Dicas de Viagem

Cidades fofas da Alemanha: Miltenberg, a pérola do Rio Main

2

Eu vi uma foto de Miltenberg num dos perfis de turismo da região onde ela fica e gostei. Anotei o nome e guardei para uma hora visitar. Num dia ensolarado, sem muito o que fazer, decidi dar um pulinho até ali, já que a cidade fica a cerca de 75 km de Frankfurt. Ao chegar lá me deparei com uma das cidades mais fofas que já estive na Alemanha e me perguntei por que eu ainda não havia conhecido Miltenberg, a pérola do rio Main!

 

Miltenberg01

Eu não gosto muito destas autodenominações, porque muitas vezes elas são meio forçadas. Mas devo dizer que a cidade é uma pérola!

 

A cidade fica às margens do rio Main, o mesmo que corta Frankfurt, por exemplo, e que faz um gancho na frente da cidade, deixando-a em formato de U. Ela fica ainda num vale onde as encostas são cheias de vinhedos e florestas, e dão um charme ainda maior e a deixam encantadora.

 

Miltenberg02

 

Miltenberg04

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa.  Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

A cidade é pequena e pode ser percorrida à pé numa visita rápida, mas é daqueles lugares que você tem vontade de deixar o tempo parar e aproveitar ao máximo.

 

Miltenberg03

Conhecendo Miltenberg

 

O passeio começa inevitavelmente pela beira-rio. Já que o atracadouro de barcos é ali e por ali ficam a grande maioria das vagas de estacionamentos disponíveis na cidade. Ela é realmente pequena e a sua rua principal, a Hauptstrasse, fica paralela ao rio.

 

 

Miltenberg06

As margens do rio Main são caprichosamente cuidadas, com muitas floreiras, jardins e espreguiçadeiras para as pessoas sentarem e apreciarem o vai e vem de barcos e o pôr do sol. Nas águas do rio, em frente à cidade, moram vários cisnes e patinhos, aumentando o ar de conto de fadas.

 

O rio é cortado por uma única ponte, que leva para parte mais residencial da cidade da outra margem. Esta bela ponte, a Mainbrücke, tem uma torre na sua ponta sul, a Zwillingstor.

 

A graciosa Hauptstrasse!

 

Entrando na cidade antiga, e circulando pela Hauptstrasse, logo se descobre que ela é a rua de comércio e onde estão a grande maioria das belezas da cidade. Ela faz jus ao nome: rua principal.

 

Miltenberg11

O que não faltam nesta rua e nas suas laterais são prédios lindos para apreciar e fotografar. As vielas medievais da cidade são encantadoras e com inúmeras casas enxaimel muito bem preservadas. E por isto Miltenberg faz orgulhosamente parte da Rota Alemã das Casas Enxaimel. A mais antiga casa de enxaimel remanescente remonta ao ano 1339. Mas as casas mais bonitas foram construídas no final do século XVI e início do século XVII.

 

Miltenberg12

 

A mais antiga hospedaria da Alemanha!

 

Um dos pontos que logo chama atenção dos olhos de quem segue em direção ao castelo pela rua principal, é o lindo prédio do Hotel „Zum Riesen“. Não bastando ser de uma primorosidade sem fim, o lugar é a hospedaria mais antiga de toda Alemanha.

 

Miltenberg10

 

Reserve seu hotel na Alemanha no Booking.com, um comparador de hotéis que te garante o menor preço e na maioria dos hotéis e apartamentos tem a opção de cancelamento gratuito.




Onde a beleza de Miltenberg atinge seu ponto máximo: Marktplatz!

 

O desfile de prédios lindos leva à praça Marktplatz, onde o belo casario consegue se superar ainda mais. Difícil é escolher o melhor ângulo para fotografar!

 

Miltenberg21

 

A bela casa florida, que dá toda a graça à praça é um hotel e café, o Schmuckkästchen, e sentar no seu restaurante é uma graciosa viagem no tempo.

 

Miltenberg18

 

No meio da praça está a fonte Marktbrunnen, de 1583, e que tem a Estátua da Justiça no alto do pedestal.

 

E ali ao lado está a igreja St. Jakobus der Ältere.

 

Miltenberg17

Na parte elevada da praça, no canto esquerdo, está o Alte Amtskellerei, que é o prédio que abriga o museu que conta a história da cidade e deste histórico monumento. O museu se chama Museum.Stadt.Miltenberg e merece a visita, já que foi algumas vezes premiado como um excelente museu. Inclusive já ganhou o prêmio de o melhor do Estado de Bayern (onde fica a cidade de Miltenberg), em 1999.

 

Miltenberg19

Ainda da praça é possível se visitar o Schnatterlochturm e o Renaissancetorbogen, que é o arco que leva à entrada ao castelo, o Burg Miltenberg.

 

Miltenberg20

O Burg Miltenberg abriga um museu de arte contemporânea e lá de cima de suas dependências tem-se lindas vistas da cidade, do rio e da região ao seu redor.

 

Miltenberg05

A cidade é muito fofa e merece uma visita, para se saborear seus cafés. ver suas flores, apreciar seu casario e se deixar levar pelo seu encanto.

 

Como chegar em Miltenberg

Carro

 

Chegar em Miltenberg é mais fácil de carro, mesmo que a cidade não fique muito perto de nenhuma Autobahn (autoestrada). Precisa-se pegar estradas secundárias que levam através do vale onde ela está inserida. Mas o passeio vale muito a pena! A região é belíssima e por si só, já vale a ida.

 

A cidade tem bastante vagas de estacionamento e todas próximas do centro antigo.

Trem

 

A ida até Miltenberg pode ser feita de trem e é um bate-volta muito bacana a partir de Frankfurt (links de FFM). A ligação entre as cidades não é direta, e precisa se ir até Aschaffenburg e de lá pegar outro trem até Miltenberg. A viagem dura em torno de 1h40 a 2h, dependendo do tipo de trem e da quantidade de conexões.

Vale a pena comprar antecipadamente :


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


2 Comentários
  1. ferscafi Diz

    Eu descobri essa cidade pelo instagram! Mas pena que foi só depois que voltei daí – é claro que está hoje no topo da lista de cidades que quero conhecer quando voltar!

    1. Carina Diz

      Uma graça, Fer! Vá mesmo!
      Super beijo pra vc!

Comente Aqui