Países que exigem certificado internacional contra a febre amarela

2

Ano após ano, devido aos surtos de febre amarela em vários estados do Brasil, vários países estão passando a exigir de brasileiros o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) no momento da imigração. Apesar de ser um problema a mais para nos preocuparmos antes da viagem, não há motivo para desespero.

Nesse post vamos falar sobre os seguintes tópicos:

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, em muitos países ele obrigatório.  Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Lista de países que exigem o certificado internacional (CIVP) contra a febre amarela

Abaixo listamos os países que exigem o certificado internacional contra e febre amarela, baseado na tabela de Janeiro/2018. Dito isso, recomendamos que você SEMPRE pesquise com antecedência as exigência de vacinação dos países que irá visitar, a Anvisa tem um website bem didático e atualizado nesse assunto, basta selecionar o país e verificar as orientações:

Afeganistão
África do Sul
Albânia
Angola
Antígua e Barbuda
Antilhas Holandesas
Arábia Saudita
Argélia
Austrália
Bahamas
Bahrein
Bangladesh
Barbados
Belize
Benim
Bolívia
Botswana
Brunei
Burkina Faso
Burundi
Butão
Cabo Verde
Camarões
Camboja
Cazaquistão
Chade
China
Colômbia
Coreia do Norte
Costa do Marfim
Costa Rica
Cuba
Djibouti
Dominica
Egito
El Salvador
Equador
Eritreia
Etiópia
Fiji
Filipinas
Gabão
Gâmbia
Gana
Granada
Guadalupe
Guatemala
Guiana
Guiana Francesa
Guiné
Guiné Equatorial
Guiné-Bissau
Haiti
Honduras
Ilha do Natal
Ilha Norfolk
Ilhas Salomão
Índia
Indonésia
Irã
Iraque
Jamaica
Jordânia
Kiribati
Laos
Lesoto
Libéria
Líbia
Lituânia
Madagáscar
Malásia
Malawi
Maldivas
Mali
Malta
Martinica
Maurícia
Mauritânia
Mayotte
Moçambique
Montserrat
Myanmar
Namíbia
Nauru
Nepal
Nicarágua
Níger
Nigéria
Niue
Nova Caledônia
Omã
Panamá
Paquistão
Paraguai
Pitcairn
Polinésia Francesa
Quênia
Quirguistão
República Centro-Africana
República Democrática do Congo
República do Congo
Reunião
Ruanda
Samoa
Santa Helena
Santa Lúcia
São Bartolomeu, Ilha
São Cristóvão e Nevis
São Martinho, Ilha de
São Tomé e Príncipe
São Vicente e Granadinas
Senegal
Serra Leoa
Seychelles
Singapura
Somália
SriLanka
Suazilândia
Sudão
Suriname
Tailândia
Tanzânia
Timor-Leste
Togo
Trinidad e Tobago
Tristão da Cunha
Uganda
Venezuela
Vietname (Vietnã)
Wallise Futuna
Zâmbia
Zimbabwe

 

Pela lista já dá para perceber que quase todo mundo pede o Certificado Internacional (CIVP) da febre amarela, então, a dica é tomar logo a vacina, tirar o certificado internacional de vacina e ficar tranquilo com isso.

Stradbroke Island, Queensland - Australia
Australia, um dos países que exige o certificado internacional de vacinação de febre amarela

Sobre a Vacina da Febre Amarela e o Certificado de Vacinação

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS): “A vacina da febre amarela é segura e comportável e uma dose única confere protecção para toda a vida contra a doença, não sendo necessária uma dose de reforço. São raros os relatos de efeitos secundários graves da vacina da febre amarela.

A vacina da febre amarela pode ser tomada gratuitamente nos postos de saúde do SUS da sua cidade. Eu lembro que quando tomei a minha, foi bem tranquila, mas na época não estávamos com surto da doença, então, pode ser que atualmente dê um pouquinho mais de dor de cabeça, pois em alguns lugares está em falta. Se preferir, há também clínicas privadas que oferecem esse serviço (mas não é gratuito).

Nos postinhos de saúde dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, a partir do dia 25/Jan/2018 estarão oferecendo a vacina fracionada da febre amarela que é válida por 8 anos, ela protege conta a febre amarela, mas para quem vai viajar para o exterior e precisa do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), é necessário a vacina de dose única ou inteira, que vale por toda a vida.

Você pode pedir pela dose inteira da vacina da febre amarela, comprovando que irá viajar para o exterior. O comprovante do bilhete aérea é uma das formas de provar a necessidade da vacina de dose única.

Atenção: se você já havia se vacinado em anos anteriores, não é necessário tomar novamente a vacina, pois a imunização vale pela vida toda e as doses anteriores a 25/Jan/2018 não eram fracionadas.

Todas as perguntas e respostas que você talvez tenha sobre essa questão do certificado da febre amarela e da vacina, você encontra nessa página do website da Anvisa “Certificado Internacional de Vacinação em 23 perguntas“, eu achei super didático e recomendo a leitura.




Camboja
Camboja também exige o certificado internacional contra a febre amarela.



Booking.com

Como tirar Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP)

1 – Tomar a vacina exigida

Como falamos anteriormente, o primeiro passo para se obter o certificado internacional de vacinação é tomando a vacina em um posto de saúde do SUS ou alguma clínica de vacinação privada e credenciada. Não esqueça de pedir pelo cartão nacional de vacinação, ou a atualização do mesmo, caso já o tenha.

A vacina contra febre amarela deve ser tomada com antecedência de, no mínimo, 10 (dez) dias antes da viagem.

Atenção: Se o seu objetivo é viajar para o exterior, você deve apresentar o comprovante de viagem antes da vacinação para que receba a dose única.

2 – Realizar o pré-cadastro no SISPAFRA

Faça um pré-cadastro no endereço http://www.anvisa.gov.br/viajante, clicar na opção “cadastrar novo” ou no link “cadastro”.

vacina febre amarelaObservação: Para o agendamento, o viajante deverá realizar o pré-cadastro. Nos Centros de Orientação do Viajante – COV, onde o agendamento está disponível, o pré-cadastro é obrigatório.

Atenção: O Sistema de agendamento funciona melhor no Internet Explorer. Se você não conseguir concluir o cadastro ou tiver problemas de senha entre em contato pelo 0800 642 9782 para ser auxiliado.

3– Comparecer ao estabelecimento que emitirá o CIVP.

Para a emissão do CIVP, compareça ao COV (Centros de Orientação do Viajante) mais perto de sua casa. Crianças ou menores de 18 anos não precisam estar presentes quando os pais ou responsáveis solicitarem a emissão do seu CIVP nos Centros de Orientação do Viajante.

4 – Documentos para emissão CIVP

Os documentos necessários para apresentar ao COV durante o pedido de emissão do CIVP são:

  • cartão nacional de vacinação, para comprovar a vacinação (O cartão deve estar preenchido corretamente com a data de administração da vacina, fabricante e lote da vacina, assinatura do profissional que realizou a aplicação e identificação da unidade de saúde onde ocorreu a aplicação da vacina),
  • documento de identidade original com foto (Carteira de Identidade (RG), o Passaporte e a Carteira de Motorista válida (CNH), entre outros documentos – certidão de nascimento só serão aceitas para menores de 18 anos) ,
  • comprovante de viagem ou escala/conexão em país com exigência do Certificado.

Certificado internacional contra a febre amarela


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


2 Comentários
  1. […] – Certificados de universidade, especializações, carteira de vacinação (aqui na Australia, Brasileiros precisam comprovar que tem a vacina da febre amarela atualizada), […]

  2. […] Vacina de Febre Amarela não foi exigido, mas geralmente eles exigem dos brasileiros. Dessa forma tome a vacine e tire o certificado internacional antes da viagem para evitar perrengues na […]

Comente Aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.