O Certificado Internacional da Febre Amarela é um dos documentos que muitos brasileiros que viajam para o exterior estão precisando correr atrás. Devido ao crescente surto da doença no Brasil ele passou a ser exigido aos brasileiros que viajam ao exterior. Então vários países estão cobrando de brasileiros o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) no momento da imigração. Inclusive, estão sendo bastante rigorosos nesse sentido.
Apesar de ser um problema a mais para nos preocuparmos antes da viagem, não há motivos para desespero. Pois é mais fácil e indolor que você imagina tirar o CIVP.
Nesse post vamos falar sobre os seguintes tópicos:
- Países que exigem o certificado internacional (CIVP) contra a febre amarela
- Sobre a Vacina da Febre Amarela e o Certificado de Vacinação
- Como tirar Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP)
Primeiramente, não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem! Ele é importantíssimo para sua segurança. Na Europa, por exemplo, o seguro viagem é obrigatório. Use nossos links e saiba que nossos leitores recebem um desconto de no mínimo 5% na hora de pagar. Então, use o código promocional: VIAJOTECA5.
Lista de países que exigem o certificado internacional da febre amarela (CIVP)
Abaixo mando a lista dos países que exigem o certificado internacional contra e febre amarela, baseado na tabela de Fevereiro/2020.
Dito isso, recomendamos que você SEMPRE pesquise com antecedência as exigência de vacinação dos países que irá visitar. Ainda, a Anvisa tem um website bem didático e atualizado nesse assunto. Por isso, basta selecionar o país e verificar as orientações.
Países que exigem civp:
Afeganistão África do Sul Albânia Angola Antígua e Barbuda Antilhas Holandesas Arábia Saudita Argélia Austrália Bahamas Bahrein Bangladesh Barbados Belize Benim Bolívia Botswana Brunei Burkina Faso Burundi Butão Cabo Verde Camarões Camboja Cazaquistão Chade China Colômbia Coreia do Norte Costa do Marfim Costa Rica Cuba Djibouti Dominica Egito El Salvador Equador Eritreia Etiópia Fiji Filipinas Gabão Gâmbia | Gana Granada Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Guiné Guiné Equatorial Guiné-Bissau Haiti Honduras Ilha do Natal Ilha Norfolk Ilhas Salomão Índia Indonésia Irã Iraque Jamaica Jordânia Kiribati Laos Lesoto Libéria Líbia Lituânia Madagáscar Malásia Malawi Maldivas Mali Malta Martinica Maurícia Mauritânia Mayotte Moçambique Montserrat Myanmar Namíbia Nauru Nepal Nicarágua Níger | Nigéria Niue Nova Caledônia Omã Panamá Paquistão Paraguai Pitcairn Polinésia Francesa Quênia Quirguistão República Centro-Africana República Democrática do Congo Repúblic do Congo Reunião Ruanda Samoa Santa Helena Santa Lúcia São Bartolomeu, Ilha São Cristóvão e Nevis Ilha de São Martinho São Tomé e Príncipe São Vicente e Granadinas Senegal Serra Leoa Seychelles Singapura Somália SriLanka Suazilândia Sudão Suriname Tailândia Tanzânia Timor-Leste Togo Trinidad e Tobago Tristão da Cunha Uganda Venezuela Vietname (Vietnã) Wallise Futuna Zâmbia Zimbabwe |
Pela lista já dá para perceber que quase todo mundo pede o Certificado Internacional (CIVP) da febre amarela. Então, a dica é tomar logo a vacina, que demora 10 dias para fazer efeito, e daí tirar o certificado internacional de vacina!

Mais dicas úteis de viagem:
Exercícios para viagem de avião
ETIAS | Autorização de entrada na Europa para Brasileiros
Seja um viajante melhor em 10 passos
Sobre a Vacina da Febre Amarela e o Certificado de Vacinação
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS): “A vacina da febre amarela é segura e comportável e uma dose única confere proteção para toda a vida contra a doença, não sendo necessária uma dose de reforço. São raros os relatos de efeitos secundários graves da vacina da febre amarela.“
Saiba que a vacina da febre amarela pode ser tomada gratuitamente nos postos de saúde do SUS da sua cidade.
Dependendo da região, da época do ano ou dos surtos, pode ser mais ou menos concorrido tomar a vacina. Entretanto, nas duas vezes que precisei tomar, foi bem tranquilo. Caso as vacinas estejam em falta no SUS, você pode optar pelas clínicas privadas que oferecem esse serviço (mas não é gratuito).
Dose fracionada x Dose única
A dose padrão da vacina contra a febre amarela protege uma pessoa por toda a vida. Já a dose fracionada dura por pelo menos oito anos. Mas você pode pedir pela dose inteira da vacina da febre amarela. Basta comprovar que irá viajar para o exterior. O comprovante do bilhete aérea é uma das formas de provar a necessidade da vacina de dose única.
Atenção: se você já havia se vacinado em anos anteriores, não é necessário tomar novamente a vacina, pois a imunização vale pela vida toda e as doses anteriores a 25/Jan/2018 não eram fracionadas.
Todas as perguntas e respostas que você talvez tenha sobre essa questão do certificado da febre amarela e da vacina, você encontra nessa página do website da Anvisa “Certificado Internacional de Vacinação em 23 perguntas“. Inclusive, eu achei super didático e recomendo a leitura.

Como tirar Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP)
1 – Tomar a vacina exigida
Conforme falamos anteriormente, o primeiro passo para se obter o certificado internacional de vacinação é tomar a vacina. Você pode fazer isso em um posto de saúde do SUS ou em alguma clínica de vacinação privada e credenciada. Ainda, não esqueça de pedir seu cartão nacional de vacinação, a famosa carteirinha de vacinação. Caso você já tenha uma, peça que a atualizem com as novas informações.
A vacina contra febre amarela deve ser tomada com antecedência de, no mínimo, 10 (dez) dias antes da viagem.
IMPORTANTE: se o seu objetivo é viajar para o exterior, você deve apresentar o comprovante de viagem antes da vacinação para que receba a dose única.
2 – Cadastro e EMISSÃO
Siga o passo a passo do Portal http://portal.anvisa.gov.br/certificado-internacional-de-vacinacao-ou-profilaxia e pronto!

CONCLUSÃO
Sim, é um pouquinho chatinho fazer o passo a passo, mas quanto antes você se livrar disso, melhor. Pois aí só fica com a parte boa da viagem!
Vou deixar aqui um joia para o sistema SUS do Brasil! Pois ele oferece uma gama enorme de vacinas para seus cidadãos e não cobra por isso, diferente de muitos países do mundo. Ponto para o Brasil!
Mais dicas úteis de viagem:
Alugar carro no Exterior – dicas para se dar bem!
Países para viajar apenas com RG

3 comentários
Você lembrou do Seguro Viagem?
Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.
Continue planejando sua viagem:
> Reserve seu hotel
> Seguro Viagem com desconto
> Ingressos e Passeios
> Aluguel de veículos
> Tours Exclusivos Viajoteca
> Chip de celular
Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!
[…] Certificado de Febre Amarela: Se você ou seu acompanhante possui mais de um ano de idade e esteve na América do Sul, América Central, África e Caribe nos últimos 6 dias que antecederam a viagem, por certo o oficial de imigração vai pedir sua carteira de vacinação e certificado internacional de febre amarela. […]
[…] Vacina de Febre Amarela não foi exigido, mas geralmente eles exigem dos brasileiros. Dessa forma tome a vacine e tire o certificado internacional antes da viagem para evitar perrengues na […]
[…] – Certificados de universidade, especializações, carteira de vacinação (aqui na Australia, Brasileiros precisam comprovar que tem a vacina da febre amarela atualizada), […]