Como lidar com a diferença de fuso horário nas viagens

0

Aprender a lidar com a diferença de fuso horário nas viagens é uma das melhores formas de perder o medo de viajar para lugares mais distantes. E como nosso mundo é muito lindo, não podemos ficar escravos de ir sempre para os mesmos destinos, não é mesmo?

A questão do fuso horário impacta principalmente os brasileiros que estão indo para Ásia e Oceania, mas tem gente que sofre mesmo quando o fuso muda apenas 2 ou 3 horas, então o jeito é tentar usar as dicas abaixo para sofrer menos e aproveitar mais a viagem.

Claro que cada pessoa reage de um jeito a essa questão do fuso, uns quase não sentem nada, enquanto outros precisam de mais tempo para se adequar. Eu já tive a oportunidade de fazer viagens pelos mais diversos fuso horários e mando aqui alguns truques que fui aprendendo e mudou minha vida e viagens para melhor!

Essa fatiga e cansaço causado pela mudança de fuso horário é conhecido em inglês como jet lag, uma palavra usada também em várias outras linguas, inclusive alguns brasileiros estão se apropriando do termo 😉

PS: Aliás, escrevo esse post diretamente da Australia!

Sydney Opera House
Sydney Opera House vista com zoom desde a Harbour Bridge

Nunca viaje sem seguro, em vários países do mundo ele é obrigatório para turistas!! 

Faça sua cotação com as melhores seguradoras do Brasil com nosso parceiro Seguros Promo!

Use o código promocional: VIAJOTECA5, para garantir seu desconto de 5%


Seguros Promo

Como lidar com a diferença de fuso horário nas viagens

1- Saiba o fuso horário do local antes de viajar

Obviamente a primeira coisa que devemos averiguar é o fuso horário do lugar que estamos indo viajar, pois sem essa informação, fica praticamente impossível começar a se organizar.

Para isso você pode recorrer ao seu celular (smart phone) ou a internet.

  • Pela internet:
    1. Basta abrir uma nova página do google e digitar “Cidade + a palavra hora”, exemplo: Sydney hora, automaticamente o dia e horário da cidade aparecerá na sua tela.
      Fuso horário viagens
    2. Outra forma é pelo website do “Time and Date – World Clock“, ele é super completinho e você seleciona a cidade que deseja saber o fuso horário e prontinho, sai tudo organizadinho para você: Fuso horário viagens

 

    • Pelo celular (apps):

Há vários apps para iphones e androids que tem a funcionalidade de verificar horas de praticamente o mundo inteiro.

Eu tenho iphone e uso o app World Clock do Time & Date e também tem app”clock” que é instalado automaticamente para todos os iphones e uma das funcionalidades é o world clock, além do alarme, timer etc.

Veja abaixo o exemplo dos dois apps que mencionei, destaquei o sinal de “+” para indicar onde se inclui mais cidades na tabelinha:

Fuso horário em viagem

Agora que já sabe o horário do seu destino, vamos a segunda etapa da preparação…

2- Comece o processo de adaptação antes da viagem

Dependendo da diferença de fuso horário entre sua localização atual e o próximo destino, a dica é começar a ajustar o relógio biológico antes da viagem começar.

Com mais ou menos 7 dias da viagem, vá ajustando o horário aos pouquinho. Vá dormir meia hora mais cedo ou mais tarde continuamente, para que o corpo sinta menos ao chegar no destino (se já conseguir ajustar 2 horas de fuso horário antes da viagem, quem sai ganhando é você!).

Já é de conhecimento público que o corpo geralmente precisa de uma hora por dia para se adaptar ao novo horário, então, já ganhando algumas horas antes da viagem, seu corpo se adaptará mais rápido ao novo horário e você aproveitará mais a viagem, pois não se sentirá cansado(a) no meio do dia, ou coisa assim.

Fuso Horário Nas Viagens

Chip de celular viagem

Já saia do Brasil com o seu chip de celular!

Ganhe o frete grátis toda vez que usar nosso link.

3- Se organize para fazer a coisa certa durante o vôo

Essa talvez seja a dica mais importante para não entrar em uma furada durante a viagem. Seja esperto e se organize para dormir no horário certo durante o vôo.

Ao entrar no avião já coloque o horário do seu destino final no relógio e já pense que está vivendo aquele fuso horário.

Por exemplo, se você vai chegar cedo e seu vôo é longo (mais de 12 horas, por exemplo), aproveite para fazer a refeição com calma, assistir um filminho e só então pense em dormir.

Usando essa técnica de já se colocar no fuso horário da viagem, você já avisando o sistema biológico que vai ocorrer uma mudança e o melhor a fazer é ele te ajudar na tarefa 😉 .

PS: Eu sei que a maioria das pessoas só consegue voar de econômica, mas quem puder investir um pouco (ou muito mais) para ir de premium ou business, eu recomendo.

E independente de qualquer coisa, não esqueça de se exercitar durante o vôo para ativar a circulação (olha dicas aqui de como fazer).




Lidando com o fuso horário

4- Evite comer e beber em demasiado durante o vôo

Existe aquela teoria que comer um montão de carboidrato dá sono, mas até onde se sabe, não há comprovações científicas. Então, a dica é comer e beber o suficiente para te deixar satisfeito, mas sem estufar.

Beber bastante água para se hidratar durante o vôo é importante e evitar beber mais que um ou dois copos de bebida alcóolica também é recomendável.

Café pode ser ingerido quando estiver chegando ao destino final ou se sua intenção é ficar acordado por mais horas para entrar no fuso dentro do vôo. Seja ponderado.

Comida de avião - Air Canada
Imagem da Air Canada – exemplo de comida da classe econômica.

5- Ao chegar no destino, tome melatonina para ajudar o sono

Melatonina é um hormônio fabricado pela glândula pineal, e durante a noite (escuro) a produção aumenta e nos ajuda a dormir. Vários pessoas já utilizam a melatonina para ajudar no combate a insônia e ter melhor qualidade de sono.

A melatonina sintética pode ser comprada em vários países do mundo nas farmácias, mas no Brasil, a Anvisa ainda não aprovou a fabricação e distribuição interna. Porém, algumas farmácias naturais podem produzí-lo, então pesquise isso na sua cidade se sua intenção é já sair do Brasil com as capsulas, do contrário, provavelmente no país que vá visitar, você o encontre nas farmácias (Estados Unidos, Canada e Australia, com certeza).

Eu não recomendo tomar nenhum tipo de medicação para ajudar a dormir no avião, pois como essas coisas causam sonolência, não acho seguro, especialmente se alguma coisa séria acontecer e precise de ação urgente. Então, deixe para tomar a melatonina somente ao chegar ao destino.

A dose indicada de melatonina para ajudar com a jet lag é 0.5mg e você toma antes de dormir.

Recomendo também não tomar mais que 3 dias seguidos. Apesar da melatonina ser considerada um suplemento natural, se você não tem problema de insônia, não tem porque viciar o corpo.

Melatonia ajuda fuso horário
Melatonina que comprei na farmácia na Australia

6 – Ao chegar, aja como um local

Lembra que eu comentei para deixar o relógio com o horário do destino final desde o vôo? Pois é, ao desembarcar, a aventura continua, haja como um local desde sempre.

Se chegar durante a manhã, depois de fazer check-in no hotel e tomar um bom banho, saia para passear e começar a tomar sol na cabeça, essa é a melhor maneira de avisar o relógio biológico que agora é dia!

Se estiver muito cansado(a), tirar uma breve soneca (máximo 1 hora) antes de sair ou durante o dia, não tem problema, mas não esqueça de deixar o alarme ligado e assim que tocar, acorde, mesmo que olho teime em fechar (risos). Vai por mim, eu já fiz essa besteira e me arrependi, pois ficar acordado no meio da madrugada sem um pingo de sono e completamente descansado é um terror e atrapalha todo o processo de entrar no fuso horário mais rápido.

Hong Kong

Agora é só arrumar as malas e sair pelo mundo!

Precisa de inspiração para viagens? Olha aqui algumas:

Vamos para Ásia?

Que tal algum destino da Oceania?

E aquela viagem sonhada para Europa?


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Comente Aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.