O que fazer em Samoa, onde ficar e como visitar!

0

O coração da Polinésia bate mais forte em Samoa. Quem acompanhou nossas fotos e stories no instagram, teve uma canjinha da beleza e simplicidade do país, e posso dizer que encontrei o que estava buscando nas minhas férias: mar, sombra, água fresca, peixe fresquinho e muita tranquilidade!

Samoa é um país formado por dez ilhas tropicais no Pacífico Sul, localizadas aproximadamente entre o Havaí e a Nova Zelândia. Confesso que antes dessa viagem, pouco sabia de Samoa, um destino tão distante de nós brasileiros, mas para quem mora na Australia (minha situação atual), Samoa é um lugar bem tangível e relativamente fácil de visitar.

Aliás, essa é uma das coisas boas da Australia, a proximidade de países quem nem sabia de existência, que são lindos e pouco explorados, entre eles já visitei Fiji, Vanuatu, Tonga e esse ano foi a vez de Samoa.

.

+ Como lidar com a diferença de fuso horário nas viagens

+ Dicas de Fiji: Matamanoa, a ilha e o hotel resort

.

Agora vem comigo descobrir um pouquinho desse lugar, clique nos links abaixo para ir direto ao assunto, ou vá rolando a página para ler tudo:

.

+ Não viaje sem seguro, faça uma cotação hoje mesmo!

Praia em Samoa - Lalomanu
Praia Lalomanu – uma das mais famosas de Samoa


.

Samoa na Polinésia


.

Breve história de Samoa

.
Um conjunto de dez ilhas compõe a área territorial de Samoa, sendo Upolu e Savai’i as maiores do país. Ápia é a capital federal, em Upolu, onde também fica o aeroporto internacional.  Atualmente estima-se uma população de 197.000 habitantes.

Há duas línguas oficiais em Samoa: a samoana (língua de origem polinésia) e o inglês. Os locais falam somente a samoana entre si, e o inglês é usada mais para cunho oficial e para se comunicar com turistas.

Estudos sugerem que migração dos primeiros habitantes de Samoa vieram do Sudeste Asiático há mais de 3.000 anos. Entre os anos de 950 e 1250, Tonga reinou sobre o arquipélago.

Samoa permaneceu livre da influência ocidental até o século XIX, quando chegaram os primeiros missionários cristãos e comerciantes. Como resultado, o Fa’a Samoa (“a maneira de Samoa”) também integrou a religião cristã a sua cultura, dessa forma os vilarejos são centrados no matai (líder da comunidade), a família e a igreja.

Em 1890, Robert Louis Stevenson, o autor do livro A Ilha do Tesouro se mudou para lá e ficou até o final de seus dias, sendo até hoje reverenciado e a figura internacional mais importante das ilhas. Hoje sua mansão é um museu aberto a visitação.

A Alemanha governou o país entre 1900 – 1914, seguida pela Nova Zelândia durante a Primeira Guerra Mundial até 1962, quando, após repetidos esforços, se tornou independente.

Ápia, Samoa
Centro de Ápia


.

Como chegar em Samoa

.
Uma das coisas que a gente percebe antes e durante nossa viagem é o quanto Samoa é um país remoto, e não me entenda mal, isso era exatamente o que estava buscando e recomendo para quem procura o mesmo!

Você chega em Samoa com vôos ao longo da semana de Sydney e Brisbane na Austrália; Auckland na Nova Zelândia; Nadi em Fiji, Samoa Americana (Pago Pago) e Tonga. Dito isto, você precisará viajar para um desses hubs primeiro, antes de começar a planejar sua aventura em Samoa (o que não é um problema, né? eheheh).

.

Qual a melhor época de ir para Samoa

.
Localizada um pouco ao sul da linha do Equador, os visitantes podem esperar um clima ameno ao longo de todo ano, com temperatura média atingindo sempre os 26 graus Celsius.

A estação chuvosa e com chance de ciclone vai de novembro a abril. A alta estação acontece entre dezembro e janeiro, quando os Samoanos residentes no exterior, voltam para passar as férias.

E de Maio a Outubro é o período de seca, mas lembre-se que Samoa é um país tropical, então sempre tem um temporal ou outro. Julho e Agosto costumam ser os melhores meses para visitar Samoa, com menos chance de chuva.

 + Viagem para Fiji (dicas rápidas e práticas)

+ Nadar com baleias em Tonga

O que fazer em Samoa - Savai'i

.

Qual o dinheiro de Samoa e como trocar

.
A moeda de Samoa é o Tala Samoano (WST) e você pode trocar seu dinheiro no aeroporto internacional ou em Ápia (capital), no interior das ilhas não há muita opção de bancos ou agências de câmbio.

Há balcões para fazer o câmbio antes e depois da imigração (eu troquei enquanto esperava as malas). Depois de coletar sua bagagem, há um caixa eletrônico (ATM) no saguão de desembarque. Fora do aeroporto, uma das melhores opções de câmbio é nas agências do Western Union, espalhadas em alguns pontos do país, fizemos isso com os últimos $100 no final da viagem em Savai’i.

Ficamos 7 dias completos em Samoa e trocamos apenas 600 dólares australianos (convertidos para o Tala). Não levamos muito dinheiro em espécie, pois os hotéis e o aluguel do carro já tinham sido pagos, então teríamos somente os gastos com alimentação (que a maioria foi feita em lugares que aceitam cartão) e comprinhas de souvenirs (que acabei não comprando nada, pois a feira de Ápia já tinha fechado no domingo em que reservei para visitar a cidade! Não há muito comércio para turistas fora de Ápia – #chateada!).

Vale lembrar que é muito comum ter acréscimo de 3% para pagamento em cartão, então faça suas contas e verifique o que compensa mais, pagar esses 3% no cartão ou fazer o câmbio.

.

>> Já está curtindo o Viajoteca no Instagram e Facebook?

Tala - Dinheiro de Samoa
Tala – Dinheiro de Samoa


.

Curiosidades de Samoa


.

Fa’afafine: terceiro gênero

.
O terceiro gênero, chamado de ‘Fa’afafine‘ na sociedade samoana, sempre existiu. Traduzindo literalmente, a palavra significa: ‘a maneira de’ (fa’a) ‘mulher’ (fafine).

Os fa’afafines têm um papel muito específico na sociedade samoana, um contraste interessante ao LGBT na sociedade ocidental.

O reconhecimento desse terceiro gênero não é uma ocorrência recente, portanto, ainda hoje é aceitável que uma criança do sexo masculino seja feminina. Os meninos que demonstram comportamento “afeminado” na infância, são reconhecidos como fa’afafines e são aceitos em suas famílias e na sociedade.

Claro que nada é tão simples, mas tem um livro que deve ser muito interessante para entender melhor essa questão: “Memoirs of a Samoan, Catholic, and Fa’afafine”, por Vanessa. Outro livro sobre Samoa, mas não sobre os Fa’afafine, é o The Girl in the Moon Circle, Sia Figiel.


.

O cristianismo

.
O cristianismo foi uma das poucas influências ocidentais que foram aceitas e incorporadas na Fa’a Samoa (a maneira de Samoa) e hoje,  98% da população é Cristã. O assunto é tão sério que em junho de 2017, a constituição foi alterada para refletir que Samoa é um país cristão – e não secular, e tem como lema:  “Fa’avae I Le Atua Samoa – ‘Samoa é fundada em Deus'”.

Para ser sincera, eu fiquei impressionada com o número igrejas que vi e das mais variadas crenças cristãs, incluindo os Mórmons.

Domingo em Samoa é um dia de adoração e tempo para ficar em família, nos outros dias da semana, mais ou menos no final da tarde, quando o sol se põe, há o momento de orações em família e os hotéis recomendam não irmos nas vilas.

Aliás, se for visitar uma vila, vista-se modestamente evitando roupas de banho, shorts curto, decotes, alcinhas etc.

Influência da igreja em Samoa

.

A IMPORTÂNCIA DE TATUAGEM

.
As tatuagens tradicionais de corpo inteiro estão arraigadas na cultura samoana há séculos, e é tanto uma forma de arte quanto um ritual que ainda é muito praticado atualmente, ter uma tatuagem significa que você está pronto para a vida adulta e para servir a comunidade.

Há nomes diferentes para tatuagem dos homens (Pe’a) e das mulheres (malu). Para os homens, o Pe’a cobre o corpo da cintura aos joelhos. Para as mulheres, o Malu cobre as pernas logo abaixo do joelho até a parte superior das coxas, logo abaixo das nádegas, e é tipicamente mais fino e delicado em design, comparado ao Pe’a [mais informações, em inglês, aqui].

.

+ Tatuagens de viagem… se inspire!

Show de Fia Fia em Samoa
Show de Fia Fia – desculpa a qualidade, morro de vergonha de tirar foto de gente! 🙂


.

Curtindo uma fale

.
Ao viajar em Samoa você vai perceber que há cabanas com teto de palha por quase toda parte. A maioria dos Samoanos usam essas cabanas para descansar e até como moradia.

Nós, turistas, podemos alugar uma fale para passar o dia ou até para pernoitar. A ideia de passar o dia na praia, curtindo uma sombra é muito legal, mas aqueles que tem a ideia de dormir em uma fale ao relento, por favor, tenha em mente que é como se fosse um acampamento, não fantasie esperando algo luxuoso e romântico, pesquise direitinho para não se arrepender e ir com a expectativa correta.

.

Aprenda algumas palavras em Samoana

.

  • Talofa (Tah-lo-fa) – Olá
  • Tofa (Toh-fa) – Tchau
  • Fa’amolemole (Faah-moh-le-moh-le) – Por favor
  • Fa’afetai (Faah-feh-tai) – Obrigada(ao)
  • Ioe (I-oh-e) – Sim
  • Leai (Lei) – Não
Fale na praia em Samoa
Exemplo de Fale para passar o dia na praia


.

Os ônibus coloridos de Samoa

.
Os ônibus coloridos de Samoa é um dos marcos do país e impossível não percebê-los. Os mais aventureiros podem explorar as ilhas e conhecer os habitantes locais  nesses ônibus, para isso basta pegar um mapa e embarcar, uma ótima maneira de economizar em Samoa!

Em Apia, os terminais de ônibus estão localizados atrás do mercado Fugalei e de Savalalo. Em Savai’i, o terminal de ônibus está no mercado em Salelologa (perto do terminal da balsa/ferry).

Todos os ônibus são nomeados com seu destino, então pergunte ao motorista qual ônibus você precisa pegar. Não há pontos de ônibus designados; portanto, você precisará abanar o braço para um ônibus parar. Quando quiser descer, basta puxar o fio da campainha. Você paga a tarifa ao sair do ônibus.

Os assentos são bancos de madeira e, se o ônibus ficar cheio, os locais optarão por se sentar no colo um do outro, em vez de ficar nos corredores. Essa é uma cortesia frequentemente oferecida aos visitantes também. Portanto, não se sinta ofendido ou tímido se alguém lhe oferecer o colo.

.

+ Seguro Viagem: a importância de ter um e como comprar

Ônibus em Samoa

.

Dicas para viajar para Samoa


.

Precisa de visto para Samoa

.
Brasileiros podem obter uma permissão de entrada no desembarque em Samoa para uma permanência de até 60 dias.

Tenha em mãos no momento da imigração:

  • Passaporte original válido;
  • Documento de imigração preenchido (precisa preencher na saída também);
  • Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela

A imigração em Samoa foi muito rápida e simples, os oficiais são simpáticos e logo a gente já ouve uma musiquinha da polinésia nos dando boas vindas!

.

+ Dicas para Viagem Internacional


.

Vacinas obrigatórias para Samoa

.
Antes de embarcar para qualquer país, é sempre bom verificar as vacina recomendadas para a região que irá visitar. A princípio, tirando a vacina da febre amarela, não há nenhuma vacina obrigatória para Samoa [ver aqui].

Minha dica, independente do destino, é estar sempre com as  vacinas de rotina em dia, incluindo as mencionadas abaixo:

  • Tríplice: sarampo, caxumba, rubéola
  • DTPa: difteria, tétano e coqueluche
  • Raiva
  • Catapora
  • Febre Tifoide
  • Hepatite A
  • Hepatite B (se tiver intenção de ter atividades sexuais com novos parceiros, fazer tatuagem, contato com agulhas, sangue ou fluídos)

Eu comecei ficar atenta a meu quadro de vacinação na vida adulta quando fui viajar pela Ásia pela primeira vez em 2010. Aos poucos estou até tomando vacinas de doenças mais raras como encefalite japonesa, pois assim vou gastando aos poucos e cada vez viajando mais tranquila.

Aliás, NÃO esqueça de comprar um bom seguro viagem antes de embarcar, viajar sem ele é como entrar em uma montanha russa sem sinto de segurança, pode ser que nada aconteça, mas você arriscaria?

Aproveite e faça uma cotação com nossa empresa parceira que representa as melhores seguradoras do Brasil e ainda oferece pelo menos 5% de desconto para quem usar nosso link (dica: eu costumo comprar o da GTA, Assist Card ou April).

Cotação seguro viagem para o CanadáDicas de Samoa

.

Vale a pena alugar carro em Samoa

.
Vale a pena alugar um carro em Samoa se você tem a intenção de conhecer as ilhas e não ficar apenas em um resort, que foi exatamente o que fiz. [meu roteiro completo está mais abaixo]

Agora, se você tem a intenção de ficar a maior parte do tempo em um resort e só fazer uma day trip para conhecer as atrações de Upolu, aí melhor alugar o carro somente para o dia do passeio ou contratar um serviço/tour.

Nós alugamos um carro com a AA-rent-a-car, organizei tudo por email e foi tranquilo. Os carros não são zerados (longe disso), mas acredito que isso seja padrão, pelo que observei entre os turistas.

As estradas são de pista única (sem acostamento), mas achei o asfalto em ótimas condições. A velocidade máxima ao passar pelas vilas é de 40 km/h e na estrada no máximo 56 km/h. Eu não vi polícia em lugar nenhum, mas ser visitante significa respeitar as leis, então faça sua parte.

DICA:  para dirigir em Samoa você precisa de uma licença temporária (a locadora pode providenciar isso por você) e se for de carro entre uma ilha e outra (Upolu e Savai’i) a locadora também pode reservar o dia e horário do ferry (se certifique que foi agendado durante a comunicação).


.

Chip de internet em Samoa

.
A Digicell e a BlueSky são as empresas que oferecem chip de internet para turista, você pode comprar seu chip no aeroporto e vai dando recarregadas ao longo dos dias que estiver em Samoa, qualquer vendinha faz isso.

Acredito que a Digicell seja a melhor opção e os funcionários das empresas já te ajudam a instalar o chip, assim você sai do aeroporto com o chip de internet funcionando.

O que fazer em Samoa - Savai'i

.

O que fazer em Samoa


.

Quanto dias em Samoa

.
Essa é uma pergunta difícil de responder independente do destino, pois cada um tem um jeito de viajar, concorda? Mas pensando que Samoa é o tipo de férias que dá para combinar passeios e descanso, recomendo pensar nisso ao organizar seu roteiro.

A maioria dos visitantes vai para Samoa para passar de 5 a 10 dias. Se tiver menos de 4 dias, escolha apenas uma ilha (Upolu ou Savai’i), se tiver mais de 7 dias, pode dividir o tempo entre elas.

Apesar de ter adorado Upolu e meu hotel super exclusivo (Seabreeze Resort – somente para adultos), eu curti muito mais as águas calmas do norte de Savai’i, por mim ficaria no meu hotel de Savai’i (Le Lagoto Resort) mais uns 3 dias só relaxando, fazendo snorkel e curtindo.

O que fazer em Samoa - Upolu

.

Roteiro de viagem para Samoa

.
Vou abaixo descrever brevemente meu roteiro e ele pode ser adaptado para sua viagem:

(Como estávamos de carro e reservamos um bom hotel, fizemos os próximos dias dividindo as atividades, sendo que metade do dia a gente passeava e a outra aproveitava o hotel).

  • Dia 3: Passeio pelas praias do sul (região de Lalomanu) e Cachoeira Sapo’aga – tarde no hotel em Upolu.
  • Dia 4: Buraco To Sua Trench (na hora do almoço) e tarde no hotel.
  • Dia 5: descanso e curtir o hotel.

(Se eu tivesse escolhido uma acomodação mais simples, provavelmente teria ido passar o dia ou uma noite em Namu’a Island e curtiria praia em uma fale no Tafua Beach Fales – mas meu hotel, apesar de super ocidental era muito legal e tinha opções de esportes aquáticos (snorkel e kayak), resolvemos aproveitar o investimento!)

  • Dia 6: Ferry (balsa) de Upolu para Savai’i e road trip por Savai’i antes de chegar no hotel (parando para conhecer Alofaaga Blowholes) – Show de Fia Fia no nosso hotel Le Lagoto Resort & Spa.
    • Nome das estações de ferry em Samoa: Mulifanua (Upolu) e Salelologa (Savai’i)
  • Dia 7: Passeio pelo campo de lavas (Saleaula Lava Fields) – snorkel e praia do hotel
  • Dia 8: Manhã no hotel e tarde ferry de Savai’i para Upolu. Devolução do carro e última noite perto do aeroporto no hotel Sheraton Samoa Beach Resort.

(Como disse anteriormente, se estiver de carro, compre os ingressos do ferry (balsa) com antecedência para garantir o dia e horário do embarque – se for cruzar o ferry sem carro, não precisa comprar com antecedência – prefira a balsa maior, faz muita diferença!)

  • Dia 9: Retorno a Australia pela manhã bem cedinho
Saleaula Lava Field, Samoa
Saleaula Lava Field, Samoa


.

As Ilhas: Upolu e Savai’i

.
As duas ilhas principais são bem diferentes uma da outra. Upolu é menor, mas onde a maioria da população habita. Savai’i é calma e na parte norte tem praias de mar calmo e delicioso para snorkel.

Praticamente toda parte territorial pertence a famílias ou comunidades, isso inclui as praias e principais atrações turísticas. Dessa forma, esteja preparado para pagar entrada quando for visitar qualquer um desses lugares. Geralmente o preço é justo e tabelado nas principais atrações, mas se achar que estão pedindo muito para uma praia, por exemplo, diga que não pode pagar tudo aquilo e ofereça menos.

Além de Upolu e Savai’i, há também a possibilidade de visitar lugares ainda mais remoto como a ilha Manono, eu não tive a oportunidade, mas você pode fazer day trip com alguma empresa de turismo ou ir por conta nos barcos que saem logo ao sul do La Vasa Resort em Manono-uta.

Nas dicas do que fazer em Samoa  (abaixo), fiz uma mistureba de línguas: português, inglês e samoano, para vocês conseguirem encontrar mais fácil os nomes nos mapas.

Vilarejos de Samoa
Vilarejos de Samoa


.

O que fazer em Upolu – principais atrações

.

A capital e principal cidade de Samoa, Ápia, é bem sem gracinha e bem estilo cidade das ilhas do pacífico, porém mais limpa. Vale gastar algumas horas conhecendo, mas não acho que deva ser sua base para conhecer Upolu. Fique um dia por lá e depois desça para as praias do sul para curtir seus dias na ilha.

  • Ápia (Capital)
    •  Parada matinal da polícia | Samoa Police Band’s (8h30 ~ 9h)
    • Catedral católica Mulivai (se o portão estiver aberto, entre para conhecer)
    • Torre do relógio |Clock tower
    •  Samoa Cultural Village das 10h30 as 13h30 – terças, quartas, quintas e sextas – gratuito e imperdível
    • Mercado de peixe, comida e cacarecos
    • Estação central (para ver os ônibus coloridos)
    • Dica de Restaurante: Paddles Restaurant (jantar) ($$$)

.

  • Pela ilha (perto de Ápia)
    • Museu Robert Louis Stevenson Museum
    • Escorregador natural | Papase’ea sliding rocks

.

  • Pela ilha – day trip
    • Piula Cave Pool
    • Cachoeira Sopo’aga Falls Viewpoint
    • Buraco To Sua Trench (tente ir quando o sol estiver a pino para pegar a agua iluminada)
    • Praia Lalomanu Beach 
    • Ilha Namua Island 
    • Santuário de moluscos gigantes – Giant Clam Sanctuary
    • Restaurante para almoço, café ou jantar: Seabreeze Resort ($$$)
To Sua Trench - Samoa
To Sua Trench – a principal atração turística de Samoa!


.

O que fazer em Savai’i – principais atrações

.

  • “Geyser” dos buracos de lava no mar – Alofaaga Blowholes
  • Campo de lava de Saleaula Lava Field
  • Snorkel ou mergulho com o Dive Savai’i
  • Nadar com as tartarugas
  • Snorkel em uma das praias (a “lagoa” do meu hotel Le Lagoto resort era incrível)
Alofaaga Blowholes
Alofaaga Blowholes

 


.

Onde ficar em Samoa

.
O bacana de Samoa é que existe opções para todos os bolsos, nessa viagem eu fiz as opções luxo e semi-luxo pois estava celebrando 20 anos de casamento com meu marido (Kiko), dessa forma, achei que a gente merecia o mimo, mas mando abaixo algumas opções que me chamaram atenção nas duas ilhas que visite.

Gostaria de ressaltar que Samoa ainda não tem opções de hoteis ultra-luxo como o Tahiti ou Maldivas, a pegada do país é outra, pelo menos por enquanto.

.

Hotéis em Upolu:

Ápia (capital)

Praias ao sudeste de Upolu (perto da praia Lalomanu)

Praias ao sudoeste de Upolu


.

Hotéis em Savai’i:

Recomendo fortemente os hoteis e resorts na parte norte da ilha ou nordeste:

Seabreeze resort Samoa
Eu no honeymoon suite no Seabreeze em Upolu

.

Pronto(a) para conhecer Samoa?

.

Curtiu esse posts sobre o que fazer em Samoa? Pronto(a) para embarcar nessa aventura e descobrir um pouco mais da Polinésia e do Pacífico Sul.

Tentei nessa matéria compartilhar todas as dicas que aprendi e vivenciei por lá, e me coloco a disposição nos comentários desse post para continuar nossa conversa sobre Samoa. Se tiver mais informações, manda pra gente e se ficou alguma dúvida, manda pra mim nos comentários que eu tento responder.

De resto, obrigada pela companhia aqui no Viajoteca e não esqueça de usar nossos links de afiliados nas suas próximas reservas e voltar sempre que precisar de mais dicas de viagem!

.

Conheça nosso índice com todas as nossas dicas de viagem!

.

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.