Página Principal Bem estar em viagem Como ser um viajante melhor em 10 passos!

Como ser um viajante melhor em 10 passos!

por Mirella Matthiesen
2 comentários

“Quanto mais se viaja, mais se quer viajar!”, isso é fato, mas uma coisa é sair por aí, outra coisa é ser um viajante engajado e responsável! E sobre que falamos nos nossos posts do Viajoteca e é nossa postura como turista.

Não sei quanto a você, mas quanto mais vou “ganhando” o mundo e experiências vou adquirindo, mais o comportamento de turista sem noção me irrita. Me tira do sério pessoas que simplesmente não respeitam os princípios básicos de convivência social ou costumes dos lugares que vão passear.

Dessa forma, resolvi criar um guia básico de como ser um viajante melhor em 10 passos… Vejam se concordam comigo e se esqueci de algo, manda nos comentários e acrescento aqui.


Leia mais >> SEGURO VIAGEM: A IMPORTÂNCIA DE TER UM E COMO COMPRAR


COMO SER UM VIAJANTE MELHOR
Algumas dicas valem até para locais!!! #SóComentando

Como ser um viajante melhor em 10 passos!

1- Não fale alto no corredor do hotel

Independente do horário que estiver circulando por corredores dos hotéis, respeite as pessoas que estão dentro dos quartos. Fale baixo, ou melhor, não fale, deixe para fazer isso quando chegar no seus aposentos.

O mesmo vale para a porta do quarto, encoste-a com cuidado, não precisa deixá-la bater sozinha fazendo aquele barulhão.

Respeite essa regrinha a qualquer hora do dia, pois pode ter pessoas dormindo devido a fuso horário diferente, mães cuidando de bebês e assim por diante. E como a maioria dos hoteis não tem uma acústica 100% adequada, cabe a nós fazermos nossa parte.

>> Faça sua próxima reserva no Booking.com usando nosso link de afiliado (ajude seu amigo blogueiro!). 🙂

2- Não fotografe lugares proibidos

Simples assim, está escrito para não fazer, não faça… ficar fingindo que não leu as regras, ou pior, ficar tirando fotos escondidas, é ridículo e totalmente anti-turismo.

O mesmo vale para vídeos e qualquer coisa do gênero.

3- Não fale alto em lugares que demanda silêncio

Sério gente, tem coisa mais mal educada que aquele grupo que acha que está no bar, mas na verdade acabou de entrar em uma igreja ou museu? Não tem desculpa… shhhhhhhhh!

4- Use roupas apropriadas para o lugar que vai visitar. 

Outra dica básica que vale não somente para lugares religiosos, mas para países ou culturas que tem costumes diferentes dos nossos. Não estamos falando aqui de certo ou errado do SEU ponto de vista, mas o que faz ou não sentido no lugar que está indo visitar.

Basta pesquisar antes de viajar se os lugares que irá passar tem alguma restrição ou regras, quem escolheu viajar para lá foi você, então respeito!

5- Nunca desrespeite a cultura alheia

Independente da situação e qual cultura estamos falando, a opção de ter ido visitar esse ou aquele lugar foi sua, dessa forma, se adeque e evite piadinhas desnecessárias.

Eu sei que tem lugares que são muito diferentes e as vezes podem nos chocar, inclusive ideologicamente, mas use a viagem para refletir sobre tudo aquilo e se achar necessário, depois da viagem, procure por grupos ou associações que ativamente tentam mudar o mundo.

6- Evite comparações se você não entende as nuances

Exemplo, não confunda australianos com neo-zeolandeses, ou canadenses com americanos, ou noruegueses com suecos e assim por diante. Assim como a gente “ADORA” ouvir que Buenos Aires é a capital do Brasil, o inverso também pode ofender em maior ou menor grau…

Na dúvida, mude o assunto. 😉

7- Não toque nas pessoas

Nós brasileiros adoramos dar beijinhos, abraços e afins, mesmo quando somos apresentados para estranhos, minha dica é: não faça o mesmo em outras culturas, especialmente quando se sai da América Latina.

O mesmo vale para tocar nas pessoas, na Tailândia por exemplo, tocar na cabeça de uma criança é algo muito ofensivo, um comportamento que no Brasil é extremamente comum.

8- Evite usar perfume muito forte

Além do odor forte de perfurme deixar todo mundo com dor de cabeça (risos), algumas pessoas podem ter alergia a certo cosméticos.

E vamos combinar, que depois de um tempo andando, suor misturado com perfume não combina! Mas desodorante é sempre bem-vindo! kkkkk…

9- Não use camisetas com logos, imagens ou frases ofensivas.

As vezes não nos damos conta que imagens, gestos ou comportamentos diferentes podem ofender, então prefira o básico, para nem correr o risco.

10- Experimente e viaje mais… mas sem perder o bom senso!

Leia também >> 11 Sinais para saber se você é o passageiro chato do vôo!

Ser um viajante melhor é mais fácil que você imagina, basta querer dar esse passo.

Esqueci de alguma dica? Manda pra gente na caixa de comentários… 

ATENÇÃO!! SEGURO VIAGEM

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório em muitos países do mundo. Infelizmente imprevistos acontecem e temos que estar preparados. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar.

LEIA TAMBÉM:

2 comentários

Cristina Souza da Rosa 22 de março de 2016 - 16:13

Achei ótima a dica de não usar perfume forte. Tb acho que não se deve usar perfume forte quando vai fazer uma longa viagem de avião. Ninguém merece ficar 12 horas sentido o perfume de alguém.

Responder
Mirella Matthiesen 23 de março de 2016 - 14:30

Não é Cris… eu também não suporto cheiro forte de perfume ou suor (risos).
bjo

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies