As vinícolas em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, são lugares saborosos e encantadores para apreciarmos a produção de vinho brasileira.
Sem dúvida, nosso pedacinho da Toscana no Brasil!
Eu particularmente me surpreendi muito com a região de Bento Gonçalves. O vale dos vinhedos é um paraíso para quem gosta de um bom vinho, belas paisagens e tranquilidade.
E um dos grandes dilemas da viagem foi descobrir quais vinícolas em Bento Gonçalves valeria a pena conhecer! Eu pesquisei bastante, especialmente com amigos que gostam de vinho e que já haviam ido pra lá.
Eu não visitei todas (obviamente!), pois são muitas, mas ressalto as quatro que me impressionaram e que recomendo bastante!
Dicas para conhecer o Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves
Sugestão de Roteiro: Um dia em Gramado

Como conhecer Bento Gonçalves
Antes da viagem, pedi dicas de lugares para conhecer na região do Vale dos Vinhedos para meus amigos do facebook e recebi um montão de coisas legais.
Como fica complicado colocar tudo aqui, deixo o link para quem quiser dar uma espiada. Aproveito para agradecer todos os pitacos! 🙂
Em questão de locomoção, sem dúvida a melhor maneira de conhecer essa região do Rio Grande do Sul é alugando um carro, caso não vá com seu próprio veículo.
O carro te dá flexibilidade para conhecer os lugares no seu próprio tempo e ir parando onde achar interessante, eu acho isso muito gostoso, especialmente nessa região do Vale dos Vinhedos.
Aproveita e siga nosso blog no facebook e instagram, sempre nosso usuário é o @viajoteca
Onde ficar em Bento Gonçalves
Depois de pensar na deslocação, vem a pergunta de onde ficar em Bento Gonçalves. Durante minhas pesquisar, descobri que existem muitas opções legais e para todos os bolsos.
Eu fiquei na Casa Valduga Villas e achei bom, pois mesmo a noite, se rolar aquela preguiça de pegar o carro para ir a um restaurante, a Casa Valduga tem opções ótimas para jantar, tomar um vinho e descansar. Ficando na vinícola há também oportunidade de desconto para hóspedes para degustação e cursos, se informe!
Outros lugares que me chamou a atenção nas minhas buscas por acomodação em Bento Gonçalves foram:
- Pousada Castello Benvenutti
- Hotel & Spa do Vinho, Autograph Collection (recomendação das amigas Sylvia Travel e Vivi Lopes)
- Pousada Lugama
- Apartamento central (com vista)

Vinícolas em Bento Gonçalves
Almaúnica
“Criada pelos irmãos Magda e Márcio Brandelli, a empresa alia tradição familiar na cultura do vinho com propostas inovadoras, embasadas no desejo de elaborar produtos nos quais se expressa o amor e o carinho pelas videiras e arte de elaborar vinhos com alegria e prazer.
A Vinícola Almaúnica elabora vinhos e espumantes com o máximo cuidado e dedicação, da videira à garrafa.” (Fonte: almaúnica.com.br)
Eu fiquei encantada com o corredor de cipestres italianos que nos transporta a moderna construção da vinícola Almaúnica.
Os vinhos e espumantes foram uma grande surpresa, e me fez acreditar, ainda mais, que o Brasil está ganhando terreno no quesito vinhos delicados, mas cheio de personalidade.
Minha prima Camila que me indicou fortemente a Almaúnica e foi realmente um achado! Como foi a primeira que visitei, sabia que estava começando meu passeio pelas vinícolas em Bento Gonçalves com pé direito!
Endereço : RS 444, Km 17,35 – Vale dos Vinhedos
Horário de degustação:
> De Segunda a Sexta
8h às 17h30
> Sábados e Feriados
10h às 17h30
> Domingos
10h às 13h


Casa Valduga
Casa Valduga é uma das vinícolas mais tradicionais do Vale dos Vinhedos. Famosa por seus espumantes, ela também produz vinhos tintos e brancos de excelente qualidade.
A vinícola começou com Sr Luiz Valduga, patriarca da família, mas foi com a ajuda de seus filhos que a tradição foi aliada às técnicas mais modernas e hoje se tornou uma das vinícolas mais apreciadas do Brasil.
Nós nos hospedamos na Casa Valduga, então tivemos a oportunidade de conhecer conhecer parte de seus vinhedos que ficam logo atrás de suas dependências, experimentar o delicioso restaurante Maria Valduga e também fizemos o Curso de Degustação “Segredos do Mundo do Vinho“.
Endereço : Via Trento 2355 – Linha Leopoldina
Vale dos Vinhedos
Horário de visita com degustação:
Segunda a sábado
9h30 às 16h30
Domingos e feriados
9h30 às 15h30.


O que fazer na Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina
Lídio Carraro
A Lídio Carraro foi a maior surpresa da viagem, ela ainda não tem uma bela sede (esse relato é de 2016), mas a qualidade dos vinhos supera qualquer expectativa.
“Com uma filosofia Purista e de resgate à essência e a integridade do vinho, todo o processo da Lídio Carraro é conduzido com o mínimo de interferência e o máximo respeito à expressão natural da uva e do terroir de origem.” (Fonte: lidiocarraro.com)
Nesse seu role pelas vinícolas em Bento Gonçalves, tente encaixar a visita a Lídio Carraro, ela fica do ladinho da Miolo.
Endereço : Estrada do Vinho, RS 444, Km 21
Linha 40 da Leopoldina – Vale dos Vinhedos
Horário de visita e degustação:
Todos os dias das 9h às 17h30

Miolo
Na minha opinião, Miolo é a vinícola mais bonita da região do Vale dos Vinhedos. Para ser sincera, não fiz degustação e nenhum curso, pois já estava vendo estrelinha depois de ter tomado tanto vinho (me desculpe os enólogos, mas eu não cuspo os vinhos que degusto… risos).
Então, na Miolo, somente paramos para conhecer as instalações e o wine garden, achei a vinícola bem apropriada inclusive para levar crianças. As meninas do D&D Mundo Afora fizeram um tour guiado na Miolo, incluindo o minicurso de degustação. E conheceram também a Masotti.
Não fiquei muito chateada de não ter feito a degustação, pois como a Miolo possui uma seleção de vinhos que encontramos em várias partes do Brasil, e já conhecia algumas de suas marcas, deu tudo certo!
A Miolo recebe muitos visitantes diariamente e acho que falta um pouco do toque personalizado que eu tanto prezo. Mas como eu disse, a vinícola é muito bonita!
Endereço : RS 444 Km 21 • Vale dos Vinhedos
Horário de visita e degustação:
De Segunda à Sábado, visitas guiadas nos seguintes horários:
09h, 10h 11h, 12h, 13h, 14h, 16h, 16h30.
Domingos:
10h30, 11h30, 12h00, 13h30, 14h30h, 15h30.


Curtiram as dicas das Vinícolas em Bento Gonçalves?
Muito legal esse rolezinho pelas vinícolas em Bento Gonçalvez e pelo Vale dos Vinhedos, quero muito retornar com mais calma para conhecer outras regiões como Garibaldi, a região dos espumantes!
DICA: se você não é especialista em vinhos, minha DICA é evitar fazer degustação em mais de 2 vinícolas por dia. Além de você ficar sob influência do álcool, não vai conseguir mais prestar atenção no que está bebendo.
Conhece mais alguma vinícola em Bento Gonçalves para indicar? Conta pra gente nos comentário!!!
Mais dias Sul do Brasil no Viajoteca:
- Agroturismo em Gramado (programa muito legal!)
- Como visitar a Cascata do Caracol em Canela
- Osterfest em Promenade
- Museu Oscar Niemeyer em Curitiba
29 comentários
Ta aí uma trip que precisamos fazer, visitar vinícolas brasileiras. Adorei o post e a vinícola Miolo 😉
Vc precisa mesmo ir … a região é linda!!!
Hmmmm! Ótimas dicas. Me deu sede por aqui. Adorei saber mais sobre as várias opções de vinícolas na nossa ‘Toscana brasileira’. Ótimo post. Beijos.
Que bom que gostou Alessandra, o vale do vinhedo é muito bacana … me surpreendeu!
bj
Ai que post delicioso, um brinde para essa viagem linda. Eu adoro visitar vinícolas e amo vinhos. Sempre que vou a Serra dou uma chegadinha em alguma, embora leve anos sem ir – tá na hora.
Abração
Um delícia essa viagem, agora que descobri o caminho, quero voltar várias vezes (risos).
bjo
oi Mirella… uma ótima seleção de dicas para os amantes de vinícolas! Eu acho que já visitei alguma nessa região, mas não lembro bem; era muito menina. As fotos mostram que os lugares são bem bonitos. Eu gosto de um bom vinho, então ficaria feliz em prová-los (sem cuspir!) rsrs.
OI Ana Luiza,
Você precisa voltar para Bento Gonçalves, um lugar muito especial!!! Eu adorei 🙂
E claro… sem cuspir vinho!!! rs rs rs
bjos
Oi Mirella! Estive em Bento Gonçalves para participar de uma corrida (Wine Run) que passava por algumas vinícolas. Como foi tudo literalmente corrido, não tive tempo de conhecer nenhuma delas (só fiz mesmo o passeio de maria fumaça). Vou salvar seu post para consultar quando for voltar lá. Parabéns!!!
Abraços,
Carolina
Wine Run sounds very nice (risos)… como é isso? Vai correndo e tomando? 🙂
Você precisa voltar com mais calma, é realmente incrível a região.
bjks
Que post deliciosooooo! Muita vontade de conhecer esse pedacinho do Brasil! Definitivamente tenho que achar um espacinho na agenda! 😉
Precisa achar mesmo … esse pedacinho do Brasil é incrível! Eu me surpreendi a cada parada …
O bom é que sei que vou voltar várias vezes, ganhei uma afilhado gaúcho e sempre terei desculpa para retornar 😉
bjks
Pretendo fazer essa viagem no segundo semestre e já anotei as dicas das vinícolas aqui para visitar. Obrigado por compartilhar.
Oi Leo,
Espero que aproveite … depois me conte como foi!
Adoraria saber sua impressão.
bjos
Amei o post! Sempre quis viajar a Bento Gonçalves, agora já sei quais vinícolas visitar 🙂
Cada fotao das fazendas! Arrasou
Precisa mesmo ir… é lindo!
Obrigada pelo elogio das fotos … estou toda prosa 🙂
Abs
Não conheci a Alma ùnica e parece ser linda e ter ótimos vinhos. Conhecemos a Larentis, Cristófolli e a Cainelli que são vinícolas familiares e menores. Recomendamos a Pousada Borghetto Sant’Anna na Rota dos Vinhos que parece uma vila da Toscana. Linda!
Oi Flavia,
Que dicas incríveis, adoro vinícolas menores… já anotei suas dicas, obrigada!
A Pousada Borghetto Sant’Anna estava na nossa lista, pois uma amiga também indicou, mas como fomos com minha mãe, achei melhor experimentar a Casa Valduga, pois conseguimos uma suite com 2 quartos.
bjks
Olá! Estarei indo a Bento no próximo final de semana e na busca por qual vinícola visitar encontrei o seu blog e adorei. Eu poderei visitar no máximo duas vinícolas e me interesso mais por degustação de espumantes e por belas paisagens, claro. Qual você me indicaria?
Oi Sabrina,
Eu visitaria a Alma Única e a Casa Valduga, no final da desgustação da Casa Valduga, não esqueça de ir até o final dos prédios para ver as videiras, é muito bonito.
Abs
Olá, Mirella! Pretendo visitar Bento Gonçalves em março e como só tenho 1 dia, pretendo visitar o Caminhos de Pedra e umas duas vinícolas. Nós não bebemos, mas gostaríamos de conhecer as instalações das vinícolas. Gostaria de saber se somente as visitas (sem degustação) são pagas.
Obrigada por todas as dicas do blog!
Beatriz.
Oi Beatriz, Tudo bem?
De repente você poderia conhecer a Alma Única e a Miolo, as duas são muito bonitas; uma pequena e outra maior.
Se for só para ver o ambiente, dar uma sapiada pela vinícola, não paga nada … mas para participar da visita e ver todo o processo, aí tem custo, mas como vocês não bebem, aí não sei dizer se haveria algum desconto.
Acho que não ajudei, né? 🙂 🙂 🙂
Se souber de alguma coisa, me avisa.
bjks e aproveita a viagem, eu amei essa região.
Oi!!! Ajudou sim!! Muito obrigada!! Esse lugar parece ser incrível e não vemos a hora de conhecer um pouquinho!
Beijos!
Beatriz!!
Oi Beatriz,
Espero que gostem tão quanto eu amei…
Depois me conta se conheceu alguma coisa diferente 🙂
Beijão
Oi, adorei suas informações. Conheço todas e concordo com vc em tudo!!! Gostaria de indicar aqui o meu roteiro, que realizei no dia 13 e 14 de julho com mais 9 amigos. Visitamos a vinícola Peterlongo. O gestor João Ferreira conduziu a visitação e nos proporcionou um jantar harmonizado com espumantes e vinhos, impecável! A Peterlongo é histórica, jantamos onde era o quarto da família! A cave subterrânea é fantástica, primeira do Brasil!
No dia seguinte fomos à Vinícola Cave Geise, almoçamos no Bistro Champenoise e à tarde fomos na Vincícola Fontanari, o proprietário Ricardo nos atendeu, ele é apaixonado pelo que faz e a produção de vinho, pisco, grapa, conhaque…. são todos muito bons. Enfim, deixo aqui minha contribuição.
Abraços.
Elis
Oi Elisangela, Tudo bem?
Muito obrigada pelo seu comentários e dicas, tão bom ter mais gente que compartilha as coisas boas das viagens.
Estou doida para voltar a Bento para conhecer mais vinícolas e já anotei suas dicas para a próxima oportunidade.
Beijocas e volte sempre aqui no nosso blog 🙂
Mi
Bom dia
Planejo abrir na minha cidade uma casa de vinhos como meu pai tinha algumas garrafas más o forte seria ter os barris claro q devidamente acondicionados p servir o cliente na hora quais as vinícolas vc acha q seria interessante tentar uma negociação nesse sentido pela marca produto e acessibilidade?
Alessandro (lajeado -RGS)
Oi Alessandro,
Não saberia te responder.
Boa sorte na pesquisa.
Abs
Boa tarde !! Gostaria de conhecer e fazer um passeio