Dicas para Viagem Internacional

8

Dicas para Viagem Internacional são de extrema importância para termos uma viagem bem sucedida. Reunimos o pessoal da Viajoteca, que gosta de viajar com segurança e muito planejamento, e elaboramos uma listinha básica e completinha com todas as dicas que você precisa saber antes de viajar. Afinal, o planejamento de viagem é tão importante quanto a viagem em si.

O sucesso de uma viagem está em tudo ser pensado e organizado com a antecedência necessária. Principalmente o que se refere a parte burocrática da viagem. Então planeje-se e veja nossas Dicas para Viagem Internacional que irão facilitar tua tão sonhada viagem.

.


Leia também

;

;

Dicas para Viagem Internacional

;

;

Dicas para Viagem Internacional

Assim que você começar a pensar em viajar, verifique todos os teus documentos e cartões. Lembre que seu passaporte deve ter no mínimo 6 meses de validade na data da viagem. Caso você verifique que algum deles pode expirar em breve, ainda dá tempo de fazer um documento novo ou trocar o cartão. Desta forma você evita uma enorme dor de cabeça às vésperas da viagem.

Nem todos os países pedem validade mínima do passaporte, informe-se qual é o caso do país que pretende ir. Caso o país que você for visitar não fizer esta exigência, e você for e voltar dentro do prazo de validade dele, está ok. Mas é melhor ter sempre os 6 meses em mente para evitar chateações.

;

;

Dicas para Viagem Internacional

O segundo passo das dicas para vagem internacional é, depois de verificados teus documentos é pesquisar a necessidade de visto para os destinos que deseja visitar. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil possui uma lista com todos os países que exigem ou não visto de brasileiros. Caso o país que você deseja visitar exige visto de entrada para brasileiros, pesquise direto no site do país quais são os documentos necessários para retirada do mesmo. Faça uma pesquisa detalhada e levante toda documentação. Tenha em mente que muitos países podem demorar semanas para emitir um visto e planejamento neste caso é primordial.

;

;

Dicas para Viagem Internacional

Este é um procedimento importantíssimo! Uma das dicas para viagem internacional mais importantes. Escaneie seus documentos como RG, CPF, Passaporte, vistos e mande uma cópia para teu próprio e-mail e deixe no servidor. Caso aconteça algum imprevisto, como de você perder ou ter os documentos roubados, você terá uma cópia deles em segurança. Faça o mesmo com os cartões de crédito, mas guarde somente o número e validade, não digitalize para evitar fraude.

Ainda na onda da digitalização, mande uma cópia de todos os voos e reservas de hotel, ingressos comprados online e afins para seu e-mail ou serviço de armazenamento na nuvem (como citado acima). Esta é uma forma segura de ter todos estes dados seguros e de fácil acesso.

Lembre-se de usar um email que você consiga acessar online e de qualquer computador, como por exemplo o Gmail, Hotmail ou Yahoo. Outra opção é usar uma ferramenta como o google drive que armazena documentos de forma segura na nuvem.

;

;

Muitos países exigem que você apresente um seguro de saúde ao passar na imigração. Então essa é uma das dicas para viagem internacional “obrigatórias”. Os países da União Europeia, por exemplo, exigem seguro de saúde de seus visitantes, fique atento! Então compre um seguro viagem suplementar apropriado para o tipo de viagem que você fará. Nunca viaje sem seguro viagem. Não só pelo fato de ser uma exigência, mas também porque se você vier a precisar de algum atendimento ou internação a conta pode ser bemmmmm salgada.

Nós recomendamos o nosso parceiro Seguros Promo, que oferece seguros de diversas empresas e com diferentes tipos de coberturas. Outra boa opção para quem fala inglês ou mora no exterior é World Nomads, que costuma ter boas opções e uma excelente cobertura.

Imprima e leve com você a prova da cobertura do seguro viagem (apólice). E também deixe uma cópia salva no seu e-mail, como já sugerimos acima com seus documentos. E muito importante, saiba como contatar sua seguradora de saúde. Leve números de telefones e endereços online impressos. Também certifique-se que seu acompanhante de viagem, seu agente de viagem e alguém que ficará em casa saibam fazer o mesmo.

;

;

Dicas para Viagem Internacional

Assegure-se de ter tomado todas as vacinas, quando necessário. Alguns países exigem que brasileiros tenham algumas vacinas atualizadas para entrar nestes. Faça uma pesquisa detalhada das quais são exigidas para o destino que você deseja ir. O Portal Consular do Itamaraty, tem uma página muito esclarecedora a respeito, não deixe de ler.

Aliás, ter um documento com os dados das vacinas que já tomou e validade das mesmas é de extrema importância. Se ainda não tem algo desse tipo, se organize.

;

;

DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR

Se você é usuário de algum medicação controlada, leve a quantidade de remédio para o período todo de sua viagem. E leve junto a embalagem original com a bula e a receita médica, no caso de ser uma droga controlada. Desta forma, você se assegura de apresentar um comprovante de que usa tal medicamento. E também pode-se identificar, por meio da bula, qual é a droga da sua medicação. Isto é importante porque muitos medicamentos tem nomes diferentes em outros países. Ainda leve uma receita médica no caso de seringas necessárias para uso medicinal.

E não podemos negar que uma das dicas para viagem internacional fundamentais nos dias de hoje é ter sempre uma mini-farmácia junto na mala, com seus remédios de confiança. As farmácias europeias e americanas, por exemplo, só vendem remédios com receitas. Dificilmente você conseguirá comprar um medicamento (que não seja trivial) em farmácias sem uma receita de um médico local. No pior dos casos, se você não falar a língua local corre o risco de levar um remédio que não é bem o que você pensava que fosse.

;

;

DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR

Ao escolher teu hotel, procure ler várias resenhas sobre ele. Esta é a melhor forma de estar bem preparado para o que vai encontrar. Procure saber se a região escolhida é segura e evite chegar a noite em destinos desconhecidos.

Tenha os hotéis reservados para sua viagem já antes de deixar o Brasil. Esta é a melhor forma de não passar apertos e pagar caro uma hospedagem porque deixou tudo pra cima da hora. A dica é também garantir que você possa cancelar-los sem multas até o dia do check in (de preferência). Assim, caso mude de ideia, você não fica inflexível. Nós recomendamos o Booking.com para fazer as reservas ou pesquisar preços de hotéis.


Booking.com

Caso sua viagem seja mais longa, procure reservar hotéis que tenham opção de lavanderia no hotel. Assim você evita aqueles dry cleaning, que a maioria dos htéis oferecem a preços exorbitantes. Existem hotéis que disponibilizam máquinas de lavar e secar roupa onde os hóspedes pagam com moedinha ou algo assim. Em destinos mais baratos, às vezes é fácil e barato mandar lavar a roupa em lavanderia (pesquise e diminua a mala).

Maquina de lavar de hotel
Exemplo de máquina de lavar de hotel de inserir moedas.

;

;

DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR

Hoje em dia já não existe alta e baixa temporada em muitas cidades ao redor do mundo. E as atrações mais procuradas das cidades, como Paris, Londres, Nova York, LisboaBerlinRoma, Barcelona,  entre vários outros destinos, tem atrações com filas dobrando o quarteirão o ano todo. E como tempo em viagem é algo muito precioso para desperdiçar em filas de mais de 3 horas para entrar em atrações, a compra antecipada de ingressos é algo prioritário a se fazer.

Muitas pessoas querem evitar “engessar” a viagem, e deixam de comprar as entradas de atrações. Afinal muitas delas ainda exigem a escolha de horários demarcados para entrar. Mas saiba que muitos museus e atrações já estão mais flexíveis e vendem entradas para o dia (entrada a qualquer hora de um determinado dia) ou até mesmo nem período de alguns dias. Este é o caso do Museu do Louvre ou Torre Eiffel em Paris, um dos museus mais visitados do mundo e que tem filas quilométricas na porta. O mesmo acontece ao querer visitar o Vaticano, a Capela Sistina e a Basílica São Pedro sem fila em Roma

Se a visita de uma determinada atração é muito importante na tua viagem, não titubeie! Compre as entradas assim que definir a data que estará na cidade. 😉

;

;

DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR

Mesmo com o uso disseminado do cartão de crédito e cartão de débito, sempre leve dinheiro em espécime do lugar a ser visitado. Se não for possível ter notas de dinheiro do país, leve Euros ou Dólares Americanos. Eles são mais fáceis de trocar.

E tente ter notas pequenas, evite levar as notas grandes. Muitos lugares não aceitam as notas grandes. E é importante ter algum tipo de dinheiro para alguma compra já no aeroporto. Até porque mesmo em países considerados de primeiro mundo, como a Alemanha, é muito comum ter restaurantes que não aceitam nenhum tipo de cartão.

Se possível, leve mais de um cartão internacional. Muitos lugares não aceitam todos os tipos de cartões. E não esqueça informar o banco que você estará no exterior e pedir liberação dos mesmos antes de viajar!

;

;

DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR

Caso você esteja planejando fazer uma viagem utilizando, em algum momento, o aluguel de um carro, é necessário estar atento às normas do destino. Muitos países exigem que motoristas brasileiros apresentem uma Permissão Internacional para Dirigir (PID). A PID pode ser emitida em qualquer Departamento de Trânsito (DETRAN) do Brasil. Basta apresentar a carteira de motorista válida e pagar as taxas.

Quanto aos carros de aluguel, faça cotação e reservas já antes de sair do Brasil. Os valores costumam ser muito mais atrativos se reservados antecipadamente que na hora. Fora que nem sempre há disponibilidade de todos os modelos. Não deixe de fazer um seguro abrangente do carro.

Respeite as regras de trânsito dos países visitados e fique muito atento onde estacionar, principalmente na Europa. Essas dicas para viagem internacional utilizando carro, podem te salvar de muita dor de cabeça. Prefira parar em estacionamentos, porque as vagas nas ruas são escassas e as multas em lugares irregulares são certas. E elas certamente vão aparecer na fatura do cartão de crédito.

;

;

DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR

Você consegue viajar sem celular? Fica difícil imaginar estar sem internet o tempo todo, não é mesmo? Hoje em dia, estar desconectado pode ser uma verdadeira dor de cabeça para muitos. Caso você já queira sair do Brasil com o seu chip de celular e que oferece internet boa, saiba que é possível. Mas também é possível comprar chips locais em vários destinos.

A Embratel oferece a possibilidade de se ligar para um número telefônico no Brasil a partir de telefone público, fixo ou celular no exterior. As ligações são pagas somente a partir do Brasil. Em caso de dúvidas, é possível contatar um telefonista da Embratel, que atende em português. Para mais informações sobre o plano Brasil Direto, inclusive sobre países de abrangência e valores, consulte o portal da Embratel.

;

;

DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR

Os cuidados com a sua bagagem também são muito importantes. Feche sempre as malas com cadeado ou segredo. Muitos roubos acontecem nos aeroportos depois de a bagagem já ter sido despachada. As bagagens devem estar identificadas, tanto na parte interna, quanto externa. A identificação deve conter no mínimo o nome, endereço (com cidade e país) e telefone.

Como as malas são muito parecidas, ponha uma fita colorida ou algo parecido na sua para ajudar a identificá-la na esteira de bagagens. Assim você já pode ver de longe quando sua mala está vindo. E se possível faça uma fotografia das malas antes de despachá-las. Caso aconteça algum dano a ela, você terá a prova que entregou a mala intacta na hora do check-in.

Um alerta muito importante: jamais coloque na bagagem despachada objetos de valor. Objetos como jóias, computador, máquina fotográfica, dinheiro e documentos devem ir na bagagem de mão. 

;

;

DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR

Tente fazer uma mala prática e leve. Leve peças que combinem entre si e que possam ser aproveitadas de diversas maneiras. Porque, com o controle rigoroso das companhias aéreas nos dias de hoje, se você levar muita coisa na mala, não vai conseguir trazer muita coisa. E nada melhor que poder trazer diversas lembrancinhas de viagem, não é mesmo? Sejam elas objetos, roupas ou delícias de supermercado, tudo que vem na mala, nos faz viajar mais um bom tempo, já em casa.

Apesar de ser difícil prever o clima com muita antecedência nos dias de hoje, vale a pena passar cuidando as temperaturas do destino nos das que antecedem a viagem. Cheque as condições climáticas das cidades que serão visitadas para poder escolher com mais precisão roupas e sapatos adequados ao seu itinerário. Dê preferência a roupas que não amassam, que não sujam com facilidade e que possam ser usadas várias vezes (como um jeans, por exemplo).

Leve sapatos confortáveis e que não sejam recém-comprados. Afinal, nada pior do que não poder passear porque os pés estão cheios de calos. Mulheres, evitem levar salto alto, eles não são nada práticos em viagens. E evitem sapatos com solado de couro em destinos de inverno. Eles não esquentam o pé e o risco de escorregar é enorme.

Lembre de levar em sua bagagem de mão uma ou duas mudas de roupas. No caso de sua bagagem ser extraviada, você terá como se virar até a mala chegar (ou comprar roupas novas).

Não esquecendo que menos bagagem é mais. Aprenda a viajar com o menor número de bagagem possível. A Camila do blog Viaggiando fez um post ótimo sobre como viajar mais leve.

;

;

Dicas para Viagem InternacionalOutra das dicas para viagem internacional fundamentais nos dias de hoje, é sempre ter e levar nas viagens um adaptador universal de tomadas, pois as tomadas são completamente diferentes de país pra país. E o adaptador é extremamente útil para carregar a bateria da máquina fotográfica, celulares, tablets, etc. Além de ele carregar outros equipamentos eletrônicos que você leva nas viagens em diferentes tomadas. E ainda verifique a voltagem dos países que irá visitar. A Europa e a Australia, por exemplo, operam com 220W.

Outro objeto que pode ser uma mão na roda em viagens é um canivete suíço, com saca-rolhas e faquinha. Este tipo de objeto é sempre muito útil. Sempre útil ter à mão uma calculadora de bolso e um pequeno dicionário. Atualmente há vários apps de dicionários no mercado, escolha um que não precise estar conectado a internet para funcionar).

 

Nós temos posts com palavras básicas em 4 línguas diferentes e que podem ser uma ótima ajuda. Eles estão divididos por temas como Hotel, Restaurantes, Compras, entre outros. Caso você não fale a língua do país, na hora do aperto, sabendo algumas palavras, você pode se fazer entender. Confira:

;

;

Dicas para Viagem Internacional

Tente sempre levar com você um mapa das cidades visitadas e do metrô das mesmas, ou ter um aplicativo dos mapas. É sempre muito útil ter um mapa a mão para não perder tempo e nem se perder. Se tiver um smartphone, sempre que tiver acesso a internet wi-fi, atualize o Google Maps app ou dê download dos mapas para acessá-los offline. Na hora do aperto, mesmo sem internet, o aplicativo consegue identificar sua localização.

;

;

Dicas para Viagem Internacional

É importante salientar que o passaporte é teu documento de maior importância no exterior. Ele deve ser mantido em um lugar seguro. De preferência no cofre do hotel, trancado, se houver. Ande com uma fotocópia do passaporte no bolso. Também evite andar com todo teu dinheiro. Deixe uma parte no cofre e só ande com a quantidade suficiente para o dia.

Também não deixe a carteira nos bolsos de trás da calça. Seja cauteloso e coloque teus pertences em uma bolsa que não seja fácil de abrir sem você perceber. Não é porque você está em países mais seguros, que furtos não acontecem.

Evite andar por ruas escuras e de se hospedar em regiões pouco indicadas. Evite voos e viagens de trens e ônibus muito cedo pela manhã e muita tarde da noite. Estes horários fazem com que você tenha de circular por ruas, estações e aeroportos com pouca movimentação.

;

;

Dicas para Viagem InternacionalVocê sabia que pode pedir de volta o imposto pago sobre artigos comprados na Europa e em alguns outros países? Em vários casos você pode receber uma graninha antes de voltar ao Brasil. Basta pedir, no momento da compra, o formulário de tax-free e preenchê-lo, anexando-o ao cupom fiscal.

No dia de embarcar de volta para o Brasil, é necessário pegar o carimbo com a Polícia de Alfândega no aeroporto de saída da Europa. O pagamento do valor é feito através de cartão de crédito ou em moeda. Para receber e moeda, na hora, basta entregar o formulário carimbado e o cupom fiscal no guichê de uma das empresas que fazem o reembolso do valor.

Temos um post explicadinho como proceder na Alemanha, mas ele vale praticamente para toda Europa, já que o procedimento é o mesmo.

;

;

Dicas para Viagem Internacional

Todo viajante que ingressa no Brasil, ou dele sai, com recursos em espécie, em moeda nacional ou estrangeira, em montante superior a R$ 10.000,00, é obrigado a apresentarDeclaração Eletrônica de Porte de Valores (e-DPV).

No seu retorno ao Brasil, você pode trazer mercadorias, sem o pagamento de tributos, desde que estejam incluídas no conceito de bagagem. Elas não podem presumir importação com fins comerciais ou industriais. E ainda, devem respeitar simultaneamente o limite de valor global e o limite quantitativo.

O limite de valor global corresponde a:
a) US$ 500,00 (quinhentos dólares dos Estados Unidos) ou o equivalente em outra moeda,
quando o viajante ingressar no País por via aérea ou marítima; e
b) US$ 300,00 (trezentos dólares dos Estados Unidos) ou o equivalente em outra moeda,
quando o viajante ingressar no País por via terrestre, fluvial ou lacustre.

Todos os limites das Receita Federal do que os viajantes podem ou não trazer estão nesse link. Leia antes de viajar.

;

;

E aí, tem mais Dicas para Viagem Internacional? Manda pra gente na caixa de comentários!

;

;a Viagem Internacional

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

8 Comentários
  1. Camila Navarro Diz

    Ótimas dicas! Mesmo quem viaja muito às vezes esquece de um detalhe ou outro. Não custa nada conferir o check-list antes de embarcar. E obrigada por indicarem o Viaggiando! 🙂

  2. Christina Diz

    Perfeito! Eu só acrescentaria: além de ter a cópia de tudo com você deixe também com algum familiar ou pessoa de confiança as cópias dos documentos, passagens, cartões, programa de viagem com endereços dos hotéis, seguro viagem, etc… É sempre bom alguma pessoa que não vai com você na viagem ter essas informações, nunca se sabe quando algum imprevisto pode acontecer.

    1. Mirella Matthiesen Diz

      OI Christiana,
      Boa dica… eu sempre mando minhas informações para minha mãe, mas nunca pensando em caso de emergência desse tipo!
      Boa!!!
      Abs

  3. sylviatravel Diz

    Ter sempre a mão barra de cereal ou frutas secas e garrafa d água é uma receita para um sufoco em terra ou no ar

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Boa dica Sil… garrafa d’agua eu sempre tenho, mas nunca pensei na barrinha de cereal, costumo levar só quando vou para as trilhas 🙂
      Valeu pela visita! 😉
      bjo

  4. Muito boas as dicas! Vale colocar uma notinha lá na parte do canivete suíço, de não levar na bagagem de mão pois pode ser confiscado.

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Boa dia Mariana 🙂
      Até vou deixar aqui a listinha do que pode e o que não pode levar na mala de mão nos aeroportos dos Estados Unidos, provavelmente o resto do mundo segue o mesmo exemplo.
      link: http://www.tsa.gov/traveler-information/prohibited-items
      BJos

  5. […] – Dicas que você precisa saber antes de viajar […]

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.