Página Principal Alemanha O surpreendente monumento Walhalla na Alemanha

O surpreendente monumento Walhalla na Alemanha

por Carina
0 comment

A primeira vez que vi uma foto do Walhalla na Alemanha eu fiquei sem palavras. Eu nunca tinha imaginado encontrar um monumento do estilo dele na Alemanha. Imponente, na encosta de um monte ao lado do Rio Danúbio, o Walhalla é daqueles monumentos que não tem como não parar e apreciar. Em outras palavras, ele é simplesmente espantoso.

Procurando com mais atenção, fui ficando impressionada com sua magnitude e extraordinária localização. Sem dúvida, minha curiosidade e vontade de conhecer o lugar só foi aumentando, principalmente depois de saber que ele foi construído para ser um lugar de homenagem aos grandes homens e mulheres de língua alemã que marcaram a história de alguma forma.

Quando tive finalmente a oportunidade de conhecer o monumento ao vivo, pude confirmar que realmente ele faz jus ao fato de ser um dos mais importantes monumentos nacionais alemães do século XIX. Juntamente com o fato de estar num lugar incrível, a grandiosidade do Walhalla na Alemanha impressiona. De longe já é possível ver o grande monumento decorando o horizonte, perto de Regensburg (ou Ratisbona, em português).

Walhalla Alemanha fachada

Leia mais:

OS CASTELOS MAIS BONITOS DA ALEMANHA

OS CASTELOS E CIDADES DO VALE DO RENO NA ALEMANHA

15 CIDADES PEQUENAS E CHARMOSAS PARA CONHECER NA ALEMANHA


Walhalla na Alemanha

Walhalla é o local de descanso dos guerreiros mortos na mitologia nórdica e germânica. Devido a este fato, este nome foi escolhido para o memorial erguido para honrar vários intelectuais de língua alemã e grandes nomes históricos.

O grande criador deste lugar tão marcante foi Rei bávaro Ludwig I (1825-1848), que vem a ser o avô de Ludwig II, autor de importantes obras no Estado da Baviera, entre as quais, o mais famoso castelo alemão, o Schloss Neuschwanstein. Além disso, o Walhalla é a criação mais importante do Rei Ludwig I e é um dos 100 principais pontos turísticos da Alemanha.


+ OS CASTELOS NEUSCHWANSTEIN E HOHENSCHWANGAU NO SUL DA ALEMANHA

+ O PALÁCIO DE LINDERHOF EM ETTAL, NA ALEMANHA


Este edifício impressionante é um dos mais importantes do classicismo na Alemanha e também, como já dito, um dos mais importantes monumentos nacionais alemães do século XIX.

Com toda esta fama, é fácil entender porque este é um dos destinos mais populares do Estado e do país, atraindo até 200.000 visitantes por ano.

Walhalla Alemanha

Seguro de Viagem

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é OBRIGATÓRIO nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.
+ DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR
+ SEGURO VIAGEM: A IMPORTÂNCIA DE TER UM E COMO COMPRAR


Onde fica o Walhalla na Alemanha

A cerca de 10 quilômetros a leste da bela cidade de Regensburg, que é Patrimônio Mundial, está o majestoso monumento Walhalla na Alemanha. Ao lado da cidadezinha de Donaustauf, e no alto do monte Bräuberg, ocupando uma posição elevada e vista de longe na área. Sem dúvida, o Walhalla domina a paisagem em volta, sendo emoldurado pela Floresta da Baviera e tendo o famoso Rio Danúbio aos seus pés, que serpenteia pela na paisagem plana da região.

Como surgiu o Walhalla

A ideia de construir um lugar para homenagear homens e mulheres de língua alemã nasceu em Ludwig I enquanto ele ainda era príncipe herdeiro, em cerca de 1807, depois de ter acontecido a marcha triunfal dos exércitos napoleônicos na região.

Sob a influência do historiador Johannes von Müller, que também fez uma seleção inicial das personalidades a serem homenageadas, Ludwig contratou Franz Leo von Klenze (1784-1864), um dos mais importantes arquitetos classicistas do século XIX para tocar esta obra magnifica, que teria a função de ser o “Hall da Fama” da língua germânica.

A pedra fundamental foi colocada no ano de 1830, e então doze anos depois, bem no dia 18 de outubro de 1842, o Walhalla foi oficialmente inaugurado pelo rei Ludwig I pessoalmente.

Como é possível de perceber, a inspiração maior de Klenze para seu projeto foi o famoso Partenon na Acrópole de Atenas, na Grécia, do século 5 a.C.

Walhalla Alemanha lateral

Exterior do monumento

Notadamente, o exterior do edifício é classicista em forma de templo, sendo rodeado por 52 colunas estilo dórico, e voltado para o Rio Danúbio, que corre abaixo. O monumento é todo revestido com mármore e domina seus arredores, além de pode ser visto de longe.

Para chegar até o portal de entrada é necessário subir os 358 degraus que começam no sopé do monte Bräuberg, mas que não são tão cansativos quanto pode se suspeitar. A intenção original desta escadaria era abrigar o chamado Salão das Expectativas, que mostraria os bustos das pessoas a serem homenageadas no futuro.

Toda construção tem 125 metros de comprimento e 55 metros de altura. Já edifício clássico tem 66,7 metros de comprimento, 31,6 metros de largura e 20 metros de altura.

Na fachada do lado norte estão esculpidos os teutões na batalha na floresta Teutoburger Wald, sendo comandados por Arminius contra os romanos, que podem ser vistos atacando do oeste (à direita). Já na fachada sul vê-se a libertação da Terra dos Teutões em 1814, onde ao centro está Germânia, tendo na sua esquerda e na direita os Estados Alemães e as fortalezas federais. Além disto, podem ser vistos os rios Reno e Mosel que servem até hoje de fronteira para o país.

Walhalla Alemanha friso frontal

+ OS CASTELOS E CIDADES DO VALE DO RENO NA ALEMANHA

+ PELAS CURVAS DO RIO MOSEL NA ALEMANHA: DE KOBLENZ À TRIER

+ DEUTSCHES ECK, A ESQUINA ALEMÃ, EM KOBLENZ


Interior

Ao cruzar a grande porta de entrada se entra num amplo salão, todo revestido de mármore.

No seu interior, o Walhalla na Alemanha possui dimensões generosas também. Na realidade, a sala onde estão os bustos dos homenageados conta com 48,5 metros de comprimento, 14 metros de largura e 15,5 metros de altura.

Olhando para o alto, pode-se observar um friso interno circundante feito por Martin von Wagner e que retrata o início da história dos teutões, desde a sua saída do Cáucaso e sua imigração para a Europa Central. A última etapa é a conversão à fé cristã por São Bonifácio.

Sobretudo, a exposição principal é mesmo os 131 bustos de mármore e 65 lápides memoriais de personalidades importantes que tinham a língua alemã como língua mãe. Elas estão harmoniosamente alinhados ao longo das paredes do local.

Walhalla Alemanha interior

Você consegue viajar sem telefone e sem internet?

Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet de boa qualidade!
Nada melhor do que receber o chip na tranquilidade da sua casa e já chegar no destino conectado.


Personalidades no Walhalla da Alemanha

Inicialmente, as 96 personalidades ali homenageadas foram selecionadas pessoalmente por Ludwig I e seus conselheiros. Primordialmente, o que se vê ali é uma compilação dos governantes, generais, cientistas e artistas que foram considerados exemplares no século XIX. E que naturalmente, tinham a língua alemã como língua materna.

Hoje em dia, o local já soma 131 bustos e 65 placas memoriais. Entre as placas estão nomes como o de Hermann, Cherusco, e Peter Henlein, o inventor do relógio de bolso. Já os bustos apresentam personalidades como o rei alemão Heinrich I, o próprio o Rei Ludwig I, Barbarossa, Lutero, Goethe, Schiller, Einstein, Copérnico e inclusive a lutadora da resistência e integrante da Rosa Branca, Sophie Scholl.

A honra de integrar o hall da fama alemão é concedida a todas as grandes celebridades e tem algumas restrições a serem observadas. Uma delas é que a admissão de uma pessoa deve acontecer pelo menos 20 anos após sua morte. Em conclusão, desde 1962 outras personalidades ilustres vem sendo adicionadas em intervalos de cinco a sete anos. Sendo que esta seleção é feita pelo Conselho de Ministros da Baviera sob recomendação da Academia de Ciências da Baviera.

Passeando pelo Walhalla

Fora o fato de o Walhalla na Alemanha ser um monumento cheio de história e representatividade, ele também é uma delícia de passeio. Já falei acima de como ele chama a atenção por estar num lugar de prestígio e no alto de um monte, em frente ao famoso Danúbio.

Realmente, a vista que se tem lá do alto, da planície a frente do monumento e do rio é linda, especialmente para aqueles que madrugam e vão até lá assistir o nascer do sol. Entretanto, outro momento mágico do dia é o pôr do sol, em um dia claro.

Muito comum, é encontrar várias pessoas fazendo piqueniques nas escadarias do Walhalla e nos gramados ao seu redor. Seja de dia ou de noite, muitos jovens vão para este lugar incrível e levam vinho e violão, junto com um cesta de comida e desfrutam de momentos felizes ao lado de amigos e familiares.

Rio Danubio
Piquenique Danubio

E o Estado de Bayern tem tanto a oferecer…

+ 12 IDEIAS DE BATE-VOLTA A PARTIR DE MUNIQUE NA ALEMANHA

+ OS CASTELOS NEUSCHWANSTEIN E HOHENSCHWANGAU NO SUL DA ALEMANHA

+ ROTEIRO PARA CONHECER NUREMBERG EM UM DIA

+ UMA DAS GRANDE ATRAÇÕES DE BAMBERG: SUA INCRÍVEL PREFEITURA ANTIGA!


Hotel em Regensburg e Donaustauf

Certamente, a cidade mais cheia de vida e atrações perto do Walhalla é Regensburg. Com seu centro antigo tombado como patrimônio histórico, nem precisa explicar muito porque uma visita a esta região é mais do que indicada! Quem deseja ficar muito bem localizado e hospedado com conforto, as opções super recomendadas são o Bohemian Hotel, o Hotel Goldenes Kreuz e o L’Ostello Altstadthotel. Outras boas opções, um pouco mais econômicas são o Hotel Central Regensburg CityCentre e o Holiday Inn Express – Regensburg.

Já quem deseja ficar próximo do monumento Walhalla, pode se hospedar em Donaustauf. Inclusive a cidade conta com duas boas opções, como o Hotel “Die Kupferpfanne” e o 4 estrelas Forsters Posthotel.

ENCONTRE SEU HOTEL NA ALEMANHA

Berlim Frankfurt Munique Hamburg Nuremberg
*Se estiver no celular, mova a tabela com o dedo.

DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR

SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL? SIM! SAIBA PORQUÊ!


>> Leia mais sobre: Frankfurt | Berlim | Munique | Rota Romântica | Toda Alemanha

Informações Práticas sobre Walhalla na Alemanha

Endereço

Walhallastraße, 48

93093 Donaustauf

https://www.schloesser.bayern.de/deutsch/schloss/objekte/walhalla.htm

Como chegar

De Carro

Realmente uma das maneiras mais práticas de se chegar até o Walhalla é de carro. Para chegar lá basta pegar a saída 102 (Neutraubling / Barbing) na autoestrada (Autobahn) A3. Dali é só seguir pela estrada S2145 em direção a Donaustauf e as placas para o Monumento Walhalla.

Estacionamento

O monumento possui um estacionamento, o Parkplatz Walhalla, que é pago por tempo. A partir dele ainda é necessário subir um pouco do morro à pé até chegar ao monumento.

Entretanto, pessoas com desabilidades e que possuam uma permissão de estacionar nas vagas de deficientes podem estacionar quase ao lado.

Walhalla Alemanha plan
De Ônibus

É possível chegar de ônibus no Walhalla saindo de Regensburg. Basta pegar o ônibus número 5 em direção à Donaustauf Reifldinger Str. numa de suas paradas, como por exemplo na Regensburg Hbf (estação de trem central da cidade), que é onde ele inicia a jornada. Outras paradas possíveis e boas para quem está no centro da cidade são Albertstraße ou Dachauplatz. Por fim, desça na penúltima parada, que é Donaustauf Walhallastraße ou na última parada, que é Donaustauf Reifldinger Str. A partir dali caminhe cerca de 11 minutos até o Walhalla.

De Barco

Sem dúvida, uma da maneias mais bacanas de chegar no Walhalla é de barco pelo Rio Danúbio. Existem vários passeios que saem do centro da cidade e que passam (e param) no Walhalla. Entretanto é bom alertar que eles só acontecem entre a Páscoa e Outubro!

Geralmente os passeios saem da ponte de pedra Steinerne Brücke em Regensburg. Então seguem até aos pés de Walhalla, pelo rio Danúbio, onde existe um atracadouro de barco. O atracadouro se chama Anlegestelle Walhalla Schifffahrt e todos os barcos que fazem a linha Regensburg – Donaustauf param ali. Você pode descer do barco, fazer o passeio e pegar um barco mais tarde, que retorne para a cidade.

Rio Danubio barco Regensburg
Atracadouro de barcos em frente ao Walhalla
De Bicicleta

Outra boa opção para quem está na cidade e gosta de pedalar é alugar uma bicicleta e seguir ao longo do Rio Danúbio até o monumento. O passeio tem cerca de 12 quilômetros cada trecho e vale muito a pena de ser feito no verão.

Super dica!

Inegavelmente um super passeio até o Walhalla pode combinar um passeio de barco no Danúbio num trecho com a utilização de ônibus de (ou para) Regensburg no outro! Deste modo basta escolher ir para o Walhalla de barco ou ônibus e retornar do outro modo.

Rio Danubio escadaria

Bilhetes

Normal: €4,50

Reduzido: €4

Passe combinado para entrada em Walhalla + Monumento da Libertação em Kelheim + Castelo Prunn

Normal: €12

Reduzido: €10

Atenção:

Infelizmente, não é possível pagar com cartão no caixa do Walhalla. Pagamento somente em dinheiro.

Horário de funcionamento

O Walhalla na Alemanha abre o ano todo, fechando somente em alguns feriados.

De Abril a Outubro: 9h-18h

De Novembro a Março: entre 10h – 12h e 13h – 16h

Porém, o monumento se mantém fechado nos dias:

1º de janeiro, terça-feira de carnaval, além de 24, 25 e 31 de dezembro.

Seguros Promo

Dicas práticas

– Não existem visitas guiadas regulares no Walhalla. Entretanto, caso você queira explicações bata alugar um áudio guia que estão disponíveis somente em alemão e inglês.

– Caso você opte por ir de barco até o monumento, utilize a passagem subterrânea para cruzar por baixo da estrada estadual que fica bem em frente ao atracadouro. Esta estrada é bem movimentada e a travessia desta rua pode ser perigosa.

Walhalla Alemanha escadaria

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Você sabia que ter um Seguro de Viagem Internacional para Europa é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa? Além disto, este seguro precisa ter cobertura mínima de 30 mil euros.

Afinal, o que isto significa e o que implica? Caso o policial de imigração do país que você está chegando na Europa pedir o seu seguro de viagem e você não tiver um para apresentar, você certamente vai ser impedido de entrar na Europa e terá que voltar imediatamente ao Brasil.

Não dá nem para pensar na quantidade de inconvenientes e frustrações que um acontecimento deste pode causar, não é mesmo?! Então não corra riscos! Faça já o seu seguro de viagem!

Independente dessa exigência, é muito importante fazer Seguro Viagem quando você vai para o exterior. Ainda mais que nunca sabemos quando podemos ser pegos de surpresa e precisar de atendimento médico. Além disto, se as consultas particulares e os tratamentos no Brasil já costumam ser caros, na França e na Europa, uma conta de hospital pode acabar com sua economia de anos! Enfim, tudo pode parecer exagero, mas vai por mim, seguro viagem é o tipo da coisa que melhor dizer “paguei e não usei” do que “precisei e não tinha!”.

Definitivamente, um Seguro viagem é bem mais barato que parece. Por exemplo, com menos de R$175 já é possível comprar um seguro com cobertura de mais de 40.000 dólares para 15 dias na Europa! E usando nosso cupom de desconto, você consegue mais 5% de desconto pagando no cartão ou 10% no boleto! Olha que bacana! 🙂

Seguros Promo

QUER APROVEITAR MELHOR SUA VIAGEM À ALEMANHA? VEJA ESTAS DICAS IMPERDÍVEIS!

CARRO ALUGADO PELA ALEMANHA

Primeiramente, uma dicas que sempre dou é alugar um carro para viajar pela Alemanha. Desta forma, as chances de aproveitar e conhecer com mais detalhes as diversas pequenas cidades e atrações pelo caminho são maiores. Afinal, um carro dá uma mobilidade muito maior, além da possibilidade de explorar o interior do país.

Sem dúvida, a Alemanha é o país perfeito para fazer viagens de carro! Juntamente com estradas de excelente qualidade, você pode contar com acessos a todos os monumentos e castelos do país. Fora que chegar de carro em qualquer lugar é fácil na Alemanha.

Desta forma, eu indico e também uso o site RentCars nas minhas viagens. Na realidade, a RentCars é um buscador que compara preços de várias locadoras e então mostra o melhor custo-benefício entre todas elas.

Aliás, nós temos um post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto aluguel de carros no exterior, com ótimas dicas e comparadores de preços para economizar ao alugar um carro na sua viagem.

Como é alugar carro pela RentCars!

INGRESSOS ANTECIPADOS PARA AS ATRAÇÕES

Já aviso que existem muitas atrações na Alemanha que necessitam de entrada antecipada e muitas vezes as mesmas se esgotam rapidamente. Apesar de este não ser o caso do Schloss Braunfels na Alemanha, uma dica que considero importante dar é comprar todos os ingressos das atrações e excursões com antecedência. Inclusive, acho importante já comprar antes de iniciar a viagem. Então não corra o risco de viajar e não conseguir entrar no que quer tanto ver! Programe-se!

Fora que outra grande vantagem ao comprar antecipadamente, é que você não pega filas e entra praticamente direto, muitas vezes até com hora marcada.

Sem dúvidas, um dos melhores sites para você encontrar o passeio que deseja e com os melhores preços é o Get Your Guide. Inegavelmente, ele é um dos maiores do mundo e é muito confiável. Aliás, eu mesma já comprei diversos passeios e ingressos por ele e recomendo muito. Além disto, é um site muito fácil de usar e portanto rápido de efetuar a compra online. Por fim, você ainda encontrar todos os passeios e excursões na Alemanha, sempre com preços excelentes.

Get Your Guide é confiável? 


LEIA MAIS SOBRE A ALEMANHA:

ROTEIRO DE VIAGEM DE 7 DIAS PELA ALEMANHA – PARA CONHECER E SE ENCANTAR!

+ PRATOS TÍPICOS DA ALEMANHA: O QUE VOCÊ NÃO DEVE DEIXAR DE PROVAR!

O QUE FAZER NA ALEMANHA NO DOMINGO – DICAS PARA SALVAR SUA VIAGEM!

O QUE COMPRAR NO SUPERMERCADO NA ALEMANHA

COMO FAZER O PROCEDIMENTO DE TAX-FREE NA ALEMANHA


FILAS? NUNCA MAIS! INGRESSOS PARA SUA COMODIDADE

LEIA TAMBÉM:

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies