Página Principal Vancouver O que fazer em Vancouver – Roteiro de 3 a 5 dias

O que fazer em Vancouver – Roteiro de 3 a 5 dias

por Mariana Matthiesen
18 comentários

Procurando o que fazer em Vancouver? Que tal um roteiro de 3 a 5 dias para otimizar sua viagem? Nesse post vamos dar dicas do que visitar em Vancouver dia-a-dia, incluindo opções de comidinhas, um passeio na charmosa cidade de Victoria e muito mais.

Vancouver é a terceira maior cidade do Canadá com cerca de 635.000 habitantes e a grande Vancouver, que engloba as cidades suburbanas já está quase chegando a 2.500 milhões de pessoas. Contudo, mesmo com esse emaranhado de gente, ela ainda tem jeito de cidade pequena e rapidamente a gente se sente em casa.

Depois de quase um mês estudando e passeando por lá, posso dizer que Vancouver é uma cidade incrível e certamente, há muitas opções de turismo e lazer para visitantes e moradores! A cidade oferece uma mescla inigualável de experiências; agradando as pessoas que curtem natureza, exercício, reflexão, montanha e praia, como também o pessoal que busca por restaurantes renomados, shoppings, e afins.

Baseada na minha vivência em Vancouver, juntamente com o apoio da minha cunhada, Mirella, que está sempre passeando em Vancouver, preparei algumas dicas sobre o que fazer em Vancouver e espero que aproveite!

O roteiro está bem flexível e você pode adaptá-lo de acordo com seu tempo disponível.

Roteiro Vancouver - passeios incríveis

PEDALANDO PELO STANLEY PARK EM VANCOUVER

SEGURO VIAGEM PARA O CANADÁ – PRECISA MESMO?


Viagem para Vancouver – Dicas Gerais

Antes mandar minha sugestão de roteiro para Vancouver, vou dar algumas dicas do que esperar dessa viagem e também os melhores lugares para se hospedar! Depois do roteiro tem ainda mais dicas de lugares que eu adorei comer e sobre a bela cidade de Victoria.

Quando ir para Vancouver

A melhor época de ir para Vancouver certamente é no verão, entre os meses de Julho e Agosto. Quando a temperatura está quentinha (mas raramente abafada), os dias são longos e há menos probabilidade de chuva, pois apesar de Vancouver ser maravilhosa, chove bastante.

Todavia, o verão também é a altíssima temporada de Vancouver, e isso reflete enormemente nos preços da acomodação e no número de pessoas por metro quadrado (risos)! Para quem vai estudar inglês, por exemplo, sem dúvida esse é o período quando as salas estarão mais lotadas.

Então, se quiser aproveitar a meia estação, reserve os meses de abril, maio, setembro ou outubro para visitar Vancouver. Nessa época o clima ainda estará favorável para passear, mas com a vantagem de melhores preços.

Já o inverno, de dezembro a fevereiro, pode ser uma boa época de viajar para Vancouver caso queria experimentar uma vida bem diferente. O inverno de Vancouver é considerado um dos mais amenos do Canadá, porém, para brasileiro continua bem frio, mas certamente essa é uma boa temporada para curtir neve, esportes de inverno na região, casacos e paisagens deslumbrantes.


QUANDO VISITAR O CANADÁ – MELHOR ÉPOCA, FUSO HORÁRIO E CLIMA!

CLIMA NAS PRINCIPAIS CIDADES CANADENSES 


Onde ficar em Vancouver

.
Como passamos 3 semanas na cidade, alugamos um apartamento em downtown (quase Yaletown) e foi excelente.

Minha cunhada, Mirella, que também ajudou escrever esse roteiro de Vancouver, quando foi nos visitar ficou no Metropolitan de excelente localização. E em 2008, na sua primeira visita a cidade, ela escolheu o tradicional Sylvia Hotel no delicioso bairro de West End (English Bay).

Os bairros centrais são: Downtown, Yaletown, Coal Harbour, Gastown e West End, e na minha opinião os melhores lugares para se hospedar.

Alguns hotéis e apartamentos em Vancouver, no centro, com ótima localização e boa avaliação:

Booking.com

Transporte público em Vancouver

Vancouver é uma cidade super acessível e fácil de se locomover. Se você puder se hospedar no centro será perfeito, caso não consiga, sugiro que busque locais próximos ao metro, como na linha “Canada Line”.

O sistema de transporte público em Vancouver é organizado pelo Translink e inclui ônibus, skytrain, seabus e trem. A Metro Vancouver é composta por 21 “municípios” e para o sistema de transporte, a cidade é divida em 3 zonas distintas que você paga de acordo.

Para se locomover você pode comprar o cartão “compass” e carregar conforme for precisando, mas também pode comprar ticket avulso, caso for ficar pouco tempo.

Eu fiquei em downtown, certamente eu amei e achei que valeu muito a pena pela localização e mobilidade que isso nos deu! Mas os preços as vezes são proibitivos, por isso, fiar em Vancouver em bairros mais afastados também pode ser uma opção.

Um dica para quem não quer pensar muito é comprar o ingresso do ônibus turístico Hop on Hop off para 24 ou 48 horas, ele passa por 29 atrações turísticas da cidade entre 8h45 e 17h.

O que comer em Vancouver

Fui a loucura nessas 3 semanas de intercâmbio e minhas dicas do que comer em Vancouver (e beber) estão abaixo: :

– O sorvete de Raspberry Cheesecake da Marble Slab Creamery

– O Japadog, carrinho de cachorro quente, em vários lugares

– O Beaver Tail na Grouse Mountain

– Drink e petiscos no Cactus Club, English Bay

– Experimente Icewine (digestivo canadense)

– E o Boston Cream Donut do Tim Hortons! 🙂
.

Outras comidinhas canadenses que vale experimentar!.


Ingresso de hockey em Vancouver

Ingresso de hockey em Vancouver!

Já pensou em assistir hockey no gelo no Canadá? É muito legal e recomendo demais!

Se estiver em Vancouver entre os meses de outubro a maio, há grande chance de alguma partida estar acontecendo na cidade. Garanta seu ingresso: compre aqui (em R$).

O time de hockey de Vancouver chama-se Canucks!


Como evitar roubadas em Vancouver

Prepare-se para caminhar!

Chegamos a fazer mais de 20 mil passos por dia, quase 15km! Para pessoas sedentárias como eu e o digníssimo marido, os quilinhos a menos após a viagem foram um bônus agradável

Caminhando também nos deu a oportunidade de ver mais coisas pelo caminho e descobrir cantinhos que não estão nos guias de viagem! Super recomendo fazer isso nos seus dias em Vancouver.

Dica: leve sempre na mochila barrinhas de cereais, frutas, água e canga (para sentar na grama).

Não se esqueça do Seguro Viagem para o Canadá

.
A gente adora dividir dicas do Canadá com você e uma coisa que não pode faltar na sua viagem é um bom Seguro Viagem Internacional. Sério mesmo! Ele é muito importante para você viajar tranquilo caso alguma emergência aconteça, especialmente porque o sistema de saúde no Canadá é muito caro para turistas e você não está coberto pelo sistema público canadense.

O que você talvez não saiba é que um seguro viagem é mais barato que parece, por exemplo, com menos de R$150 já é possível comprar um seguro com cobertura de 40.000 dólares para 15 dias no Canadá! E usando nosso cupom de desconto, você consegue mais 5% de desconto pagando no cartão ou 10% no boleto! Olha que legal! 🙂

Queria ter conhecido mas não deu tempo:

Um dos passeio que deve ser fantástico, mas nós não fizemos, foi Sea to Sky Gondola, ela fica um pouco fora de mão, mas a vista deve ser incrível.

Se não tiver de carro tem uma excursão super bem avaliada que inclui o Sky Gôndola e também Whistler!

Vista do Science World em Vancouver
Vista do Science World em Vancouver

Roteiro: Vancouver e Seattle 

Melhor época de visitar as Montanhas Rochosas do Canadá


O que fazer em Vancouver

Esse Roteiro Vancouver não precisa ser seguido a risca, certamente você pode adaptá-lo como quiser baseado no número de dias que terá na cidade. Os horários que assinalei para cada passeio são sugestivos, você pode gastar facilmente mais ou menos tempo dependendo de suas preferências pessoais.

Tentei evitar colocar muitas coisas em um só dia, sendo assim, se você for viajante ninja, ou tiver com o tempo restrito, dá para combinar dois dias em um!

Organizei as atrações de Vancouver de acordo com a proximidade dos locais e para quem tiver apenas 3 dias em Vancouver, eu daria preferência aos dias 1, 2 e 5. Contudo, o dia 1 desse Roteiro Vancouver eu foquei bastante no Stanley Park, então você pode fazer ele rapidinho e juntar mais coisas nesse mesmo dia.

Os mapas dos roteiros estão logo abaixo da descrição de cada dia! 🙂

Roteiro Vancouver – Dia a dia

Dia 1 – Canada Place, Stanley Park e English Bay

Comece seu dia tomando café da manhã em algum lugar do Canada Place, aos finais de semana, o brunch do ARC Restaurant é muito bom, mas tem sempre o Starbucks ou Tim Hortons ao lado para opções mais econômica e rápida. Conheça essa região com calma e desça para o Stanley Park acompanhando a água e apreciando a vista da montanha, decerto uma das coisas mais gostosas de se fazer em Vancouver

O Stanley Park foi nomeado o melhor parque do mundo em 2014, sendo assim você pode gastar algumas horas ou dias explorando todo local. Para conhecê-lo sem muitas paradas, se concentre na rua principal, chamada somente Stanley Park Dr., e dê a volta pelo parque. Você pode começar pela Bayshore West Marina e terminar na praia de English Bay, ou vice-versa. Recomendo reservar pelo menos 3 horas para percorrer a pé ou 1h30 se for de bicicleta, lembrando que são mais de 10km de percurso.

> Tour pelo Stanley Park de bicicleta

Mas pra ser sincera, o ideal é curtir tudo que o park tem a oferecer. Dessa forma, conheça o Vancouver Aquarium, faça um picnic pelo caminho ou almoce no The Tea House ou na cervejaria Stanley Park Brewing Restaurant & Brewpub (não fomos, mas nos indicaram e disseram que são ótimos).

Termine o dia curtindo o pôr do Sol na praia de English Bay tomando o maravilhoso sorvete de raspberry cheesecake da Marble Slab Creamery, reserve 2 horas pra ficar na paz e curtindo o momento.

Para completar o dia, recomendo jantar em algum dos restaurantes asiáticos da região da Denman St..

Minha viagem: Stanley Park de bicicleta

Passeio de bike pelo Stanley Park
Dia 1 em Vancouver – mapa via GoogleMaps

DOCUMENTOS PARA ENTRAR NO CANADÁ

11 SITES PARA APRENDER INGLÊS ONLINE GRÁTIS!


Dia 2 – Granville, Chinatown, Gastown e Robson Street

Comece com um café da manhã no delicioso bairro de Granville Island, reserve pelo menos 2h para explorar essa pseudo-ilha do ladinho do centro de Vancouver. Recomendamos dar uma espiada no Granville Market, um mercado cheio de lojinhas e comidinhas, mas há outros restaurantes para experimentar.

Na verdade, qualquer hora do dia o Granville é uma boa opção, incluindo um almoço de fish & chips ou um happy hour no final de tarde. Você pode chegar lá a pé de transporte público ou via aquabus.

Se tiver usado o aquabus, guarde o ticket para continuar a “viagem” pelo False Creek até Plaza of Nations, decerto o passeio é muito bacana, especialmente em um dia de sol.

De lá, siga a pé pelo jardim Dr. Sun Yat-Sen Classical Chinese Garden (precisa pagar ingresso – reserve 1h30).

Aproveite para dar uma rodada de leve pela Chinatown e Gastown, dois bairros bem icônicos de Vancouver, 2h são suficiente para ver e comprar lembrancinhas.

Dica: Tem uma região nessa área de Chinatown que é um pouco barra pesada e com muitos drogados. Geralmente não tem perigo, mas melhor ligar o “senso de aranha”  (East Hastings St entre Pigeon Park e Main Street).

Siga pra downtown e termine o dia na Robson Street, a rua das lojas de marca e compras de Vancouver.

Ah… não deixe de conhecer a Biblioteca pública de Vancouver (350 W Georgia St), ela é muito bonita e já apareceu em vários filmes e seriados!

Chinatown e Granville, Vancouver
Dia 2 em Vancouver – mapa via GoogleMaps

Ingresso de hockey em Vancouver

Ingresso de hockey em Vancouver!

Já pensou em assistir hockey no gelo no Canadá? É muito legal e recomendo demais!

Se estiver em Vancouver entre os meses de outubro a maio, há grande chance de alguma partida estar acontecendo na cidade. Garanta seu ingresso: compre aqui (em R$).

O time de hockey de Vancouver chama-se Canucks!



Roteiro Vancouver  – O que fazer em Vancouver

Está com pouco tempo para conhecer Vancouver? E não tem como seguir essas ideias aqui do meu Roteiro Vancouver, não se desespere, tem várias opções de city tours para te mostrar o basicão de Vancouver em meio dia, como por exemplo:

Continuando…

Dia 3 – Museu de Antropologia e Kitsilano Beach

Visite o Museum of Anthropology da UBC (University of British Columbia), lá não deixe de ver as peças incríveis que contam a história das First Nations (primeiros povos indígenas canadenses). É muito interessante!!! Fiquei encantada com a simpatia e disposição dos voluntários do museu, a maioria idosos, uns fofos!! (reserve pelo menos 2 horas).

Depois siga para Kitsilano beach (outras 2 horas). A linha de ônibus 044 (UBC/Downtown) te deixa lá perto das duas atrações, mas não funciona aos finais de semana, a linha 014 pode ser outra opção.

Sobrando tempo, aproveite para voltar a Downtown e Yaletown, ou qualquer outra região que gostaria de rever desse Roteiro Vancouver ou das suas descobertas pela cidade!

Termine o dia em um happy hour em algum restaurante/bar no Canada Place, como o Tap & Barrel.

Roteiro - 5 dias em Vancouver
Dia 3 e 4 em Vancouver – mapa via GoogleMaps

Chip de Internet!

Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de internet 4G com “O Meu Chip“! Super promoção! (O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).

Chip de celular - cupom de desconto 15%

Dia 4 – Jardins de Vancouver

Vancouver tem muitos parques e jardins imperdíves. Sendo assim, reserve esse dia para explorar o VanDusen Botanical Garden (3 horas) e Queen Elizabeth Park (3 horas), para facilitar sua vida, fiz um post com mais detalhes sobre os Jardins de Vancouver (e Victoria).

A linha do metrô Canada Line, estação 41st Oak Street, te deixa perto dos dois jardins, só precisa caminhar um pouco.

O que fazer em Vancouver - VanDusen Garden

Dia 5 – Vancouver nas Alturas (Capilano e Grouse Mountain)

Escolha um dia de céu aberto e sem nuvens para esse dia e curta duas das principais atrações de Vancouver: a Grouse Mountain (3 horas) e a Capilano Suspension Bridge (2 horas).

Evite visitar esses dois lugares nos finais de semana de verão, pois costuma ficar muito lotado.

No verão tem shuttles que saem do Canada Place para os dois lugares. Recomendo visitar primeiro o Grouse Mountain e usar o shuttle de retorno até Capilano Bridge! Do contrário tem esse tour que para a Grouse e Capilano que te leva para os dois lugares numa boa.

Grouse Mountain

De Vancouver a Victoria – Vale a viagem!

Victoria é a capital do estado de British Columbia, que fica na ilha de Vancouver, o que não é a mesma coisa que a cidade de Vancouver. Confesso que duvidei se valia a pena, pois é longe e fora de mão, especialmente para um roteiro Vancouver.

Mas fica aqui a dica: vale muito a pena conhecer Victoria!!!

Para chegar lá você pode optar em ir de balsa, de hidroavião, ou pegar um tour. Abaixo vou mandar algumas opções que eu acho legal para quem pretende fazer o bate e volta de Vancouver a Victoria:

  • De balsa: a balsa demora 1h30, mais o tempo de ir para o centro das duas cidades (Victoria e Vancouver). Encontrei dois tours com ótimos reviews para você analisar, ambos incluem a admissão para o Butchart Gardens (atração imperdível de Victoria): Excursão de Vancouver a Victoria c/ Jardins de Butchart ou essa Excursão à Cidade de Victoria e Jardins de Butchart.
  • De hidroavião ida e volta: esse passeio é demais e otimiza bem o tempo em Victoria, pois sai de hidroavião do centro de Vancouver e pousa bem no miolinho de Victoria, é como viajar de drone (risos).
  • Ida de hidroavião e retorno de balsa: minha cunhada (Mirella) fez esse tour e AMOU! O preço fica um pouco mais em conta que fazer ida e volta de hidroavião, e dá para curtir a vista panorâmica também

Os passeios de hidroavião é com a empresa Harbour Air Seaplanes, contudo alguns tours foram cancelados durante a pandemia e estão retornando aos poucos. Fique de olho!

O que fazer em Victoria

Se tiver tempo sobrando e puder dormir em Victoria, eu acho o mais indicado, pois dá para ver tudo com calma e apreciar ainda mais a visita! E se for fazer por conta, o BC Ferries é a empresa que fazer o translado de balsa.

A visita ao parlamento de British Columbia é super legal e o tradicional hotel The Fairmont Empress também merece um tempinho!

O Beacon Hill Park, não achei incrível, mas é bonitinho e vale um passeio.

Super indico uma visita ao The Butchart Gardens, se o translado não estiver incluído no tour, ou se resolver ir por conta própria,  você pode ir de ônibus (llinhas 72 e 75, próximo ao Beacon Hill Park – leva em torno de 1h15 pra chegar) ou você pode pegar um shuttle (vendido do lado do hotel The Fairmont Empress.

O jardim é obscenamente lindo!! Vale demais!! Até este momento é o jardim mais lindo que já vi! Super bem cuidado, tem cenários incríveis, de cair o queixo!

O que fazer em Victoria.

Curtiu as dicas do nosso Roteiro Vancouver?

Espero que esse post tenha de dado uma boa ideia do que fazer em Vancouver e te ajudado a montar um roteiro. Depois me conta o que achou! Eu me apaixonei.

Continue lendo nossas dicas de Vancouver com os links abaixo:

Eventos para curtir a temporada de natal em Vancouver

Jardins e Parques floridos em Vancouver e Victoria

Restaurantes em Vancouver, dica local!

LEIA TAMBÉM:

18 comentários

Você lembrou do Seguro Viagem? 


Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.


Cotação seguro viagem



Continue planejando sua viagem:


> Reserve seu hotel

> Seguro Viagem com desconto

> Passagem aérea

> Ingressos e Passeios

> Aluguel de veículos

> Tours Exclusivos Viajoteca

> Chip de celular


Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Roteiro em Vancouver antes do cruzeiro - Amo Cruzeiro Disney 20 de fevereiro de 2020 - 19:41

[…] Espero que tenha curtido nossas sugestões. Se quiser passar mais dias na cidade, fique de olho nesse roteiro de 5 dias em Vancouver. […]

Responder
Vilma 1 de janeiro de 2020 - 16:26

Estive em Vancouver em julho de 2019, fiquei 15 dias na casa do meu filho, conheci lugares super, incriveis, fantasticos.
Esse ano de 2020 pretendo voltar. A cidade é incrivel, a educação nem se fala, seja dos canadenses ou de pessoas que como meu filho adotou o Canada ( Vancouver ) como opção de morar com dignidade, ter um salario decente , e viver com tranquilidade. Claro que existe a parte ruim, que se comparada ao Brasil torna se muito pequena.
Enfim amei passar uns dias la e com certeza pretendo voltar, não só para matar a saudade do meu filho, como tambem pra conhecer outros lugares fantasticos e revisitar outros

Responder
Mirella Matthiesen 8 de janeiro de 2020 - 01:26

Oi Vilma,
Vancouver é mesmo INCRÍVEL!!! Você já está no nosso grupo do facebook sobre o Canadá?
https://www.facebook.com/groups/ViajandoPeloCanada/

Depois me conta como foi 🙂
Abs,

Responder
7 Motivos Para Realizar Turismo em Vancouver | Viajantes de Primeira Viagem 17 de julho de 2018 - 12:14

[…] Então confira um roteiro bem legal do blog Viajoteca, que conta como foram 5 dias na cidade. […]

Responder
7 Motivos Para Realizar Turismo em Vancouver | Viajantes de Primeira Viagem 21 de março de 2018 - 03:41

[…] Então confira um roteiro bem legal do blog Viajoteca, que conta como foram 5 dias na cidade. […]

Responder
Vancouver - Mikix Intercâmbio 30 de novembro de 2017 - 21:00

[…] Roteiro 5 dias em Vancouver […]

Responder
Sugestão de Roteiro: 2 dias em Montreal ... Joie de vivre! ⋆ Viajoteca 13 de julho de 2016 - 06:22

[…] 14 Dias pelo Leste do Canadá Roteiro: 2 dias em Toronto Roteiro: 1 dia em Ottawa Roteiro: 5 Dias em Vancouver Roteiro: Vancouver a Banff de […]

Responder
rosilda olivo 4 de março de 2016 - 18:56

Obrigada pela atenção. Abraços!

Responder
Rosilda 1 de março de 2016 - 08:58

Adorei as Dicas. Mirella, pode me passar o nome e endereço do Studio onde se hospedou? Obrigada.

Responder
Mirella Matthiesen 1 de março de 2016 - 23:53

Oi Rosilda,
A Mariana se hospedou em um dos apartamentos do http://www.makeyourselfathome.com/.
Abs

Responder
Rubens 21 de outubro de 2015 - 12:30

Olá Mariana,
Estou planejando uma viagem para Vancouver..
Inicialmente seria em ago/16, mas devo deixar para jan/16..

Estava pensando em algo em torno de 10 dias..
Para incluir Victoria e Whistler..

Gosto de trilhas e montanhas, mas acredito que janeiro não será uma boa época para isso..

Responder
Mirella Matthiesen 22 de outubro de 2015 - 08:32

Oi Rubens,
A região é linda para trilhas e montanhas, mas vai estar no alto inverno.
Aproveite para fazer algum esporte de inverno, se gosta de trilha, de repente snow shoeing ou cross country seja bem legal 🙂
Abs

Responder
Jardins e Parques em Vancouver e Victoria 10 de julho de 2015 - 00:48

[…] Leia também: Leia também: Roteiro de 5 dias em Vancouver […]

Responder
Restaurantes em Vancouver, dica local! - 30 de junho de 2015 - 21:05

[…] Leia também: Leia também: Roteiro de 5 dias em Vancouver […]

Responder
Dicas de Viagem Canada 28 de fevereiro de 2015 - 19:16

[…] Roteiro 5 dias em Vancouver (com mapa) Vancouver em 1 dia… parte 1 Vancouver em 1 dia… parte 2 Bate-e-volta a Vistoria desde Vancouver Pedalando pelo Stanley Park Celebration of Light em Vancouver (fogos de artifício) 14 lugares imperdíveis para conhecer em Vancouver Jardin e Parques em Vancouver e Victoria […]

Responder
docvaleria 25 de janeiro de 2015 - 17:21

Adorei!!!! Poucos posts com dicas fora do óbvio para vancouver!

Responder
Mirella Matthiesen 26 de janeiro de 2015 - 14:17

Que legal que gostou!!! Fizemos esse post com muito carinho e tentando explorar um pouco mais do que todo mundo faz sempre 🙂
Abs

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies