Como falar de Paris e não lembrar de um dos seus grandes símbolos? Sem dúvida, o Arco do Triunfo é um dos dois principais marcos em Paris, na França, ao lado da Torre Eiffel. Este maravilhoso monumento coroa o topo de uma das mais belas avenidas do mundo, a Champs Elysées. Inclusive, brilha altivo como um dos monumentos mais fotografados do mundo.
O Grande Arco fica no meio de uma rotatória na Place Charles-de-Gaulle, de onde partem 12 grandes avenidas de Paris. Desse modo, estas avenidas formam uma estrela ao seu redor. Devido a isto, esta região ganhou o nome de Étoile (estrela em francês). Ele também fica numa reta que liga o Museu do Louvre, o Arco do Carrosel do Louvre, a Place de la Concorde, passando pelo Arco do Triunfo e indo até o Grande Arco de la Défense, na região mais moderna de Paris.
Arco do Triunfo em Paris: Entrada Sem Fila no Terraço

Torre Eiffel, Versalhes e Arco do Triunfo: Combo de entradas para as atrações em Paris
O Arco do Triunfo em Paris
A desejo do Imperador Napoleão I, o Arco do Triunfo (Arc de Triomphe) foi construído para comemorar suas vitórias. De acordo com a história, ele tinha vencido a Batalha de Austerlitz e queria que seus soldados, ao voltar para casa, fossem recebidos por um arco triunfal. De tal forma, que eles se sentissem presenteados pelo imenso feito deles. Mas a construção foi longa demais para isto.
A pedra inaugural foi colocada no dia 15 de agosto de 1806, mas a construção seguiu de forma lenta. Até que a construção foi interrompida após Napoleão abdicar do trono em 1814. Então, ela só foi retomada em 1824 sob o reinado de Louis XVIII.
Finalmente, em 29 de julho de 1836, o Arco do Triunfo foi finalmente inaugurado no reinado de Louis-Philippe. Ele subiu ao trono em 1830 e dedicou o monumento aos exércitos da Revolução e do Império. Nesta altura, Napoleão já havia falecido e não viu pronto seu grande arco.

Arco do Triunfo: ingressos + Torre Eiffel com Guia e Cruzeiro
O Arco do Triunfo
O Arco do Triunfo é um monumento gigante e com medidas generosas. A altura do monumento é de 49,54 metros, a largura conta com 44,82 metros e a profundidade é de 22 metros. Remetendo ao estilo romano antigo, ele é todo decorado com relevos que remetem às glórias francesas e o legado da Revolução Francesa. Realmente, ele é muito bonito e impressionante.
Os quatro grupos de figuras na base do arco foram criados por Antoine Étex, Jean-Pierre Cortot, François Rude, Pradier e Lemaire. Elas mostram o Triunfo de 1810, a Resistência, a Paz e La Marseillaise (ou o Excerto dos Voluntários de 1792, de François Rude). Acima, nas superfícies ao redor do arco, existem baixos relevos com réplicas de importantes vitórias revolucionárias e napoleônicas. Entre os seis escultores destes baixos-relevos está Jean-Jacques Feuchère com uma representação do “Cruzamento da ponte de Arcole”.
Em seguida, as paredes interiores do Arco do Triunfo estão os nomes das grandes batalhas do império e da revolução. Ali estão listados os nomes de 558 militares franceses e personalidades da época, em sua maioria generais. Inclusive, os nomes dos que morreram na batalha estão sublinhados.

*Se estiver no celular, mova a tabela com o dedo.
;
Relevos
Na fachada leste vê-se o relevo “Marseillaise” de François Rude (1784-1855), que também é conhecido como Le chant du départ (o canto de despedida). Ainda apresenta um grupo de guerreiros aposentados cantando a nova música revolucionária da Marselhesa, composta em 25 de abril de 1792. Já no lado oeste, está o relevo feito por Antoine Étex, chamado “O triunfo de Napoleão após a paz de 1810”.
O trabalho feito por François Rude ultrapassa em muito o de seus concorrentes. Ele começou como um classista acadêmico, mas Rude foi um dos primeiros a abandonar o classicismo e o romantismo. Em suma, ele investiu com nova paixão na escultura, bem como fez Delacroix na pintura. De fato, dá para perceber isto claramente comparando os dois relevos deste lado do monumento. O “triunfo de Napoleão após a paz de 1810” de Cortot ainda está inteiramente na tradição estática clássica. De tal forma que se vê a adoração do herói, a estrutura de imagem simétrica e bem proporcionada. Em outras palavras, dá para perceber o “tédio sublime”.
Assim como nos relevos de Antoine Étex, no lado oeste, esta atmosfera também é claramente perceptível. Por exemplo, em “Paz”. Aqui ainda tem a impressão de que os temas são representados por um grupo de atores em um palco de teatro.
Paris: Sessão de Fotos com Fotógrafo Particular

Flamme du Souvenir (Chama da Lembrança)
Ao se visitar o Arco do Triunfo, você vai observar uma chama acesa sempre resguardada por soldados. Esta chama é a Chama da Lembrança, Flamme du Souvenir (em francês). Dedicada à memória dos soldados mortos em combate na 1ª Guerra Mundial, ela é acesa diariamente às 18h30 desde 1921.
Durante o ano todo pode-se ver coroas de flores e cerimônias de honras. Inclusive, o desfile mais importante acontece no dia 11 de novembro, aniversário do Armistício de 1918 entre a França e a Alemanha.

No térreo do monumento tem um elevador que vai até o museu, que fica um andar abaixo do terraço panorâmico. Então, dali, sobe uma escada até o terraço panorâmico. Existe ainda uma escada em cada pilar do monumento, saindo do térreo até o terraço panorâmico. Mas cada escada conta com 284 degraus.
Arco do Triunfo: Acesso sem Fila ao Anoitecer e Champs-Élysées
Museu do Arco do Triunfo
Dentro do monumento tem um museu que conta vários fatos interessantes sobre a sua construção por meio de animações multimídia. Enfim, ali você pode conhecer toda história do Arco do Triunfo. Inclusive, pode entender cada uma de suas esculturas e decorações com farta explicação. Além disto, o museu fala sobre a história do exército francês e também sobre a história da França.
Arco do Triunfo: Visita guiada e sem fila
Terraço Panorâmico do Arco do Triunfo
O Arco do Triunfo oferece mais um grande atrativo, ou melhor, o maior deles! Ele tem um terraço panorâmico no topo de onde se tem uma bela vista da cidade. Certamente, Paris tem muitos lugares para ver a cidade de cima, e cada um destes terraços oferece uma vista inusitada. Assim sendo, o Arco do Triunfo mostra toda a grandeza da bela Avenida Champs Elysées e as outras 11 avenidas que formam a estrela (Étoile) ao redor da praça na qual o monumento se localiza.
Dali de cima do monumento você consegue visualizar desde o Museu do Louvre até o Grande Arco de La Défense. Ainda dá para ver a Torre Eiffel no horizonte, o centro de Paris, a Torre de Montparnasse, a Notre Dame, a Sacré Coeur, entre outras atrações.




Torre Eiffel e Arco do Triunfo: Sem Fila, Almoço e Cruzeiro
Sem dúvida, a vista é muito bonita. Mesmo não sendo tão do alto, como da Torre Eiffel ou Torre de Montparnasse, vale a pena. A visita é mesmo muito indicada. Por sorte, esta é uma atração que não é tão procurada e com isto, as filas são pequenas, ou inexistentes, em alguns momentos. Inclusive, você pode esperar pegar uma fila de no máximo 20-25 minutos, em alta temporada.
A única época que é mais concorrida é durante as festas de Natal, quando a Champs Elysées fica toda decorada e iluminada com a roda gigante na Place de la Concorde ao fundo. Com isto, entre metade de novembro até o final de dezembro, pode-se contar com muita visitação, principalmente à noite.

Curiosidade
No dia 14 de julho, que é feriado nacional francês, acontece a fase final do Tour de França. Portanto, este importante torneio de bicicleta termina a cada ano com um circuito em Paris. Deste modo, os últimos quilômetros da etapa final do Tour terminam na Avenida Champs-Elysées desde 1975. Inegavelmente, um final triunfante ao circundar o Arco do Triunfo.

Torre Eiffel: Ingresso Prioritário até o 2º Andar
Atenção!
O Arco do Triunfo fica no meio de uma rotatória com várias avenidas partindo dela. Portanto, esta é uma região muito movimentada devido a quantidade de carros circulando por ali.
Nunca atravesse as ruas para chegar até o monumento!

É muito perigoso e você pode ser atropelado. Deste modo, para chegar até o Arco do Triunfo existem duas passagens subterrâneas. Elas levam de algumas esquinas até o meio da praça onde está o arco. Então, as passagens subterrâneas podem ser encontradas na Avenida Champs Elysées (entrada perto estação de metrô Charles de Gaulle – Étoile) e Avenida de la Grande-Armée, ambas indicadas por placas e fácil de localizar.



Ingresso Museu de Orsay 1 Dia com Acesso Reservado
Informações Práticas sobre o Arco do Triunfo
Horário
O Arco do Triunfo está aberto diariamente, com horário diferentes ao longo do ano.
Entre 02 de janeiro e 31 de março: das 10 às 22:30h.
De 01 de abril e 30 de setembro: das 10 às 23h.
Entre 01 de outubro e 31 de dezembro: das 10 às 22:30h.
Fechado nos dias 01 de janeiro, 01 de maio, 08 de maio (pela manhã), 14 de julho, 11 de novembro (pela manhã) e 25 de dezembro.
Entrada
A subida no Arco do Triunfo custa €13 para adultos.
O valor reduzido da entrada é €10 e serve para jovens entre 18 e 25 anos, profissionais do turismo, professores.
Menores de 18 anos não pagam.
Aliás, o monumento aceita o Paris Museum Pass e Paris Pass, sendo gratuito para os portadores.
Arco do Triunfo: Entrada Sem Fila para o Terraço
Endereço
Arc de Triomphe Place Charles-de-Gaulle 75008 Paris.
http://arc-de-triomphe.monuments-nationaux.fr/en/
Como chegar
Metrô
Linhas de metrô 1, 2 e 6, estação Charles-de-Gaulle, Étoile.
RER (trem de periferia)
Linha A, estação Charles-de-Gaulle, Étoile.
Ônibus
Linhas 22, 30, 31, 52, 73, 92 e Balabus.
Leia mais sobre Paris:
+ 8 RESTAURANTES COM VISTA EM PARIS
+ TORRE DE MONTPARNASSE – A VISTA MAIS BONITA DE PARIS
+ PARIS MUSEUM PASS – O PASSE PERFEITO PARA OS MUSEUS
+ 4 RAZÕES PARA SUBIR NAS TORRES DA CATEDRAL NOTRE-DAME DE PARIS

Gostou do Post?
Você já subiu no Arco do Triunfo em Paris? Então, o que achou? Conta pra gente a sua experiência ali nos comentários! Vamos adorar saber sua opinião! Caso você tenha dúvidas, também escreve ali embaixo, certamente vamos tentar te ajudar! 🙂
Vale a pena comprar antecipadamente:
Vai viajar e ainda não sabe onde ficar em Paris?
Escolher um hotel com boa localização fará toda a diferença na sua viagem. Aqui tem alguns hotéis que me hospedei e adorei. Tem para todos os bolsos e gostos.
Hotel com vista para a Torre Eiffel: Pullman Paris Tour Eiffel | Hotel La Comtesse | Hôtel Gustave | Hotel La Bourdonnais | La Clef Tour Eiffel
Hotel com bom custo x benefício: Le Relais Saint Honoré | Hôtel Square Louvois | 1K Paris | Hôtel Madison | Hôtel Napoleon Paris
Hotel de Luxo: Fauchon L’Hôtel Paris | Nolinski Paris | Hôtel Regina Louvre | Hotel Bowmann | Le Narcisse Blanc | La Clef Champs-Élysées Paris
Hotel em Montmartre: Terrass” Hôtel Montmartre | Grand Pigalle Hotel | Maison Souquet | Hotel 29 Lepic | Hôtel Basss
Albergue | Hostel: YOOMA Urban Lodge | Generator Paris | St Christopher’s Inn Paris – Gare du Nord | The People Hostel – Paris 12
FILAS? NUNCA MAIS! INGRESSOS PARA SUA COMODIDADE
>> Ingresso fura-filas do Museu do Louvre com Horário Marcado
>> Torre Eiffel: Ingresso Sem Fila com Acesso ao Topo
>> Ingresso fura-filas do Arco do Triunfo
>> Ingresso Disneyland Paris 1 Dia
>> Versalhes: Tour Sem Fila no Palácio com Acesso Jardins
>> Excursão de Meio Dia a Giverny saindo de Paris
>> Cruzeiro Bateaux Parisiens: Bilhete c/ Acesso Prioritário
>> Parc des Princes: Tour do estádio de futebol do PSG
>> Paris Museum Pass: 2,4 ou 6 dias
>> Transfer particular do/para Aeroporto Charles de Gaulle (CDG)