Página Principal Alemanha Pratos Típicos da Alemanha: o que você não deve deixar de provar!

Pratos Típicos da Alemanha: o que você não deve deixar de provar!

por Carina
0 comment

Conhecer a comida típica de um país faz parte da viagem ao lugar, é entrar na cultura e saborear um pouquinho do que as pessoas daquele destino comem através de várias gerações. Deste modo, quero apresentar aqui os pratos típicos da Alemanha e deixar uma lista de comidas alemãs que deveria provar numa viagem ao país, ou ao visitar um restaurante típico alemão.

A Alemanha é formada pela junção de vários povos e com isto, é muito difícil definir as especialidades alemãs como um todo, já que cada região tem sua comida típica, mas é possível fazer um belo apanhado de pratos típicos alemães sendo alguns bem conhecidos, mas também alguns surpreendentemente desconhecidos (e deliciosos).

Prepare-se para se libertar do clichê que alemão só come chucrute, porque não existe nada mais infundado do que esta afirmação e veja algumas das boas opções do que comer na Alemanha. Mas sim, a base da comida é carne de porco e muita batata! 😉

Por Foxys Forest Manufacture / Shutterstock

>> Leia mais sobre: Frankfurt | Berlim | Munique | Rota RomânticaToda Alemanha

Pratos Típicos da Alemanha

Sem dúvida, a base da culinária alemã é a carne de porco. E batata. Invariavelmente você vai encontrar pratos típicos alemães que juntam estes dois ingredientes e nas mais diversas formas e variações. A Alemanha possui cerca de 1.500 tipos de salsicha (e linguiça), uma variedade de 210 espécies de batatas e mais de 300 tipos diferentes de pães, e isto mostra bem qual é o forte da culinária alemã.

Claro que um olhar mais atento mostra que o norte do país tem uma preferência forte por especialidades alemãs a base de peixes e camarões do mar do Norte, enquanto que os pratos de carne e salsicha são os preferidos no sul da Alemanha. Mas a batata está ali, firme e forte, de norte e sul!

Quando olhamos rapidamente, os pratos típicos da Alemanha parecem ser “pesados” e bastante calóricos, entretanto, pode-se dizer que muitas especialidades alemãs tendem a ser saudáveis ​​em sua versão original. Ou seja, nas receitas do dia a dia, elas são feitas na sua forma mais pura e com menos molhos, que as tornam mais leves. Um belo exemplo é o Schnitzel, que é carne de porco empanada. Este prato típico alemão pode ter os mais variados tipos de molhos e acompanhamentos, mas também é servido sem molho nenhum, e com batata cozida. Simples e muito gostoso.

Pratos Típicos da Alemanha weisswurst-Imagem de RitaE por Pixabay
Brezel e Weisswurst – Imagem de RitaE por Pixabay

O que comer na Alemanha

Certamente a lista abaixo não vai contemplar todos os pratos típicos da Alemanha, mas vou tentar fazer um apanhado geral dos que na minha visão de moradora são os que não poderiam ficar de fora desta lista de pratos típicos alemães e que você deveria comer na Alemanha ao passear pelo país. Eu já fiz um post falando sobre os pratos típicos de Frankfurt, que são diferentes dos que estão abaixo e que também são deliciosos e valem a pena ser saboreados. Vamos lá, então?!


Leia também:

+ PRATOS TÍPICOS DE FRANKFURT, VÁRIAS DELICIOSAS SURPRESAS PARA SE PROVAR E APROVAR!

+ 13 PRATOS TÍPICOS PARA EXPERIMENTAR NA BÉLGICA E SE DELICIAR

+ 15 PRATOS TÍPICOS PARA EXPERIMENTAR NA POLÔNIA E SE DELICIAR

+ 6 PRATOS TÍPICOS PARA EXPERIMENTAR NA UCRÂNIA



ATENÇÃO!! SEGURO VIAGEM EUROPA

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Além de você não correr o risco de ser deportado (sim, isso acontece muito mais do que a gente imagina), você estará protegido se algo de ruim acontecer. Infelizmente imprevistos acontecem e temos que estar preparados. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar.

Você ainda está na dúvida? Tire todas as suas dúvidas aqui >> SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?
.
+ DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR
+ SEGURO VIAGEM PARA ALEMANHA – QUANTO CUSTA? É MESMO OBRIGATÓRIO?

Pratos Principais da Culinária Alemã

Schnitzel

Sem dúvidas, este é o prato número 1 na minha lista de pratos típicos alemães, mesmo não sendo uma especialidade alemã direta, já que ele foi criado na Áustria (ou na Itália, não se sabe ao certo). De todo modo, é quase impossível não encontrar nos cardápios dos restaurantes alemães pelo menos uma variação do schnitzel de porco com batatas fritas ou salada de batata.

O bife de carne de porco empanado pode ser servido à Wiener Art, onde ele não tem molho nenhum e vem com batatas fritas e uma rodela de limão, ou ainda com os mais diferentes tipos de molhos e acompanhamentos. A quantidade de variações de schnitzel na Alemanha é indescritível, já que é um prato da culinária alemã bem versátil, e que cai bem com diversos produtos sazonais, como o aspargo (encontrado só entre março e maio).

Por fim, os acompanhamentos também variam bastante de restaurante para restaurante que servem pratos típicos da Alemanha, mas geralmente o schnitzel vem acompanhado de batatas, e nas mais variadas formas. Você poderá encontrar batata cozida, salada de batata, purê de batatas, batatas fritas, croquetes ou ainda massas acompanhando o prato. Daqueles pratos que dificilmente a gente erra, eu acho uma indicação certeira para quem não sabe ao certo o que pedir num restaurante alemão.

Pratos Típicos da Alemanha Schnitzel
Schnitzel Wiener Art

Variações de Schnitzelum prato típico da Alemanha

Abaixo seguem algumas das variantes mais conhecidas deste prato típico da Alemanha, para tentar a ajudar na hora da escolha. Antes de mais nada, é importante falar que o Wiener Schnitzel é diferente do Schnitzel Wiener Art, principalmente no preço. Enquanto o primeiro é feito de vitela (e bem mais caro), sendo o original austríaco, o segundo é de carne de porco e bem mais comum na Alemanha.

Schnitzel Wiener Art – principalmente servido, é o tipo mais tradicional, sem molho, somente com batatas e uma rodela de limão.

Zigeunerschnitzel – com molho de pimentão (mas não é apimentado!).

Jägerschnitzel – com molho de cogumelos.

Cordon bleu – é um schnitzel à milanesa recheado com queijo e presunto.

Putenschnitzel – natural ou à milanesa, mas feito com carne de peru.

Kinderschnitzel – crianças também ama este prato típico alemão, e geralmente nos cardápios infantis encontra-se uma variação para os pequenos, onde vem um pedaço menor de carne com batatas fritas e ketchup.

Hawaii Schnitzel – vem com abacaxi e queijo gratinado.

Hamburger Schnitzel – com ovo frito e algumas vezes também cebola frita.

Frankfurter Schnitzel – na região de Frankfurt ele é servido com o famoso molho verde (Grüne Soße), só encontrado nesta área.

Münchner Schnitzel – como o nome diz, servido em Munique e região, é o schnitzel com mostarda doce e raiz forte (Meerrettich).

Berliner Schnitzel – o típico de Berlim não é um schnitzel “verdadeiro”, mas sim o úbere de vaca à milanesa.

Schnitzel à la Holstein – Holstein é uma região no norte da Alemanha e lá eles servem escalope de vitela com ovo frito, salmão defumado, sardinha, alcaparras, filetes de anchova com batatas fritas, beterraba e pepinos em conserva.

Schnitzel Elsässer Art – com bacon, cebola e crème fraîche (cremes fresco).

Schweizer Schnitzel – à moda suíça, que vem à milanesa e gratinado com queijo.

Zigeuner Schnitzel
Zigeuner Schnitzel

Schweinebeine

Este prato típico da Alemanha engloba diversas variações também, já que Schweinebeine é “perna de porco”. Como as partes da perna do porco são bastante populares em todas as partes da Alemanha, facilmente se encontra as mais variadas delas preparadas das mais diversas formas.

Desta forma, você vai encontrar os mais diversos nomes nos cardápios para as partes da perna do porco, como por exemplo, Eisbein, Hachse, Hechse, Haxe, Haspel, Stelze. Na Renânia eles chamam de Hämmche, Bötel. Já na Francônia (a parte norte do estado da Baviera) chamam de Knöchla, enquanto na Baviera você vai encontrar o Schweinshaxn.

Estes pratos típicos alemães podem ser encontrados cozidos, fritos, grelhados e à milanesa. Naturalmente, sendo servidos com as mais diferentes opções para os acompanhamentos, entre eles o chucrute e batata.

Haxe com Sauerkraut
Haxe com Sauerkraut

Rouladen

Este é o prato favorito do meu pai e o que pode se chamar de é um prato típico alemão. O roulade é um enrolado, ou um rocambole, onde fatias finas de carne são enroladas em torno de um pedaço de bacon e pepinos em conserva, temperados com cebola, mostarda, pimenta e sal. A carne é frita rapidamente e depois vai pra panela ser cozida lentamente por uma hora.

A carne usada para fazer o roulade são as mais variadas, começando pela onipresente carne de porco, passando pela carne de boi, vitela e até peru. Entretanto, uma das variações mais famosas é com folhas de repolho (Kohlrouladen), onde as folhas de repolho branco são recheadas com carne moída e cozidas em molho.

De acompanhamento, também varia muito de cada região, mas geralmente eles vem com chucrute, batata cozida (ou purê) ou Spätzle (ver abaixo).

Pratos Típicos da Alemanha Kohlrouladen Imagem de Daniel Baezol por Pixabay
Kohlrouladen – Imagem de Daniel Baezol por Pixabay

>>> Stuttgart: Passeio pelas Vinhas com Degustação de Vinhos e Jantar na Taberna

Sauerbraten

Um clássico muito popular entre as especialidades alemãs é o Sauerbraten, que consiste em um cozido de carne de boi (pode ser porco também) feito de carne em conserva, com um acentuado sabor agridoce. O Sauerbraten é um prato típico de domingo, já que fica marinando cerca de 2 a 3 dias em vinho, vinagre e especiarias, como mostarda e louro, e apresenta diferentes variações regionais. A variação mais conhecida é a da Renânia-Palatinado, onde chamam o prato de Rheinischer Sauerbraten.

O pedaço de carne é cortado em fatias e servido com molho agridoce com passas. De acompanhamento, você pode encontrar bolinhos de batata com molho de maçã, batata cozida ou macarrão, geralmente ainda vem com repolho roxo.

Sauerbraten – Imagem de Hans Braxmeier por Pixabay

PASSEIOS PELA ALEMANHA QUE VALEM A PENA!

>>> Rothenburg e Rota Romântica em 1 dia a partir de Munique!

>>> De Frankfurt: Excursão para Heidelberg de 6 Horas

>>> Berlin Welcome Card: Descontos em atrações e Transporte Zonas ABC

>>> Tour pelo Portão de Brandemburgo e Cúpula do Reichstag

>>> De Frankfurt: Excursão de 1 Dia a Rothenburg ob der Tauber e Würzburg


Wurst

Como falar da culinária alemã e não falar das salsichas, não é mesmo¿! Dos pratos típicos alemães que você deve pôr na sua lista de o que comer na Alemanha, a Wurst não pode faltar de maneira nenhuma! Isto porque as salsichas são servidas como prato principal e servem também como lanches deliciosos, que são comidos dentro de um pão.

Como já foi mencionado lá em cima, existem mais de 1500 tipos de salsichas (e linguiças) e como é de se esperar, ela pode ser encontrada em diversas formas, sabores e servida frita, cozida, defumada e até mesmo crua (em forma de patê). As carnes usadas na confecção também são as mais variadas, sendo a mais comum de porco (claro!), passando por carne de vaca, vitela, peru, frango, e inclusive misturas de algumas delas.

Pratos típicos da Alemanha bratwurst-Imagem de Karl Allen Lugmayer por Pixabay
Imagem de Karl Allen Lugmayer por Pixabay

Alguns dos principais tipos de salsichas alemãs:

Bratwurst – é a rainha das wursts, por assim dizer. Ela é a mais facilmente encontrada e vendida pelas ruas das cidades alemãs como um delicioso lanche, e ela é grelhada e vem dentro de um pão. Comumente, os alemães saboreiam ela com mostarda ou com ketchup. Entretanto, ela pode também ser encontrada nos cardápios dos restaurantes alemães servida como prato principal, e geralmente vem acompanhada de salada de batata (a nossa maionese de batata).

Nürnberger Rostbratwurst– especialmente encontrada na cidade de Nuremberg, elas são um tipo de bratwurst menores, com cerca de 8 cm de comprimento. Estas delícias da culinária alemã são vendidas em seis, oito, dez ou doze peças, com mostarda ou ainda, muito tradicionalmente, com raiz forte, também chamado de “rábano”. Quando encontrada nos cardápios, vem acompanhada de chucrute, salada de batata ou pão regional.

Weisswurst – típica da região da Baviera (Munique e arredores), esta linguiça é branca e cozida. É necessário tirar a “pele” dela para comer e é servida com uma mostarda especial, mais adocicada e bretzel.

Landjäger – a conhecida “salsicha do caçador” pode ser comida do jeito que é comprada, sendo mordida, o que a torna extremamente prática como lanche. Este tipo de salsicha é prensada em formas por 1 a 2 dias, e depois de uma secagem de mais 2 dias, ela é defumada a frio por cerca de 24 horas. Então podem ser consumidas.

Currywurst – é a salsicha típica de Berlim e conta até com um museu próprio na cidade de tão famosa! Ela é na realidade uma bratwurst de carne de porco que vem cortada e servida com ketchup temperado com curry.

Pratos Típicos da Alemanha  currywurst Imagem de SnaXXy por Pixabay
Currywurst – Imagem de SnaXXy por Pixabay

Spätzle

O Spätzle é um tipo de macarrão de ovo e farinha de trigo típico da Suábia, uma região do estado de Baden-Württemberg, no sul da Alemanha. Este é mais um daqueles pratos versáteis, já que pode ser um prato principal, como também ser acompanhamento. Ao contrário da massa de macarrão, que é amassada, a massa do spätzle é batida e, portanto, mais macia e úmida.

Esta delícia da culinária alemã tem forma alongada e irregular, além de superfície porosa, já que a massa é jogada diretamente na água fervente ou no vapor. Uma variação famosa da receita é o Käsespätzle, onde a massa é misturada com queijo depois de pronta, que faz as vezes de “molho” pro spätzle. Algumas receitas ainda levam cebola frita e bacon.

Käsespätzle
Käsespätzle

>>> Excursão Gastronômica com 4 Pratos Exclusivos em Berlim

Maultaschen

Este é mais um dos pratos típicos da Alemanha que vem da Suábia, como o Spätzle. Assim como o spätzle, também é uma massa, mas neste caso, recheada. Na realidade, o maultaschen é parecido com um ravióli, mas em formato quadradinho e, nos dias de hoje, possuem recheios variados. Ele é servido cozido ou levemente frito.

Esta especialidade alemã é bem antiga e acredita-se que foi inventada em Maulbronn por monges que não queriam ficar sem carne durante a Quaresma. Assim, eles teriam inventado este prato que parece não ter carne (a receita original, conhecida como Schwäbische Maultaschen, é com carne). Inclusive, até os Irmãos Grimm (criadores de muitas das histórias de contos de fadas) mencionaram o Maultasche da Suábia em 1885.

Maultaschen Por Karl Allgaeuer Shutterstock
Maultaschen – Por Karl Allgaeuer / Shutterstock

Chip de Internet para os Europa!

Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta 15% de desconto na compra do seu chip de internet 4G com “O Meu Chip“! Super promoção!

Chip celular Europa

Königsberger Klopse

Este prato típico da Alemanha pode ser especialmente encontrando no Estado de Brandemburgo, no sorte da Alemanha, e que circunda Berlim. Entretanto, ele não foi criado no país, e sim Königsberg, na então Prússia Oriental, que agora é chamada de Kaliningrado e pertence à Rússia. Seja como for, coloque este prato delicioso na lista do que comer na Alemanha!

O prato consiste em almôndegas carne picada ou vitela misturada com carne de porco picada, anchovas picadas, cebola, pão branco embebido, ovos e especiarias. As almôndegas são cozidas em água salgada, com uma pitada de vinho branco ou vinagre e especiarias. Na hora de servir, ganha um molho leve com alcaparras com suco de limão ou casca de limão. De acompanhamento, batatas cozidas ou purê de batatas e beterraba.

Outros nomes encontrados para este prato e suas variações são: Kapernklopse, Saure Klopse, Soßklopse ou ainda Kochklopse.

Pratos Tipicos da Alemanha Koenigsberger Klopse Por juefraphoto Shutterstock
Koenigsberger Klopse – Por juefraphoto / Shutterstock

Thüringer Klöße

Esta é mais uma das comidas alemãs de domingo, já que sua preparação dá um pouco de trabalho. Os bolinhos da Turíngia, um Estado que fica no centro da Alemanha, são feitos de batatas e purê de batatas, onde uma parte das batatas é ralada crua e prensada, enquanto a outra parte é cozida e peneirada. Esta massa é misturada e pode conter inclusive cubos de pão torrado no meio, depois é feita uma bola que é cozida.

A receita surgiu a mais de 200 anos atrás e hoje querem fazer com que o Klöße seja reconhecido como Patrimônio da Humanidade.

Pratos Típicos da Alemanha Klöße
Schweinbraten e Klöße

>>> Munique: Tour Gastronômico de 2 Horas no Viktualienmarkt

Flammkuchen

A deliciosa Flammkuchen é um tipo de pizza de massa bem fina que nasceu na Alsácia, uma região que já esteve algumas vezes dentro das fronteiras alemãs e hoje pertence a França. A massa tem um formato retangular e é assada num forno a lenha, levando ingredientes como creme fresco, cebola e bacon. Atualmente pode-se encontrar outros tipos de sabores de flammkuchen, como salmão defumado, embutidos, queijo, etc. Mas todos são uma delícia!

Flammkuchen Por Little Adventures Shutterstock
Flammkuchen – Por Little Adventures / Shutterstock

Zwiebelkuchen

A chegada do outono traz a colheita da cebola, e com ela, a deliciosa torta de cebola (Zwiebelkuchen) em muitas partes da Alemanha. E que faz um par perfeito com o vinho novo, que é chamado de Federweißer. Então, se você passar em alguma das festas do vinho na Alemanha, não deixe de provar esta dupla tradicional e saborosa que faz parte dos pratos típicos da Alemanha.

zwiebelkuchen Por Anastasia_Panait Shutterstock
Zwiebelkuchen – Por Anastasia_Panait / Shutterstock

ENCONTRE SEU HOTEL NA ALEMANHA

Berlim Frankfurt Munique Hamburg Nuremberg
*Se estiver no celular, mova a tabela com o dedo.

Acompanhamentos (Beilage) dos pratos típicos da Alemanha

Batatas

Como você deve ter percebido lendo os pratos típicos da Alemanha citados acima, a grande maioria deles é servido com… batatas! Eu já havia alertado lá no início do texto que batatas e carne de proco são a base da culinária alemã, e são mesmo. A batata é tão presente no dia-a-dia do povo alemão como o arroz é do brasileiro. Faz par para tudo. As batatas podem ser encontradas:

Salzkartoffel – batata cozida.

Bratkartoffel – batata levemente cozida e depois levemente frita.

Kartoffelpüree – purê de batata.

Pommes – batata frita.

Wedges – batata frita, mas temperada e mais grossa que a Pommes.

Kartoffel Gratin – batata gratinada.

Rösti – a batata é ralada e depois frita em formato de bolinho achatado.

Kartoffelknödel – bolinho de batata cozida.

Kroketten – bolinho de batata frita.

Kartoffelsalat – salada de batata, a nossa conhecida maionese de batata.

Pratos Tipicos da Alemanha batatas e schnitzel Por Hadrian Shutterstock
Batatas e Schnitzel – Por Hadrian / Shutterstock

Wurstsalat

Uma coisa importante a saber a respeito dos alemães é que eles levam salada muito a sério! Quando se faz churrasco, muitas vezes, a salada é algo tão ou mais importante do que a carne servida. Com isto, a criatividade e variedade de salada é sempre grande.

Assim sendo, a wurstsalad junta a wurst (salsicha) e a salada num prato só. Basta cortar uma wurst tipo Lyoner (uma prima da mortadela), ou outro tipo de wurst, em fatias finas e misturar com vários temperos, e assim se tem uma das saladas mais amada pelos alemães.

>>> Colônia: Tour Segredos da Cervejaria Kölsch

Sauerkraut 

E finalmente vamos falar do chucrute! Viu como ele não é assim tão onipresente na Alemanha? Mal foi mencionado neste texto sobre os pratos típicos da Alemanha até agora. Isto porque o sauerkraut não faz parte tanto parte da dieta alemã assim como nós imaginamos. Outro ponto importante, não espere encontrar a palavra “chucrute” ou similares nos cardápios alemães, aqui ele é conhecido como Sauerkraut. Outros nomes que você pode encontrar o prato é Kappes, Rotkohl, Rotkraut (chucrute vermelho), Blaukraut (para o branco) ou ainda Rot-/Blau-Kappes.

O sauerkraut é repolho branco ou repolho roxo cozido e mantido em conserva, que serve de acompanhamento de pratos de carne.

Sauerkraut Por Maciej Czekajewski Shutterstock
Sauerkraut – Por Maciej Czekajewski / Shutterstock

>> Já está curtindo o Viajoteca no Instagram e Facebook?

Lanches típicos da Alemanha

Nem só de pratos típicos vive a culinária alemã. O dia-a-dia é corrido para a maioria das pessoas e muitas delas não tem tempo pata almoçar. Desta forma, muitos alemães costumam lanchar ao meio dia, comendo um pão recheado com alguma coisa e só vão comer algo quente na janta, que costuma ser bem mais cedo que estamos acostumados no Brasil. Então abaixo apresento para vocês alguns tipos de lanches bem comuns por aqui.

Pratos tipicos da alemanha lanches Imagem de Nadine Doerlé por Pixabay
Imagem de Nadine Doerlé por Pixabay

Brot (Pão)

O pão (Brot) é realmente importante na dieta do povo alemão, são mais de 300 variedades assadas em todo o país. Entretanto, o alemão não é um apaixonado pelo pão branco e macio, e sim pelos pães mais escuros e firmes, com cereais e sementes. Também são populares os pães integrais e as padarias costumam ter mais de vinte tipos diferentes de pão.

Sanduíches de queijo, presunto, ovo, tomate e pimentão são facilmente encontrados para comprar em todos os lugares.

Pratos Típicos da Alemanha Pães

Brezel

Este pão típico do sul da Alemanha em formato de laço é uma das comidas alemãs mais famosas mundo a fora. Chamado de pretzel nos Estados Unidos, ele é assado e leva algumas pedrinhas de sal grosso, e faz um bom acompanhamento para as cervejas alemãs, principalmente nos dias de verão, em um Biergarten.

O Brezel é facilmente encontrado em qualquer padaria e supermercado na Alemanha, e pode ser chamado também de Laugenbrezel ou Brezn, na Baviera. Pode ser encontrado ainda numa variação coberta de queijo ou ainda doce, mas bem pouco comum na Alemanha.

Bratwurst im Brötchen

Este é o lanche que você deve provar e bater sua foto para provar que esteve na Alemanha! O pão com salsicha é um lanche delicioso e super típico. Você pode colocar mostarda (Senf) ou ketchup, ou comer puro.

>>> Stuttgart: excursão culinária por Bad Cannstatt

Currywurst

Outro lanche típico que já foi mencionado lá em cima, ele pode ser servido batata frita (Pommes) ou com pão.

Frikadelle im Brötchen

O frikadelle é um tipo de bolinho de carne, mas achatado, no formato da carne de hambúrguer, só que bem mais grosso. E é uma delícia, já que a carne é bem temperada e servida dentro do pãozinho.

Pratos Tipicos da Alemanha Frikadelle Por Magnago Shutterstock
Frikadelle no Pão – Por Magnago / Shutterstock

Leberkäse im Brötchen

A tradução literal da palavra leberkäse é “queijo de fígado”, mas esta iguaria não tem nada a ver nem com um, nem com o outro. Ele está mais para um grande pão de presunto cozido, que é cortado em fatias e servido dentro do pãozinho ou como prato principal acompanhado de batatas e sauerkraut.

Fischbrötchen

Tradicional do norte da Alemanha, mais perto da costa, mas também achado pelo país todo, os peixes servidos dentro de pãezinhos são facilmente encontrados. O peixe pode ser servido cru, defumado ou frito, e a variedade é grande, passando por arenque, salmão, entre outros.

Döner Kebab 

Não existe uma rua de pedestres na Alemanha que não tenha uma lanchonete que venda döner kebab! Você pode não encontrar o pão com wurst, mas o döner certamente você acha!

Contudo, foi trazido pelos imigrantes de origem turca, e é um tipo pão achatado e fatiado, recheado com carne cordeiro ou vitela fatiada e que ainda leva alface, tomate, pepino, cebola, repolho branco e roxo, e molhos de alho ou iogurte. Outra variante é o dürüm, que é o mesmo recheio do döner, só que servido numa massa bem fina e enrolada. Aliás, o döner kebab pode ainda ser servido como prato principal, onde vem arroz e salada ou batatas fritas.

Pratos tipicos da alemanha alana-harris-unsplash
Döner Kebab – Foto: Alana Harris / Unsplash

+ QUAL É A MOEDA DA ALEMANHA E QUE MOEDA LEVAR NUMA VIAGEM

+ DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA ALEMANHA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER!

+ COMPRAS NA ALEMANHA – UM GUIA COMPLETO COM TODAS AS DICAS

+ MELHORES OUTLETS NA ALEMANHA


Sobremesas Típicas da Alemanha

Schwarzwälder Kirschtorte (Torta Floresta Negra)

O bolo de cereja da Floresta Negra é um dos pratos típicos da Alemanha mais conhecidos no mundo todo e originário do Estado de Baden-Württemberg, sul da Alemanha. Este famoso bolo geralmente tem na sua receita em bases de biscoito de chocolate e pão de ló aromatizados com água de cereja. Ademais, o recheio conta com creme e cereja, e para finalizar, decorado com creme, cerejas e chocolate ralado.

Torta Floresta Negra
Torta Floresta Negra

>>> Colônia: Ingresso Museu do Chocolate

Rote Grütze

Este é um tipo de molho de várias frutas vermelhas, tais como framboesa, cereja, amora, morango e mirtilo, que são cozidas com de açúcar e um pouco de suco de frutas com amido de milho. Assim, é uma sobremesa deliciosa servida com chantilly, sorvete de baunilha, ou, mais comumente, com molho de baunilha, e que faz a alegria de quem prova.

Pratos Típicos da Alemanha rote-grutze-Imagem de lbokel por Pixabay
Rote Grütze – Imagem de lbokel por Pixabay

Apfelstrudel

Inegavelmente, a torta de maçã é outro dos prato típicos da Alemanha muito famoso pelo mundo e que veio da Áustria, mais precisamente de Viena. O Apfelstrudel vem a ser uma torta de massa folheada recheada de maçã assada, passas, canela e migalhas de pão. Além disto, a receita pode conter rum para intensificar o sabor e ainda nozes e amêndoas. Geralmente o Apfelstrudel é servido com uma bola de sorvete de baunilha ou molho de baunilha.

Mas não existe somente o Strudel de maçã, pode-se encontrar Strudel com os mais diversos recheios. Por exemplo, outras variações encontradas são Topfenstrudel (com queijo quark), Nussstrudel (com nozes), fora as diversas variações salgadas.

Pratos Típicos da Alemanha Apfelstrudel
Apfelstrudel

E você, já provou alguma destes pratos típicos da Alemanha? Tem alguma sugestão para esta lista? Fala com a gente ali nos comentários!

Sempre estamos curiosos por saber a opinião de vocês, nossos leitores. 🙂

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Uma dica que não posso deixar de compartilhar com vocês, e que muitas pessoas não sabem, é que o Seguro de Viagem Internacional para Europa é OBRIGATÓRIO e assim como precisa ter cobertura mínima de 30 mil euros.

Mas o que isto significa? Provavelmente, o policial de imigração do país que você entrar na Europa vai pedir para ver o seu seguro de viagem e caso você não tenha um para apresentar, certamente você vai ser impedido de entrar na Europa e do mesmo modo terá que voltar imediatamente ao Brasil. Não dá nem para pensar na quantidade de inconvenientes e frustrações que um acontecimento deste pode causar, não é mesmo?! Então não corra riscos! Faça já o seu seguro de viagem!

Independente dessa exigência, é muito importante fazer Seguro Viagem quando você vai para o exterior. Isto porque nunca sabemos quando podemos ser pegos de surpresa e precisar de atendimento médico. Isto é, se os tratamentos médicos no Brasil já costumam ser caros, por certo, na Alemanha e em toda Europa, uma conta de hospital pode ser o mesmo valor (ou muito mais!) de sua economia de anos! Certamente, tudo pode parecer exagero, mas vai por mim, seguro viagem é o tipo da coisa que melhor dizer “paguei e não usei” do que “precisei e não tinha!”.

Definitivamente, fazer um Seguro viagem é bem mais barato do que parece. Por exemplo, com menos de R$175 já é possível comprar um seguro com cobertura de mais de 40.000 dólares para 15 dias na Europa! Além de que se você usar nosso cupom de desconto, você consegue mais 5% de desconto pagando no cartão ou 10% no boleto! Então, olha que bacana! 🙂


Ainda sobre a Alemanha:

+ PASSES BARATOS PARA VIAJAR DE TREM PELA ALEMANHA

+ O QUE FAZER NA ALEMANHA NO DOMINGO – DICAS PARA SALVAR SUA VIAGEM!

+ O QUE COMPRAR NO SUPERMERCADO NA ALEMANHA

+ COMPRAS NA ALEMANHA: DROGARIAS

+ COMO FAZER O PROCEDIMENTO DE TAX-FREE NA ALEMANHA


PLANEJE SUA VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS!

Todas as Viagens - Botão Seguro Viagem

 

Botão Chip de Celular
Todas as Viagens - Botão Passagem aérea

 

Botão Hoteis

Todas as Viagens - Botão Aluguel de carro

 

Botão Ingresso

LEIA TAMBÉM:

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies