Página Principal Rio Grande do Sul 4 Vinícolas em Bento Gonçalves que valem a visita!

4 Vinícolas em Bento Gonçalves que valem a visita!

por Mirella Matthiesen
31 comentários

As vinícolas em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, estão cada vez mais em destaque no cenário nacional e internacional. E certamente, é um lugar são delicioso para se apreciar a produção de vinho brasileira, tanto para entendidos do assunto, quanto para o que apenas gostam de um vinho. Sem dúvida, nosso pedacinho da Toscana no Brasil!

Particularmente, eu me surpreendi muito com a região de Bento Gonçalves. O vale dos vinhedos é um paraíso para quem gosta de um bom vinho, belas paisagens e tranquilidade. Quando estava organizando o roteiro dessa viagem para Serra Gaúcha, um dos grandes dilemas foi descobrir quais vinícolas em Bento Gonçalves valeriam a pena conhecer! Eu pesquisei bastante, especialmente com amigos que gostam de vinho e que já haviam ido pra lá.

Sendo assim, destaquei aqui nesse post do Viajoteca, 4 vinícolas em Bento Gonçalvez que visitei e recomendo muito. Mas além dessas, claro que tem outras para curtir e degustar um bom vinho!


Leia também:

>> SERRA GAÚCHA | CIDADES, O QUE VISITAR, ONDE FICAR
>> Dicas para conhecer o Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves
>> Sugestão de Roteiro: Um dia em Gramado


Vale dos Vinhedos Brasil

Como conhecer Bento Gonçalves

Antes da viagem, pedi dicas de lugares para conhecer na região do Vale dos Vinhedos para meus amigos do facebook e recebi um montão de coisas legais. Como fica complicado colocar tudo aqui, deixo o link para quem quiser dar uma espiada. Aproveito para agradecer todos os pitacos! 🙂

Em questão de locomoção, sem dúvida a melhor maneira de conhecer essa região do Rio Grande do Sul é alugando um carro, caso não vá com seu próprio veículo. O carro te dá flexibilidade para conhecer os lugares no seu próprio tempo e ir parando onde achar interessante. Eu acho isso muito gostoso, especialmente nessa região do Vale dos Vinhedos do RS.

Aproveita e siga nosso blog no Facebook e Instagram, sempre nosso usuário é o @viajoteca.

Onde ficar em Bento Gonçalves

A região de Bento Gonçalves tem muitas opções de hospedagem para todos os bolsos. Desde as pousadas românticas que a gente não quer sair de lá dentro, como os hotéis “para dormir”.

Eu escolhi me hospedar dentro de uma das vinícolas mais famosas de Bento Gonçalves, a Casa Valduga Villas e gostei bastante. Especialmente porque ela tem tem opção para jantar, tomar um vinho e descansar, então não precisava ficar sempre na dependência de pegar um carro para jantar. Ficando na vinícola há também oportunidade de descontos para as degustações e cursos da Casa Valduga, se informe! Confesso que adoraria ter ficado no Hotel & Spa do Vinho, mas na época que estava lá eles estavam reformando e não quis arriscar.

Outros lugares que me chamaram a atenção nas minhas buscas por acomodação em Bento Gonçalves foram:

Ah sim, os hotéis e pousadas em Bento Gonçalves não costuma ficar no centrinho da cidade, então fique de olho nesse detalhe quando for reservar sua acomodação.

Encontre seu hotel ou pousada em Bento Gonçalvez e região:

Booking.com

Vinícolas em Bento Gonçalves

Abaixo mando as dicas de 4 vinícolas em Bento Gonçalves que adoramos conhecer. Independente da vinícola que escolha, certamente recomendo que faça a reserva da degustação e visitações com antecedência. Apesar das vinícolas estarem enumeradas, isso não significa ordem de preferência, mas sim a ordem que nós fizemos as visitas. 🙂

Por fim, anote na agenda que as melhores safras da região dos Vale dos Vinhedos aconteceram nos anos de 2005, 2011, 2018 e acima de tudo, a de 2020. Segundo a Revista Adega, a safra de 2020 foi a “safra das safras”!

1- Almaúnica

“Criada pelos irmãos Magda e Márcio Brandelli, a empresa alia tradição familiar na cultura do vinho com propostas inovadoras, embasadas no desejo de elaborar produtos nos quais se expressa o amor e o carinho pelas videiras e arte de elaborar vinhos com alegria e prazer. A Vinícola Almaúnica elabora vinhos e espumantes com o máximo cuidado e dedicação, da videira à garrafa.” (Fonte: almaúnica.com.br)

Eu fiquei encantada com o corredor de cipestres italianos que nos transporta a moderna construção da vinícola Almaúnica. Assim como, os vinhos e espumantes foram uma grande surpresa. Inclusive, me fez acreditar, ainda mais, que o Brasil está ganhando terreno no quesito vinhos delicados, mas cheio de personalidade.

Minha prima Camila que me indicou fortemente a Almaúnica e realmente foi um achado! Como foi a primeira que visitei, sabia que estava começando meu passeio pelas vinícolas em Bento Gonçalves com pé direito!

Endereço: RS 444, Km 17,35 – Vale dos Vinhedos 

Horário de degustação:
> De Segunda a Sexta
8h às 12h e das 13h às 17h30
> Sábados e Feriados
10h às 12h e das 13h às 17h30
> Domingos
10h às 13h

[Mais info de horários e valores]
Vinícola AlmaÚnica
Vinícolas em Bento Gonçalves

2- Casa Valduga

A Casa Valduga é uma das vinícolas mais tradicionais do Vale dos Vinhedos. Famosa por seus espumantes, ela também produz vinhos tintos e brancos de excelente qualidade. A vinícola começou com Sr Luiz Valduga, patriarca da família, contudo, a ajuda de seus filhos foi fundamental para que a tradição se aliasse às técnicas mais modernas. Assim, hoje, ela se tornou uma das vinícolas mais apreciadas do Brasil.

Como falei anteriormente, nós nos hospedamos na Casa Valduga, então tivemos a oportunidade de conhecer parte de seus vinhedos que ficam atrás de suas dependências. Assim como, pudemos experimentar o delicioso restaurante Maria Valduga e também fizemos o Curso de Degustação “Segredos do Mundo do Vinho“.

Endereço: Via Trento 2355 – Linha Leopoldina
Vale dos Vinhedos

Horário de visita com degustação:
Segunda a sábado
9h30 às 16h30
Domingos e feriados
9h30 às 15h30.

[Mais info de horários e valores]
Casa Valduga
Vinícolas em Bento Gonçalves

Ivoti, o que fazer nesta cidade do Rio Grande do Sul

O que fazer na Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina


3- Lídio Carraro

A Lídio Carraro foi a maior surpresa da viagem, ela ainda não tem uma bela sede (esse relato é de 2016), mas a qualidade dos vinhos supera qualquer expectativa.

“Com uma filosofia Purista e de resgate à essência e a integridade do vinho, todo o processo da Lídio Carraro é conduzido com o mínimo de interferência e o máximo respeito à expressão natural da uva e do terroir de origem.” (Fonte: lidiocarraro.com)

Nesse seu role pelas vinícolas em Bento Gonçalves, tente encaixar a visita a Lídio Carraro, ela fica do ladinho da Miolo.

Endereço: Estrada do Vinho, RS 444, Km 21
Linha 40 da Leopoldina – Vale dos Vinhedos

Horário de visita e degustação:
Todos os dias das 9h às 17h

[Mais info de horários e valores]
Vinícola Lidio Carraro

4- Miolo

Na minha opinião, Miolo é a vinícola mais bonita da região do Vale dos Vinhedos. Para ser sincera, não fiz degustação e nenhum curso, pois já estava vendo estrelinha depois de ter tomado tanto vinho (me desculpe os enólogos, mas eu não cuspo os vinhos que degusto… risos).

Então, na Miolo, paramos somente para conhecer as instalações e o wine garden. Aliás, achei a vinícola bem apropriada inclusive para levar crianças. Mas, as meninas do D&D Mundo Afora fizeram um tour guiado na Miolo, incluindo o minicurso de degustação, para quem se interessar.

Adoraria ter feito a degustação ou algum tour na Miolo, mas não fiquei chateada de não ter feito dessa vez, pois como a Miolo possui uma seleção de vinhos que encontramos em várias partes do Brasil e eu já conhecia algumas de suas variedades, preferi deixar para a próxima oportunidade. Diariamente, a Miolo recebe muitos visitantes, entretanto, eu acho que falta um pouco do toque personalizado que eu tanto prezo. Mas como eu disse, a vinícola é muito bonita!

Endereço: RS 444 Km 21 • Vale dos Vinhedos

Horário de visita e degustação:
De Segunda à Sábado, visitas guiadas nos seguintes horários:
09h, 10h 11h, 12h, 13h, 14h, 16h, 16h30.

Domingos:
10h30, 11h30, 12h00, 13h30, 14h30h, 15h30.

[Mais info de horários e valores]
Vinícolas em Bento Gonçalves

Então, curtiram as dicas deste post?

Muito legal esse rolezinho pelas vinícolas em Bento Gonçalvez e pelo Vale dos Vinhedos, quero muito retornar com mais calma para conhecer outras regiões como Garibaldi, a região dos espumantes!

DICA: se você não é especialista em vinhos, minha DICA é evitar fazer degustação em mais de 2 vinícolas por dia. Além de você ficar sob influência do álcool, não vai conseguir mais prestar atenção no que está bebendo.

Por fim, você conhece mais alguma vinícola em Bento Gonçalves para indicar? Conta pra gente nos comentário!!! Certamente, nós e nossos outros leitores vão amar saber mais opções boas!

Mais dias Sul do Brasil no Viajoteca:

LEIA TAMBÉM:

31 comentários

Você lembrou do Seguro Viagem? 


Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.


Cotação seguro viagem



Continue planejando sua viagem:


> Reserve seu hotel

> Seguro Viagem com desconto

> Passagem aérea

> Ingressos e Passeios

> Aluguel de veículos

> Tours Exclusivos Viajoteca

> Chip de celular


Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Ivana 7 de abril de 2022 - 13:29

Como é a questão de locomover de carro dirigindo… e os vinhos que bebemos? Vc alugou carro?

Responder
Mirella Matthiesen 8 de abril de 2022 - 14:31

OI Ivana,
Nós viajammos com nosso próprio carro e como estávamos em 3 adultos, dividiamos a responsabilidade da direção.
Ficamos hospedados na Casa Valduga, então essa desgutação/tour foi tranquila, pois depois demos uma descansada antes de conhecer outras.
O ideal mesmo é pegar um tour, assim, não se preocupa com nada.
Ajudou?

Responder
Heloísa Fagundes 15 de agosto de 2020 - 15:29

Boa tarde !! Gostaria de conhecer e fazer um passeio

Responder
Alessandro 7 de agosto de 2020 - 09:37

Bom dia
Planejo abrir na minha cidade uma casa de vinhos como meu pai tinha algumas garrafas más o forte seria ter os barris claro q devidamente acondicionados p servir o cliente na hora quais as vinícolas vc acha q seria interessante tentar uma negociação nesse sentido pela marca produto e acessibilidade?
Alessandro (lajeado -RGS)

Responder
Mirella Matthiesen 9 de agosto de 2020 - 06:20

Oi Alessandro,
Não saberia te responder.
Boa sorte na pesquisa.
Abs

Responder
Elisangela 29 de julho de 2018 - 12:41

Oi, adorei suas informações. Conheço todas e concordo com vc em tudo!!! Gostaria de indicar aqui o meu roteiro, que realizei no dia 13 e 14 de julho com mais 9 amigos. Visitamos a vinícola Peterlongo. O gestor João Ferreira conduziu a visitação e nos proporcionou um jantar harmonizado com espumantes e vinhos, impecável! A Peterlongo é histórica, jantamos onde era o quarto da família! A cave subterrânea é fantástica, primeira do Brasil!
No dia seguinte fomos à Vinícola Cave Geise, almoçamos no Bistro Champenoise e à tarde fomos na Vincícola Fontanari, o proprietário Ricardo nos atendeu, ele é apaixonado pelo que faz e a produção de vinho, pisco, grapa, conhaque…. são todos muito bons. Enfim, deixo aqui minha contribuição.
Abraços.
Elis

Responder
Mirella Matthiesen 7 de agosto de 2018 - 02:26

Oi Elisangela, Tudo bem?
Muito obrigada pelo seu comentários e dicas, tão bom ter mais gente que compartilha as coisas boas das viagens.
Estou doida para voltar a Bento para conhecer mais vinícolas e já anotei suas dicas para a próxima oportunidade.
Beijocas e volte sempre aqui no nosso blog 🙂
Mi

Responder
Beatriz Magalhães 27 de janeiro de 2018 - 21:20

Olá, Mirella! Pretendo visitar Bento Gonçalves em março e como só tenho 1 dia, pretendo visitar o Caminhos de Pedra e umas duas vinícolas. Nós não bebemos, mas gostaríamos de conhecer as instalações das vinícolas. Gostaria de saber se somente as visitas (sem degustação) são pagas.
Obrigada por todas as dicas do blog!
Beatriz.

Responder
Mirella Matthiesen 30 de janeiro de 2018 - 18:51

Oi Beatriz, Tudo bem?
De repente você poderia conhecer a Alma Única e a Miolo, as duas são muito bonitas; uma pequena e outra maior.
Se for só para ver o ambiente, dar uma sapiada pela vinícola, não paga nada … mas para participar da visita e ver todo o processo, aí tem custo, mas como vocês não bebem, aí não sei dizer se haveria algum desconto.
Acho que não ajudei, né? 🙂 🙂 🙂
Se souber de alguma coisa, me avisa.
bjks e aproveita a viagem, eu amei essa região.

Responder
Beatriz Magalhães 31 de janeiro de 2018 - 17:21

Oi!!! Ajudou sim!! Muito obrigada!! Esse lugar parece ser incrível e não vemos a hora de conhecer um pouquinho!
Beijos!
Beatriz!!

Responder
Mirella Matthiesen 1 de fevereiro de 2018 - 20:44

Oi Beatriz,
Espero que gostem tão quanto eu amei…
Depois me conta se conheceu alguma coisa diferente 🙂
Beijão

Responder
Sabrina Alves 22 de maio de 2017 - 13:35

Olá! Estarei indo a Bento no próximo final de semana e na busca por qual vinícola visitar encontrei o seu blog e adorei. Eu poderei visitar no máximo duas vinícolas e me interesso mais por degustação de espumantes e por belas paisagens, claro. Qual você me indicaria?

Responder
Mirella Matthiesen 23 de maio de 2017 - 11:19

Oi Sabrina,
Eu visitaria a Alma Única e a Casa Valduga, no final da desgustação da Casa Valduga, não esqueça de ir até o final dos prédios para ver as videiras, é muito bonito.
Abs

Responder
Flavia Zenke 1 de maio de 2017 - 08:22

Não conheci a Alma ùnica e parece ser linda e ter ótimos vinhos. Conhecemos a Larentis, Cristófolli e a Cainelli que são vinícolas familiares e menores. Recomendamos a Pousada Borghetto Sant’Anna na Rota dos Vinhos que parece uma vila da Toscana. Linda!

Responder
Mirella Matthiesen 1 de maio de 2017 - 10:47

Oi Flavia,
Que dicas incríveis, adoro vinícolas menores… já anotei suas dicas, obrigada!
A Pousada Borghetto Sant’Anna estava na nossa lista, pois uma amiga também indicou, mas como fomos com minha mãe, achei melhor experimentar a Casa Valduga, pois conseguimos uma suite com 2 quartos.
bjks

Responder
Monday Feelings 29 de abril de 2017 - 10:38

Amei o post! Sempre quis viajar a Bento Gonçalves, agora já sei quais vinícolas visitar 🙂
Cada fotao das fazendas! Arrasou

Responder
Mirella Matthiesen 29 de abril de 2017 - 19:42

Precisa mesmo ir… é lindo!
Obrigada pelo elogio das fotos … estou toda prosa 🙂
Abs

Responder
Leo Vidal 29 de abril de 2017 - 09:38

Pretendo fazer essa viagem no segundo semestre e já anotei as dicas das vinícolas aqui para visitar. Obrigado por compartilhar.

Responder
Mirella Matthiesen 29 de abril de 2017 - 19:42

Oi Leo,
Espero que aproveite … depois me conte como foi!
Adoraria saber sua impressão.
bjos

Responder
Viajante Comum 28 de abril de 2017 - 18:37

Que post deliciosooooo! Muita vontade de conhecer esse pedacinho do Brasil! Definitivamente tenho que achar um espacinho na agenda! 😉

Responder
Mirella Matthiesen 29 de abril de 2017 - 19:41

Precisa achar mesmo … esse pedacinho do Brasil é incrível! Eu me surpreendi a cada parada …
O bom é que sei que vou voltar várias vezes, ganhei uma afilhado gaúcho e sempre terei desculpa para retornar 😉
bjks

Responder
viajarcorrendo 28 de abril de 2017 - 17:32

Oi Mirella! Estive em Bento Gonçalves para participar de uma corrida (Wine Run) que passava por algumas vinícolas. Como foi tudo literalmente corrido, não tive tempo de conhecer nenhuma delas (só fiz mesmo o passeio de maria fumaça). Vou salvar seu post para consultar quando for voltar lá. Parabéns!!!
Abraços,
Carolina

Responder
Mirella Matthiesen 29 de abril de 2017 - 19:40

Wine Run sounds very nice (risos)… como é isso? Vai correndo e tomando? 🙂
Você precisa voltar com mais calma, é realmente incrível a região.
bjks

Responder
Analuiza (Espiando Pelo Mundo) 27 de abril de 2017 - 18:38

oi Mirella… uma ótima seleção de dicas para os amantes de vinícolas! Eu acho que já visitei alguma nessa região, mas não lembro bem; era muito menina. As fotos mostram que os lugares são bem bonitos. Eu gosto de um bom vinho, então ficaria feliz em prová-los (sem cuspir!) rsrs.

Responder
Mirella Matthiesen 28 de abril de 2017 - 11:01

OI Ana Luiza,
Você precisa voltar para Bento Gonçalves, um lugar muito especial!!! Eu adorei 🙂
E claro… sem cuspir vinho!!! rs rs rs
bjos

Responder
polianacardozo 27 de abril de 2017 - 11:15

Ai que post delicioso, um brinde para essa viagem linda. Eu adoro visitar vinícolas e amo vinhos. Sempre que vou a Serra dou uma chegadinha em alguma, embora leve anos sem ir – tá na hora.
Abração

Responder
Mirella Matthiesen 27 de abril de 2017 - 13:18

Um delícia essa viagem, agora que descobri o caminho, quero voltar várias vezes (risos).
bjo

Responder
Alessandra Fratus 27 de abril de 2017 - 10:58

Hmmmm! Ótimas dicas. Me deu sede por aqui. Adorei saber mais sobre as várias opções de vinícolas na nossa ‘Toscana brasileira’. Ótimo post. Beijos.

Responder
Mirella Matthiesen 27 de abril de 2017 - 13:17

Que bom que gostou Alessandra, o vale do vinhedo é muito bacana … me surpreendeu!
bj

Responder
Boralá (@BoralaBlog) 27 de abril de 2017 - 10:34

Ta aí uma trip que precisamos fazer, visitar vinícolas brasileiras. Adorei o post e a vinícola Miolo 😉

Responder
Mirella Matthiesen 27 de abril de 2017 - 13:17

Vc precisa mesmo ir … a região é linda!!!

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies