Uma das grandes surpresas da minha ida ao Vale do Douro ano passado, foi conhecer a Quinta da Casa Amarela. Situada na margem do rio Douro, região classificada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Fica entre as cidades de Régua e Lamego, no coração da mais antiga região demarcada do mundo – o Douro. Assim que você chega na propriedade, você entende o motivo.

Quinta da Casa Amarela
A Quinta da Casa Amarela abriu as portas ao Enoturismo em 1996, assim que foi lançada a Rota do Vinho do Porto. A Quinta, que está na posse da mesma família desde 1885, é uma propriedade tradicional e familiar. Muito família, diga-se de passagem.
Assim que você chega, você já nota o acolhimento familiar e autêntico, uma verdadeira arte de bem receber. O senhor Gil Regueiro e a Dona Laura fazem isso como ninguém. Tem ainda o filho Gil e a nora que nos receberam muito bem. Como bem disse a Rapha: “Eles são a Quinta. O filho deles é a Quinta. E a/os filhas/os do filho serão a Quinta”.
Mas por que eu achei a Quinta da Casa Amarela tão especial? Por tudo, simples assim… cada detalhe, cada canto, cada uva, tem uma história linda por trás. Foi uma visita um tanto criativa e inovadora, que nos fez descobrir e sentir a cultura vínica, nos proporcionando experiências únicas. Tudo começa com o lindo caminho que nos leva até a Quinta e a belíssima propriedade amarela revestida de vinhas virgens.
Leia também:
+ 3 HOTÉIS NO VALE DO DOURO EM PORTUGAL (PARA SE APAIXONAR)
+ O DOURO CHAMA – 11 RAZÕES PARA VISITAR O DOURO EM PORTUGAL
+ 9 PROGRAMAS IMPERDIVEIS NO VALE DO DOURO

Transfer em Lisboa e Região
Você está planejando uma viagem para Portugal e precisa de um serviço de transfer em Lisboa? Chegou no lugar certo! Pois, nós aqui do Viajoteca, fechamos em parceria com motoristas em Lisboa, super recomendamos, que podem te ajudar. Dessa forma, podemos agendar para você traslados do aeroporto, transfer dentro de Lisboa e passeios por toda região!
Os motoristas são pessoas de total confiança e por isso eles fazem parte da na nossa lista seleta de Parceiros dos Tours Viajoteca. Inclusive, também oferecemos passeios, tours e transfer em cidades como Toronto (Canadá) e Barcelona (Espanha).
Os motoristas brasileiros em Lisboa garantem conforto, segurança e tranquilidade para sua viagem em Portugal. Vivem no país há muitos anos e podem compartilhar muitas dicas e te levar para todos os lugares.
Peça sua cotação sem compromisso: por email ( tours@viajoteca.com ) ou WhatsApp (clique aqui para nos enviar uma mensagem)!
A história da Quinta da Casa Amarela
Tivemos uma agradável conversa com o Sr. Gil, onde conhecemos a história da Quinta da Casa Amarela, da família e dos vinhos. Fomos a sala onde os vinhos descansam em grandes barris e nos encantamos. A música clássica de fundo dá aquele toque de magia ao ambiente.
Segundo o Sr. Gil, o vinho está vivo e descansa ouvindo música clássica. Não é incrível?! No repertório, Bach, Mozart,… Segundo ele, as músicas ajudam o vinho a envelhecer da melhor forma possível. Aliás, toda sala é um charme, com pintura nos barris, painéis de azulejos na parede, velas, etc.


Como fomos bem na época das vindimas, demos a sorte de ver o vinho “nascendo”. Foi muito interessante ver o pessoal trabalhando (e que trabalho), é uma verdadeira arte esse “métier”. Já estou me programando para retornar ao Douro na próxima vindima e acompanhar mais um pouco essa experiência incrível.


Degustação
Não poderíamos estar lá e não degustarmos os maravilhosos vinhos da Quinta da Casa Amarela. A Dona Laura arrasou na recepção. Além de nos contar mais histórias da Quinta e dos vinhos, preparou deliciosos quitutes. O Porto Branco foi o meu preferido, é uma delicia de outro mundo.

Fiquei encantada com a Dona Laura, que está no comando da Quinta da Casa Amarela há mais de 20 anos. É incrível ver uma mulher num meio que era predominantemente liderado por homens, e a Dona Laura se destaca brilhantemente. Charmosa, divertida e sempre com sorriso no rosto, a matriarca da família tem sempre uma história interessante para nos contar.
A propriedade da Quinta pertenceu aos pais da Dona Laura, e à partir de 1986 começaram com a comercialização dos vinhos do Porto. Hoje em dia, a Quinta da Casa Amarela produz mais de 100 mil garrafas por ano, entre brancos, rosés, tintos e vinho do Porto.


Exportação
Sem falar que não são somente os portugueses que se deliciam com os vinhos da Quinta, já que eles exportam os vinhos para vários países, inclusive o Brasil (uhulll.. pode comemorar!), onde a família viaja anualmente para apresentar os seus maravilhosos vinhos. Um trabalho um tanto quanto cansativo, mas de persistência. São muitas horas dentro de um carro ou de um avião, muitas provas, mas a certeza de muitos clientes satisfeitos compensa.
Não deixe de conhecer o Douro, e estando lá, não deixe de visitar a Quinta da Casa Amarela (ligar antes para ver a disponibilidade é sempre recomendável). Você irá conhecer uma família incrível, se deliciar com vinhos feitos com paixão, simplicidade, e uma qualidade de outro mundo.


Gostou do post?
Caso você queira saber mais, ou tenha alguma dúvida, escreve pra gente ali nos comentários!
Leia também:
Aprendiz de Viajante – Quinta do Vallado e Quinta da Casa Amarela
O Porto Encanta – Do Porto para o Douro… na Quinta da Casa Amarela. Bons vinhos, com charme.
Booking.com
Vale a pena comprar antecipadamente:
Conheça um pouco mais do Vale do Douro e região:
- Tour Vale do Douro: Degustação de Vinhos, Cruzeiro e Almoço
- Excursão de Vinhos no Douro com Almoço e Cruzeiro
- Vale do Douro: Excursão a 3 Vinícolas com Almoço
- Vale do Douro: Degustação de Vinho, Almoço e Cruzeiro
- Peso da Régua: Tour e Cruzeiro Vinícolas do Vale do Douro
- Tour Privado ao Vale do Douro com Degustação de Vinhos e Almoço
- Tour Privado de Dia Inteiro ao Vale do Douro a partir do Porto
- Pinhão: Passeio de Barco Rabelo de 2 Horas com Taça de Porto
- Porto: Excursão de Trem na Cidade, Cruzeiro pelo Rio e Adega
- Porto: Ônibus Hop-On Hop-Off, Cruzeiro e Adega de Vinho
- Porto Card com Transporte Incluído (1, 2, 3 ou 4 Dias)
- Porto: Excursão de Ônibus ao Douro 1 Dia
38 comentários
Você lembrou do Seguro Viagem?
Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.
Continue planejando sua viagem:
> Reserve seu hotel
> Seguro Viagem com desconto
> Ingressos e Passeios
> Aluguel de veículos
> Tours Exclusivos Viajoteca
> Chip de celular
Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!
Martinha, você é genial, maravilhosa, linda e com seus posts encantadores……. agendado…. maio estarei na Quinta da Casa Amarela..Um sonho…Quanto acontece a vindima??? Antes visitando os 15 pontos turísticos da Alemanha. Diga é possível fazer esse percurso de trem????
Pena que não tive tempo para conhecer essa Quinta, pois parece incrível. Eu nem sabia que existia Porto Branco, descobri em setembro quando estive no Porto. É muito bom mesmo!
Essa Quinta me encantou. Quero muito retornar nela. Quanto ao Porto Branco nem falo nada, foi o meu preferido, na forma de Porto Tônico então. Me acabei <3
Oi Martinha, nossa , esta quinta deve ser o máximo. Vou colocar aqui na minha lista p/ quando voltar à região do Douro.
Abs, Marlise
Oi Marlise… Volte ao Douro e visite a Quinta, você não vai se arrepender. =)
Que post lindo, Martinha! Adorei as fotos das uvas já amassadas para o nascimento do vinho.
Oi Edson.. Obrigada! ao vivo as uvas amassadas são bem mais encantadoras =)
Dica anotada, amei!! Adoro fazer visitas a vinícolas, antes pensava que era massante, mas conhecer todo o processo de fabricação, as histórias da família, são coisas fascinantes! Obrigada pela dica!
Oi Paula… não… não é nada massante. É tão envolvente que quando vimos, a visita já acabou =)
Olá! O Douro é a minha paixão! Não existe local igual no mundo inteiro! Já conheço muitas quintas mas esta não! Que maravilha conhecer com as suas imagens e palavras! Boas viagens!
Oi Susana. Eu também me apaixonei pelo Douro. Você aí pertinho, vá conhecer a Quinta Casa Amarela. Você vai adorar =)
Que post delicioso! Já coloquei no topo da minha listinha em portugal. Que lugar fabuloso, lindas paisagens regadas a um bom vinho! Preciso disso!
A Quinta (assim como todo o Douro) é realmente fabulosa. Quando você for a Portugal, não deixe de visitá-la. =)
Que passeio incrível! Esse Porto branco deve ser dos deuses – ainda mais com as uvas que ouvem música clássica!
Abraço,
Oi Gisele. O Porto Branco era divino mesmo, assim como toda a Quinta =)
Eu queria muito ter visitado “Quintas” quando estive em Portugal, principalmente no Porto! Adorei tua dica! Esse local é muito bonito! Mas cà eu me pergunto: Serà que Mozart e Beethoven fazem a diferença????
😉
Oi Juliana… é melhor acreditar que sim né… afinal o vinho é muito bom.. =)
Sou apaixonada por Enoturismo. Adorei o post e não vejo a hoje de ter a oportunidade de experimentar os vinhos da Quinta da Casa Amarela <3
Oi… Eu sou uma pessoa + cerveja, e amei o vinho… então é certeza que você vai adorar os vinhos da Quinta também =)
Com certeza, indo ao Douro, não perderei a Quinta da Casa Amarela! Já estou me imaginando vendo o vinho que tanto adoro “nascendo”… 🙂
Oi Dayana. Isso mesmo, conheça a Quinta da Casa Amarela, que você não vai se arrepender. =)
Que demais! Fiquei babando aqui pensando no sabor dos vinhos desse lugar lindo!! Ótima dica.
Oi Ale… o vinho é maravilhoso. Um dos melhores que bebi lá. E não foram poucos =)
A zona do Douro tem mesmo uma infinidade de lugares encantados para conhecermos. Desconhecia essa quinta mas fiquei vidrada pela frente toda coberta de verde, tão bonito <3 Achei piada essa do vinho ouvir musica clássica para envelhecer mais rápido 😀
~*Viver a Viajar*~
Oi Xará.. Bem isso, tenho que voltar muitas vezes, para conhecer todos os encantos do Douro.
Hehehe… mas pense que é verdade, tudo pela qualidade do vinho. É um ambiente encantador. =)
Que lugar encantador! Na próxima vez que eu for ao Porto vou tentar ir lá 😉
Isso, se programe e vá sim! =)
Só escuto elogios à Quinta e o sr. Gil. Tenho amigos que foram ano passado e voltaram encantados com a Quinta e com a viagem pelo Porto. Preciso muito conhecer.
bjs
Dani Bispo
abolonhesa.com
O Sr Gil e família é mesmo espetacular. Você vai amar a Quinta e eles. =)
Muito legal! eu já estive em um lugar semelhante para na fabricação de cachaça, agora de vinho deve ser ainda mais impressionante… Obrigado pela dica e parabéns pelo artigo.
Que legal! Quero muito ir numa fábrica de cachaça, certeza que ia me acabar lá. =)
que lugar lindo é o Douro, depois dessa viagem de vocês eu me apaixonei por essa região, acompanhei no snap e achei tudo tão incrível, é um dos lugares que quero ir no futuro! ♥
Oi… Foi uma viagem incrível mesmo, não sei por que eu demorei muito para ir… As meninas mandaram muito bem no snap =)
Adorei sua dica e já está anotada! Se for até o Douro, certamente irei até a Quinta da Casa Amarela!
Martinha, você me deu uma ótima desculpa para voltar para esta encantadora região! Quanta beleza e informação! 🙂 Ana
Oi Ana… Volte sim, é uma belíssima região. =)
Já escutei tanta coisa boa do Vale do Douro e esses vinhos me chamaram, já está na wishlist. Adoro seus posts super completos. Beijos
Oi Giulia.. Obrigada, fico muito feliz..
Vale muito conhecer o Vale do Douro e todas as maravilhas que ele proporciona. E a Quinta da Casa Amarela é um dos lugares que você tem que conhecer.
Beijo =)