O que fazer em Victoria

Parques em Vancouver e os jardins em Victoria – os mais bonitos

Os parques em Vancouver e os Jardins em Victoria são atrações que não imaginava que fosse tão especiais. fiquei impressionada! Todos são muito bem cuidados, com uma variedade incrível de flores e vegetação, com cenários maravilhosos e por conta disso resolvi fazer um post só sobre eles, pois eles merecem mais sua atenção!

+ Roteiro Vancouver (O que fazer de 3 a 5 dias)

+ Seguro viagem para o Canadá – precisa mesmo?

Queen Elizabeth Park, Vancouver
Vista de Vancouver desde o Queen Elizabeth Park

Sou suspeita… AMO jardins!!! Simplesmente amo!!! O cheiro, o visual, o clima, o esplendor da natureza… tiro 1 milhão de fotos…rsrsrs.

Na minha opinião, a melhor época para ir a esses jardins é de Junho a Setembro, quando os jardins e parques estão com a floração na sua maturidade. Mas também é possível ver lindos visuais na primavera quando as primeiras flores pós-inverno começam a pipocar no final de março, e em abril as tulipas ganham nossos olhos. No final da primavera e verão você verá as flores desabrochando e todo o jardim carregado de beleza, é legal observar os tipos de flores e vegetações onde algumas espécies já são conhecidas por nós como azaleias, camélias, hortênsias e etc e outras nem tanto como; magnólias e uma imensidão de tipos de rosas. Já no inicio do outono (final de setembro/outubro) as folhas ganham aquela coloração avermelhada, linda e incomum para nós brasileiros.

Mas agora, vêm comigo conhecer os jardins e parques em Vancouver e Victoria:

> VanDusen Botanical Garden – Vancouver

Um misto de parque e jardins, com cenários lindos! Um alento para a alma!!! [VanDusen website]

Separei duas horas para ele, me arrependi! Dá pra passar a tarde toda lá tranquilamente e apreciar com ‘’relativa calma’’ o que esse lindo jardim tem a oferecer.

Ele cobre 22 hectares – sou meio desorientada com essa coisa de tamanho, então pesquisei e descobri que 1 hectare é mais ou menos equivalente a 1 campo de futebol!

VanDusen Garden, Vancouver

Historinha rápida: o VanDunsen Garden, De 1911 a 1960 a área foi ocupada pelo Shaughnessy Golf Club, quando o clube de golfe mudou-se para um novo local, a Canadian Pacific Railway, dona do terreno, propôs uma subdivisão. Essa proposta foi muito criticada pelos cidadãos e em 1966 foi formada a Associação VanDusen Jardim Botânico para ajudar o Conselho de Parques de Vancouver a salvar o local.

Por fim a terra foi comprada com financiamento compartilhado da cidade de Vancouver, o Governo da Colúmbia Britânica e da Fundação de Vancouver com uma doação de W.J. VanDusen, que depois veio dar o nome ao jardim.

O VanDusen tem lagos, labirinto, totens, jardins para meditação, pequenas cachoeiras, jardins de camélias, azáleas, magnólias, hortênsias e etc… Dê uma olhada no mapa do parque, nesse link.

O visual de todas as áreas do parque é lindo!

Super fácil de chegar! Ele fica próximo à parada 41st Oak Street da linha de metro Canada line.* [A dica é programar a visita no mesmo que for ao Queen Elizabeth Park (falarei mais pra frente dele), pois ambos ficam na mesma área.Uhu!!!]

O ingresso para adulto custa C$ 10.75 no verão. 

Leia também: Leia também: Roteiro de 5 dias em Vancouver

> Dr. Sun Yat-Sen Classical Chinese Garden – Vancouver

O jardim é pequeno, porém, a riqueza de detalhes e o cenário valem a pena!! [Dr. Sun Yat-Sen website]

Historinha rápida: o Jardim Chinês Clássico Dr. Sun Yat-Sen foi construído em 1985-1986 utilizando os princípios e técnicas de um jardim original da dinastia Ming (1368-1644). Cinquenta e dois mestres artesãos de Suzhou na China vieram trabalhar na construção dele. Os corredores intrincados e passarelas foram construídos com marcenaria precisa e sem o uso de pregos, parafusos ou cola. A guia que nos levou para o tour disse que até mesmo as rochas calcárias foram trazidas do Lago Tai, na China.

Sun Yat-Sen viveu de 12 de novembro de 1866 a 12 de março de 1925. Foi um estadista, político e líder revolucionário chinês, reconhecido por muitos chineses como um dos grandes lideres da China moderna.

Jardins de Vancouver
Os bonsais centenários são incríveis

Ele tem uma localização ótima, fica próximo a Granville Station em downtown Vancouver!! Apenas fique alerta quando passar por Chinatown e a Hastings Street por conta da denominada “cracolandia” que fica nesta área.

O ingresso para adulto custa C$ 14 no verão.

Do outro lado do jardim tem um parque publico Dr. Sun Yat-Sen Park. Ele não teve todo o cuidado dos detalhes em sua construção como o jardim, mas também é bonito e vale o passeio!

Leia também: Leia também: 14 Lugares imperdíveis em Vancouver

> Queen Elizabeth Park – Vancouver

Ele é essencialmente um parque, mas tem jardins lindos!!! [Queen Elizabeth Park website]

São 52 hectares de áreas verdes, então prepare as perninhas!

Recebe cerca de 6 milhões de pessoas por ano! (Só perde em número de visitas para o Stanley Park que é considerado o melhor parque do mundo!. Só não vou mencionado aqui por que ele tem um jardim muito pequeno devido a sua proporção, e já falamos dele aqui no viajoteca nesse post).

Queen Elizabeth Park, Vancouver

Historinha rápida: No início, Queen Elizabeth Park foi um marco da cidade conhecido carinhosamente como Little Mountain (pequena montanha), seu cume ficava pouco mais de 152m acima do nível do mar.

Sendo propriedade da Canadian Pacific Railway, sua superfície de rocha foi extraída na virada do século e usada para construir as primeiras estradas de Vancouver.

Em 1919, a empresa ofereceu pela primeira vez este imóvel para o Conselho de Parques de Vancouver, mas nenhuma ação foi tomada na época. Em 1929, o Conselho de Parques reconsiderou e adquiriu o imóvel, que havia se tornado uma monstruosidade abandonada, mas ainda continha dois reservatórios de água potável da cidade.

Até o final da década de 30 a área foi entregue ao Conselho de Parque de Vancouver para fins de parque e recreação, e foi dedicado como tal ao rei George VI e sua consorte, a Rainha Elizabeth (mãe da atual rainha da Inglaterra) em sua visita a Vancouver em 1939.

Nele encontramos o arboretum, vários jardins, fontes, restaurante, pista de golfe, esculturas e o Bloedel Floral Conservatory.

A entrada é gratuita.

Ele também fica próximo a parada 41st Oak Street da linha do metro Canada line, como mencionado acima no VanDunsen Garden.

Leia também: Leia também: Roteiro rapidinho de Vancouver a Banff de carro

> The Butchart Gardens – Victoria

Esse sem duvida é um dos jardins mais lindos e bem cuidados que já fui!!! Magnífico!!! [Butchart Gardens website]

Ele tem um tom pessoal e familiar que vem de sua historia e transparece por todo o lugar.

Ele cobre 22 hectares da propriedade e é visitado por 1 milhão de pessoas anualmente.

Butchart Garden em Victoria, Canadá

Historinha rápida: com o esgotamento dos depósitos de calcário que atraíram a princípio a família Butchart ao local, Jennie Butchart, a esposa, fez planos para criar algo de beleza no gigantesco terreno sem vida. Toneladas de solo foram trazidas por cavalo e carroça de fazendas nas proximidades para forrar o chão da pedreira abandonada. Pouco a pouco, da pedreira floresceu o espetacular Sunken Garden.

Entre 1906 e 1929, os Butcharts criaram um jardim japonês, um jardim italiano em seu antigo campo de tênis e um lindo jardim de rosas. A fama de jardinagem da senhora Butchart rapidamente se espalhou. Por volta de 1920 mais de cinquenta mil pessoas visitaram seu jardim todos os anos. O Sr. Butchart tinha grande orgulho do notável trabalho de sua esposa. Um amador entusiasta, ele coletou aves ornamentais de todo o mundo.

O jardim foi dado ao seu neto Ian Ross, em seu aniversário de 21 anos. Depois de servir na Segunda Guerra Mundial, ele trabalhou por 50 anos para fazer o jardim de sua avó autossustentável, transformando a maior parte negligenciada da casa e dos jardins em um destino internacionalmente famoso.

Em 2009, Robin-Lee Clarke, bisneta de Jennie Butchart e atual proprietária acrescentou o Pavilhão das Crianças completando-o com um Carrossel.

Jardim Sunken, jardim de rosas, jardim italiano, jardim japonês, jardim mediterrâneo, lagos, fontes, totens e carrossel tudo é impressionante!! Veja o mapa aqui.

Desde 1977, de junho a agosto, eles fazem nas noites de sábado shows pirotécnicos e há também concertos no local.

O ingresso para adultos no verão custa C$ 30.80. (É caro, mas vale muito a pena!!!)

O jardim fica na Ilha de Vancouver, entre as cidades de Victoria e Sidney.

Leia também: Leia também: Pedalando pelo Stanley Park

> Fairmont Empress Hotel – Victoria

É um pequeno jardim ao lado do grandioso hotel Fairmont Empress, um so símbolos de Victoria. É muito agradável e acolhedor!!!

O hotel é super famoso e glamuroso, foi projetado por Francis Mawson Rattenbury (ele também foi responsável pela construção do prédio do parlamento em Victoria) e inaugurou em 1908.

Infelizmente não consegui encontrar mais informações sobre o jardim, mas é muito gracinha!

Não paga nada para entrar e fica em downtown Victoria.

8 respostas

  1. Q bom Isara!! Fico muito feliz, por que além de mostrar esses lugares lindos minha intensão é mostrar que Vancouver é realmente um destino incrível! Alias, tem várias coisas legais pra crianças lá tb! Obrigada. Beijos

  2. Mariana adorei o post muito bem documentado e com belas fotos, agora ficou a vontade de conhecer Vancouver, amamos viagens para apreciar a natureza! parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.