Página Principal Alemanha Os castelos mais bonitos da Alemanha

Os castelos mais bonitos da Alemanha

por Martinha Andersen
42 comentários

Castelos mais bonitos da Alemanha tem muitos. Até parece clichê, eu sei! Mas se você gosta de castelos, e acha que para vê-los você tem que ir para a França, saiba que está enganado! A França tem belíssimos castelos, mas a Alemanha não fica atrás. Fora que não importa o país da Europa que você for visitar, tenha a certeza que encontrará castelos, e até os lindos castelos da França. Mas agora chegou a hora de mostrar os castelos mais bonitos da Alemanha.

Primeiramente, preciso contar que a Alemanha possui uma quantidade impressionante de castelos. Aliás, são mais de 20 mil deles (é muita coisa!). Naturalmente, muitos deles estão em ruínas, mas outros estão em perfeito estado de conservação e as visitas são de sonho. Alguns servem até hoje de residência para membros de famílias nobres. Fora que não podemos esquecer que eles serviram (e ainda servem) de fonte de inspiração para contos de fadas e filmes. Então, se você estiver com viagem marcada, não deixe de visitar pelo menos um dos castelos mais bonitos da Alemanha.

Certamente, esta lista é bem pessoal, já que aqui estão listados os meus castelos preferidos. Mas você pode descobrir muitos outros e me contar lá no final. Até porque ainda tenho muitos castelos para conhecer na Alemanha ainda. 😉


Seguro Viagem para Europa

Não esqueça de comprar um bom Seguro Viagem Internacional, pois ele é obrigatório para viagens na Europa! Além de você não correr o risco de ser deportado (sim, isso acontece muito mais do que a gente imagina), você estará protegido se algo de ruim acontecer. 

Tudo pode parecer exagero, mas vai por mim, seguro viagem é o tipo da coisa que melhor dizer “paguei e não usei” do que “precisei e não tinha!”. Aproveite nosso link e receba no mínimo 5% de desconto!!!

Desconto Seguro Viagem

Os castelos mais bonitos da Alemanha

A Alemanha é uma grande potência europeia, com um visual impressionante. Assim como também é um país dinâmico, com um patrimônio incrível que você vai gostar de descobrir. Desde seus monumentos históricos, à sua rica gastronomia, você vai se apaixonar e nunca mais querer ir embora.

Caso você se decidir em aventurar-se onde lagos e bosques formam paisagens dignas de pinturas, poderá encontrar o castelo dos seus sonhos. Aninhado entre as árvores ou suspenso no topo de uma colina, está apenas à sua espera, para assim lhe revelar os seus mais belos segredos.

Os castelos mais bonitos da Alemanha

Schloss Albrechtsberg

Empoleirado na colina de Meissen, um castelo de conto de fadas domina a pequena cidade medieval: o Castelo de Albrechtsburg. Aliás, ele é um castelo dedicado à beleza e aos prazeres e não à guerra, coisa rara no final da Idade Média.

O Schloss Albrechtsberg é um magnífico castelo gótico, que fica em uma colina com vista para o rio Elba na cidade de Meissen. Inclusive, este castelo eu não programei a visita, já que o vi por um erro de percurso. Eu estava visitando Dresden e resolvi fazer um bate-volta, mas errei de trem. Entretanto, foi daqueles erros acertos, pois a visita foi uma grata surpresa.

Magnificamente renovado, este castelo foi construído entre 1472 e 1500 em estilo gótico tardio e serviu como residência da família Wettin. É uma pequena jóia arquitetônica, remodelada no século XIX, e cujas abóbadas pintadas e iluminadas ao estilo neo-renascentista, as escadas em caracol e os sumptuosos soalhos de parquet merecem uma visita.

Os castelos mais bonitos da Alemanha
Foto: MRo / Shutterstock.com

Primeiro castelo residencial na Alemanha, foi transformado em 1710 em fábrica de porcelana, de acordo com a vontade de Auguste le Fort. Portanto, o castelo também abriga uma exposição de porcelana das suas oficinas. Já no terceiro andar, está uma bela exposição que retrata as etapas da construção do forte.

A fortaleza foi construída no século X e o atual castelo foi construído 500 anos depois, no mesmo local. Por fim, minha dica aqui é: não deixe de visitar a Catedral que fica bem ao lado.


Onde se hospedar em Dresden


Os castelos mais bonitos da Alemanha

Leia também:

>> VISITAR DRESDEN NA ALEMANHA | 11 RAZÕES PARA SE ENCANTAR
>> EM DRESDEN NÃO PERCA A PROCISSÃO DOS PRÍNCIPES


Schloss Augustusburg

Este magnífico castelo foi construído no início do século XVIII, em grande parte pelo arquiteto bávaro François de Cuvilliés e por artistas de renome europeu, por decisão do príncipe-eleitor e arcebispo de Colônia, Clément-Auguste da família Wittelsbach (1700-61).

O Castelo de Augustusburg está listado como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1984. Esta obra de arte arquitetônica levou 40 anos para ser construída. Obviamente, o reconhecimento da UNESCO é mais do que merecido. 

O Castelo de Augustusburg é cercado por magníficos jardins e um grande parque no final do qual fica o pavilhão de caça Falkenlust. Os jardins deste castelo são de inspiração francesa e complementam na perfeição o espírito rococó e barroco do castelo. 

Schloss Augustusburg

Costumam chamar de Castelo de Brûhl para designar o conjunto formado pelo Palácio de Augustusburg e o pavilhão de caça Falkenlust, bem como seus jardins barrocos, datados do século XVIII. Ainda você pode desfrutar do belo terraço que oferece uma vista panorâmica da propriedade.

Fora que é muito conhecido por sua escadaria que, com seus corrimãos de ouro, colunas de mármore e pinturas, o deixará sem palavras. Você também visitará salas com decorações de parede excepcionais. A visita ao interior do castelo é feita apenas por visita guiada (com áudioguia em várias línguas, caso não domine o alemão).

Burg Eltz

Escondido em um vale exuberante, perto do Rio Mosel, o Burg Eltz é um dos maiores castelos de contos de fadas no mundo. O atual castelo foi construído entre 1490-1540 e a propriedade pertence a uma única família há mais de 34 gerações.

Localizado a apenas 30 km de Koblenz e escondido nas colinas que margeiam o vale do rio Mosela, ele é um dos mais belos castelos preservados da Alemanha.

Os castelos mais bonitos da Alemanha
Foto: Nikiforov Alexander / Shutterstock.com

>> BURG ELTZ, UM DOS MAIS BELOS CASTELOS DA ALEMANHA


Foi oferecido pelo imperador Frederico Barbarossa à nobre família Eltz em 1157, e esta família o possui há mais de 860 anos. Desde a Idade Média, três herdeiros dividiram a propriedade. Cada linha procedeu então a novas construções, o que explica a atual proliferação de torres e habitações. 

O castelo nunca foi destruído e nem precisou ser reconstruído ao longo do tempo. Já que ele sobreviveu intacto às guerras dos séculos XVII e XVIII, assim como à Revolução Francesa.

Entre abril e novembro são oferecidas visitas guiadas ao castelo e à sua câmara do tesouro (Schatzkammer). Após a sua visita ao castelo, você pode aventurar-se nos 300 hectares de floresta que ladeiam o castelo, onde existem várias estradas e percursos para pedestres e ciclistas.


Hospede-se na região do Rio Mosel


Curiosidade: a imagem do Castelo de Eltz adornou a nota de 500 marcos alemães por muitos anos, tornando-o um dos símbolos mais reconhecidos da Alemanha.

Os castelos mais bonitos da Alemanha

Veja também:

>> EXCURSÃO DE FRANKFURT PARA O BURG ELTZ
>> PELAS CURVAS DO RIO MOSEL NA ALEMANHA: DE KOBLENZ À TRIER
>> BURG WERTHEIM, NA ALEMANHA


Schloss Heidelberg

Sem dúvida nenhuma, uma das ruínas mais famosas de castelo no mundo, são as ruínas do Schloss Heidelberg. Este castelo incrível fica na cidade de mesmo nome, Heidelberg e é sua maior atração.

É impressionante caminhar e imaginar a batalha com os franceses, que culminou na destruição quase que total do castelo. Ao contrário do Schloss Reichsburg, ele nunca foi reconstruído à sua antiga glória. Mas ainda assim, esta incrível fortaleza deixa a paisagem de Heidelberg ainda mais bela. Um passeio ao redor das ruínas é uma experiência que não será esquecida! Fora a vista noturna dele, que é de sonho.

Os castelos mais bonitos da Alemanha
Foto: M.V. Photography / Shutterstock.com

O Castelo de Heidelberg foi certamente um dos castelos mais impressionantes da Alemanha. Os visitantes podem seguir os passos dos antigos ocupantes e mergulhar nos muitos mitos e lendas que o cercam. O castelo também oferece um magnífico panorama da cidade de Heidelberg.


Ache seu hotel em Heidelberg


Os castelos mais bonitos da Alemanha

Curiosidade: as caves do castelo abrigam uma pipa gigante de 228.000 litros, destinada a receber o “décimo” da colheita dos viticultores. À partir do século XVIII, recebeu uma plataforma, onde se podia beber, comer e dançar em cima dele; era servido por duas escadas. Diz-se que o bobo da corte do rei, “Perkéo”, é seu guardião (estátua de madeira) e assusta qualquer visitante que se atreva a puxar o anel localizado acima do relógio, próximo a ele. Uma lenda afirma que Perkéo bebia 18 litros de vinho por dia, deixando apenas um consumo diário de 2,27 litros para seus mestres. Conforme conta a lenda, dizem que ele morreu no dia em que bebeu um copo d’água!


Leia também:

>> OS MERCADOS DE NATAL EM CASTELOS
>> CASTELO DE HEIDELBERG: UMA DAS GRANDES ATRAÇÕES DA ALEMANHA
>> SCHLOSS MESPELBRUNN: CASTELO QUE É UM BATE-VOLTA PERFEITO DE FRANKFURT


Schloss Herrenchiemsee

Do lado de fora, o Castelo Herrenchiemsee, na ilha de Herrenwörth, no Lago Chiem, não parece excepcionalmente luxuoso. Sendo até um edifício bastante simples em estrutura e forma, sem uma torre alta. Mas ao entrar, a impressão muda repentinamente e a pessoa se sente transportada para o Palácio de Versalhes.

Schloss Herrenchiemsee

>> Leia também: PALÁCIO DE VERSALHES – TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER


Por exemplo, existe uma grandiosa sala de espelhos que, com suas 7.000 velas, 33 lustres de cristal e 98 metros de comprimento, é muito maior que a de Versalhes. Ainda os amplos salões e a escadaria de mármore representam um universo de conto de fadas. 

O castelo foi o 3º e último castelo construído pelo “rei dos contos de fadas”, Ludwig II da Baviera, que ficou mais do que impressionado com o Palácio de Versalhes. Ele se inspirou nele e quis homenagear seu “ídolo”, Luís XIV, a personificação da monarquia absoluta. 

A vista aérea é impressionante! Foto: Hansueli Krapf | wikimedia

No entanto, o rei morreu antes da conclusão final do castelo, após o que as obras foram abandonadas. A ala norte permaneceu inacabada por muito tempo. Atualmente são oferecidas visitas guiadas e um museu dedicado ao rei Ludwig II foi inaugurado em 1987. Até hoje, várias áreas permanecem inacabadas ou ainda em construção.

Schloss Hohenschwangau

Surpreendentemente sem o Schloss Hohenschwangau não haveria o Schloss Neuschwanstein. Pois ele foi o primeiro castelo do lugar e pertencia aos pais de Ludwig II, o idealizador do Neuschwanstein. Para quem não sabe, o castelo de Hohenschwangau é uma pérola localizada em frente ao castelo de Neuschwanstein. O primeiro castelo construído no local é do século XII e se chamava Burg Schwanstein, residência dos senhores de Schwangau. 

No início do século XIX, o castelo Schwanstein assumiu o nome de Hohenschwangau e o de Hinterhohenschwangau tornou-se Neuschwanstein. Mas ele sofreu inúmeros ataques e foi reformado pelos seus vários donos ao longo do tempo até ser comprado pelo rei Maximiliano II, em 1832, e foi restaurado em 1837 em estilo neogótico. A partir daí, o Hohenschwangau foi usado como residência de verão e de caça da família real bávara.

Hohenschwangau
Foto: Ivanova Tetyana / Shutterstock.com

Do castelo à beira do lago, um jovem príncipe Ludwig podia ver as outras ruínas até a colina e deixar sua imaginação correr solta. Ele iria mais tarde construir o Schloss Neuschwanstein e muitos outros projetos extravagantes que o levou a ser chamado de “Rei Louco”.

Os quartos do Schloss Hohenschwangau são muito interessantes e bem decorados, intactos da época que a família real vivia no castelo. Dessa forma, ao fazer a visita você visitará 14 quartos, em 2 andares, o castelo ainda está totalmente mobiliado.

Hohenschwangau foi decorado com cenas de lendas e poesias medievais, incluindo a lenda do cavaleiro cisne Lohengrin. Ainda menino, o jovem Ludwig II identificou-se com Lohengrin, a quem Richard Wagner dedicou uma ópera romântica em 1850. Ludwig II, que passou toda a sua juventude neste castelo, foi fortemente inspirado por este último para construir o Neuschwanstein.


Onde ficar em Füssen


Curiosidade: na manhã de 6 de novembro de 2005, ocorreu um roubo no castelo. Estranhos conseguiram entrar na sala de bilhar no primeiro andar. Lá, eles roubaram cerca de 80 medalhas da família Wittelsbach (atuais donos). Os danos são estimados em mais de 100.000 euros. Apesar do alarme ter sido acionado, os ladrões conseguiram fugir porque a delegacia mais próxima fica a cerca de 5 km de distância.

Schloss Hohenzollern

Apesar de não ser tão antigo, o Schloss Hohenzollern foi construído para se assemelhar a um castelo medieval. Ele está localizado no sul da Alemanha e a vista dele é uma das mais impressionantes do país. Afinal, foi construído no topo do Monte Hohenzollern, um lugar com vistas panorâmicas sobre a paisagem circundante, de sonho!

O Castelo Hohenzollern, reduto ancestral da família real e imperial Hohenzollern, está localizado em uma montanha isolada, com 885 metros de altura. Este castelo é o emblema da região, e é um dos castelos mais visitados da Europa

>> Passeio de 1 dia ao Castelo Hohenzollern saindo de Frankfurt! <<

Adornado com múltiplas torres, confere, ao longe, um aspecto pitoresco e medieval. No entanto, só em 1850 que ele assumiu esta forma imponente, quando o local de nascimento dos Hohenzollern foi reconstruído em estilo neogótico.

Schloss Hohenzollern
Foto: Jens Ottoson / Shutterstock.com

As salas do castelo contêm objetos que marcaram a história da Prússia e de seus reis, como a coroa de Guilherme II, alguns objetos pessoais de Frederico, o Grande e uma carta do presidente dos EUA, George Washington, para agradecer ao Barão von Steuben (descendente da Casa de Hohenzollern) por sua ação na Guerra Revolucionária Americana.

Como disse o próprio Kaiser Wilhelm II, definitivamente a vista do Castelo Hohenzollern vale a pena ser vista. A vista é ainda mais mágica no inverno, quando o castelo e a montanha estão cobertos por uma espessa e bela neve branca.

Certamente, ele é um dos castelos mais bonitos da Alemanha. Assim como, o castelo é também um local importante na história da Prússia. Afinal, é o local onde começou a linhagem prussiana. O Hohenzollern recebe mais de 300 mil visitantes por ano e é considerado um dos monumentos mais significativos da Alemanha.


Procure por hotéis em Stuttgart e região

Schloss Hohenzollern

Schloss Lichtenstein

Um dos meus castelos preferido “do mundo” é o Schloss Lichtenstein. Pois ele está empoleirado em um penhasco íngreme e é tão surreal que parece ter saído de um livro de conto de fadas. Lindo é pouco para descrevê-lo. Apesar de ser pequeno perto dos outros castelos, o seu charme é enorme. Ele tem algumas semelhanças com o Castelo de Neuschwanstein, construído um quarto de século depois. Inclusive ele atende pelo apelido de “irmão mais novo do Schloss Neuschwanstein”. Entretanto, na minha humilde opinião, é muito mais encantador que o irmão mais velho.

Construído em um pico rochoso em 1390, este castelo mágico só é acessível por uma ponte. Na verdade, a propriedade foi construída como uma espécie de castelo de conto de fadas, também é conhecido como castelo de conto de fadas de Württemberg (Märchenschloss Württemberg). Inclusive, serviu em 2009 como local de filmagem para o filme “A Bela Adormecida” dos Irmãos Grimm.

Os castelos mais bonitos da Alemanha

Considerado invencível e inexpugnável na Idade Média, perdeu gradualmente a sua importância e caiu no esquecimento e ficou em ruínas. Apenas em 1837 foi reconstruído como o vemos hoje. Esta romântica construção neogótica foi inspirada no romance de Wilhelm Hauff, “Lichtenstein“.


Hospedagem em Tübingen


Curiosidade: a maior taça de champanhe do mundo está na adega do Castelo de Lichtenstein. Sua altura chega a quase 2 metros de altura. Foi dado pela princesa Théodolinde de Beauharnais a seu marido, o duque Wilhelm von Urach. Diz-se que foram necessárias 3 garrafas de champanhe para encher esta enorme taça e 3 homens para a beber: sendo que o primeiro segurava o copo, o segundo bebia e o terceiro segurava o bebedor.

Schloss Linderhof

Castelo de Linderhof ou também apelidado de paraíso de Ludwig II está localizado na Alta Baviera e não faltará o que te encantar numa visita. Ao visitar este castelo você poderá desfrutar dos seus incríveis jardins. Uma pequena lenda conta que parece que os quartos do rei Ludwig II foram copiados dos quartos do rei francês Luís XV. Mais uma vez é a Alemanha copiando a França. Ops!!

>> Tour pelo Palácio de Linderhof: saindo de Munique <<
>> Tour Premium Castelo de Neuschwanstein e Linderhof <<

Linderhof
Foto: ChiemSeherin | Pixabay

Você também vai encontrar muitos elementos inspirados nos códigos arquitetônicos franceses da época. O castelo era um refúgio de paz para o rei Ludwig II. 

Fora que ao visitar este castelo carregado de história, você também pode admirar outros elementos que contribuem para o seu carácter único, como a gruta de Vênus ou a casa marroquina.


Leia também >> PALÁCIO DE LINDERHOF, UM DOS MAIS BELOS DA ALEMANHA!


Schloss Löwenburg

Localizado em Kassel, no Parque Wilhelmshöhe (listado pela UNESCO em junho de 2013), o Castelo de Löwenburg (“Castelo dos Leões“) é mais um palácio do que uma fortaleza. Construído entre 1793 e 1801 pelo Landgrave Wilhelm IX para se parecer com um antigo castelo medieval com ponte levadiça, frequentemente ele é descrito como uma “ruína fantástica”, e testemunha o gosto pelo romantismo das pessoas do seu tempo.

No início, o castelo era uma verdadeira obra-prima, mas começou a ficar em ruínas após a morte de Landgraf Wilhelm IX. Atualmente ele é parte do Wilhelmshöhe Park, que é um ótimo lugar para se visitar, e é bem mantido.

Os castelos mais bonitos da Alemanha
Foto: Sergey Novikov / Shutterstock.com

Com suas muitas torres e janelas, Löwenburg é um castelo dos sonhos que agora abriga um museu. Por fim, móveis, pinturas, tapeçarias, vitrais, bronzes e armas refletem a paixão do construtor pelo colecionismo.

Devido às diferentes atrações ao seu redor no incrível parque, a visita ao castelo é uma experiência bem básica. Mas não perca a estufa (Gewächshaus) nas proximidades durante a sua visita. Você passeará entre orquídeas, palmeiras, camélias e bananeiras.


Onde ficar em Kassel


Curiosidade: este castelo já serviu de cenário para alguns filmes e séries alemães e além disso, em 2014, apareceu em uma cena do filme Grand Hotel Budapest, dirigido por Wes Anderson.


Leia também:

>> OS CASTELOS MAIS BONITOS DA FRANÇA
>> VISITANDO O VALE DO LOIRE EM 1 DIA (BATE-VOLTA DE PARIS)
>> 13 RAZÕES PARA VISITAR O VALE DO LOIRE NA FRANÇA


Schloss Ludwigsburg

Construído entre 1704 e 1733 sob o duque Eberhard Ludwig, o castelo residencial de Ludwigsburg possui 3 pátios, 452 quartos distribuídos em 18 prédios e 32 hectares de jardins, entre os maiores castelos barrocos preservados da Europa.

O castelo também abriga quatro museus:

  • Museu de Cerâmica (Keramikmuseum), onde estão expostas cerca de 70.000 peças.
  • Museu da Moda (Modemuseum), onde estão expostas roupas dos séculos XVIII a XX; um dos destaques do museu é a moda da corte da segunda metade do século XVIII.
  • galeria barroca (Barockgalerie) oferece mais de 120 obras de pintura italiana e alemã dos séculos XVII e XVIII.
  • E o apartamento do duque Carl Eugen (Appartement Carl Eugen), pequeno castelo dentro do castelo.

Visita imperdível: o parque “Barroco em Flores” (Blühendes Barrock) onde você encontrará suntuosos jardins de diferentes épocas e regiões se estendem por mais de 30 hectares ao redor do castelo. Também vale a pena ver o pavilhão de caça e recreio, que fica a apenas 5 minutos a pé do castelo.


Leia também:

>> 15 CIDADES PEQUENAS E CHARMOSAS PARA CONHECER NA ALEMANHA
>> 16 SITES PARA APRENDER ALEMÃO ONLINE (E DE GRAÇA!)
>> DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA ALEMANHA


Schloss Marksburg

Surpreendentemente, o Schloss Marksburg é o único castelo medieval no Médio Reno que nunca foi destruído. Só por este motivo, já vale a visita. Apesar de só a beleza dele já ser um ótimo motivo para visitar, devo alertar que na região tem vários outros castelos lindos.

A incrível construção fica no alto de um penhasco e as vistas são lindas. Ele era impenetrável para as forças inimigas, o que ajudou a sobreviver por mais de 700 anos. Empoleirado em sua colina de 160 metros de altura e com vista majestosa para a vila de Braubach desde o século XIII, esta fortificação medieval sofreu apenas algumas pequenas transformações e extensões ao longo do tempo. 

Os castelos mais bonitos da Alemanha

>> Não deixe de fazer um lindo passeio de barco pelo Rio Reno e apreciar vários castelos! <<

Este castelo fortificado é composto por vários edifícios, uma torre maciça, corredores intermediários e baluartes. Você descobrirá quartos notáveis, como a impressionante cozinha com uma imponente lareira aberta, os aposentos das mulheres, a sala dos cavaleiros, a sala de armas, os pequenos quartos nas torres, a capela, a adega e muitos outros lugares que irá transportá-lo para a época da Idade Média. 


Hotéis no Vale do Rio Reno


Em suma, este castelo é um belo destino que certamente lhe permitirá viajar no tempo.


Leia também:

>> COCHEM, A PÉROLA DO VALE DO MOSEL NA ALEMANHA
>> OS CASTELOS E CIDADES DO VALE DO RENO NA ALEMANHA
>> PRATOS TÍPICOS DA ALEMANHA: O QUE VOCÊ NÃO DEVE DEIXAR DE PROVAR!


Schloss Moritzburg

Localizado nas proximidades de Dresden, o Castelo de Moriztburg foi construído em 1542 pelo duque Moritz da Saxônia. Inegavelmente, ele é um dos castelos mais imponentes da Saxônia. Originalmente construído como um pavilhão de caça em estilo renascentista, foi posteriormente reconstruído pelo rei Augusto, o Forte, em 1703, em estilo barroco, conferindo-lhe um carácter único.

Schloss Moritzburg
Foto: Gavailer | Wikimedia.org

O castelo tem quatro torres redondas e está localizado em uma ilha simétrica no meio de um lago artificial. Agora está aberto como um museu de arte barroca. À visita do castelo deve-se acrescentar um passeio romântico que conduz a um pequeno e encantador castelo rococó, o “Fasanenschlösschen” (Castelo do Faisão).

Schloss Moyland

O Castelo de Moyland é um dos edifícios neogóticos mais importantes da Renânia do Norte-Vestfália. Seu nome deriva da palavra holandesa “Mooiland” que significa “terra bonita”. Provavelmente, este nome foi inventado pelos trabalhadores holandeses que o proprietário anterior trouxe para drenar os pântanos circundantes.

O primeiro vestígio da existência do castelo foi encontrado em documentos datados de 1307. Nessa época, era referido como uma quinta fortificada com fossos e baluartes. A partir daí sofreu muitas destruições/reconstruções até 1997.

Hoje, este magnífico castelo romântico, construído sobre um corpo de água, é cercado por um esplêndido jardim barroco e agora abriga um museu de arte moderna e contemporânea, a maior parte dedicada ao artista alemão Joseph Beuys.


Leia também:

>> COMO FAZER O PROCEDIMENTO DE TAX-FREE NA ALEMANHA E NA EUROPA
>> COMPRAS NA ALEMANHA – UM GUIA COMPLETO COM TODAS AS DICAS
>> AS RUÍNAS DO CASTELO FRANKENSTEIN, NA ALEMANHA


Schloss Neuschwanstein

Finalmente chegamos no mais famoso dos castelos de toda a Europa, o Schloss Neuschwanstein. E por que não dizer que é um dos castelos mais bonitos da Alemanha? Afinal, ele é mesmo! Sendo assim, esta “encarnação” do castelo de conto de fadas é uma das atrações mais populares do país. Walt Disney até se inspirou nele para criar o castelo da Branca de Neve. Construído em 1869, este magnífico castelo não foi construído para defesa, mas sim como uma casa de verão privada para o rei Ludwig II. Sem dúvida, a localização do castelo não poderia ser mais idílica.

Ele está situado ao sul da Baviera e tem vista para os Alpes, tornando-se um dos locais mais fotografados de toda a Alemanha. Então, não importa a estação, a paisagem é de tirar o fôlego. Tanto que me “obriguei” a colocar somente belíssimas fotos do Shutterstock para ilustrar este castelo, pois as minhas não demonstrariam tamanha beleza.

Os castelos mais bonitos da Alemanha
Foto: canadastock / Shutterstock.com

É uma mistura arquitetônica dos estilos neogótico e medieval. Neuschwanstein não foi concebido como um castelo cerimonial, mas sim como um local de retiro, onde o rei gostava de mergulhar em um mundo imaginário, poético e lendário. Entretanto, Ludwig II da Baviera passou apenas 170 dias de sua vida no castelo até sua trágica morte.


Leia também >> O INCRÍVEL CASTELO NEUSCHWANSTEIN NO SUL DA ALEMANHA

O castelo ainda impressiona tanto pela sua proeza técnica: era equipado com aquecimento central a ar quente, água quente encanada, elevador de carga para refeições e até telefone, o que era extraordinário para a época.

Hoje, o castelo recebe mais de um milhão de visitantes por ano. A visita, com a duração de cerca de 30 minutos, só é possível com guia, falando inglês ou alemão (para outras línguas a visita guiada será feita com recurso de áudioguia).


Veja o castelo da janela do seu hotel!


Os castelos mais bonitos da Alemanha
Foto: Frank Fischbach / Shutterstock.com

Curiosidade: Em maio de 2017, os alemães votaram maciçamente para que o Castelo de Neuschwanstein fosse selecionado como uma das “Novas 7 Maravilhas do Mundo”. Infelizmente não foi aceito.


Leia também:

>> ROTA ROMÂNTICA NA ALEMANHA: DICAS IMPERDÍVEIS PARA SUA VIAGEM
>> QUAL É A MOEDA DA ALEMANHA E QUE MOEDA LEVAR NUMA VIAGEM


Schloss Nymphenburg

O Palácio Nymphenburg, localizado a noroeste de Munique e inclusive acessível de transporte público, é um lugar essencial para se visitar. Prestigiada residência de verão da realeza bávara, o Palácio Nymphenburg é uma magnífica obra-prima arquitetônica. Em Nymphenburg, você será recebido por um dos maiores conjuntos de palácios barrocos estritamente simétricos da Europa. 

As suas elegantes vielas, o seu canal e o seu enorme parque também lhe conferem um ar de castelo de contos de fadas. Sem dúvida, uma fonte de inspiração para um de seus ocupantes, o famoso Ludwig II da Baviera, que nasceu ali. 

Não é por acaso que o Palácio Nymphenburg aparece majestosamente no final de uma alameda e um canal. A primeira impressão impõe respeito.

A parte principal, erguida em 1664 pelo arquiteto Agostino Barelli foi concluída por partes posteriormente por outros arquitetos. O conjunto é envolvido por uma construção arqueada, o Rondel, que lhe confere um encanto inegável.

Uma das atrações especiais do palácio é a famosa Galeria das Belezas do Rei Ludwig I. Por encomenda do rei, Joseph Stieler pintou um total de 36 mulheres de todas as classes sociais, incluindo, por exemplo, a filha de um mestre sapateiro, Helene Sedlmayr e a dançarina Lola Montez, amante do rei.

O enorme pátio é pontilhado de magníficos lagos nos quais cisnes, patos e gansos se banham com prazer, tanto no verão quanto no inverno.

Dica: depois da visita, se quiser parar para comer alguma coisa, pode fazê-lo no Schlosscafé im Palmenhaus, no Palmenhaus. Aqui você pode sentar em um jardim de inverno inundado de luz e desfrutar de um café, bolos ou deliciosos menus de almoço. Além disso, o parque está classificado como patrimônio nacional e é também uma área de paisagem protegida. Sendo que ali você ainda poderá descobrir muitos animais, entre os quais veados e lebres, mas também espécies em vias de extinção, como o gavião arbóreo e o martim-pescador.


E para quem ainda está se perguntando se existe diferença entre um palácio e um castelo, a resposta é: sim.

É uma diferença puramente geográfica. Os palácios são casas “urbanas”, portanto próximas dos centros das cidades onde os castelos são mais rurais e afastados. Enfim, esta distinção foi adotada nos costumes do Renascimento.


Schloss Reichsburg

O Schloss Reichsburg é um marco da região e uma memória de tempos medievais distantes. Localizado na cidade de Cochem, o castelo foi reconstruído depois que o rei Louis XIV ordenou que suas tropas francesas o destruísse em 1689. Inegavelmente um destino cruel para esse e muitos outros castelos na Alemanha. Localizado em uma colina plantada com vinhas, com vista para o Mosela, o castelo oferece um panorama magnífico sobre o vale.

Mas o Castelo ganhou status imperial, quando o rei Conrad III, primeiro rei da Alemanha, se hospedou nele em 1151. O Schloss Reichsburg manteve-se fiel às suas raízes e hoje em dia é possível fazer “ghost tours” e até participar de um banquete medieval.

Testemunha particular das intrigas e jogos de poder da Alemanha medieval, foi também propriedade do Reich alemão a partir de 1943. Somente em 1978 o castelo passou a ser propriedade da cidade, o que o tornou uma atração turística. região.

Reichsburg Cochem
Foto: Prashant_Agrawal / Shutterstock.com

O castelo é belíssimo para admirar de longe, mas se tiver a chance de explorar o seu interior e toda a propriedade, certamente você não vai se decepcionar. O castelo tem 50 quartos, 7 dos quais estão mobilados e você poderá visitar. 

Ainda, você pode observar o campanário, adornado com quatro torreões, e a torre das bruxas, único vestígio intacto do antigo castelo. O castelo também organiza festas cavalheirescas, onde criados o servem como um príncipe em trajes históricos e festas medievais. Por fim, se você gosta da atmosfera cavaleiro-princesa, pode dizer “sim” na antiga capela do castelo.


Hotéis incríveis em Cochem


Reichsburg Cochem

Leia também:

>> PELAS CURVAS DO RIO MOSEL NA ALEMANHA: DE KOBLENZ À TRIER
>> DOMINGO NA ALEMANHA: O QUE FAZER E DICAS PARA SALVAR SUA VIAGEM!


Schloss Stolzenfels

Este castelo, um estereótipo do romantismo renano prussiano está localizado a poucos quilômetros do centro de Koblenz e domina a margem esquerda do Reno. O castelo de hoje foi construído no século XIX a partir das ruínas de um antigo castelo fortificado datado do século XIII (era uma antiga fortaleza que servia como posto de fronteira e portagem). 

Schloss Stolzenfels
Foto: Phantom3Pix | Wikimedia.org

O interior do castelo, suntuoso, foi convertido em museu. Graças ao seu magnífico terraço, os visitantes desfrutam de uma vista inesquecível do vale do Reno, uma visão que já encantou a alta nobreza europeia. Inclusive, o Castelo de Stolzenfels, parte do patrimônio histórico do Vale do Alto Médio Reno, é protegido pela UNESCO desde 2002. Aliás, você tem a opção de se casar na capela do castelo ou no salão de verão. Não quer aproveitar? 😉

Sanssouci Palace

Localizado em Potsdam, o Palácio Sanssouci foi a residência de verão do rei Frederico, o Grande, da Prússia. Em estilo rococó, este edifício tem uma arquitetura e jardins magníficos. 

Sanssouci Palace

O Palácio de Sanssouci foi construído em 1745. É a antiga residência de verão do rei da Prússia, Frederico II, conhecido como Frederico, o Grande. Construiu este palácio nas vinhas de Potsdam onde gostava de se retirar para enfrentar tempos difíceis, daí o nome do castelo, rodeado por estes cães. É um magnífico conjunto arquitectónico que tem seguido os desejos e tendências dos seus vários ocupantes.

Se estiver de passagem pela capital alemã, aconselhamos que faça o desvio até Potsdam para conhecer este grandioso e elegante palácio.

>> Leia também: POTSDAM E O PARQUE SANSSOUCI – UM ÓTIMO BATE E VOLTA DE BERLIM

Sanssouci Palace

Leia também:

>> PRIMEIRA VEZ EM BERLIM – BERLIM PARA PRINCIPIANTES
>> 13 COISAS QUE VOCÊ PRECISA FAZER EM BERLIM
>> COMO VISITAR O REICHSTAG EM BERLIM


Schloss Schwerin

O Schloss Schwerin foi construído numa pequena ilha no terceiro maior lago da Alemanha, o Lago Schwerin. Em 973 havia um antigo castelo no local, quando as tribos eslavas se estabeleceram na área. O Castelo de Schwerin é antes de tudo um castelo fortificado, erguido em 1160. Deve sua aparência atual à transformação decidida pelo Grão-Duque de Mecklenburg-Schwerin, Frederico Francisco I, em 1837. 

O edifício possui 653 quartos decorados com pisos de marchetaria, madeira entalhada, talha dourada e tetos em estuque. A sala mais bonita é a Sala do Trono com colunas de mármore e portas de ferro douradas.

Além disso, o castelo tornou-se, desde 1990, a sede do parlamento de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, e muitos concertos são organizados lá.

Os castelos mais bonitos da Alemanha
Foto: UbjsP / Shutterstock.com

É considerado como um dos mais belos castelos do norte da Europa. Devido à sua aparência romântica e ao efeito fascinante que exerce sobre os visitantes, o Castelo de Schwerin também é chamado de castelo “Neuschwanstein do Norte“.

Então, não deixe de passar algumas horas conhecendo o castelo e passeando pelo lago, assim como pelos vastos e belíssimos jardins. 


Hospede-se em Schwerin


Curiosidade: O Castelo de Schwerin é apresentado na moeda comemorativa de 2 euros emitida pela Alemanha em 2007.


Leia também:

>> CASTELOS NA ITÁLIA PARA VOCÊ VISITAR E SE ENCANTAR
>> CASTELOS NO CANADÁ – PARA QUEM CURTE HISTÓRIA E LUXO!


Wartburg

Construído em 1067, o Wartburg é um dos mais antigos castelos da Alemanha e fica em Eisenach. Já na virada do século 13 ele foi um dos castelos mais importantes da região, depois de atrair muitos poetas famosos. Inclusive, ele serviu de inspiração para poesias, óperas e afins.

Desde a sua construção, o castelo tem sido, e ainda é, um importante local de peregrinação para católicos e protestantes, e seu significado na história alemã é significativo. 

Isabel da Turíngia viveu ali de 1211 a 1227. Esta princesa, após a morte do marido, iria dar as costas à vida da corte, cuidar dos pobres e fundar hospitais, para se tornar aos olhos da Igreja, Santa Isabel. 

Entretanto, a maior fama do castelo aconteceu em 1521. Pois foi neste ano que o ícone religioso Martinho Lutero (Martin Luther) se hospedou no castelo por um ano após a sua excomunhão pelo Papa Leão X. Esteve escondido, de 4 de maio de 1521 a 6 de março de 1522, e onde se dedicou ao trabalho de sua vida, a tradução da Bíblia para o alemão .

Wartburg Eisenach

>> WARTBURG: UM DOS CASTELOS MAIS CHEIOS DE HISTÓRIA DA ALEMANHA

Inclusive, trabalhando numa velocidade vertiginosa, Lutero traduziu toda a Bíblia do latim para o alemão em apenas 10 semanas! Então, a Bíblia em alemão rapidamente se tornou a versão de maior circulação de um livro da época.

A partir de meados do século 16, o Wartburg foi abandonado e caiu em desuso. Atualmente você ainda pode ver a sala onde Lutero trabalhava e ficou hospedado durante este período. O castelo é grande e imponente e, dada a sua história de mais de 900 anos, é uma das fortalezas mais bem preservados do mundo.

Desde 1999, está inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO como “ monumento excepcional do período feudal na Europa Central […] ligado a valores culturais de significado universal ”. Wartburg é um poderoso símbolo da integração e unidade alemã. Visitar este castelo é obter uma compreensão real do romantismo nacional alemão melhor do que em qualquer livro.


Ache seu hotel na bela Eisenach


Wartburg Eisenach
Foto: Takashi Images / Shutterstock.com

Leia também:

>> SEGURO VIAGEM PARA ALEMANHA – QUANTO CUSTA? É MESMO OBRIGATÓRIO?
>> FERIADOS NA ALEMANHA EM 2023


Você nunca experimentou a Europa em toda a sua glória sem visitar um ou dois castelos, e a Alemanha certamente tem mais do que seu quinhão de belos e famosos castelos. Escolha em nossa lista algum dos castelos mais bonitos da Alemanha e comece sua própria aventura real. É um país cheio de castelos, cada um mais único e deslumbrante que o outro. Mas com tanto por onde escolher, pode ser difícil decidir quais valem a pena visitar. Do neoclássico ao renascentista ou barroco, seu castelo de conto de fadas espera!

Qual dos castelos mais bonitos da Alemanha
é o seu preferido ?

Conta para a gente ali nos comentários! Certamente vamos adorar saber sua opinião, assim como teremos prazer em tirar suas dúvidas. 😉

Caso este post tenha te agradado ou te ajudado de alguma forma, utilize os links que estão dentro dele para fazer suas reservas. Através deles ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a sempre ter conteúdo fresquinho e de qualidade para você! Obrigada!!

LEIA TAMBÉM:

42 comentários

Você lembrou do Seguro Viagem? 


Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.


Cotação seguro viagem



Continue planejando sua viagem:


> Reserve seu hotel

> Seguro Viagem com desconto

> Ingressos e Passeios

> Aluguel de veículos

> Tours Exclusivos Viajoteca

> Chip de celular


Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

BEATRIZ BEHRENS 18 de janeiro de 2021 - 16:45

Nossa um mais lindo q o outro,Poderia estar morando na Alemanha,ou não..Meis avós e tios paternos,vieram de lá
após a primeira gerra,migram para o Brasil,para os filhos não passar o inferno q logo viria a do Hitler,,TTenho parentes
que vivem em várias cidades,,Meus avós,eram de Bosel,, …

Responder
Júlia 4 de abril de 2018 - 15:25

Com certeza todos são incríveis!! Não consigo imaginar uma vista tão bonita quanto a do Schloss Neuschwanstein, mas sou apaixonada pelo Burg Eltz ❤️

Responder
Asta Volkmann 17 de março de 2018 - 12:05

Todos maravilhosos conheço alguns mas cada um com a sua história fica difícil escolher queria conhecer todos

Responder
Martinha Andersen 22 de março de 2018 - 09:15

Oi Asta, bem isso… também quero conhecer todos.. são belíssimos =)

Responder
Carol Doranti 16 de março de 2018 - 13:01

passei um ano em Heidelberg e me apaixonei…ficaria lá pra sempre se pudesse, a vista do castelo é linda! Perto dali tem o Castelo de Verão do Rei (como meus amigos diziam) em Schwetzingen, é bem bonito, vale a pena a visita!

Responder
Alice Campos 10 de março de 2017 - 04:42

Lindo post! Eu quero conhecer todos!

Responder
Ana Raquel Fortes 5 de fevereiro de 2017 - 21:48

Ameiiii! Um mais lindo que o outro ? Pensa ao vivo? Deve ser perfeito! ?

Keul

Responder
Adriana Dowich 28 de novembro de 2016 - 09:00

O Wurzburg Residenz e o Castelo Linderhoff também mereciam fazer parte dessa lista!

Responder
Martinha Andersen 30 de novembro de 2016 - 12:12

Oi Adriana, eu estou com um post começado dos Palácios.. mas eu já escrevi um post do Castelo Linderhof https://www.viajoteca.com/palacio-de-linderhof-alemanha/ =)

Responder
Ronneburg, um castelo medieval nos arredores de Frankfurt 26 de setembro de 2016 - 06:01

[…] O que não falta na Alemanha são belos castelos para se visitar, com muita história e vistas sensacionais (na maioria dos casos). Mas nem sempre eles estão perto dos grandes centros, e é bacana saber quando se tem um perto do trajeto de viagem. O Ronneburg, um castelo medieval nos arredores de Frankfurt, é um passeio bem interessante para quem visita a região e tem um pouco mais de tempo na cidade. […]

Responder
Angelita 18 de setembro de 2016 - 08:55

Estou programando pra ir em julho com meu filho ,adorei as dicas ,mas fiquei muito confusa com qual escolher kkkkk por ser a primeira vez ,podia filtrar pra mim os mais próximos sei lá !! Obrigada

Responder
Bruna 25 de agosto de 2016 - 13:15

Oi, Martinha!! Olá, pessoal!!

Obrigada por citar meu bloguinho!! 😀

Que lindo o Schloss Reichsburg, esse ainda não tinha ouvido falar. Quando eu vejo esse tipo de post, me dá um desespero hahaha Pq sei que não vou ter vida suficiente pra visitar tudo que gostaria.

Também faço coro com a Catarina, uma listinha de castelos da Escócia seria uma ótima ideia! O país tem vários muito bonitos mesmo!

Responder
Martinha Andersen 27 de agosto de 2016 - 10:08

Oi Bruna… o post com os Castelos da Escócia já está no forno. Assim como outros posts de lá. Que estou em super falta, ainda não publiquei nada de lá. 🙁
Beijão =)

Responder
Flavia 23 de agosto de 2016 - 07:29

Não tem como negar que o magestoso, maravilhoso e impressionante Neuschwanstein ganha essa competição de lavada. Dentro dele é arrepiante. Sua construcao é muito moderna p a epoca, incluindo telefone nos cômodos, caverna e jardim de inverno. Não é à toa q recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano.

Responder
Martinha Andersen 27 de agosto de 2016 - 10:10

Oi Flavia.. sim, o Neuschwanstein é lindo, e por ser o mais conhecido, todo mundo pira. Sem falar da paisagem em volta =)

Responder
Castelos do Vale do Reno 8 de agosto de 2016 - 06:47

[…] Os castelos mais bonitos da Alemanha […]

Responder
sarah da silva gomes 3 de agosto de 2016 - 22:55

Não têm como escolher um ,todos são magníficos, saídos de um conto de fadas, parabéns pelo post!

Responder
Martinha Andersen 27 de agosto de 2016 - 10:15

Oi Sarah,
Super concordo. São todos belíssimos.. de tirar o chapéu. =)

Responder
Adelyne 28 de julho de 2016 - 22:34

Conheci alguns Castelos na Europa e realmente o mais magnífico é o Neuschwanstein!!! Fiquei tremendamente encantada com sua estrutura, as salas, quartos e móveis e a paisagem em volta!!! ?

Responder
Martinha Andersen 27 de agosto de 2016 - 10:11

Oi Adelyne,
O Neuschwanstein realmente cativa a todos. =)

Responder
Giulia 25 de julho de 2016 - 07:18

Impossível escolher um, são todos maravilhosos. Quero tanto visitar um castelo, nunca fui em nenhum. Não vejo a hora.

Responder
Martinha Andersen 25 de julho de 2016 - 15:05

Oi Giulia.. Concordo, todos são maravilhosos. Chegou a hora de planejar uma visita então. Certeza que você vai amar <3 Beijos =)

Responder
Vanessa Orfao 24 de julho de 2016 - 11:10

Simplesmente maravilhoso seu post. Eu amo castelos. Visitei a Alemanha no ano passado mas visitei somente dois (frustrada) kkk quero voltar e visitar o restante. Lindas fotos! Parabéns!!!

Responder
Martinha Andersen 25 de julho de 2016 - 15:03

Oi Vanessa.. super te entendo.. sempre volto frustrada da Alemanha. Muita coisa para pouco tempo. Beijo =)

Responder
angiesantanna 24 de julho de 2016 - 10:49

Eu fiz um post semelhante, escolhi quase os mesmos castelos!! Alemanha é linda demais, cheia de história por todo lado! Não sabia do Albrechtsberg, Löwenburg e Marksburg, muito bonitos! Quero voltar pra Alemanha e visitar principalmente o Hohenzollern e o Eltz, objetivo na vida!!

Responder
Martinha Andersen 25 de julho de 2016 - 15:02

Oi Angie… fui correndo ver seu post. Não tinha visto ainda. Bem, conheci o seu blog somente semana passada. Adorei.. vou linkar o seu post aqui no meu. Beijo =)

Responder
Itamar japa 24 de julho de 2016 - 09:23

Visitar o Viajoteca é certeza de excelentes posts, com lugares maravilhosos. Estes castelos são lindos e a maioria deles eu nem sonhava que existiam. Demais!

Responder
Martinha Andersen 25 de julho de 2016 - 14:51

Oi Itamar… ohhh, lindas palavras.. <3 Bora se programar para ir visitar estas lindezas. Eu devo conhecer uns 25 no total. Para os mais de 20000 ainda falta muito! Beijos =)

Responder
Pedro Henriques 24 de julho de 2016 - 06:07

Que lista fantástica! Ao contrário do que muita gente pensa, a Alemanha é um destino recheado destes locais pitorescos que nos atiram para a idade média. Parabéns pela lista.

Responder
Martinha Andersen 25 de julho de 2016 - 14:56

Oi Pedro… eu sou bem suspeita. Meu país preferido é a Alemanha. beijo =)

Responder
Simone Hara 23 de julho de 2016 - 23:12

Emocionada! Um castelo mais magnífico que o outro! Dificl até acreditar que possam existir de verdade e que podemos um dia conhecê-los! Pra mim parecem saidos direto de um livro de contos de fadas! Perfeitos (eceto pelos nomes, que pra mim são impronunciáveis hahaha).
Amei o post!

Responder
Martinha Andersen 25 de julho de 2016 - 14:55

Oi Simone… bem isso.. todos saíram de um livro de fadas. Haha.. meu alemão tb é péssimo =)

Responder
Douglas Agostineli 23 de julho de 2016 - 19:55

Cada castelo é mais impressionante do que o outro, difícil escolher o mais bonito! Conheço o castelo de Heidelberg e o castelo do Leão em Kassel. Os outros castelos já estão na lista para a próxima visita a Alemanha. Ótimo artigo!

Responder
Martinha Andersen 25 de julho de 2016 - 14:52

Oi Douglas. Sim, os castelos são de outro mundo. Eu me impressionei mais com eles, do que com os daqui da França. =)

Responder
Luciana Rodrigues - Roma Pra Você 23 de julho de 2016 - 19:02

Meu Deus! Parece que um concorre com o outro no quesito “ambiente de conto de fadas”. Mas o “meu castelo” preferido é o Schloss Burg Eltz.

Responder
Martinha Andersen 25 de julho de 2016 - 14:49

Não é… um mais lindo do que o outro. Tem castelos para todo mundo.. Beijokas Lu =)

Responder
Paula Augot 23 de julho de 2016 - 16:41

Mesmo vc sendo suspeita pra falar da Alemanha, eu tenho que concordar que os castelos são mesmo lindíssimos! Aliás, já vou colocar como meta para 2017 conhecer mais a Alemanha! =)

Responder
Martinha Andersen 25 de julho de 2016 - 14:48

Bora fazer uma excursão para a Alemanha, Paulette =)

Responder
Ana Christ 23 de julho de 2016 - 11:53

Uau! Cada castelo mais lindo que o outro! Que lindas fotos, Martinha! Já posso arrumar as malas pra ir pra Alemanha agora? rsrsrs Parabéns pelo post!
Beijos

Responder
Martinha Andersen 25 de julho de 2016 - 14:47

Oi Ana… deve!! Aconselho a todo mundo a ir visitá-los. Beijos =)

Responder
Catarina Leonardo - Viajar pela história 23 de julho de 2016 - 08:48

Fotos lindas de castelos magníficos. Conheço alguns e realmente confirmo que são espetaculares e que vale mesmo a pena ver. Também aconselho os castelos da Escócia. Magnífico…

Responder
Martinha Andersen 25 de julho de 2016 - 14:46

Oi Catarina.. Super valem à visita. Os castelos da Escócia já sairão em um post em breve =)

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies