Conciergerie em Paris: história, ingresso e muito +

Espalhados no coração da Cidade da Luz, o que não faltam em Paris são monumentos históricos lindos. Entre eles, a Torre EiffelArco do TriunfoSainte-ChapelleNotre-Dame de Paris e muitos mais. Além destes, encontramos a Conciergerie. Um edifício histórico monumental que já passou por muitas reviravoltas.

Dessa forma, ele passou de palácio gótico e residência real, a tribunal e prisão. Sim, a Conciergerie foi tudo isso e muito mais. Então, venha conhecer este enigmático e emocionante tesouro nacional com a gente!


LEIA TAMBÉM:


Conciergerie

Não é por acaso que a Ile de la Cité fica no coração de Paris! Afinal, durante séculos, as atividades da cidade desenvolveram-se naturalmente em torno desta ilha que oferecia proteção natural contra as invasões inimigas. A partir do século IV, a ilha foi cercada por uma muralha defensiva e tornou-se um local alto e estratégico.

A Conciergerie chama a atenção de quem passa pela ilha e seus arredores, pois seu prédio é realmente imponente. Então, quem não a conhece se questiona: – quem é ela? Pois é impossível perder seu reflexo dançante no Sena, seus telhados pontiagudos e suas fachadas medievais.

Conciergerie Paris

Idealmente localizado às margens do Sena, o monumento fica por onde todos os turistas passam por Paris. Por isso, fica difícil você não ver este lugar lindo na sua visita, pois a arquitetura imponente não passa despercebida de ninguém na Ile de la Cité.

Certamente, esta é uma das visitas legais para fazer em Paris e a Conciergerie pode ser visitada tanto por dentro como por fora. Contudo, você deve saber que a visita é principalmente histórica. Afinal, este é um dos lugares mais emblemáticos da história da França!

História

Tudo começou no século X, quando ela foi construída como um esplêndido palácio gótico à beira da água. Em seguida, o lugar abrigou a sede do poder dos reis da França. E foi neste período que se desenhou sua arquitetura gótica. Uma façanha arquitetônica, ainda mais bonita, onde suas torres contêm o tesouro real e uma base de fundações romanas.

Além disso, a Conciergerie foi integrada ao Palais de la Cité, local onde os reis da França residiam e governavam o país. Inclusive, a Sainte-Chapelle também faz parte dela. Posteriormente, parte do monumento foi transformada em prisão e outra em tribunal. Aliás, devo lembrar que esta foi uma prisão histórica, pois durante a Revolução Francesa foram encarceradas figuras emblemáticas da história da França aqui. 

Conciergerie à noite
maziarz / Shutterstock.com

Particularmente, foi o caso da rainha Marie-Antoinette. Ela ficou presa na Conciergerie em 1793, bem como o famoso Robespierre. Mas poucos prisioneiros saíram livres desta prisão. E que foi o caso de ambos.

Por centenas de anos, o lugar acolheu os réus que aguardavam seu julgamento antes da execução. Os mais pobres ficavam amontoados no chão em suas celas. Já os mais ricos podiam ficar deitados em colchões de palha. Em geral, todos eram condenados à morte e as masmorras estavam localizadas abaixo do nível do Sena. Até 1000 prisioneiros podiam ser trancados lá.

Se você deseja visitar a Conciergerie, terá o “privilégio” de visitar o último local onde Maria Antonieta e Robespierre ficaram. Inclusive, vale contar ainda que o lendário tribunal revolucionário durante a Revolução Francesa ficava no coração desta prisão estadual. Somente em 1914, a prisão fechou definitivamente e tornou-se um monumento nacional aberto ao público.

O que ver e o que fazer na Conciergerie?

Tudo começa do lado fora, pois quem resiste a um prédio tão bonito? Pois nossos olhos serão imediatamente atraídos para suas quatro imponentes e elegantes torres. Para completar, ele está localizado às margens do Sena e oferece um panorama dos mais fotogênicos.

Torre do Relógio

Quatro torres fazem parte do monumento, sendo que a Torre do Relógio é a mais famosa! Localizada na esquina do monumento, ali a gente pode encontrar o relógio mais antigo de Paris. Situada na esquina da Conciergerie, quando foi construído em 1371, este relógio tinha a principal função de marcar os nascimentos e falecimentos dos soberanos e suas famílias.


+ RELÓGIO MAIS ANTIGO DE PARIS – E O MAIS BONITO TAMBÉM!


Torre do Relógio
Torre do Relógio

Duzentos anos depois, ele foi enriquecido com mostradores externos. Entretanto, antes desta adição, as horas eram apenas pontuadas pelo som dos sinos. A chegada de grandes ponteiros indicando “a hora do Rei”, como era chamada na época, transformou a relação dos parisienses com o tempo, mas também deu um novo lugar simbólico da Igreja na vida diária das pessoas. O símbolo foi forte: os sinos não eram mais regentes, agora existia um relógio para guiar as horas. Dessa maneira, a monarquia emancipou-se um pouco mais do poder religioso.

O mostrador atual data de 1685 e você poderá admirar durante a sua visita ao lugar. Portanto, aproveite para apreciar os seus pequenos detalhes e as suas figuras alegóricas que representam o Direito e a Justiça.

Torre do Relógio

Preparado para visitar a Conciergerie? 

Sem dúvida, visitar a Conciergerie é fazer uma viagem ao passado, mais precisamente à época da Revolução Francesa. Além de observar a arquitetura, os quartos, as torres, você não pode perder a dimensão histórica do monumento. Afinal, a história da França foi escrita dentro das paredes da Conciergerie. Por isso, o lugar merece que nos interessemos por ela e que otimizemos a nossa visita para não perder nada.

Conciergerie Paris

Pois além de visitar a Conciergerie e entrar em suas salas intimidantes, você voltará no tempo e reviverá a história que se desenrolou dentro de suas paredes. Você ficará surpreso ao descobrir que, apesar de sua história de prisão, não há nada sombrio na Conciergerie. Nada de masmorras sujas e corredores frios: tudo foi refeito, reformado e reconstruído.

SEGURO SAÚDE EUROPA

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Além de você não correr o risco de ser deportado (sim, isso acontece muito mais do que a gente imagina), você estará protegido se algo de ruim acontecer. Infelizmente imprevistos acontecem e temos que estar preparados. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Você ainda está na dúvida? Tire todas as suas dúvidas aqui:>> SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?>> FAÇA AQUI A COTAÇÃO DO SEGURO VIAGEM EUROPA

Conciergerie por dentro

A Conciergerie tem uma atmosfera especial, já que ficamos extasiados com o esplendor dos quartos, mas também sentimos a marca de seu passado pesado. Durante a visita, você pode caminhar por diferentes salas, como a Salle des Gardes, que era a antecâmara do Grande Salão. Este lugar foi convertido em prisão para homens durante a Revolução.

Conciergerie por dentro
agsaz / Shutterstock.com

O Grande Salão era o local onde o rei mantinha seus “leitos de justiça” e onde aconteciam as recepções. A visita continua na Salle des Gens d’Armes, a sala mais impressionante, que foi erguida por Philippe le Bel. Aliás, este é um dos últimos vestígios do palácio medieval. Com suas imensas abóbadas de estilo gótico, era onde ficava o refeitório do pessoal do rei.

Esta gigantesca sala de 1800 m² tinha capacidade para acomodar cerca de 2.000 pessoas e podia se sustentar graças às cozinhas contíguas, construídas por Jean le Bon. É um pouco surpreendente pensar que este lugar calmo e majestoso já foi cheio de vida. Hoje, esta sala é frequentemente usada como espaço de exposições temporárias.

Se olhar com atenção, você poderá descobrir em algumas colunas vestígios de um acontecimento mais recente: a cheia de 1910! O Rio Sena subiu tanto que entrou no monumento e as leituras do nível da água guardam a memória desse episódio significativo da história parisiense.

Inundação Conciergerie Paris

Revolução Francesa e a Conciergerie

O restante da visita é dedicada à parte revolucionária da história do monumento, já que durante a Revolução Francesa a Conciergerie foi convertida em prisão e tribunal revolucionário. Uma sala permite que você encontre os nomes de todas as pessoas que foram julgadas naquela época e muitas vezes condenadas à guilhotina!

Capela na Prisão

Sem dúvida, a mais famosa prisioneira da Conciergerie foi Marie-Antoinette, que passou ali suas últimas semanas, de 2 de agosto a 16 de outubro de 1793. Aqui, ela era vigiada dia e noite até seu julgamento que a levou à guilhotina. Você vai poder ver de perto a cela onde ela ficou. Durante a restauração do monumento, uma capela comemorativa foi erguida a pedido de Luís XVIII no local de sua cela.

Não perca também a Capela dos Girondinos, onde os 21 deputados girondinos passaram sua última noite em outubro de 1793.

cela na Conciergerie

Do lado de fora, é difícil reter a emoção diante do pátio das mulheres onde os presos caminhavam, lavando suas roupas e se despedindo de suas famílias.

Pátio da Prisão

Por que a Conciergerie é assim chamada?

Ao deixar seu palácio, os monarcas fazem questão de confiá-lo a uma pessoa de confiança. Este responsável pela administração do Palácio, da prisão e da organização judiciária chama-se “concierge”, título que dará ao monumento o nome de Conciergerie!

Visite a Conciergerie e a Sainte-Chapelle no mesmo dia: opte pelo ingresso combinado

Antes de mais nada, preciso explicar que existem bilhetes combinados que permitem visitar tanto a Conciergerie e a Sainte-Chapelle. Aliás, este tipo de ingresso dá a você acesso sem fila a ambos os edifícios. E não precisa se preocupar, já que um monumento está praticamente ao lado do outro.

Depois de sair da Conciergerie, siga em direção à Sainte-Chapelle, que fica localizada logo ao lado, e que também fazia parte do Palais de la Cité. Esta igreja maravilhosa foi construída a pedido de Saint Louis para abrigar as relíquias da Paixão de Cristo. Saiba que a Sainte-Chapelle se destaca principalmente por seus suntuosos vitrais, absolutamente uma maravilha que você não deve deixar de visitar!


>> Leia também: SAINTE-CHAPELLE EM PARIS: HISTÓRIA, INGRESSO E MUITO +


Saint-Chapelle Paris

Será um passeio inesquecível, visto que você irá visitar os dois monumentos mais marcantes do Palais de la Cité. Ainda, além da visita tradicional, você pode optar por ter uma experiência única e ter a oportunidade de visitar as salas medievais e os espaços desaparecidos usando o HistoPad. Mas o que seria isto? Ele é um dispositivo digital oferece imersão total no lugar, graças aos seus recursos de realidade virtual aumentada e reconstruções 3D. Muito legal!


LEIA TAMBÉM:

>> CIDADES IMPERDÍVEIS NA FRANÇA | 15 CIDADES PARA SE APAIXONAR
>> SEGURO VIAGEM PARA A FRANÇA – QUANTO CUSTA E É OBRIGATÓRIO?
>> IMIGRAÇÃO EM PARIS – TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

>> OPÉRA GARNIER | UM TESOURO NO CENTRO DE PARIS


Preços dos bilhetes para visitar a Conciergerie

  • Preço total: 11,5€ – faça sua reserva antecipada aqui.
  • Tarifa de grupo: 9€.
  • Gratuito para: menores de 18 anos, pessoas com deficiência e acompanhantes, candidatos a emprego, cidadãos da União Europeia e/ou residentes dos 18 aos 25 anos e portadores de cartão Icom ou Culture Card.
  • O Paris Museum Pass é aceito, mas de forma alguma funciona como um ingresso sem fila.
  • Aluguel de audioguia: 3€.

Horário de Funcionamento

  • A visita à Conciergerie é possível durante todo o ano, das 9h30 às 18h;
  • A Conciergerie fecha nos dias 1º de maio e 25 de dezembro;
  • Último acesso 45 minutos antes do fechamento do monumento.

Como chegar à Conciergerie?

Relógio Paris

Endereço: 2 Boulevard du Palais, 75001 – Paris.

Vale lembrar que a Conciergerie está localizada dentro do perímetro do tribunal. Então, o prédio é protegido por um sistema de segurança excepcional de segunda a sexta-feira. Dessa forma, para entrar nesta área, você precisará ter seu ingresso para visitar a Conciergerie.

Localizada na Ile de la Cité, a Conciergerie pode ser facilmente acessada pelos principais meios de transporte de Paris, ou seja, você pode chegar ali de ônibus, metrô ou a pé. Para chegar ao monumento pela margem esquerda, atravesse a Pont Saint-Michel e, pela margem direita, atravesse a Pont au Change.

Metrô: 

Linhas 1, 7, 11 ou 14: parada da estação “Châtelet”.
Linha 4: parada da estação “Cité“.
Linha 10: parada da estação “Cluny-Sorbonne” (localizada a cerca de quinze minutos a pé da capela).

RER: 

Estação Saint-Michel/Notre-Dame (RER B e C).

Ônibus:

As linhas de ônibus que passam por ali são: 21, 24, 27, 38, 58, 81, 85 e 96.

Carro:

Os parques de estacionamento mais próximos são o parque de estacionamento Harlay Pont Neuf (localizado em Quai des Orfèvres), o parque de estacionamento Indigo Lutèce-Cité (localizado em 1 place Louis Lépine – Boulevard du Palais) e o parque de estacionamento Notre-Dame localizado em Place Jean-Paul II (em frente a Notre-Dame).

ALUGUEL DE CARRO

Perguntas frequentes

Quanto tempo dura a visita?

Leva cerca de 1 hora para visitar a Conciergerie, com ou sem guia de áudio.

Por que reservar o seu bilhete online?

Embora não seja necessário reservar horário para visitar a Conciergerie, é sempre mais agradável evitar a fila na entrada. Afinal, ela costuma ser bem grande! Sem falar que nos dias de semana, de segunda a sexta, o local é cercado por um perímetro de segurança que torna praticamente obrigatória a compra antecipada de ingressos.

Mas vale saber que existem bilheterias realocadas nas proximidades. No entanto, a reserva online economiza tempo e tranquilidade. Seu ingresso é válido para um dia e hora definidos. Por isso, se você reserva online evita de ir duas vezes ao local, pois dificilmente você consegue ingresso na hora. Então, reservando diretamente online você só precisa ir ao monumento apenas para a sua visita.

Além disso, os ingressos vendidos para o mesmo dia não são ilimitados. Não esquecendo que comprando com antecedência, evita ficar na fila.

Qual é a melhor época para visitar a Conciergerie?

Como todos os lugares imperdíveis de Paris, é melhor visitar a Conciergerie fora das férias escolares e dos fins de semana para minimizar o fluxo de turistas. Outra dica, se você for fazer o passeio combinado com a Sainte-Chapelle (o que eu recomendo muito!), planeje sua visita pela manhã e, se possível, em um dia ensolarado. Afinal, a luz refletida nos vitrais é simplesmente encantadora.

Existe visita guiada à Conciergerie?

Sim, existe uma visita guiada de aproximadamente 45 minutos que acontece diariamente às 11h e às 15h. Além disso, ao longo do ano são organizadas visitas guiadas mais direcionadas e temáticas. Você pode encontrar o programa no site oficial do monumento.

Fotos são permitidas?

Fotos e vídeos são autorizados no monumento desde que respeitada a legislação sobre direitos de imagem das pessoas. Mas vale lembrar que é proibido o uso de tripé, bastão ou estabilizador.


>> CLIQUE AQUI PARA PESQUISAR PROMOÇÕES DE PASSAGENS AÉREAS!


Existem guarda-volumes, vestiários e banheiros na Conciergerie?

Primeiramente, já aviso que é proibido visitar a Conciergerie com malas ou malas grandes. Além disso, não há banheiros disponíveis no local, assim como não tem guarda-volumes.

A Conciergerie é acessível a pessoas com mobilidade reduzida?

Infelizmente, a visita à Conciergerie não é possível para pessoas em cadeiras de rodas. O edifício tem muitos degraus e nenhum elevador, já que um elevador de passageiros não pode ser instalado para preservar o edifício.

Animais de estimação são permitidos?

O local é proibido a cães, exceto cães-guia e de assistência.

CURTIU AS DICAS PARA VISITAR A CONCIERGERIE?

Esperamos que sim, já que Paris é uma caixinha de surpresas e que mostra diversas nuances de sua história nos seus belos monumentos. Caso você tenha alguma dúvida ou ainda sugestões, escreve para gente ali nos comentários!

Lembre-se de usar nossos links para suas reservas, afinal isso nos ajuda a manter o Viajoteca atualizado, além nos incentivar a compartilhar ainda mais dicas de Paris e do mundo com nossos leitores! Obrigada pela companhia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.