Paris na Chuva – O que fazer em Paris quando chove?

7

Faça chuva ou faça sol, Paris é uma das cidades mais bonitas do mundo. Embora a gente queira ter sol nas férias, não podemos controlar a mãe natureza. E sim, Paris na chuva assusta muitas pessoas. Afinal, você sonhou em visitar Paris toda a sua vida. Caminhar ao longo do Rio Sena, vistar a Torre Eiffel, fez a listinha do que comprar para fazer um piquenique no Jardim de Luxemburgo, … e se depara com uma cidade fria e úmida.

Para os mais dramáticos, vira um pesadelo. Mas não entre em pânico, visitar e desfrutar de Paris na chuva é possível. A boa notícia quando se trata de Paris é que há muito o que fazer em um dia chuvoso. O que não faltam são idéias para um dia chuvoso em Paris.

ATENÇÃO!! SEGURO VIAGEM EUROPA

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Além de você não correr o risco de ser deportado (sim, isso acontece muito mais do que a gente imagina), você estará protegido se algo de ruim acontecer. Infelizmente imprevistos acontecem e temos que estar preparados. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar.

Você ainda está na dúvida? Tire todas as suas dúvidas aqui >> SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?.

Paris na chuva | o que fazer

O que dá para fazer em Paris na chuva? Muita coisa! Não desanime. Um dia chuvoso em Paris é melhor do que um dia ensolarado na maior parte do mundo. Pegue o seu guarda-chuva, coloque o seu casaco, seu sapato impermeável e tenha uma atitude positiva. Este poderá ser um dos melhores dias de sua vida, com chuva e tudo.

Paris na Chuva

Para ajudá-lo a organizar um plano B em seu dia de passeios, listamos uma série de idéias para maximizar o seu tempo em Paris, em tempo chuvoso. Nós desenvolvemos um pequeno lugares do ranking ou coisas para fazer em Paris, em caso de chuva.

LEIA TAMBÉM :

Passe o dia em um museu parisiense

Paris é essencialmente um museu gigante , porque enquanto você caminha pela cidade, pode ver monumentos incríveis. Mas, para realmente ver seus tesouros, você precisa se aventurar nos museus. Não há melhor maneira de passar um dia chuvoso em Paris do que com uma visita a um museu parisiense. 

Museu d'Orsay em Paris

E isso pode ser uma tarefa assustadora quando se fala de museus como o Museu do Louvre e o Musee d’Orsay. Estes dois em particular, especialmente o Louvre, são enormes. E não esquecendo que quando chove, eles lotam ainda mais. Mas se ainda assim, você quiser visitar o Museu do Louvre e o Museu d’Orsay, eles estão te esperando. Mas já vá preparado para enfrentar longas filas de espera. Ou poupe tempo e energia comprando as entradas pela internet e assim fura as filas gigantescas. Porque ninguém merece ficar horas na fila e na chuva.

Fila do Louvre na Chuva
Shutterstock | By Sergey Molchenko

Uma dica é conhecer museus menores, e menos conhecidos dos turistas. O Museu Carnavalet, no Marais é ótimo, apresenta destaques da história parisiense, e é grátis. Eu gosto muito do Orangerie, do Museu Rodin, do Pantheon, do Picasso e do Museu Jacquemart Andre. Ou você poderá passar o dia em Invalides, visitar o túmulo de Napoleão e o Museu com a coleção de artefatos de guerra desde os tempos medievais até a Segunda Guerra Mundial. Ali pertinho também tem o Musée du Quai Branly, que é sobre as artes primárias e sua arquitetura moderna é incrível. E melhor, fica do ladinho da Torre Eiffel.

NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!

>> Paris Museum Pass: 2,4 ou 6 dias
>>
Ingresso Museu do Louvre com Horário de Entrada
>> O Melhor do Louvre: Tour Guiado Sem Fila
>> Ingresso Museu de Orsay 1 Dia c/ Acesso Reservado
>> Ingresso Sem Fila p/ Museu de Orsay e Orangerie

>> Centro Georges Pompidou Ingresso p/ Coleções Permanentes

Se arrepie nas Catacumbas de Paris

As Catacumbas de Paris é nada mais, nada menos do que um enorme cemitério subterrâneo. Para você entender, Paris fica em camadas antigas de calcário, formadas por um mar antigo que obviamente não está mais aqui. Quando a cidade foi construída, eram necessárias pedras, muitas pedreiras foram escavadas sob a cidade, que literalmente forneceram os blocos de várias construções que vemos hoje em Paris. Alguns séculos depois, e Paris estava enfrentando um enorme desafio sanitário. Os cemitérios do centro estavam completamente cheios, após anos de guerra e peste. Não havia espaço para enterrar mais ninguém e o fedor era insuportável.

Catacumbas de Paris

Para acalmar rapidamente os cidadãos agitados, decidiu-se utilizar as pedreiras (agora abandonadas) como cemitérios subterrâneos gigantes. Ao longo de algumas décadas, cemitérios inteiros foram esvaziados e o que restava do falecido foi cuidadosamente empilhado no subsolo, às vezes de uma maneira artística assustadora. E assim se formou o Ossuário de Paris.

Catacumbas de Paris

As Catacumbas certamente não é um passeio que agradará a todos. Mas meu lado mórbido te diz que ao mesmo tempo que é arrepiante, é super legal para visitar. Compre a entrada antecipadamente para não pegar a fila da compra que é sempre enorme (umas 2h na fila), chegue cedo e experimente por si mesmo. Mas para a sua segurança, não tente explorar independentemente as centenas de quilômetros restantes de túneis subterrâneos. 

>> Catacumbas de Paris: Ingresso Sem Fila com Guia de Áudio

DELICIE-SE COM O MELHOR CHOCOLATE QUENTE DE PARIS

Se você ainda não experimentou, não perca tempo. O chocolate quente em Paris é pura alegria, de aquecer o coração. Bem consistente e super calórico. Mas quem liga né, tá chovendo em Paris e queremos mais é um conforto. O melhor lugar para você ter uma primeira experiência com chocolate quente em Paris é no famossérrimo (e bastante turístico) Angelina.

Chocolate quente em Paris - Angelina

O Angelina leva a fama de melhor chocolate quente de Paris, há quem discorde, mas uma coisa é certa: ele é muito bom. Quando eu digo muito, é MUITO mesmo. Sem falar no lugar, que lugar! Um espetáculo! A arquitetura da Belle Epoque é um charme, você será transportado para uma outra Paris. As pessoas não vêm só pela qualidade da bebida, tão rico e espesso, mas também para o ritual que o envolve: a tigela de chantilly, o copo de água para limpar o paladar, o pequeno doce que acompanha.

NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!

>> Torre Eiffel: Ingresso Prioritário 2º Andar
>> Entrada Sem Fila ao Terraço do Arco do Triunfo

>> Sainte-Chapelle: Ingresso Sem Fila e Tour Autoguiado
>> Ingresso Combinado Sainte-Chapelle e Conciergerie
>>
Passeio de Barco no Rio Sena de 1 Hora
>> Ingresso Disneyland Paris 1 Dia

Faça uma refeição EM UM MERCADO COBERTO

Uma das melhores maneiras de conhecer o lado local de Paris é visitar seus mercados cobertos. A maioria dos bairros parisienses tem um mercado permanente e alguns ocorrem em determinados dias da semana. Pessoalmente (como uma boa taurina) eu adoro os mercados de alimentos em geral. Seja pela variedade de sabores, formas de preparo, pela vasta seleção de pães e queijos e até pela maneira como frutas e legumes são dispostos artisticamente em exibição.

Marche des Enfants Rouge

De qualquer forma, o que estou tentando ressaltar é que, se você estiver procurando idéias do que fazer em Paris na chuva, vá a um dos mercados cobertos. Meu mercado coberto favorito é o Marche des Enfants Rouge, que fica no Marais. O bônus adicional é que, além de todo o encanto do mercado, você também poderá fazer uma ótima refeição em uma das muitas barracas de comida.

Paris na chuva – Aquarium de Paris

Se vocês estiverem com crianças, eles vão amar esse passeio. E você com certeza também. O Aquário de Paris não faz parte dos maiores aquários do mundo, mas não decepciona com sua seleção de peixes e outras espécies marinhas. E o melhor é que fica bem em frente à Torre Eiffel, em baixo dos jardins do Trocadero, no Palais Chaillot.

AQUARIUM DE PARIS

A localização é privilegiada. Você encontrará uma variedade incrível de peixes, tubarões, raias, … Sempre há pequenas oficinas e demonstrações a cada dia. Tem ainda filmes e outras atividades voltadas para as crianças aprofundarem a experiência.

>> Aquário de Paris: Ingresso de 1 Dia

FAÇA COMPRAS NAS ICÔNICAS LOJAS DE DEPARTAMENTOS PARISIENSES

Vá até a Galeries Lafayette e apenas olhe para cima. Sua famosa cúpula interior certamente tirará o seu fôlego e te levará de volta aos tempos da ‘Art Nouveau’. Não podendo esquecer da ótima seleção de lojas que compõe a Galeries Lafayette. De início pode assustar, mas sempre dá para comprar algo sem deixar os dois rins lá dentro. Se você curte gastronomia, atravesse a rua até o Lafayette Gourmet. E roupas para os homens também, na prédio da Fafayette ao lado.

Galeries Lafayette

Não deixe de visitar o “rival” de longa data, a poucos metros de distância. O Le Printemps também é um paraíso das compras, com suas cúpulas douradas, vitrines sempre interessantes e um excelente terraço ao ar livre com uma das melhores vistas panorâmicas de Paris (quando não está chovendo, é claro).

Le Printemps Paris

+ COMPRAS EM PARIS: LOJAS DE DEPARTAMENTO

+ COMPRAS EM PARIS : SHOPPING CENTER

Faça uma aula de culinária

Ahhh Paris e todas as suas gostosuras. A Cidade Luz e a França é conhecida por sua ótima gastronomia e sabores. Nada melhor para aproveitar Paris na chuva do que participar de uma aula de culinária ou pastelaria. Existem várias na cidade, a maior parte é organizad em restaurantes ou em oficinas de culinária. A grande maioria tem duração de 2 ou 3 horas.

Shutterstock | Por Syda Productions

Depois de aprender toda a teoria, é a hora de você se deliciar com o que você preparou. Não tem como negar que é a melhor parte. Como você já deve imaginar, existem várias opções de cursos de culinária em Paris. Para todos os gostos e bolsos. Você poderá aprenda a fazer macaronsdoces, pães, cozinha tradicional francesa, cozinha molecular, e muitas outras. E se comida não for o seu forte, e você for chegado a uma bebidinha, tem muitos cursos que ensinam você a fazer ótimos drinks/cocktails.

PARIS NA CHUVA – Faça uma degustação de vinhos

Outra opção muito boa para você curtir Paris na chuva é fazer uma degustação de vinho. Fazer uma Degustação de Vinhos em Paris é um dos programas imperdíveis que você tem que fazer quando visitar a Cidade Luz. Numa viagem a França, é difícil imaginar a cozinha francesa sem apreciar os ótimos vinhos franceses. Compreender e apreciar um vinho é uma experiência pessoal e bem subjetiva.

Degustação de Vinhos em Paris

Eu mesma sou uma ótima degustadora, mas entendo muito pouco de vinhos (já que sou chegada numa cervejinha e destilados #mejulguem!). Mas já que eu moro na França, o mínimo que eu tenho que fazer é entender mais dessa arte. Todo o conceito de fazer uma degustação de vinhos em Paris é brilhante. O mundo dos vinhos franceses é bem complexo, e por vezes bem esmagador. Aí entra a parte informativa da degustação de vinhos, que faz com que a gente aprenda um pouco mais sobre os vinhos franceses, de forma leve e divertida.

Degustação de Vinhos em Paris

Infelizmente por ser este mundinho complexo, é impossível saírmos experts (são tantas denominações, crus, aromas, texturas, …). E de brinde degustamos a combinação favorita dos franceses, que nada mais é que queijos, pão e vinhos, ou com charcuterie (salames e presuntos). Eu viveria facilmente só com essa combinação.

PARIS NA CHUVA – VISITE O EDIFÍCIO MAIS BONITO DE PARIS

Localizada no centro de Paris, a Ópera Garnier é ainda mais bonita por dentro do que por fora – e isso é muito difícil de imaginar. Sede da Ópera Nacional de Paris, esta obra-prima do final do século XIX é conhecida como Ópera Garnier. Inspirada na arquitetura italiana clássica, mas com acabamento em francês clássico, o Palais Garnier foi propositadamente projetado para tirar o fôlego. 

Opera Garnier

Subir a grande escadaria nos transporta para outros tempos. O auditório é uma das salas mais lindas que já vi em Paris, cujo teto é decorado com o famoso afresco de Chagall. A Ópera Garnier também é onde a lenda do Fantasma da Ópera começou, ou seja, tem muita história nesso lugar. E se você não tiver a chance de assistir um espetáculo, vá “apenas” para visitar as salas e fazer um tour. É uma ótima idéia para um dia com chuva em Paris.

PARIS NA CHUVA – Se divirta nUM CABARET

Ahh a Paris de todos os clichês! Com certeza um dos primeiros clichês que você ouviu de Paris tem um cabaret no meio. Orquestra, luzes e dançarinas semi nuas! Esqueça a chuva em Paris e passe uma noite espetacular em alguns dos famosos cabarets de Paris, como o Moulin Rouge ou o Lido De Paris.

Eles se tornaram duas instituições parisienses onde você pode assistir dançarinos talentosos com suas lantejoulas, penas e tudo mais, ou tudo de menos (ops!!). Eles sobem ao palco e invadem o salão com muita música e dança e no fim realizam o tradicional cancan francês, para você se lembrar o país que está.

lido em paris

O Lido é perfeito para famílias, já que as crianças são permitidas a partir dos 4 anos de idade e os menores de 12 anos são bem-vindos gratuitamente. Adicione meia garrafa de champanhe ou até mesmo um delicioso jantar para tornar a noite inesquecível.

PARIS NA CHUVA – Conheça as Passagens Cobertas

Além de ser um ótimo abrigo da chuva, as passagens cobertas de Paris são história. Você vai mergulhar em uma Paris de um outro tempo e descobrir boutiques com decoração típica digna do século 19. As Passagens Cobertas de Paris foram construídas durante o Segundo Império, para entreter os ricos nos dias de mau tempo em Paris.

Passagens Cobertas de Paris

As mais belas passagens cobertas estão localizadas na região do Grands Boulevards e da Bolsa de Valores – Passage des Panoramas, Galerie Vivienne, Passage des Princes, Galerie Colbert, Passage Choiseul, entre outras. Vítimas da concorrência com as lojas de departamento, atualmente não existem mais do que quinze passagens cobertas em Paris. Mas ainda assim são imperdíveis.

VEJA DINOSSAUROS E PLANTAS TROPICAIS NO JARDIN DES PLANTES

Você pode estar pensando que visitar um parque em um dia chuvoso em Paris não é a melhor das idéias. Mas o Jardin des Plantes é muito mais do que apenas um belo espaço verde no Quartier Latin. Desde que os cientistas botânicos montaram seus laboratórios no parque no século XVII, o Jardin des Plantes tem sido mais um centro de ciências do que apenas um parque comum. 

Jardim das Plantas Paris

Em todo este complexo enorme, você encontrará muitas atrações para toda a família ou apenas para pessoas cientificamente curiosas. Não deixe de visitar as estufas tropicais, onde você irá se surpreender com a quantidade de plantas e modelos. Visite também o Museu de História Natural, onde você pode vislumbrar espécies já em extinção.

Galeria Evolução Paris

>> Tour Dinossauro em Família no Museu de História Natural

ASSISTA A UM FILME EM UM CINEMA PARISIENSE CLÁSSICO

Os parisienses adoram ir ao cinema e, de fato, existem muitos cinemas super famosos pela cidade. Montparnasse é conhecida por sua grande quantidade de cinemas e o Cinema Grand Rex é o maior da Europa, atraindo multidões com seu exterior chamativo desde a década de 1930. 

Grand Rex Paris

>> Bastidores do Grand Rex: Tour de 50 Minutos no Estúdio

Se você quiser se misturar com a multidão boêmia, vá ao cinema La Pagode. O único ponto negativo é que a maioria dos filmes exibidos em Paris infelizmente é dublada (ahhh os franceses e a preguiça de falar uma outra língua), mas ainda assim, você poderá dar a sorte de encontrar filmes nas versões originais.

Se você quiser se misturar com a multidão boêmia, vá ao cinema La Pagode. O único ponto negativo é que a maioria dos filmes exibidos em Paris infelizmente é dublada (ahhh os franceses e a preguiça de falar uma outra língua), mas ainda assim, você poderá dar a sorte de encontrar filmes nas versões originais.

PARIS NA CHUVA – OUÇA um INCRÍVEL JAZZ AO VIVO

Como seu amor pelo cinema, os parisienses amam o jazz . Esse amor provavelmente remonta à era do pós-guerra, quando soldados americanos trouxeram com eles esse novo som estranho. Talvez seja porque os parisienses estavam tão apaixonados por qualquer coisa americana na época, ou talvez porque nunca tivessem ouvido esses sons antes.

Seja qual for o caso, o jazz é tão comum em Paris quanto em Nova Orleans. Existem alguns clubes lendários em Paris, com uma boa concentração em torno da área de Châtelet. Para não ter erro vá no Duc des Lombards e Sunset Sunside e seja feliz em um dia chuvoso em Paris.

Como você pode ver, há muitas idéias para um dia chuvoso em Paris. Quando chove e chove muito, há muitas coisas boas que você pode fazer. Então não tenha medo. Faça chuva ou faça sol – você terá um tempo maravilhoso na Cidade Luz!

Aproveite muito PARIS NA CHUVA!!

Reserve seu hotel em Paris ou qualquer outro lugar do mundo no Booking.com, um comparador de hotéis que te garante o menor preço e na maioria dos hotéis e apartamentos tem a opção de cancelamento gratuito.

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

7 Comentários
  1. Bruna Diz

    Adorei as dicas do que fazer em Paris na chuva! Quantas opções legais! Já botei o Angelina e o show de jazz no topo da minha lista!!!!

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Bruna… o chocolate quente é maravilhoso.. Vale muito, apesar de certos dias ser bem turístico.. já o Jazz você encontrará apenas locais. =)

  2. Angela C S Anna Diz

    recomendo demais o cabare! muito talento, musica e animacao numa noite, vale a pena com toda certeza. a galerias lafayette na parte gourmet tb eh uma otima opcao

    1. Martinha Andersen Diz

      Também curto um cabaret, mesmo sendo um clichê ambulante. hahahah! Tudo na Galeries Lafayette é maravilhoso.. Adoro!!

  3. Cynara Vianna Diz

    Em nossa última passada por Paris pegamos dias de chuva em pleno verão, pena que não tinha lido esse post mas aproveitamos muito a cidade mesmo assim. Como já conhecíamos muita coisa (era nossa 3ª vez na cidade), fomos à exposição de Van Gogh que foi deslumbrante, passeamos por mercados, subimos a Sacre Couer embaixo de chuvisco mesmo, mas afinal estar em Paris em qualquer estação é sempre maravilhoso não é verdade?

  4. Lid Costa Diz

    Dicas incríveis para aproveitar Paris na chuva. Na minha 1ª ida a Paris choveu um dia e eu aproveitei e segui sua primeira dica rs Passei o dia no Louvre.

  5. Marcia Picorallo Diz

    Já estou quase torcendo pra chover numa próxima visita a Paris ahaha Quantas dicas legais, porque em geral as pessoas correm para museus e tem muito pra se fazer em Paris em dias de chuva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.