Página Principal Alemanha Palácio de Linderhof, um dos mais belos da Alemanha!

Palácio de Linderhof, um dos mais belos da Alemanha!

por Martinha Andersen
3 comentários

A Alemanha é um país incrível, e assim como a França, ele tem muitos belíssimos castelos que são abertos para visita. A Carina já nos mostrou os belíssimos castelos de Neuschwanstein e Hohenschwangau, além de vários outros castelos alemães e muitas cidades lindas da Rota Romântica. Mas eu precisava vir apresentar um dos castelos alemães que eu mais gostei, o Palácio de Linderhof.

Olha que figurar entre os mais lindos palácios da Alemanha não é tarefa fácil, pois o país tem inúmeros castelos e palácios que são realmente incríveis. Entretanto, o Palácio Linderhof é daqueles que nos deixa de queixo caído numa visita.

O Palácio de Linderhof está localizado a cerca de 100 km ao sudoeste de Munique, na Baviera. Se você está considerando um passeio nesta região da Alemanha, não deixe de conhecer o único castelo que o excêntrico rei Ludwig II terminou antes de morrer.

Tour pelo Palácio de Linderhof: saindo de Munique

Imagem de ChiemSeherin por Pixabay Castelo Alemanha
Imagem de ChiemSeherin por Pixabay

Leia também :


Antes de embarcar, não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem. Ele é obrigatório nas viagens para a Europa! Não corra o risco de não poder entrar na Europa, faça o seu agora!

Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

De Munique: Castelos de Neuschwanstein e Linderhof em Espanhol

O Palácio de Linderhof

;

Você já deve ter ouvido falar no Castelo de Neuschwanstein, que serviu de inspiração para Walt Disney  na construção do Castelo da Cinderela. Mas você sabia que ele não está terminado? Outro castelo/palácio alemão que é um dos meus favoritos, o Herrenchiemsee também não está terminado. Sim, o Rei Ludwig II não ganhou seu apelido de Rei Louco à toa. Ele era fascinado por castelos e palácios grandiosos e luxuosos e durante seu reinado, além destes 2 citados acima, ele construiu ainda o Palácio de Linderhof, o único que ele efetivamente conseguiu terminar.

Todos os 3 castelos são construções imponentes e em paisagens de sonho. Sendo que cada um deles segue um estilo diferente, mas todos belíssimos. O Palácio Linderhof é de longe o menor dos três castelos, mas como ele foi inspirado em Versalhes, tornou-se um verdadeiro castelo de conto de fadas, mesmo com o seu tamanho menor.

Palácio de Linderhof

De Munique: Tour Premium Castelo de Neuschwanstein e Linderhof

Rei Ludwig II

Nascido em 1845 como Ludwig Otto Friedrich Wilhelm, conhecido como Ludovico, o Rei Louco, ele sonhou toda a sua infância em ser rei de história e mostrou grande admiração por lendas tradicionais, como Tristão e Isolda. Seu ídolo era  Richard Wagner, provavelmente o personagem que marcou sua vida.

Aos 18 anos, recentemente proclamado  Rei Ludwig II da Baviera, decidiu tornar-se patrono do grande compositor Wagner. O primeiro fruto deste “patrocínio” foi precisamente a estréia da ópera Tristão e Isolda em Munique (1865). No entanto, naquele ano o monarca foi forçado a enviá-lo para o exílio sob pressão do governo, que culpou o compositor de exercer uma má influência sobre ele.

Diz a lenda que logo depois desse incidente, Ludwig II caiu em uma profunda melancolia (com o que muitos presumiram que ele amava Wagner). De qualquer forma, a partir desse momento o rei começou a prestar menos atenção às suas obrigações e decidiu trancar-se em seu próprio mundo de histórias. Para isso, ele construiu três castelos:  Neuschwanstein ,  Herrenchiemsee e o Palácio de Linderhof (o único que ele terminou).

Palácio de Linderhof

>> Leia mais sobre: Frankfurt | Berlim | Munique | Rota RomânticaToda Alemanha

Palácio de Linderhof

O Palácio Linderhof é um dos três Palácios do Rei Louco, e foi o único que ele viu concluído. Muito perto do local que agora é o palácio, seu pai, o Rei Maximiliano II tinha uma pequena casa. O “conjunto da obra” que podemos ver hoje é o fruto de muitas construções e reconstruções concebidas por Ludwig II entre 1867 e 1886, o ano de sua morte. Ludwig II era um grande admirador de Louis XIV, o famoso “Rei Sol”, e sua ideia de monarquia absoluta o inspirava. Nela, ele se inspirou para construir seus castelos luxuosos e palácios. Linderhof, em particular, é fortemente influenciada pelo Château de Versailles.

A visita pelo interior do palácio passa por suas primorosas salas e só pode ser feita na companhia de um guia. Todas as visitas ao palácio são guiadas e com horário marcado. A visita é feita em inglês e alemão e dura cerca de 25 minutos. Mesmo se você não entender nenhuma das duas línguas, eu acho super válido, já que dentro do Palácio é muito lindo.

Infelizmente eu não posso mostrar imagens do interior do Palácio de Linderhof, uma vez que é proibido tirar fotos, mas no site oficial você pode fazer um passeio por todos os cômodos.  As duas salas de tapeçaria, a câmara de audiência, o corredor de espelhos, o quarto… cada quarto é mais luxuoso e ornamentado do que o anterior, refletindo toda a excentricidade do Rei Louco.

Palácio de Linderhof

De Munique: Excursão Castelos de Neuschwanstein e Linderhof

Jardins do Palácio de Linderhof

A visita ao Palácio de Linderhof não termina sem antes fazer uma visita aos seus lindos jardins. Tão ou até mais interessante do que o palácio em si são os seus jardins, o imenso parque que o rodeia e os diferentes edifícios que fazem parte do complexo. Uma das áreas mais espetaculares são os jardins sul do palácio, com a sua lagoa, um jato de água de até 22 metros e vários níveis de terraços.

Ah! A visita a área dos jardins e parque é gratuita.  A visita só é paga para visitar o interior do Palácio Linderhof.

O jardim todo é muito bem cuidado e inspirado em Versailles, um passeio delicioso que rende inúmeras fotos incríveis. O jardim frontal tem em seu topo o pequeno Templo de Vênus que coroa o todo e oferece uma vista magnífica sobre o castelo e seus jardins.

Ao norte do Palácio de Linderhof há também um belo jardim, com a Fonte de Netuno e uma pequena cascata que desce o morro humildemente. Do topo deste jardim também se tem uma bela paisagem das dependências do palácio.

Palácio de Linderhof netuno


Viaje Conectado
;

Gruta de Vênus

Depois de ver todos os jardins, é altamente recomendável fazer um passeio pelo parque para visitar outros destaques. Talvez o mais popular é a Gruta de Vênus, um dos mais “selvagens” caprichos do Rei Louco, o que resultou em um desafio tecnológico (para o seu tempo). Entretanto, devo avisar que a gruta está em reforma no momento e será reaberta apenas em 2022.

Inspirado na ópera Tannhäuser de seu amigo Wagner, esta caverna foi destinada para o rei ouvir o seu compositor favorito. Ali não falta nada: iluminação artificial, aquecimento e até mesmo efeitos especiais para produzir ondas e recriar um arco-íris (!!!).

Palácio de Linderhof gruta
Kiosque Morisco

Não muito longe da Gruta de Vênus fica um dos mais belos edifícios do parque, o Kiosque Morisco. Este é na verdade um pequeno pavilhão prussiano, construído para a Exposição Universal de 1867, que Ludwig II comprou e redecorou poucos anos depois.

kiosk Castelo Alemanha

Finalmente, no lado oriental do parque você pode completar a visita com o Royal Lodge (a antiga quinta de Maximiliano II) que agora abriga uma pequena exposição, e a Moroccan House, comprada em outra Exposição Universal.

Castelo Alemanha kiosk mourisco
 

Informações práticas para visitar o Palácio de Linderhof

Endereço

Schloss- und Gartenverwaltung Linderhof
Linderhof 12
82488 Ettal
Telefone: +49 (0)8822 92 03 49
http://www.schlosslinderhof.de