Página Principal Paris Como usar o Metrô em Paris – Guia Completo

Como usar o Metrô em Paris – Guia Completo

por Martinha Andersen
106 comentários

Definitivamente, Paris é uma cidade para ser descoberta ao acaso, flanando sem rumo (ainda na Primavera). Mas, infelizmente, isso nem sempre é possível, pois o tempo pode ser curto, ou mil outros fatores. Não que a cidade seja muito grande, o que não é. Mas seus pontos turístico podem ficar meio fora de mão se você quiser ir do ponto A a Z no mesmo dia. Então aí que entra o metrô em Paris.

Sendo uma cidade tão rica e histórica, com certeza você vai querer ver tudo ou quase tudo na sua primeira vez em Paris! De Montmartre e Sacré Coeur no norte, para o Panthéon ao sul, uma viagem a Paris é certeza de muitos passeios turísticos. E o melhor jeito de se atravessar a cidade é usando o transporte público de Paris.


Leia também:

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA

+ COMO IR DOS AEROPORTOS DE PARIS ATÉ O CENTRO DA CIDADE

+ LINHAS DE ÔNIBUS EM PARIS QUE VALEM O PASSEIO


[vc_message message_box_color=”juicy_pink” icon_fontawesome=”fa fa-medkit”]Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Então, use o código promocional: VIAJOTECA5.[/vc_message]

O metrô em Paris

O primeiro metrô parisiense foi inaugurado em 1900, para a Exposição Universal e os Jogos Olímpicos do mesmo ano. Inclusive, a linha 1, que hoje é a que passa nos principais pontos turísticos, foi a 1ª linha de metrô. Atualmente, Paris possui 16 linhas e várias se cruzam. Elas ligam diversas regiões da cidade entre si e também a outros municípios mais próximos, como Vincennes, por exemplo. A distância entre as estações é bem pequena, cerca de 500m. Algumas delas se ligam também com as estações de RER.

Usar o metrô em Paris é muito fácil, além de ser muito eficiente. O que não quer dizer que sempre é as 1000 maravilhas. Afinal, Paris, como qualquer outra cidade do mundo tem seus problemas de trânsito, tem greve, etc. Seja como for, Paris possui um dos sistemas de transporte público mais seguros e mais eficientes do mundo. Os trens “normalmente” chegam na hora, os ônibus são ótimos e limpo. Fora o RER que atravessa a cidade em tempo recorde. Só não se assuste quando olhar o mapa das linhas de metrô em Paris pela primeira vez. Já que é tudo questão de lógica e de saber para onde se quer ir.

Como usar o metrô em Paris

Como achar o metrô em Paris?

Achar as estações de metrô em Paris é muito fácil. Pode até parecer exagero, mas quase sempre tem um em cada esquina. E se não tiver na próxima esquina, te garanto que você não vai precisar andar muito para achar uma estação (ou mais!). Pois são 14 linhas que passam por 303 estações de metrô. No total, são 205 km de linhas de metrô em Paris.

Se você chegou em Paris e ainda não sabe se orientar na cidade, o jeito mais simples de encontrar o metrô mais próximo de você é:

  • Ter um mapa de Paris, não necessariamente precisa ser um mapa de papel. Já que você pode usar o seu celular/tablet (se tiver acesso ao 3G ou wifi). Então, uma dica é baixar no seu celular/tablet o mapa que a RATP disponibiliza em PDF. O melhor de tudo é que ele vem com ruas e todas as estações de metrô.
  • Olhando no mapa, as estações de metrô terão a letra “M”. Você poderá pegar o RER também, é mais rápido, mas este tipo de trem não passa em todas as estações de metrô. Afinal, o RER são linhas de trens que ligam Paris aos subúrbios. As estações onde o RER passa são sinalizadas com o símbolo RER em azul. Então, para localizar melhor, as linhas de metrô são numeradas e as linhas RER são rotuladas com letras, de A a E.

Aplicativo da RATP

Este é um dos aplicativos mais úteis de Paris. SEm dúvida, é aquele que você vai usar todos os dias e todas as horas. A rede de transporte público de Paris é vasta e excelente, e a empresa por trás dele – RATP – oferece um dos melhores aplicativos de Paris. Na primeira olhada, o aplicativo pode assustar, mas depois de umas duas usadas, você estará craque!

O melhor do aplicativo é que ele mostra o trajeto com mapa, conexões, tempo do trajeto, atrasos. etc. Inclusive, os dados dos mapas podem ser baixados para uso off-line, o que é ótimo quando não se tem wifi/3G. E o melhor, é ele é gratuito.

ratp aplicativo metro paris

Você pode baixar o aplicativo aqui: Apple – Android – Windows Phone

Mapas do Metrô de Paris

Além do aplicativo, você pode conseguir um mapa do metrô de Paris em quase todas as estações. Basta você pedir para os vendedores de bilhetes nos guichês ou balcões de informação nas estações. Entretanto, saiba que na entrada dos metrôs (ainda na rua) você encontrará o mapa do metrô. Fora isto, dentro das estações e nas plataformas, você sempre encontrará os mapas. Certamente, uma ótima dica para quem ainda não tem o mapa.

Como usar o metrô em Paris

Estações de metrô em Paris

Só por efeito de curiosidade, o metrô de Paris não tem somente um símbolo. As fotos abaixo mostram diferentes tipos de entradas, de diferentes estações de metrô espalhadas por Paris.

[vc_cta h2=”” color=”orange” add_icon=”top” i_icon_fontawesome=”fa fa-bed” i_color=”orange” i_background_style=”rounded” i_background_color=”custom” i_on_border=”true” i_custom_background_color=”#282828″]

DICAS DE HOTÉIS TESTADOS E APROVADOS EM PARIS

Torre Eiffel Arco do Triunfo Montmartre Pantheon Bastille
Bastille Ópera Montparnasse Torre Eiffel Louvre
Notre-Dame Quartier Latin Champs-Élysées Madeleine Ópera
Louvre Marais St Germain des Prés Quartier Latin Marais
Montparnasse Montmartre Pantheon Champs-Élysées Notre-Dame
[/vc_cta]

*Se estiver no celular, mova a tabela com o dedo.

Linhas de Metrô

Toda linha é identificada por um número e por uma cor e elas são 14 ao todo.

Toda linha tem um ponto de partida e um ponto de chegada, importantes na hora de saber em qual direção o metrô está indo.

Quando as linhas se cruzam, estes cruzamentos são chamados correspondance e no mapa do metrô aparecem como circunferências unindo as linhas. Existem linhas que cobrem toda a cidade sendo que algumas estações coincidem com os pontos de partida/chegada dos trens RER (Réseau Express Régional ou Rede Regional Expressa).

Como comprar o ticket de metrô em Paris?

Você pode comprar o ticket na própria estação de metrô. Eles são vendidos nos guichês ou nas máquinas automáticas. Atenção, em algumas estações, geralmente as que o metrô passa por fora, as máquinas de compra de bilhetes ficam na rua.

Como usar o metrô em Paris
Como usar o metrô em Paris
Como usar o metrô em Paris

Todas as estações possuem uma máquina que vende bilhetes, nela estará escrito Vente (venda). Você encontrará as máquinas logo na entrada das estações, e elas são bastante fáceis de usar. Apesar de não possuem a língua portuguesa, mas tem opção de usar em inglês, espanhol, entre outras.

No guichê de informações, o máximo que eles vão fazer é ajudar a comprar o ticket utilizando as máquinas. Antes de escolher a máquina, que é a de cor verde, certifique-se da maneira como você vai pagar (com cartão de crédito, com moeda ou com nota), pois nem todas as máquinas aceitam dinheiro, por exemplo.

Metro de Paris maquinas de bilhetes

Pagamento do bilhete

Quanto ao pagamento, você pode usar cartão de crédito e moedas. Entretanto, só algumas máquinas aceitam notas. Não se preocupe, que se precisar a máquina devolve o troco.

Como usar o metrô em Paris
Como usar o metrô em Paris
Como usar o metrô em Paris

Atenção: bilhetes comprados com motorista de ônibus não podem ser usados para fazer trocas de estação (metrô, por exemplo). O motorista do ônibus não vende o ticket “t”, mas sim outro tipo de bilhete que não permite baldeações (correspondências).

Dica: Assim que você comprar os seus tickets de metrô, peça no balcão de informações um mapa do metrô de bolso – “plan du metro”, você vai utilizá-lo com a maior frequência. Sem falar que ele vai te salvar naqueles momentos que você não sabe para que lado ir. E relembrando, uma dica é baixar no seu celular/tablet o mapa que a RATP disponibiliza em PDF, e o melhor de tudo com ruas e todas as estações de metrô – AQUI.

E agora? Qual tipo de ticket comprar?

Como usar o metrô em Paris

TICKET T+

Este é o bilhete de uma viagem chamado TicketT+ e vale a pena comprá-lo quem for fazer somente poucas viagens de metrô. Ticket usado para um único trajeto de metrô. Você pode usá-lo uma única vez, fazendo quantas conexões for preciso, seja entre metrô ou RER, na condição de que você não ultrapasse a zona 2. Serve também para o ônibus, mas neste caso você não pode sair do metrô e pegar o ônibus usando o mesmo ticket.

Os bilhetes TicketT+ tem limite de validade de 01h30 e podem ser usados em quantas trocas e direções se desejar dentro deste período. Porém, no caso do ônibus, não pode ser feito o trajeto de ida e volta na mesma linha com o mesmo bilhete. Então, você não pode descer do ônibus e pegar a mesma linha pra voltar, por exemplo. Entretenato, ele serve para o funicular de Montmartre também.

Custo: €1,90 por bilhete.

Dica:

Este bilhete é bem indicado quando você for sair da zona 1 e 2 de Paris (centrais) e ir para zonas afastadas do centro da cidade. Pois o bilhete custa mais caro para estas regiões e você pode comprar só para fazer o grajeto desejado. Por exemplo, se deseja ir ao Castelo de Versailles, à Eurodisney ou ao aeroporto, compre esse tipo de bilhete até a zona desejada (onde está a atração que se deseja visitar). O preço do bilhete altera de acordo com o lugar que se escolher, quanto mais longe, mais caro. Os bilhetes podem ser comprados nas estações de metrô e trens, e também em ônibus e outras agências.

Carnets de billets

Certamente, em muitos casos, este é o mais indicado para turistas. Pois são 10 bilhetes TicketT+ comprados de uma vez, com um preço melhor do que se comprados um a um. O Carnet com 10 bilhetes custa €16 e podem ser usados no metrô, ônibus, ou RER em toda Paris, e transfers. Assim sendo, cada ticket sairá €1,60 cada.

CARTE NAVIGO

CARTE navigo PARIS

O Navigo Découverte é um passe de 1 semana (Semaine) que dá direito a usar todo transporte público. Ele pode ser comprado por qualquer um, entretanto ele é válido de segunda pela manhã até domingo à noite. Deste modo, o Navigo é bem indicado se você vai ficar mais de 5 dias em Paris e vai usar o metrô de Paris diariamente. Ou ainda, para quem chega numa segunda-feira e vai embora num domingo vale à pena.

Mas atenção, se chegar numa sexta-feira e quiser comprar o cartão, saiba que ele vence aos domingos e não vale por uma semana. Ou seja, se comprar numa segunda, ele vale aquela semana toda até domingo. Se comprar numa sexta, ele vale até domingo e não até próxima sexta-feira.

É necessário comprar um cartão (custo de €5) e precisa ter uma foto 2,5 x 3. Caso não tenha fotos, em algumas estações metrô existem máquinas onde pode fazer fotos na hora. Os passes podem ser comprados nas estações de metrô ou trem, ou em algumas agências de Paris. Para semana custa €22,80 para todas zonas e a tarifa para o mês é €75,20 (todas zonas).

Não esquecendo que ele é válido em toda Ile-de-France. Assim como, você pode usar no Metro, RER, ônibus, tram e trem. A única exceção é a linha Orlyval. Além disso, ele é ótimo para quem vai ir ou voltar dos aeroportos. Aproveite e programe os passeios para Versailles, Giverny, assim como Disneyland.

O cartão pode ser recarregado sempre que se desejar.

IMPORTANTE: Não esqueça de trazer uma foto 3×4 para colar na Carte Navigo e assinar ele. Pois cada passe é pessoal e a conferencia pode ser feita a qualquer momento. 

TICKET PARIS VISITE

Este passe permite utilizar todo o transporte público de forma ilimitada por 1, 2, 3 ou 5 dias. Dificilmente este cartão vale a pena para o turista normal que pretende caminhar para conhecer a cidade. Entretanto, para quem está hospedado fora de Paris (do lado de fora da Perifeque, longe do centro) ou que pretende usar bastante o transporte público talvez seja interessante comprar o Paris Visite. Dependendo da área que você selecionar, Paris Visite lhe permite usar o metrô, RER, ônibus, Montmartre Funicular.

Existem duas categorias de Paris Visite:
1. Paris Centre, que abrange as zonas 1 a 3 do transporte público, e que está marcada no mapa em amarelo. Onde normalmente os turistas transitam.
2. Paris + suburb + airports: abrange as zonas 1 a 5, ou seja, além da zona amarela, também a verde onde se encontram os aeroportos de Orly e Roissy, a Disneyland Paris e Versalhes. O Paris Visite também oferece descontos em lojas e atrativos para seus portadores.

Não precisa de foto para fazê-lo e ele é válido por dias consecutivos. Com este passe pode se ter descontos em alguns museus, espetáculos (como no Lido) e outros.

Metro Paris Paris Visite zonas

TICKET ORIGINE-DESTINATION

Este bilhete serve para uma viagem na rede ferroviária em Île-de-France e estiver localizada a partir da zona 3. Ele é destinado para viagens na rede RER ou nos Transiliens, quando a partida ou o destino é fora da cidade de Paris. Pode ser comprado nos dois sentidos. Por exemplo, estando em Vincennes e querendo ir à Nanterre (duas cidades na Île-de-France). Então, pede-se para o atendente ou coloca-se na máquina: “saindo desta estação”, como origem (“Au départ de cette gare”) e Nanterre como destino. Aí pode se escolher só ida ou ida e volta. No caso da ida e volta, a máquina (ou o atendente do guichê) dará dois bilhetes.

A tarifa varia de acordo com o trajeto. Assim como o Ticket T+ você pode comprar avulso ou um carnet com 10 tickets. Entre metrô e RER podem existir várias conexões. O valor vai ser mais caro que o Ticket T+ (por você passar da zona 2).

Este bilhete aceita correspondências com o metrô e pode ser usado nos tramways T2 e T4.

Mas, atenção: se for comprar na máquina, não está escrito “Origine/Destination” nas opções de bilhete. O que aparece é: “Billets pour Paris” (bilhetes para Paris) – no caso da estação de destino for dentro de Paris -, ou “Billets Région Île-de-France”, caso a destinação seja alguma cidade da região. Outro ponto importante, se descer numa estação de Transilien ou RER diferente daquela que está escrita como Destino no bilhete, não se consegue passá-lo na catraca de saída da estação.

TICKET MOBILIS PARIS

TICKET MOBILIS

Esse bilhete pode ser usado durante um dia inteiro, de forma ilimitada, dentro das zonas escolhidas.

MetroTicket Mobilis

TICKET ACCÈS AÉROPORT

Ticket destinado unicamente para ir aos aeroportos de Orly ou Charles de Gaulle.

Veja também: COMO IR DOS AEROPORTOS DE PARIS ATÉ O CENTRO DA CIDADE

Como entrar no metrô de Paris

Depois de decidido qual o bilhete ou passe mais indicado no caso para vocês, sigam para a plataforma indicada da linha desejada.

Como usar seu ticket de Metrô:

O bilhete deve ser inserido na máquina que fará a leitura e entregará o bilhete de volta. Então, pegue-o, pois ele será necessário para sair das estações. Depois passe na roleta, que foi liberada pela leitura do bilhete.

Como usar o metrô em Paris
Para os tickets de papel, colocá-lo na frente, retirar em cima e passar a catraca.
Como usar o metrô em Paris
Se você optou pelo Navigo é só encostar na parte circular e passar a catraca.
Como usar o metrô em Paris
Ficar atento com o número da Linha de Metrô desejada.
Como usar o metrô em Paris
Confirmar a direção. Nestas placas tem todas as linhas que o metrô vai passar e as conexões.
Como usar o metrô em Paris
Aqui você encontrará a direção do metrô, horário, e quantos minutos faltam para os próximos metrôs.
Como usar o metrô em Paris
Aproveite a viagem. Não é sempre que você verá um metrô vazio.
Como usar o metrô em Paris
Dentro do metrô, na parte de cima das portas você encontrará o itinerário.
Como usar o metrô em Paris
Nas estações com mais de uma saída para a rua você encontrará um mapa com as saídas numeradas.
Atenção:

1) Guarde o bilhete, porque os fiscais podem pedir durante a viagem. Além disso, em algumas estações você precisa passar o bilhete novamente também para sair em certas estações .

2) O bilhete é válido por 1 hora e 30 minutos. Assim sendo, você pode usar um bilhete e sair das estações, mas retornar para pegar um novo metrô (ou ônibus) dentro do período de 1 hora e 30 minutos. Ao invés de gastar um bilhete novo, tente passar o velho na roleta e se ainda estiver no horário, vai conseguir utilizá-lo. Independente da direção que você pega a linha ou de quantas vezes se entra e sai do metrô. Boa, né?! 😉

Como fazer trocas de metrô

Caso ainda estiver na plataforma, procure por placas onde está escrito “Correspondance” e identifique pela cor e pelo número a linha que você procura.

Quais os horários de funcionamento do metrô de Paris?

O metrô de Paris começa a funcionar todos os dias por volta às 05h30. De domingo à quinta-feira encerra por volta das 01h15. Nas sextas-feiras, sábados e véspera de feriado o metrô encerra às ele fecha um pouco mais tarde 02h15. Esse é o horário que o metrô chega na estação final, então você precisará calcular o tempo de deslocamento até lá para não perder a hora. O site da RATP (empresa de transporte público de Paris) informa os horários e quanto tempo se leva até chegar ao seu destino.

Vocabulário

Bilhetes = Billets

Linha = Ligne

Voie = Plataforma

Trem = Train

Sortie = Saída

Entrada = Entrée

Destinação = Destination

Seguros Promo

LEMBRETES

  • Independente do tipo de ticket que você escolheu, nunca o jogue fora dentro da estação de metrô. Então, carregue-o com você durante todo o trajeto. Ultimamente tem tido muitos controles, e você pode ser abordado a qualquer momento por fiscais que irão exigir um ticket válido. Eles são experts em “farejar” turistas sem tickets. As multas são altíssimas e esse “evento” pode estragar a sua viagem.
  • Se você estiver com malas, pense 5 – 10 – 50 vezes antes de enfrentar um metrô. Não são todas as estações de metrô que tem escadas rolantes ou elevadores. Inclusive, em algumas estações as escadas são intermináveis e corredores mais parecem um labirinto. Se você já conhecer o trajeto e acha que dá conta, ótimo! Ou se você for um viajante leve, melhor ainda. Digo isso pois já vi muitos turistas sofrendo com malas gigantescas nas escadas dos metrôs. Eu mesma já fiz parte do time muitas vezes. 🙁
Como usar o metrô em Paris
  • Nunca, NUNCA… em hipótese nenhuma compre tickets das pessoas que estão vendendo na entrada do metrô. É golpe e você pode se dar muito mal.
  • Não espere encontrar um metrô limpo, digno de primeiro mundo. Algumas estações são (amém!), outras dá um super nojinho. Mas pense que faz parte. Tape o nariz que tudo melhora. Isso vale para aqueles aromas indesejados do seu companheiro de viagem.
Estação brilhando. Infelizmente não são todas, mas existe!
Estação brilhando. Infelizmente não são todas, mas existe!
  • Não deixe de pegar a Linha 6 para ter a melhor vista da Torre Eiffel (na minha humilde opinião).
vista da torre eiffel do metro

Bom Passeio!

Onde se hospedar em Paris:

Booking.com [vc_message message_box_style=”outline” style=”square” message_box_color=”turquoise” icon_fontawesome=”fa fa-bed”]

Reserve seu hotel em Paris no Booking.com, um comparador de hotéis que te garante o menor preço e na maioria dos hotéis e apartamentos tem a opção de cancelamento gratuito.

[/vc_message]

Vale a pena comprar antecipadamente:

LEIA TAMBÉM:

106 comentários

Você lembrou do Seguro Viagem? 


Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.


Cotação seguro viagem



Continue planejando sua viagem:


> Reserve seu hotel

> Seguro Viagem com desconto

> Ingressos e Passeios

> Aluguel de veículos

> Tours Exclusivos Viajoteca

> Chip de celular


Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Geraldo Tavares 12 de outubro de 2023 - 23:20

Boa noite . Gostaria de saber se o metro de Paris aceita o pagamento por aproximação na catraca do cartão WISE . Em Londres é aceito .

Responder
Carina Dittrich 2 de novembro de 2023 - 09:36

Olá, Geraldo!
Infelizmente não aceita. Você precisa comprar os passes vendidos nas máquinas que estão espalhadas nos terminais para poder utilizar o sistema de transporte da cidade. Boa viagem!

Responder
Iriane 21 de fevereiro de 2022 - 02:03

Tenho uma dúvida, fui a Paris em 2015 eu e meu esposo e fizemos o navigo semaine. Quando retornamos da viagem jogamos fora os cartões. Agora em 2022 estaremos retornando em Paris, podemos fazer o navigo semaine novamente?

Responder
Martinha Andersen 6 de março de 2022 - 20:29

Oi Iriane. Podem sim fazer. Mudou o cartão, então não terão problemas =)

Responder
Nissius Ribas 25 de fevereiro de 2019 - 21:50

Olá Martinha…
Vou chegar pela estação Gare de l’Est e minha hospedagem encontra-se em Sauffroy75017Paris.
Verifiquei que tem um bus que vai até lá, porém leva +- 40min. E também tem a opção de pegar o metro passando por umas 3 estações diferentes… Minhas perguntas são:
1 – Essas trocas de estações são de boa?
2 – Com o cartão Navigo consigo circular de boa nestes transportes?
3 – Você optaria pelo metro ou bus?

Estarei eu e minha esposa, com duas mochilas + duas malas pequenas de bordo.

Obrigado pela atenção e pelas excelente dicas 😉

Abraços

Responder
Tânia 1 de março de 2019 - 10:54

Olá vou estar em Paris de sábado a 2 feira … não irei andar muito de metro e sim mais a pé. Qual o melhor ticket a comprar ? Obg

Responder
Cícero Ramos de Souza 20 de setembro de 2018 - 11:33

Uma dúvida: o ticket T+ pode ser usado para ir até a Catedral de Sacré Coeur?

Responder
Martinha Andersen 23 de setembro de 2018 - 09:32

Oi Cícero. Sim, o T+ te dá acesso a toda Paris. Até no funicular que leva a Sacre-Coeur (se você não for de outra maneira). =)

Responder
Ana Patrícia Costa Pieroni 31 de agosto de 2018 - 13:52

Olá! Estarei em Paris em novembro deste ano. Ficarei de sexta a quinta (da outra semana). Qual a melhor opção? Parece q o Navigo não é uma boa no meu caso! Obrigada!

Responder
Martinha Andersen 2 de setembro de 2018 - 12:48

Oi Ana Patrícia… de sexta a domingo nem tanto.. mas de segunda a quinta sim. Mas tudo depende o tanto de deslocamentos que você vai fazer e a hora que chega e sai de Paris. Por exemplo se for do aeroporto a Paris de transporte público + 3 usadas por dia já compensa.

O que vc pode fazer é comprar um carnet para os primeiros 4 dias se não for usar muito transporte. E Navigo para a segunda semana.

Só não esqueça que é inverno e pode chover bastante nessa época.

Responder
Como se locomover em Paris | 30 de agosto de 2018 - 22:19

[…] Se quiser mais detalhes sobre como funciona o metro em Paris leia: Viajoteca […]

Responder
Alessandra 1 de fevereiro de 2018 - 21:03

Boa noite. Tenho uma dúvida. Para utilizar a linha do Transilien P que vai para a cidade de Provins tenho que adquirir que tipo de ticket? Obrigada!!

Responder
Danielle Goldoni 21 de janeiro de 2018 - 20:24

Boa noite!

Gostaria de saber se, como vamos chegar em uma sexta e no sábado já vamos para Reims, poderíamos fazer o Navigo de domingo – próxima quinta que ficaremos em Paris? Utilizando um de um dia apenas para o sábado (ida para a estacão de trem)?
Ou teríamos que começar ele na segunda?

Obrigado!
Danielle

Responder
Martinha Andersen 22 de janeiro de 2018 - 14:32

Oi Danielle. O Navigo é válido somente de segunda a domingo. Então só vale se forem usar na segunda até quinta. Se utilizarem ele no sábado, a validade já vai acabar no domingo. Daí não compensa. Para sábado e domingo é melhor vcs comprarem os tickets individuais. =)

Responder
Kk Cordeiro 30 de agosto de 2017 - 08:48

Olá, ficarei prox a estaçao Marie de Clichy, posso comprar o ticket normal T+ de 10 passes? lá é zona 2?? em relaçao ao taxi qto eu pagaria saindo do Charles de Gaule? ficaria o mesmo valor fixo de 50 euros?Vou com uma crianca de 3 anos . O metro é gratuito?? obrigada .

Responder
Roberto José 8 de junho de 2017 - 12:52

Criança de 3 anos de idade precisa ter ticket T+ ou a utilização do metrô é gratuita ? Se gratuita, como proceder para ter acesso a utilização do metrô ?

Responder
Inácio Novaes 1 de abril de 2017 - 11:12

É fácil comprar esse Paris Visit nas máquinas de auto-atendimento? É didático? Pelo que li aqui, deve ser o que terá o melhor custo benefício pra mim.
Parabéns pelo post, ajudou bastante!

Responder
Rogério 13 de março de 2017 - 22:26

Olá, as melhores dicas sobre transporte público em paris estão aqui no seu blog, parabéns. Porém, sempre existe citação em ralação as “zonas” e ao valor da passagem. Como saber se estou comprando um bilhete ( ticket +) para dentro dessa zona 1? Ou toda rede de metrô faz parte do perímetro dessa zona? irei a Paris com minha família e penso usar sempre o metrô dentro da cidade e não quero pagar “multa” por usá-lo de forma errada.

Responder
Bruno 4 de fevereiro de 2017 - 15:47

olá, otimas dicas…

minha viagem já está toda organizada em paris, porem tenho umas duvidas e acho q vc pode me ajudar, chego de amsterdam numa segunda feira por volta de 23:20h, e quero ir direto da estação gare du nord para o aeroporto CDG, porém n sei bem qual a hora de funcionamento dos RER, corro o risco deles já terem parado de funcionar? e se estiverem funcionando ainda, nesse horario ainda será possivel comprar os tickets para RER? ou devo comprar antes? (se eu comprar um ticket RER, uns dias antes ele vai passar a valer somente quando eu usa-lo a primeira vez? ou será valido somente nas 24h da data da compra?)
muito obrigado ;]

Responder
Nathalia 3 de fevereiro de 2017 - 14:13

Martinha!! Apaixonada no blog, dicas maravihosas!! Estou indo para Paris com meus amigos, gostaríamos de fazer Versailles, Disney e se der até o Mont St. Michael. Você acha que devemos pegar o NAVIGO ou o PARIS VISITE? Qual compensa mais e onde podemos comprar? Muito obrigada!!

Responder
Raissa Galvão 26 de janeiro de 2017 - 11:39

Oi Martinha, primeiramente parabéns pelo blog. Muito bom!
Queria tirar uma duvida em relação a qual ticket comprar. Acho que o Ticket Paris Visite (zona 1 a 5) se encaixa melhor, pois quero ir a Disneyland. Minha dúvida é o seguinte, no post você fala em relação a um desconto. Como faço para conseguir esse desconto? Na bilheteria do parque, mostro o bilhete do metro?
Outra duvida é se comprar para 2 dias, são dias consecutivos, ou pode ser dias alternativos?

Responder
Alice 23 de janeiro de 2017 - 16:15

Eu tenho uma dúvida!
Posso pegar metrô e trem usando o mesmo ticket, mas porque não posso pegar o ônibus?
Para eu pegar o ônibus eu tenho que comprar um outro ticket de 1,80 Euros?
Essas viagens valem 1:30 usando o mesmo ticket, certo?

Responder
Martinha Andersen 26 de janeiro de 2017 - 06:24

Oi Alice… sim, não vale de metrô para ônibus.. só se for trocar de ônibus para ônibus. =)

Responder
Cristiano Fernandes 23 de janeiro de 2017 - 15:58

Antes de mais nada gostaria de te parabenizar pelos posts, realmente é muito interessante e tenho certeza que tem ajudado a muita gente. Agora gostaria de uma sugestão, eu e minha esposa iremos a Paris e estou em duvida sobre qual ticket comprar, nos iremos chegar no CDG , nos hospedaremos na zona 01 e por la mesmo andaremos, com a exceção de Versales, depois pegaremos o trem para Londres na Gare du Nord, desde já agradeço e aguardo sua dica.

Responder
Martinha Andersen 26 de janeiro de 2017 - 06:30

Oi Cristiano… Muito Obrigada!
Depende muito se vocês vão usar o transporte público em Paris ou não. Para sair do CDG ao aeroporto, é um ticket de 10 euros (que você pode usar até o seu ponto final em Paris). Se vocês querem andar em Paris, talvez você pudesse comprar o carnet com 10 bilhetes, ficando 5 para você e 5 para a sua esposa. Vai sair mais em conta que o bilhete avulso. =)

Responder
Evera 13 de janeiro de 2017 - 15:11

Oi Martinha, poderia tirar uma dúvida, por favor?
Eu penso que a estação de metro que vou usar está fora da zona 1. Vou descer do trem na Gare du Nord e vou até a estação “Garibaldi”. Eu posso comprar um tícket comum para fazer a ida mesmo que a estação final esteja fora da zona 1? Para eu sair de lá depois e ir ao centro, que ticket devo comprar?
Desculpe te incomodar. Obrigado.

Responder
Martinha Andersen 14 de janeiro de 2017 - 09:50

Oi Evera.. Não é incomodo não.
Garibaldi fica na região 2 e está incluso no ticket comum. Então com ele você pode usar na Zona 1 e 2 sem nenhum problema. =)

Responder
Jane Suelen 28 de dezembro de 2016 - 13:17

Encantada com suas informações! Consegui tirar todas as minhas dúvidas como andar de metrô em Paris!
Estarei indo agora em janeiro!
Muitíssimo obrigada!

Bjokas

Responder
Vanessa 18 de dezembro de 2016 - 00:21

Olá Martinha, estamos indo em Março para Paris, ficaremos na rue des Tournelles próximo a estação Bastille. Ficaremos 8 dias e gostaríamos de ir em Versalhes e Disney Paris (ainda estamos na dúvida se 1 ou 2 dias de disney). Você poderia nos dar a dica de qual bilhete seria melhor ? Estaremos com uma adolescente de 16 anos e uma criança de 4 anos e 9 meses (ele paga?). Desde já agradeço.

Responder
Michel Medeiros Sousa 27 de outubro de 2016 - 11:24

comprei alguns tickets de metro e não usei, valem por quanto tempo?

Responder
Lorran 12 de outubro de 2016 - 18:56

Outra pergunta, eu já consigo comprar este bilhete no próprio ORY certo?

Responder
Lorran 12 de outubro de 2016 - 18:50

Olá, vou passar três dias em Paris.

Me interessei pelo passe ilimitado da zona 1 até a zona 5.

Estava lendo o post de como ir de Aeroporto no meu caso ORLY para o centro de Paris, o metro não é dentro do aeroporto eu teria que pegar orlyval, esse bilhete está incluso por exemplo esse transporte?

Responder
Antonio 9 de outubro de 2016 - 16:00

Mais uma dúvida martinha, comprando a cartela com10 bilhetes, se fizer uma baldeação na mesma estação tenho que usar um novo bilhete?
Obrigado

Responder
Martinha Andersen 10 de outubro de 2016 - 17:18

Sem problemas, Antônio.
Sim, com a baldeação de linha na mesma estação, não precisa usar um novo bilhete.
O mesmo se vc for utilizar ônibus. De ônibus para ônibus pode usar o mesmo bilhete (dentro de 1h30)

Responder
Antonio 9 de outubro de 2016 - 15:45

Olá martinha,
O bilhete com 10 viagens do metrô também da direito a usar o ônibus?
Obrigado
Antonio

Responder
Martinha Andersen 10 de outubro de 2016 - 17:15

Oi Antonio, sim… O bilhete pode ser usado em ônibus também. =)

Responder
Ana Luiza 5 de outubro de 2016 - 16:24

Olá! Boa tarde.

O Navigo Decouverte é aceito no Roissybus, do aeroporto CDG até o centro de Paris?

Obrigada

Responder
Luiz Henrique 26 de setembro de 2016 - 16:56

Marta, boa tarde. Estou indo a Paris em novembro e chego numa quarta… No sábado, iremos a Londres e voltamos domingo… Volto para o Brasil na sexta da outra semana… Vale a pena comprar o cartão Navigo? Deve valer comprar somente a partir da domingo, quando voltar de Londres e usar até sexta né?
Outra pergunta: é tranquilo ir de RER do CDG para a Rua perignon? É onde ficarei… Sei que estaremos com malas grandes, mas nao queria gastar muito! Acho que vale o sacrifício, visto que chegaremos 13h. Pelo google maps, vi que pego o RER para Kiss Gare de Massy Palaiseau e desço na estação Denfert-Rochereau… De lá pego o metrô sentido Charles de Gaulle Étoile e desço na estação Sevres/Lecourbe… Está certo ou tem outra forma mais fácil? Tipo, descer na Gare du Nord e de lá pegar o metrô? Agradeço as dicas… Se puder me responder, também, por e-mail, agradeço: nogueiralh@yahoo.com.br

Responder
Mauro Borba 19 de setembro de 2016 - 17:21

Martinha…mas que assusta…assusta.A primeira vez vou com receptivo.Depois que sabe…

Responder
Kátia 13 de setembro de 2016 - 19:29

Boa noite Martinha,
Adoro a França, já pedi umas dicas suas e foram super úteis este ano.
Devo voltar no começo de 2017 para novas férias, e aproveitando o assunto, gostaria de confirmar a possibilidade de visitar Provins e Fontainebleau com o Navigo Decouvert. Li isso em outro site, mas com a sua informação acima, fiquei em dúvida.
Não quero passar apuros…
Obrigada!

Responder
Inês de Castro 13 de setembro de 2016 - 11:53

Olá Martinha!
Eu vou em Outubro para Paris. O meu voo chega a Paris às 23h ao Aeroporto Orly. Vou ficar no 10 arrondissment, Hotel Savoy, nº 9 rue jarry. Gostava de saber se acha que seria seguro ir de transportes (se sim, quais) ou é mais seguro táxi?
Obrigada!

Responder
Daniel 6 de setembro de 2016 - 20:55

Oi Martinha! Me dá uma ajuda?
Gostaria de saber se existe algum lugar onde eu possa consultar os limites do Navigo Decouvert. Pretendo visitar a Ecole Polytechnique, que fica na estação Massy-Palaiseau ou Lozère, pelo RER B, e não sei se poderia usar esse cartão.
Obrigada, abraço!

Responder
Martinha Andersen 7 de setembro de 2016 - 05:13

Oi Daniel…

Com a Carte Navigo você pode usar da zona 1 – 5 tranquilamente.
Aqui você encontra o mapa com o metro http://www.ratp.fr/informer/pdf/orienter/f_plan.php

e aqui só do RER, mostrando as zonas 1 – 5 http://www.parisdigest.com/photos/paris_metro_zones.jpg

Qualquer outra dúvida, pode perguntar

=)

Responder
Daniela Gazzaneo 24 de agosto de 2016 - 19:00

Olá Martinha…estarei em Paris em outubro e estou pegando as dicas aqui com vc!! Ficarei 5 dias de domingo a sexta e pelo o q li a melhor opção de ticket parece ser o Carte Navigo de 5 dias, certo? E uma dúvida….esse valor q paga pelo cartão já é o valor ilimitado para esses 5 dias ou é preciso colocar crédito no cartão ???
Parabéns pelo blog…..maravilhoso!!!!

Responder
Martinha Andersen 25 de agosto de 2016 - 05:16

Oi Daniela. Obrigada.. fico muito feliz!
Como eu disse no texto, o Navigo é válido de segunda – domingo (na mesma semana) então no seu caso, somente de segunda a sexta. Para domingo você tem que comprar tickets separado. E sim… quando vc compra a Carte Navigo, é uso ilimitado. pode usar no metro, ônibus, …
=)

Responder
Rildo Oliveira Junior 2 de agosto de 2016 - 21:29

Olá, Martinha!
Estou em Paris até dia 06. Suas dicas tiraram todas as minhas dúvidas quanto ao uso do metrô. Sensacional!
Parabéns pelo blog e sucesso ainda maior.

Responder
Martinha Andersen 3 de agosto de 2016 - 10:55

Oi Rildo. Fico muito feliz em ler isso. Muito Obrigada! Aproveite Paris.. =)

Responder
Andrea 2 de agosto de 2016 - 19:50

olá Martinha, adorei sua página, vou chegar em Paris dia 14/08 e ficarei 10 dias meu Hotel fica no Marais, vendo no mapa vi que fica perto da Estação Bastille, ficaremos no Hotel Citadines bastille Marais, quero sua opinião você acha que ir de taxi ou metrô. desde já agradeço.

Responder
Martinha Andersen 3 de agosto de 2016 - 10:58

Oi Andrea. Depende se você estará com muita bagagem ou não. E da sua disposição. Eu acho tranquilo ir de RER até Gare du Nord, e depois pegar linha 5 até a Bastille. =)

Responder
Jovana 1 de agosto de 2016 - 11:20

Olá martinha estou indo para Paris com minha filha de 15 anos pela 1a vez, e não sei qual ticket comprar, vamos ficar próximas da estação linha 6 e linha 10, por uma semana, qual ticket vc nos sugere. Vou pegar táxi do aeroporto para o hotel.

Responder
Martinha Andersen 1 de agosto de 2016 - 12:29

Oi Jovana… que dia da semana vocês chegam?

Responder
Emmy 26 de julho de 2016 - 10:58

Bom dia, Martinha.
Se puder me ajudar… Vou ficar em Paris por cinco dias, e tenho pretensão de, além dos pontos turísticos localizados na parte central, ir à Varsailles e também precisarei ir ao Aeroporto CDG. Levando em conta o melhor custo benefício, qual ticket você me indica?
Desde já, obrigada.

Responder
Martinha Andersen 27 de julho de 2016 - 09:43

Oi Emmy.. Que dias você estará em Paris? o melhor para você será a Carte Navigo. Mas isso se esses 5 dias forem na mesma semana. Pois vc compra a semana fechada. E se for 2 dias numa semana e 3 na outra, não compensará. =)

Responder
Emmy 19 de julho de 2016 - 11:35

Boa tarde, Martinha.
Vou ficar em Paris por cinco dias, e tenho pretensão de, além dos pontos turísticos localizados na parte central, ir à Varsailles e também precisarei ir ao Aeroporto CDG. Levando em conta o melhor custo benefício, qual ticket você me indica?
Desde já, obrigada.

Responder
Como usar a bicicleta Vélib' em Paris ⋆ Viajoteca 15 de julho de 2016 - 10:18

[…] + COMO USAR O METRÔ EM PARIS – GUIA COMPLETO […]

Responder
Ariane Ferreira 13 de julho de 2016 - 13:18

Sabe se a carta Navigo tem tarifa diferente pra criança como é do passe individual? Estou indo com uma de 8 anos e uma de 3 anos, e no passe individual ou no conjunto de 10 tickets há tarifa reduzida.

Responder
Martinha Andersen 13 de julho de 2016 - 13:40

Oi Ariane.. Não, a carte navigo não tem valor diferenciado para crianças. Para a de 8 anos seria necessário comprar o Carnet com 10 bilhetes. A de 3 anos não paga (até 4 anos é gratuito). =)

Responder
giselle 7 de julho de 2016 - 03:20

Estou indo com meu noiva a Paris em novembro. Chegaremos e vamos ficar por 2 dias em Paris, depois vamos a Amsterdam e Bruxelas, logo voltaremos a Paris e la ficaremos por mais 5 dias. Qual dessas opções vc recomenda para ser mais econômico? No caso do navigo acho que nao valera a pena, pois chegaremos a Paris no sabado e partimos na quinta.

Responder
Dicas de hotéis para se hospedar em Paris 4 de julho de 2016 - 05:31

[…] localização para você, pode não ser para mim. O que eu realmente acho importante, é ter uma estação de metrô ou ponto de ônibus por perto, assim você vai para qualquer lugar em […]

Responder
6 Dicas para você aproveitar o Verão em Paris 3 de julho de 2016 - 06:51

[…] escutará várias línguas estrangeiras, os ônibus e metrô estarão com menos movimento, já os monumentos e atrações turísticas estarão com a sua […]

Responder
Regis Frazão 29 de junho de 2016 - 17:28

Legal! Muito obrigado Martinha pela sua atenção! =)

Responder
Martinha Andersen 30 de junho de 2016 - 05:00

De nada Regis.. qualquer outra dúvida, podes pedir =)

Responder
Regis Frazão 29 de junho de 2016 - 11:28

Muito obrigado Martinha. Então fico no aguardo… Valeu!

Responder
Martinha Andersen 29 de junho de 2016 - 11:45

Oi Regis.. segundo o site e eu telefonei para uma loja, eles afirmaram que liga para o Brasil sim. Incluído no preço. =)

Responder
Regis Frazão 28 de junho de 2016 - 14:35

Oi Martinha, espero que esteja tudo bem com você.
Olha, estou querendo comprar um cartão pré-pago Mobicarte da Orange na modalidade oferta pré-pago Orange férias Europa (L’offre prépayée Orange Holiday Europe).
A Orange informa que o cartão pré-pago Orange Holiday (20€ ) oferece 1h de chamadas da zona Européia para o resto do mundo + 500 SMS + 1Giga de internet + wi-fi Orange ilimitado (Estou pensando até em comprar o Orange Holiday Série Limitée UEFA EURO 2016 por 40€ que quadruplica o tempo de chamadas, dobra o SMS e 2G internet).
A minha preocupação é saber se este serviço da Orange é possível realizar chamadas de Paris para o Brasil, pois por mais que estas empresas informam que o serviço é disponível, muitas vezes “nas entre linhas” acaba por não atender o cliente.
Desejo saber se você já fez ligações da França para o Brasil utilizando o serviço da Orange de cartões pré-pagos.

Desde já agradeço a tua atenção!

Responder
Martinha Andersen 29 de junho de 2016 - 09:42

Oi Regis.. Sim… eles fazem ligações para o Brasil normalmente, já utilizei mas eu tinha o plano e não era pré-pago. O problema é quanto que eles cobram por isso. Não sei se esse “resto do mundo” está incluso o Brasil. Muitas vezes deixam de fora alguns países. Mas vou me informar e volto para te contar. =)

Responder
Luís 21 de junho de 2016 - 08:20

Oi Martinha,
Gostaria de comentar um fato que aconteceu comigo.
Cheguei pelo CDG numa sexta feira, fui ao guichê comprar o Navigo Decouvert, mas o atendente não vendeu, disse que não vendiam na sexta.
Expliquei que gostaria pois ia utilizar bastante até o domingo, quando perdia a validade, e ele repetiu que não era vendido na sexta. Isso é normal?
Comprei o ticket mesmo e fiquei desolado, pois teria 3 dias para fazer vários passeios inclusos no cartão, e não pude usufruir…
Obrigado.

Responder
Martinha Andersen 21 de junho de 2016 - 14:43

Oi Luís. Nunca vi eles negando vender numa sexta, ainda mais que é mais dinheiro para eles. Sinto muito por ter ocorrido isso com você.
Obrigada por passar aqui para contar para a gente.
Boa semana =)

Responder
Emanuelle Borges 17 de junho de 2016 - 20:36

Olá; gostaria de saber se pegar o metrô nos últimos horarios, tipo, 23 horas, é muito arriscado; como é a segurança no metrô, especialmente a Saint Michel. Estaremos em julho, próximo às festividades do dia 14. Agradeço a ajuda

Responder
Martinha Andersen 18 de junho de 2016 - 07:58

Oi Emanuelle. Eu não acho arriscado não. É uma das estações mais movimentadas de Paris. Mas essa é uma opinião de moradora. Já cansei de pegar metrô até mais tarde e não ter problema nenhum. Mas sempre ando alerta, não deixando bolsa aberta, câmeras na bolsa (de dia ando com elas na mãe, pescoço). Qualquer outra dúvida, pode pedir.
Bom fim de semana =)

Responder
Regis Frazão 13 de junho de 2016 - 09:57

Oi Martinha, tudo de bom para você e muito obrigado pelas suas informações. Estarei com a minha esposa comemorando 10 anos de casados justamente no feriado francês do dia 14 de julho (Dia Nacional/Queda da Bastilha). Qualquer outra dúvida, pode deixar que não pensarei duas vezes em tirá-la com você!
Mais uma vez, muito grato pela sua prestatividade!

Responder
Martinha Andersen 13 de junho de 2016 - 11:48

Oi Regis. Fico feliz em ajudar.
Parabéns para você e sua esposa. =)

Responder
Regis Frazão 6 de junho de 2016 - 15:26

Oi Martinha, tudo bem!
Olha, observei no site da RATP que o cartão Navigo é reservados para aqueles que vivem ou trabalham em Île-de-France. Eu, como turista, posso comprá-lo? Existe alguma fiscalização forte quanto a este controle da compra deste cartão?
Agradeço desde já por sua ajuda.

Responder
Martinha Andersen 10 de junho de 2016 - 09:24

Oi Regis.
Sim, pode comprar sem medo. Este Navigo que você falou é o que tem a foto digitalizada no cartão. Os dos turistas é o Navigo Découverte. Mas quando você vai comprar, eles te darão o Découverte. Não esqueça de trazer uma foto 3×4 para colar nele, e assinar o cartão, pois é pessoal.
Para passar nas catracas, é necessário o cartão. E controle com os fiscais tem sempre, na entrada, saída, dentro do metrô, … você nunca sabe onde eles estarão. Pode ter mais de um controle na mesma viagem.
Qualquer outra dúvida, pode perguntar =)

Responder
ANDRÉ FERREIRA 1 de junho de 2016 - 10:45

paguei 33 euros de multa por não estar com foto e assinatura no NAVIGO.
os fiscais nem quiseram ouvir minha argumentação de que não havia sido informado da obrigatoriedade quando comprei o NAVIGO no CDG.

Responder
Martinha Andersen 5 de junho de 2016 - 04:36

Oi André. Sinto muito. Os fiscais não se dão ao trabalho de escutar mesmo. Eles tem uma meta por mês, e fazem de tudo para passá-la. Só não entendo o valor da multa, já que varia de pessoa para pessoa. Só essa semana já ouvi de 28 – 72 EUR.
Obrigada por vir aqui comentar, vou acrescentar no texto. =)

Responder
Kátia 1 de junho de 2016 - 10:17

Obrigada Martinha!
Ufa, fiquei mais tranquila!
Só mais uma pergunta: como utilizo o cartão NAVIGO Dècouverte para ir até Giverny?
Abraço.

Responder
Kátia 30 de maio de 2016 - 21:37

Oi Martinha!
Obrigada pelas dicas muito úteis e esclarecedoras!
Devo passar uns dias em Paris na segunda quizena de junho e tenho visto reportagens sobre a greve dos trens e metrô. Estou preocupada pois meus planos dependiam desse meio de locomoção.
Você pode me fizer se outros transportes podem ser afetafos?
Chego e volto pelo aeroporto Charles de Gaulle. Em caso de greve, quais seriam minhas opções? Os ônibus citados por você são de empresas particulares?
Gostaria também de conhecer Giverny. Teria outra maneira de ir até lá com transporte público, caso não estejam fucionando os trens?
Me perdoe a quantidade de perguntas, mas não sei a extensão dessas manifestações, e gostaria de me programar.
Obrigada. Abraço!

Responder
Martinha Andersen 31 de maio de 2016 - 04:50

Oi Katia. Meu querido presidente, disse que até o fim dessa semana a greve vai acabar. A Euro2016 começa semana que vêm e tudo tem que voltar ao normal. Sim, os ônibus são empresas particulares. Ou você utiliza eles, ou taxi.
Para o passeio a Giverny além de transporte público, só tem a opção de ir com empresas que fazem passeios.
Qualquer outra dúvida, pode pedir =)

Responder
KAREN 24 de maio de 2016 - 08:19

Bonjour
Outra coisa chego na quarta e fico até segunda. Estarei entre a estação Oberkampf e Parmentier o que me recomendas comprar de bilhetes, quero conhecer os principais pontos turísticos? Estou com uma criança de 2 anos, ela paga?Se quiser podes me enviar email karennutricionista@gmail.com
Se puder me ajudar vou ficar muito feliz.
Merci a bientot rsrsrsrs

Responder
KAREN 24 de maio de 2016 - 08:13

Ola adorei seu site! Vou descer na estacão Porte Maillot vindo do Beauvais. Como é para andar com malas nesta estação?Vou até Parmentier

Responder
Elton 19 de maio de 2016 - 09:58

Bom dia. Parabéns pelo site maravilhoso!

Comprei o EasyBus para ir até o aeroporto CDG. Meu voo de volta ao Brasil será num domingo às 10h e planejo estar lá às 7h. Assim chegaria na Place Andre Malraux às 6h para pegar o EasyBus. Porém, os relatos que li no blog ExpressoParis me deixaram muito apreensivo, preocupado sobre os atrasos que têm ocorrido com essa empresa.
Na praça Andre Malraux há taxistas de prontidão para um Plano B? Meu hotel, Royal Opera (5 Rue de Castellane, 75008) fica a 200m da estação Madeleine. Poderia pegar metrô ou trem até o aeroporto ou seria muito arriscado perder o voo? Você conhece a Estação Madeleine … tem muitas escadarias para enfrentar com a mala? Caso vc ache viável ir de metrô/trem, poderia indicar o caminho? Desculpe tantas perguntas, estou meio perdido pela falta de experiência.
Desde já, muito obrigado.

Responder
Martinha Andersen 24 de maio de 2016 - 04:41

Oi Elton. Desculpe a demora em responder. Estava viajando e cheguei esta noite.

Eu usei a EasyBus uma vez, e foi pontual. Mas atrasos sempre podem ocorrer. Não sei se na praça Andre Malraux tem táxis. Mas sei que em frente a Madeleine tem. Na Opera também. Se você não estiver com muita bagagem, e estiver disposto, você pode sim pegar o metro/RER. Primeiro pegue o metro em Madeleine Madeleine (linha 14) direção Olympiades. Desça em Châtelet. Em Châtelet procure as placas do RER (linha B) direção Aeroport Charles de Gaulle.

O trajeto (desde o metro Madeleine) pode durar de 50 min – 1h10. Depende do RER que você pegar. Tem uns com 3 paradas, outros mais.
Você pode ainda ir até a Opera e pegar o RoissyBus, outro ônibus que faz o trajeto até o aeroporto. É mais caro que o EasyBus, mas é seguro. A viagem dura +- 50 min.

Boa terça =)

Responder
Tatiana Pain 16 de maio de 2016 - 16:04

Olá Martinha!

Do Best Western Hotel Eiffer Carbronne até o Castelo de Versales, consigo ir de metro/trem? Como faço?

Beijos

Responder
ANDRÉ LUIZ 9 de maio de 2016 - 22:42

Vale a pena usar o uber do CDG até o bairro La Villet? chegando numa segunda, para ficar por seis dias, que ticket vc indica?

Responder
Martinha Andersen 11 de maio de 2016 - 04:17

Oi André. O preço dos táxis agora está tabelado, então está o mesmo preço do Uber (ambos vão sair entre €35 – €50. O Uber pode compensar por carro mais novo, simpatia.
Se você for usar bastante o transporte público (metro, bus, RER) compensa o Navigo que está €21,25. Se não for usar muito, você pode comprar um “carnet” que são 10 tickets avulsos por €14,10 =)

Responder
Vanessa 2 de maio de 2016 - 13:27

Eu chego em Pais num domingo .. o nome do toel é quarty bercy square .. você pode me dizer qual metro pegar? Pode me mandar no meu email? nessanogueiira7@gmail.com .. estou muito perdida e preciso muito de ajuda =( como você já foi ,poderia me ajudar bastante..Beijosss

Responder
Martinha Andersen 4 de maio de 2016 - 04:42

Oi Vanessa. Te enviei o email. =)

Responder
Vanessa 27 de abril de 2016 - 10:43

Oi estou indo pra paris no final do ano ,vou ficar 5 dias ..e acho que meu hotel vai ser meio longe do centro ,qual ticket você me recomenda comprar? pois estou muito na duvida .. e quanto iriei pagar? estou com medo de me perder .. pretendo fazer os percursos dos passeios a pé .. o que você me recomenda?

Responder
Martinha Andersen 28 de abril de 2016 - 14:59

Oi Vanessa.. Duas perguntas:
1) Você chega em Paris que dia da semana?
2) Endereço do hotel (pode falar só a rua ou estação de metro mais perto)
Com estas informações vejo certinho para você o que vale à pena.
Beijão!

Responder
Jaqueline 11 de abril de 2016 - 08:26

Olá, estarei em paris em novembro…
então como o ticket não pode ultrapassar a zona 2
se eu pegar um metro no arco do triunfo para ir a notre dame ou a Saccre Couer eu pago 1 ticket somente?

Responder
Martinha Andersen 11 de abril de 2016 - 10:53

OI Jaqueline. O Arco, Sacre Coeur e Notre-Dame ficam na zona 1, então sem problemas. Quanto ao ticket em si, é um ticket por trajeto. 1 ticket do Arco até a Notre-Dame ou 1 ticket da Notre-Dame até a Sacre Coeur. Qualquer outra dúvida, podes perguntar. =)

Responder
Como usar os ônibus noturnos em Paris - Viajoteca.com 18 de janeiro de 2016 - 04:59

[…] que muita gente faz? Afinal, para a nossa tristeza, os metrôs não funcionam 24h. Eu sou fã do metrô de Paris – ele funciona bem, e nos deixa em todos os cantos da Cidade Luz. É muito difícil não ter […]

Responder
Marcela Araujo 18 de setembro de 2015 - 12:13

Martinha, eu vi isso! O dono do studio que eu aluguei já até me passou as linhas que tenho que pegar. Minha dúvida maior é qual dos ticketes comprar. São tantas opções!
E outra pergunta, a Biblioteca Nacional da França fica perto de algum dos pontos turísticos? Que dê pra ir a pé? Como vou passar pouco tempo, pretendo pegar o Hop On Hop Off! =)

Responder
Martinha Andersen 20 de setembro de 2015 - 05:21

Entendido Marcela… O que você pode fazer é comprar o ticket Paris – Cdg / CDG – Paris por 10 euros. Ele serve para o RER (trem) que te leva para o aeroporto e até a estação de metro que você vai descer dentro de Paris. Ida e volta sairá 20 euros. No retorno para o aeroporto, você já compra ele na primeira estação de metro que for. Assim não pagará um ticket para metro + um ticket para o RER.
Outra opção é comprar o Passe Navigo semanal (se esses 2 dias forem na mesma semana) por 21,25 euros. Você pode utilizar CDG + dentro de Paris, utilizar metro e ônibus quantas vezes quiser. Se quiser dar uma passeada é ótimo.
Infelizmente a Biblioteca Nacional da França fica fora de mão dos pontos turísticos, o que você pode fazer é visitar Bercy Village (do outro lado do Sena).

Responder
Marcela Araujo 17 de setembro de 2015 - 12:04

Irei passar só dois dias em Paris. Acredito que usarei o metrô mais para ir e vir do aeroporto. Qual o melhor Ticket a ser comprado? Me confundi com tantas opções! =) Irei do CDG para a o Champ de Mars e vice e versa

Responder
Martinha Andersen 18 de setembro de 2015 - 08:11

Oi Marcela. Para ir do aeroporto até o centro da cidade não tem metro direto. Você tem que ir de RER, ônibus, táxi até Paris. Você pode olhar o post Como ir dos aeroportos de Paris até o centro da cidade. Ali tem todas as opções. Qualquer dúvida, pode me perguntar.

Responder
Kátia 17 de julho de 2015 - 21:07

Ótimas dicas, vou tentar segui-las!!! Obrigada!!!

Responder
Como ir dos aeroportos de Paris até o centro da cidade 30 de junho de 2015 - 06:03

[…] COMO USAR O METRÔ EM PARIS – GUIA COMPLETO […]

Responder
Vocabulário Básico de Francês para Viagem: Carro e Transporte Público 3 de junho de 2015 - 02:32

[…] COMO USAR O METRÔ EM PARIS – GUIA COMPLETO […]

Responder
Vocabulário Básico de Francês para Viagem: Trem 21 de maio de 2015 - 06:09

[…] COMO USAR O METRÔ EM PARIS – GUIA COMPLETO […]

Responder
Museus gratuitos em Paris - Parte II 28 de abril de 2015 - 07:20

[…] COMO USAR O METRÔ EM PARIS – GUIA COMPLETO […]

Responder
João 27 de abril de 2015 - 13:08

Não seria linha 6, entre Bir-Hakeim e Passy aquela vista da torre? As dicas são ótimas!

Responder
Martinha Andersen 28 de abril de 2015 - 07:44

Oi João. Sim, é a linha 6. Super falha técnica (peguei essa linha por + de 3 anos para ir trabalhar). Muito Obrigada por avisar. 🙂

Responder
Ani Arantes 25 de abril de 2015 - 12:59

Adorei as dicas, muito obrigada. Tudo super bem explicado. Paris me aguarde……estou quase chegando!!!!!

Responder
Martinha Andersen 26 de abril de 2015 - 03:36

Oi Ani. Obrigada! Curta muito Paris e Boa Viagem!

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies