Como a Alemanha não se cansa de ter cidades fofas, aqui estou eu apresentando mais uma: Michelstadt! Esta graciosa cidade fica no sul do Estado de Hessen e em torno de 70 quilômetros de Frankfurt. E é daquelas cidades que a cada lugar que você olha, você tem vontade de fotografar, de tanto cantinho lindo!
Michelstadt é realmente encantadora, com um centrinho medieval bem cuidado, muitas flores e cafés agradáveis em várias praças. Caminhar pelas suas ruazinhas antigas é viajar no tempo, mas sabendo que a beleza deve ser bem maior hoje, já que seus moradores e administração prezam, e muito, pelo capricho de seus monumentos históricos.
Certamente, a cidade é mais um bate-volta para você por na sua lista para se fazer da Mainhattan (como Frankfurt é conhecida). Aliás, ele deveria estar no topo da lista, pois é realmente um excelente passeio!

Leia também:
+ 15 CIDADES PEQUENAS E CHARMOSAS PARA CONHECER NA ALEMANHA
+ CIDADES FOFAS DA ALEMANHA: MILTENBERG, A PÉROLA DO RIO MAIN
+ FAZENDO BATE-VOLTA A PARTIR DE FRANKFURT
Michelstadt
Michelstadt é daquelas cidades que você anda pelas ruas e não sabe em que direção olhar, de tantas construções lindas e floridas. Seu centro antigo é cheio de ruazinhas charmosas ladeadas por casas de enxaimel, que abrigam pequenas lojas ou cafeterias.
E para aqueles que visitam a cidade e já estiveram em Blumenau, Santa Catarina, podem até ter uma sensação de “dejavú”, já que a maior atração da cidade, sua antiga prefeitura em estilo enxaimel, tem uma réplica na cidade, o prédio da prefeitura, a Casa Moellmann, construída na década de 1970.
Um delicioso passeio que pode tomar uma umas 3 horas, para quem tem um pouco de pressa. Ou pode durar até o dia todo, se quiser apreciar com calma e aproveitar seus restaurantes e cafés.
A histórica cidade antiga de Michelstadt deve ser percorrida à pé, já que não é muito grande e tem trânsito restrito. O que faz o passeio ser uma delícia e bem agradável. A cidade tem muitas casas de enxaimel interessantes e o passeio é basicamente contemplativo, com muitas paradas para bater fotos!

O que ver em Michelstadt
Andar sem rumo não é de maneira nenhuma um erro, já que todos os caminhos levam à Marktplatz, a Praça do Mercado. Ali é o que podemos chamar de ponto central, onde todos os turistas passam, e onde está a grande atração da cidade, a Antiga Prefeitura. Então, mesmo que você opte por andar sem se guiar por mapas, já que beleza por toda parte não falta, saiba que você em algum momento vai chegar nesta praça linda.
Por este motivo, e para guiar quem gosta de ter um norte, o roteiro para conhecer Michelstadt começa por sua principal praça, a Marktplatz.
Marktplatz
Sem dúvida, a Marktplatz é um lugar lindo e muito agradável para uma pausa no almoço. Os restaurantes tem mesas na praça e nos dias bonitos é um deleite ficar apreciando as belas construções da praça, enquanto se relaxa e almoça.
Na Marktplatz está a fonte construída em 1585, a Marktbrunnen, cuja coluna traz o arcanjo Miguel.

O edifício barroco rosa em frente é o chamado Löwenhofreite, um antigo posto de correio da família Thurn e Taxis. Hoje funciona ali a central de informações de Michelstadt, o Stadtarchiv (arquivo da cidade), bem como a biblioteca de Nikolaus Matz.

Antiga Prefeitura (Historisches Rathaus)
Este lindo prédio histórico é tão famoso que já foi retratado em um carimbo do Correio Federal Alemão (500 anos da prefeitura de Michelstadt), em 1984. Com seu estilo gótico tardio, ele foi construído em 1484. No andar térreo, que é aberto, funcionava como uma sala de mercado.
A prefeitura foi erguida sob a forma de um ancinho e originalmente, a parte traseira (parede leste) era uma parte da parede do cemitério. Não se sabe quem foi o construtor, mas presume-se que a sugestão da construção tenha sido de Schenk Adolar von Erbach e do bispo Johann von Dalberg (seu conselheiro). Aliás, uma réplica moderna desta construção é a Casa Moellmann, a prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, no sul do Brasil.

Numa ruazinha lateral, a Häfnergasse, saindo da Marktplatz, se chega no Kellerei. Este é o antigo castelo da cidade e que hoje abriga o museu Stadtmuseum, contando a história de Michelstadt.
Burg Michelstadt (Kellerei)
O Castelo de Michelstadt, conhecido como Kellerei, é uma estrutura medieval, que foi construída principalmente no século XVI, e está integrada no muro que circunda Michelstadt. A torre ocidental, chamada de Diebsturm (torre dos ladrões), serviu como uma prisão.
O museu que funciona no prédio apresenta exposições desde os primórdios da civilização na cidade até o início do século XX. Então, ali a gente pode ver instrumentos, artesanato, brinquedos e objetos que contam a história do povo e do desenvolvimento. No último andar do museu foi construído um modelo de mundo ferroviário, e o Odenwaldbahn foi reconstruído da maneira original. Entretanto, o museu da cidade só abre de 6ª-feira a domingo, entre 12-17h. Entrada gratuita.

Do outro lado do Kellerei está uma área deliciosa para descanso, o parque Stadtgarten. Dali a gente tem uma vista linda do mesmo e do antigo fosso e muro da cidade.

Retornando para a Marktplatz, do outro lado da prefeitura antiga está a igreja da cidade, a Stadtkirche.
Stadtkirche
A igreja da cidade foi concluída em 1490. Ela foi construída em estilo gótico tardio como substituta de uma igreja de pedra construída no período carolíngio. Inclusive, na década de 1970, sua torre do sino abrigou uma das bibliotecas mais importantes na Alemanha, que contava com mais de mil volumes vindos do cânone de Speyer, Nicolaus Matz, que herdou os volumes de sua cidade natal e dos seus cidadãos no final do século XIV.
Atualmente, a biblioteca está alojada em um prédio especialmente convertido para recebê-la, no antigo prédio do correio da família Thurn e Taxis, Löwenhofreite.

A rua Braunstraße leva até a praça Lindenplatz.

Lindenplatz
Aqui funcionou um tribunal de justiça e vários julgamentos aconteceram por em tempos antigos. Inclusive, a importante Assembléia Geral de Odenwälder ocorreu aqui em 1848.
Retornando em direção a praça do mercado, pegue a rua à direita ao lado da igreja, ela leva à Mauerstrasse, onde fica a Sinagoga de Michelstadt. Tanto esta, como sua rua paralela, a Obere Pfarrgasse, são lugares muito agradáveis de se passear, com cafés e lojinhas interessantes.

A Obere Pfarrgasse tem lindas casas em estilo enxaimel, que são um deleite. Então, não deixe de apreciar com calma. Ali está a alte Färberei e a Elefantenhäuschen, a casinha dos elefantes. Na casa alte Färberei o “4” esculpido na arcada deve ser interpretado como um sinal da guilda dos tintureiros.

Sinagoga
A sinagoga de Michelstadt é uma das poucas que remanescem na região após a perseguição nazista entre 1933 e 1945. Ela foi construída em 1791 na rua Mauerstrasse 19 em estilo gótico tardio. Atualmente, neste lugar funciona o museu Dr. I.E. Lichtigfeld-Museum, mas também ainda acontecem cultos judaicos.

Seguindo adiante a rua Obere Pfarrgasse termina em frente a fonte “das sogras”.
Schwiegermütter-Brunnen
Esta fonte que tem o nome de “Fonte das Sogras” foi doada para cidade em 1541 pelo Conde Georg I de Erbach. Originalmente, ela estava na praça do mercado, a Marktplatz. Esta é a fonte mais antiga de Michelstadt e mostra o brasão de Erbach, o brasão de Pfälzer e os brasões de Baden e Wertheim. Inclusive, ela tem este nome porque Elisabeth von der Pfalz era a esposa do doador, Maria von Wertheim, foi sua sogra. E outra sogra do conde doador foi Beatrix von Baden. A fonte fica na Grosse Gasse, bem em frente da Obere Pfarrgasse.
Na Bahnhofstrasse 25 está a Alte Hof-Apotheke, a farmácia que hoje se chama Rats-Apotheke. Ela é uma das farmácias mais antigas do estado de Hessen e supostamente foi fundada em 1551. Mas sabe-se que por certo em 1678 já havia uma farmácia neste lugar.

Nos arredores da cidade
Ainda para aqueles que querem conhecer mais, os arredores da cidade ainda oferecem atrações bem interessantes. No distrito de Steinbach, você pode visitar a basílica que começou a ser construída em 824, a Einhardsbasilika. Além desta igreja, tem também o Castelo dos Condes de Erbach-Fürstenau, conhecido como Schloss Fürstenau, que pode ser visitado.
Já para os amantes do império romano, a visita dos restos de um forte romano construído em torno de 100 d.C. é imperdível. Nas imediações de Würzberg, no meio de uma floresta, este forte foi usado por cerca de 60 anos antes da linha de fronteira se mover mais para o leste. Um pequeno banho romano, que está situado ao lado do castelo, foi parcialmente restaurado. Os pisos e as paredes foram reconstruídas a uma altura de cerca de um metro. Apesar do pequeno tamanho, a construção do banho romano pode ser facilmente reconhecida.
Já no distrito de Vielbrunn você pode visitar uma réplica de uma torre de vigia da linha Limes.
Como chegar em Michelstadt
Michelstadt fica próxima de Frankfurt, Darmstadt e Heidelberg, três cidades grandes e com muitas conexões. A partir de qualquer uma delas é possível chegar facilmente até a cidade.
Carro
Certamente, a melhor forma de chegar em Michelstadt é de carro, mesmo que a cidade não fique muito perto de nenhuma Autobahn (autoestrada). Apesar de você precisar pegar estradas secundárias, como a B45, para chegar lá, o caminho em si já vale a pena.
A cidade tem bastante vagas de estacionamento e todas próximas do centro antigo. Abaixo um mapa da cidade com os estacionamentos mais próximos o centro antigo disponíveis. As vagas são todas gratuitas, mas somente no estacionamento maior (na rua Wiesenweg) pode-se ficar por tempo indeterminado estacionado. Nos outros dois estacionamentos, o tempo máximo em dias de semana é 2 horas.

Trem
Você pode chegar em Michelstadt tranquilamente com o trem Odenwaldbahn, que faz liga a região de Odenwald regularmente, através de Frankfurt, Hanau, Darmstadt ou Eberbach. Entretanto, a conexão mais rápida entre Darmstadt e Michelstadt leva quase 50 minutos. De Frankfurt você vai precisar de pouco mais de uma hora.
Então, da estação de trem em Michelstadt você pode facilmente pegar o ônibus que deixa no centro antigo da cidade. Ou ainda pode caminhar cerca de 10 minutos pela rua Bahnhofstraße, que logo se está no centro da cidade.
Onde ficar em Michelstadt
Apesar de Michelstadt ser um passeio perfeito de bate e volta a partir de Frankfurt ou até mesmo de Heidelberg, você pode perfeitamente escolher um hotel na cidade e aproveitar ainda mais seu charme. Aliás, eu super indico!
Entretanto, a cidade é pequena e existe poucas opções de hotéis, principalmente no seu centro antigo. O único disponível no momento é o bom Hotel e Restaurante Drei Hasen. Super bem localizado, ele é uma ótima opção. Já um pouco fora do centrinho, mas ainda bem perto do centro, está o 3 estrelas City Hotel Mark Michelstadt. De fato, uma grande vantagem é que o hotel oferece estacionamento gratuito, além de ter quartos amplos e possuir boas resenhas.
Caso você queira ficar em apartamento, as opções são maiores. Assim sendo, 2 ótimas opções e bem centrais são o Kuschelnest Michelstadt e o Schwarzer Adler. De forma idêntica, o B&B Ferienwohnung Am Galgenberg fica a cerca de 1,2 km do centro, mas tem uma vista incrível. Inclusive, outro B&B com vista e bem resenhado é o Ferienwohnung Anita. Certamente, você não erra escolhendo nenhum deles. 😉
Gostou do post? Já esteve na cidade?
Então, conta pra gente ali nos comentários o que você achou! Nós e nossos outros leitores vamos adorar saber suas impressões! Ainda, use os links deste post para fazer suas reservas! Dessa forma, você ajuda a manter o blog ativo e sempre ter novidades para você!
Continue lendo sobre a Alemanha:
+ PASSES BARATOS PARA VIAJAR DE TREM PELA ALEMANHA
+ O QUE COMPRAR NO SUPERMERCADO NA ALEMANHA
+ COMPRAS NA ALEMANHA: DROGARIAS
+ COMO FAZER O PROCEDIMENTO DE TAX-FREE NA ALEMANHA
Vale a pena comprar antecipadamente :
3 comentários
Você lembrou do Seguro Viagem?
Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.
Continue planejando sua viagem:
> Reserve seu hotel
> Seguro Viagem com desconto
> Passagem aérea
> Ingressos e Passeios
> Aluguel de veículos
> Tours Exclusivos Viajoteca
> Chip de celular
Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!
Estive em Michelstadt em 2018 e segui o roteiro traçado pela Carina. Foi no Carnaval e assisti ao desfile de dentro do restaurante grego pois estava muito frio e chovia. Era tudo o que eu queria conhecer em termos de arquitetura. Gostaria de agradecer à Carina, pelo roteiro bem feito!
Fico imensamente feliz em saber disto, Lúcia!
Muito obrigada por voltar aqui pra me dizer isto.😀😀😀
Um abraço pra vc!
Maravilhoso…