Delícias da época de Natal na Alemanha

Tudo que você não deve deixar de provar estando no país nesta época!

6

Uma das épocas mais mágicas na Europa, e na Alemanha em especial, é o final do ano. O inverno vem com sua cor branca dominando a paisagem e obrigando (!!!!) as pessoas a comerem delícias da época de Natal na Alemanha para se manter aquecidas, de corpo e alma! Os Mercados de Natal vem dando cor e alegria em várias cidades, com suas luzes  que enfeitam as tardes que já ficam escuras cedo, com o cheiro de canela e vinho quente no ar…

Não tem como se apaixonar por este clima mágico. Mas eu afirmo, tem mais coisas que enfeitiçam nesta época do ano! Se as tentações para comer o ano todo não faltam, as delícias da época de Natal na Alemanha são bem maiores e variadas.

Delícias da época de Natal na Alemanha chocolates

Leia também sobre o Natal na Alemanha:

+ CONHEÇA AS TRADIÇÕES DE NATAL NA ALEMANHA

+ TRADIÇÕES DE ANO NOVO NA ALEMANHA

+ TRADIÇÃO DA ÁRVORE DE NATAL

+ MERCADOS DE NATAL NA ALEMANHA PARA VOCÊ VISITAR

 

Delícias da época de Natal na Alemanha

 

Como muitas pessoas passam pela Alemanha nesta época do ano, atrás da magia de Natal, fiz este post para quem ninguém deixe de provar as coisas que eu fico esperado o ano todo para poder comer e que só são vendidas nos últimos meses do calendário anual.

Munique: Excursão pelos Mercados Natalinos e Vila de Natal

Tradições (deliciosas) de Natal

Claro que a época é cheia de tradições! Existem diversos pratos que são servidos em restaurantes nesta época, como o ganso. Ou até mesmo o famoso Glühwein, que é o vinho quente (nosso quentão) que é vendido nas feiras de Natal para esquentar o corpo de quem se aventura pelo ruas frias desta época. Mas aqui quero mostrar as delícias que são facilmente achadas nos mercados e que podem ir na mala para casa. E que prolongam o sabor dos dias de viagem!

Ou produtos de Natal da Alemanha que servem de excelentes presentinhos para os que ficaram no Brasil e estão no aguardo de lembrancinhas. Eu sou do time que acha que melhor lembrancinha é algo de comer. Eu curto muito mais que chaveiro, imã e camiseta do lugar, que podem ter um gosto (meio) duvidoso. Heheheh! Assim sendo, super indico os doces de Natal da Alemanha como presentes!

Reserve seu hotel na Alemanha no Booking.com, um comparador de hotéis que te garante o menor preço e na maioria dos hotéis e apartamentos tem a opção de cancelamento gratuito.

 

Delícias da época de Natal na Alemanha

 

Lebkuchen

Este é o meu doce de natal da Alemanha favorito (ever!)! Ele é um tipo de pão de mel, coberto com chocolate, que pode ser chocolate meio amargo ou chocolate ao leite. Barato e fácil de achar, uma caixa com 500 gr custa menos de €2. Sinceramente, eu não conheço uma pessoa que não tenha gostado desta tentação. Ele também pode ser encontrado pelo nome de Pfefferkuchen.

Eu, como amo um Lebkuchen, faço um estoque de caixas para ter por mais uns meses após o Natal. 🙂

Delícias da época de Natal na Alemanha Lebkuchen

De modo que ele ainda pode ser achado em diversos formatos e com recheio.

Delícias da época de Natal na Alemanha Lebkuchen recheado

Nuremberg: Tour de 1,5 hora pela Cidade Antiga e Mercado de Natal

 

Por curiosidade:

A palavra Lebkuchen significa “bolo da vida”, pois Leb é oriundo de Leben (em alemão: vida) e Kuchen (em alemão: bolo). Já Pfefferkuchen (em alemão: bolo de pimenta) como também é chamado o Lebkuchen, tem suas origens no fato de que pimenta, como termo coletâneo, referia-se às especiarias raras, em geral provenientes do Oriente.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem! Afinal ele é obrigatório nas viagens para a Europa.  Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

 

Oblatenlebkuchen

Tradicionais da cidade de Nürnberg (Nuremberg), estas bolachas também são um tipo de Lebkuchen. Geralmente estes doces de Natal alemão tem uma massa de hóstia embaixo e a massa é mais “temperada”, como com amêndoas, avelãs ou nozes, por exemplo. Existe ainda até um Oblatenlebkuchen de maior qualidade, chamado Elisenlebkuchen.

Os Elisenlebkuchen tem de apresentar na composição da massa só produtos de qualidade. Eles devem ter pelo menos 25% de amêndoas, avelãs ou nozes. Não podem ter outras sementes oleaginosas e no máximo podem ter 10% de farinha. Sendo um produto de origem reconhecida, só os Elisenlebkuchen fabricados em Nuremberg podem ser chamados assim.

Delícias da época de Natal na Alemanha oblaten

 

Aachener Printen

Também é um tipo de Lebkuchen, típico da cidade de Aachen, queste doce de Natal alemão é fabricado desde 1820.

Delícias da época de Natal na Alemanha Spekulatius1

 

Spekulatius

Esta é um biscoito seco com massa feita de especiarias como cardamomo, cravo e canela. Sua forma mais popular é dos biscoitos de manteiga, contendo uma proporção substancial de manteiga. São dos produtos de Natal da Alemanha que mais fazem sucesso.

Os biscoitos são sempre em formato de motivos natalinos, como o Nikolaus (papai noel alemão) ou algum motivo holandês, como um moinho. Isto porque eles tem origem naquele país (também na Bélgica). É uma delícia para um café da tarde com chazinho ou cafezinho quente num dia frio…

Delícias da época de Natal na Alemanha Spekulatius

Spekulatius

Heidelberg: faça uma turnê privativa de natal pela cidade

 

Dominosstein

Típicos da cidade de Aachen, e conhecidos como Aachener Dominos, devido seu formato quadrado (força e faz de conta que lembra um dominó, vai!), os Dominos são uma especialidade de Lebkuchen também.

Os cubos apresentam várias camadas de pão de gengibre e vários recheios, especialmente geleia de fruta, maçapão (Marzipan) ou Persipan, com cobertura de chocolate. Apesar de se encontrarem ao longo do ano, os Dominos são típicos produtos de Natal da Alemanha da temporada de outono e inverno e biscoitos de Natal.

Delícias da época de Natal na Alemanha dominos

 

Christstollen

Das delícias da época de Natal na Alemanha, poucos doces de Natal da Alemanha são mais tradicionais os Stollen! Eles são doces feitos de uma massa de trigo pesada, um tipo de panetone mais sovado. Daqueles produtos de Natal da Alemanha que já viajaram o mundo e são conhecidos por todos os lados.

Existem diversos tipos de Stollen nos dias de hoje, que podem conter massa com amêndoa, passas, manteiga, maçapão (marzipan), nozes ou quark (queijo fresco).

Apesar de feitos durante todo o ano, eles são principalmente produzidos na temporada de Advento e Natal. E são conhecidos então como Christstollen. Os que são produzidos durante o ano são chamados de Stollen, sem que haja, em princípio, diferenças na receita.

O Christstollen mais tradicional e famoso é conhecido como o Dresdner Stollen. Ele é fabricado de acordo com uma receita pré-determinada com precisão, na cidade de Dresden. E os de melhor qualidade são vendidos numerados! Um produto de Natal da Alemanha com pedigree! 🙂

Dresden: Advent Tour com degustação de Stollen

Stollen de Dresden

Stollen

Stollen

 

Baumkuchen

Este é um bolo assado em formato de árvore (daí vem seu nome Baum = árvore e Kuchen = bolo). Ele tem finas camadas, me lembrando o nordestino Bolo de Rolo, e com uma cobertura de chocolate.

Na sua massa vai manteiga, ovos, açúcar, baunilha, sal e farinha, e não pode ter fermento. Apesar de a receita básica ser sempre a mesma, pode conter ainda mel e álcool (por exemplo, rum). E pode ser adicionado nozes, maçapão (marzipan) e nougat (massa de avelãs, como a Nutella).

Delícias da época de Natal na Alemanha Baumkuchen

Berlim: Mercados de Natal e Food Tour

 

Chocolates

Muitos, de todos os tipos e formatos são encontrados na época de Natal na Alemanha! E como chocolate alemão já é de perder a cabeça em outras épocas do ano, nesta então… Uma das maiores delícias da época de Natal na Alemanha, sem dúvida.

Chocolates Natal supermercado

 

Delícias da época de Natal na Alemanha

Você já provou alguma destas delícias da época de Natal na Alemanha? Qual seu produto de Natal da Alemanha preferido? Conhece mais algum doce tradicional alemão desta época do ano? Conta pra gente nos comentários! 😉

 

Vale a pena comprar antecipadamente:

 

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

6 Comentários
  1. anavergara Diz

    comemos o baumkuchen glaceado de acúcar na confeitaria Buchwald e amamos. E provamos em Dresden o Christstollen, também maravilhoso.

    1. Carina Diz

      Delícia, não é mesmo?

      Um grande abraço e obrigada pela visita!

  2. val Diz

    Engordei uns 5 kg com esse post! rs

    acho que já sei em que época voltar…

    1. Carina Diz

      Hahahah!
      O bom Val é que a partir de outubro vc já acha todas estas delícias a venda…
      O problema é que se pode ganhar muito mais que 5 quilos! Heheheh!

      Super beijo!!

  3. Silvana baqueiro Diz

    Q post foi esse????? Morrendo por aqui…… concordo q as melhores lembrancinhas são os biscoitos e bolinhos! Hummm… vou querer um de cada ?❤️??

    1. Carina Diz

      Faz a listinha e entrega pra Ana, Silvana! Hehehe!
      Super beijo pra vc!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.