Logo

Exercícios para Viagem de avião

Exercícios para viagem de avião

by / 20 Comentarios / 19 de fevereiro de 2017

Viajar é uma delícia, mas como ainda não inventaram o teletransporte para nos levar rapidinho para destino distantes, o jeito é aprender alguns exercícios para as viagens de avião, para evitar dores após o desembarque.

Elaborei uma sequência bem simples e básica para uma vida turística mais saudável e feliz! Eu sempre faço e recomendo. Contei com a ajuda do meu fisioterapeuta favorito, Sameron Vassiliades da Clínica Aiki em São Carlos, SP, para revisão e pitacos finais!

Exercícios para viagem de avião

Essas dicas também servem para viagem de carro ou trem (Imagem: Shutterstock ID: 477610726)

Porquê a gente fica dolorido depois das viagens longas?

Quando você fica sentando na poltrona do avião, seus músculos do quadril, da coxa e das costas, ficam contraídos e pode provocar dores musculares nos dias subsequentes a viagem. O fato de ficar sentado por muito tempo, também prejudica a circulação do sangue que nutre os músculos, causando ainda mais dor. Em casos mais graves, pode até gerar trombose.

Segundo o fisioterapeuta Sameron Vassiliades: “Uma forma de manter a circulação, é REALIZAR MOVIMENTOS (ENCOLHER E ESTICAR AS PERNAS, BOMBEAR OS PÉS E CAMINHAR NO CORREDOR), usar as meias de compressão, SERÁ IMPORTANTE PARA EVITAR EDEMAS E CÂIMBRAS NAS PERNAS, e fazer exercícios de alongamento antes e durante o vôo para aliviar ainda mais AS TENSÕES MUSCULARES E MANTER O BOM FLUXO SANGUÍNEO”.

Exercícios para viagem

Exemplo de sequência de alongamento para antes e durante a viagem.

Exercícios para viagem de avião – ANTES do vôo

Viajantes que tem vida ativa no dia-a-dia, viaja melhor em todos os sentidos! Então, se você tem preguiça de fazer ginástica ou atividades físicas, repense essa estratégia, para poder viajar mais e melhor ao longo da vida.

Agora vamos aos alongamentos para o antes e durante sua viagem, eu faço sempre e confesso que as vezes tenho vergonha de ficar me esticando no meio do portão de embarque, mas tento ser discreta e mando bala! Afinal de contas, o corpo é meu e não devo nada a ninguém 🙂

Modo de fazer:

  • Faça cada um dos exercícios por um período de 20 a 30 segundos,
  • Repita 3x cada um dos exercícios,
  • NÃO DÊ “TRANQUINHOS OU BALANÇOS” AO SE ALONGAR,
  • Fique atento(a) a postura, murche a barriga e olhe para frente (ao contrário da modelito da foto (eu) … risos …).
  • Não force nenhum movimento, cada um tem sua flexibilidade, e caso tenho algum problema de saúde, consulte um profissional qualificado antes de fazer qualquer alongamento abaixo.

 

icon-seta[Musculatura posterior a coxa]

Eleve um dos joelhos em direção ao peito. Repita com o outro joelho.

Exercícios para viagem

icon-seta

[Musculatura anterior a coxa]

Eleve um dos pés em direção ao glúteo. Repita com a outra perna.

Exercícios para viagem

icon-seta

[Musculatura da panturrilha]

Dobre um pouco o joelho direito e não deixe o calcanhar esquerdo sair do chão – se tiver uma parede para colocar as mãos, ainda melhor. Repita com a outra perna.

Exercícios para viagem

icon-seta

[Musculatura lateral do troco]

Eleve o braço esquerdo e o incline para a direita suavemente. Repita com o outro braço.

Exercícios para viagem

Exercícios para viagem de avião – DURANTE o vôo

Durante o vôo também é importante a gente se movimentar um pouquinho para evitar trombose, dores musculares após a viagem.

Levantar a cada duas horas é uma ótima forma de manter a circulação, mas se puder fazer esses exercícios abaixo, sentados na poltrona, garanto que vai ajudar ainda mais.

Modo de fazer:

  • Faça cada um dos exercícios por um período de 20 a 30 segundos,
  • Repita 3x cada um dos exercícios,
  • NÃO DÊ “TRANQUINHOS OU BALANÇOS” AO SE ALONGAR,
  • Fique atento(a) a postura, murche a barriga e olhe para frente (ao contrário da modelito da foto (eu) … risos …).
  • Não force nenhum movimento, cada um tem sua flexibilidade, e caso tenho algum problema de saúde, consulte um profissional qualificado antes de fazer qualquer alongamento abaixo.

icon-seta




[Região cervical]

Puxe a cabeça com um dos braços até sentir uma leve pressão. Repita do outro lado.

Exercícios para viagem

icon-seta

[Panturrilha]

Levante o peito dos pés e sinta a panturrilha esticar levemente. Você pode alternar esse movimento com o próximo por um período de 5 segundos cada, mínimo 6x. Eu exagerei um pouquinho no levantamento da perna, então use somente seu espaço da sua poltrona, não tem problema que consiga levantar somente um pouquinho a perna.

Exercícios para viagem

icon-seta

[Tíbia]

“Abaixe” o peito dos pés e sinta a tíbia esticar levemente.Você pode alternar esse movimento com o anterior por um período de 5 segundos cada, mínimo 6x. Eu exagerei um pouquinho no levantamento da perna, então use somente seu espaço da sua poltrona, não tem problema que consiga levantar somente um pouquinho a perna

Exercícios para viagem

icon-seta[Musculatura dos glúteos]

Dobre uma perna sobre a outra e sinta a musculatura do glúteo esticar e relaxar. Repita com a outra perna.

Exercícios para viagem

DICA de HOTEL: vai viajar? Que tal reservar seu próximo hotel no booking.com? Nós recomendamos e a cada reserva concluída, nós ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter nosso blog de viagem. Você não paga nada a mais por isso!


Booking.com

Há muitos outros exercícios e alongamentos que você pode fazer antes e durante sua viagem, esses são apenas alguns exemplos. Nosso objetivo é fazer você se mexer um pouquinho para viajar mais e melhor!

Obrigada pela companhia! Aceito pitacos nos comentários 🙂


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e na Venezuela. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Você pode cotar com a Real Seguro Viagem sem compromisso e, caso decida pela contratação, você poderá parcelar o valor do seguro em até 6 x sem juros no cartão de crédito, ou pagar com desconto de 5% no boleto bancário.

Seguro viagem geral 728x90

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentalCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

TAGS: , , , , ,

CATEGORIAS: .Novos posts na Viajoteca, Aeroporto, Bem estar em viagem, Blog, Estilo, Planejamento de Viagem, Utilidades, Viagem

20 Comment

  1. Nossa que belas dicas hein. Realmente super importante fazer isso para evitar que os voos longos acabem com a gente. Gostei demais do post, vou seguir na próxima viagem.

    • OI Matheus,
      Se anima mesmo, porque é importante … e esses que passei são bem básicos, né? 🙂
      Bjão

  2. Post bem criativo e útil para aquelas viagens LONGASSSSSSS 🙂 Vou experimentar na próxima!

    • Oi Rui,
      Acho que serve para qualquer viagem, mas as longas não pode deixar de fazer.
      Experimenta sim e depois me diz se foi benéfico 🙂
      Abs

  3. Ótimas dicas, Mirella! Eu melhorei muito o meu pós-viagem, depois que comecei a me movimentar mais dentro do avião. Já compartilhei com meu marido esse post, por que o danado é chatinho e nunca quer se levantar e caminhar!!! às vezes lendo o que outros escrevem serve mais de incentivo. Por que, cada de ferreiro, espeto de pau, né?!! ehehehe Beijos

    • Oi Márcia,
      Eu também tento sempre me policiar para os exercícios, eu sempre faço antes de embarcar, mas durante a viagem eu tenho uma tedência a esquecer e depois eu sofro (risos).
      Compartilha com o maridão e diga que nós mulheres sabemos de tudo 😉
      Beijos

  4. Um dos posts mais úteis que eu li essa semana! Adorei e vou me exercitar essa semana mesmo (mas pra uma viagem de ônibus longa 😉 ).

    • Oi Camila,
      Opa! Que legal que gostou do post e já vai colocá-lo em prática 😉
      Boa viagem e depois me conta se ajudou.
      bjos

  5. Ótimas dicas, Mirella! Já vou deixar tudo anotadinho pra minha próxima viagem longa. Sofro demais!

  6. Sempre faço exercícios durante o voo mas nunca tinha imaginado que é também importante fazer exercícios antes do voo.
    Vamos ver lembro de fazer antes dos próximos embarques.
    Abraços,

    • Oi Fran,
      POis é … você ativa os músculos e como tem mais espaço, dá para fazer mais coisas.
      Eu sempre lembro de fazer antes, mas costumo esquecer durante o vôo, vai entender!
      bjs

  7. Adoramos as dicas, Mirella, é certo que sempre estaremos suscetíveis a câimbras ou até mesmo coisas mais graves, então é bom alongarmos antes, durante e depois do voo. Parabéns pelo post!

    • Oi Francisco,
      Que legal que gostou … sempre dar uma ajudinha para o corpo, né?
      Abs

  8. Ótimas dicas Mirella, nunca havia pensado em fazer alongamento antes de entrar no avião. Agora, algo que testei na minha última viagem e deu super certo, foi usar meia elástica. Da próxima vez vou aliar os dois. Bjs

    • Oi Zudi,
      Isso mesmo, teste os dois.
      Eu aprendi que precisamos colocar a meia elástica, mas só depois de ficar um tempo com o pé para cima, para ajudar na circulação. Uma enfermeira que me ensinou. Então coloco a meia em casa, e faço os exercícios no aeroporto, dá super certo.
      Abs

  9. Excelentes dicas para as longas viagens de avião que temos que fazer para conhecer lugares distantes.

    • Que bom que gostou das dicas, Christian… agora mãos a obra para colocá-las em prática 😉
      Abs

  10. Que post incrível! Exatamente o que a gente precisa, e as vezes só lembra quando o estrago tá feito, rs. Vai ficar salvo nos meus favoritos!

    • OI Fabiane,
      Que bom que gostou do post … espero que ajude nas próximas viagens 🙂
      Beijos

Comente Aqui