Comidas típicas da Austrália – incluindo sobremesas!

0

Pratos, sobremesas e comidas típicas da Austrália não faltam e recomendo fortemente você experimentar algumas dessas coisas quando estiver por aqui. Se você não sabe, estou morando em Brisbane e sempre aprendendo peculiaridades do estilo de vida australiano.

Já escrevemos alguns posts sobre culinária típica de outros países como Bélgica, Canadá, Ucrânia e Polônia, e achei que já passou da hora de dividir com vocês o que comer na Austrália!

Algumas das coisas que recomendei abaixo estou sempre comendo ou comprando para deixar em casa, outras não curto nem um pouquinho e algumas é possível encontrar até em outros países, mas todos com certeza, são produtos tipicamente aussie (apelido de australiano no mundo, se fala “ózi“).

Você pode encontrar essas comidas australianas nos supermercados, restaurantes, padarias, entre outros lugares, mas claro que tudo depende do que estiver procurando! E algumas dessas coisas, você pode até levar como lembrancinha ou souvenir da Austrália para sua família e amigos que estão no Brasil.

Pratos, doces e comidas típicas da Austrália que vou falar nesse post:

  • Tim Tam
  • Vegemite
  • Macadâmia
  • Meat Pie
  • Anza Biscuit
  • Snags
  • Weet-bix
  • Abacate
  • Beterraba
  • Fish & Chips
  • Ginger Beer
  • Pavlova
  • Lamington

Como passar pela imigração na Austrália (documentos e dicas)

Snorkel na Barreira de Corais na Austrália

Translado do aeroporto de Sydney para o hotel (A$19)

Comidas típicas da Austrália

Pratos e Comidas típicas da Austrália para experimentar

Não vou falar aqui de culinária refinada ou de chefs, pois tem muitos restaurantes na Austrália que fazem uso de produtos locais super frescos e deliciosos, criando combinações que aguçam nosso paladar.

A ideia desse posts é falar das comidas típicas da Austrália do dia a dia, daqueles produtos que você encontra em todo lugar e que praticamente todo mundo conhece!

Vem comigo!


Tim Tam

Vamos começar pelo básico e com um dos produtos mais icônico do país, a bolacha Tim Tam (ou biscoito para quem é do contra, risos!).

A Tim Tam original é uma overdose de chocolate, pois a bolacha é de chocolate, recheada de chocolate e com cobertura de chocolate! A gente fica doce só de ler, né? E ela você encontra em vários países, mas aqui na Austrália, o bacana é que existem outros sabores e todo mundo tem seu favorito!

Você pode comer a Tim Tam sozinha, com leite ou como bem entender! Um dia vou fazer um vídeo lá no IGTV do nosso instagram e e ensinar como come a Tim Tam com chocolate quente!!!

Se der sorte, você acha pacotes da Tim Tam na promoção por menos de 2 dólares, mas o preço normal gira em torno de A$3,5!

Eu acho um ótimo produto para levar de souvenir para amigos e familiares no Brasil. Fácil, prático e sempre agrada! Vende até no duty free dos aeroportos australianos!

Tim Tam, comidas típicas da Australia

Vegemite

Essa geleia de vegetal é outro produto que tem na casa de todo australiano, a coisa e tão doida que meus amigos aussies chamam o vegemite de “comfort food“, aquele tipo de comida que nos faz sentir em casa, que nos dá aquela sensação nostálgica de pertencimento!

Na minha opinião, crescer comendo pão com manteiga e vegemite só pode ser castigo (risos). Mas acredita em mim, o povo come mesmo e você, obviamente, precisa experimentar antes de fazer carinha de nojo!

O pessoal do Oi Austrália deu umas dicas de como comer vegemite nesse vídeo. Diz a lenda que vegemite é fonte de vitamina interminável!

PS: a camada que se passa e no pão precisa ser bem fina, tá?! Boa sorte e depois me conta. 🙂

Vegemite, comida australiana

Seguro viagem na Austrália

Papo sério, NUNCA viaje sem seguro viagem para a Austrália, não é obrigatório, mas se acontecer alguma coisa, a conta vai toda para você e sai muito caro!! 

Faça sua cotação com as melhores seguradoras do Brasil com nosso parceiro Seguros Promo e receba até 10% de desconto!

Seguro viagem para Australia

Macadâmia

Macadâmia está para Austrália, assim como castanha de caju está para o Brasil e amendoim para Mianmar!

Esse nut australiano é delicioso e você pode comprar no supermercado, na feira e até no duty free.

Você encontra macadâmia na versão natural, salgada, caramelada, banhada no chocolate etc. Eu AMO!!!

Macadâmias banhadas no chocolate é outro souvenir que o pessoal adora receber, você encontra em caixinhas bonitinhas, bem autêntico e super saboroso! Minha marcar favorita é a Patons.

PS: sabia que macadâmia dá em árvore? Pois é, Mirellita também é cultura!!

Macadâmia, comidas típicas da Australia

Torta – Meat Pie

Outra comida típica australiana, considerada até um dos pratos nacionais, são as tortas salgadas chamadas de “meat pie“.

Meat pie, na tradução literal, seria “torta de carne”, mas na verdade tem de vários sabores, sendo que a mais comum é a de carne moída (ou carne picada), com molho denso de carne, cebola, cogumelo e queijo.

Essas tortas são servidas em tamanhos individuais e é uma ótima opção para almoço rápido, por exemplo.

Meat Pie, comida australia

+ As Melhores vistas de Sydney na Australia

+ O melhor de Sydney : Caminhada de Bondi Beach a Coogee Beach


Anzac Biscuit

Tanto na Austrália quanto na Nova Zelândia, você vai ouvir o termo “ANZAC” com muita frequência.

Em inglês, ANZAC significa “Australian and New Zealand Army Corps“, Forças Armadas da Austrália e Nova Zelândia. O termo foi criado durante a primeira guerra mundial quando os dois países se uniram para servir junto ao Reino Unido.

A história desses biscoitos de aveia que hoje encontramos facilmente nas prateleiras dos supermercados, padarias e alguns cafés, surgiu porque as esposas e noivas preparavam essas bolachinhas para enviar a seus amados soldados que estavam embarcando em uma viagem que talvez não tivesse volta.

Os Anzac Biscuits são gostosinhos e não devem ser confundidos com os hardtack biscuits, que eram biscoitos extremamente resistentes e duráveis distribuídos aos soldados pela própria logística da guerra e que salvou muitos de não morrerem de fome durante os longos conflitos [leia mais sobre esse assunto, nesse link, em inglês].

Para os amigos que gostam de cozinhar, tem várias receitas de Anzac Biscuit disponível na internet.

Anzac Biscuit, biscoitos da Australia

Dicas de Supermercados na Austrália

As principais redes de supermercado na Austrália são: Coles, Woolworths (apelidado de Woollies), Aldi e IGA.

Os dois primeiros são as grandes redes, o Aldi tem uma pegada de pouca variedade e preço baixo, enquanto o IGA são supermercados menores.

Compras de supermercado na Australia

Salsichas pra churrasco australiano (snags)

Uma das coisas que australiano adora fazer é reunir os amigos em algum parque da cidade e fazer um barbie (apelido australiano para barbecue – churrasco em inglês).

O churrasco “tradicional” australiano se resume a pão de forma (isso mesmo, tipo pão pullman), salsicha (linguiça de carne de gado ou porco bem típica daqui), cebola fritinha e molho que pode ser catchup (que eles chama de tomato sauce), molho barbecue ou o que quiser.

Claro que o pessoal dá uma incrementada com outras carnes e afins, mas esse é o basicão, entende? Vende até na entrada do Bunnings, lojas de construção!

CURIOSIDADE: a maioria dos parques aqui da Austrália tem churrasqueiras a gás que podem ser usadas livremente pelo público e é um sucesso!

O pessoal se reune para conversar, fazer festa, comemorar alguma coisa, levar as crianças para tomar um ar… enfim, o que der na telha.

Você como turista pode aproveitar para ter essa experiência também. Basta ir no supermercado, comprar as coisas e ir para o parque! Não esqueça de comprar um papel alumínio para ficar mais fácil de limpar depois.

Tem parques com vistas lindíssimas; uma combinação perfeita entre passeio turístico e vida como local! Sem contar que vai estar experimentando uma das comidas típicas da Austrália, do jeitinho que eles fazem.

Comidas típicas da Austrália

Weet-Bix

Eu descobri que essa “bolachinha” faz parte do cafés da manhã de muitos australianos depois que ganhei um afilhado aussie! Eles esfarelam esse weet-bix, que é um biscoito com gosto de nada, no leite e comem como cereal.

Quando você olha as caixinhas de weet-bix, fica difícil acreditar que isso na verdade é uma forma de alimentação super saudável ,com baixo teor de açúcar e rico em fibras, e que adultos também curtem!

Olha aí, algo diferente e barato para comprar nos mercados, especialmente para quem vai viajar em família ou está de dieta!

Weet-bix, comida da Australia
Imagem do wikipedia por Stevage.

Abacate

O pessoal come MUITO abacate aqui na Austrália e a grande diferença é que eles comem como se fosse um vegetal, com coisas salgadas! Tipo um tomate, sabe?

Abacate se come no café da manhã com torrada, ou no sanduíche no almoço ou mesmo no hambúrguer!!! No começo achei estranho, mas hoje eu AMO abacate e não consigo imaginar comer ele com coisa doce! Virei australiana, tsc tsc tsc…

Comidas típicas da Austrália
Torrada com abacate amassadinho e ovo poché!

+ O que fazer em Brisbane, Austrália

+ Lone Pine, onde ver coalas e cangurus em Brisbane

+ De Brisbane: Excursão de 1 Dia à Ilha de Stradbroke

Beterraba

Outro vegetal que eles usam bastante aqui na Austrália, muito mais do que estamos acostumados no Brasil, é a beterrada.

Eu fiquei impressionada com isso quando cheguei, mas agora já acho normal e até aprendi a gostar!

Além de comer a beterraba na salada, o pessoal coloca no hambúrguer (foto abaixo) e também para dar cor a outros alimentos, como por exemplo, o hummus!

Comidas típicas da Austrália
Beterraba no hambúrguer da Austrália.

Fish and Chips

Os locais se referem ao Fish and Chips como uma das comidas típicas da Austrália, mas eu tenho aqui minhas dúvidas, e acredito que eles herdaram esse costume da Inglaterra!

Independente de onde veio, em praticamente todo pub (bar) você encontra um bom peixe frito empanado com batatinhas fritas, e eu adoro!

Aproveite para experimentar o Fish and Chips com o peixe barramundi, o robalo asiático, bem saboroso e comum por na Austrália!

Comidas típicas da Australia
Photo by Valeria Boltneva from Pexels

+ Visto para Nova Zelândia – NZeTA e a taxa IVL

+ Feriados da Austrália

Ginger Beer (Cerveja de Gengibre)

Apesar do nome ser “cerveja”, não há praticamente nada de álcool nesse refresco com gostinho de gengibre.

Eu, particularmente, acho o gosto de gengibre um pouco forte, mas minha comadre adora e sempre leva nos churrascos. Além do ginger beer com sabor gengibre, tem também versões de frutas tropicais ou outras misturas que você encontra nas prateleiras dos supermercados da Austrália.

A marca Bundaberg é uma das mais famosas, mas há várias outras para testar e descobrir seu favorito!

Bundaberg, bebida típica da Australia

Pavlova

Australianos e neo-zelandeses travam uma disputa acirrada para ganhar o título oficial de quem inventou esse famoso bolo de merengue, que é uma combinação de massa de suspiro, com recheio de chantilly e frutas, e o nome dessa delícia é Pavlova.

Claro que vou puxar sardinha para a Austrália, mas independente de qualquer coisa, é uma delícia e vale a pena experimentar!

Encontra-se em padarias ou restaurantes, mas você pode comprar os merengues, chantilly (whipped cream) e frutas vermelhas no supermercado e fazer o seu!

Pavlova, sobremesa da Australia
Imagem por Aline Ponce – Pixabay

Lamington

Outra sobremesa australiana que você precisa provar é o Lamington e ela foi criada aqui no estado que estou morando, Queensland.

O bolo lamington é bem simples, mas muito gostoso. Um pão de ló coberto com uma fina camada de chocolate e “empanado” com coco ralado. Algumas pessoas adicionam um recheio de chantilly ou geleia!

Você o encontra em mercado, padarias ou cafés em várias cidades.

Os australianos gostam de comer esse bolinho no café da tarde, mas eu adoro no café da manhã ?

Lamington, comidas típicas da Australia
Foto por Monica Shaw, publicada no wikipedia.

Conclusão sobre as Comidas típicas da Australia

Recomendo muito você experimentar algumas dessas comidas típicas da Austrália, pois além de ser bacana comer coisas diferentes, também é uma forma de se conhecer um pouco mais da cultura do país que você está indo visitar, estudar ou morar!

Aproveite e use nossos links para fazer suas reservas!!! Você não paga a ais por isso e nos ajuda de montão e se for estudar na Austrália, fala comigo que sou agente de intercâmbio!

Mais dicas da Australia:

O que fazer em Perth

Vinícolas para visitar em Barossa Valley na Austrália

Sugestão de roteiro: um dia em Brisbane (Austrália)

Reserve usando nossos links (super obrigada!):

Todas as Viagens - Botão Seguro Viagem

 

Botão Chip de Celular

Todas as Viagens - Botão Passagem aérea

 

Botão Hoteis

Todas as Viagens - Botão Aluguel de carro

 

Botão Ingresso

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.