Documentos para entrar no Canadá

Documentos para entrar no Canadá (2024) | Imigração e alfândega

Vai viajar e precisa de dicas sobre os documentos para entrar no Canadá? Então, você chegou no lugar certo. Aqui vamos descrever várias dicas de como passar a imigração e alfândega no aeroporto de Toronto.

Espero que as dicas sobre os documentos para entrar no Canadá te ajudem! E como sempre, não esqueça de comprar um bom seguro viagem, então faça hoje mesmo sua cotação sem compromisso e com desconto, clique aqui. E se for chegar em Toronto, contrate nosso transfer do aeroporto.

Uma outra informação que vai te dar um certo alívio é que os oficiais da imigração dos aeroportos do Canadá costumam ser bem mais legais que os dos Estados Unidos! We love Canada!

Tela do vôo da Air Canada
Tela do acento da Air Canadá de São Paulo a Toronto
Passeio Niagara - Tour Viajoteca

Seguro viagem para o Canadá – precisa mesmo?

Qual moeda levar para Canadá?


Documentos para entrar no Canadá

Primeiramente, muita calma!

Decerto, há pessoas que já entram no avião com medo de como vai ser a imigração e alfândega no país que vai desembarcar. Mas eu digo que não há porque temer a imigração canadense se você estiver com toda documentação organizada.

Então, vem comigo descobrir o passo a passo de como evitar surpresas e entrar no Canadá numa boa!

Ah… sabia que temos um grupo no facebook sobre Viajar para o Canadá? Junte-se a nós!

Outra “novidade” é se você estiver indo para Toronto passear ou apenas para fazer uma conexão longa, você precisa conhecer os Tours Viajoteca. No Canadá, temos motoristas (que falam português) que fazem translado de/para aeroporto de Toronto, assim como passeios para as Cataratas do Niagara ou City Tour em Toronto.


IMPORTANTE: as regras para entrar no Canadá podem mudar repentinamente, sendo assim, sempre consulte o website do governo do Canadá para mais detalhes e informações atualizadas. As informações abaixo tem como objetivo facilitar sua vida com dicas e experiências pessoais, e não substituir qualquer nota oficial do governo canadense.


Documentos – antes de embarcar

Visto canadense ou o eTA

As regras relacionadas ao visto de turismo para entrar no Canadá não mudaram. Dessa forma você precisa do visto canadense ou do eTA:

  • ETA (Autorização eletrônica de Viagem): a forma mais rápida, prática e muito mais barata de viajar para o Canadá. Sendo assim, brasileiros que já possuem um visto válido de turista para os Estados Unidos OU brasileiros que já tiveram um visto canadense nos últimos 10 anos podem se aplicar para o eTA. [Passo a passo de como tirar o eTA]

Apesar do eTA ser incrível, ele tem várias restrições. Dentre elas, a principal é que só pode entrar no Canadá via aérea, ou seja, só pode entrar no país em algum dos aeroportos internacionais do Canadá.

  • TRV: visto de turismo para o Canadá, qualquer brasileiro que não se encaixe na descrição do eTA, deve solicitar o visto regular de visitantes, certamente mais demorado e mais caro. [Passo a passo do visto online]

Passo a passo da imigração do Canadá

Importante: Ao desembarcar em algum dos aeroportos do Canadá, você passará pela immigration border para fazer a declaração de bens e será direcionado a um dos oficiais de imigração do Canadá. Veja detalhes sobre essa parte mais abaixo. Independente de já ter um visto aprovado, certamente a decisão final da sua entrada no Canadá é sempre do oficial de imigração

  1. Apresente um passaporte válido.
  2. Tenha um visto canadense ou um eTA aprovado.
  3. Ao chegar no Canadá siga para a imigração, alguns aeroportos canadenses tem filas e/ou entradas diferentes para quem vai fazer conexão, fique atento/a as placas.
  4. Passe pelo quiosque de declaração de bens e/ou por um oficial de imigração (cada aeroporto funciona de um jeito).
  5. Pegue sua bagagem e se dirija a alfândega.
  6. Passe pela alfândega do Canadá.
  7. Se for fazer alguma conexão, redespache as malas e siga para o portão de embarque.
  8. Do contrário, sorria, você chegou no seu destino final!
  9. Se seu desembarque for em Toronto, nós podemos te ajudar a reservar seu transfer ou translado para Downtown, entre em contato (viajoteca@gmail.com)

Formulário de declaração de bens (E311) – Imigração no Canadá

A declaração de bens do Canadá pode ser feita eletronicamente em um dos quiosques da imigração após o desembarque ou em papel (documento E311). Nele você deve compartilhar seus dados pessoais, informações da sua viagem e o que você está trazendo para o país.

É importante saber que o E311 em papel está sendo substituído para tudo acontecer eletronicamente, especialmente nos quiosques de imigração nos aeroportos.

Sendo assim, se você não receber esse documento dentro avião por um comissário de bordo, ao chegar no Canadá você fará isso em algum dos quiosques de imigração antes de passar pelo oficial de imigração. Em Toronto, por exemplo, só tem os Kyosks.

Documentos para entrar no Canadá
Exemplo do Declaration Card E311 em papel
Documentos para entrar no Canadá
Quiosques da imigração na chegada no Canadá

Dicas imperdíveis: Toronto | Niágara | Montreal | Vancouver | Banff | Halifax | Todo Canadá


Chegada no aeroporto no Canadá – como proceder

Como passar a imigração no Canadá

A forma mais fácil de chegar na imigração para realmente entrar no Canadá é seguir o fluxo, na verdade seguir as placas de “baggage claim” (bagagens). Contudo, vai chegar um momento que os locais vão se divergir entre quem vai ficar na cidade do desembarque, quem vai fazer conexão para outras cidades do Canadá ou dos Estados Unidos e quem vai fazer conexão internacional. Dessa forma, fique atento para pegar a fila/local certo.

DICA: Se surgir a dúvida para onde ir ao desembarcar do avião, procure pelas placas de sinalização “baggage claim (coleta de bagagem). Decerto você vai chegar no lobby na imigração, antes de chegar nas suas malas!

Quiosque de imigração

Ao desembarcar do avião no Canadá você será encaminhado ao lobby de imigração e fará a declaração em um dos quiosques, se ficar com receio, pode pedir para fazer direto com um oficial da imigração. Lá você fará a declaração de bens que está trazendo para o país, assim como mostrará os documentos para entrar no Canadá que são obrigatórios e possivelmente alguns suplementares.

Chegada no Canadá - aeroporto de Toronto
Chegando no lobby da imigração em Toronto

Ao chegar no lobby de imigração não use mais o celular, pois é proibido. Portanto, somente o utilize se você precisar usar os dados do app CanBorder, que funciona no modo avião. Entre na fila correta para estrangeiros. Na dúvida, solicite ajuda a algum dos auxiliares que ficam logo na entrada do lobby de imigração.

Perguntas

Algumas perguntas que responderá no quiosque após digitalizar seu passaporte:

  • O que está vindo fazer no Canadá? (turismo, estudo, visitar familiares…)
  • Quanto tempo irá ficar no Canadá?
  • Tem mais de C$10,000 em espécie ou qualquer produto acima da cota pré-estabelecida? (Está tudo explicadinho no sidebar do documento do declaration card Part B o que você pode não pode levar para o Canadá)
  • Está trazendo bebidas alcóolicas ou tabaco? Quanto?
  • Está trazendo presentes para alguém que mora no Canadá? O que? Qual o valor?
  • Está trazendo produtos alimentícios não embalados?

Como o Canadá está investindo na digitalização do processo de imigração, provavelmente você primeiro passará no quiosque para escanear o passaporte, tirar uma foto, responder as perguntas da declaração de bens (possivelmente todas as respostas serão “não”) e talvez verificar as impressões digitais. Depois que terminar essa parte, não esqueça de pegar o “recibo” que sai do quiosque e guardá-lo (ele é MUITO importante).

Passando essa parte é só apresentar esse papel que saiu da máquina para o oficial de imigração confirmar que fez a declaração e então prosseguir para pegar as malas e/ou para sua conexão.

Documentos para entrar no Canadá – obrigatórios

Em alguns casos, menores de 16 anos ou qualquer visto sem ser o eTA ou o visto de turismo, você fará a declaração de bens diretamente com um oficial da imigração.

Dessa forma, basta seguir o seguinto passo a passo:

Documentos obrigatórios

Documentospara entrar no Canadá – suplementares

Mostre esses documentos somente se o oficial pedir:

  • Endereço do local que estará hospedado.
    • Se for hotel ou apartamento, tenha as reservas em mãos.
    • Em caso de homestay (casa de família), tenha o endereço e comprovante dos dados da acomodação.
    • Se for ficar na casa de amigos ou parentes, tenha em mãos a carta convite com endereço, celular e dados complementares.
  • Seguro Saúde (recomendável para visitantes e obrigatório para estudantes).
  • LOA (Carta de Aceitação da escola – somente para estudantes) .
  • Bilhete aéreo com data de retorno.
  • Comprovantes financeiros para custear sua permanência no Canadá (saldo bancário, traveller cheques, saldo do cartão de crédito, saldo do Visa Travel Money e/ ou dinheiro em espécie). Certamente essa parte é muito difícil deles pedirem, mas se tiver um cartão de crédito internacional com um bom limite, já ajuda!

Perguntas na imigração do Canadá

Algumas das perguntas que o oficial de imigração pode fazer ao passar a imigração:

  • O que está vindo fazer no Canadá? (Turismo, estudo, visitar familiares…)
  • Quanto tempo irá ficar no Canadá?
  • Tem mais de C$10,000 em espécie ou qualquer produto acima da cota pré-estabelecida? (Está tudo explicadinho no sidebar do documento do declaration card Part B o que você pode não pode levar para o Canadá)
  • Está trazendo bebidas alcóolicas ou tabaco? Quanto?
  • Está trazendo presentes para alguém que mora no Canadá? O que? Qual o valor?
  • Está trazendo produtos alimentícios não embalados?

Obviamente, diga sempre a verdade!


Onde ficar em Toronto (hotéis e melhores bairros)

Tour para Niagara Falls com motorista brasileiro!


Retirando as malas no aeroporto de Toronto

Depois que você passou pelo lobby de imigração e conversou com um dos oficiais, sorria, você acabou de entrar realmente no Canadá!

Guarde todos os documentos e deixe em mãos somente o recibo “declaration card“, que o oficial de imigração do Canadá provavelmente escreveu ou rabiscou alguma coisa nele (normal, não entre em pânico!).

Siga para pegar sua bagagem e fique atento para esperar as malas no carrossel correto. Portanto, verifique nos monitores seu vôo e o carrousel correspondente.

Aeroporto de Toronto, Terminal 1
Salão de bagagem do aeroporto de Toronto (Terminal 1)

Passando a alfândega no Canadá

Com as malas nas mãos dirija­-se para saída, o que chamamos de alfândega (último passo do processo de imigração).

Nesse passo, entregue o papel do “Declaration Card” para o oficial da alfândega e se ele não disser nada, siga em frente, pois você não precisará declarar nada.

Do contrário, os oficiais de imigração poderão pedir para inspecionar suas malas e fazer perguntas adicionais. Se isso acontecer, você será levado para uma outra sala, mas fique calma, nem sempre isso é motivo para se desesperar.

Como passar a imigração no Canadá

13 motivos para conhecer o Canadá e se apaixonar!

Conexão entre aeroportos no Canadá

Caso você tenha que fazer conexão, por favor fique atento para não sair pelo portão de desembarque. Na verdade, você precisa seguir para o corredor de conexões.

Sedo assim, continue seguindo as placas de “connections”, como na imagem acima no Terminal 1 do aeroporto de Toronto.

Re-despache as malas na esteira das malas (caso a mala não vá direto para seu destino final, confirme isso no check-in). Há sempre um funcionário do aeroporto indicando onde e como fazer, e então, siga para seu portão de embarque para aguardar o próximo vôo.

Ingresso Raptors

Conclusão

Independente do seu destino final no Canadá, você passará por esse processo inicial de imigração e alfândega. Pode parecer complicadinho, mas é bem tranquilo!

Aliás, recomendo muito a leitura desse post com Dicas para Viagem Internacional, coisas simples que devemos fazer e muitas vezes esquecemos ou não damos atenção!

Mais dicas sobre o Canadá:

Parques nacionais mais bonitos do Canadá

Os lagos mais bonitos do Canadá

Temperaturas nas principais cidades canadenses

276 respostas

  1. Olá Mirella! Esse artigo é muito bom, um verdadeiro manual, rs. Gostaria apenas de perguntar sobre as vacinas. Atualmente (2024) é necessário ainda apresentar algum comprovante de vacinação contra COVID ou teste de COVID negativo com poucos dias de antecedência ao desembarque no Canadá?

  2. Olá,
    Tudo bem?
    Por curiosidade, há hotéis em Canadá que tenham na recepção funcionarios brasileiros? Se sim, por gentileza, em que hotéis e cidades?

    Desde já agradeço pela gentileza

  3. Bo tarde , estou indo para Vancouver-Canadá pela primeira vez e não falo inglês. Gostaria de saber se a imigração em Toronto é tranquila? É feita nos quiosques online? Estou com o visto impresso no passaporte e ficarei na casa de minha filha.

  4. Oi Mirella, parabéns pelo conteúdo, muito rico em detalhes!! Gostaria de tirar uma dúvida contigo, caso possa orientar. Tenho dupla cidadania ( Br e Italiana) e o eTA está no passaporte europeu. Estou indo pra Europa com escala em Toronto. Tem algum problema em sair do Brasil com o passaporte do BR e na chegada em Toronto com o passaporte europeu? Ou por conta do eTA, precisa sair do Br e entrar no Canada com o mesmo passaporte ?

    brigado!!

    1. Oi Dani,
      Sair do Brasil é uma coisa, entrar no Canadá é outra.
      Sendo assim, você precisa mesmo sair do Brasil com passaporte brasileiro, mas pode entrar no Canadá como quiser, nesse caso passaporte italiano com o eTA.
      Apresente os dois passaportes no check-in em Sãp Paulo e prontinho, eu faço sempre isso, pois sou brasileira e canadense.

  5. Boa tarde, Mirella. Parabéns pelo blog. Muitas informações úteis. Será que poderia tirar uma dúvida. Pretendo viajar ao Canadá no final do ano que vem. Possuo somente o passaporte. Falta tirar o visto. Não tenho qualquer interesse em ir nos EUA e portanto penso em não tirar visto americano, somente canadense. Pelo que entendi do seu artigo, não poderia então solicitar um ETA, mas sim um TRV (visto de turista). Não pretendo ficar mais que 30 dias. Minha dúvida é: optando por esse caminho, não posso escolher nenhum voo que tenha escala ou conexão nos EUA, correto? Ou por ser apenas uma escala/conexão em alguma cidade dos EUA poderia seguir viagem mesmo sem um visto americano?

    1. Oi Daniel,
      Se não tiver visto americano, você não pode fazer conexão nos EUA, na verdade até pode, mas é um perrengue e pode até ser impedido de voar.
      Nesse sentido, tirar o visto americano e depois o ETA é uma grande vantagem, pois aí já tem os dois.
      Abs

      1. Entendi, Mirella. Perfeito. Muito obrigado pelo retorno e parabéns pelo site. Suas informações estão me ajudando muito nesta etapa pré-viagem. Sobre sua resposta, no meu caso em particular, não vi como vantagem o visto americano porque moro em Fortaleza (CE) e aqui sequer tem consulado americano. Para tirar o visto americano, além de gastar mais com a taxa (pelo que pesquisei ele é bem mais caro que o canadense), é necessário uma viagem extra para alguma das cidades com consulado para fazer a entrevista (Recife, Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília). Sem contar que o voo direto para Toronto me parece uma opção mais confortável, ainda que o valor da passagem fique um pouco maior. Em todo caso, minha dúvida está esclarecida. Sem visto americano devo desconsiderar a possibilidade de escolher voos com conexão nos EUA, rs. Muito obrigado.

  6. Oi Mirella, tudo bem?
    Duas perguntas: eu e meu marido temos visto e provavelmente conseguiremos o eta, mas vc sabe qual procedimento p nosso filho de 11 meses?
    A outra pergunta séria sobre voos internos ex Toronto calgary, onde posso pesquisar ? Obrigada

    1. Se seu filho ainda não tem visto americano, ele vai precisar aplicar para o visto canadense, como adulto, mas você será responsável pela aplicação.
      Clique aqui para mais detalhes no website do governo.
      Sobre os vôos, eu sempre pesquiso preço pelo Google Flights e depois compro direto pela empresa aérea. Mas se vc vai fazer a viagem internacional, muitas vezes compensa mais já comprar todos os voos no mesmo ticket.
      Espero que ajude.

      1. Boa tarde Mirella. Preciso tirar essa duvida sobre a vacina. Eu tenho alergia à vacina e como faço? Apresento um atestado, em ingles ou em portugues mesmo? Ou no momento nao estao pedindo a vacinação?

        1. Oi Julian,
          Como está avisando nesse artigo, brasileiros não precisam mais de comprovação de vacinas para entrar no Canadá desde 01/Out/2022.
          Mas se quiser levar alguma documentação, ele sempre precisa ser em inglês ou francês.
          Por outro lado, precisa apresentar documentos de vacinação para entrar no Brasil.
          Abs,

      2. Oi Mirella vou para USA via Canadá, tenho o eta e pelo que eu li para essa conexão não preciso preencher o ArriveCAN só que depois volto para o Canadá num voo Nova York Calgary, o que preciso para esse voo, preencho o ArriveCAN, obrigada e parabéns pelo blog, sempre me ajuda muito

  7. Olá,
    Dúvida, Vou para o Canadá com visto de estudante e ficarei um ano lá, preciso apresentar passagem de volta nesse caso (com um ano de antecedência)?

    Obrigado,

    1. Oi Walace,
      Acho legal você conversar com seu agente de viagem sobre isso, mas geralmente para pessoas com visto de estudante e com matrícula para um ano, não é obrigatório a passagem de retorno. Mas cada caso é um caso, entende? As vezes é melhor ter, pois não fica dúvida do retorno na cabeça do oficial de imigracão.

      1. Bom dia Mirella. Tudo bem?
        Tenho uma dúvida referente ao preenchimento dos formulários de imigração (Turismo). O que preencher na questão de estadia, já que a viagem ainda não foi fechada por conta do visto?
        Obrigado.

  8. Mirella, chego no Cnada dia 06/10 via conexao Miami.
    Pelo que verifiquei nas atualizações, não corro risco de ser selecionada para fazer teste aleatoriamente, ne?ate porque só passarei 6 dias em Toronto.

  9. Olá, Mirella.

    Me surgiu uma dúvida quanto a imigração na alfândega.

    Meu destino final é Calgary, mas as conexões são em Toronto e Regina, respectivamente. Queria saber se eu vou ter que passar pela alfândega em todos os aeroportos e pegar e re-despachar as malas igualmente, ou só no destino final?

    Grata desde já pela atenção.

    1. Olá, estarei indo à Vancouver, visitar meu filho e outros parentes, no próximo dia 04 de novembro de 2022 com retorno no dia 28 de dezembro de 2022. Não falo inglês e a minha viagem tem conexão em Chicago. Preciso do ArriveCan? Terei que apresentar o teste do COVID ou apenas o comprovante que.estou com as quatro doses da.vacina? Ja fiz o seguro viagem, através do cartão Visa Infinite. Tenho o visto americano e o eTa válidos. Estou também com a carta convite comprovando onde deverei ficar hospedada (casa da família). O que mais precisarei providenciar? A minha viagem é pela United Airlines. Conseguirei ajuda em relação ao idioma, uma vez que não falo inglês? Grata pelas informações

      1. Olá Licineide,
        Conforme está escrito no documento o Canadá não exige mais nenhum comprovação de vacinação, teste de COVID e/ou ArriveCAN para entrar no Canadá.
        Eu não sei os requisitos para os Estados Unidos e não sei se conseguirá interprete, mas você pode tentar alguém que fale português ou espanhol.
        Eu escrevo uma carta para minha mãe, como essa, sempre que ela vem me visitar e nunca deu problema.
        Abs,

    1. Oi Lu,
      Esse post está sendo constantemente atualizado para refletir as mudanças que o Canadá está fazendo.
      HOJE (14/julho/2022), já saiu uma nova release, que a partir de terça (19/Julho) os testes aleatórios vão voltar.
      Estou indo agora atualizar o documento, de novo!

      1. OI Mirella tudo bem? Sim acabei de ver a atualização… serão retomados os testes aleatórios a partir de 19/07/2022…. que sorte minha,,,, chego em Montreal e logo em seguida conexão para Calgary no dia 17/07/2022…,,,, não corre o risco de eles quererem antecipar essa testagem?

        Obrigada
        Um abração Lu

  10. Oi, Mirela. Sabes se é possível chegar de avião em Toronto, com o eTA, e sair por via terrestre, para os EUA(retornando p/o Brasil por NY) somente com o eTA?

      1. Oi Mirella sabe como consigo um curso de duas ou três semanas de inglês iniciante para um adulto de 43anos em Toronto no Canadá? Seria sem acomodação mesmo alguma escola mais em conta o período seria para outubro 2022. Agradeço

  11. Olá! Farei uma conexão em Montreal essa semana, com destino final Detroit nos EUA pela AirCanada, 7h de conexão. Sabem me informar se preciso preencher o arriveCAN? Não pretendo sair do aeroporto, mas como o oficial saberá disso? Obrigada!

  12. Oi Mirella, tudo bem? Já falamos por aqui outras vezes

    Sempre atualizando esse post que é excelente….

    Vamos agora em 15/07/2022 para as Rochosas, sendo que a conexão será em Montreal.

    Queria tirar uma dúvida no procedimento da chegada: desce do avião, e antes de chegar no oficial da imigração, se passa por um quiosque, onde preeche as informações de declaração de bens, escaneia o passaporte e tira impressões digitais, seria isso? E só depois vai falar com o oficial de imigração? Pelo que entendi o preenchimento do APP CAN BORDER é opcional, pois pode preencher as informações no quiosque; mas o que você acha já é melhor preencher as informações no aplicativo e digitar as demais informações no quiosque?

    Outra dúvida: no Arrive Can coloque aeroporto de chegada Montreal, apesar do meu destino de chegada ser Calgary certo?

    E Mirella, eu indiquei para você a série de Sinner, que é maravilhosa e está na Netflix, pois a terceira temporada foi gravada boa parte em Lunenburg na Nova Scotia… falamos disso em comentário a algum tempinho atrás…

    Obrigada Lu

    1. Oi Luciana,
      Tudo bem?

      Isso mesmo, depois do quiosque você fala com um oficial da imigração, talvez ele faça mais perguntas. Não precisa fazer o CAN Border, eu mesma fiz e acabei esquecendo de usar ao chegar no quiosque (risos).

      O ArriveCan você vai mostrar no check-in do aeroporto no Brasil e talvez quando chegar em Montreal, depois de Montreal você já está dentro do Canadá, não precisa apresentar mais nada, até comprovação de vacinação caiu para voos internos, só precisa mesmo usar máscara.

      Agora liguei você a quem está perguntando… ainda não assistir a série que me indicou, vou viajar para a Irlanda no final do mês e estou numa fase de assistir séries e filmes da Irlanda, mas quero ver quando voltar, eu amei Lunenburg.
      BJks e boa viagem!

  13. Oi! Acabei de achar o seu guia e me tirou muitas duvidas, só que gerou outras kkkkk estou indo para o Canadá mês que vem para uma viagem de estudos de um ano e meio, vou para Montreal, mas meu voo tem conexão de uma hora em Toronto. Minha dúvida é sobre todo esse processo de passar pela imigração, pegar a mala, despachar de novo e tudo mais, quanto tempo em média pode levar? Tem chance de levar mais tempo que o disponível da conexão e eu perder o próximo voo?

    1. Oi Aml,
      Antes da pandemia você precisa pegar as malas em Toronto e re-despachar depois de passar a alfândega, porém agora eu não sei, pois cada hora é de um jeito.
      Sendo assim, melhor perguntar direitinho no momento do check-in no aeroporto como você deve proceder ao chegar em Toronto.
      O tempo depende da fila da imigração, eu já fiz todo esse trâmite em 40 minutos, mas também já fiz em 1h30, então depende mesmo.
      Se você perder a conexão, porém todo seu trajeto de viagem estiver no mesmo bilhete, a empresa aérea é responsável para te colocar em outro voo sem custo adicional.
      Boa viagem!

    2. OI Mirella …. muito obrigada

      E essa coisa dos testes de covid aleatórios mesmo para vacinados…. vi que estão suspensos até 30/06… eu vou dia 16/07… espero que isso tenha sido deixado de lado…,,,mas tinha lido em algum lugar que com voos que tem conexões que é o meu caso eles não estavam selecionando para fazer o teste

      Eu um dia ainda vou querer conhecer a Irlanda….. VC já assistiu QUER CASAR COMIGO? muito legal…. uma comédia romantica e mostra muito da Irlanda

      Obrigada
      Lu

  14. Oi Mirella, dicas sensacionais, minha primeira vez no Canada, me tira algumas dúvidas, estou indo agora dia 30/05 para Canadá, vou para Fredericton com conexão em Montreal, precisa tbm redespachar as malas como acontece em Toronto? Meu tempo de conexão e de 1:40. Vai dar tempo de passar na imigração e alfândega?

    1. Oi Enivaldo, Tudo bem?
      Teoricamente você pega as malas em Montreal e re-despacha depois de fazer a alfandega, mas desde a pandemia algumas regras mudaram, então a melhor coisa é perguntar como proceder na hora do check-in.
      Se a empresa vendeu esse trecho para você, com esse tempo de conexão, é porque eles acreditam que vai dar tempo e se responsabilizam por isso. Isto é, se você comprou todos esses trechos juntos, no mesmo ticket, se você perder a conexão eles te alocam em um próximo voo.
      Espero ter ajudado.
      Abs,

    2. Oi Mirella,
      Vou para New York,onde passarei 1 semana, e de lá vou para Halifax, onde passarei mais uma semana. Meu voo do JFK para Halifax tem conexão de apenas 1:33hs em Toronto( vou pela Westjet). Saberia me dizer se nesse tipo de conexão as malas vão direto pra Halifax? Como a conexão é curta, estou com receio de perder o voo.
      Obrigado

  15. Oi, eu irei para Vancouver, porém faço conexão em Toronto. No app ArriveCan, o aeroporto de chegada eu coloco Toronto ou Vancouver?

  16. Oi , Me tira uma duvida por favor . pelo que eu entendi a depender do aeroporto não vai precisar preencher o Canborder. Exemplo em Toronto basta entrar com ETA aprovado mais o ArriveCan, correto

  17. Oi Mirella, tudo bem? vou em agosto para NY e estamos pensando em passar uma semana no Canada(Montreal/Quebec e Otawa), ja estou como Eta aprovado, como funciona esse plano de quarentena? vou ficar so uma semana e um pouco em cada cidade, em hoteis ou airbnb, nao estou sabendo como fazer esse plano, poderia me instruir? parabéns pelos seus conteudos, estão me ajudando muito na organização da viagem.

    1. Oi Edy,
      O plano de quarentena está dentro do ArriveCAN, e precisaremos ver se ele ainda estará em vigor durante a data da sua viagem, pois esse foi um dos novos protocolos que surgiu com o COVID.
      Esse plano é simples, na verdade você só precisa dizer que se pegar COVID terá um lugar para ficar durante o prazo de isolamento no próprio ArriveCAN, não tem muito mistério, é simples.
      Mas não se preocupe com isso agora, pois até agosto acho que uns cem anos já vai ter passado (risos).
      Abs,

      1. Mirella mas coloco um hotel? pois nao conheco ninguem no pais para colocar endereço. Tomara que não precise mais até la🙌, obrigada pela resposta.

      2. Bom dia Mirella…como sempre informações e atualizadas….sempre atualizando esse post…e o plano de quarentena agora não precisa mais certo?

        Obrigada

        Abração

  18. Olá Mirella,
    Irei para o Canadá (Toronto), porém irei ficar uns dias nos USA.
    Saírei de Washington DC para chegar no Aeroporto Billy Bishop, mas estou receosa se neste Aeroporto tem Imigração.
    Tenho ETA válido (com passaporte válido e visto americano válido).
    Minha dúvida mesmo é se poderei entrar por este aeroporto (com o ETA)
    ou minha alternativa terá que ser o Pearson (entrada com o ETA).

    Meu último ingresso no Canadá foi em out.2019 e já entre com o ETA, só entrei pelo Pearson.

    Agradeço se puder me ajudar. Obrigada.

    1. Oi Soraia,
      Tudo bem?
      Essa é uma boa pergunta, mas eu acredito que não tenha problema, pois qualquer americano que chega no Canada precisa passar pela imigração, então qualquer voo que venha dos EUA só pode ser autorizado a chegar aqui se tiver a imigração. Se não me engano, a imigração para quem chega pelo Billy Bishop é feita no próprio EUA antes do voo, mas não tenho certeza, acredite se quiser, mas nunca fiz essa rota.
      BJks

  19. Bom dia !
    Vou viajar para O Canada, tenho dois filhos morando na Província BC. Como tenho visto dos Usa de 10 anos e só vence daqui a 05 anos optei em viajar com o visto Canadense eta.só que o passaporte que deu origem ao victo venceu e tirei novo.assim viajarei com os dois..pergunta ao passar nas máquinas automáticas qual dos dois passaportes coloco para escanear?
    Segunda pergunta: não falo Inglês como vou preencher o doc.no quiosque se não for entregue o Declaration card?

    1. Oi Ilia,
      Depois que você está com o eTA, o visto americano não interessa mais, é do eTA que você precisa para entrar no Canada. Você pode levar o segundo passaporte caso vá passear nos EUA e/ou para desencargo de consciência. Mas para entrar no Canadá você vai precisar do eTA e do passaporte válido.

      Sobre a declaração no quiosque, basicamente elas são as mesmas do formulário 311, peça ajuda para seus filhos te traduzirem e já vai com as respostas anotadas, assim não tem erro. Ou lá, na hora, veja se alguém te ajuda, pois vai estar vindo de um voo do Brasil, não é? Sempre tem alguém legal para ajudar. 🙂

      Espero ter ajudado.
      Abs

  20. Oi Mirella, tudo bem? Sabes me dizer se o Canadá exige que o passaporte seja válido por mais 6 meses além da data de volta para o Brasil? Embarcamos em nov/2022 e voltamos em nov/2022 mesmo, mas o meu passaporte vence em 02/2023 (3 meses depois). Obrigada!

    1. OI Cintia,
      Tudo bem?
      Já procurei algumas vezes sobre isso e nunca acho nenhuma informação no website oficial do governo canadense para compartilhar, pois eles só dizem que precisa ter um passaporte válido. Alguns lugares, como o website dos EUA, fala que o Canadá exige que o passaporte tenha pelo menos 3 meses de validade.
      Então, vou ficar te devendo uma resposta concreta, mas com certeza, sempre recomendamos ter um passaporte válido por mais de 6 meses ao viajar.
      Abs

  21. Oi Mirella, adorei o artigo! Eu vou fazer intercâmbio de um mês para o Canadá, vou ficar em Vancouver, eu não quero levar dinheiro em espécie, apenas o cartão da Nomad, que é de débito em dolár americano e tbm pode realizar saque em dolar canadense, já com o dinheiro na conta. Você acha que daria certo?

  22. Oi Mirella
    Tudo bem?
    Sempre atualizando esse post com informações fresquinhas.. eu vou para as Rochosas em julho e acompanho tudo de perto o que vc escreve…

    Mirella será que até julho tem chance de ser abolida essa exigência de apresentação de teste negativo de Covid já que muitos países já não estão mais exigindo ? Estão pedindo somente o comprovante de vacinação….penso que se fosse deixada de lado essa exigência é provável que também não pedirão mais o tal plano de quarentena…

    Outra dúvida: o arrivecan tem que ser preenchido dentro das 72 horas antes do embarque…não pode ser antes deste prazo? Tipo 4 ou 5 dias antes?

    Vi que você escreveu recentemente sobre a Nova Scotia, outra região que quero conhecer mas em outra viagem…aliás, gravaram a serie The Sinner 3 temporada e mostraram durante todo o tempo a linda Lunenburg…Você conhece a série? História e cenário incríveis..

    Adoro o teu blog.
    Muito obrigada
    Abraço
    Lu

    1. Oi Luciana,
      Tudo bem?
      Obrigada pelas palavras sobre o blog! Que delícia saber que gosta desse cantinho que fazemos com tanto carinho.
      Então, eu sinceramente não tenho a menor ideia sobre como estarão as regras de Julho, pode estar super tranquilas, assim como pode piorar se aparecer mais uma variante… o jeito é ir acompanhando para ver o que acontece.
      O arriveCAN só libera com 72h do voo, não adianta fazer antes.

      Vou ver essa série!!! Eu acho Lunenburg a coisa mais fofa! Super obrigada pela indicação.
      bjks

      1. Oi Mirella … obrigada a voce…. vamos acompanhando então….. essa sére THE SINNER, é a terceira temporada que foi toda gravada em LUNENBURG… está na NETFLIX…. muito maravilhosa…

        Abraçao

        Luciana

  23. Oi Mirella! Tenho uma dúvida: meu visto americano vence ainda em fevereiro porém queria aplicar para o ETA antes do vencimento. Será que ainda consigo? Para entrar no país com o ETA é preciso apresentar um visto americano válido?

  24. Ótimo blog. Gostei muito. Tenho duas perguntas: vou com meu filho de 21 anos na proxima sexta. Posso submeter o arrive para nós dois juntos ou temos qud fazr separados? O plano de quarentena é feito no arrivecan ou separado? Muito obrigada.

    1. Oi Gerda,
      Sim, o ArriveCAN pode ser aplicado por família, você vai ver esse direcionamento quando estiver preenchendo.
      E o plano de quarentena é feito no próprio ArriveCAN, você vai se comprometer a seguir todos os protocolos exigidos pelo governo. é bem simples e rápido preencher o ArriveCAN.
      Abs,

  25. Olá Mirella! Tudo bem? Vou para O Canada sexta agora, e ficarei na casa que fiz intercâmbio lá há alguns anos. Os donos da casa tem mais de 65 anos e no plano de quarentena do arrive can eles perguntaram isso. Há algum problema? Isso afetará minha entrada no Canadá? Desde já agradeço!!

  26. Olá Mirella, acompanho seus posts há vários anos, agora que decidi visitar o Canadá, restou uma dúvida:
    Tomo alguns medicamentos de uso contínuo (hipertensão, colesterol dentre outros)
    Como devo entrar no Canadá com esses medicamentos?
    A receita médica precisa estar traduzida? (juramentado)?
    Obrigado,

    1. Oi Luis,
      Tudo bem?
      Que legal que já me conhece. 🙂
      Qualquer medicamento é recomendado que esteja com você na mala de mãe e que tenha receita médica, preferencialmente traduzida.
      Eu costumo usar a Yellowling para traduzir meus documentos, acho eles rápidos e práticos – tudo online.
      Espero ter ajudado.

  27. Oi Mirella…como sempre você sempre nos atualizando com esse excelente post…

    Pelo que entendi e vi no site oficial do governo se a pessoa for selecionada para fazer o teste aleatório, cado tenha conexão ela pode seguir com o voo, isso?

    E Mirella,,,será que está questão de ter que ter um plano de quarentena se mantém até quando? Queria viajar na metade de julho…

    Obrigada

    1. OI Luciana,
      Tudo bem?
      Pode sim continuar com o vôo, mesmo se for selecionado/a para fazer o teste. O isolamento é feito na ultima cidade que chegar, entende?
      Sinceramente não sei até quando vai tudo isso… por enquanto não tem nenhum indicativo de terminar. Vamos ver o andamento da pandemia e quem sabe teremos boas notícias depois de abril.
      Abs,

  28. Olá!
    Meu filho de 15 anos irá para Vancouver em junho para realizar um programa de férias. Ele ficará 4 dias na casa da minha sobrinha que reside na cidade legalmente (residente permanente), depois irá participar do programa por 21 dias e ficará mais uns 15 dias na casa da minha sobrinha. Perguntas:
    1- Você tem alguma observação ou sugestão para adolescente de 15 anos que estará viajando sozinho para Vancouver?
    2- Tem alguma orientação para ele em relação a imigração, testagem, se é ou não obrigatório ele ficar 3 dias em um hotel aguardando resultado de teste?
    3- Se a ida para um hotel for obrigatória quem indica o Hotel e como ele deve fazer para ir até o local?
    4- Sabe me informar se permitem o contato de residente com o familiar visitante no aeroporto, caso necessário?
    5- É necessário que o meu filho apresente alguma carta/convite para imigração dizendo onde ficará hospedado, etc.?
    6- Se ele for ao EUA de carro ou trem, com o E-TA canadense, conseguirá voltar para Vancouver de carro com a minha sobrinha sem problemas?

    Desde já, agradeço a sua atenção e disponibilidade para nos auxiliar com os esclarecimentos das nossas dúvidas.

    Abraço,

    1. Oi Marcelo,
      Certamente essas dúvidas seu agente de intercâmbio ou a escola poderia te ajudar, pelo menos isso que eu faço com meus clientes do intercâmbio. 🙂
      Mas vou responder rapidinho:
      1- Nenhuma, as airlines geralmente tem serviço de acompanhamento de menor se tiver interesse.
      2 e 3- Não precisa ficar em hotel, a não ser que sua sobrinha não tenha um lugar na casa dela para ele se isolar. Aí recomendo falar com a escola se eles podem auxiliar.
      4- Os aeroportos não estão mais deixando o pessoal esperar dentro do saguão de desembarque, mas sua sobrinha pode ficar por perto para qualquer emergência. Recomendo ele comprar um chip de celular para já chegar no Canadá conectado, apesar que dos aeroportos no Canadá terem wifi gratuito.
      5- Ele fará isso no ArriveCAN, mas recomendo ele ter todos os dados da sua sobrinha, caso eles precisem entrar em contato para confirmar. Eu, por exemplo, faço um plano simples de quarentena para meus estudantes com todos os detalhes.
      6- Sim, desde que a primeira entrada seja de avião.

      Espero ter ajudado. 🙂
      Abs,

  29. Olá. Vou visitar o Canadá de 6 a 18 de fevereiro. Mas só fiz reserva para 6 a 12, pois se não gostar do lugar posso mudar. Isso é problema no plano de quarentena?

    1. OI Gerda, Tudo bem?
      Eu acredito que não tenha problema, o importante é que se por algum motivo você for selecionada para o teste aleatório e ele der positivo, você vai precisar de uma lugar para se isolar por 14 dias. Entende?
      Ajudei?

  30. Ola. Cheguei ontem 17/12/21 em Toronto. Bh – Sao Paulo – Montreal 6:00- Toronto (aeroporto Billy). Air Canada. Muito tranquilo! Guarulhos bem tumultuado. Em Montreal fiz alfandega e foi obrigatorio recolher as malas e redespachar. Nao fui selecionada para teste algum. Nao vi se outras pessoas foram pq minha conexao era bem curta e creio que isso influenciou. Mas eh tudo muito bem organizado e pessoal para dar informacoes. Em Sao Paulo (embarque) tive de apresentar: Comprovante de vacina
    PCR (Port e Ingles)
    Comprovante do Arrive Can
    Em Montreal somente me pediram o recibo do Arrive Can e pronto! Desembarquei sem nenhuma outra intervencao no Billy.

  31. Gosrei muito das informações. Trnho ima dúvida. Vou fazer imogracao em toronto e seguir para vancouver. Se tiver que esperar resultado do teste de covid terei que ficar em toronto os dois pu três dias e depois seguir para vancouver?

    1. Oi Gerda,
      Segundo os protocolos de hoje (14/Dez) se você for escolhida para fazer o teste, então você faz o teste na cidade que fizer a imigração e faz o isolamento na cidade final. Então, no seu caso, você faria o teste em Toronto e seguiria viagem para Vancouver, onde realizaria o isolamento.
      As regras podem mudar a qualquer momento, então fique sempre de olho…
      Abs,

  32. Olá Mirella

    Meu esposo vai ao EUa pela primeira vez e tem visto americano o vôo tem uma escala de duas horas em Toronto.
    Você saberia me dizer se ele passa na imigração canadense e na rua também?
    Em questão a ser um voo somente de conexão ele precisaria de uma autorização de viagem?
    Um abraço

    1. Oi Polyana,
      Fala para seu marido tirar o eTA (autorização eletrônica do Canadá), super rápido, barato e prático. Eu acho melhor e mais fácil que o visto de trânsito.
      Até onde eu sei ele fará imigração no Canadá (precisa de um visto ou do eTA canadense) e posteriormente fará também em Toronto a imigração para os EUA, pois fazemos imigração lá mesmo. Já se entra nos EUA como voo doméstico.
      Depois me conta como foi. Abs

      1. Boa noite, Mirella!
        Adoro o conteúdo do seu blog.
        Estou com uma dúvida, será que você poderia me ajudar?
        Eu posso começar a preencher os dados do Arrive can e depois só anexar o exame de covid depois quando sair o resultado ou tenho que fazer tudo junto?

        1. Oi Vitoria,
          Tudo bem?
          Até onde eu sei você não precisa upload nenhum documento no ArriveCAN, você coloca lá todas as informações e depois no momento da imigração que você apresenta o recibo do arriveCAN, o comprovante do resultado do teste e a prova da vacinação.
          Sendo assim, você pode sim fazer primeiro o arriveCAN e depois o exame.
          Boa viagem e depois me conta como foi.
          Abs,

          1. Olá Mirella,
            Vivo em Portugal, Tenho residência permanente, desde 1988 quando entrei em Montreal, casei tive 2 filhas nativas em Montreal e estive até 2001, entretanto estou a planear entrar no Canadá em Maio 2023, com 1 das filhas que regressa definitivamente como proceder: ETA ou TVRP? No momento minha RP não estará válida.
            Obrigada

  33. Oi Mirella, tudo bem? Parabéns pelo seu blog, o conteúdo é excelente. Estou indo para Vancouver em breve, e com a noticia de que todos os passageiros precisarão fazer o teste de covid na chegada e aguardar o resultado em quarentena me confundiu. Eu tenho o voo para Vancouver em escala, algo em torno de 2 horas, mas agora fiquei confuso se terei que ficar em Toronto para realização do teste e quarentena, ou se farei isso em Vancouver. Sabe me responder? Obrigado desde já, abraços.

    1. OI Rafael,
      Tudo bem?
      Olha… toda essa notícia é super recente e faltam explicações sobre como proceder.
      Levando em consideração como era anteriormente, você fará a imigração e teste em Toronto, segue com o vôo para Vancouver e faz o isolamento lá até sair o resultado.
      Se você for nos próximos dias, depois volta aqui para contar com a gente como foi, por favor.
      Eu também tentarei manter esse texto atualizado com as notícias oficiais que o governo for compartilhando.
      Boa viagem!

  34. Mirella, boa tarde!

    Você tem um média de tempo que estão demorando para devolver o passaporte após envio ao VAC?
    no Caso o meu chegou no VAC dia 23 de Novembro. No IRCC está assim: Final decision
    November 30, 2021 Your application was approved. Check your messages below for details.

      1. Oi Mirella, tudo bem?

        Meu passaporte chegou hoje! Gostaria de compartilhar minha experiência para servir de parâmetro para quem está no processo do pedido de visto de turista:
        Transmissão da aplicação = 26 de outrubro
        Biometria = 03 de Novembro
        Aprovação do visto = 19 de Novembro
        solicitação do passaporte = 19 de Novembro
        envio do Passaporte = 22 de Novembro
        Decisão Final = 30 de Novembro
        Recebimento do passaporte de volta = 02 de Dezembro
        37 dias do início ao recebimento do passaporte com o visto

  35. Oii Mirella, tudo bem?
    eu fiquei com uma dúvida, se eu fizer conexão nos usa – a minha conexão vai precisar trocar de aeroporto – mas ainda vai estar dentro das 72h do teste de covid feito no Brasil, eu preciso realizar um novo teste nos usa para entrar no canada ou o do Brasil servira?

  36. Olá Mirella, excelente o seu blog! Gostaria de fazer uma pergunta relacionada as traduções juramentadas. No momento da chegada, esses extratos financeiros precisam ser traduzidos juramentados? E sobre o atestado de vacinação, precisa também? Lembrando que no nosso E-medical consta como vacinados. Muito obrigado!

    1. Oi Andre,
      Os dados financeiros para entra no Canadá não precisa ser traduzido, raramente eles pedem isso. Eles geralmente só perguntam quanto estão trazendo em dinheiro.
      O atestados de vacinação do covid precisa ser em inglês ou francês para entrar no Canadá.
      Se você está no Brasil e tomou a vacina lá, o site da Avisa emite um certificado em inglês gratuitamente (comece aqui).
      Ajudei?

  37. Oi Mirella! Parabéns pelo blog!
    Vou contra a maré aqui rsrs, vou dia 21/12 para Canadá/Halifax e me hospedarei na casa da minha filha, já sei os documentos para ida, mas, para a volta ninguém fala nada. Além do PCR 72 hs antes do embarque e do DSV da Anvisa, também 72 hs antes do embarque (muita gente não sabe desse documento e sem ele você não embarca de volta) tem mais alguma coisa? Mesmo no site da air Canadá, não falam sobre os documentos de volta. Voltei a pouco dos EUA pela Copa, e no site eles detalham todos os documentos de ida e volta. Reforço aos seus leitores, que na volta de qq país para o Brasil, é necessário o formulário DSV da Anvisa, . Obrigado e mais uma vez parabéns pelo blog!

    1. Oi Antonio,
      A gente precisava mesmo fazer um documento sobre procedimentos para retornar ao Brasil.
      As últimas informações que tenho sobre a entrada no Brasil são essas:

      O viajante de procedência internacional, brasileiro ou estrangeiro, deverá apresentar, antes do embarque, 2 DOCUMENTOS à companhia aérea responsável pelo voo:

      DOCUMENTO 1:
      comprovação de realização de teste laboratorial (dos tipos RT-PCR ou antígeno) para rastreio de infecção pela COVID-19, com resultado negativo/não reagente

      OBSERVAÇÕES

      -O exame RT-PCR deve ser realizado em até 72 horas antes do embarque. O exame do tipo antígeno deve ser realizado em até 24 horas antes do embarque;

      -O exame deverá ser realizado em laboratório reconhecido pelas autoridades locais de saúde;

      -O resultado do exame deve ser apresentado nos idiomas português, espanhol ou inglês;

      DOCUMENTO 2: Declaração de Saúde do Viajante (DSV) preenchida, formulário da ANVISA [clique aqui]

      A declaração tem como objetivo conhecer o estado de saúde do viajante antes do embarque. Por meio do preenchimento da declaração, o viajante também manifesta sua concordância com as medidas sanitárias que devem ser cumpridas durante o período em que estiver no Brasil.

      Espero que ajude e se souber de mais alguma coisa, me avisa.

      > Peguei todas essas informações no so consulado Brasileiros em Los Angeles.

      1. Obrigado pela pronta resposta,

        Acho que o Canadá não está aceitando o Antígeno 24hs antes, ao contrário dos EUA. Pelo menos não vi no site deles, só vi o PCR 72hs antes.

        1. Oi Antonio,
          O Canada não aceita mesmo o antígeno, somente o PCR como expliquei detalhadamente nesse post.
          Eu entendi que havia me perguntado sobre o retorno para o Brasil, isto é, o que o Brasil exige dos passageiros e foi isso que respondi para você.
          Sobe como entrar no Canadá, esse post tem todos os detalhes atuais.
          Abs,

  38. Ola Mirella, tudo bem?
    você saberia me informar sobre os voos para Toronto com conexão nos estados unidos?
    ouvi dizer que os brasileiros estavam sendo barrados. E também, no app do ArriveCan posso enviar as informações até quanto tempo antes do voo?

    1. Oi Beatriz,
      Eu não sei sobre essas informações de barrar brasileiros deliberadamente. Possivelmente isso pode ter acontecido se a pessoa tentou embarcar para os EUA antes deles estarem com a fronteira aberta para turistas ou se não seguiu os protocolos do COVID que é exigido para entrar no Canadá.
      Sobre o ArriveCAN, como está escrito no post, você precisa enviar essas informações dentro de 72 horas antes de sua chegada ao Canadá.
      Boa viagem,

  39. Olá Mirella, tudo bem?

    Muito obrigado pelas informações valiosas que vc disponibilizou no blog, são realmente muito boas!!
    Estou indo fazer um college no Canadá e estou em dúvida com relação ao plano de quarentena para vacinados. Preciso reservar os 14 dias no hotel? E caso não seja necessário cumprir a quarentena, como vou fazer para cancelar as diárias praticamente em cima da hora e reaver o valor pago? Mesmo que não tenha pago, eles devem cobrar uma multa por cancelar de última hora. Grato!!

    1. Oi Tarcísio,
      Tudo bem?
      No seu caso o ideal é pedir auxílio para o college e sua agência de intercâmbio para seu plano de quarentena.
      Dito isso, se você for ficar em algum hotel na chegada, aproveite e já deixe reservado por 14 dias e depois que liberarem sua entrada, use somente as noites que for ficar e já cancele no primeiro dia para não ter custo.
      Caso esse não for seu caso, reserve um hotel por 14 dias, mas que em caso de cancelamento você só perca uma diária, entende?
      Eu recomendo que meus estudantes de intercâmbio tenham o plano de quarentena bem elaborado, para evitar questionamento extra na imigração.
      Espero ter ajudado.
      Abs

  40. Boa tarde Mirella, tudo bem? Obrigada pelas informações, de fato sanou muitas das minhas duvidas. Mas ainda tenho uma, verifiquei no site oficial do Canada que o valor a ser comprovado varia de acordo com o tempo que você vai permanecer no país, mas não tem uma base? Por exemplo $5.000 para uma pessoa que pretende permanecer no país por 30 dias ou algo do tipo? Você sabe me dizer algo a respeito? Desde ja muito obrigada.
    Jennifer.

    1. Oi Jeni,
      Tudo depende do que você já terá pago para esses 30 dias, entende?
      Se já tiver acomodação pagar, talvez até $3000 seja mais que o suficiente. Se tiver acomodação e alimentação, essa valor cai mais ainda. Isso pensando no intercâmbio.
      Agora para passear, ficando em hotéis, alimentação, transporte e passeios, realmente $5000 + limite de cartão internacional é mais indicado.
      O quanto você vai levar precisa condizer com seu tipo de viagem, entende? Não tem uma regra fixa, vai pela questão do bom senso.
      Mas lembre-se que você não pode entrar no Canadá com mais de 10.000 dolares canadenses sem declarar.

  41. Oi Mirella, tudo bem? Muito obrigada pelas informações. Meu marido pretende aplicar para o visto de turismo canadense, mas surgiu uma dúvida sobre o upload dos documentos. Alguns sites estão informando que há a necessidade de traduzir os documentos de comprovação de renda. Você sabe me dizer algo a respeito?

    1. Oi Jurema
      Tudo bem?
      É isso mesmo, desde a pandemia o Canadá está solicitando que todos os documentos estejam em inglês e juramentados.
      Um exagero, na minha opinião, pois acaba sendo um custo super elevado para os viajantes. Eu escrevi um passo a passo, mas ele está desatializado, talvez te ajude: https://www.viajoteca.com/visto-online-para-o-canada/
      De repente, vale a pena fazer esse processo do visto com apoio de uma consultoria, pois assim você manda tudo direitinho.
      Se você já tiverem visto americano, basta tirar o eTA para o Canadá, rápido, prático e barato.

  42. Olá Mirella, posso voar de Nova York para Toronto e depois retornar a Nova York antes de retornar ao Brasil com autorização de viagem? Ocorre que esse trecho de Nova York eu havia adquirido através de milhas da Latam antes da pandemia e agora em novembro gostaria de fazer essa viagem e dar uma esticada até Toronto mas fazendo NYC como minha base. Outra dúvida: posso me hospedar na casa de um amigo com carta convite? Obrigado e parabéns.

    1. Oi Luiz,
      Tudo bem?
      Agora que os EUA está dizendo que vai abrir as fronteiras para turistas vacinados em novembro, acredito que não tenha problema algum você fazer esse roteiro.
      Desde que, é claro, tenha sido vacinado por alguma das vacinas aceitas pelo Canadá (para a entrada no Canadá) para poder entrar como turista e então poder se hospedar na casa do seu amigo sem problemas.
      Mas precisa seguir os protocolos de teste, arriveCAN etc, tudo que coloquei aqui.
      Abs,

  43. Olá, o plano de quarentena precisa ser escrito e impresso como uma carta ou o plano do ArriveCan é tudo o que precisa? Eu preciso provar cobertura de saúde para os dias da quarentena? O local que vou ficar é um ap com minha esposa, ela já está lá. Preciso de um atestado dela dizendo que não vai ficar em casa e provando o local onde ela vai ficar (reserva de hotel ou carta de um amigo, dizendo que vai acolher)?
    O transporte pode ser feito por um amigo em seu veículo particular?

    Obrigado

    1. Oi Jonas,
      Tudo bem?
      Eu não sou consultora de imigração e nem falo em nome do governo do Canada. Todas as opiniões aqui são pessoais. por favor leve isso em consideração ao ler minhas repostas.
      Se você não for vacinado, eu faria um plano de quarentena completo impresso e acessível offline para apresentar, além do ArriveCan.
      Sobre ficar no apartamento da sua esposa, acho que não precisa de declaração. Coloque apenas onde você vai ficar e que estará lá sozinho. Se perguntarem sobre sua esposa, aí você explica onde ela irá ficar em detalhes.
      O transporte pode sim ser feito por um amigo, desde que vocês sigam o regulamento da província.
      Se precisar de transfer oficial, minha motorista pode oferecer a carta para o plano de quarentena. Custa $90 para qualquer lugar em Downtown Toronto.
      Boa sorte e depois me conta como foi.

  44. Olá Mirella, para entrar no Canadá via terrestre, pelo Estados Unidos tenho que ter o visto? Ou eles aceitam o ETA? Já vi tantas informações diferentes que estou na dúvida.

    1. Oi Edy,
      O eTA para brasileiros só vale para a primeira entrada por via aérea. Então, se sua primeira entrada no Canadá, dentro de 6 meses, vai ser por terra, você vai precisará do visto de residente temporário, que é o “visto de turismo”.
      Você pode começar a aplicação clicando aqui para ver se seu caso é aceito.
      Espero ter ajudado.
      Abs

      1. Oi Mirella, tudo bem? Minha mae vem me visitar em Vancouver e tem vontade de ir a Seattle. Ela vai entrar com o ETA (passaporte portugues) via aerea como de costume. Pelo que entendi, dado que a primeira entrada vai ser via aerea, ela pode ir pra Seattle comigo de carro e voltar num final de semana, mesmo sem o Visto de Turismo Canadense, correto? Pros EUA, ela vai precisar do ESTA e do I-94, mas e para voltar para o Canada? Apenas o passaporte valido, ja que a primeira entrada dela em 6 meses seria por via aerea? Nao achei essa infomacao em nenhum lugar, infelizmente.

        1. Oi Felipe,
          Sua mãe tem algum passaporte que aceite o ESTA americano, pois até onde eu sei, brasileiros ainda precisa de visto de turismo para viajar para os EUA.
          Pergunto isso, porque se ela tiver um passaporte italiano e o eTA canadense for tirado por ele, ela não precisa se preocupar com essa coisa de entrar via aerea, pois isso é válido para brasileiros, entende?
          Ajudei?

  45. Oi Mirella, tudo bem contigo?

    Sabe que aqui no Brasil estão falando da terceira dose de reforço para 2022

    Quem fez 2 doses de Astrazeneca vai fazer 1 dose unica de Pizer como reforço(para os que tem menos de 60 anos de idade)

    Te pergunto.. tudo bem para viajar ao Canada, certo? visto que eu tenho as 2 doses de Astrazeneca e parece que será feito 1 dose unica de Pfizer como reforço,,, pelo que vi no site do governo canadense, inclusive é aceita a combinação de vacinas, isso?

    Voce mora em Toronto ne? como está a questão da dose de reforço no país? vai ser aplicada?

    Obrigada Mirella

    1. Oi Luciana, Tudo bem?
      Não tem problema combinar as vacinas que o Canadá já aceita. O Canada mesmo misturou doses de vacinas na população e estão comprovando que deu certo.
      O que (ainda) não pode é combinar coronavac e terceira dose de Pfizer, eles não aceitam, o caso da minha mãe.
      O reforço vai ser aplicado, mas ainda não tem data para começar. Está tendo analise e estudo sobre isso.
      Espero ter ajudado.
      Abs,

      1. Obrigada Mirella mesmo….. E depois quanto a tudo isso sei que vc vai atualizando por aqui…

        Eu já falei isso em outros comentários…. adoro o teu blog…

        Um abração

      2. Olá. Vou viajar para o Canadá, mas estou grávida. Aqui em Portugal só podemos ser vacinados após as 20 semanas de gestação. Se eu não tiver a vacina, poderei entrar no Canadá, mesmo que esteja nesta situação (gravidez)? Obrigada

        1. Oi Cátia, Tudo bem?
          Eu não tenho detalhes para mulheres gravidas, mas a regra é que só entra como turista no Canadá, visitantes totalmente vacinados.
          No seu caso, se permitirem a entrada, certamente você terá que se submeter a quarentena de 14 dias.
          Aqui nesse website tem as informações oficiais do governo canadense. Espero que ajude.
          Abs

    1. Oi Vitor,
      Por enquanto essa combinação ainda não é aceita no Canadá, eles consideram que você está semi-vacinado, então como visitante não pode entrar.
      Estamos na expectativa que isso mude nos próximos meses, qualquer novidade eu atualizo o post!
      Abs,

  46. Também pensava assim, mas entrei no site e comecei a preencher os dados e veio essa informação … não sei se estou fazendo algo errado, mas a mensagem diz que somente posso preencher a partir de 72 h do voo … talvez tenha mudado por conta da vacina … estou confuso …

    1. Oi Luiz,
      Você tem certeza que não está clicando no ArriveCan quando começa a aplicação do ETA?
      O ArriveCan com certeza só pode fazer com 72h de antecedência a data da viagem, mas o eTA e o ArriveCan são coisas completamente diferentes.
      o ETA é a autorização de viagem, tipo um visto. O ArriveCan é um dos documentos que você precisa para entrar no Canada.
      Clique aqui para entrar na página de começar a aplicação, então vá até o final da página e clique no botão “Apply for a ETA”, você fez isso?
      Espero que ajude.
      Abs

  47. Oi Mirella, tenho que esperar até as 72 horas de antecedência do voo para Toronto para solicitar o eTA (Autorização Eletrônica de Viagem) ?

  48. Olá! Ainda estão fechadas as fronteiras dos EUA mesmo para conexão de estudantes indo para o Canada? Muito esclarecedoras suas informações mas fikei na dúvida sobre indo para Montreal em qual momento posso “pegar” as bagagens… Obrigado! (Indo como estudante).

    1. Oi Bruno,
      Tudo bem?
      Até onde eu sei, as fronteiras americanas ainda estão fechadas para brasileiros, em Nov/2021 deve abrir e aí teremos mais opções de voo.
      Se você for conectar em Toronto ou qualquer cidade do Canada, você precisará pegar as malas, fazer a alfandega e redepositar as malas e depois pegá-las novamente em Montreal.
      Fazendo conexão em outros países, geralmente só precisa pegara as malas em Montreal, pois voce fará a imigração e alfandega do Canadá lá. Deu para entender?
      Abs,

  49. Olá tudo bem ?Meu filho mora em Toronto ,e eu e meu Marido queremos ir pra lá em outubro.Porém ,as passagens aéreas via Air Canadá,estão com preços exorbitantes.As outras companhias aéreas mais em conta ,fazem conexões nos EUA.Minha dúvida é …podemos fazer essa conexão?

    1. Oi Margarete,
      As coisas estão mudando muito rápido, o que sei é que até o momento brasileiros não podem entrar nos EUA e isso também vale para conexões.
      O pessoal estava comprando passagens pela Avianca (escala da Colômbia) ou Copa Airlines (escala no Panama). Em novembro os EUA vai reabrir as fronteiras para o turistas vacinados, então pode ser que até lá a coisa melhore.
      E tenta fazer cotação das passagens pelo nosso link e se precisar de seguro viagem também temos links promocional.
      Espero que essas informações te ajudem.

  50. Oii Mirella, primeiramente agradecer pelas informações tão bem detalhadas que não se encontra em lugar nenhum, estão sendo muito úteis e esclarecedoras (achei o site do governo canadense um pouco confuso, apesar da boa voante em esclarecer). Dá pra perceber sua gentileza, cuidado e empatia em ajudar os viajantes/turistas/estudantes.

    Tenho uma dúvida: nesse caso de pandemia, conexão em Toronto necessariamente tem retirar as malas ?? E tem que reembarcar na area de embarque doméstico ou não ??

  51. Olá… Tudo bem?
    Pretendo ir para Canadá esse ano, mais estou com um pouco de medo na hora de falar com o agentes de imigração canadense, não sei falar inglês, mesmo não falando inglês consigo passar pelo agente de imigração?

    1. Oi Karina, Tudo bem?
      Fica tranquila que a imigração no Canadá é tranquila, desde que você tenha todos os documentos necessários, não é para ter problema algum.
      Qualquer coisa, eles sempre arranjam alguém para traduzir.
      Abs,

  52. Oi Mirella! Na sua experiência, pegar uma conexão em Toronto de 1h20m antes de ir para os EUA e fazer a imigração para os EUA no Canadá seria muito arriscado por conta do tempo disponível ou é possível sem correr muitos riscos? Ainda, é possível escolher não fazer imigração para os EUA no Canadá e fazer em solo EUA ou eu teria que obrigatoriamente fazê-la assim que chegar no Canadá?

    1. Oi Gabriel,
      Eu já fiz conexão assim com apenas 1h e é sempre nervosa, pois tudo vai depender da fila da imigração. Mas dá para fazer, especialmente se for no mesmo terminal. Caso precise trocar de terminal, aí pode ficar bem apertado.
      As companhias aéreas honram os atrasos ou perdas de voo se você comprou as passagens todas no mesmo ticket, contudo, elas não garantem hotel ou coisa assim, se o atraso for por causa de clima e várias outras coisas. Verifique direito o que está incluído.
      E não tem como escolher onde fazer a imigração americana, será sempre no Canadá, pois você já sai no terminal doméstico quando chega nos EUA.
      Boa sorte

  53. Boa tarde! Li todos os comentarios,aprendendo com cada historia.Parabêns pelo trabalho.
    Tenho um duvida: Eu sou Brasileiro,com visto americano valido(porem passaport vencido).Tenho o ETA aprovado no passaport novo,(porem passaport emitido nos EUA,Eu estava la quando o meu venceu).Com o ETA APROVADO E VALIDO, eu posso tentar passear no canada como qualquer outro turista?Obrigado desde ja.

    1. Oi MAteus,
      Se você tem um eTA válido, você pode visitar o Canadá (entrando via area) independente se seu visto americano.
      Contudo, no momento, o Canadá não está recebendo turistas devido a pandemia. Precisa acompanhar o andamento da imigração nesse sentido.
      Abs

  54. Olá, Mirela, Boa Tarde! Amei seu blog. Meu pai mora em Calgary e está com 82 anos. Estou com 58 anos, não estou empregado, moro de aluguel, sou divorciado e não tenho renda há 2 anos (ainda aguardando a aposentadoria de professor). Tenho reserva $$ (e crédito), porém, que me permite ir e voltar. Será que consigo visto para 25 ou 30 dias, ficando a quarentena na casa dele e depois indo para outros lugares? Será que coseguiria ir em março? Não tenho o visto americano, provavelmente faria a viagem que faz escala no Panamá (1h) e depois em Motreal (6h) até chegar em Calgary (portanto, provavelmetne imigração em Montreal. o que acha? obrigado!!

    1. Oi Antonio,
      As regras da imigração do momento estão muito voláteis e pode ser que novas regras aparecem de uma hora para outra.
      Sinceramente, não sei se é o melhor momento de viajar para o Canadá a turismo, tanto é que somente familiares diretos estão sendo permito de entrar no Canadá com prévia autorização, mas essa é uma decisão que você precisa tomar, né? Não eu…

      Sobre o visto, nessas condições que me passou, acho muito difícil que você consiga ser aprovado, mas seu pai pode ser seu sponsor financeiro (responsável) e aí talvez, seja mais fácil.

      De repente, procurar um consultor de imigração especializado para te ajudar com o visto, seja uma boa solução para apresentar seu caso da melhor maneira possível.

      Espero que tenha ajudado.
      Abs,

  55. Olá, Mirella tudo bem?
    Minha irmã mora no Canadá já vai fazer uns 5 anos
    E ela gostaria muito que eu fosse visitá-la, junto com minha noiva e me enviou a carta convite como posso usá-la pra tirar o nossos visto?
    Quando formos tirar vamos precisar apresentar quais documentos? Já temos que ter a passagem em mãos? E quais outras informações que não escrevi aqui vou precisar??

    1. Oi Alex, Tudo bem?
      No momento está meio chatinho de obter permissão de entrar no Canadá, além de ter que fazer o teste e a quarentena ao chegar.
      Mas pensando em um processo normal, a carta da sua irmã pode sim ser anexada ao processo do visto, mas isso não te isenta de comprar renda e fundos para a viagem. Então, o processo do visto será praticamente o mesmo de qualquer outra pessoa, mas você terá esse extra da carta da sua irmão.
      O passo a passo de como tirar o visto está aqui: https://www.viajoteca.com/visto-online-para-o-canada/
      Espero que ajude.
      Abs

  56. Oi Mirella, tudo bem?

    Primeiro, o teu site é muito legal e você não imagina o quanto ajuda os viajantes…

    Tenho duas dúvidas:

    1- Então posso baixar o app, preencher a declaração de bens e levar a cópia impressa, isso? Mas de qualquer forma tem que passar nas máquinas automáticas e se já tiver a declaração impressa, só registra o passaporte e tira a foto, isso? Depois vai falar com o oficial de imigração?

    2- digamos que vindos do Brasil, se chegue via Toronto, mas o destino final seja Calgary
    O processo de imigração será todo feito em Toronto? Se sim, vou ter que retirar as bagagens, passar pela alfandega, e re- encaminhar as malas no balcão para o destino final que é Calgary? E depois seguir para o portão de embarque? Em Calgary, é só descer?

    obrigada

    Grande abraço

    1. Oi Luciana,
      Que legal que você curte o blog 🙂

      Vamos lá, sobre passar pelo quiosque das maquinas automáticas, tudo depende do aeroporto e se eles estarão liberando o acesso.
      Se os comissários de bordo te derem o documento de declaração para preencher, já adiante isso, e chegando na imigração você segue o fluxo, não tem muito erro e costuma ter sempre alguém orientando que fila entrar.

      E sim, você fará imigração canadense na primeira cidade do Canadá que pousar, por isso que depois você precisa pegar a mala, passar a alfandega e despachar de novo, entende? Não tem muito erro, em toronto, depois que passar a alfandega você não sai para o lobby, vira para conexões, já coloca a mala em uma esteira e segue para seu portão de embarque para Calgary.
      Em Calgary só pegar as malas e prontinho.

      Boa viagem.

  57. Olá Mirella!

    Estou planejando visitar o Canadá, com minha esposa, mas não sabemos falar os idiomas (nem inglês nem francês). Acha que isso pode ser um empecilho pra nossa entrada ao chegarmos no aeroporto? Será que algum brasileiro já teve que voltar ao Brasil por não conseguir falar com o oficial da imigração no aeroporto e, por isso, não ser aprovado a entrar no país?

    Outra dúvida: pretendemos, depois de visitar o Canadá, ir pra Nova Iorque. Supondo que não possamos entrar no Canadá. Será que vamos ter que voltar ao Brasil ou poderemos remarcar as passagens e irmos pra Nova Iorque?

    Pra finalizar: na sua opinião, é melhor indicar um hotel ou a carta convite de um parente? Essa pergunta se dá pelo fato de escutarmos muito que eles podem negar nossa entrada por termos parentes no país (talvez por acharem que vamos morar com esses parentes).

    Desde já, muito obrigado pela atenção e ajuda!

    1. Oi Jack, Tudo bem?
      Calma… a imigração para o Canadá é muito tranquila.
      Vocês já tem o visto, né? Se tiver, a chance de deportação é praticamente 1% vocês falando ou não inglês.
      Tenha em mãos o endereço de onde irão ficar, caso vá visitar algum parente e se hospedarão na casa dele, tenha os dados (endereço, nome e telefone) a disposição para que eles possam entrar em contato, se precisarem.
      Quando alguém vem me visitar, eu faço uma cartinha aqui para ajudar: http://www.mikix.com/carta-para-imigracao/

      Abs,

  58. Olá Mirella,

    Estive a estudar ingles no Canadá por 6 meses( 15 de Janeiro a 15 de Julho). Comprei novamente uma passagem para dia 24 de Setembro com permanencia de 1 Mes onde irei visitar o meu namorado e visitar alguns colleges pois estou pensando em fazer faculdade la. Será que eles vão implicar comigo na imigraçao por estar a voltar tao cedo? Obrigada

    1. Oi Julia,
      Eu sinceramente não sei (risos).
      No site do CIC/IRCC está indicando o seguinte:

      “How long can I stay in Canada as a visitor?
      A border services officer at the port of entry in Canada will determine how long you can stay in Canada. Most visitors are allowed a six-month stay from the day they entered Canada. If the officer authorizes a stay of less than six months, they will indicate in your passport the date by which you must leave Canada.

      If you want to stay longer than your authorized stay, you should apply for an extension at least 30 days before the authorized end of your stay.”

      Teoricamente você pode voltar, pois eles não dizem que você pode ficar 6 meses dentro de o período de 1 ano, por exemplo, mas eu só iria com passagem de retorno em mãos para comprovar que você não vai ficar ilegal ou coisa do tipo, entende?

      Eu penso que vai ter muitas perguntas, mas não sei se eles não deixariam entrar, acho que vai ficar tudo bem.
      Depois me conta como foi.
      Abs,

  59. Oi Mirella! Estou indo de férias para o canada pela segunda vez. Meu namorado mora em Ottawa. A minha dúvida seria caso na imigração me perguntem devo mencionar que estou indo visitar meu namorado ou devo dizer somente que estou indo passar férias sem mencionar esse detalhe? Obrigada!

    1. Oi Ana,
      Se ele é somente seu namorado, eu diria para dizer que está indo fazer turismo e em Ottawa vai ficar na casa de um amigo.
      Se ele puder ir te buscar, seria perfeito, pois pode ser que eles façam mais perguntas. Quando meu irmão mais novo foi me visitar (na época ele tinha 18 anos), o oficial de imigração me chamou na imigração para comprovar que eu existia e que ele iria ficar comigo.

      Ah … não esqueça de comprar viagem, tá? Se quiser, faça uma cotação com nosso link e ganhe 5% de desconto 🙂
      http://www.segurospromo.com.br/p/viajoteca/parceiro?tt=comentmia&cupom=VIAJOTECA5

      Abs e boa viagem!!!
      PS: morei em Ottawa por 4 anos e meu afilhado está lá, amo a cidade.

  60. Olá! estou com uma dúvida cruel … estou viajando para o canada com o eta, estudarei um mês de inglês e meu visto é de turista. Posso ultrapassar os 90 dias de viagem? Ex viajo final de setembro e volto para o Brasil final de dez porque quero passar o natal no Canadá. Será que terá problemas com a imigração??

    1. Oi Erica,
      Com visto de turista você pode estudar e passear por até 6 meses no Canadá, então você estará tranquila.
      Tenha o LOA com você e tudo certo.

      Ah … se precisar de seguro saúde de estudantes no Canadá (C$1,60 por dia e cobertura de 5 milhões) fala comigo que trabalho com isso ( mirella@mikix.com )

      Abs

  61. Boa noite. Vou de Lisboa até Montreal onde espero DUAS horas pelo voo para Boston. Tenho ETA e sei que em Lisboa pedem. A minha questão é: no Canadá tenho de fazer chekin e ir à emigração? Ou é só em Boston? Se tiver de fazer isso tudo em Montreal, será que duas horas são suficientes? Obrigada. Preciso muito de resposta hoje ou amanhã. Urgente!

    1. Oi Sonia,
      Desculpa a demora da resposta… estava viajando no final de semana.
      Provavelmente a imigração americana você vai fazer em Toronto… só seguir o fluxo que não vai ter erro.
      E geralmente você pega as malas e despacha novamente e todo país que você faz conexão, se não precisar, eles avisam no vôo.
      Abs

  62. Olá,

    obrigado pelas dicas.

    Não falo inglês e estou viajando sozinho, terei muita dificuldade em me comunicar em Toronto? E na hora de passar na imigração, será que consigo falar em espanhol?

    1. Oi Douglas,
      Vai tranquilo, a imigração canadense é muito querida!
      Tenta entender o que o oficial fala em inglês, tenha em mãos os documentos necessário e tudo ficará bem 🙂

      Aliás, se ainda não reservou hotel e comprou seguro viagem, lembra de fazer cotação usando nossos links, ajuda o blog a se manter e vc não paga nada a mais por isso. ?
      Valeu!
      Abs

  63. Ola Mirella, esse ano estarei em Toronto mes novembro e nao vejo hora rs , Mas na verdade eu indo para California , meu amigo americano me convidou , eu topei .eles me disseram nao precisa hotel , ir na casa dele ,então vou falar de verdade para imigração de oficial será permitir ? primeiro ir em Toronto espera pega outro aviao para California quer dizer é isso conexão, quando eu voltar no Toronto dentro no aeroporto 18 horas fazer o que , eu ja fiz eta deu aprovado , posso passear cidade de Toronto depois volta aeroporto volta mo Brazil , será dar tudo certo ? espero sua resposta obrigado.

  64. Olá Mirella,
    Parabéns pelo blog. Muito útil!!
    Tenho uma dúvida que não foi mencionada anteriormente. Não tenho visto canadense, só o americano.Vou em Agosto para Vancouver e solicitei o ETA que foi aprovado. Mas não tenho nada para mostrar na imigração. Só a cópia do emil de aprovação. Só isso serve?
    Desde já grata por tudo!

    1. Oi Ialana,
      É isso mesmo, o eTA é uma autorização eletrônica, nada estará marcado no seu passaporte, mas seus dados estão no sistema.
      Leve o email que eles mandaram, mas nem precisa apresentar, somente se não encontrarem.
      Abs

  65. Menina…………… que bacana o teu trabalho em orientar e passar informacoes. Parabens !!! Ja andei por muitas paginas e estou no processo ainda de aplicar, mas so aqui eu tive a segurança de estar fazendo as coisas certas.
    Obrigado de coracao e que Deus lhe abençoe !

      1. Mirella, boa tarde!
        Comprei passagem para Vancouver, vou visitar meu namorado. Nos conhecemos aqui no brasil, ele veio a passeio. Estou bem nervosa. Vou entrar com a documentação para solicitação do visto. Mas não faço ideia da quantia em dinheiro que preciso apresentar para o consulado. Ele me fez uma carta convite e a empresa onde eu trabalho fez uma carta informando que estou saindo de férias do trabalho e e vou a passeio. Pode me auxiliar? Detalhe Eu não falo absolutamente nada de inglês.

        1. Oi Jhenifer,
          Será que você precisa mesmo falar que está indo visitar o namorado para documentação do visto, minha opinião, é que não precisa, especialmente se você tem renda, vínculos com o Brasil etc. Essa questão do namorado vai gerar mais questionamento que respostas, eu evitaria.
          Ela vai te ajudar a tirar o visto online? Do contrário, se você não fala inglês, recomendo pedir ajuda de um despachante ou do pessoal do VFS.
          Aqui no blog tem posts ensinando o passo a passo de como tirar o visto online e o eTA:
          https://www.viajoteca.com/visto-online-para-o-canada/
          https://www.viajoteca.com/como-aplicar-autorizacao-eletronica-de-viagem-para-o-canada/

          Abs

  66. Bom dia Mirella!
    Se não carimbaram o passaporte na saída e eu fiquei por 14 dias, posso viajar novamente para o Canadá em menos de 5 meses contados da data da minha primeira viagem?
    Outra pergunta: qual a sua agencia de intercambio? Teria como me passar o link ou contato?
    Muito obrigada!

  67. Bom dia, Mirella!
    Meu irmão passou pela imigração sem problemas, porém o passaporte dele não foi carimbado com data de saída. Como ele deve proceder?

    1. Oi Anderson,
      Se o oficial não carimbou a data de saída, isso significa que ele pode ficar até 6 meses no Canadá, contando da data que deu entrada.
      Não precisa fazer nada, só não ultrapassar esse limite 🙂
      Abs

  68. Ai se eu tivesse lido este post antes de ir p Toronto….teria evitado muitas situações constrangedoras…mas enfim…aprendi….e me fortaleceu….hoje to experta….kkkkkkkkkkk…..

  69. Olá Mirella, boa noite! Tenho uma conexão em Toronto para Vancouver de 1h 30m será que esse tempo é suficiente para passar na migração?
    Obrigada.
    Luciana.

  70. oi mirella adorei seu post! Vou viajar pra toronto daqui uns 3 meses e queria saber como faço pra passar na imigração caso eu compre um celular novo e tb gostaria de saber se há algun procedimento pra declarar os bens que eu esteja levando

  71. Bom dia Mirella.

    Estou com minha viagem marcada de volta ao Brasil para semana que vem ,mas ocorreu um imprevistoe preciso ficar até a data limite de 90 dias como turista.
    Devo comunicar à Imigração? Se isto for necessário, como devo fazer?
    Necessito de orientação urgente sobre este assunto delicado ou devo viajar e voltar ao Canada com prazo de 90dias definidos?

    Grata,
    Maria

  72. Olá, meu caso é o seguinte vou para o Canadá com o visto de turista, mas fiquei sabendo que eles podem. Não deixar eu entrar se souberem que quero ficar 6 meses, na hora ele. Vai pedir pra ver minha passagem de volta?

    Tava pensando em comprar a volta pra 1 mês e depois remarca quando já estiver lá no Canadá na casa do meu amigo.

    Me ajuda com essa informação por favor

    1. Oi Elton,
      Sinceramente é complicado saber como o oficial de imigração vai fazer.
      Teoricamente você pode ficar como turista até 6 meses, mas o oficial pode dar a permissão de entrada somente pelo tempo da sua passagem. Caso remarque sua passagem, e o oficial der permissão de apenas algumas semanas, sai do Canadá e retorne para ganhar mais tempo – você faz isso bem tranquilo em qualquer uma das fronteiras terrestres entre Canadá e EUA, mas você vai precisar de visto americano também.
      Eu não sou especialista, mas pelo que já vi por aí … é mais ou menos assim.

  73. Oi Mirella!

    Estou indo para o Canadá passear com uma amiga que está lá num intercâmbio. Como ela ainda vai ficar muito lá ela pediu que eu levasse duas cachaças (para ela fazer caipirinhas pra host family) e creme de leite. Na declaration fala sobre laticínios, vc sabe oq acontece se eu declarar que estou levando?

    Obrigada 🙂
    bjs

    1. Oi Mayara,
      Você pode levar até 1.14l de cachaça para o Canadá (http://www.cbsa-asfc.gc.ca/travel-voyage/atl-lat-eng.html). Sobre creme de leite… onde sua amiga mora? Tem creme de leite em vários supermercados do Canadá, é esse aqui: http://afodltd.com/images/afodpic/30-012.gif
      Espero ter ajudado… e da próxima vez que for estudar no Canadá, lembre-se de mim, sou agente de intercâmbio e tenho ótimos pacotes para o Canadá 😉
      Abs

  74. Bom dia, Mirella! Tudo bem?

    Irei para o Canadá dia 10/07 deste ano. Ficarei 3 semanas em Toronto, fazendo um curso de inglês. Já tenho o visto canadense, a carta de aceitação da escola, endereço da home-stay e dólares canadenses em espécie (não utilizo cartão de crédito).
    Como será a primeira vez que saio do Brasil e estarei viajando sozinha, estou bem nervosa com a parte da imigração. Tento falar para mim mesma que eu tenho todos os documentos, tudo certinho, e que não tem por que algo dar errado… mas mesmo assim é difícil! Alguma dica para que eu fique mais tranquila?

    Obrigada!

    1. Oi Camila,
      Vai com fé… vai dar tudo certo, eu sou agente de intercâmbio, e meu estudantes chegam aqui sem falar nada e se viram numa boa.
      Todo esse frio na barriga faz parte do processo e da experiência.
      Você vai adorar tudo 🙂
      Abs

  75. ola boa noite,uma grande dúvida,quanto eu deveria term em conta para passar 20 dias em canada,irei ficar na casa de uma amiga hospedada,pela sua experiencia qual o valor em média para declarar no processo de visto?aguardo retorno.obrigada

  76. Oi mirella.
    Estarei indo viajar para o canadá dentro de 1 mes e meio.
    Estarei indo com o meu noivo, porem sou menor de idade. Já temos lugar pra ficar lá então não terei o homestay, tu acha que eles vão pedir o homestay lá no aeroporto ? Eu falando que vou ficar no mesmo lugar que o meu noivo eles não aceitam ? Preciso muito saber disso.
    Obrigada

    1. Oi Katiele,
      Sendo menor de idade você vai precisar de uma carta custodia e também de uma pessoa (maior de idade) que se responsabilize por você.
      Você precisa ter o endereço onde irá ficar em mãos no momento da imigração também … e se forem ficar na casa de alguém, a pessoa precisa estar disponível para atender telefone, caso a imigracão queira entrar em contato.
      Boa sorte.

  77. Oi Mirella,
    Vou agora em julho para o Canadá (Hallifax), para o casamento da minha prima, ficarei 7 dias.
    Vou sozinha porque não conseguimos encaixar toda a familia num mesmo vôo e não falo inglês. To muito tensa com isso…. o que vc me indicaria? Levo qto em $?

    1. Oi Michelle,
      Fica tranquila que vai dar tudo certo… o pessoal do Canadá é muito solicito e vai te ajudar com o que precisar 🙂
      Você tem lugar para ficar em Halifax? Eu diria que vc precisa de 150 a 300 dolares por dia, dependendo do seu estilo de viagem.
      Eu estarei em Halifax também em Julho 😉
      Abs

  78. Ola Mirella estou indo para o canada na proxima segunda,estou um pouco nervosa com o fiscais de imigraçao.Queria saber especificamente se caso ele me perguntem sobre dinheiro durante minha estadia (de 1 mes),o meu visto foi aprovado bonitinho e la coloquei que minha tia vai me manter durante esse mes,no entanto nao vou levar dinheiro comigo vou pegar por western union.Eles tem conhecimento dessa agencia caso eu explique como vou pegar dinheiro posteriormente para ficar la durante esse mes?

      1. Oi Mirella tudo bem?

        Pretendo visitar o Canadá em julho 2021 seguindo inclusive muito das tuas dicas..

        Agora lendo o teu post fiquei com uma dúvida sobre o plano de quarentena.
        Eu e meu marido já estaremos vacinados..se apresentar o teste negativo, o ArriveCan e demais dctos tem que apresentar mesmo esse plano de quarentena?

        Isso é uma dúvida que há dias estou tentando solucionar e inclusive em contato com duas agências de intercâmbio me disseram que esse plano de quarentena não é aplicáves ao turista que cumpra todos os requisitos..

        E olhando o site do governo do Canadá também entendi isso,, que se tiver vacinado e atender os demais requisitos não precisa ter o plano de quarentena

        O site diz:

        Steps to follow for your trip
        To qualify for the fully vaccinated traveller exemption, you must also follow these requirements:

        1. Pre-entry test result
        2. Quarantine plan in case you don’t qualify for the exemption
        3. Upload proof of vaccination in ArriveCAN
        4. Checklist of what to have ready at the border
        5. Arrival tests – randomized testing and exemptions

        Pelo que vi tem que ter o plano, mas só se não qualificar como viajante vacinado …

        Será que entendi errado?

        Muito obrigada

        Bjo
        Lu

        1. Oi Lu,
          Tudo bem?
          Até Julho do ano que vem acho que algumas coisas já vão ter mudado, então o melhor é esperar e ir acompanhando aos poucos a evolução desse processo.’
          Para viajantes vacinados, o plano de quarentena deve estar no ArriveCan, mas bem simples, pois acho que vai ser muito raro os oficiais de imigração exigirem a quarentena de pessoas já vacinada, só mesmo se elas apresentarem sintomas de gripe ou coisa assim.
          Ainda estamos todos aprendendo sobre como as coisas irão ficar e estou acompanhando de perto, já teve gente que ficou 10h no processo de imigração e outros que em 1h30 já saiu do aeroporto… vai muito de sorte da hora que o avião pousa.
          Mas fica tranquila que você ainda tem tempo.
          Abs,

          1. Bom dia Mirella tudo bem contigo?

            Primeiro deixa eu te dizer que post mais legal e detalhado que vc fez….ajuda muito pro viajante.

            Vamos torcer que isso do plano de quarentena mude né?

            Mas Mirella, digamos que isso se mantenha até julho/2022.

            Como será na prática? Vou ter que fazer uma reserva de hotel por 14 dias e pagar por ela? Isso inviabiliza uma roadtrip pelo país,
            já que vou as Rochosas, depois Whistler, Vancouver, Victoria e ainda na volta talvez ainda parasse em Toronto.

            São vários parques nacionais e cidades no caminho..

            Imagina ter que pagar por isso, sem usar, e claro sem falar no tempo, …

            E Mirella também qualquer coisa vc vai atualizando por aqui, certo?

            Outra coisa se tudo der certo, posso reservar os hotéis pelo booking usando o link aqui do blog? E como funciona isso? Nunca fiz reserva usando um link, só diretamente no Booking.

            Lu

            1. Oi Lu,
              Tudo bem?
              Que legal que gostei desse post, deu um trabalho coletar todas as informações e ainda contactar pessoas que já passaram pela imigração depois do dia 07/Set, mas acho que vai ajudar o pessoal a entender melhor o processo.

              Se você já é vacinada com uma das vacinas aprovadas, o plano de quarentena deve ser simples, não precisa ter nada reservado, mas se alguma coisa acontecer, melhor ter esse plano B, entende? Mas acho que só em situações raras isso irá acontecer.

              E todos os hotéis que vá reservar depois do primeiro dia, seria legal se pudesse ser cancelado, só por precaução. Assim vc reserva mais dias no primeiro hotel e cancela os outros sem penalidade.

              Ah sim… qualquer novidade vou atualizando aqui sim, e no ArriveCan também vai ter os detalhes para não ter problema de você embarcar.

              Sobre o Booking é mais ou menos como reservar direto, mas na URL tem um código do nosso blog. Assim, clicando em qualquer link do Booking aqui do blog, quando você faz sua reserva e se hospeda, uma partezinha da comissão que o Booking recebe dos hotéis é repassado pra gente, entende? Você não paga a mais, mas isso nos ajuda muito a pagar as contas de hospedagem do site e todas essas coisas que saem do nosso bolso. 🙂

              Ajudei?

  79. Hi Mirella,

    Consegui o visto de turismo sem burocracia e sem precisar comprovar vinculos com Brasil ou situaão financeira ( holerites, extratos, IR), acho que porque morei em Toronto, estudando Ingles por seis meses em 2010. Tudo tranquilo. mesmo assim, devo levar estes doumentos, extratyos, holerites e declaraçao de Ir caso o oifical de imigraçao queira ver se posso me manter, ou nao pedem isto, somente o visto e o passaporte. A carta convite de quem vai me hospedar e o seguro de saude tambem devo apresentar na imigraçao Teria outros documentos?

    1. Oi Dalva,
      Você vai precisar dizer onde estará hospedada no tempo que estiver no Canadá, então leva a carta convite sim, ou tenha o endereço, dados pessoais e telefones de quem irá te receber.
      O seguro saúde, apresente se eles pedirem, e se precisar, nós recomendamos o seguro da Mondial: https://www.mondialtravel.com.br/?SalesAgentId=2548 , que clicando no link ao lado e usando código: AFILI2016 , você tem 15% de desconto.
      Abs,

  80. Oi Mirella, estarei indo pra Toronto em julho, já pedi o visto, segui o passo a passo e fui aprovada uhuul. Minha dúvida é a seguinte, o fiscal pode perguntar onde ficarei hospedada certo? O que acontece é que acho que vou ficar na casa do irmão do meu namorado, eu precisaria de uma carta convite? Porque no visto coloquei que meu objetivo era turismo, porque é mesmo o principal proposito da viagem.
    Meu namorado e a mae dele também irão viajar e se hospedarão na casa do irmão e respectivo filho. Como fazemos caso pergunte onde irmos ficar? Se precisarmos dessa carta convite como ela é feita?
    Seu blog tem ajudado muito a planejar minha viagem, já que to fazendo tudo sozinha hehe Obrigada pela dedicação!

    1. Oi MArina,
      Tudo bem?
      Diga a verdade, avise que vai ficar na casa de tal pessoa por X dias, dê o endereço completo, tenha o telefone de contato a mãos caso o oficial pergunte. Se eles forem te buscar no aeroporto, ainda melhor, pois se o oficial resolver chamar, tem menos problema.
      Mas não se preocupe muito com isso… você tem o visto e ele foi aprovado, se quiser fazer a carta, faça algo simples do tipo:
      Eu xyz, vou receber a Marina xxx para se hospedar na minha casa do período de x a y, ela irá conhecer a cidade e depois seguirá viagem para as cidades x, z e z…
      Pode mandar a mensagem pelo e-mail mesmo e você imprime, só não esqueça de ter o nome completo de todo mundo, se ele tiver passaporte canadense, coloque o numero, telefone para contato etc…
      Ajudei?
      Abs

  81. eu fui pro canada e fiquei 6 meses,queria ter peido extensao pra ficar mais nao ia dar tempo,agora preciso voltar,sera que vou ter algum problema,vou ir pra fazer ingles.

  82. Olá mirella, tudo bem ?? Estou querendo ir pro canada há turismo e já pedi meu visto mais acho que está demorando demais será que consigo viajar agora em março qual a previsão de entrega do visto delis, eu mandei vários documentos provando renda e casa no meu nome carro sou micro empresária ano passado fiz uma viajem dr 30 dias na Europa a é mandei meu passaporte com entradas e saídas e passagens das duas últimas viagens internacionais que fiz,gostaria saber quais as chances de meu visto sair e pq a demora em fevereiro pro visto sair.

    1. Oi Thaiany, Tudo bem?
      Infelizmente a gente não tem acesso a esse tipo de informação.
      Já tive casos de amigos que se aplicaram e demorou cerca de 8 semanas para sair a resposta… realmente não dá para saber.
      O importante é ir monitorando também online, pois já teve caso deles pedirem o passaporte, mas a carta do consulado não ter chegado por e-mail ou ter ido parar no spam.
      Então fica de olho…
      Vamos todos torcer para sair rapidinho.
      Abs

  83. Ola Mirella td bem olha to querendo ir agora no mês de Março para o Canadá e dp no final do mesmo mês meus filhos irão um de 16 anos e um de 11 anos,não temos visto e nda de documentos ainda mas ja estou providenciando isso eh possível, só vamos a passeio mas eu quero curtir uns dias a mais sozinha sabe por isso vou na frente,que procedimentos fazer tem alguma agencia ou algum lugar que faça todos esses documentos pra mim e os meninos moro em Goiania…

  84. Então Tenho 28 anos, e meu curso é de 6 meses e esta tudo pago (curso-homestay) estou com passagens de ida e volta estou com 3mil Cads, e vou levar o resto em reais para trocar em Toronto!

  85. Mirella, gostei do post muito bom, gostaria de tirar uma dúvida, na parte inicial do nome que tem que colocar o último nome e o nome e depois as iniciais é isso por exemplo me chamo Daniel Dias de Aguiar como iria ficar para eu preencher no declaration Card?

  86. Estou com uma dúvida aqui e não consegui saná-la em lugar nenhum ainda. Uma vez que consigo o visto canadense, tenho um prazo para entrar no país?

  87. Oi Moreira, tudo bem? A ficha que tem que preencher e as perguntas que eles fazem é em inglês?
    Pq eu vou para lá semana que vem, mas não falo muito bem a língua. Estou indo para estudar, vou ficar um mês em Vancouver.
    Outra coisa, essa parte de imigração é demorada? Pq o vôo está previsto para chegar em Toronto às 08:00, e a conexão pata Vancouver é às 10:00.
    Obrigada, adorei o post.

    1. Moreira sou eu? 🙂
      Sim, tudo é em inglês e a imigração costuma ser rápida.
      2 horas é tempo suficiente para fazer tudo, e se você reservou todos os voos no mesmo ticket, mesmo que você perca o voo de Vancouver, por motivo de atraso ou problema com imigracão, a Air Canada te encaixa em outro voo, tem vários voos para Vancouver.
      Abs

  88. Mirella, querida, vim aqui te fazer uma perguntinha, porém sobre outro assunto (mas relacionada com o Canadá). Tenho um visto pra passar um ano lá no Canadá (work permit) e como preciso sacar dinheiro da minha conta corrente daqui (Banco do Brasil) quando estiver lá em Toronto, gostaria de saber qual seria a melhor forma: sacar dinheiro em caixas eletrônicos lá em Toronto (o meu cartão de débito é um Ouro Mastercard) ou abrir uma conta de banco lá e transferir o dinheiro daqui pra esta conta estrangeira. Aguardo resposta. Abraços.

  89. Olá Mirella tudo bem? Bom estou indo para Toronto em abril ficar 6 meses estudando inglês, estou pensando assim já tenho 2.000,00 e no caso na hora da imigração, eles podem perguntar quem vai custear minha viagem? posso levar uma carta dizendo que meu pai vai custear? lembrando irei com visto de turismo,já tenho tudo pronto,só um pouco ansioso, vi em outros blogs dizendo que eles perguntam o que você faz no país,fui mandado embora recentemente do meu trabalho… e não tenho vinculo com o país, posso dizer que sou estudante aqui? qualquer coisa me responda no email: mrjulianoandrade@gmail.com muito obrigado desde já.

    1. Oi Juliano,
      Olha … eu iria com pelo meno um mês de escola de inglês paga para que a imigração não crie problemas.
      Eles não vão liberar 6 meses no país se não tiver motivo para tal.
      E sim, você pode alegar que seus pais irão bancar sua viagem … não sei sua idade, mas até uns 25 anos faz sentido.
      Abs

      1. Bom dia, fiquei com dúvida. Estou indo fazer college de 9 meses e por isso tenho direito a ter mais 9 meses de trabalho com o pgwp, assim ficarei mais de um ano no Canadá. É preciso ter a passagem de volta msm assim p passar pela imigração ???

  90. Olá Mirella… Meu filho tem 5 anos de idade e o Passaporte dele vence 24 de abril de 2016. Viajaremos 20 de dezembro de 2015 para Montreal. Será que o Canadá exige seis meses de antecedência à data de validade do passaporte, como nos EUA? Será que terei problemas na imigração canadense, já que viajaremos com 4 meses de antecedência à expiração do passaporte dele? Procurei por todos os sites do consulado canadense e não encontrei nata. Apenas a expressão “passaporte válido”. Aguardo retorno. Obrigado.

    1. Oi Emerson, Tudo bem?
      Até onde eu sei, o passaporte deve estar válido para a quantidade de dias que vai ficar lá, então, se vocês voltarem antes do passaporte e visto expirarem, aí não tem problema.
      Mas como você mencionou, não há nenhum documento escrito explicitamente sobre isso, então, se eles não delimitam, está liberado.
      Ajudei?

  91. Mirella mais uma dúvida, sempre perguntam quanto em dinheiro estamos levando? E em espécie é aconselhava levar quanto só pra passar? Queria levar um pouco menos em espécie e comprar o restante lá que está mais barato que no Brasil.

    1. Oi Glaydson,
      Eu levaria uns 1000 dolares e você diz que tem cartão de credito e de debito para complementar, diz que é mais seguro que levar em espécie.
      Minha mãe já entrou com menos de 500 dolares, pois ela tinha dinheiro comigo e nunca teve problema.
      Abs

  92. oi Mirella,td bem?olha eu nunca viajei pra fora do Brasil,mais tenho uma vontade imensa de ir pro canadá e vc explicou direitinho,os procedimentos dai,não tem como errar.
    bjs.

  93. Esse ano vou pra seu congelador de novo e de novo vou cruzar a fronteira por via terrestre… Ano passado cruzamos em Niagara Falls e foi super tranquilo… Ele só perguntou quantos dias a gente ia ficar e quais outras cidades iriamos visitar… Esse ano vamos cruzar na cidade de Carway, AB (estaremos no Glacier National Park em Montana e vamos subir sentido Calgary) e espero que seja tranquilo também… Ah, e depois, quando estivermos em Settle vamos pra Victoria, vamos cruzar de ferry… Tá faltando só ir de avião!! hahaha

    Beijos!!

    1. Ai que delícia de viagem Marcela… eu acho que não vai ter problema nenhum.
      Quando a gente cruza a fronteira de carro, eles só perguntar de onde viemos e pra onde vamos … eu também nunca tive problema 🙂
      Bjks

      1. Mirella me socorre por favor!! Vou pra Finlandia e dia 20/02 meu vôo faz uma conexão de 12 horas em Montreal e até agora meu visto de trânsito não saiu, mas eu já colhi a biometria, no site fala que eu não preciso mais apresentar documentos, falta checarem se sou elegível, checar meu background e a decisão final, seria loucura ir sem o visto? Não posso perder esse viagem pra Finlandia de forma alguma 😢😢😢😢

        1. Oi Franciely, Tudo bem?
          Menina, está mesmo tudo enrolado a aprovação de vistos do Canadá.
          Por acaso você não tem visto americano válido ou tem passaporte europeu? Se esse for o caso, se aplique para o eTA: https://www.viajoteca.com/eta-canada/ .

          Do contrário, tenta mandar mensagem para o consulado canadense pedindo urgência.

          Dureza… tenho um estudante que está esperando resultado do visto de estudante desde final de agosto e ainda nada!

          Boa sorte, vou ficar aqui torcendo.

  94. Mirella,
    No Declaration Card eu coloco o endereço meu do Brasil ou o endereço que vou ficar no Canadá, e o campo que pede valores, é para colocar por exemplo o valor de algo que eu esteja levando ou o valor em espécie que está comigo???

    1. Oi Glaydson,
      O endereço é o da sua casa no Brasil (Home = casa).
      Você não precisa preencher a “Part C”, é para somente residentes. A “part B” para turistas, só deve ser assinalada “yes” caso você esteja ultrapassando o valor $$ permitido ou a quantidade de bebida, cigarro e afins permitido.
      Ajudei?

  95. O pessoal da imigração é muito mau educado e mais folgado que funcionário publico brasileiro,porque não dei muitos detalhes da minha extensa programação, me encaminharam para uma sala onde fiquei uma hora e meia esperando ser atendida,por funcionários que olhavam para nós com caras de pastel, sem trabalhar,um horror,me decepcionei muito com o pais.

    1. Oi Rossana,
      Ter o visto não significa direito de entrar no país. Caso não consiga comprovar o motivo pelo qual quer entrar no país, o oficial de imigração pode sim te encaminhar para uma sala para uma averiguação mais detalhada (como foi seu caso), ou simplesmente impedir a entrada e pedir para você retornar ao país de origem.
      Eu acho a imigracão canadense bem bacana quando comparada com muitas outras que já passei. Acho que foi um tremendo mal entendido o que aconteceu com você…

  96. Bom dia Mirella,

    Uma coisinha talvez não tenha ficado clara pra mim.

    É necessário eu ter uma quantia em dinheiro comigo pra entrar no Canadá (por mais que eles não cobrem nenhuma taxa nem nada na alfandega) ? Sou estudante e vou fazer mestrado em vancouver.

    Obrigado e parabéns pelo post!

    1. Oi Filipe, Tudo bem?
      Não precisa ter o dinheiro com você não. Eles podem pedir pra ver cartão de crédito e a quantia em moeda que você está trazendo, mas é basicamente isso.
      Geralmente estudantes que vão por mais de 6 meses, tem que ir numa salinha para falar com o outro oficial da imigração, mas é tranquilo.
      Abs

        1. OI Filipe, Tudo bem?
          Poxa … realmente não sei, mas vai ser mais para você mostrar os detalhes da sua estadia (endereço), do local que irá estudar ou pesquisar (LOA, carta de convite ou de aceitação), provar que tem seguro saúde e comprovar bens suficientes.
          Aliás, depois que você for, vem aqui contar pra gente esses detalhes 😉
          Abs

        2. Olá pessoal, eu tenho um vôo de Londres para Guarulhos dia 12/12/2022 com escala em Toronto no Canadá. Não sou vacinado, vou ficar 7 horas no aeroporto esperando o meu próximo vôo. Já tenho o eTA aprovado. Eu liguei para a Canadá airlines e falei com 5 atendentes e tive 3 versões de se vou poder fazer escala no Canadá ou não por não estar vacinado. Alguém teve essa experiência ou sabe me dizer se eu vou conseguir fazer essa escala sem problemas? Muito obrigado pessoal.

      1. Meu filho mora em Toronto há 7 anos. Ele descobriu um câncer muito agressivo há 2 semanas. Sou pai e médico, a mãe enfermeira ambos com teste COVID negativo. Precisamos ir até ele. Ele está sozinho, mora com esposa e 1 filha e 2 anos. Ambos não tem familiares no Canadá. Como faço pra conseguir entrar em meio essa pandemia?

        1. Oi Cirem,

          Sinto muito de ouvir sobre seu filho.

          Para entrar no Canadá vocês precisam de uma autorização do governo canadense.

          Nesse link tem as diretrizes de como proceder.

          Se ele for cidadão canadense ou tiver residência permanente: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/coronavirus-covid19/travel-restrictions-exemptions.html#family_cit_pr

          Se ele estiver morando lá temporariamente: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/coronavirus-covid19/travel-restrictions-exemptions.html#family_non_cit_pr

          Espero que ajude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.