Conheça as Tradições de Natal na Alemanha

3

Nesta época que pipocam posts lindos e fotos inspiradoras dos Mercados de Natal, resolvi escrever sobre as Tradições de Natal na Alemanha. As tradições são muitas e muito ricas culturalmente. E assim apresentar um pouco do que os alemães fazem nesta época mágica, que nos faz ficar sonhando e desejando vivenciar este período na Europa, em geral.

tradicoes-de-natal-na-alemanha-weihnachtsmarkt2

Tradições de Natal na Alemanha

 

Na realidade, o Weihnachtzeit, que em alemão significa Período de Natal, é contado a partir do último domingo de novembro. Já que é quando começa o Advento, que vai ser explicado abaixo. Mas é com a chegada deste período que começam as feiras de Natal. E quando são botadas em práticas várias tradições que estão a seguir…

Adventszeit

 

O Adventszeit é o período do Advento, uma palavra que significa chegada, a vinda. Ou seja, é o período de preparação para a chegada de Jesus, e seu nascimento. Este período são as 4 semanas que antecedem o Natal. E portanto começa no final de novembro, ou melhor, no último domingo do mês, com o primeiro domingo do advento, erster Adventssonntag. E este período vai até o dia 24 de dezembro, o Heiliger Abend (santa noite). Até a noite de Natal são quatro domingos, em dias que variam a cada ano (em 2017 caem nos dias 03.12, 10.12, 17.12 e 24.12) conhecidos como “Domingos do Advento”. Em cada domingo é acesa uma das 4 velas que estão no Adventskranz.

tradicoes-de-natal-na-alemanha-adventszeit

Você consegue viajar sem celular?
Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa! Ganhe o frete grátis toda vez que usar nosso link.

Adventskranz

 

Adventzkranz é a Coroa do Advento, que nada mais é que uma guirlanda com 4 velas que se coloca em cima da mesa e que vai se acendendo uma vela a cada domingo do Advento.

Estas guirlandas são tradicionalmente de ramos de pinheiros, enfeitadas com fitas vermelhas, mas pode-se ver das mais diversas formas e estilos. Em muitos lugares aqui na Alemanha se encontram ramos de pinheiros para vender neste período, para as pessoas fazerem suas próprias guirlandas. Mas elas também são encontradas prontas e até mesmo sem ramos de pinheiros, sendo muitas vezes bem estilizadas, e com 1 vela somente (como é a minha).

A coroa de advento é um importante símbolo do período do Advento. Conta o Wikipédia alemão que um pastor evangélico em Hamburg quem a criou em 1839 a partir de uma roda velha de madeira. Ele colocou 20 velas pequenas e 4 grandes (para os domingos), para que as crianças pobres, das quais ele cuidava, soubessem quantos dias faltavam para o Natal, já que elas iam acendendo uma a cada dia.

 

Simbolismos

Existem vários simbolismos associados a esta guirlanda. Como o que diz que com a maior quantidade de velas acessas com o passar dos dias, a luz vai aumentando, assim como a crescente expectativa do nascimento de Jesus Cristo, que é chamado de “luz do mundo” na fé cristã. Mas esta é só uma dentre várias.

Geralmente as famílias se reúnem nos domingos do Advento, para confraternizar e acender uma vela a mais da guirlanda, fazendo deste período um familiar e confraternizador.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa.  Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Adventskalendar

 

O Calendário do Advento é uma das minhas tradições de Natal na Alemanha preferidas. Ele é um calendário com 24 janelinhas, que começam a ser abertas no dia 1º de dezembro e seguem sendo abertas uma a uma até o dia 24.12. Dentro de cada janelinha tem uma surpresa, que pode ser uma frase, uma pequeno presente, um chocolate, ou o que a imaginação contemporânea permitir.

Estes calendários estão por toda parte e são das mais diversas formas e com os mais diversos “recheios”, para agradar a todos. Existem calendários de perfumes (onde a cada dia que se abre uma janelinha, tem um pequeno perfume), de cremes, maquiagens, de Lego, brinquedos, de chocolates (os mais tradicionais), e até mesmo de joias, para os mais abonados…

Muitas pessoas fazem os calendários para presentear pessoas próximas, com agradinhos que sabem que irão acertar em cheio o coração do presenteado. Preciso achar alguém que faça um sob medida pra mim!

Lembrança da minha infância…

Eu me lembro de ter um de papel quando eu era criança, e a gente ia destacando e abrindo as janelinhas a cada dia. Dentro das janelinhas tinham desenhos relativos ao Natal. Usávamos todos os anos o mesmo calendário, já que não era tão comum achar no Brasil. E sempre era a mesma festa para abrir as janelinhas (que nem fechavam mais direitinho…) a cada dia.

Plätzchen backen

 

Outra parte deliciosa do período do Advento: fazer bolachinhas! As famílias se reúnem com a criançada e todos colocam a mão na massa, sendo um grande acontecimento. Os mais empolgados costumam fazer diversos tipos diferentes de massas e formatos de bolachinhas. Mas os de canela e de baunilha são os mais comuns, e as crianças se divertem cortando a massa usando as forminhas nos formatos natalinos.

E aqueles que não costumam fazer (presente!), geralmente ganham dos vizinhos um belo pratinho com várias bolachinhas deliciosas. Ou ainda podem comprar a massa praticamente pronta no mercado, é só esticar e fazer as bolachinhas. 😀

tradicoes-de-natal-na-alemanha-platzchen
Massa pronta para fazer bolachinhas de Natal

Lebkuchenhaus / Pfefferkuchenhaus

 

São casas de massa de gengibre que as crianças montam e decoram (como Lego comestível, a grosso modo), e podem comer depois. Esta eu ainda não fiz, mas já vi em vários shoppings e padarias as crianças sentadas em mesas grandes e fazendo juntas e se divertindo muito. Os pais compram as paredes e telhado de massa já prontos e as crianças “colam” as peças e depois as decoram com glacê colorido. As casinhas ficam lindas, mas não sei dizer se são gostosas. Devem ser!

Contam que esta tradição começou no começo dos anos 1800 inspiradas no conto de fadas de João e Maria (Hänsel e Gretel em alemão). Este conto foi escrito pelos irmãos alemães Jacob e Wilhelm Grimm, e na casa de doces da bruxa que eles encontram na floresta e começam a comer.

Esta não é uma das tradições de Natal da Alemanha encontrada somente aqui e nos países de língua alemã. É também encontrada na Europa Oriental, Escandinávia e nos países de língua inglesa.

tradicoes-de-natal-na-alemanha-lebkuchenhaus
Kit para fazer uma casinha de massa de gengibre em casa




Weihnachtsmarkt

 

Um dos maiores símbolos do período de Natal na Alemanha são os Mercados de Natal. Eles atraem diversos turistas que vem do mundo todo para apreciar o clima natalino, tomar um Glühwein (vinho quente) e sentir toda nostalgia desta época encantadora.

Muitas cidades alemãs e europeias tem suas feiras próprias, cada uma com seu estilo e tamanho. Mas o que todas tem em comum é a magia de reunir pessoas em confraternização nas noites frias de inverno, com muitas luzes, cores e cheiros de cravo e canela!

Nós temos diversos posts sobre as feiras de Natal na Alemanha e pela Europa, e elas são realmente imperdíveis.

Weihnachtsbaum

 

A árvore de Natal é uma tradição natalina que se vê quase no mundo todo. E talvez seja a mais representativa de todas elas. E claro que está fortemente enraizada na Alemanha, onde a tradição surgiu… Eu escrevi um post falando sobre a Tradição da Árvore de Natal e ali eu contei como e onde a tradição surgiu, e toda história relacionada as decorações da árvore e afins. Não deixe de acessar.

Muitos alemães optam por seguir a tradição. Compram, e decoram, a árvore de Natal no dia 24 de dezembro. E ela deve ficar decorada até o dia dos 3 reis magos, que é dia 06 de janeiro. Mas é cada vez mais normal se ver muitas casas com pinheiros decorados desde o começo do período do Advento.

Nikolaustag

 

O dia de São Nicolau é comemorado no dia 06 de dezembro, dia da morte do santo que era conhecido por ter uma forte ligação com as crianças e sua generosidade. Nicolau é o precursor do Papai Noel moderno (criado pela Coca-Cola) e foi um bispo nascido na Turquia, na cidade de Myra, no século III.

“Você tem sido um bom menino?”

Esta pergunta é feita por São Nicolau e as crianças devem ser honestas e responderem sim ou não, assim elas deverão (ou não) receber presentes do bom velhinho na Véspera de Natal.

As crianças devem deixar na noite do dia 05 para o dia 06.12 os seus sapatinhos bem limpos e lustrados na porta. E ficam na expectativa de receber chocolates, presentinhos ou agrados por terem se comportado durante o ano.

 

E toda criança alemã aprende a musiquinha:

Nikolaus, komm in unser Haus, pack deine große Tasche aus. Stell den Schimmel untern Tisch, dass er Heu und Hafer frisst. Heu und Hafer frisst er nicht, Zuckerplätzchen kriegt er nicht. Lustig, lustig tralalalala, bald ist Niklausabend da, bald ist Niklausabend da.

Weckmann

 

Em algumas regiões da Alemanha, compra-se no dia de São Nicolau um tipo de bolo\pão que tem a forma de um homem. Este homem seria São Nicolau (em outras regiões, compra-se este bolo no dia 11.11, no dia de São Martin). Este bolo pode se chamar Stutenkerl, Weck(en)mann, Klausenmann, Grättimaa, Grittibänz, Dambedei ou Krampus. Ele é um bolo típico do Advento e faz parte das tradições de Natal na Alemanha.

É feito principalmente de uma massa de pão adocicada. E muitas vezes, os bolos são decorados com passas para fazer o rosto e são branqueados polvilhando açúcar, e ainda adiciona-se um cachimbo.

Tradições de Natal na Alemanha

Os Dias de Natal

 

As comemorações de Natal são parecidas como estamos acostumados a ver no Brasil. Tal como aí, varia muito de família para família o que vai ter na Ceia, quem estará presente e etc.

 

Um prato muito tradicional de Natal é o ganso assado (Gänsebraten) com repolho roxo. E este é outro prato típico do período do Advento. Muitos restaurantes servem-no em caráter especial a partir de meados de novembro.

 

Muitos ainda optam por pato assado (Entenbraten) ou carne assada (Schmorbraten) ao invés de ganso. Ou ainda carpa (peixe), Würstchen mit Kartoffelsalat (salsicha e maionese), Raclette e Fondue.

O que não se vê por aqui, é a visita do Papai Noel para entregar os presentes para criançada. Elas acordam no dia 25 e correm para árvore para poder ver e abrir os presentes.

Na Alemanha tem-se ainda o primeiro dia de Natal e o segundo dia de Natal (Erster Weihnachtsfeiertag e zweiter Weihnachtsfeiertag), no dia 25 e no dia 26 de dezembro. No dia 25 ainda segue-se a comemoração em família, com almoço festivo, café da tarde, muita alegria e reunião. Já o dia 26 é um dia para descanso, e as pessoas costumam ficar recolhidas em casa e literalmente descansando.

 

Atenção!

Nos dias 25 e 26 o comércio não abre e poucos restaurantes estarão de portas abertas!

Quem planeja passar este período de férias na Alemanha deve procurar bem o que abre (alguns museus) e planejar o que fazer nestes dias.

 

Boas Festas e espero que as tradições de Natal da Alemanha tenham agradado e motivado todos a vir para cá nesta época mágica!!

Vale a pena comprar antecipadamente:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


3 Comentários
  1. Ester Diz

    sem dúvida alguma que a Alemanha é O PAÍS para visitar nesta altura do Natal! quantas tradições lindas! 🙂 pessoalmente sou uma enorme fã dos mercados de Natal!

  2. Lu Diz

    Mirella é exatamente como você escreveu, eles amam este periodo. Parabéns pelo texto, você como sempre arrasa!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Lu,
      Na verdade foi a Carina, minha sócia linda e sabida, que escreveu esse post supimpa.
      Ela mora em Frankfurt!!!!
      Bjão

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.