Dicas de Viagem

O que fazer na Alemanha no Domingo – Dicas para salvar sua viagem!

7

O que fazer na Alemanha no Domingo

 

Acompanhe comigo:

 

Você está na Alemanha de férias, se programou para ter um dia normal e ao sair do hotel se depara com as ruas vazias, lojas fechadas e quase nenhuma alma viva circulando. O mundo acabou?, você pensa. Ainda não! Mas é bom saber na hora de planejar sua viagem que muita coisa não acontece neste dia. E o que fazer na Alemanha no Domingo?

Para os brasileiros acostumados a ter supermercados facilmente abertos até meia noite e comércio normal no domingo, pode ser chocante chegar na terra da batata e dar de cara com tudo fechado. Como assim? Não é um país de primeiro mundo?

Sim, é, e justamente porque a crise não afetou muito a economia do país até hoje que eles não sentem a necessidade de abrir as lojas e fazer o dinheiro circular.

Na realidade, esta é uma tradição antiguíssima, que vem desde o século IV (!!!) e que foi instituída pelo Imperador Constantino, o Grande (306–337). Domingo é o dia de descanso, da família e dia de visitar a igreja, e não para fazer compras. Ponto.

Muito já foi tentado fazer para mudar a lei (sim, é lei!!!) alemã para o comércio poder optar por abrir as portas nos domingos e feriados, mas o lobby da Igreja (Católica e Protestante) é enorme. Não dá para esperar algo muito diferente num país onde o dízimo é descontado direto na folha de pagamento do funcionário, não é mesmo? Mas esta é outra conversa…

Países da Europa que antigamente também mantinham o comércio fechado aos domingos mudaram de lado logo após enfrentar uma grande crise econômica, caso da Espanha, Itália, Portugal, mas países acima dos alpes, como Áustria, Suíça, Holanda, entre vários outros, ainda seguem com as portas das lojas fechadas no dia da família. Então o melhor a fazer é traçar um plano B e pensar o que fazer no domingo.

 

O que fazer na Alemanha no Domingo
Schloss Ludwigsburg

O que abre e o que fecha nos domingos na Alemanha

 

O que esperar de um domingo na Alemanha? Esta é uma pergunta que varia muito dependendo da época do ano e da cidade visitada. Claro que nos dias de verão, até mesmo os domingos são mais movimentados e as ruas estão mais cheias, acontecem muitas festinhas de rua e sempre tem estandes com vinícolas vendendo seus vinhos e espumante, e muitos alemães curtindo o bom tempo. Enquanto que no inverno, devido ao frio, as ruas ficam vazias e pouco se vê de movimento.

 

O que fazer na Alemanha no Domingo Eltville
Tomar um vinho em Eltville, nas margens do Rio Reno

Outro fator é se você está em cidades maiores, como Berlin, Munique e Hamburg, ou cidades pequenas. Nas cidades maiores sempre tem mais restaurantes e cafés, e mais pessoas pelas ruas. Já nas cidades menores o movimento é pequeno, e as vezes cruzar com uma alma viva é raro. Mas claro que existe o caso das cidades pequenas e muito turísticas, como as cidadezinhas da Rota Romântica, do Vale do Reno e afins onde sempre tem movimento.

 

Rothenburg ob der Tauber Marktplatz
Rothenburg ob der Tauber nos feriados de Natal, em pleno inverno

Resumindo, o grande fator determinante é o sol e o calor! Se o dia estiver bonito, as pessoas estarão na rua, o que torna o passeio agradável em qualquer lugar. Se o dia estiver frio, chuvoso ou cinza, são grandes as chances de se passeio ficar prejudicado porque ninguém estará pelas ruas.

Não vou negar que o domingo não se aproveita de maneira igual que nos outros dias, mas com as dicas abaixo, dá para você se preparar e tirar o máximo deste dia meio parado. 😉

 

München Eisbachwelle Englischer Garten
Para os corajosos: surfar nas ondas do rio Eisbach, no Englischer Garten, em Munique

Restaurantes, Cafés e Padarias

 

A primeira pergunta que pode surgir para quem lê este artigo é: – E os restaurantes abrem?

Sim, abrem! Barriga salva!

Claro que existem restaurantes que optam por não abrir neste dia, mas são a minoria, e nos centros turísticos todos os restaurantes estarão de portas abertas, assim como os cafés.

 

 

O que fazer na Alemanha no Domingo HB
Um almoço na HB em Munique

 

Já as padarias podem abrir somente pela manhã, e algumas não abrem. Portanto se você passar na frente de uma padaria e pensar em buscar seu pãozinho, ou tomar seu café ali no domingo, confira o horário de abertura para não dar com a cara na porta. Geralmente o horário está afixado na entrada, do lado de fora, você nem precisa entrar para perguntar.

 

Aschaffenburg Bäckerei
Uma Bäckerei (padaria) em Aschaffenburg

Lojas

 

O comércio permanece fechado, todas lojas fecham. Caso você planeja comprar especial, não deixe de se programar para ir ou no sábado ou na segunda-feira!

As únicas lojas que você encontrará abertas são as lojas de souvenires próximas às atrações turísticas.

 

O que fazer na Alemanha no domingo
Centrinho de Garmisch-Paterkirchen num domingo

Supermercados

 

Supermercados não abrem aos domingos, e saibam que faz pouco tempo que eles começaram a abrir até às 21h ou 22h. Esta é uma novidade de uns 2 anos pra cá, antigamente era somente até às 20h! Se eu contar que quando cheguei na Alemanha há 15 anos atrás eles fechavam às 14h no sábado…

Precisa muito de um supermercado? Na região de Frankfurt o único supermercado aberto é o tegut…, que fica no terminal 1C, nível 0, e está aberto diariamente entre 06-22h.

Farmácias e Drogarias

 

Farmácias e drogarias não abrem no domingo. Mas não fique em pânico! Caso aconteça alguma coisa, saiba que você tem para onde correr (sem ser para um hospital). Existe um rodízio de farmácias que abrem neste dia e existem sempre uma de plantão. Ela não vai estar com as portas abertas, mas vai ter um funcionário que atenderá você ao tocar a campainha. Todas as farmácias tem um bilhete na porta com o endereço e telefone da farmácia de plantão, portanto basta passar na porta de uma e anotar o endereço para seguir para lá.

 

O que fazer na Alemanha num domingo
Placa com a indicação das farmácias (Apotheke) de plantão (fora do horário normal de atendimento) em cada dia da semana

As drogarias seguem como o comércio e não abrem as portas neste dia.

Postos de gasolina

 

Os postos fazem parte de um “seleto clube” que tem autorização especial de funcionamento, mas não é difícil que muitos deles permaneçam fechados nos domingos e feriados. Dentro das cidades maiores somente alguns postos abrem, mas nas na autoestradas (Autobahns) eles estarão funcionando.

Exceção

 

Mas daí você está andando pelas ruas num belo domingo e está tudo aberto! Rá, a Carina me enganou!!

Não, você deu sorte e está num dos chamados verkaufsoffenen Sonntagen (aberto para compras no domingo). Na maioria dos Estados é permitido o comércio abrir até 4 domingos no ano, sendo que em Berlin, por exemplo, é permitido abrir até 10 domingos.

Para quem entende alemão, pode consultar este site e se informar das datas de cada cidade, separadas por estados.

Regras especiais para a venda aos domingos e feriados valem para certos pontos de venda como farmácias, postos de gasolina, quiosques e lojas em áreas turísticas. Vale lembrar que por lei lojas nas estações ferroviárias, rodoviárias, portos e aeroportos e as áreas de serviço nas autoestradas estão excluídas da proibição de abrir.

O que fazer na Alemanha no domingo

 

E então, o que fazer na Alemanha no Domingo?

 

 

Koblenz Deutsches Ecke
A famosa “Esquina Alemã” (Deutsches Ecke), em Koblenz, num domingo de sol

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa.  Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Passear nos centros turísticos das cidades

 

Sim, a sua viagem está salva! As atrações turísticas estarão abertas do domingo. As praças centrais sempre tem movimento e contam com restaurantes e cafés, e claro, as lojinhas de souvenires.

Cidades pequenas das rotas turísticas como a Rota Romântica, Vale do Rio Reno, do Rio Mosel e etc. sempre tem algo para oferecer. O domingo é um dia bom para visitá-las já que até mesmo muitos alemães as procuram para um passeio dominical (especialmente no verão, no inverno já fica mais complicado).

 

O que fazer na Alemanha no Domingo Frankfurt
O centro turístico de Frankfurt – Römerberg

 

Würzburg Festa Medieval
Uma festa medieval num domingo de primavera em Würzburg

Visitar museus

 

Museus abrem aos domingos ( e geralmente fecham na segunda-feira), e eles sempre são uma boa opção nos dias de chuva e frio. O que não falta na Alemanha são boas opções de museus, escolha um e seja feliz!

Museu da Mercedes Stuttgart
O Museu da Mercedes, em Stuttgart

 

O que fazer na Alemanha no Domingo Berlin
O museu Pergamon, em Berlin

Passear nos parques, florestas e zoológicos

 

O alemão preza muito pelo seu tempo passado junto à natureza e toda cidade alemã tem um (ou vários) parque, com muito verde, parquinho para crianças, trilhas para caminhada, etc. Alguns contam até com quadras de esportes, lagos e restaurantes.

 

O que fazer na Alemanha no domingo
Caminhada na floresta

 

Olympiapark München
O Olympiapark, em Munique

Já as chamadas florestas ficam nos arredores das cidades e são uma ótima opção para quem gosta de andar de bicicleta e quem quer ter contato com um típico programa de alemão. Eles amam andar pelas trilhas das florestas.

 

Burg Sooneck e Niederrheinbach
Passeio de bicicleta pela beira do Rio Reno

 

O que fazer na Alemanha no domingo Floresta
Passeio de bicicleta pela floresta

Os zoológicos são encontrados nas grandes cidades, costumam ser lugares bem agradáveis e bem visitados nos domingos.

 

O que fazer na Alemanha no domingo Zoo
Zoológico de Frankfurt

Assistir jogos, shows e afins

 

Planeje-se com antecedência e veja se neste dia tem algum show que você gostaria de assistir, ou se está acontecendo algum jogo de futebol (ou outro esporte do seu interesse) na cidade onde você está.

 

Um bom site para ver ingressos e shows que estão acontecendo é o Eventim.

 

Show do Simple Minds Dinslaken

Para conferir a tabela de jogos do campeonato alemão de futebol, clique no site da Bundesliga. Para ver os jogos da seleção alemã, entre no site da DFB.

 

Commerzbank Arena Frankfurt
O estádio Commerzbank Arena, em Frankfurt

Fazer refeições demoradas

 

Sabe aqueles restaurantes que você recebe excelentes indicações e não consegue encaixar na viagem por falta de tempo porque tem muita coisa para ver? Este é o dia de você fazer uma reserva num deles e aproveitar ao máximo e sem pressa.

 

München Paulaner
Paulaner, em Munique

Descansar

 

Todo mundo pode, e deve, se dar um dia de descanso no meio de uma viagem. Se você estiver na Alemanha num domingo no meio de sua viagem, aproveite este dia para dormir até mais tarde, aproveitar o hotel (uma boa dica é escolher um hotel melhor para fica neste dia!), tomar o café da manhã com calma, ou ainda procurar por um Brunch nas proximidades, e colocar aquelas pendências de viagem que você fica empurrando pra frente em dia. Baixar as fotos para o computador (ou HD), lavar as roupas, arrumar as malas, ou simplesmente relaxar e pensar em tanta coisa bacana que você viu nos últimos dias. Assim você estará revigorado para os próximos dias de viagem que virão! E você nem vai achar tão ruim assim ter ficado um dia de domingo na Alemanha!

 

O que fazer na Alemanha no domingo Hotel
Palavra de ordem: Descansar!

Vale a pena comprar antecipadamente:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


7 Comentários
  1. ferscafi Diz

    Adorei o post pq isso costuma ser um problema não só na Alemanha, mas nas viagens em geral! O fim de semana que eu passei em Magdeburg foi estranho pra mim justamente pq quase não tinha uma alma pela cidade, nem no sábado e nem no domingo…

    1. Carina Diz

      Bem isto, Fer! Quando eu morei em Eisenach, a cidade parecia fantasms nos fins de semana também. Era de assustar. Acho que as cidades da antiga DDR são mais neste estilo mesmo.
      Beijos pra vc!

  2. Luciana Rodrigues Diz

    Oi, Carina. Na Itália, na verdade, essa abertura aos domingos começou bem antes da crise. Quem lançou a moda foram os grande shopping centers (que por aqui é um fenômeno da última década). Depois os grandes supermercados (mesmo que muitos só abram no domingo até as 13h). Mas, por exemplo, no centro da cidade, que é área turística, muita coisa já abria aos domingos. Eu acho super prático ter um dia a mais para fazer compras. Beijo, Lu

    1. Carina Diz

      Bom saber, Lu! Tenho uma amigona que mora em Torino e lá começou a abrir tudo não faz muito tempo. E este é um dos motivos que eu amo ir visitar ela! Heheheh!
      Quem sabe uma hora a Alemanha acorda neste sentido…
      Obrigada pela visita e um abraço pra vc!

  3. Luciana Rodrigues Diz

    Pois é. No meu primeiro domingo em Berlim fiquei meio perdida com a cidade fechadona.

  4. Ester Diz

    Adorei ler esse artigo com dicas super detalhadas! É mesmo desencorajador chegar numa cidade e ver tudo fechado, mas aqui na Europa já é algo habitual… eu vivo em França e Domingo é quase que sagrado, não dá mesmo para ir ao supermercado ou fazer umas comprinhas, mas habituamo-nos ao fim de algum tempo a saber que Domingo é dia meio desperdiçado mesmo! haha

    1. Carina Diz

      Bem verdade, Ester! A gente que vive aqui na Europa se habitua a não ter muito o que fazer, principalmente no inverno. Mas o brasileiro que vem para cá, e é acostuma com muita coisa aberta aos domingos sofre, e fica chocado muitas vezes, pois não imagina que aqui seja desta forma.
      Obrigada pela tua visita!
      Um abraço pra vc!

Comente Aqui