Imigração no Canadá, é difícil passar por ela? Quais documentos devem ser apresentado ao oficial de imigração quando chegar no Canadá? A alfândega do Canadá é muito rigorosa?
Essas são algumas das dúvidas que turistas e estudantes que viajam para qualquer cidade canadense tem ao passar pela imigração e alfândega no Canadá.
Hoje vou compartilhar com vocês algumas dicas do passo a passo de como é passar pela imigração no Canadá, especialmente para quem está chegando por Toronto, o principal hub aéreo do país.
Mas uma coisa é certa, os oficiais da imigração do Canadá costumam ser bem mais legais que os dos Estados Unidos, só isso já nos dá um alívio, né? 🙂
Seguro viagem para o Canadá – precisa mesmo?
Qual moeda levar na sua viagem ao Canadá? Dólar canadense ou americano?

Como é passar a imigração no Canadá
Primeiramente, muita calma! Tem pessoas que já entram no avião morrendo de medo de como vai ser a imigração. Aproveite a viagem, se você estiver com toda documentação certinha, não tem o que temer!
Independente da cidade que chegar no Canadá, você precisará passar pelos seguintes procedimentos durante o vôo e ao desembarcar em um dos aeroportos canadenses (depois falo sobre cada uma dessas etapas em detalhe):
- Antes de comprar uma passagem aérea para o Canadá, você precisa ter um passaporte válido e um visto de residente temporário ou um eTA aprovado, sem isso você nem consegue fazer o check-in no aeroporto no Brasil!
- No avião, a comissária de bordo te entregará o documento de declaração de bens da imigração canadense – Canada Declaration Card – para preencher.
- Ao desembarcar, você passará pela immigration border e falará com um oficial de imigração do Canadá para verificar os documentos (não use celular nesse momento, é proibido) – independente de já ter um visto aprovado, a decisão final da sua entrada é sempre do oficial de imigração.
- Pegue sua bagagem e se dirija a alfândega.
- Passe pela alfândega do Canadá (não use celular nesse momento, é proibido).
- Se for fazer alguma conexão, re-despache as malas e siga para o portão de embarque.
- Do contrário, sorria, você chegou no seu destino final!
Esse procedimento é muito similar a imigração de outros países, como o da França em Paris e da Alemanha, que já descrevemos aqui no viajoteca.
Abaixo vou entrar em detalhes como acontece cada procedimento para você entender o passo a passo e não ter surpresas.
Como ir do aeroporto de Toronto ao centro da cidade
Compras no Canadá – dicas e guia por produto!

Imigração no Canadá – Passo a Passo
1- Como preencher o formulário de imigração para o Canadá
Durante o vôo para o Canadá, os comissários de bordo vão entregar a você um papel chamado E311 Declaration Card (cartão de declaração).
Esse documento deve ser preenchido em inglês ou francês e nele devem contem seus dados pessoais, informações da sua viagem e o que você está trazendo para o país.
DICA: Instruções sobre como preencher o cartão estão anexadas nesse mesmo documento para ajudá-lo.

TODOS que chegam ao Canadá, independente do status no país, devem preencher um Declaration Card e você pode listar até quatro pessoas que moram na mesma residência em um mesmo cartão.
duas formas de Formulário de Declaração:
- Em papel: forma antiga e ainda mais usada. Exemplo em inglês do E311 Declaration Card (cartão de declaração).
- eDeclaration: forma online e moderninha que você preenche nas máquinas disponíveis no lobby de imigração no aeroporto. Você apresentará seu passaporte, tirará uma foto, pegará o documento impresso da máquina e depois conversará com um oficial de imigração. [Clique aqui para mais detalhes, em inglês]
Chip de Internet para o Canadá!
Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta 15% de desconto na compra do seu chip de internet 4G com “O Meu Chip“! Super promoção!
2 – Chegando no aeroporto – passo a passo:
Ao desembarcar do avião no Canadá, você será encaminhado ao lobby de imigração e precisará declarar os bens que está trazendo para o país.
No lobby de imigração você apresentará sua documentação de entrada no Canadá para um oficial do Canada Border Services Agency (CBSA).
DICA: Se surgir a dúvida para onde ir ao desembarcar do avião, procure por “baggage claim“ (coleta de bagagem) nas placas de sinalização, eventualmente você vai parar no lugar certo 😉
Onde ficar em Toronto (hoteis e melhores bairros)
Ao chegar no lobby de imigração no Canadá, pegue a fila correta para estrangeiros, se esse for seu caso. No Canadá, todos os membros da família podem passar juntos pela imigração, não precisa passar um por um.
Ao chegar no guichê do oficial de imigração siga as dicas abaixo:
Documentos obrigatórios
- Passaporte (válido)
- Visto válido canadense ou eTA
- Declaration Card (preenchido)
Documentos suplementares
Mostre esses documentos somente se o oficial pedir:
- Endereço do local que estará hospedado, se for hotel ou apartamento, tenha as reservas em mãos.
- Se for homestay (casa de família), tenha o endereço e comprovante dos dados da acomodação.
- Se for ficar na casa de amigos ou parentes, tenha em mãos a carta convite com endereço, celular e dados complementares.
- Seguro Saúde (recomendável para visitantes e obrigatório para estudantes).
- LOA (Carta de Aceitação da escola – somente para estudantes) .
- Bilhete aéreo com data de retorno.
- Comprovantes do valor que você terá para ficar durante sua permanência no Canadá (saldo bancário, traveller cheques, saldo do cartão de crédito, saldo do Visa Travel Money e/ ou dinheiro em espécie).
Perguntas na imigração do Canadá
Algumas das perguntas que o oficial de imigração pode fazer ao passar a imigração:
- O que está vindo fazer no Canadá? (Turismo, estudo, visitar familiares…)
- Quanto tempo irá ficar no Canadá?
- Está trazendo mais de C$10,000 em espécie ou qualquer produto acima da cota pré-estabelecida? (Está tudo explicadinho no sidebar do documento do declaration card Part B, o que você pode não pode levar para o Canadá)
- Está trazendo bebidas alcóolicas ou tabaco? Quanto?
- Está trazendo presentes para alguém que mora no Canadá? O que? Qual o valor?
- Está trazendo produtos alimentícios não embalados?
3- Após o lobby de imigração
Depois que você passou pelo lobby de imigração e conversou com um dos oficiais, sorria, você acabou de entrar realmente no Canadá!.
Guarde todos os documentos e deixe em mãos somente o “declaration card”, que o oficial de imigração do Canadá provavelmente escreveu ou rabiscou alguma coisa nele (normal, não entre em pânico).
Siga para pegar sua bagagem e fique atento para esperar as malas no carrossel correto, há alguns monitores indicando vôos e o carrousel correspondente.
Já pensou em estudar inglês no Canadá?
Eu, Mirella, sou agente de intercâmbio e posso te ajudar com todo o processo! (entre em contato: mirella@mikix.com – mirella com dois L).
4 – Passando a alfândega:
Com as malas nas mãos, dirija-se para saída, o que chamamos de alfândega (último passo do processo de imigração).
Nesse passo, entregue o papel do “Declaration Card” para o oficial da alfândega, e se ele não disser nada, siga em frente do contrário os oficiais de imigração podem pedir para inspecionar suas malas e fazer perguntas adicionais., geralmente você é levada para uma outra sala
Você chegou no Canadá! Yeah!
13 motivos para conhecer o Canadá e se apaixonar!
5 – Se for fazer conexão
Fique atento para não sair pelo portão de desembarque se você for fazer conexão para alguma outra cidade canadense ou outro país.
Se for fazer conexão, continue seguindo as placas de “connections”, como na imagem acima no Terminal 1 do aeroporto de Toronto.
Re-despache as malas na esteira das malas, há sempre um funcionário do aeroporto indicando onde e como fazer, e então siga para seu portão de embarque para aguardar o próximo vôo.
Conclusão
Independente do seu destino final no Canadá, você passará por esse processo inicial de imigração e alfândega.
Pode parecer complicadinho, mas é bem tranquilo, especialmente se essa não for sua primeira viagem ao exterior. Aliás, recomendo muito a leitura desse post com Dicas para Viagem Internacional, coisas simples que devemos fazer e muitas vezes esquecemos ou não damos atenção!
Mais dicas sobre o Canadá:
Parques nacionais mais bonitos do Canadá
Os lagos mais bonitos do Canadá
Temperaturas nas principais cidades canadenses
Não Perca!! Passeios em Toronto e Região:
- Bilhete de 48 Horas para o Ônibus Hop-On Hop-Off
- Passeio de Barco de 1 Hora
- Voo Turístico de Helicóptero
- Excursão de Ônibus de 1 Dia às Cataratas do Niágara
- Cataratas do Niágara: Tour Noturno saindo de Toronto
- Ingresso Sem Fila para o Ripley’s Aquarium of Canada
- Tour de Cerveja Artesanal, História e Cultura
- Excursão 3.5 Horas de Bicicleta pelo Centro
- Tour gastronômico de 3 horas
Não Perca!! Passeios em Vancouver e Região:
- Excursão de bicicleta no Stanley Park
- Excursão de Vancouver a Victoria c/ Jardins de Butchart
- Ingresso Parque Ponte Suspensa Capilano
- Ingresso Vancouver Canucks - jogo de Hockey
- Day Trip para Whistler
- Ônibus Hop-On Hop-Off em Vancouver (48h)
- Aquário de Vancouver: Entrada Sem Fila
121 comentários
Passaporte italiano precisa de visto para entrar no Canadá ???
Oi Luisa,
Até onde eu sei, italianos, com passaporte válido não precisam de visto.
Mas por favor confirme nesse link: http://www.cic.gc.ca/english/visit/visas.asp?country=Italy
Meu filho mora em Toronto há 7 anos. Ele descobriu um câncer muito agressivo há 2 semanas. Sou pai e médico, a mãe enfermeira ambos com teste COVID negativo. Precisamos ir até ele. Ele está sozinho, mora com esposa e 1 filha e 2 anos. Ambos não tem familiares no Canadá. Como faço pra conseguir entrar em meio essa pandemia?
Oi Cirem,
Sinto muito de ouvir sobre seu filho.
Para entrar no Canadá vocês precisam de uma autorização do governo canadense.
Nesse link tem as diretrizes de como proceder.
Se ele for cidadão canadense ou tiver residência permanente: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/coronavirus-covid19/travel-restrictions-exemptions.html#family_cit_pr
Se ele estiver morando lá temporariamente: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/coronavirus-covid19/travel-restrictions-exemptions.html#family_non_cit_pr
Espero que ajude.
Bom dia Mirella,
Uma coisinha talvez não tenha ficado clara pra mim.
É necessário eu ter uma quantia em dinheiro comigo pra entrar no Canadá (por mais que eles não cobrem nenhuma taxa nem nada na alfandega) ? Sou estudante e vou fazer mestrado em vancouver.
Obrigado e parabéns pelo post!
Oi Filipe, Tudo bem?
Não precisa ter o dinheiro com você não. Eles podem pedir pra ver cartão de crédito e a quantia em moeda que você está trazendo, mas é basicamente isso.
Geralmente estudantes que vão por mais de 6 meses, tem que ir numa salinha para falar com o outro oficial da imigração, mas é tranquilo.
Abs
Oi Mirella,
Nessa sala, tens idéia de que tipo de perguntas eles fazem?
Obrigado!
OI Filipe, Tudo bem?
Poxa … realmente não sei, mas vai ser mais para você mostrar os detalhes da sua estadia (endereço), do local que irá estudar ou pesquisar (LOA, carta de convite ou de aceitação), provar que tem seguro saúde e comprovar bens suficientes.
Aliás, depois que você for, vem aqui contar pra gente esses detalhes 😉
Abs
O pessoal da imigração é muito mau educado e mais folgado que funcionário publico brasileiro,porque não dei muitos detalhes da minha extensa programação, me encaminharam para uma sala onde fiquei uma hora e meia esperando ser atendida,por funcionários que olhavam para nós com caras de pastel, sem trabalhar,um horror,me decepcionei muito com o pais.
Oi Rossana,
Ter o visto não significa direito de entrar no país. Caso não consiga comprovar o motivo pelo qual quer entrar no país, o oficial de imigração pode sim te encaminhar para uma sala para uma averiguação mais detalhada (como foi seu caso), ou simplesmente impedir a entrada e pedir para você retornar ao país de origem.
Eu acho a imigracão canadense bem bacana quando comparada com muitas outras que já passei. Acho que foi um tremendo mal entendido o que aconteceu com você…
Mirella,
No Declaration Card eu coloco o endereço meu do Brasil ou o endereço que vou ficar no Canadá, e o campo que pede valores, é para colocar por exemplo o valor de algo que eu esteja levando ou o valor em espécie que está comigo???
Oi Glaydson,
O endereço é o da sua casa no Brasil (Home = casa).
Você não precisa preencher a “Part C”, é para somente residentes. A “part B” para turistas, só deve ser assinalada “yes” caso você esteja ultrapassando o valor $$ permitido ou a quantidade de bebida, cigarro e afins permitido.
Ajudei?
Ajudou sim!!! Mas já abusando quais os valores permitidos $$ e quantidade bebida?
OI Glaydson,
Está tudo explicadinho do lado daquele do declaration card. 🙂
Abs
Obrigado Mirella!!! Daqui um mês estarei embarcando para Toronto!!!
Amei a explicação. Correto. Ajuda tudo!
Que bom que gostou Nelson 🙂
Abs
Esse ano vou pra seu congelador de novo e de novo vou cruzar a fronteira por via terrestre… Ano passado cruzamos em Niagara Falls e foi super tranquilo… Ele só perguntou quantos dias a gente ia ficar e quais outras cidades iriamos visitar… Esse ano vamos cruzar na cidade de Carway, AB (estaremos no Glacier National Park em Montana e vamos subir sentido Calgary) e espero que seja tranquilo também… Ah, e depois, quando estivermos em Settle vamos pra Victoria, vamos cruzar de ferry… Tá faltando só ir de avião!! hahaha
Beijos!!
Ai que delícia de viagem Marcela… eu acho que não vai ter problema nenhum.
Quando a gente cruza a fronteira de carro, eles só perguntar de onde viemos e pra onde vamos … eu também nunca tive problema 🙂
Bjks
oi Mirella,td bem?olha eu nunca viajei pra fora do Brasil,mais tenho uma vontade imensa de ir pro canadá e vc explicou direitinho,os procedimentos dai,não tem como errar.
bjs.
Que legal que gostou do post Silvana, um dia você usará esse post para sua viagem ao Canadá 😉
bjão
[…] que você já tem o visto, leia o passo a passo de como passar pela imigração canadense quando chegar no […]
Mirella mais uma dúvida, sempre perguntam quanto em dinheiro estamos levando? E em espécie é aconselhava levar quanto só pra passar? Queria levar um pouco menos em espécie e comprar o restante lá que está mais barato que no Brasil.
Oi Glaydson,
Eu levaria uns 1000 dolares e você diz que tem cartão de credito e de debito para complementar, diz que é mais seguro que levar em espécie.
Minha mãe já entrou com menos de 500 dolares, pois ela tinha dinheiro comigo e nunca teve problema.
Abs
Eu tenho 19 anos quero viajar com amigos, sera que tem algum problema nisso ? em viajar sozinho…
Oi Fabrício,
Nenhum problema 🙂
Vai com fé!!!
Abs
Olá Mirella… Meu filho tem 5 anos de idade e o Passaporte dele vence 24 de abril de 2016. Viajaremos 20 de dezembro de 2015 para Montreal. Será que o Canadá exige seis meses de antecedência à data de validade do passaporte, como nos EUA? Será que terei problemas na imigração canadense, já que viajaremos com 4 meses de antecedência à expiração do passaporte dele? Procurei por todos os sites do consulado canadense e não encontrei nata. Apenas a expressão “passaporte válido”. Aguardo retorno. Obrigado.
Oi Emerson, Tudo bem?
Até onde eu sei, o passaporte deve estar válido para a quantidade de dias que vai ficar lá, então, se vocês voltarem antes do passaporte e visto expirarem, aí não tem problema.
Mas como você mencionou, não há nenhum documento escrito explicitamente sobre isso, então, se eles não delimitam, está liberado.
Ajudei?
Olá Mirella tudo bem? Bom estou indo para Toronto em abril ficar 6 meses estudando inglês, estou pensando assim já tenho 2.000,00 e no caso na hora da imigração, eles podem perguntar quem vai custear minha viagem? posso levar uma carta dizendo que meu pai vai custear? lembrando irei com visto de turismo,já tenho tudo pronto,só um pouco ansioso, vi em outros blogs dizendo que eles perguntam o que você faz no país,fui mandado embora recentemente do meu trabalho… e não tenho vinculo com o país, posso dizer que sou estudante aqui? qualquer coisa me responda no email: mrjulianoandrade@gmail.com muito obrigado desde já.
Oi Juliano,
Olha … eu iria com pelo meno um mês de escola de inglês paga para que a imigração não crie problemas.
Eles não vão liberar 6 meses no país se não tiver motivo para tal.
E sim, você pode alegar que seus pais irão bancar sua viagem … não sei sua idade, mas até uns 25 anos faz sentido.
Abs
Bom dia, fiquei com dúvida. Estou indo fazer college de 9 meses e por isso tenho direito a ter mais 9 meses de trabalho com o pgwp, assim ficarei mais de um ano no Canadá. É preciso ter a passagem de volta msm assim p passar pela imigração ???
Oi Gus,
O ideal é perguntar isso para seu agente de imigração.
A princípio, eu diria que não precisa de passagem de volta, mas seu agente com certeza o orientará nesse sentido.
Boa sorte.
Tenho a mesma dúvida. Mas como nem é possível comprar passagem com mais de 1 ano, estou crendo que não precisa e não vão cobrar??
Não precisa comprar a passagem antes de pedir o visto, o consulado nem recomenda, pois se o visto for negado, você pode ter mais perda monetária.
Mirella, querida, vim aqui te fazer uma perguntinha, porém sobre outro assunto (mas relacionada com o Canadá). Tenho um visto pra passar um ano lá no Canadá (work permit) e como preciso sacar dinheiro da minha conta corrente daqui (Banco do Brasil) quando estiver lá em Toronto, gostaria de saber qual seria a melhor forma: sacar dinheiro em caixas eletrônicos lá em Toronto (o meu cartão de débito é um Ouro Mastercard) ou abrir uma conta de banco lá e transferir o dinheiro daqui pra esta conta estrangeira. Aguardo resposta. Abraços.
Oi Marcia,
Acredito que você possa fazer dos dois jeitos, mas na minha opinão, é mais fácil ter uma conta lá…
Todos os principais bancos tem um programa que estudante não paga para ter conta bancária.
Abs,
[…] Veja como é passar pela imigração em Toronto […]
Oi Moreira, tudo bem? A ficha que tem que preencher e as perguntas que eles fazem é em inglês?
Pq eu vou para lá semana que vem, mas não falo muito bem a língua. Estou indo para estudar, vou ficar um mês em Vancouver.
Outra coisa, essa parte de imigração é demorada? Pq o vôo está previsto para chegar em Toronto às 08:00, e a conexão pata Vancouver é às 10:00.
Obrigada, adorei o post.
Moreira sou eu? 🙂
Sim, tudo é em inglês e a imigração costuma ser rápida.
2 horas é tempo suficiente para fazer tudo, e se você reservou todos os voos no mesmo ticket, mesmo que você perca o voo de Vancouver, por motivo de atraso ou problema com imigracão, a Air Canada te encaixa em outro voo, tem vários voos para Vancouver.
Abs
Ameiiiii esse post.! Só faltou traduzir as perguntas para o inglês! Lol
Oi Pati,
Puxa vida, faltou mesmo… mas cada oficial pode perguntar de um jeito, entende? Por isso, não coloquei…
Abs
Estou com uma dúvida aqui e não consegui saná-la em lugar nenhum ainda. Uma vez que consigo o visto canadense, tenho um prazo para entrar no país?
Oi Patricia,
Você pode entrar em sair até a data de validade do seu visto, geralmente 5 anos ou a data de expiração do seu passaporte.
Abs
Mirella, gostei do post muito bom, gostaria de tirar uma dúvida, na parte inicial do nome que tem que colocar o último nome e o nome e depois as iniciais é isso por exemplo me chamo Daniel Dias de Aguiar como iria ficar para eu preencher no declaration Card?
Oi Daniel, no seu caso faça assim: Aguiar, Daniel D. de
Abs
Então Tenho 28 anos, e meu curso é de 6 meses e esta tudo pago (curso-homestay) estou com passagens de ida e volta estou com 3mil Cads, e vou levar o resto em reais para trocar em Toronto!
Legal Juliano … boa viagem!
Abs
Ola Mirella td bem olha to querendo ir agora no mês de Março para o Canadá e dp no final do mesmo mês meus filhos irão um de 16 anos e um de 11 anos,não temos visto e nda de documentos ainda mas ja estou providenciando isso eh possível, só vamos a passeio mas eu quero curtir uns dias a mais sozinha sabe por isso vou na frente,que procedimentos fazer tem alguma agencia ou algum lugar que faça todos esses documentos pra mim e os meninos moro em Goiania…
Oi Magda,
Tenta entrar em contato com o pessoal da SOS Canada para te ajudar com a documentação do visto: http://www.soscanada.com.br/?or1=16164
E seus filhos terão que ter autorização de viajar sozinhos e você terá que buscá-los no aeroporto.
Abs
[…] Como passar a imigração no Canadá […]
Olá mirella, tudo bem ?? Estou querendo ir pro canada há turismo e já pedi meu visto mais acho que está demorando demais será que consigo viajar agora em março qual a previsão de entrega do visto delis, eu mandei vários documentos provando renda e casa no meu nome carro sou micro empresária ano passado fiz uma viajem dr 30 dias na Europa a é mandei meu passaporte com entradas e saídas e passagens das duas últimas viagens internacionais que fiz,gostaria saber quais as chances de meu visto sair e pq a demora em fevereiro pro visto sair.
Oi Thaiany, Tudo bem?
Infelizmente a gente não tem acesso a esse tipo de informação.
Já tive casos de amigos que se aplicaram e demorou cerca de 8 semanas para sair a resposta… realmente não dá para saber.
O importante é ir monitorando também online, pois já teve caso deles pedirem o passaporte, mas a carta do consulado não ter chegado por e-mail ou ter ido parar no spam.
Então fica de olho…
Vamos todos torcer para sair rapidinho.
Abs
eu fui pro canada e fiquei 6 meses,queria ter peido extensao pra ficar mais nao ia dar tempo,agora preciso voltar,sera que vou ter algum problema,vou ir pra fazer ingles.
Oi Sunah,
Você pode voltar, desde que tenha ficado 6 meses no Brasil antes de retornar ao Canadá, entende?
Abs
Oi Mirella, estarei indo pra Toronto em julho, já pedi o visto, segui o passo a passo e fui aprovada uhuul. Minha dúvida é a seguinte, o fiscal pode perguntar onde ficarei hospedada certo? O que acontece é que acho que vou ficar na casa do irmão do meu namorado, eu precisaria de uma carta convite? Porque no visto coloquei que meu objetivo era turismo, porque é mesmo o principal proposito da viagem.
Meu namorado e a mae dele também irão viajar e se hospedarão na casa do irmão e respectivo filho. Como fazemos caso pergunte onde irmos ficar? Se precisarmos dessa carta convite como ela é feita?
Seu blog tem ajudado muito a planejar minha viagem, já que to fazendo tudo sozinha hehe Obrigada pela dedicação!
Oi MArina,
Tudo bem?
Diga a verdade, avise que vai ficar na casa de tal pessoa por X dias, dê o endereço completo, tenha o telefone de contato a mãos caso o oficial pergunte. Se eles forem te buscar no aeroporto, ainda melhor, pois se o oficial resolver chamar, tem menos problema.
Mas não se preocupe muito com isso… você tem o visto e ele foi aprovado, se quiser fazer a carta, faça algo simples do tipo:
Eu xyz, vou receber a Marina xxx para se hospedar na minha casa do período de x a y, ela irá conhecer a cidade e depois seguirá viagem para as cidades x, z e z…
Pode mandar a mensagem pelo e-mail mesmo e você imprime, só não esqueça de ter o nome completo de todo mundo, se ele tiver passaporte canadense, coloque o numero, telefone para contato etc…
Ajudei?
Abs
Hi Mirella,
Consegui o visto de turismo sem burocracia e sem precisar comprovar vinculos com Brasil ou situaão financeira ( holerites, extratos, IR), acho que porque morei em Toronto, estudando Ingles por seis meses em 2010. Tudo tranquilo. mesmo assim, devo levar estes doumentos, extratyos, holerites e declaraçao de Ir caso o oifical de imigraçao queira ver se posso me manter, ou nao pedem isto, somente o visto e o passaporte. A carta convite de quem vai me hospedar e o seguro de saude tambem devo apresentar na imigraçao Teria outros documentos?
Oi Dalva,
Você vai precisar dizer onde estará hospedada no tempo que estiver no Canadá, então leva a carta convite sim, ou tenha o endereço, dados pessoais e telefones de quem irá te receber.
O seguro saúde, apresente se eles pedirem, e se precisar, nós recomendamos o seguro da Mondial: https://www.mondialtravel.com.br/?SalesAgentId=2548 , que clicando no link ao lado e usando código: AFILI2016 , você tem 15% de desconto.
Abs,
Ola Mirella estou indo para o canada na proxima segunda,estou um pouco nervosa com o fiscais de imigraçao.Queria saber especificamente se caso ele me perguntem sobre dinheiro durante minha estadia (de 1 mes),o meu visto foi aprovado bonitinho e la coloquei que minha tia vai me manter durante esse mes,no entanto nao vou levar dinheiro comigo vou pegar por western union.Eles tem conhecimento dessa agencia caso eu explique como vou pegar dinheiro posteriormente para ficar la durante esse mes?
Oi Thaynara,
Acho que não vai ter problema não … estou atrasada aqui para te responder, depois me avisa se deu certo.
Acho que eles nem perguntaram nda, né?
Abs
Oi Mirella,
Vou agora em julho para o Canadá (Hallifax), para o casamento da minha prima, ficarei 7 dias.
Vou sozinha porque não conseguimos encaixar toda a familia num mesmo vôo e não falo inglês. To muito tensa com isso…. o que vc me indicaria? Levo qto em $?
Oi Michelle,
Fica tranquila que vai dar tudo certo… o pessoal do Canadá é muito solicito e vai te ajudar com o que precisar 🙂
Você tem lugar para ficar em Halifax? Eu diria que vc precisa de 150 a 300 dolares por dia, dependendo do seu estilo de viagem.
Eu estarei em Halifax também em Julho 😉
Abs
Oi mirella.
Estarei indo viajar para o canadá dentro de 1 mes e meio.
Estarei indo com o meu noivo, porem sou menor de idade. Já temos lugar pra ficar lá então não terei o homestay, tu acha que eles vão pedir o homestay lá no aeroporto ? Eu falando que vou ficar no mesmo lugar que o meu noivo eles não aceitam ? Preciso muito saber disso.
Obrigada
Oi Katiele,
Sendo menor de idade você vai precisar de uma carta custodia e também de uma pessoa (maior de idade) que se responsabilize por você.
Você precisa ter o endereço onde irá ficar em mãos no momento da imigração também … e se forem ficar na casa de alguém, a pessoa precisa estar disponível para atender telefone, caso a imigracão queira entrar em contato.
Boa sorte.
ola boa noite,uma grande dúvida,quanto eu deveria term em conta para passar 20 dias em canada,irei ficar na casa de uma amiga hospedada,pela sua experiencia qual o valor em média para declarar no processo de visto?aguardo retorno.obrigada
Oi Karlota,
Puxa… complicado, mas eu diria que no mínimo 2 mil dolares, sem contar passagem visto e seguro saúde.
Abs
[…] a Mirella já tinha feito o Como passar a imigração no Canadá, então resolvi fazer da França, ou melhor, de Paris… já que a maioria dos voos […]
Bom dia, Mirella! Tudo bem?
Irei para o Canadá dia 10/07 deste ano. Ficarei 3 semanas em Toronto, fazendo um curso de inglês. Já tenho o visto canadense, a carta de aceitação da escola, endereço da home-stay e dólares canadenses em espécie (não utilizo cartão de crédito).
Como será a primeira vez que saio do Brasil e estarei viajando sozinha, estou bem nervosa com a parte da imigração. Tento falar para mim mesma que eu tenho todos os documentos, tudo certinho, e que não tem por que algo dar errado… mas mesmo assim é difícil! Alguma dica para que eu fique mais tranquila?
Obrigada!
Oi Camila,
Vai com fé… vai dar tudo certo, eu sou agente de intercâmbio, e meu estudantes chegam aqui sem falar nada e se viram numa boa.
Todo esse frio na barriga faz parte do processo e da experiência.
Você vai adorar tudo 🙂
Abs
Oi Mirella!
Estou indo para o Canadá passear com uma amiga que está lá num intercâmbio. Como ela ainda vai ficar muito lá ela pediu que eu levasse duas cachaças (para ela fazer caipirinhas pra host family) e creme de leite. Na declaration fala sobre laticínios, vc sabe oq acontece se eu declarar que estou levando?
Obrigada 🙂
bjs
Oi Mayara,
Você pode levar até 1.14l de cachaça para o Canadá (http://www.cbsa-asfc.gc.ca/travel-voyage/atl-lat-eng.html). Sobre creme de leite… onde sua amiga mora? Tem creme de leite em vários supermercados do Canadá, é esse aqui: http://afodltd.com/images/afodpic/30-012.gif
Espero ter ajudado… e da próxima vez que for estudar no Canadá, lembre-se de mim, sou agente de intercâmbio e tenho ótimos pacotes para o Canadá 😉
Abs
[…] passar a imigração: nesse post tem o passo a passo de como proceder ao chegar no aeroporto em […]
Olá, quero morar pra sempre no Canadá, tem algumas informações especificas sobre isso? Espero pela resposta.
Oi Mario, Tudo bem?
Somos um blog de viagem e focamos somente nisso.
Tenho alguma coisa falando sobre imigração no meu blog pessoal: http://www.mikix.com/vida-expatriada/vida-no-canada/
Abs
Olá, meu caso é o seguinte vou para o Canadá com o visto de turista, mas fiquei sabendo que eles podem. Não deixar eu entrar se souberem que quero ficar 6 meses, na hora ele. Vai pedir pra ver minha passagem de volta?
Tava pensando em comprar a volta pra 1 mês e depois remarca quando já estiver lá no Canadá na casa do meu amigo.
Me ajuda com essa informação por favor
Oi Elton,
Sinceramente é complicado saber como o oficial de imigração vai fazer.
Teoricamente você pode ficar como turista até 6 meses, mas o oficial pode dar a permissão de entrada somente pelo tempo da sua passagem. Caso remarque sua passagem, e o oficial der permissão de apenas algumas semanas, sai do Canadá e retorne para ganhar mais tempo – você faz isso bem tranquilo em qualquer uma das fronteiras terrestres entre Canadá e EUA, mas você vai precisar de visto americano também.
Eu não sou especialista, mas pelo que já vi por aí … é mais ou menos assim.
Bom dia Mirella.
Estou com minha viagem marcada de volta ao Brasil para semana que vem ,mas ocorreu um imprevistoe preciso ficar até a data limite de 90 dias como turista.
Devo comunicar à Imigração? Se isto for necessário, como devo fazer?
Necessito de orientação urgente sobre este assunto delicado ou devo viajar e voltar ao Canada com prazo de 90dias definidos?
Grata,
Maria
Oi Maria,
Você precisa ver até que data você tem permissão de ficar no Canadá.
Geralmente eles escrevem no carimbo de entrada no passaporte.
Turistas podem ficar até 6 meses no Canadá.
Abs
se teoricamente eu tenho direito a 6 meses, porque corre o risco dele nao deixar eu passar essa temporada de ferias com meus amigos canadendes?
Elton,
O visto não é garantia de entrada no Canadá.
A decisão final de deixar você entrar ou não no país é do oficial de imigração.
Abs
oi mirella adorei seu post! Vou viajar pra toronto daqui uns 3 meses e queria saber como faço pra passar na imigração caso eu compre um celular novo e tb gostaria de saber se há algun procedimento pra declarar os bens que eu esteja levando
Oi Yasmin,
O que você comprou no Canadá não interessa para a imigração canadense, aliás, você nem passa imigração na saída do Canadá.
A declaração de bens só será feita no Brasil..
Abs
Olá Mirella, boa noite! Tenho uma conexão em Toronto para Vancouver de 1h 30m será que esse tempo é suficiente para passar na migração?
Obrigada.
Luciana.
Oi Luciana,
Eu acredito que não terá problemas. Mas há muitos vôos de Toronto a Vancouver e tenho certeza que se tiver algum problema eles te realocam para um vôo mais tarde.
Boa viagem e aproveita!
Ai se eu tivesse lido este post antes de ir p Toronto….teria evitado muitas situações constrangedoras…mas enfim…aprendi….e me fortaleceu….hoje to experta….kkkkkkkkkkk…..
Que bom que ajudou… 🙂
Bom dia, Mirella!
Meu irmão passou pela imigração sem problemas, porém o passaporte dele não foi carimbado com data de saída. Como ele deve proceder?
Oi Anderson,
Se o oficial não carimbou a data de saída, isso significa que ele pode ficar até 6 meses no Canadá, contando da data que deu entrada.
Não precisa fazer nada, só não ultrapassar esse limite 🙂
Abs
Bom dia Mirella!
Se não carimbaram o passaporte na saída e eu fiquei por 14 dias, posso viajar novamente para o Canadá em menos de 5 meses contados da data da minha primeira viagem?
Outra pergunta: qual a sua agencia de intercambio? Teria como me passar o link ou contato?
Muito obrigada!
Oi Ana, Tudo bem?
Quando você dá o check-in na empresa aérea, eles já indicam que você foi embora, então pode voltar sim. Você não pode ficar mais que 6 meses por ano, entende?
Minha agência é a Mikix Intercâmbio e é baseada em Toronto; http://mikixintercambio.com/ e meu email: contato@mikixintercambio.com
Fique a vontade de entrar em contato 🙂
Abs
Menina…………… que bacana o teu trabalho em orientar e passar informacoes. Parabens !!! Ja andei por muitas paginas e estou no processo ainda de aplicar, mas so aqui eu tive a segurança de estar fazendo as coisas certas.
Obrigado de coracao e que Deus lhe abençoe !
Olá!!!
Que legal que curtiu as dicas de viagem do Viajoteca 🙂
Espero mais visitinhas!!!
Abs
Mirella, boa tarde!
Comprei passagem para Vancouver, vou visitar meu namorado. Nos conhecemos aqui no brasil, ele veio a passeio. Estou bem nervosa. Vou entrar com a documentação para solicitação do visto. Mas não faço ideia da quantia em dinheiro que preciso apresentar para o consulado. Ele me fez uma carta convite e a empresa onde eu trabalho fez uma carta informando que estou saindo de férias do trabalho e e vou a passeio. Pode me auxiliar? Detalhe Eu não falo absolutamente nada de inglês.
Oi Jhenifer,
Será que você precisa mesmo falar que está indo visitar o namorado para documentação do visto, minha opinião, é que não precisa, especialmente se você tem renda, vínculos com o Brasil etc. Essa questão do namorado vai gerar mais questionamento que respostas, eu evitaria.
Ela vai te ajudar a tirar o visto online? Do contrário, se você não fala inglês, recomendo pedir ajuda de um despachante ou do pessoal do VFS.
Aqui no blog tem posts ensinando o passo a passo de como tirar o visto online e o eTA:
https://www.viajoteca.com/visto-online-para-o-canada/
https://www.viajoteca.com/como-aplicar-autorizacao-eletronica-de-viagem-para-o-canada/
Abs
[…] o certificado de febre amarela emitido pela Anvisa. Resumindo, quando você chega no Canadá e vai passar a imigração como turista ou com qualquer outro tipo de vista, o oficial de imigração não exigirá isso de […]
a entrevista na imigração é em inglês?
OI Maurício,
Sim, todo esse processo que descrevi no post é feito em solo canadense.
Então pode ser em inglês ou francês, o que for mais fácil para você.
Abs
[…] Como passar a imigração canadense […]
Olá Mirella,
Parabéns pelo blog. Muito útil!!
Tenho uma dúvida que não foi mencionada anteriormente. Não tenho visto canadense, só o americano.Vou em Agosto para Vancouver e solicitei o ETA que foi aprovado. Mas não tenho nada para mostrar na imigração. Só a cópia do emil de aprovação. Só isso serve?
Desde já grata por tudo!
Olá Ialana, sim quando entramos com o e-TA apenas o passaporte válido e o e-mail que você recebeu com a aprovação.
Oi Ialana,
É isso mesmo, o eTA é uma autorização eletrônica, nada estará marcado no seu passaporte, mas seus dados estão no sistema.
Leve o email que eles mandaram, mas nem precisa apresentar, somente se não encontrarem.
Abs
Ola Mirella, esse ano estarei em Toronto mes novembro e nao vejo hora rs , Mas na verdade eu indo para California , meu amigo americano me convidou , eu topei .eles me disseram nao precisa hotel , ir na casa dele ,então vou falar de verdade para imigração de oficial será permitir ? primeiro ir em Toronto espera pega outro aviao para California quer dizer é isso conexão, quando eu voltar no Toronto dentro no aeroporto 18 horas fazer o que , eu ja fiz eta deu aprovado , posso passear cidade de Toronto depois volta aeroporto volta mo Brazil , será dar tudo certo ? espero sua resposta obrigado.
Olá , tenho uma amiga que mora em Vancuover, e meu filho de 16 anos quer visita-lá , é arriscado , gostaria de informações! Grata.
Olá,
obrigado pelas dicas.
Não falo inglês e estou viajando sozinho, terei muita dificuldade em me comunicar em Toronto? E na hora de passar na imigração, será que consigo falar em espanhol?
Oi Douglas,
Vai tranquilo, a imigração canadense é muito querida!
Tenta entender o que o oficial fala em inglês, tenha em mãos os documentos necessário e tudo ficará bem 🙂
Aliás, se ainda não reservou hotel e comprou seguro viagem, lembra de fazer cotação usando nossos links, ajuda o blog a se manter e vc não paga nada a mais por isso. ?
Valeu!
Abs
Boa noite. Vou de Lisboa até Montreal onde espero DUAS horas pelo voo para Boston. Tenho ETA e sei que em Lisboa pedem. A minha questão é: no Canadá tenho de fazer chekin e ir à emigração? Ou é só em Boston? Se tiver de fazer isso tudo em Montreal, será que duas horas são suficientes? Obrigada. Preciso muito de resposta hoje ou amanhã. Urgente!
Oi Sonia,
Desculpa a demora da resposta… estava viajando no final de semana.
Provavelmente a imigração americana você vai fazer em Toronto… só seguir o fluxo que não vai ter erro.
E geralmente você pega as malas e despacha novamente e todo país que você faz conexão, se não precisar, eles avisam no vôo.
Abs
Olá! estou com uma dúvida cruel … estou viajando para o canada com o eta, estudarei um mês de inglês e meu visto é de turista. Posso ultrapassar os 90 dias de viagem? Ex viajo final de setembro e volto para o Brasil final de dez porque quero passar o natal no Canadá. Será que terá problemas com a imigração??
Oi Erica,
Com visto de turista você pode estudar e passear por até 6 meses no Canadá, então você estará tranquila.
Tenha o LOA com você e tudo certo.
Ah … se precisar de seguro saúde de estudantes no Canadá (C$1,60 por dia e cobertura de 5 milhões) fala comigo que trabalho com isso ( mirella@mikix.com )
Abs
Oi Mirella! Estou indo de férias para o canada pela segunda vez. Meu namorado mora em Ottawa. A minha dúvida seria caso na imigração me perguntem devo mencionar que estou indo visitar meu namorado ou devo dizer somente que estou indo passar férias sem mencionar esse detalhe? Obrigada!
Oi Ana,
Se ele é somente seu namorado, eu diria para dizer que está indo fazer turismo e em Ottawa vai ficar na casa de um amigo.
Se ele puder ir te buscar, seria perfeito, pois pode ser que eles façam mais perguntas. Quando meu irmão mais novo foi me visitar (na época ele tinha 18 anos), o oficial de imigração me chamou na imigração para comprovar que eu existia e que ele iria ficar comigo.
Ah … não esqueça de comprar viagem, tá? Se quiser, faça uma cotação com nosso link e ganhe 5% de desconto 🙂
http://www.segurospromo.com.br/p/viajoteca/parceiro?tt=comentmia&cupom=VIAJOTECA5
Abs e boa viagem!!!
PS: morei em Ottawa por 4 anos e meu afilhado está lá, amo a cidade.
Olá Mirella,
Estive a estudar ingles no Canadá por 6 meses( 15 de Janeiro a 15 de Julho). Comprei novamente uma passagem para dia 24 de Setembro com permanencia de 1 Mes onde irei visitar o meu namorado e visitar alguns colleges pois estou pensando em fazer faculdade la. Será que eles vão implicar comigo na imigraçao por estar a voltar tao cedo? Obrigada
Oi Julia,
Eu sinceramente não sei (risos).
No site do CIC/IRCC está indicando o seguinte:
“How long can I stay in Canada as a visitor?
A border services officer at the port of entry in Canada will determine how long you can stay in Canada. Most visitors are allowed a six-month stay from the day they entered Canada. If the officer authorizes a stay of less than six months, they will indicate in your passport the date by which you must leave Canada.
If you want to stay longer than your authorized stay, you should apply for an extension at least 30 days before the authorized end of your stay.”
Teoricamente você pode voltar, pois eles não dizem que você pode ficar 6 meses dentro de o período de 1 ano, por exemplo, mas eu só iria com passagem de retorno em mãos para comprovar que você não vai ficar ilegal ou coisa do tipo, entende?
Eu penso que vai ter muitas perguntas, mas não sei se eles não deixariam entrar, acho que vai ficar tudo bem.
Depois me conta como foi.
Abs,
Olá Mirella!
Estou planejando visitar o Canadá, com minha esposa, mas não sabemos falar os idiomas (nem inglês nem francês). Acha que isso pode ser um empecilho pra nossa entrada ao chegarmos no aeroporto? Será que algum brasileiro já teve que voltar ao Brasil por não conseguir falar com o oficial da imigração no aeroporto e, por isso, não ser aprovado a entrar no país?
Outra dúvida: pretendemos, depois de visitar o Canadá, ir pra Nova Iorque. Supondo que não possamos entrar no Canadá. Será que vamos ter que voltar ao Brasil ou poderemos remarcar as passagens e irmos pra Nova Iorque?
Pra finalizar: na sua opinião, é melhor indicar um hotel ou a carta convite de um parente? Essa pergunta se dá pelo fato de escutarmos muito que eles podem negar nossa entrada por termos parentes no país (talvez por acharem que vamos morar com esses parentes).
Desde já, muito obrigado pela atenção e ajuda!
Oi Jack, Tudo bem?
Calma… a imigração para o Canadá é muito tranquila.
Vocês já tem o visto, né? Se tiver, a chance de deportação é praticamente 1% vocês falando ou não inglês.
Tenha em mãos o endereço de onde irão ficar, caso vá visitar algum parente e se hospedarão na casa dele, tenha os dados (endereço, nome e telefone) a disposição para que eles possam entrar em contato, se precisarem.
Quando alguém vem me visitar, eu faço uma cartinha aqui para ajudar: http://www.mikix.com/carta-para-imigracao/
Abs,
Oi Mirella, tudo bem?
Primeiro, o teu site é muito legal e você não imagina o quanto ajuda os viajantes…
Tenho duas dúvidas:
1- Então posso baixar o app, preencher a declaração de bens e levar a cópia impressa, isso? Mas de qualquer forma tem que passar nas máquinas automáticas e se já tiver a declaração impressa, só registra o passaporte e tira a foto, isso? Depois vai falar com o oficial de imigração?
2- digamos que vindos do Brasil, se chegue via Toronto, mas o destino final seja Calgary
O processo de imigração será todo feito em Toronto? Se sim, vou ter que retirar as bagagens, passar pela alfandega, e re- encaminhar as malas no balcão para o destino final que é Calgary? E depois seguir para o portão de embarque? Em Calgary, é só descer?
obrigada
Grande abraço
Oi Luciana,
Que legal que você curte o blog 🙂
Vamos lá, sobre passar pelo quiosque das maquinas automáticas, tudo depende do aeroporto e se eles estarão liberando o acesso.
Se os comissários de bordo te derem o documento de declaração para preencher, já adiante isso, e chegando na imigração você segue o fluxo, não tem muito erro e costuma ter sempre alguém orientando que fila entrar.
E sim, você fará imigração canadense na primeira cidade do Canadá que pousar, por isso que depois você precisa pegar a mala, passar a alfandega e despachar de novo, entende? Não tem muito erro, em toronto, depois que passar a alfandega você não sai para o lobby, vira para conexões, já coloca a mala em uma esteira e segue para seu portão de embarque para Calgary.
Em Calgary só pegar as malas e prontinho.
Boa viagem.
Olá, Mirella tudo bem?
Minha irmã mora no Canadá já vai fazer uns 5 anos
E ela gostaria muito que eu fosse visitá-la, junto com minha noiva e me enviou a carta convite como posso usá-la pra tirar o nossos visto?
Quando formos tirar vamos precisar apresentar quais documentos? Já temos que ter a passagem em mãos? E quais outras informações que não escrevi aqui vou precisar??
Oi Alex, Tudo bem?
No momento está meio chatinho de obter permissão de entrar no Canadá, além de ter que fazer o teste e a quarentena ao chegar.
Mas pensando em um processo normal, a carta da sua irmã pode sim ser anexada ao processo do visto, mas isso não te isenta de comprar renda e fundos para a viagem. Então, o processo do visto será praticamente o mesmo de qualquer outra pessoa, mas você terá esse extra da carta da sua irmão.
O passo a passo de como tirar o visto está aqui: https://www.viajoteca.com/visto-online-para-o-canada/
Espero que ajude.
Abs
Olá, Mirela, Boa Tarde! Amei seu blog. Meu pai mora em Calgary e está com 82 anos. Estou com 58 anos, não estou empregado, moro de aluguel, sou divorciado e não tenho renda há 2 anos (ainda aguardando a aposentadoria de professor). Tenho reserva $$ (e crédito), porém, que me permite ir e voltar. Será que consigo visto para 25 ou 30 dias, ficando a quarentena na casa dele e depois indo para outros lugares? Será que coseguiria ir em março? Não tenho o visto americano, provavelmente faria a viagem que faz escala no Panamá (1h) e depois em Motreal (6h) até chegar em Calgary (portanto, provavelmetne imigração em Montreal. o que acha? obrigado!!
Oi Antonio,
As regras da imigração do momento estão muito voláteis e pode ser que novas regras aparecem de uma hora para outra.
Sinceramente, não sei se é o melhor momento de viajar para o Canadá a turismo, tanto é que somente familiares diretos estão sendo permito de entrar no Canadá com prévia autorização, mas essa é uma decisão que você precisa tomar, né? Não eu…
Sobre o visto, nessas condições que me passou, acho muito difícil que você consiga ser aprovado, mas seu pai pode ser seu sponsor financeiro (responsável) e aí talvez, seja mais fácil.
De repente, procurar um consultor de imigração especializado para te ajudar com o visto, seja uma boa solução para apresentar seu caso da melhor maneira possível.
Espero que tenha ajudado.
Abs,