Festival Hindu Thaipusam em Singapura

1

Nessa época do ano, Murugan “chama” seus devotos para celebrar um dos festivais hindu mais populares de Singapura, o Thaipusam. Impossível não se comover com os participantes que transportam os kavadis e desafiam a dor em nome da fé!

Festival Hindu Thaipusam em Singapura

Dei muita sorte de estar em Singapura no dia dessa celebração cheia de cor, penas de pavão, música e manifestação (extrema) de fé.

Na verdade, acho que nunca presenciei algo semelhante na minha vida, tanto é que escrevi esse post no mesmo dia que participei do festival Thaipusam, para tentar escrever com mais clareza e emoção tudo o que vi!

Festival Hindu Thaipusam em Singapura

Para me preparar para o evento, li todo o post do blog Tripping Unicorn sobre o festival, a Patti Neves mora em Singapura e nos conta em detalhes sobre o Thaipusam.

Confesso que é difícil descrever todo o ambiente, mas uma coisa é certa, ao vivo tudo fica ainda melhor e apesar da gente ficar impressionado com as perfurações, o som dos batuques e a devoção no olhar de cada um dos devotos, deixa tudo mais “fácil” de compreender, respeitar e admirar.

Festival Hindu Thaipusam em Singapura


Viaje tranquilo e compre seu seguro viagem com até 10% de desconto usando nosso link de afiliado da Seguros Promo.


Ásia


 

Festival Hindu Thaipusam em Singapura

Segue algumas dicas rápidas e práticas caso você queira participar no futuro! Se não quiser ler, acho que pelo menos olhar as fotos 🙂 .

Quem celebra o Thaipusam?

A maioria dos participantes do festival Thaipusam são hindus do povo Tamil e devotos do deus da guerra Murugan.

O povo Tamil é um grupo étnico que vive especialmente no sul da Índia e no Sri Lanka. Em Singapura, é estimado que cerca de 5% da população é de origem Tamil.

Além deles, pessoas de outras etnias também participam da celebração, além dos turistas e curiosos de plantão, como eu! 🙂

Festival Hindu Thaipusam em Singapura

+ Singapore Sling: O drink símbolo de Singapura

+ Universal Studios em Singapura

+ Thaipusam, o Festival Hindu mais Doido de Singapura

 

O que é o Thaipusam?

A palavra Thaipusam é uma combinação do nome do mês Tamil, Thai, e o nome da estrela, Pusam. Nessa época do ano a estrela Pusam se encontra no seu ponto mais alto, que também coincide com a fase de lua cheia. 

O Thaipusam é um festival de ação de graças que envolve ascetismo (purificação) e controle sobre os sentidos. É um dia para os devotos celebrarem o cumprimento de seus votos.

Shiva,Parvati, Ganesh & Murugan

Geralmente os fiéis se preparam espiritualmente por um mês para esse dia, fazendo uma espécie de purificação do corpo, mantendo uma dieta vegetariana restrita e observando o celibato.

Murugan, deus da guerra e o “homenageado” do dia, é o filho do deus Shiva (azul) e deusa Parvati, e irmão do Senhor Ganesha (elefante).

 



Booking.com

 

O que é Kavadi?

Kavadi são estruturas de metal decoradas com flores e penas de pavão (símbolo de Murugan) que podem pesar até 30 kilos e medir até 4 metros de altura!!!

Pensamento do dia: “só mesmo tendo muita fé para carregar isso por várias horas e caminhar descalço por mais de 4km durante a procissão…”.

Festival Hindu Thaipusam em Singapura

Teoricamente a dor não é algo que aflige os carregadores do kavadi, mas sim um sentimento de paz, foi o que me disseram! (Será?!)

Alguns podem também  entrar em transe com o som dos batuques (urumi melam) e da dança que executam durante o caminho entre um templo e outro.

Festival Hindu Thaipusam em SingapuraFestival Hindu Thaipusam em Singapura

Nem todos que participam da procissão carregam esse tipo de kavadi. Há os que se perfuram com frutas e outros objetos ou “apenas” os fazem uma espécie de piercing na língua e na bochecha.

Festival Hindu Thaipusam em SingapuraFestival Hindu Thaipusam em Singapura

Alguns carregam um pedaço de madeira com oferendas e a maioria carregam um pote de leite que é jogado sobre o deus Murugan no final da procissão.

Festival Hindu Thaipusam em Singapura

 

Festival Hindu Thaipusam em SingapuraTambém tem aqueles que acompanham os carregadores dando suporte, cantando, batucando ou dando uma força moral!

Festival Hindu Thaipusam em Singapura
Ajudando a ajeitar o kavadi durante a procissão.

 

+ Jurong Bird Park: O incrível parque das aves de Singapura

+ Jardim Nacional das Orquídeas em Singapura

 

Onde acontece o festival?

A preparação começa na Little India no templo Sri Srinivasa Perumal e termina no templo Sri Thendayuthapani na Tank Road [clique aqui para ver o trajeto no google maps].

A procissão entre um templo e outro segue uma rota de mais ou menos 4.5km, pela Serangoon Road. Não tem muito jeito de se perder, pois há uma estrutura de suporte organizando os participantes e os curiosos.

Há várias maneiras de você assistir o festival:

  • Você pode optar em chegar bem cedo, antes das 6 da manhã, no templo Sri Srinivasa Perumal para ver a preparação do festival e os piercings sendo colocados nos fieis, como fez a Patti Neves, ou
  • Você pode encontrar os devotos no meio da procissão depois das 8 da manhã na Serangoon Road, ou
  • Você pode somente ver a chegada da procissão no templo Sri Thendayuthapani.

Festival Hindu Thaipusam em Singapura

Eu optei por pegar a procissão no meio rota, cheguei umas 8h30 e fui andando com eles até o final. Entrei no templo (sem os sapatos), vi as oferendas de leite, tentei entender o contexto e depois observei a retirada piercings de alguns dos devotos.

Tudo muito intenso e cativante, sem contar que via de regra os hindus são muito amáveis e deixam você participar sem se ofender (desde que haja respeito, claro!)!

Festival Hindu Thaipusam em SingapuraFestival Hindu Thaipusam em Singapura

Festival Hindu Thaipusam em Singapura

 

Quando acontece o Thaipusam?

O festival acontece durante a noite anterior e no dia do Thaipusam, pelo que entendi a procissão das oferendas acontecem até às 23h – mais informações no website do festival, clique aqui.

Próximas datas para colocar na agenda:

  • 2020: 08/Fevereiro
  • 2021: 28/Janeiro

Festival Hindu Thaipusam em Singapura

Me senti muito privilegiada de ter participado do Festival Hindu Thaipusam em Singapura, me interesso muito por essas manifestações religiosas e sempre fico intrigada com o que vejo.

Quando observo a fé de outras culturas, repenso minhas próprias crenças e reflito que não devemos acreditar em verdade absoluta, mas sim, respeitar o outro e tentar viver em paz!

Leia também:

Países que exigem certificado internacional contra a febre amarela

Melhor época para viajar para a Ásia : Guia temporada de chuvas, monções e tufões

 


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


1 comentário
  1. Hello de Singapura - Mikix

    […] fazendo a noite depois que parávamos de trabalhar, tivemos a oportunidade de ver um pouco do Festival hindu chamado Thaipussam, que contei todos os detalhes no meu blog de viagem […]

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.