Dicas de Viagem

Cidades fofas da Alemanha: Michelstadt, na Rota Enxaimel

1

Como a Alemanha não se cansa de ter cidades fofas, aqui estou eu apresentando mais uma: Michelstadt! Esta graciosa cidade fica no sul do Estado de Hessen e em torno de 70 quilômetros de Frankfurt. Mais um bate-volta para se fazer da Mainhattan (como Frankfurt é conhecida), um excelente passeio!

 

Michelstadt Bahnhofstrasse

Michelstadt é daquelas cidades que você anda pelas ruas e não sabe em que direção olhar, de tantas construções lindas e floridas. Seu centro antigo é cheio de ruazinhas charmosas ladeadas por casas de enxaimel, que abrigam pequenas lojas ou cafeterias.

 

E para aqueles que visitam a cidade e já estiveram em Blumenau, Santa Catarina, podem até ter uma sensação de “dejavú”, já que a maior atração da cidade, sua antiga prefeitura em estilo enxaimel, tem uma réplica na cidade, o prédio da prefeitura, a Casa Moellmann, construída na década de 1970.

 

Michelstadt marktplatz1

Um delicioso passeio que pode tomar uma umas 3 horas, para quem tem um pouco de pressa. Ou pode durar até o dia todo, se quiser apreciar com calma e aproveitar seus restaurantes e cafés.

 

A histórica cidade antiga de Michelstadt deve ser percorrida à pé, já que não é muito grande e tem trânsito restrito. O que faz o passeio ser uma delícia e bem agradável. A cidade tem muitas casas de enxaimel interessantes e o passeio é basicamente contemplativo, com muitas paradas para bater fotos!

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa.  Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

O que ver em Michelstadt

 

Todos os caminhos levam à Marktplatz, a Praça do Mercado, onde está a grande atração da cidade, a Antiga Prefeitura.

Marktplatz

 

A Marktplatz é um lugar lindo e muito agradável para uma pausa no almoço. Os restaurantes tem mesas na praça e nos dias bonitos é um deleite ficar apreciando as belas construções da praça, enquanto se relaxa e almoça.

 

 

 

Na Marktplatz está a fonte construída em 1585, a Marktbrunnen, cuja coluna traz o arcanjo Miguel.

 

O edifício barroco rosa em frente é o chamado Löwenhofreite, um antigo posto de correio da família Thurn e Taxis. Hoje funciona ali a central de informações de Michelstadt, o Stadtarchiv (arquivo da cidade), bem como a biblioteca de Nikolaus Matz.

 

Antiga Prefeitura (Historisches Rathaus)

 

Este lindo prédio histórico é tão famoso que já foi retratado em um carimbo do Correio Federal Alemão (500 anos da prefeitura de Michelstadt), em 1984. Com seu estilo gótico tardio, foi construído em 1484. No andar térreo, que é aberto, funcionava como uma sala de mercado. A prefeitura foi erguida sob a forma de um ancinho, a parte traseira (parede leste) era originalmente uma parte da parede do cemitério, na qual a parte superior do piso térreo estava posta. O construtor é desconhecido, presume-se que a sugestão para a construção de Schenk Adolar von Erbach e do bispo Johann von Dalberg (seu conselheiro) poderia ter sido. Uma réplica moderna da prefeitura é a Casa Moellmann, a prefeitura de Blumenau, no Brasil.

 

Michelstadt rathaus1

Reserve seu hotel na Alemanha no Booking.com, um comparador de hotéis que te garante o menor preço e na maioria dos hotéis e apartamentos tem a opção de cancelamento gratuito.

Numa ruazinha lateral, a Häfnergasse, saindo da Marktplatz, se chega no Kellerei, o antigo castelo da cidade e que hoje abriga o museu Stadtmuseum, contando a história de Michelstadt.

Burg Michelstadt (Kellerei)

 

O Castelo de Michelstadt, conhecido como Kellerei, é uma estrutura medieval, que foi construída principalmente no século XVI, e está integrada no muro que circunda Michelstadt. A torre ocidental, chamada de Diebsturm (torre dos ladrões), serviu como uma prisão.

 

Michelstadt Kellerei e Diebturm

 

O museu que funciona no prédio apresenta exposições desde os primórdios da civilização na cidade até o início do século XX, apresentando instrumentos, artesanato, brinquedos e objetos que contam a história do seu povo e do seu desenvolvimento. No último andar do museu foi construído um modelo de mundo ferroviário, e o Odenwaldbahn foi reconstruído da maneira original. O museu da cidade só abre de 6ª-feira a domingo, entre 12-17h. Entrada gratuita.

 

Do outro lado do Kellerei está uma área deliciosa para descanso, o parque Stadtgarten, que oferece uma vista linda do mesmo e do antigo fosse e muro da cidade.

 

Michelstadt Stadtgarten1

 

 

Michelstadt Stadtgarten2

 

Michelstadt Stadtgarten3

Retornando para a Marktplatz, do outro lado da prefeitura antiga está a igreja da cidade, a Stadtkirche.

Stadtkirche

 

A igreja da cidade, concluída em 1490, foi construída em estilo gótico tardio como substituta de uma igreja de pedra construída no período carolíngio. Na década de 1970, sua torre do sino abrigou uma das bibliotecas mais importantes na Alemanha, que conta com mais de mil volumes vindos do cânone de Speyer, Nicolaus Matz, que herdou os volumes de sua cidade natal e dos seus cidadãos no final do século XIV. A biblioteca está agora alojada em um prédio especialmente convertido para recebe-la, no antigo prédio do correio da família Thurn e Taxis, Löwenhofreite.

 

A rua Braunstraße leva até a praça Lindenplatz.




 

Michelstadt Braunstrasse
Braunstrasse, em Michelstadt.

 

Lindenplatz

Aqui funcionou um tribunal de justiça e vários julgamentos foram cumpridos em tempos antigos. A importante Assembléia Geral de Odenwälder ocorreu aqui em 1848.

Retornando em direção a praça do mercado, pegue a rua à direita ao lado da igreja, ela leva à Mauerstrasse, onde fica a Sinagoga de Michelstadt. Tanto esta, como sua rua paralela, a Obere Pfarrgasse, são lugares muito agradáveis de se passear, com cafés e lojinhas interessantes.

 

Michelstadt Obere Pfarrgasse
Obere Pfarrgasse, em Michelstadt

A Obere Pfarrgasse apresenta lindas casas em estilo enxaimel, um deleite. Ali está a alte Färberei e a Elefantenhäuschen, a casinha dos elefantes. Na casa alte Färberei o “4” esculpido na arcada deve ser interpretado como um sinal da guilda dos tintureiros.

 

 

Sinagoga

 

A sinagoga de Michelstadt é uma das poucas que remanescem na região após a perseguição nazista entre 1933 e 1945. Foi construída em 1791 na rua Mauerstrasse 19 em estilo gótico tardio. Hoje no lugar funciona o museu Dr. I.E. Lichtigfeld-Museum, mas também ainda acontecem cultos judaicos.

 

Michelstadt sinagoga
Sinagoga em Michelstadt

Seguindo adiante a rua Obere Pfarrgasse termina em frente a fonte “das sogras”.

 

Schwiegermütter-Brunnen

 

Esta fonte que tem o nome de “Fonte das Sogras” foi doada para cidade em 1541 pelo Conde Georg I de Erbach. Originalmente, ela estava na praça do mercado, Marktplatz. Esta é a fonte mais antiga de Michelstadt e mostra o brasão de Erbach, o brasão de Pfälzer e os brasões de Baden e Wertheim. E tem este nome porque Elisabeth von der Pfalz era a esposa do doador, Maria von Wertheim, foi sua sogra. E outra sogra do conde doador foi Beatrix von Baden. A fonte fica na Grosse Gasse, bem em frente da Obere Pfarrgasse.

 

Na Bahnhofstrasse 25 está a Alte Hof-Apotheke, a farmácia que hoje se chama Rats-Apotheke. Ela é uma das farmácias mais antigas do estado de Hessen e foi e supostamente fundada em 1551. Mas é certo que em 1678 havia uma farmácia neste lugar.

Nos arredores de Michelstadt

 

Para aqueles que querem conhecer mais, os arredores da cidade ainda oferecem atrações bem interessantes. No distrito de Steinbach pode se ver a basílica que começou a ser construída em 824, a Einhardsbasilika. E também o Castelo dos Condes de Erbach-Fürstenau, conhecido como Schloss Fürstenau, que pode ser visitado.

 

E para os amantes do império romano, a visita dos restos de um forte romano construído em torno de 100 d.C. é imperdível. Nas imediações de Würzberg, no meio de uma floresta, este forte foi usado por cerca de 60 anos antes da linha de fronteira se mover mais para o leste. Um pequeno banho romano, que está situado ao lado do castelo, foi parcialmente restaurado. Os pisos e as paredes foram reconstruídas a uma altura de cerca de um metro. Apesar do pequeno tamanho do banho, a construção de um banho romano pode ser facilmente reconhecida.

 

Já no distrito de Vielbrunn pode se ver uma autêntica réplica de uma torre de vigia da linha Limes.

Como chegar em Michelstadt

 

Michelstadt fica próxima de Frankfurt, Darmstadt e Heidelberg, três cidades grandes e com muitas conexões. A partir de qualquer uma delas é possível chegar facilmente até a cidade.

Carro

 

Chegar em Michelstadt é mais fácil de carro, mesmo que a cidade não fique muito perto de nenhuma Autobahn (autoestrada). Precisa-se pegar estradas secundárias, como a B45, para chegar lá.

 

A cidade tem bastante vagas de estacionamento e todas próximas do centro antigo. Abaixo um mapa da cidade com os estacionamentos mais próximos o centro antigo disponíveis. As vagas são todas gratuitas, mas somente no estacionamento maior (na rua Wiesenweg) pode-se ficar por tempo indeterminado estacionado. Nos outros dois estacionamentos, o tempo máximo em dias de semana é 2 horas.

 

Michelstadt estacionamento
Fonte: site da cidade de Michelstadt

Trem

 

Pode-se chegar em Michelstadt tranquilamente com o trem Odenwaldbahn, que faz liga a região de Odenwald regularmente, através de Frankfurt, Hanau, Darmstadt ou Eberbach. A conexão mais rápida entre Darmstadt e Michelstadt leva quase 50 minutos. De Frankfurt precisa-se de pouco mais de uma hora. Da estação de trem em Michelstadt pode-se facilmente pegar o ônibus que deixa no centro antigo da cidade. Ou pode-se caminhar cerca de 10 minutos pela rua Bahnhofstraße, que logo se está no centro da cidade.

Vale a pena comprar antecipadamente :


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


1 comentário
  1. Marisa Kanzler Aguayo Diz

    Maravilhoso…

Comente Aqui