Logo

Vinicolas em Auckland - Matakana Wine Trail

Vinícolas em Auckland: Matakana Wine Trail

by / 5 Comentarios / 7 de setembro de 2015

Com mais de 1 dúzia de regiões produtoras de vinhos espalhadas pelo país, a Nova Zelândia é um país fantástico para se viajar por belas paisagens e especialmente interessante para quem curte enoturismo. Só na região de Auckland, a maior cidade e porta de entrada do país, encontramos 3 regiões vitivinícolas distintas. A mais famosa, visitada e conceituada delas é a simpática ilha de Waiheke no Hauraki Gulf. Além de ser a menor região viticultural do país e dotada de pequenas “boutique wineries”. Suas várias praias de águas cristalinas, e vibrante cena gastronômica faz de Waiheke Island é um dos melhores bate-volta à partir de Auckland.

Vinicolas em Auckland

Outro bate-volta cada vez mais popular entre os turistas, especialmente popular entre os locais, é o Matakana Wine Trail. Localizada à cerca de menos de 1 hora de carro do centro de Auckland, a região vinícola de Matakana é a segunda menor das 15 principais regiões produtores de vinhos da Nova Zelândia e ao contrário de Waiheke Island, pode ser facilmente acessada de carro sem a necessidade de uma travessia de ferry.

Vinicolas em Auckland - Katakana

Com uma atmosfera amigável e bastante familiar, a região de Matakana é um agradável destino de final de semana e bastante procurado por quem mora em Auckland. Especialmente aos sábados quando acontece o descolado Matakana Farmers Market.

Vinicolas em Auckland- Matakana Wine Trail 3

Se as vinícolas existentes na região e o Matakana Farmers Market não forem motivo o suficientemente grande para fazer você sair de Auckland, para ir conhecer a região. Ao longo da rota do vinho de Matakana e suas adjascências, encontramos inúmeras atrações interessantes que incluem a encantadora cidade de Warkworth, Puhoi Valley, e as atrações naturais da Goat Island Marine Reserve e parques como Scandrett o Tawharanui Regional Parks.

Vinicolas em Auckland- Matakana Wine Trail 7

No caso da Goat Island, você pode ver as maravilhas subaquáticas da primeira reserva marinha da Nova Zelândia mergulhando, fazendo snorkel ou mesmo sem se molhar fazendo um passeio de barco com fundo de vidro (Glass Bottom Boat) pelo perímetro do parque. Já no caso do Tawharanui e Scandrett Regional Parks encontrar algumas das mais belas praias do norte de Auckland. E se você for um daqueles que curtem atividades ao ar livre, o local é excelente para caminhadas, assim como para andar a cavalo em Pakiri Beach e fazer trilha de mountain bike.

Vinicolas em Auckland- Matakana Wine Trail 9

Juntamente com todas estas atrações naturais, Matakana conta com algumas galerias e estudios de arte interessantes. Uma de minhas favoritas é a The Brick Sculpture Bay Trail, na Brick Bay Winery (nossa vinícola favorita na região) com a sua extensiva coleção de obras de arte ao ar livre. Certamente uma visita obrigatória para quem visita a região de Matakana.

Vinicolas em Auckland- Matakana Wine Trail 6

E falando em vinho claro, Matakana também é o lar de pelo menos uma dúzia de boas vinícolas e inúmeros produtores artesanais de queijos e embutidos, cujos produtos você pode provar diretamente na adega das respectivas vinícolas ou no Matakana Farmers Market, realizado todos os sábados no Matakana Village.

Vinicolas em Auckland- Matakana Wine Trail 34

Ao todo existem pelo menos umas 20 vinícolas de pequeno e médio porte na região de Matakana, que apesar de não produzirem os melhores vinhos do país, oferecem uma ótima experiência para quem as visita.

Vinicolas em Auckland- Matakana Wine Trail 4

Apesar de ser uma experiência totalmente diferente daquelas que encontramos em outras regiões enoturísticas pelo mundo. Na Nova Zelândia, o negócio tende a ser bem mais familiar e ao mesmo tempo acolhedor. Isso significa que infelizmente geralmente uma visita à vinícola não inclue visita a produção dos vinhos em sí. No entanto, ao mesmo tempo durante a degustação dos vinhos no “cellar Door” da vinícola, você é geralmente servido diretamente pelo winemaker, na maioria dos casos, o proprietário da vinícola.

Vinicolas em Auckland- Matakana Wine Trail 5

De uma forma generalista. Assim como em Waiheke, para nosso paladar os vinhos vermelhos tendem a ser melhores que os brancos nessa região. Embora tenha que dizer que o Pinot Gris e o Rose da Brick Bay Winery são uns dos nossos vinhos favoritos desta região.

Vinicolas em Auckland- Matakana Wine Trail 17

E como vinhos e gastronomia andam de mãos dadas, a região conta ainda com diversas opções bacanas de restaurantes e cafés. Dentre eles recomendo (já testados) os platters da Brick Bay Wines, e o almoço do Matakana Market Kitchen (MMK) e do Plume Restaurant na Runner Duck Estate, e o sorvetes, café e os queijos do Puhoi Valley Cafe & Cheese Store.

Vinicolas em Auckland- Matakana Wine Trail 31

Vinícolas em Matakana Wine Region em Auckland

Brick Bay Wines & Sculpture Trail

Sem dúvida nossa vinícola favorita em Matakana. Além da peculiar galeria de arte à céu aberto, a arquitetura da vinícola, uma estufa de vidro na beira de um lago, fazem da Brick Bay um local ideal para um encontro com amigos e / ou familiares.

Não deixe de experimentar o refrescante Pinot Gris e o Martello Rock, um Bordeaux blend com agradável final seco.

Brick Bay Vinicolas em Auckland

 

Mahurangi River Winery & Restaurant

Vinícola com belo visual, restaurante muito bom. Não deixe de experimentar o ótimo Syrah-Viognier. Dentre os brancos o Chardonnay “Field of Grace” lembra um pouco os chardonnay’s americanos do Napa Valley.

Vinicolas em Auckland- Matakana Wine Trail 33

 

Omaha Bay Wineyard

O foco da vinícola está nos vinhos vermelhos. Não deixe de experimentar o Montepulciano e os Syrahs. Dentre os vinhos brancos, experimente o Pinot Gris. Por sinal, o melhor espumante que experimentamos na região é produzido por eles.




Vinicolas em Auckland- Matakana Wine Trail 8

Ascension Wine Estate

Uma das vinícolas mais populares da região, com um estilo mediterrâneo romântico semelhante ao encontrado na Toscana na Itália, a Ascension Wine Estate conta com uma osteria com deliciosos pratos contemporâneos inspirados na culinária italiana.

Não deixe de experimentar o blend de Merlot-Malbec e Syrah

Vinicolas em Auckland- Matakana Wine Trail 13

Contour Estate Vineyard

Uma Boutique Winery relativamente nova e que é especializada na produção de Syrah’s de alta qualidade produzidos nas encontras da Takatu Peninsula.

Vinicolas em Auckland- Matakana Wine Trail 14

Grévé Vineyard

Outra Boutique Winery com cerca de 1.5 hectares de área plantada com vista para a Little Barrier Island. Não deixe de experimentar o blend de Cabernet Franc + Merlot + Malbec

Vinicolas em Auckland- Matakana Wine Trail 39

 

Heron’s Flight Matakana Vineyard & Winery

Vinícola especializada apenas em uvas italianas. Não deixe de experimentar o vinho da uva Sangiovese. Mas na minha opinião pessoal, o melhor produto deles é o suco de uva.

Vinicolas em Auckland- Matakana Wine Trail 35

Hyperion Wines

Vinicola que batiza seus vinhos de acordo com nomes da mitologia greco-romana. Não deixe de experimentar o Titan, o único 100% cabernet sauvignon da região e o Midas um Malbec frutado suave.

Vinicolas em Auckland- Matakana Wine Trail 12

 

Ransom Wines

Inaugurada em 1997 a Ransom Wines é outra vinícola pequena em Matakana que oferece ótimos Platters harmonizados com vinhos produzidos na propriedade. Não deixe de experimentar o Pinot Gris.

Vinicolas em Auckland- Matakana Wine Trail 10

 

 Runner Duck Estate

Especializada em vinhos vermelhos, a Runner Duck Estate tem também um dos melhores restaurantes da região, o excelente Plume. Um dos meus 25 restaurantes testados e aprovados de Auckland. Não deixe de experimentar o Syrah.

Vinicolas em Auckland- Matakana Wine Trail 40

 

Takatu Vineyard & Lodge

Localizada na Takatu Peninsula, a vinícola conta com belas paisagens e além dos vinhos tem um Lodge super transado para quem quiser se hospedar no local. Não deixe de experimentar o blend Merlot-Malbec-Cabernet franc.

Vinicolas em Auckland- Matakana Wine Trail 11

 

 Gilman Vineyard

Vinicola que abre apenas com reserva, que até hoje não cheguei a conhecer pessoalmente mas que produz ótimos Bordeaux blends.

 

Saltings Estate

Outra vinicola que abre apenas com reserva e que oferece opção de hospedagem

Dicas Úteis:

A grande maioria das vinícolas da região de Matakana abre 7 dias por semanas nos meses de janeiro e fevereiro e geralmente abre apenas nos finais de semana durante os outros meses do ano. Durante o verão não é raro a vinícola fechar mais cedo por conta da realização de festa de casamentos. Por isso, antes de visita-lás visite seus respectivos websites para saber horário de funcionamento das mesmas.

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e na Venezuela. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Você pode cotar com a Real Seguro Viagem sem compromisso e, caso decida pela contratação, você poderá parcelar o valor do seguro em até 6 x sem juros no cartão de crédito, ou pagar com desconto de 5% no boleto bancário.

Seguro viagem oceania 728x90

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentalCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

TAGS: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

CATEGORIAS: .Novos posts na Viajoteca, Auckland, Compras, Destinos, Enoturismo, Estilo, Experiências, Gastronomia, Ilha Norte, Nova Zelândia, Oceania, Viagem, Vinhos, Vinícolas

5 Comment

  1. Acabamos de voltar da Nova Zelândia onde fomos visitar o filho que mora em Queenstown.
    Adorei as dicas do Matakana Farmer’s Market ( a senhorinha de chapéu florido estava lá , compramos um salami ) e a Brick Bay ( platters deliciosos ).
    Super aprovadas !
    A ilha sul é simplesmente um espetáculo !

    • Kamo

      Que legal!! A ilha norte também tem seus encantos, mas a ilha sul é especialmente bonita mesmo..
      O Matakana Farmer’s Market é bem legal né? A senhorinha do chapéu florido que vende salame tem uma nora brasileira. Fiquei sabendo disso em nossa última visita por lá!!
      Obrigado pelo retorno e fiquei feliz que esse post que até então não tinha tido nenhum comentário serviu pelo menos para 1 pessoa
      Abs

  2. Realmente a Nova Zelândia é um país maravilhoso ! Deixou saudade…
    Se voltarem a Queenstown no primeiro semestre deste ano , me mande um email e te passo o contato do trabalho do meu filho e nora .
    Abraço

    • Kamo

      Acabei de voltar lá esses dias, estamos de mudança para a Àsia.. Acho que vai ficar para uma próxima.. Obrigado pela visita e pelos comentários
      Abs

  3. […] Provavelmente o mercado mais legal que conheci em Auckland. O Matakana Village Farmer’s Market é reconhecido como um dos melhores e mais famosos Farmer’s Market da região de Auckland. Uma agradável feirinha de gastronomia e produtos orgânicos locais que acontece todos os sábados na simpática vila de Matakana à cerca de uma hora ao norte de Auckland, no coração da região da Matakana Wine Trail. […]

Comente Aqui