, desde os backpackers até para aqueles que procuram acomodações exclusivas e luxuosas.

Sem dúvida, uma das regiões mais desejadas da Austrália, até porque uma das praias mais bonitas do mundo, Whitehaven Beach, se localiza por ali.

Whitehaven Beach
Eu e Whitehaven Beach

O QUE FAZER EM AGNES WATER E 1770 – Queensland

TRILHA BONDI BEACH A COOGEE BEACH EM SYDNEY!

ONDE FICAR EM BRISBANE – MELHORES BAIRROS E OPÇÕES!


Whitsundays, Austrália – Informações Gerais

Clique para ir direto ao assunto:

Como chegar em Whitsundays

Sendo Whitsundays uma das principais atrações turísticas da Austrália, há várias opções de como chegar lá! Você pode dirigir, pegar ônibus ou trem, mas a maneira mais prática é voando para um de seus aeroportos.

Como chegar em Whitsundays
  • Avião: existem duas opções de aeroportos para se chegar em Whitsundays. Via Arlie Beach pelo Aeroporto Whitsunday Coast (Proserpine – PPP), que atende o continente e depois segue-se de transfer/ferry para maior parte das Ilhas Whitsunday. Ou o aeroporto de Hamilton Island, chamado Aeroporto da Grande Barreira de Corais (HTI) – ideal para quem vai ficar na Ilha Hamilton. Ambos os aeroportos oferecem voos de/para a maioria das cidades australianas. [Passagem aérea para Whitsundays]
  • Carro/Campervan: para quem está fazendo uma road trip pela Austrália e passará pela costa de Queensland – de Brisbane a Cairns, por exemplo, Whitsundays fica no meio do caminho é deve ser parada obrigatória. Arlie Beach é a principal cidade do lado continental. [Cotação de aluguel de carro na Austrália]
  • Ônibus: Há duas empresas, Premier e Greyhound, que fazem o trajeto pela costa de Queensland (Brisbane de/para Cairns) e uma das paradas é Arlie Beach. Caso estiver indo em turma, o ideal é mesmo alugar um carro, mais rápido e prático.
  • Trem: outra maneira de se chegar a Whitsundays é de trem. A Queensland Rail Travel faz o trajeto de Brisbane a Proserpine, e depois você pode pegar um translado ou ônibus para Arlie Beach – 20 a 30 minutos.

Quando ir a Whitsundays

Apesar de Whitsundays ser classificado como um destino para qualquer época do ano, você precisa levar algumas coisas em consideração. Os melhores meses para viajar para Whitsundays vai de maio a outubro, quando não há incidência de ciclones e nem de águas-vivas.

A época de ciclone em Whitsundays acontece entre os meses de novembro a abril, dessa forma, se viajar nesse período, esteja sempre atento ao app ou website meteorológico bom.gov.au

  • Você sabia? Ciclone é conhecido no hemisfério norte como furacão, só para dar uma referência! 🙂 

Os meses de ciclone coincidem com a época das águas-vivas da Austrália, são elas: Irukandji ou box jellyfish – veja o mapa das águas-vivas na Austrália. Então, para quem for nessa época (abril a outubro) é altamente recomendado usar os macacões ao entrar no mar – falo mais sobre isso aqui nesse post sobre snorkel na Barreira de Corais.

Passeio de barco em Whitsunsays, Austrália
Entre as ilhas de Whitsundays

Onde ficar em Whitsundays

Como disse anteriormente, Whitsundays é um destino na Austrália para todos os orçamentos, mas não vá pensando que é baratinho! Por ser um dos principais centros turísticos da Austrália, barganha não é algo que você vai encontrar, independente da categoria da acomodação.

Em 2017, Whitsundays foi impactada por um ciclone que destruiu muita coisa, inclusive vários resorts foram fechados, especialmente nas ilhas. Mas por outro lado, depois de renovações extensas, eles estão voltando ainda melhores!!! 

Mando abaixo os principais lugares para ficar em Whitsundays, um deles vai combinar com você:

Arlie Beach

Arlie Beach é o principal hub em Whitsundays e a grande vantagem para quem está de carro, é que Arlie fica na parte continental, não nas ilhas. Quase todas as principais cidades australianas tem voos para o aeroporto Aeroporto Whitsunday Coast (Proserpine – PPP), como mencionei anteriormente.

Também conhecida como um dos locais preferidos dos mochileiros, até pouco tempo atrás, não havia muitas opções para quem procurava algo mais luxuoso, mas isso está mudando e a cada dia Arlie está ficando mais completa e bonita.

Uma opção para fugir da muvuca é procurar por hotéis ou apartamentos em Cannonvale, cidade vizinha, que nem dá para saber onde uma começa e outra termina. E foi exatamente nesse lugar que ficamos. Escolhemos um apartamento com uma vista linda e aproveitamos bastante.

Minha dica é que vocês pesquisem com calma no Booking e no AirBnB (usando nossos links, por favor!), pois há uma infinidade de opções!!! E se não gostar de barulho, evite a Main Street e Arlie Esplanade, pois lá, a noite o bicho pega! (risos).

Segue abaixo algumas acomodações com boas avaliações (hotéis e apartamentos) em Arlie Beach e Cannonvale: 

Arlie Beach, Whitsundays - Austrália
Arlie Beach – vista do passeio de helicóptero

Ilhas de Whitsundays

Apesar de Whitsundays possuir 74 ilhas, poucas delas são abertas para hospedagem ou pernoite, abaixo vou enumerar algumas opções que vai do luxo/exclusivo ao acampamento.

– Hayman Island

Para quem busca por exclusividade, resort 5 estrelas, ótimo recife para snorkel a um passo da ilha, Hayman Island pode ser a solução.

A única opção de hospedagem é o elegante InterContinental Hayman Island Resort, que acabou de ser reinaugurado depois de uma extensa renovação.

– Hamilton Island

Minha queridinha entre as ilhas e meu local favorito para ficar em Whitsundays! É praticamente uma cidade-ilha com aeroporto, restaurantes, mini-mercado, passeios de barco, praia e tudo o que você precisa para curtir as férias.

Claro que tudo tem um preço, mas vale muito a pena e não é algo inatingível. A vibe de Hamilton Island é perfeita, sem contar que não pode andar de carro lá dentro, somente de bugues elétricos! Um ótimo destino para famílias ou casais.

A geografia de Hamilton é linda, e se você gosta de trilha, não perca a cênica e desafiadora caminhada até o Passage Peak. Super visual! 


>>> Cruzeiro de snorkel para Barreira de Corais saindo de Hamilton Island

>>> Veleje para a praia Whitehaven e faça snorkel em Whitsundays a partir de Hamilton Island


Se resolver se hospedar em Hamilton Island, recomendo muito que você compre passagem diretamente para a ilha e não em Arlie Beach, a não ser que o preço compense o valor do transfer entre o aeroporto de Arlie até a marina e em cima disso o valor do ferry (balsa) até Hamilton Island. Fique atento/a a esse “detalhe”, para não ter dor de cabeça sem necessidade!

Você pode ficar em hotéis/resorts ou em apartamentos, veja algumas opções abaixo:

– Daydream Island

Mais uma ilha com apenas uma opção de hospedagem, mas uma das mais famosas devido a proximidade de Arlie Beach.

O Daydream Island Resort foi completamente renovado e reinaugurou em 2020! Ele apostou no estilo eco-resort, tem 277 quartos e é uma ótima opção para famílias.

– Ilhas para Acampamento

Para quem gosta de acampamento e quer ficar em uma das Ilhas de Whitsundays há opções para vocês! Uhuuu…

É necessário fazer reserva com antecedência no website do Parks and Forest Quensland, mas fique atento pois apesar de ter banheiros disponíveis, a maioria não tem chuveiro.

Hamilton Island
Hamilton Island

CAPE HILLSBOROUGH NA AUSTRÁLIA – ONDE CANGURUS TE ACORDAM MAIS CEDO!

COMIDAS TÍPICAS DA AUSTRÁLIA – INCLUINDO SOBREMESAS!

AS MELHORES VISTAS DE SYDNEY, AUSTRÁLIA (FOTOS)


O que fazer em Whitsundays, Austrália

Whitsundays na Austrália é um daqueles destinos que você pode passar de 2 a 30 dias que com certeza não vão faltar coisas para fazer. Há quem prefira até ficar por lá e não fazer nada, pois apreciar a paisagem já é um programão.

Mas para te ajudar a elaborar um roteiro, mando abaixo algumas dicas do que fazer em Whitsundays, especialmente se escolher como base Arlie Beach.

1- Velejar pelas ilhas de Whitsundays

Velejar é uma das melhores coisas a se fazer em Airlie Beach; um passeio descontraído, na maioria das vezes com comida e bebida incluída e o cenário é realmente espetacular.

Existem vários tipos de barcos e tours pelas ilhas saindo de Airlie Beach e algums de Hamilton Island. O tipo de passeio vai depender somente do quanto você pode investir.

Nós escolhemos o passeio com o catamarã Camira e foi excelente; um dia inteiro velejando pelas ilhas (10h), com parada na praia de Whitehaven e Hill Inlet, comes e bebes incluído e a tripulação muito querida. Recomendo bastante, especialmente para quem quer conhecer a região de forma descontraída.

Passeios de barco para ver o por do sol, para fazer snorkel barreira de corais, para ir pescar em alto mar e até para pernoite (live aboard) também são programas bastante procurados .

Mando abaixo algumas dicas de passeios de barco em Whitsundays com boas avaliações:

Passeio de catamarã em Whitsundays

2- Whitehaven Beach & Hill Inlet

A praia de Whitehaven é considerada uma das mais bonitas do mundo e acredito que seja a praia mais famosa da Austrália, depois de Bondi Beach, em Sydney.

Para nós que temos praias lindíssimas no Brasil, pode até parecer exagero esse deslumbramento todo, mas ao chegar lá, você entenderá.

São 7 km de praia, mar transparente e mata virgem por toda parte. Devido a composição de 99% de sílica, a areia branquinha de Whitehaven, que mais se parece com talco, nunca queima nossos pés, independente da temperatura que esteja fazendo.

Descrever o Hill Inlet é um pouquinho complicado, o visual se parece com um redemoinho de areia e mar, esse espetáculo da natureza é criado devido ao vai e vem das marés! A melhor maneira de ver o Hill Inlet é sobrevoando Whitsundays, mas dá também para observar o fenômeno indo ao mirante da ilha Whitsundays.

Hill Inlet de helicóptero
Nessa foto aérea que tirei durante o passeio de helicóptero, dá para ver a praia de Whitehaven terminando na formação do Hill Inlet.

3- Snorkel em Whitsundays e Grande Barreira de Corais

Mergulho de cilindro ou snorkel são uma das atividades mais incríveis para se fazer na região de Whitsundays, além de poder ver corais no meio das ilhas, você também pode conhecer de pertinho a Grande Barreira de Corais da Austrália!

Há vários lugares na costa de Queensland onde você consegue fazer mergulho ou snorkel na Grande Barreira de Corais, e Whitsundays é uma delas! Certamente um passeio que recomendo muito…

A melhor época para fazer esportes naúticos em Whitsundays vai de maio a outubro (ou junho a setembro para ser ainda mais cuidadoso!), pois é nessa época que quase não há incidência das água-vivas “assassinas”: Irukandji ou box jelly fish. Todos os outros meses do ano, não entre na água sem os macacões de proteção (foto abaixo).

Existem vários lugares para praticar mergulho, tudo dependerá do passeio que você escolher. A água de Whitsunday permanece sempre entre 24 a 26°C e quase sempre cristalina.

Passeios se snorkel para considerar em Whitsundays:

Macacão de proteção para água-viva
Fotinho pagação de mico para ilustrar o macacão de proteção para água-viva na Austrália!

4- Arlie Beach Lagoon

O ponto de encontro de residentes e turistas de todas as idades com certeza é no Arlie Beach Lagoon. Uma piscina pública rodeada de palmeiras, perfeita para relaxar e nem lembrar do calor.

No horário do pôr do sol, a moçada também se reune por ali para se despedir do dia, azarar e curtir esse lugar que assim como o Rio, também foi abençoado por Deus. 😉

Se quiser uma praia de verdade, um lugar mais calmo e com rede de proteção das água-vivas, vá para Boathaven Beach.

Arlie Beach Lagoon - lagoa

5- Sobrevoe a Barreira de Corais

Um dos passeios mais incríveis e maravilhosos que já fiz na vida foi sobrevoar a Grande Barreira de Corais e ver uma das belezas naturais mais incríveis do mundo.

O sobrevoo pela barreira de corais em Whitsundays se torna ainda mais especial, pois existe um coral em formato de coração que parece uma escultura! Não é barato, mas vale cada centavo!!!

Eu fiz o passeio de helicóptero de 60 minutos e foi perfeito, especialmente porque sentei ao lado do piloto e tive uma visão completa dos corais! Tem um tour que além do sobrevoo, também inclui o pouso na praia de Whitehaven, a empresa que opera esses voos é a GLS. Independente do passeio, meu conselho é que você faça a reserva com antecedência, especialmente na alta temporada ou férias escolares.

Fique atento ao contratar qualquer serviço de sobrevoo, pois as vezes o passeio só inclui as ilhas de Whitsundays, mas o sensacional mesmo é que o tour que inclui a barreira de corais!

Há também sobrevoo de hidroavião que tem um melhor custo benefício e todos sentam na janelinha.

Coral em formato de coração

7- Caminhada pela baia, de Cannonvale a Arlie Beach

A caminhada pela baía entre Arlie Beach e Cannonvale é uma delícia e garante um visual belíssimo, o pessoal chama esse trajeto de Bicentennial Walkway.

Minha recomendação é fazer o percurso do Mantra Boathouse em Arlie Beach até o Fat Frog Beach Cafe em Cannonvale – ou vice-versa. São mais ou menos 7 quilômetros (ida e volta).

Essa caminhada também é bacana, pois oferece uma chance de conhecer alguns barzinhos e restaurantes para curtir um happy hour no final da tarde! E se gostar de brunch, o Fat Frog Beach Cafe é uma ótima pedida!

Bicentenial Walkway em Arlie Beach

8- A vida é uma festa em Arlie Beach

Para quem gosta de festa, bar, música e animação, com certeza Arlie Beach não deixa a desejar, há quem diga que as melhores festas da Austrália para a moçada acontecem por lá!

Os melhores bares para cair no happy hour e na noite ficam na Arlie Esplanade e Main Street.

9- Curta um Happy Hour tranquilão

Como eu mencionei anteriormente, Arlie Beach está se diversificando e há programas para quem quer estar na festa ou para quem quer curtir um happy hour ou noite mais tranquilo.

Para encontrar bares, cafés e restaurantes em um ambiente mais calmo recomendo a região do Abel Point Marina ou Port of Airlie.

Bares em Arlie Beach

10- Cape Glocester / Hideway Bay para fugir da muvuca

Se estiver passando alguns dias em Whitsundays e quiser conhecer praias lindas e vazias da região, que tal alugar um carro e fugir para Hideway Bay.

Cape Glocester fica mais ou menos 45 minutos de Arlie Beach e você pode passar o dia todo por lá numa boa. Recomendo as seguintes paradas para você:

  • Nelly Bay Dune Management Area: lugar lindo para curtir praia sem praticamente ninguém, meio estranho de achar, mas na Trochus Street tem duas entradas para estacionamento público.
  • Dingo Beach: vale uma passadinha para ver a praia na maré alta e maré baixa, e tem um pub (bem simples) bem em frente a praia, aquele momento para você relaxar do relaxamento, sabe? 🙂
  • Hideaway Bay & Cape Glocester: Hideaway Bay Beach tem uma praia pública para curtir, mas se você continuar seguindo até a ponta do Cape Glocester, tem dois resorts que são ótimas paradas para almoço ou um drink, você pode escolher entre Montes Reef Resort e Cape Gloucester Beach Resort.

Quiser ir um pouco mais longe, Bowen é uma day trip legal para fazer a partir de Arlie Beach, uma praia que está entrando no radar como um dos novos “points secretos” (mas nem tanto) da costa de Queensland.

Fish & Chips em Cape Glocester
Fish & Chips em Cape Glocester / Hideway Bay

11- Cachoeira- Cedar Creek Falls

Outro programinha da região de Whitsundays ideal para quem está de carro é conhecer a cachoeira Cedar Creek. Ela não é imensa e nem inesquecível, mas um lugar gostoso para se refrescar se tiver tempo sobrando.

Cedar Creek Falls fica a mais ou menos 25 minutos de Arlie Beach e uma dica importante é que dependendo do clima, talvez ela esteja seca. O ideal é verificar se choveu nos últimos dias, antes de ir.


Seguro Viagem para a Austrália

Uma coisa que não pode faltar na sua viagem é um bom Seguro Viagem Internacional.
Viaje tranquilo e esteja protegido/a se alguma emergência acontecer!
O sistema de saúde australiano é muito caro para turistas, não vale a pena arriscar.
Aproveite nosso link e receba no mínimo 5% de desconto!!!

Desconto Seguro Viagem


Dingo Beach, Queensland
Dingo Beach, Queensland

Prontos para viajar para Whitsundays na Austrália?

Espero que tenham curtido essas dicas sobre o que fazer em Whitsundays na Austrália! Um lugar muito especial e que vale a visita!

Qualquer dúvida ou sugestão, estou a disposição nos comentários no final desse post! 🙂

Aproveito para pedir para usar nossos links de parceiros sempre que possível, a cada reserva concluida ganhamos uma micro-comissão que nos ajuda a manter o blog com dicas sempre atualizadas! Você não paga a mais por isso e nos ajuda muito! Valeu!

Leia também:

IMIGRAÇÃO NA AUSTRÁLIA | COMO PASSAR NA ALFÂNDEGA AUSTRALIANA

HUNTER VALLEY – REGIÃO VINÍCOLA PERTO DE SYDNEY (AUSTRÁLIA)

BARREIRA DE CORAIS AUSTRÁLIA – PASSEIO DE SNORKEL A PARTIR DE CAIRNS

Todas as Viagens - Botão Seguro Viagem

 

Botão Chip de Celular
Todas as Viagens - Botão Passagem aérea

 

Botão Hoteis

Todas as Viagens - Botão Aluguel de carro

 

Botão Ingresso

LEIA TAMBÉM:

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies