Quinta do Vallado – a Quinta queridinha dos brasileiros

10

Imagine-se em uma das regiões mais paradisíacas do mundo, o Vale do Douro. O Douro é sinal de lindas paisagens e bons vinhos, não é?! A Quinta do Vallado foi outra vinícola maravilhosa que visitei na minha visita ao Vale do Douro em Portugal ano passado. Ela é uma das Quintas mais famosas da região, especialmente para os brasileiros que a lotam o ano todo. Eu tive a chance de visitá-la num ótimo ano, já que em 2016 a Quinta do Vallado comemorou seu tricentenário (300 anos).

Quinta do Vallado

Quinta do Vallado

HISTÓRIA DA QUINTA DO VALLADO

A Quinta do Vallado foi construída em 1716. Em 1818 os descendentes de Josefa Traveira venderam a propriedade para Antônio Bernardo Ferreira. Ele era tio da Dona Antônia Ferreira, um dos modelos femininos do século 19 em Portugal. Quando o seu marido morreu, ela começou a comandar os negócios da família Ferreira, que já estavam produzindo vinho de mesa e do Porto. Graças à sua visão de futuro e espírito empreendedor, a empresa familiar se tornou conhecida no mundo todo.

Quinta do Vallado

Durante quase dois séculos, a Quinta do Vallado  teve como foco principal a produção de vinhos do Porto, mais tarde comercializado pela Casa Ferreira (que também pertencia à Família). Em 1990 a empresa ampliou sua atividade para a produção, engarrafamento e comercialização de vinhos com a sua própria marca. Desde 2002 a Quinta do Vallado cultiva uma área total de mais de 60 hectares.

Quinta do Vallado

Hoje, a Quinta do Vallado está sob a liderança da sexta geração da família Ferreira. Os dois primos Francisco Ferreira e João Ferreira Álvares Ribeiro estão juntos na liderança por quase uma década. E pelo visto eles têm agradado, já que “operam” a Quinta com muita sensibilidade, bom senso e uma atitude sustentável, conseguindo um lugar no topo da produção do vinho Português.

Quinta do Vallado

O  espírito empreendedor se manifestou também a nível mais turístico. Nos últimos onze anos, os primos Ferreira abriram dois hotéis – o “Country Hotel” em 2005, localizado no edifício histórico principal da propriedade, e em 2015 a “Casa do Rio”, uma pousada romântica no Douro Superior, perto da fronteira espanhola.

VISITA GUIADA NA QUINTA DO VALLADO

Eu já disse que não sou muito fã de visitas guiadas, mas não tem como não gostar da visita guiada na Quinta do Vallado. O tour é bem didático. Começamos a visita pelas vinhas, com o guia Diego nos explicando sobre a história da Quinta, o cultivo das vinhas e tipos de uvas, esmagamento, o processo para se fazer o vinho (que pudemos ver de pertinho), até o engarrafamento.

Quinta do Vallado

Quinta do Vallado

Quinta do Vallado

Quinta do Vallado

Nas vinhas a gente encontra a Touriga Nacional, Touriga Franca, Barroca, Sousão, Rabigato, Moscatel, entre outras uvas.

Percorremos o “galpão” com os tonéis onde as uvas são depositadas e esmagadas. Onde o milagre aontece! O cheiro é forte mas é uma visita muito interessante.

Quinta do Vallado

Quinta do Vallado

Depois fomos para a sala onde estão os barris, com os corredores repletos com cascos de carvalho nacional, que exalam um característico aroma.

Quinta do Vallado

Quinta do Vallado

Quinta do Vallado

DEGUSTAÇÃO DE VINHO DO PORTO GRAHAM'S

Depois da visita guiada, foi a hora de experimentarmos os deliciosos vinhos da Quinta do Vallado.




Quinta do Vallado

Quinta do Vallado

Quinta do Vallado

Quinta do Vallado

Nós experimentamos três tipos de vinhos da Quinta do Vallado : Porto 10 anos, Touriga Nacional 2014, Douro Tinto 2014 e Douro Branco 2015.

Quinta do Vallado

Quinta do Vallado

Quinta do Vallado

Não deixe de apreciar a linda parede com as garrafas de vinho da Quinta do Vallado. É um fundo ótimo para fotos.

Quinta do Vallado

Na saída tem uma lojinha básica para comprar o vinho que você mais gostou ou experimentar um novo.

Quinta do Vallado

Quinta do Vallado

INFORMAÇÕES PRÁTICAS

O passeio guiado precisa ser agendado com antecedência, e custa 12 euros por pessoa (incluindo a degustação). Você pode telefonar +351 254 318 081 ou pode mandar email (enoturismo@quintadovallado.com). Para mais informações veja o site da Quinta do Vallado.

Eles têm guias em português e inglês.

Horário de funcionamento 

Todos os dias das 08h – 24h

A adega da Quinta do Vallado está aberta ao público ao longo de todo o ano, com um horário de visitas bi-diárias:

  • Inglês: 11h e 14h45 || Duração: 1h30
  • Português: 12h e 15h45 || Duração: 1h30

Vilarinho dos Freires

5050-364 – Peso da Régua | Portugal

GPS: 41º 09’ 44.5’’ N 07º 45’ 58.2’’ W

Telefone : +351 254 323 147

Guarde no Pinterest para ler novamente depois

Quinta do Vallado no Vale do Douro


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


10 Comentários
  1. 1001dicasdeviagem Diz

    Nossa… Muito show o post! Completíssimo! Parabéns! Adorei a dica e fiquei morrendo de vontade de conhecer!

    1. Martinha Andersen Diz

      Obrigada! Vale muito a visita, nessa e em outras quintas da região! =)

  2. Paula Diz

    Vou ter que incluir essa visita quando voltar a região! Não sabia que eles tinham ligação com a Ferreira, fiz uma degustação lá ano passado e gostei muito.

    1. Martinha Andersen Diz

      Vá sim Paulette… é uma visita muito legal. Um pouco diferente das Caves no Porto, mas especial igual.. Fora a delícia da degustação 😛 ..
      Bjokas =)

  3. Carol Duque Diz

    Que delícia esse lugar! Amo vinhos e esse lugar parece ser maravilhoso. Vou salvar esse post, pois próximo ano estou programando uma viagem a Portugal. Parabéns pelo post! Bjus

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Carol… Obrigada! Vá sim.. é uma visita muito legal. Também necessito voltar a Portugal. Urgente!!
      Bjokas =)

  4. Dhebora Diz

    Sempre que vejo fotos desse lugar fico maravilhada! É uma região que tenho muita vontade de conhecer, ainda mais que sou apaixonada por vinhos e gosto muito fos portugueses!!

  5. Vitória Ferreira. Diz

    Parabéns pelo post!!! adorei conhecer um pouco, quando eu estiver na região com certeza irei visitar, esses vinhos me deixaram com água na boca.

  6. Barbarah Diz

    Belo Post era o que procurava, venho acompanhando alguns post deste site e estou adorando ler-los.

  7. Az.Wanderlust Diz

    Adorei o post!! Ainda não conheço Portugal e já vou colocar essa cidade na lista!

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.