Página Principal Canadá Natal no Canadá – Tradições, comidas e curiosidades | Dicas para 2023

Natal no Canadá – Tradições, comidas e curiosidades | Dicas para 2023

por Mirella Matthiesen
17 comentários

O Natal no Canadá é comemorado mais ou menos como em outros países ocidentais, mas vou contar um pouquinho algumas particularidades que a gente percebe e que faz essa época do ano ser uma delícia.

Tudo começa com o estação do ano. O Natal no Canadá acontece no inverno, quando frio e neve se misturam e fazem o clima natalino bater ainda mais forte! Mas não esqueça de se vestir adequadamente: respeite o frio, vista-se em camadas e seja feliz!

>> Como arrumar mala de inverno

Devido ao grande número de novos imigrantes no Canadá, eu sou uma deles, não existe uma forma única de se comemorar o natal. Além das diferentes tradições cristãs, há também as culturas que nem sabem o que significa o Natal (maluco pensar nisso, né?!). Mas uma coisa é certa, dia 25 de dezembro é feriado no Canadá e um ótimo momento de estar com a família e amigos.

Inverno em Banff, Canadá
Banff, Alberta – Canadá

Leia também:

+ Seguro viagem para o Canadá – precisa mesmo?
+ Moeda do Canadá, qual dólar levar na viagem?

+ Documentos para entrar no Canadá (aeroporto)


Natal no Canadá

As dicas abaixo são generalistas e não específicas para cada cidade canadense. Contudo, tenho certeza que irá te ajudar a programar seu Natal no Canadá!!!


O que abre e o que fecha no Natal no Canadá

Assim como no Brasil, durante na véspera ou no dia de Natal no Canadá muitas lojas fecham, serviços trocam de horário e pessoas estão em outro ritmo. Então, o melhor é estar atento, para não se frustrar nessa época de festividade.

Lojas

No dia de Natal, 25 de dezembro praticamente todas as lojas de varejo e serviços estarão fechadas, exceto algumas lojas de conveniência e restaurantes. Se estiver procurando um lugar para almoço ou brunch de Natal, a dica é procurar pelos restaurantes dos hotéis (mais informações abaixo).

A maioria das lojas ficam abertas até 17h ou 18h na véspera de Natal, 24 de dezembro. Então, quem ainda não comprou os presentes, pode aproveitar. Agora, ao se tratar das ceias de natal, elas não são frequentes em todos os restaurantes, logo os hotéis são ótimas opções para garantir o jantar de natal.

Ceia de Natal no Canadá nos hotéis

Fazer a ceia de Natal em hotéis pode parecer um tanto quanto impessoal. No entanto, assim como no Brasil, o Natal no Canadá é celebrado entre familiares e amigos. Dessa forma, os encontros costumam ser na casa de alguém e não em restaurantes, por isso, muitos estabelecimentos fecham suas portas na noite e no dia de Natal.

Entretanto, você que pode não ter ninguém para visitar por lá, pode planejar celebrar a ceia de Natal nos hotéis, pois pode ser uma ótima alternativa. Minha dica é fazer sua reserva com antecedência, então, pesquise esses detalhes antes da viagem para não ficar sem ceia.

Quando falo de hotéis, não me refiro necessariamente ao lugar que está ficando, viu? A maioria dos restaurantes de hotéis abrem para o público em geral e muitos, especialmente os mais requintados, que costumam ter menus de degustação fixo.

E mais uma coisinha, o jantar no Canadá costuma ser cedo. Sendo assim, não vá imaginando que terá aquele festão de Natal com contagem regressiva, jantar depois da meia-noite etc. Imagine que irá jantar entre 18 e 21h e a comemoração da meia-noite será provavelmente no seu quarto de hotel. A não ser, é claro, que queira ir para as baladas, pois com certeza haverá alguns lounges e night clubs abertas, especialmente nos grandes centros.

Por fim, os canadenses adoram fazer o brunch de natal (café da manhã misturado com almoço) no dia 25.

Transporte público

O transporte público em várias cidades canadenses estará operando com uma programação reduzida na véspera de Natal, no dia de Natal, no boxing day (26/dezembro), assim como no ano novo. Verique no website de transporte público da cidade que estará hospedado os horários e detalhes.

>> Dicas de transporte público em Toronto

Vitrine de natal no Canadá
Vitrine de Natal na loja The Bay em Toronto

Natal pelo mundo:

+ Os Mercados de Natal em Castelos na Europa!
+ Natal em Vancouver – o que fazer em dezembro!
+ Coral de Natal de Curitiba
+ Conheça as Tradições de Natal na Alemanha


Tradições de Natal no Canadá

As tradições de Natal do Canadá incluem decorar uma árvore de Natal, colocar luzes para enfeitar as garagens das casas e trocar presentes. Mas venha entender como cada coisa funciona!

Árvore de Natal

Apesar das árvores de natal artificiais serem bens comuns, muitos canadenses e imigrantes adoram comprar pinheiros naturais para enfeitar a casa. Então, vários supermercados e estabelecimentos vendem esses pinheiros naturais em um espaço que eles abrem especialmente para essa época do ano. Mas a “turma raiz” (risos), vai em fazenda de pinheiros cortar sua própria árvore. Naturalmente, eu acho isso MUITO legal, especialmente para quem tem crianças.

Para encontrar essas fazendas, que geralmente ficam distantes dos centros da cidade, procure no google “christmas tree farm [nome da cidade]”, sem dúvida, vai aparecer algumas opções.

Gingerbread House

Montar uma casinha de bolacha de gengibre é uma delícia! No Canadá elas são chamadas de Gingerbread Houses. Eu já levei várias vezes para o kit das bolachinhas para montar no Brasil com minha família. Seguramente, sempre foi sucesso!

E se você estiver passando o natal no Canadá, aproveite, compre seu kit de gingerbread house em algum supermercado e manda bala!

Gingerbread House | Casinha de gengibre
Do Canadá para o Brasil 🙂

Desfiles de Natal

Os desfiles de Natal são celebrações bem populares no Canadá. Sendo assim, todas as grandes cidades canadenses realizam algum evento desse tipo. Geralmente esses desfiles acontecem em novembro, quando a temperatura ainda está boa para o cortejo. Todavia, as paradas de Toronto e Vancouver são super lotadas. Então, se planeje para chegar cedo e conseguir um bom lugar para ver o desfile e dar um tchauzinho para o Papai Noel!

Para descobrir quando vai acontecer as paradas de natal, digite no Google: “christmas parade canada” e todas as datas e cidades aparecerão.

Pijamas e moletons com temas natalinos!

É muito comum no Canadá, na época do Natal, a gente ver nas lojas moletons com estampas super coloridas ou pijamas com estampa natalina. Isso acontece porque o pessoal adora fazer competições de moletons bregas nas festas de Natal entre amigos ou até mesmo nas empresas, eles chamam esses moletons de Ugly Sweater.

Nas casas também é comum as famílias se vestirem todos com o mesmo pijama na noite de Natal! Não me pergunta a razão disso, pois eu não tenho a menor ideia de onde isso veio! Sim, tudo isso é muito ridículo e brega, mas esse é o espírito! Na verdade, tem alguns que até são bem legais. 🙂

Tradições de natal no Canadá
Modelitos de moleton natalino do WalMart

Achei algumas bem legais na Amazon do Brasil para quem quiser entrar no clima:

Festival de Luzes!

Sinceramente, eu não sei se isso é ecologicamente sustentável ou não, mas a conta de luz dos canadenses sobe consideravelmente em dezembro por causa das luzes de Natal! O povo canadense AMA enfeitar suas casas por dentro e por fora com luzes, e quer saber, fica lindo!!! Algumas casas tem tantos aparatos, que até me pergunto se a família está tentando se classificar para carro alegórico do carnaval no Brasil! ehehhe

Em praticamente toda a cidade, grande ou pequena, certamente tem uma lista de casas para visitar nessa época do ano! Fique de olho. Os festivais de luzes também são populares em pontos turísticos da cidade. Alguns dos mais famosos são:

Mercados de Natal no Canadá

Os mercados de Natal no Canadá estão ganhando cada vez mais espaço e sem dúvida, é um dos programas mais gostosos de se fazer nessa época do ano. Uma herança européia que está invadindo, de forma muito bem vinda, a América do Norte.

Principais Mercados de Natal no Canadá:

Natal no Canadá, Toronto Christmas Market
Toronto Winter Village – Distillery District

Não esqueça do Seguro Viagem!

Viaje tranquilo/a e adquira um bom Seguro Viagem para eventuais emergências. O sistema de saúde do Canadá não cobre turistas. Sendo assim, se você ou sua família precisarem usar qualquer tipo de atendimento, o custo poderá ser altíssimo! Então, não se arrisque e faça uma cotação sem compromisso.


Boxing Day no Canadá

No dia 26 de dezembro, os canadenses deixam o natal para trás e vão as compras no Boxing Day. Aliás, o boxing day é uma tradição que se originou na Inglaterra, mas acontece também no Canadá e na Austrália, por exemplo. O comércio faz uma promoção em massa, reduzindo os preços, em uma tentativa de acabar com o estoque de final do ano. O Boxing Day é feriado no Canadá, então não tem desculpa para gastar tudo o que guardou durante o ano! (risos)

Confesso que essa tradição não tem sido mais a loucura de antigamente. Primeiro porque muita gente prefere fazer as compras do boxing day online. Por fim, com o advento do Black Friday que acontece no final de novembro que está se expandindo dos Estados Unidos para o mundo, a concorrência ficou desleal! Mas mesmo assim, vale a pena, pois algumas lojas realmente capricham nas promoções do Boxing Day.

Eaton Centre, Toronto
Eaton Centre no Natal, Toronto

Roteiros de viagem pelo Canadá:

+ 5 Roteiros de viagem pelo Canadá
+ 2, 3 ou 4 dias em Toronto
+ Niagara Falls: 1 dia (bate e volta de Toronto)
+ Um dia perfeito em Ottawa
+ Dois dias em Montreal – principais atrações
+ Roteiro Vancouver (até 5 dias)


Curiosidades do Natal no Canadá!

Mummering

Em Newfoundland & Labrador, uma das províncias canadenses banhada pelo Oceano Atlântico, as pessoas honram até hoje uma tradição que começou na Irlanda e Inglaterra. O ocorrido foi documentado pela primeira vez no Canadá em 1819.

O Mummering funcionava mais ou menos assim: moradores de pequenos vilarejos brincavam com seus vizinhos nos dias que antecediam o natal. Então, um grupo se fantasiava e batia nas portas dizendo algo assim: “Mummers podem entrar?”. Se fossem convidados para dentro da casa, os mummers cantavam, contavam piadas ou dançavam, entretendo assim, os familiares. Em troca desse entretenimento, os mummers recebiam bebida e comida. Um dos objetivos dessa brincadeira é tentar descobrir quem está por trás das máscaras e roupas esquisitas.

Sim, é uma tradição bem estranha para os dias de hoje. Mas para não perder essa herança cultural e manter a segurança, foi criado o St John’s Mummers Festival, um desfile de natal que convida todos a participarem e entrarem na brincadeira!

Tradições de natal do Canadá
Foto por Mummers Festival

Trem de luzes natalina que viaja o Canadá

Desde 1999, o Canadian Pacific Holiday Train viaja por todo o país durante a época de natal, espalhando alegria, recebendo doações e coletando alimentos para o food banks (organização de doações sem fim lucrativo). São dois trens que fazem o percurso. Um trem natalino viaja somente pelo Canadá, e enquanto o outro, percorre a fronteira entre Canadá e os Estados Unidos.

Essa é uma tradição deliciosa do natal no Canadá e toda doação coletada permanece na própria comunidade que arrecadou os fundos. Legal, né?

Monitoramento do trenó do Papai Noel na noite de Natal

O NORAD, Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte, a organização que monitora o espaço aéreo canadense e americano, faz uma brincadeira online super divertida com as crianças. Ou seja, na página do NORAD Tracks Santa é possível ‘monitorar’ os movimentos do Papai Noel na véspera de Natal. Isso mesmo, as crianças podem acompanhar onde o trenó do papai noel está! Eles o chamam de “Rastreador do Papai Noel”! Acompanhe todo movimento no NORAD Tracks Santa.

Comidas de Natal no Canadá (e bebidinhas)

No dia de Natal no Canadá, uma refeição bastante típica inclui peru assado, legumes da estação, purê de batatas e gravy (molho de peru). Com certeza, o peru é um prato que será encontrado em quase todas as mesas canadenses, bem semelhante ao Brasil. Porém, existem muitas comidinhas e bebidinhas diferentes do natal no Canadá.

Segue algumas para atiçar sua vontade:

Troca de Biscoitinhos

Grupos do trabalho, vizinhos ou amigos organizam festas de troca de biscoitos. Basicamente cada convidado prepara um pacotinho de 10 ou mais biscoitos (feitos em casa) junto com a cópia da receita. No final, cada pessoa pega um dos biscoitinhos e leva para casa, juntamente com as novas receitas!

Esse negócio de biscoito caseiro é uma tradição muito forte no Canadá! Eu adoro! 🙂

Dicas para entrar na onda do biscoito:

Tortiere du Quebec

Na província de Quebec, a torta de carne chamada Tortiere não pode faltar nas ceias de natal. Certamente, essa tradição vem desde os primeiros colonos franceses que chegaram no Canadá no século XVII. [leia mais em inglês]

Eggnog

Eggnog é uma bebida que faz muito sucesso na época do Natal no Canadá. Então, você a encontra em supermercados, mas também pode fazer em casa.

Tradicionalmente, o eggnog é feito com leite, creme, noz moscada, baunilha, açúcar, claras em neve e gemas (que garante a textura espumante e seu nome). Pode-se adicionar bebida alcóolica também!

Mule wine

E por falar em bebida, o Mule Wine é uma espécie de vinho quente que tem origem alemã e é encontrado em praticamente todos os mercados de Natal no Canadá! Eu adoro e sempre tomo, especialmente porque a bebida é quente, então ela nos esquenta no inverno. Mas confesso, que para mim, ela tem cara de festa junina ao invés de festa natalina! (risos)

Natal no Canadá
Cookies de natal

+ Melhores Vinícolas de Niagara on the Lake
+ Comidas típicas do Canadá


Onde passar o Natal no Canadá

Se você está com ideia de passar o natal no Canadá e não vai visitar amigos ou familiares, sem dúvida, minha dica é que você encontre uma vila de inverno para curtir o clima natalino. Geralmente, essas vilas de inverno ficam nas regiões de estação de esqui. Eu acho que ali você tem muito mais chance de ter um Natal bem branquinho, o que chamamos no Canadá de “White Christmas“.

Abaixo mando algumas sugestões de resorts de inverno no Canadá que eu consideraria, mas prepare o bolso ($):

Lake Louise por Kelly MacDonald
Lake Louise por Kelly MacDonald

Viajar durante os feriados do Natal

Você que está pensando em viajar para o Canadá no Natal? Então, saiba que muitos canadenses ou residentes estarão fazendo o mesmo. Afinal, a semana entre o Natal e o Ano Novo é uma época popular para viajar, pois coincide com as duas semanas de férias escolares do inverno. Enquanto algumas pessoas aproveitam para curtir o clima tropical na Flórida, Caribe ou qualquer lugar de praia, outros (muitos) vão para resorts de esqui.

Se você estiver procurando por uma pechincha, considere voar no dia de Natal, na véspera de Ano Novo ou no dia de Ano Novo. As tarifas de voo atingem o pico no fim de semana anterior ao Natal e depois do dia 2 de janeiro.

Caso for viajar de carro pelo Canadá, recomendo fazer uma cotação na rentcars (clicando aqui. E não esqueça de solicitar carros com pneus de inverno (winter tires), pois há uma tração melhor, especialmente se nevar durante sua estadia. Sem contar, que em algumas províncias eles são obrigatórios.

E precisando de serviço de motorista em Toronto, fale comigo (mirella@viajoteca.com). Temos também passeios para cataratas do Niágara e transfer de/para aeroporto para te ajudar! E o melhor, nossos motoristas falam português! 🙂

Aeroporto de Halifax, Canadá
Aeroporto de Halifax

+ 13 motivos para conhecer o Canadá e se apaixonar!
+ Quando visitar o Canadá


Curtiram as dicas?

Espero que tenham gostado das nossas dicas sobre as tradições do Natal no Canadá, assim como o que comer e beber nessa época do ano. São muitos detalhes e esse post poderia se extender por muitas páginas. Mas saiba que o Canadá é um lugar incrível, com pessoas muito receptivas e tenho certeza que vai amar sua viagem para meu congelador (maneira carinhosa que chamo o Canadá!).

Se você curtiu essas dicas, não esqueça de fazer suas reservas de hotéis, aluguel de carro, seguro viagem e passeios pelo links do Viajoteca. A gente recebe uma pequena comissão toda vez que faz uma reserva por esses links e você não paga nada a mais por isso (e as vezes até ganha desconto). Mas isso nos ajuda a pagar as contas do blog (que não são baratinhas) e você continua recebendo nossas dicas de viagem! Muito obrigada pela companhia!

.

LEIA TAMBÉM:

17 comentários

Você lembrou do Seguro Viagem? 


Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.


Cotação seguro viagem



Continue planejando sua viagem:


> Reserve seu hotel

> Seguro Viagem com desconto

> Ingressos e Passeios

> Aluguel de veículos

> Tours Exclusivos Viajoteca

> Chip de celular


Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Daniel Cabral 9 de agosto de 2023 - 08:49

Qual dessas duas cidades você sugeriria para passar o primeiro natal no Canadá, Mirella: Montreal ou Cidade de Quebec?

Responder
Mirella Matthiesen 11 de agosto de 2023 - 09:53

Eu acho que escolheria Quebec City!
🙂

Responder
Remembrance Day no Canada | Como é celebrado e o uso da papoula! 2 de novembro de 2021 - 03:43

[…] Tradições no Natal no Canadá […]

Responder
Thanksgiving no Canadá - Curiosidades, história e celebração! 6 de outubro de 2021 - 04:12

[…] americano. Veja bem, as famílias se reunem, fazem peru com gravy e curtem a tradição. Contudo, o Natal continua sendo o evento familiar mais relevante no Canadá – especialmente para as famílias […]

Responder
O Natal no Espaço: também há comidas típicas, presentes e meias esquisitas – Current affairs 25 de dezembro de 2020 - 20:41

[…] Natal no Canadá – tradições, comidas e curiosidades … No dia 26 de dezembro, os canadenses deixam o natal para trás e vão as compras no Boxing Day, uma tradição da Inglaterra que também acontece no Canadá e na Australia, por exemplo. Lojas reduzem os preços em uma tentativa de acabar com o estoque de final do ano. […]

Responder
Fernanda Alves 1 de novembro de 2019 - 16:01

Agora não sei se quero ver a neve no natal ou no Winterlude em Ottawa.
Mi você sabe quando sai a data do Winterlude de 2021?

Responder
Mirella Matthiesen 5 de novembro de 2019 - 02:41

oi Fer,
Ai meninas, as duas épocas são legais no Canadá, o natal porque é natal, né? E em fevereiro é quando acontecem os festivais de inverno, inclusive o Winterlude de Ottawa, mas a data de 2021 ainda não saiu, pelo eu menos eu não encontrei.

Responder
Carolina Arellano 31 de outubro de 2019 - 05:57

Adorei! Moro na Itália e o natal do Canadá tem muita coisa parecida com o daqui, como o blusão e pijama de natal (amo isso), neve, comidas quentes… combina mais com natal. Lendo seu post me senti em casa, obrigada!

Responder
Mirella Matthiesen 5 de novembro de 2019 - 02:39

Eu também acho que o natal combina muito com clima mais frio!

Responder
Paula Augot 31 de outubro de 2019 - 03:54

Eu tenho um suéter de Natal de quando eu morava em Londres, o chamado christmas jumper é super comum em dezembro, não sabia que usavam também no Canadá!

Responder
Mirella Matthiesen 5 de novembro de 2019 - 02:39

Pois é… colônia, né? Ou herança cultural, como preferir 🙂
Nos Estados Unidos eles também adoram eheheh..
Beijos

Responder
Patti 30 de outubro de 2019 - 22:45

Adorei o post sobre o natal no Canadá!
Verdade que quem está no Brasil viaja cheio de expectativas que a festa “canadense” seja similar (ou melhor, he he) mas são coisas bem diferentes, comemorações religiosas dependem muito de contexto!
Adorei a dica de levar a gingerbread house pra montar no Brasil, nunca tinha pensado nisso : D

Responder
Mirella Matthiesen 30 de outubro de 2019 - 23:45

Você sabe bem, né? Imagino que em Montreal deva ter algumas tradições ainda mais diferentes que em Toronto.
Menina, esse gingerbread sempre faz sucesso, mas confesso que com o calor é difícil fazer a casinha ficar de pé kkkk…
Beijos

Responder
Alessandra 30 de outubro de 2019 - 17:27

Deve ser lindo demais passar o Natal no Canada, quantos lugares lindos. E a comida parece deliciosa. Obrigada por compartilhar esta experiência.

Responder
Mirella Matthiesen 30 de outubro de 2019 - 23:44

Oi Alessandra,
Pois é, o natal no Canadá é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil, legal para viver algo diferente.
Abs

Responder
Ruthia Portelinha 30 de outubro de 2019 - 06:16

Apesar de morar em Portugal já passei o Natal com calor (no Brasil e em Angola) e confesso que não é a mesma coisa. Essa foto do pinheiro com neve em Banff é a imagem que associo à época natalícia. Que delícia as casinhas de gengibre. Não sabia que tinha kit de montagem, haha

Responder
Mirella Matthiesen 30 de outubro de 2019 - 23:43

Oi Ruthia,
Eu também acho que o natal combina muito com frio, achei que esse post sobre o natal no Canadá iria ajudar o pessoa que está viajando para lá!
Que bom que gostou 🙂
Beijos

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies