Arco do Triunfo – uma das maiores atrações de Paris

0

Como falar de Paris e não lembrar de um dos seus grandes símbolos? O Arco do Triunfo é um dos dois principais marcos em Paris, ao lado da Torre Eiffel. Este maravilhoso monumento coroa o topo de uma das mais belas avenidas do mundo, a Champs Elysées, e brilha altivo como um dos monumentos mais fotografados do mundo.

 

O Grande Arco fica no meio de uma rotatória na Place Charles-de-Gaulle, de onde partem 12 grandes avenidas de Paris. E estas formam uma estrela ao seu redor. Devido a isto, esta região ganhou o nome de Étoile (estrela em francês). Ele também fica numa reta que liga o Museu do Louvre, o Arco do Carrosel do Louvre, a Place de la Concorde, passando pelo Arco do Triunfo e indo até o Grande Arco de la Défense, na região mais moderna de Paris.

 

Arco do Triunfo1

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

História

 

A desejo do Imperador Napoleão I, o Arco do Triunfo (Arc de Triomphe) foi construído para comemorar suas vitórias, isto depois de ele ter vencido a Batalha de Austerlitz e queria que seus soldados voltassem para casa e fossem recebidos por um arco triunfal, que representasse o imenso feito deles. Mas a construção foi longa demais para isto.

 

A pedra inaugural foi colocada no dia 15 de agosto de 1806, mas a construção seguiu de forma lenta. Até que a construção foi interrompida após Napoleão abdicar do trono em 1814. E só foi retomada em 1824 sob o reinado de Louis XVIII.

 

O Arco do Triunfo foi finalmente inaugurado em 29 de julho de 1836 no reinado de Louis-Philippe, que subiu ao trono em 1830 e dedicou o monumento aos exércitos da Revolução e do Império. E nesta altura, Napoleão já havia falecido e não viu pronto seu grande arco.

 

Arco do Triunfo4

Procurando hotel em Paris? Nós temos vários posts falando sobre hotéis aqui no blog! Dê uma olhada!
Reserve seu hotel em Paris por aqui e garanta o menor preço! E ainda tenha, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.

O Arco do Triunfo

 

O Arco do Triunfo é um monumento gigante e com medidas generosas. A altura do monumento é de 49,54 metros, a largura conta com 44,82 metros e a profundidade é de 22 metros. Remetendo ao estilo romano antigo, ele é todo decorado com relevos que remetem às glórias francesas e o legado da Revolução Francesa. Ele é realmente muito bonito.

 

Os quatro grupos de figuras na base do arco foram criados por Antoine Étex, Jean-Pierre Cortot, François Rude, Pradier e Lemaire e mostram o Triunfo de 1810, a Resistência, a Paz e La Marseillaise (ou o Excerto dos Voluntários de 1792, de François Rude). Acima, nas superfícies ao redor do arco, existem baixos relevos com réplicas de importantes vitórias revolucionárias e napoleônicas. Entre os seis escultores destes baixos-relevos está Jean-Jacques Feuchère com uma representação do “Cruzamento da ponte de Arcole”.

 

As paredes interiores do Arco do Triunfo estão os nomes das grandes batalhas do império e da revolução e estão listados os nomes de 558 militares franceses e personalidades da época, em sua maioria generais. Os nomes dos que morreram na batalha estão sublinhados.

 

Arco do Triunfo interior

Relevos

Na fachada leste vê-se o relevo “Marseillaise” de François Rude (1784-1855), que também é conhecido como Le chant du départ (o canto de despedida). Apresenta um grupo de guerreiros aposentados cantando a nova música revolucionária da Marselhesa, composta em 25 de abril de 1792. No lado oeste está o relevo feito por Antoine Étex chamado “O triunfo de Napoleão após a paz de 1810”.

 

O trabalho feito por François Rude ultrapassa em muito o de seus concorrentes. Ele começou como um classista acadêmico, Rude foi um dos primeiros a abandonar o classicismo e o romantismo, e investiu com nova paixão na escultura, bem como fez Delacroix na pintura. E isto percebe-se comparando os dois relevos deste lado do monumento. O “triunfo de Napoleão após a paz de 1810” de Cortot ainda está inteiramente na tradição estática clássica, a adoração do herói, a estrutura de imagem simétrica e bem proporcionada – em outras palavras, o “tédio sublime”.

 

Os relevos de Antoine Étex, no lado oeste, esta atmosfera também é claramente perceptível, por exemplo, em “Paz”. Aqui ainda tem a impressão de que os temas são representados por um grupo de atores em um palco de teatro.

 

Arco do Triunfo2

Flamme du Souvenir (Chama da Lembrança)

 

Ao se visitar o Arco do Triunfo, observa-se uma chama acesa sempre resguardada por soldados. Esta chama é a Chama da Lembrança, Flamme du Souvenir (em francês). Dedicada à memória dos soldados mortos em combate na 1ª Guerra Mundial, ela é acesa diariamente às 18h30 desde 1921.

 

Durante o ano todo pode-se ver coroas de flores e cerimônias de honras, sendo a mais importante o desfile que acontece no dia 11 de novembro, aniversário do Armistício de 1918 entre a França e a Alemanha.

 

Arco do Triunfo3

No térreo do monumento tem um elevador que vai até o museu, que fica um andar abaixo do terraço panorâmico. E dali, sobe uma escada até o terraço panorâmico. Existe ainda uma escada em cada pilar do monumento, saindo do térreo até o terraço panorâmico. Mas cada escada conta com 284 degraus.

Museu do Arco do Triunfo

 

Dentro do monumento encontra-se um museu que conta vários fatos interessantes sobre a construção do mesmo por meio de animações multimídia. Ali pode-se conhecer toda história do Arco do Triunfo e entender cada uma de suas esculturas e decorações com farta explicação. Além disto, o museu fala sobre a história do exército francês e também sobre a história da França.

Terraço Panorâmico do Arco do Triunfo

 

O Arco do Triunfo oferece mais um grande atrativo, ele tem um terraço panorâmico no topo de onde se tem uma bela vista da cidade. Paris tem muitos lugares para ver a cidade de cima, e cada um destes terraços oferece uma vista inusitada. E o Arco do Triunfo mostra toda a grandeza da bela Avenida Champs Elysées e as outras 11 avenidas que formam a estrela (Étoile) ao redor da praça na qual o monumento se localiza.

 

Dali de cima do monumento consegue-se visualizar desde o Museu do Louvre até o Grande Arco de La Défense. Dali se vê a Torre Eiffel no horizonte, o centro de Paris, a Torre de Montparnasse, a Notre Dame, a Sacré Coeur, entre outras atrações.

 

Arco do Triunfo vista1

 

A vista é muito bonita, mesmo não sendo tão do alto como da Torre Eiffel ou Torre de Montparnasse. A visita é mesmo muito indicada. E por sorte, esta é uma atração que não é tão procurada e com isto, as filas são pequenas, ou inexistentes, em alguns momentos. Pode-se esperar pegar uma fila de no máximo 20-25 minutos, em alta temporada. A única época que é mais concorrida é durante as festas de Natal, quando a Champs Elysées fica toda decorada e iluminada com a roda gigante na Place de la Concorde ao fundo. Com isto, entre metade de novembro até o final de dezembro, pode-se contar com muita visitação, principalmente à noite.

 

Arco do Triunfo vista geral

Curiosidade

No dia 14 de julho, que é feriado nacional francês, acontece a fase final do Tour de França, que termina a cada ano com um circuito em Paris. Os últimos quilômetros da etapa final do Tour terminam na Avenida Champs-Elysées desde 1975 e circundam o Arco do Triunfo.   Arco do Triunfo vista torre1

Atenção!

O Arco do Triunfo fica no meio de uma rotatória com várias avenidas partindo dela. Esta é uma região muito movimentada devido a quantidade de carros circulando por ali. Nunca atravesse as ruas para chegar até o monumento! É muito perigoso e você pode ser atropelado.   Para chegar até o Arco do Triunfo existem duas passagens subterrâneas que levam de algumas esquinas até o meio da praça onde está o arco. As passagens subterrâneas podem ser encontradas na Avenida Champs Elysées (entrada perto estação de metrô Charles de Gaulle – Étoile) e Avenida de la Grande-Armée, ambas indicadas por placas e fácil de localizar.   Não tente atravessar pela rotatória o meio dos carros!   Imagem 1

Informações Práticas sobre o Arco do Triunfo

 

Horário

O Arco do Triunfo está aberto diariamente, com horário diferentes ao longo do ano.   Entre 02 de janeiro e 31 de março: das 10 às 22:30h.   Entre 01 de abril e 30 de setembro: das 10 às 23h   Entre 01 de outubro e 31 de dezembro: das 10 às 22:30h. Fechado nos dias 01 de janeiro, 01 de maio, 08 de maio (pela manhã), 14 de julho, 11 de novembro (pela manhã) e 25 de dezembro.

Entrada

A subida no Arco do Triunfo custa €12 para adultos.   O valor reduzido da entrada é €9 e serve para jovens entre 18 e 25 anos, profissionais do turismo, professores.   Menores de 18 anos não pagam.   Aceita o Paris Museum Pass e Paris Pass, sendo gratuito para os portadores.

Endereço

Arc de Triomphe Place Charles-de-Gaulle 75008 Paris Telefone: 33 / (0)1 55 37 73 77   http://arc-de-triomphe.monuments-nationaux.fr/en/

Como chegar

Metrô   Linhas de metrô 1, 2 e 6, estação Charles-de-Gaulle, Étoile.     RER (trem de periferia)   Linha A, estação Charles-de-Gaulle, Étoile.     Ônibus   Linhas 22, 30, 31, 52, 73, 92 e Balabus.

Vale a pena comprar antecipadamente:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Comente Aqui