Fazer uma Degustação de Vinhos em Paris é um dos programas imperdíveis que você tem que fazer quando visitar a Cidade Luz. Numa viagem a França, é difícil imaginar a cozinha francesa sem apreciar os ótimos vinhos franceses. Compreender e apreciar um vinho é uma experiência pessoal e bem subjetiva. Eu mesma sou uma ótima degustadora, mas entendo muito pouco de vinhos (já que sou chegada numa cervejinha e destilados #mejulguem!). Mas já que eu moro na França, o mínimo que eu tenho que fazer é entender mais dessa arte.
Todo o conceito de fazer uma degustação de vinhos em Paris é brilhante. O mundo dos vinhos franceses é bem complexo, e por vezes esmagador. Aí entra a parte informativa da degustação de vinhos, que faz com que a gente aprenda um pouco mais sobre os vinhos franceses, de forma leve e divertida. Infelizmente por ser este mundinho complexo, é impossível saírmos experts (são tantas denominações, crus, aromas, testuras, …).
.
.
DEGUSTAÇÃO DE VINHOS EM PARIS
– WINE TASTING IN PARIS –
.
.
Na hora de escolher qual degustação de vinhos em Paris fazer, a Wine Tasting in Paris foi a que mais gostei. Iria provar 6 vinhos, provenientes de 6 regiões da França, começando a degustação com champagne. Só por isso já me ganhou, já que várias das degustações de vinhos em Paris não tem champagne no pacote.
A Wine Tasting in Paris nos leva numa viagem ao coração da região vinícola francesa. Ela irá levá-lo em toda a França, passando pela Champagne, Borgonha, Bordeaux e Cote du Rhone. O que é ótimo, para termos uma compreensão mais ampla e uma visão global de vinhos franceses. A gente descobre peculiaridades de cada região, seus sabores, cheiros, vinhas e vinhos.

Leia também :
- AS REGIÕES VINÍCOLAS MAIS BONITAS DA FRANÇA
- VISITANDO AS CAVES DE VINHO DO PORTO GRAHAM’S
- QUINTA DO VALLADO – A QUINTA QUERIDINHA DOS BRASILEIROS
- QUINTA DA CASA AMARELA – UMA QUINTA COM MUITO AMOR E SABOR
.
QUEM É O SOMMELIER DO WINE TASTING IN PARIS
A Wine Tasting in Paris foi criada pelo especialista e amante de vinhos, Thierry Givone. A idéia surgiu para fazer o vinho francês mais acessível aos turistas. Ponto pro Thierry!!
Thierry é um típico parisiense (mas nasceu na Burgundy), apaixonado pelas uvas (nas suas mais variadas formas e texturas). Fez vários cursos renomados sobre a arte do vinho, como a WSET: Wine & Spirit Education Trust na Ecole du Vin, em Paris e L’École du Vin em Bordeaux (entre outras). E hoje em dia, além de cuidar da loja e da degustação de vinhos em Paris, é também júri de vários concursos de vinhos franceses.
COMO É A DEGUSTAÇÃO DE VINHOS EM PARIS
A degustação de vinhos em Paris dura duas horas e meia. E digo que poderia durar outras 2h, já que passou muito rápido. Provamos 6 vinhos e champanhe diferentes (intercalados com muita água e uma deliciosa baguete, afinal beber todas e depois não lembrar o que bebeu não rola). Foi super educativo e informativo. O conteúdo é explicado de uma forma muito clara e de fácil compreensão para todos. Mesmo quem não sabe nada sobre o vinho, entenderá o que Thierry está falando.
O Thierry começou com uma rápida explicação sobre as regiões vinícolas francesas. O legal que as explicações foram bem interativas. Conforme ele ia falando, ele ia mostrando no mapa e a gente ia degustando os vinhos. Então se você não conhece as regiões da França, não tem problema. Você saberá onde fica cada região e seu vinho correspondente.
O bom de você fazer uma degustação é que você pode tirar todas as suas dúvidas sobre vinhos. Além que o ambiente é bem divertido. Imagine 12 pessoas juntas, que você não conhece a maioria, dá para trocar muita experiência. E no fim se descobre muitas coisas novas juntas. Foi bem interessante aprender a provar o vinho e como reconhecer os diferentes aromas e texturas. Assim como suas variadas denominações e crus.



VINHOS DEGUSTADOS
.
Champagne Grande Reserve VveFourni & Fils
.
Sancerre – Domaine Bizet 2016 – Vale do Loire
.
Macon – La Roche Vineuse – Domaine Merlin 2015 – Borgonha Branco
.
Marsannay – Domaine H. Charlopin – Borgonha Tinto
.
Chateau Lamothe-Bergeron 2010 – Bordeaux
.
Rasteau – Ortas Prestige 2011 – Cote du Rhone
Vale lembrar que o Vinho que você gostar, ou o que mais você gostar (já que todos são maravilhosos), você pode comprar no fim da degustação de vinhos em Paris.
.
Leia também :
- 4 VINÍCOLAS EM BENTO GONÇALVES QUE VALE VISITAR!
- VINÍCOLAS EM AUCKLAND: MATAKANA WINE TRAIL
- WAIHEKE ISLAND: A ILHA DAS VINICOLAS PERTINHO DE AUCKLAND
- ENOTURISMO EM WAIRARAPA: UM PASSEIO PELAS VINÍCOLAS DE MARTINBOROUGH
.
ONDE É FEITA A DEGUSTAÇÃO
O Wine Tasting in Paris fica na parte histórica de Paris, numa típica rua estreita do Quartier Latin. Você estará apenas 5 minutos a pé do Panteão e da Rue Mouffetard, uma das ruas para conhecer em Paris e menos de 15 minutos da Catedral Notre-Dame de Paris.
Tem que ter atenção para a entrada não passar desapercebida. Eu passei batido e tive que voltar. E assim que entrei foi amor a 1ª vista. Toda a decoração remete ao vinho. Garrafas servindo de luminárias, caixotes de vinhos como estantes, rolhas viraram pequenos detalhes. Sem falar nas garrafas de safra vintages… vontade de abrir uma e sair bebendo..
A sala onde é feito a degustação de vinhos é simples, mas com um super charme.
Vale a pena comprar antecipadamente :
Vai viajar e ainda não sabe onde ficar em Paris?
Escolher um hotel com boa localização fará toda a diferença na sua viagem. Aqui tem alguns hotéis que me hospedei e adorei. Tem para todos os bolsos e gostos.
Hotel com vista para a Torre Eiffel: Pullman Paris Tour Eiffel | Hotel La Comtesse | Hôtel Gustave | Hotel La Bourdonnais | La Clef Tour Eiffel
Hotel com bom custo x benefício: Le Relais Saint Honoré | Hôtel Square Louvois | 1K Paris | Hôtel Madison | Hôtel Napoleon Paris
Hotel de Luxo: Fauchon L’Hôtel Paris | Nolinski Paris | Hôtel Regina Louvre | Hotel Bowmann | Le Narcisse Blanc | La Clef Champs-Élysées Paris
Hotel em Montmartre: Terrass” Hôtel Montmartre | Grand Pigalle Hotel | Maison Souquet | Hotel 29 Lepic | Hôtel Basss
Albergue | Hostel: YOOMA Urban Lodge | Generator Paris | St Christopher’s Inn Paris – Gare du Nord | The People Hostel – Paris 12
FILAS? NUNCA MAIS! INGRESSOS PARA SUA COMODIDADE
>> Ingresso fura-filas do Museu do Louvre com Horário Marcado
>> Torre Eiffel: Ingresso Sem Fila com Acesso ao Topo
>> Ingresso fura-filas do Arco do Triunfo
>> Ingresso Disneyland Paris 1 Dia
>> Versalhes: Tour Sem Fila no Palácio com Acesso Jardins
>> Excursão de Meio Dia a Giverny saindo de Paris
>> Cruzeiro Bateaux Parisiens: Bilhete c/ Acesso Prioritário
>> Parc des Princes: Tour do estádio de futebol do PSG
>> Paris Museum Pass: 2,4 ou 6 dias
>> Transfer particular do/para Aeroporto Charles de Gaulle (CDG)
11 comentários
Você lembrou do Seguro Viagem?
Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.
Continue planejando sua viagem:
> Reserve seu hotel
> Seguro Viagem com desconto
> Passagem aérea
> Ingressos e Passeios
> Aluguel de veículos
> Tours Exclusivos Viajoteca
> Chip de celular
Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!
Que lugar charmoso! Adorável oportunidade de degustar e aprender sobre os diferentes tipos de vinhos, sabores, texturas e termos técnicos!
Nossa, deve ter sido bem legal mesmo o tour. O que achei bem interessante tbm é que além de conhecer e degustar a decoração do lugar tem uns detalhes bem legais, esse lustre com garrafas, o relógio com rolhas.
Adorei seu texto. Preciso fazer mais esses passeios.
um programa sem dúvida com muito estilo, esse é um tipo de passeio que adoraria fazer com mais frequência nas viagens, principalmente no Chile e na França!
Poxa, estive em Paris e não fiz isso….Li seu post e fiquei com água na boca (que queria que fosse vinho na verdade…rsrs). Dica anotada para a próxima parada por lá.
Eu não bebo e não entendo nada de vinhos, mas fico aqui imaginando como deve ter sido maravilhoso conhecer todos estes lugares na França como Champagne, Borgonha, Bordeaux e Cote du Rhone, uau, eu teria amado isso.
Ui, que programa legal. Nunca tinha pensado em inserir esse passeio numa visita à Paris, mas já vou deixar anotado com certeza para uma próxima visita à cidade. Muito legal.
Que ótima ideia de passeio para quando eu visitar Paris novamente. Só fui uma vez até hj e faltou conhecer muita coisa além de que um tour desses é uma super experiência né.
Adoro teus posts com dicas de degustação de vinho e essa é praticamente uma aula sobre a melhor bebida do mundo!
😉
Que dica legal! Só fiquei com uma dúvida: a parte escrita está em inglês, ele fala inglês, também?
Ótima ideia para se fazer em Paris, curti, fora que já fica no centro histórico da cidade. Mas me interessei mesmo foi pela ”rota”das vinícolas, pode ver de perto essa diferença de sabores cada lugar.
Fiz um passeio em 3 vinícolas em Garibaldi, onde tinha degustação de vinhos e espumantes em cada uma. Sai tonto da última.