Cidades fofas da Alemanha: Miltenberg, a pérola do Rio Main

4

Eu vi uma foto de Miltenberg num dos perfis de turismo da região onde ela fica e gostei. Anotei o nome e guardei para uma hora visitar. Num dia ensolarado, sem muito o que fazer, decidi dar um pulinho até ali, já que a cidade fica a cerca de 75 km de Frankfurt. Ao chegar lá me deparei com uma das cidades mais fofas que já estive na Alemanha e me perguntei por que eu ainda não havia conhecido Miltenberg, a pérola do rio Main!

Eu não gosto muito destas autodenominações, porque muitas vezes elas são meio forçadas. Mas devo dizer que a cidade é uma pérola!

Miltenberg01+ 15 CIDADES PEQUENAS E CHARMOSAS PARA CONHECER NA ALEMANHA

+ FAZENDO BATE-VOLTA A PARTIR DE FRANKFURT

 

Miltenberg

 

A cidade fica às margens do rio Main, o mesmo que corta Frankfurt, por exemplo, e que faz um gancho na frente da cidade, deixando-a em formato de U. Ela fica ainda num vale onde as encostas são cheias de vinhedos e florestas, e dão um charme ainda maior e a deixam encantadora.

Rio Main
Rio Main, que corta Miltenberg

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa.  Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

 

A cidade é pequena e pode ser percorrida à pé numa visita rápida, mas é daqueles lugares que você tem vontade de deixar o tempo parar e aproveitar ao máximo.

Burg Miltenberg
Burg Miltenberg

Miltenberg: Tour noturno pelas ruas da cidade com o “Guarda Noturno” – para Grupos

 

Conhecendo Miltenberg

O passeio começa inevitavelmente pela beira-rio. Já que o atracadouro de barcos é ali e por ali ficam a grande maioria das vagas de estacionamentos disponíveis na cidade. Ela é realmente pequena e a sua rua principal, a Hauptstrasse, fica paralela ao rio.

MiltenbergAs margens do rio Main são caprichosamente cuidadas, com muitas floreiras, jardins e espreguiçadeiras para as pessoas sentarem e apreciarem o vai e vem de barcos e o pôr do sol. Nas águas do rio, em frente à cidade, moram vários cisnes e patinhos, aumentando o ar de conto de fadas.

O rio é cortado por uma única ponte, que leva para parte mais residencial da cidade da outra margem. Esta bela ponte, a Mainbrücke, tem uma torre na sua ponta sul, a Zwillingstor.

Miltenberg

Você consegue viajar sem celular?

Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa!

 

A graciosa Hauptstrasse

Entrando na cidade antiga, e circulando pela Hauptstrasse, logo se descobre que ela é a rua de comércio e onde estão a grande maioria das belezas da cidade. Ela faz jus ao nome: rua principal.

Miltenberg
Hauptstrasse, Miltenberg

O que não faltam nesta rua e nas suas laterais são prédios lindos para apreciar e fotografar. As vielas medievais da cidade são encantadoras e com inúmeras casas enxaimel muito bem preservadas. E por isto Miltenberg faz orgulhosamente parte da Rota Alemã das Casas Enxaimel. A mais antiga casa de enxaimel remanescente remonta ao ano 1339. Mas as casas mais bonitas foram construídas no final do século XVI e início do século XVII.

Miltenberg
Hauptstrasse, Miltenberg
Hauptstrasse Miltenberg
Hauptstrasse, Miltenberg

 

A mais antiga hospedaria da Alemanha!

Um dos pontos que logo chama atenção dos olhos de quem segue em direção ao castelo pela rua principal, é o lindo prédio do Hotel „Zum Riesen“. Não bastando ser de uma primorosidade sem fim, o lugar é a hospedaria mais antiga de toda Alemanha.

Hotel „Zum Riesen“ Miltenberg
Hotel „Zum Riesen“
Hotel „Zum Riesen“
Hotel „Zum Riesen“

Procurando hotel em Frankfurt? Temos vários posts com excelentes indicações!

Reserve seu hotel na Alemanha no Booking.com, um comparador de hotéis que te garante o menor preço.

 

Onde a beleza de Miltenberg atinge seu ponto máximo: Marktplatz!

O desfile de prédios lindos leva à praça Marktplatz, onde o belo casario consegue se superar ainda mais. Difícil é escolher o melhor ângulo para fotografar!

Marktplatz
Marktplatz, Miltenberg

A bela casa florida, que dá toda a graça à praça é um hotel e café, o Schmuckkästchen, e sentar no seu restaurante é uma graciosa viagem no tempo. Para aqueles que desejam se hospedar na cidade, esta é uma excelente indicação! Hotel super central, charmoso e ainda que faz parte do cartão postal de Miltenberg.

Marktplatz
Marktplatz, Miltenberg

No meio da praça está a fonte Marktbrunnen, de 1583, e que tem a Estátua da Justiça no alto do pedestal.

E ali ao lado está a igreja St. Jakobus der Ältere.

igreja St. Jakobus der Ältere
igreja St. Jakobus der Ältere, Miltenberg

 

Na parte elevada da praça, no canto esquerdo, está o Alte Amtskellerei, que é o prédio que abriga o museu que conta a história da cidade e deste histórico monumento. O museu se chama Museum.Stadt.Miltenberg e merece a visita, já que foi algumas vezes premiado como um excelente museu. Inclusive já ganhou o prêmio de o melhor do Estado de Bayern (onde fica a cidade de Miltenberg), em 1999.

MiltenbergAinda da praça é possível se visitar o Schnatterlochturm e o Renaissancetorbogen, que é o arco que leva à entrada ao castelo, o Burg Miltenberg.

MiltenbergO Burg Miltenberg abriga um museu de arte contemporânea e lá de cima de suas dependências tem-se lindas vistas da cidade, do rio e da região ao seu redor.

MiltenbergA cidade é muito fofa e merece uma visita, para se saborear seus cafés. ver suas flores, apreciar seu casario e se deixar levar pelo seu encanto.

 

Como chegar em Miltenberg

Carro

Chegar em Miltenberg é mais fácil de carro, mesmo que a cidade não fique muito perto de nenhuma Autobahn (autoestrada). Precisa-se pegar estradas secundárias que levam através do vale onde ela está inserida. Mas o passeio vale muito a pena! A região é belíssima e por si só, já vale a ida.

A cidade tem bastante vagas de estacionamento e todas próximas do centro antigo.

Alugue seu carro para viajar pela Alemanha aqui!

>> Dicas para alugar um carro pelo mundo, nós já explicamos nesse post aqui.

 

Trem

A ida até Miltenberg pode ser feita de trem e é um bate-volta muito bacana a partir de Frankfurt (links de FFM). A ligação entre as cidades não é direta, e precisa se ir até Aschaffenburg e de lá pegar outro trem até Miltenberg. A viagem dura em torno de 1h40 a 2h, dependendo do tipo de trem e da quantidade de conexões.

 

Continue lendo!

+ PASSES BARATOS PARA VIAJAR DE TREM PELA ALEMANHA

+ VIAJOTECA INDICA: O QUE COMPRAR NO SUPERMERCADO NA ALEMANHA

+ COMPRAS NA ALEMANHA: DROGARIAS

+ COMO FAZER O PROCEDIMENTO DE TAX-FREE NA ALEMANHA

 

Vale a pena comprar antecipadamente :

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

4 Comentários
  1. ferscafi Diz

    Eu descobri essa cidade pelo instagram! Mas pena que foi só depois que voltei daí – é claro que está hoje no topo da lista de cidades que quero conhecer quando voltar!

    1. Carina Diz

      Uma graça, Fer! Vá mesmo!
      Super beijo pra vc!

  2. Helena Carniel Pasa Diz

    Miltenberg é tudo o que vocês mostram e muito mais!

    1. Carina Diz

      Que legal que vc partilha da nossa opinião, Helena!! 😀
      Um beijo pra vc e obrigada pela visita!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.