Página Principal Alemanha Os castelos mais bonitos da Alemanha

Os castelos mais bonitos da Alemanha

por Martinha Andersen
41 comentários

Você gosta de castelos, mas acha que para vê-los você tem que ir para a França? Sim e não!! Sim, porque a França tem belíssimos castelos. Não, porque não importa o país da Europa que você for visitar, tenha a certeza que encontrará lindos castelos. Eu já fiz um post mostrando os castelos mais bonitos da França. Agora chegou a hora de mostrar os castelos mais bonitos da Alemanha.

Alemanha possui uma quantidade impressionante de castelos. São mais de 20 mil exemplares deles (é muita coisa). Muitos deles estão em ruínas e outros em perfeito estado de conservação, servindo até hoje de residência para membros de famílias nobres. Não podemos esquecer que eles serviram (e ainda servem) de fonte de inspiração para contos de fadas e filmes.

Então, se você estiver com viagem marcada, não deixe de visitar pelo menos um dos castelos mais bonitos da Alemanha. Esta lista é bem pessoal, já que aqui estão listados os meus castelos preferidos. Até porque ainda tenho muito o que conhecer no meu país preferido.


Seguro Viagem para Europa

Não esqueça de comprar um bom Seguro Viagem Internacional, pois ele é obrigatório para viagens na Europa! Além de você não correr o risco de ser deportado (sim, isso acontece muito mais do que a gente imagina), você estará protegido se algo de ruim acontecer. 

Tudo pode parecer exagero, mas vai por mim, seguro viagem é o tipo da coisa que melhor dizer “paguei e não usei” do que “precisei e não tinha!”. Aproveite nosso link e receba no mínimo 5% de desconto!!!

Desconto Seguro Viagem

Os castelos mais bonitos da Alemanha

Schloss Albrechtsberg

O Schloss Albrechtsberg é um magnífico castelo gótico, que fica em uma colina com vista para o rio Elbe na cidade de Meissen. Este castelo eu não programei a visita, o vi por um erro de percurso. Estava visitando Dresden, resolvi fazer um bate-volta e errei de trem. Mas foi uma grata surpresa. A fortaleza foi construída no século X e o atual castelo foi construído 500 anos depois, no mesmo local. Não deixe de visitar a Catedral que fica bem ao lado.

Os castelos mais bonitos da Alemanha
Foto : MRo / Shutterstock.com
Os castelos mais bonitos da Alemanha

Leia também:

>> VISITAR DRESDEN NA ALEMANHA | 11 RAZÕES PARA SE ENCANTAR
>> EM DRESDEN NÃO PERCA A PROCISSÃO DOS PRÍNCIPES
>> SE ENCANTE COM STREET ART EM DRESDEN NEUSTADT


Burg Eltz

Escondido em um vale exuberante, o Burg Eltz é um dos maiores castelos de contos de fadas no mundo. O atual castelo foi construído entre 1490 – 1540, e a propriedade pertence a uma única família há mais de 34 gerações (desde 1157). Com mais de 850 anos, o castelo nunca foi destruído e nem precisou ser reconstruído ao longo do tempo, tendo sobrevivido intacto às guerras dos séculos XVII e XVIII, assim como às convulsões sociais causadas pela revolução francesa.

Os castelos mais bonitos da Alemanha
Foto : Nikiforov Alexander / Shutterstock.com
Os castelos mais bonitos da Alemanha

Leia também:

>> BURG ELTZ, UM DOS MAIS BELOS CASTELOS DA ALEMANHA
>> RONNEBURG, UM CASTELO MEDIEVAL PERTO DE FRANKFURT
>> BURG WERTHEIM, NA ALEMANHA: COMO É A VISITA NAS RUÍNAS DA ANTIGA FORTALEZA


Schloss Heidelberg

Uma das ruínas mais famosas de castelo no mundo, são as ruínas do Schloss Heidelberg que fica na cidade de mesmo nome. É impressionante caminhar e imaginar a batalha com os franceses, que culminou na destruição quase que total do castelo. Ao contrário do Schloss Reichsburg, ele nunca foi reconstruído à sua antiga glória. Mas ainda assim, esta incrível fortaleza deixa a paisagem de Heidelberg ainda mais bela. Um passeio ao redor das ruínas é uma experiência que não será esquecida!

Os castelos mais bonitos da Alemanha
Foto : M.V. Photography / Shutterstock.com
Os castelos mais bonitos da Alemanha

Leia também:

>> CASTELO DE HEIDELBERG: UMA DAS GRANDES ATRAÇÕES DA ALEMANHA
>> SCHLOSS MESPELBRUNN, O IDÍLICO CASTELO QUE É UM BATE-VOLTA PERFEITO DE FRANKFURT
>> OS MERCADOS DE NATAL EM CASTELOS QUE SÃO ENCANTAMENTO PURO!


Schloss Hohenschwangau

Sem o Schloss Hohenschwangau não haveria o Schloss Neuschwanstein. O Castelo Hohenschwangau foi o primeiro na região e foi construído pelo rei Maximilian II da Baviera, que era o pai de Ludwig II, que foi quem mandou construir o Schloss Neuschwanstein. O primeiro castelo construído no local é do século XII e se chamava Burg Schwanstein, que sofreu inúmeros ataques tendo sido reformado pelos seus vários donos ao longo do tempo até ser comprado pelo rei Maximiliano II, em 1832.

O Hohenschwangau era usado como residência de verão e de caça da família real bávara. Do castelo à beira do lago, um jovem príncipe Ludwig podia ver as outras ruínas até a colina e deixar sua imaginação correr solta. Ele iria mais tarde construir o Schloss Neuschwanstein e muitos outros projetos extravagantes que o levou a ser chamado de “Rei Louco”. Os quartos do Schloss Hohenschwangau são muito interessantes e bem decorados, intactos da época que viviam no castelo.

Os castelos mais bonitos da Alemanha
Foto : volkova natalia / Shutterstock.com
Os castelos mais bonitos da Alemanha
Foto : Renee Vititoe / Shutterstock.com

Leia também:

>> 15 CIDADES PEQUENAS E CHARMOSAS PARA CONHECER NA ALEMANHA
>> 16 SITES PARA APRENDER ALEMÃO ONLINE (E DE GRAÇA!)
>> DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA ALEMANHA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER!


Schloss Hohenzollern

O Schloss Hohenzollern foi construído para se assemelhar a um castelo medieval. Está localizado no sul da Alemanha, e a vista dele é uma das mais impressionantes do país. Construído no topo do Monte Hohenzollern, o lugar tem vistas panorâmicas sobre a paisagem circundante, e é um dos castelos mais bonitos da Alemanha. Este castelo é também um local importante na história da Prússia. É o local onde começou a linhagem prussiana. O Hohenzollern recebe mais de 300 mil visitantes por ano e é considerado um dos monumentos mais significativos da Alemanha.

Schloss Hohenzollern
Foto : Jens Ottoson / Shutterstock.com
Schloss Hohenzollern

Leia também:

>> COMPRAS NA ALEMANHA: AS FAMOSAS DROGARIAS!
>> COMO FAZER O PROCEDIMENTO DE TAX-FREE NA ALEMANHA E NA EUROPA

>> COMPRAS NA ALEMANHA – UM GUIA COMPLETO COM TODAS AS DICAS


Schloss Lichtenstein

Um dos meus castelos preferido “do mundo”, o Schloss Lichtenstein está empoleirado em um penhasco íngreme,  e é tão surreal que parece ter saído de um livro de conto de fadas. Lindo é pouco para descrevê-lo. Perto dos outros castelos ele é pequeno, mas o seu charme é enorme. Atende pelo apelido de “irmão mais novo do Schloss Neuschwanstein”, que na minha humilde opinião, é muito mais encantador que o irmão mais velho.

Os castelos mais bonitos da Alemanha

Leia também:

>> AS RUÍNAS DO CASTELO FRANKENSTEIN, NA ALEMANHA
>> BANDEIRA DA ALEMANHA: SIGNIFICADO, HISTÓRIA E CORES

>> O QUE COMPRAR NO SUPERMERCADO NA ALEMANHA


Schloss Löwenburg

O “Castelo do Leão” é um romântico castelo medieval, que está localizado na pitoresca Bergpark Willhelmshöhe, em Kassel. Embora seja um dos mais belos castelos do mundo, na verdade é uma imitação (cara) da arquitetura medieval e foi construído entre 1793 e 1801. O castelo era uma verdadeira obra-prima, mas começou a cair em ruínas após a morte de Landgraf Wilhelm IX. Hoje é parte Wilhelmshöhe Park, que é um ótimo lugar para se visitar. Devido às diferentes atrações, a visita ao castelo é uma experiência bem básica. Ele serviu como um palácio de lazer, com seus aposentos opulentos.

Os castelos mais bonitos da Alemanha
Foto : Sergey Novikov / Shutterstock.com

Leia também:

>> OS CASTELOS MAIS BONITOS DA FRANÇA
>> VISITANDO O VALE DO LOIRE EM 1 DIA (BATE-VOLTA DE PARIS)
>> 13 RAZÕES PARA VISITAR O VALE DO LOIRE NA FRANÇA


Schloss Marksburg

O Schloss Marksburg é o único castelo medieval no Médio Reno que nunca foi destruído. Só por este motivo, já vale a visita. A incrível construção fica no alto de um penhasco, impenetrável (para as forças inimigas), o que ajudou a sobreviver por mais de 700 anos. E que continue assim por muitos outros anos.

Os castelos mais bonitos da Alemanha

Leia também:

>> OS CASTELOS E CIDADES DO VALE DO RENO NA ALEMANHA
>> RÜDESHEIM, UMA DAS PÉROLAS DO VALE DO RIO RENO, NA ALEMANHA

>> PRATOS TÍPICOS DA ALEMANHA: O QUE VOCÊ NÃO DEVE DEIXAR DE PROVAR!


Schloss Neuschwanstein

Finalmente chegamos no mais famoso dos castelos de toda a Europa, o Schloss Neuschwanstein. Construído em 1869, este magnífico castelo não foi construído para defesa, mas sim como uma casa de verão privada para o rei Ludwig II. A localização do castelo não poderia ser mais idílica. Ele está situado ao sul da Baviera e tem vista para os Alpes, tornando-se um dos locais mais fotografados em toda a Alemanha. E não importa a estação, a paisagem é de tirar o fôlego. Tanto que me “obriguei” a colocar somente belíssimas fotos do Shutterstock para ilustrar este castelo. As minhas não demonstrariam tamanha beleza.

Os castelos mais bonitos da Alemanha
Imagem: canadastock / Shutterstock.com
Os castelos mais bonitos da Alemanha
Foto : Naumenko Aleksandr / Shutterstock.com
Os castelos mais bonitos da Alemanha
Foto : Frank Fischbach / Shutterstock.com

Leia também:

>> O INCRÍVEL CASTELO NEUSCHWANSTEIN NO SUL DA ALEMANHA
>> ROTA ROMÂNTICA NA ALEMANHA: DICAS IMPERDÍVEIS PARA SUA VIAGEM
>> QUAL É A MOEDA DA ALEMANHA E QUE MOEDA LEVAR NUMA VIAGEM


Schloss Reichsburg

O Schloss Reichsburg é um marco da região e uma memória de tempos medievais distantes. Localizado na cidade de Cochem, o castelo foi reconstruído depois que o rei Louis XIV ordenou que suas tropas francesas o destruísse em 1689. Destino cruel para esse e muitos outros castelos na Alemanha. O Castelo ganhou status imperial, quando o rei Conrad III, primeiro rei da Alemanha, se hospedou nele em 1151. O Schloss Reichsburg manteve-se fiel às suas raízes e hoje em dia é possível fazer “ghost tours”, participar de um banquete medieval, …

O castelo é belíssimo para admirar de longe, mas se tiver a chance de explorar o seu interior e toda a propriedade, você não vai se decepcionar.

Os castelos mais bonitos da Alemanha
Foto : Prashant_Agrawal / Shutterstock.com
Os castelos mais bonitos da Alemanha

Leia também:

>> COCHEM, A PÉROLA DO VALE DO MOSEL NA ALEMANHA
>> PELAS CURVAS DO RIO MOSEL NA ALEMANHA: DE KOBLENZ À TRIER
>> DOMINGO NA ALEMANHA: O QUE FAZER E DICAS PARA SALVAR SUA VIAGEM!


Schloss Schwerin

O Schloss Schwerin foi construído numa pequena ilha no terceiro maior lago da Alemanha, o Lago Schwerin. Em 973 havia um antigo castelo no local, quando as tribos eslavas se estabeleceram na área. Hoje ele é usado como sede do parlamento do Estado de Mecklemburgo e é considerado como um dos mais belos castelos do norte da Europa. Não deixe de passar algumas horas conhecendo o castelo e passeando pelo lago e pelos vastos e belíssimos jardins. 

Os castelos mais bonitos da Alemanha
Foto : UbjsP / Shutterstock.com

Leia também:

>> CASTELOS NA ITÁLIA PARA VOCÊ VISITAR E SE ENCANTAR
>> CASTELOS NO CANADÁ – PARA QUEM CURTE HISTÓRIA E LUXO!


Wartburg

Construído em 1067, o Wartburg é um dos mais antigos castelos da Alemanha. Na virada do século 13 foi um dos castelos mais importantes da região, depois de atrair muitos poetas famosos. A maior fama do castelo aconteceu em 1521, quando o ícone religioso Martinho Lutero (Martin Luther) se hospedou no castelo por um ano após a sua excomunhão pelo Papa Leão X.

Trabalhando numa velocidade vertiginosa, Lutero traduziu toda a Bíblia do latim para o alemão em apenas 10 semanas. A Bíblia em alemão rapidamente se tornou a versão de maior circulação de um livro da época. Hoje você ainda pode ver a sala onde Lutero trabalhava e ficou hospedado durante este período. O castelo é grande e imponente e, dada a sua história de mais de 900 anos, é uma das fortalezas mais bem preservados do mundo. Fora que é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1999.

Os castelos mais bonitos da Alemanha
Os castelos mais bonitos da Alemanha
Foto : Takashi Images / Shutterstock.com

Leia também:

>> WARTBURG: UM DOS CASTELOS MAIS CHEIOS DE HISTÓRIA DA ALEMANHA
>> SEGURO VIAGEM PARA ALEMANHA – QUANTO CUSTA? É MESMO OBRIGATÓRIO?
>> FERIADOS NA ALEMANHA EM 2020


Qual dos castelos mais bonitos da Alemanha é o seu preferido ?

Conta para a gente ali nos comentários!

PLANEJE SUA VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS!

Todas as Viagens - Botão Seguro Viagem

 

Botão Chip de Celular
Todas as Viagens - Botão Passagem aérea

 

Botão Hoteis

Todas as Viagens - Botão Aluguel de carro

 

Botão Ingresso

LEIA TAMBÉM:

41 comentários


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

– Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

– Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

– Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

– Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Catarina Leonardo - Viajar pela história 23 de julho de 2016 - 08:48

Fotos lindas de castelos magníficos. Conheço alguns e realmente confirmo que são espetaculares e que vale mesmo a pena ver. Também aconselho os castelos da Escócia. Magnífico…

Responder
Martinha Andersen 25 de julho de 2016 - 14:46

Oi Catarina.. Super valem à visita. Os castelos da Escócia já sairão em um post em breve =)

Responder
Ana Christ 23 de julho de 2016 - 11:53

Uau! Cada castelo mais lindo que o outro! Que lindas fotos, Martinha! Já posso arrumar as malas pra ir pra Alemanha agora? rsrsrs Parabéns pelo post!
Beijos

Responder
Martinha Andersen 25 de julho de 2016 - 14:47

Oi Ana… deve!! Aconselho a todo mundo a ir visitá-los. Beijos =)

Responder
Paula Augot 23 de julho de 2016 - 16:41

Mesmo vc sendo suspeita pra falar da Alemanha, eu tenho que concordar que os castelos são mesmo lindíssimos! Aliás, já vou colocar como meta para 2017 conhecer mais a Alemanha! =)

Responder
Martinha Andersen 25 de julho de 2016 - 14:48

Bora fazer uma excursão para a Alemanha, Paulette =)

Responder
Luciana Rodrigues - Roma Pra Você 23 de julho de 2016 - 19:02

Meu Deus! Parece que um concorre com o outro no quesito “ambiente de conto de fadas”. Mas o “meu castelo” preferido é o Schloss Burg Eltz.

Responder
Martinha Andersen 25 de julho de 2016 - 14:49

Não é… um mais lindo do que o outro. Tem castelos para todo mundo.. Beijokas Lu =)

Responder
Douglas Agostineli 23 de julho de 2016 - 19:55

Cada castelo é mais impressionante do que o outro, difícil escolher o mais bonito! Conheço o castelo de Heidelberg e o castelo do Leão em Kassel. Os outros castelos já estão na lista para a próxima visita a Alemanha. Ótimo artigo!

Responder
Martinha Andersen 25 de julho de 2016 - 14:52

Oi Douglas. Sim, os castelos são de outro mundo. Eu me impressionei mais com eles, do que com os daqui da França. =)

Responder
Simone Hara 23 de julho de 2016 - 23:12

Emocionada! Um castelo mais magnífico que o outro! Dificl até acreditar que possam existir de verdade e que podemos um dia conhecê-los! Pra mim parecem saidos direto de um livro de contos de fadas! Perfeitos (eceto pelos nomes, que pra mim são impronunciáveis hahaha).
Amei o post!

Responder
Martinha Andersen 25 de julho de 2016 - 14:55

Oi Simone… bem isso.. todos saíram de um livro de fadas. Haha.. meu alemão tb é péssimo =)

Responder
Pedro Henriques 24 de julho de 2016 - 06:07

Que lista fantástica! Ao contrário do que muita gente pensa, a Alemanha é um destino recheado destes locais pitorescos que nos atiram para a idade média. Parabéns pela lista.

Responder
Martinha Andersen 25 de julho de 2016 - 14:56

Oi Pedro… eu sou bem suspeita. Meu país preferido é a Alemanha. beijo =)

Responder
Itamar japa 24 de julho de 2016 - 09:23

Visitar o Viajoteca é certeza de excelentes posts, com lugares maravilhosos. Estes castelos são lindos e a maioria deles eu nem sonhava que existiam. Demais!

Responder
Martinha Andersen 25 de julho de 2016 - 14:51

Oi Itamar… ohhh, lindas palavras.. <3 Bora se programar para ir visitar estas lindezas. Eu devo conhecer uns 25 no total. Para os mais de 20000 ainda falta muito! Beijos =)

Responder
angiesantanna 24 de julho de 2016 - 10:49

Eu fiz um post semelhante, escolhi quase os mesmos castelos!! Alemanha é linda demais, cheia de história por todo lado! Não sabia do Albrechtsberg, Löwenburg e Marksburg, muito bonitos! Quero voltar pra Alemanha e visitar principalmente o Hohenzollern e o Eltz, objetivo na vida!!

Responder
Martinha Andersen 25 de julho de 2016 - 15:02

Oi Angie… fui correndo ver seu post. Não tinha visto ainda. Bem, conheci o seu blog somente semana passada. Adorei.. vou linkar o seu post aqui no meu. Beijo =)

Responder
Vanessa Orfao 24 de julho de 2016 - 11:10

Simplesmente maravilhoso seu post. Eu amo castelos. Visitei a Alemanha no ano passado mas visitei somente dois (frustrada) kkk quero voltar e visitar o restante. Lindas fotos! Parabéns!!!

Responder
Martinha Andersen 25 de julho de 2016 - 15:03

Oi Vanessa.. super te entendo.. sempre volto frustrada da Alemanha. Muita coisa para pouco tempo. Beijo =)

Responder
Giulia 25 de julho de 2016 - 07:18

Impossível escolher um, são todos maravilhosos. Quero tanto visitar um castelo, nunca fui em nenhum. Não vejo a hora.

Responder
Martinha Andersen 25 de julho de 2016 - 15:05

Oi Giulia.. Concordo, todos são maravilhosos. Chegou a hora de planejar uma visita então. Certeza que você vai amar <3 Beijos =)

Responder
Adelyne 28 de julho de 2016 - 22:34

Conheci alguns Castelos na Europa e realmente o mais magnífico é o Neuschwanstein!!! Fiquei tremendamente encantada com sua estrutura, as salas, quartos e móveis e a paisagem em volta!!! ?

Responder
Martinha Andersen 27 de agosto de 2016 - 10:11

Oi Adelyne,
O Neuschwanstein realmente cativa a todos. =)

Responder
sarah da silva gomes 3 de agosto de 2016 - 22:55

Não têm como escolher um ,todos são magníficos, saídos de um conto de fadas, parabéns pelo post!

Responder
Martinha Andersen 27 de agosto de 2016 - 10:15

Oi Sarah,
Super concordo. São todos belíssimos.. de tirar o chapéu. =)

Responder
Castelos do Vale do Reno 8 de agosto de 2016 - 06:47

[…] Os castelos mais bonitos da Alemanha […]

Responder
Flavia 23 de agosto de 2016 - 07:29

Não tem como negar que o magestoso, maravilhoso e impressionante Neuschwanstein ganha essa competição de lavada. Dentro dele é arrepiante. Sua construcao é muito moderna p a epoca, incluindo telefone nos cômodos, caverna e jardim de inverno. Não é à toa q recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano.

Responder
Martinha Andersen 27 de agosto de 2016 - 10:10

Oi Flavia.. sim, o Neuschwanstein é lindo, e por ser o mais conhecido, todo mundo pira. Sem falar da paisagem em volta =)

Responder
Bruna 25 de agosto de 2016 - 13:15

Oi, Martinha!! Olá, pessoal!!

Obrigada por citar meu bloguinho!! 😀

Que lindo o Schloss Reichsburg, esse ainda não tinha ouvido falar. Quando eu vejo esse tipo de post, me dá um desespero hahaha Pq sei que não vou ter vida suficiente pra visitar tudo que gostaria.

Também faço coro com a Catarina, uma listinha de castelos da Escócia seria uma ótima ideia! O país tem vários muito bonitos mesmo!

Responder
Martinha Andersen 27 de agosto de 2016 - 10:08

Oi Bruna… o post com os Castelos da Escócia já está no forno. Assim como outros posts de lá. Que estou em super falta, ainda não publiquei nada de lá. 🙁
Beijão =)

Responder
Angelita 18 de setembro de 2016 - 08:55

Estou programando pra ir em julho com meu filho ,adorei as dicas ,mas fiquei muito confusa com qual escolher kkkkk por ser a primeira vez ,podia filtrar pra mim os mais próximos sei lá !! Obrigada

Responder
Ronneburg, um castelo medieval nos arredores de Frankfurt 26 de setembro de 2016 - 06:01

[…] O que não falta na Alemanha são belos castelos para se visitar, com muita história e vistas sensacionais (na maioria dos casos). Mas nem sempre eles estão perto dos grandes centros, e é bacana saber quando se tem um perto do trajeto de viagem. O Ronneburg, um castelo medieval nos arredores de Frankfurt, é um passeio bem interessante para quem visita a região e tem um pouco mais de tempo na cidade. […]

Responder
Adriana Dowich 28 de novembro de 2016 - 09:00

O Wurzburg Residenz e o Castelo Linderhoff também mereciam fazer parte dessa lista!

Responder
Martinha Andersen 30 de novembro de 2016 - 12:12

Oi Adriana, eu estou com um post começado dos Palácios.. mas eu já escrevi um post do Castelo Linderhof https://www.viajoteca.com/palacio-de-linderhof-alemanha/ =)

Responder
Ana Raquel Fortes 5 de fevereiro de 2017 - 21:48

Ameiiii! Um mais lindo que o outro ? Pensa ao vivo? Deve ser perfeito! ?

Keul

Responder
Alice Campos 10 de março de 2017 - 04:42

Lindo post! Eu quero conhecer todos!

Responder
Carol Doranti 16 de março de 2018 - 13:01

passei um ano em Heidelberg e me apaixonei…ficaria lá pra sempre se pudesse, a vista do castelo é linda! Perto dali tem o Castelo de Verão do Rei (como meus amigos diziam) em Schwetzingen, é bem bonito, vale a pena a visita!

Responder
Asta Volkmann 17 de março de 2018 - 12:05

Todos maravilhosos conheço alguns mas cada um com a sua história fica difícil escolher queria conhecer todos

Responder
Martinha Andersen 22 de março de 2018 - 09:15

Oi Asta, bem isso… também quero conhecer todos.. são belíssimos =)

Responder
Júlia 4 de abril de 2018 - 15:25

Com certeza todos são incríveis!! Não consigo imaginar uma vista tão bonita quanto a do Schloss Neuschwanstein, mas sou apaixonada pelo Burg Eltz ❤️

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies